You are on page 1of 14

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Cincias Exatas e da Natureza Departamento de Qumica Fundamental Qumica Analtica 12 - Prof.

: Madalena Areias

Tcnicas de Espectroscopia: Absoro Molecular no UV-Visvel e Absoro e Emisso Atmica

Aluna: Daniele Cristina Gomes da Cunha Kunze

Recife, Abril de 2014

Espectroscopia de Absoro Molecular no Ultravioleta-Visvel A espectrofotometria um mtodo analtico que se baseia na interao da matria com a energia radiante, podendo o analito ser determinado quantitativa e qualitativamente. Tais interaes so mudanas que podem ser decorrentes de emisso, absoro ou disperso da radiao eletromagntica ou partculas. A espectroscopia UVVisvel baseia-se em medidas de absoro da radiao eletromagntica nas regies visvel e ultravioleta do espectro e valiosa para a identificao dos grupos funcionais na molcula. Atualmente, existem tecnologias to avanadas que torna possvel descrever com preciso a estrutura exata de uma molcula. Os equipamentos permitem a deteco dos tipos de elementos presentes no composto, sua quantidade, posio tridimensional dos tomos, etc. Esses aparelhos funcionam basicamente a partir de feixes de ondas eletromagnticas incidentes sobre uma amostra do composto, que ento, absorve energia em determinados comprimentos de onda. Estes valores da energia e dos comprimentos de onda so detectados no aparelho e transformados em um grfico no computador. Atravs da anlise desse grfico que se determina a estrutura da molcula. Instrumentao Os espectrofotmetros, em geral, contm cinco componentes principais: fontes de radiao, filtro ou monocromador, recipientes para conter as solues, detectores e indicadores de sinal.

Fontes de radiao

Filtro ou Monocromador

Compartimento Amostra/padro

Sistema detector

Dispositivo de processamentos de dados

Fontes de radiao: As fontes de radiao so constitudas por filamentos de materiais que so excitados por descargas eltricas com elevada voltagem ou aquecimento eltrico. Para que uma fonte de radiao seja considerada de boa qualidade deve gerar radiao continua, isto , emitir todos os comprimentos de onda, dentro da regio espectral utilizada; ter intensidade de potncia radiante suficiente para permitir a sua deteco pelo sistema detector da mquina; e ser estvel, isto , a potncia radiante

deve ser constante. As fontes de radiao utilizadas na espectrometria de absoro UVVIS so: Lmpada com filamento de tungstnio: emite a maior parte da radiao no infravermelho, todavia, ela usada para a regio entre 320 e 2400 nm. Lmpada de Tungstnio-Iodo: uma lmpada de tungstnio comum, contendo, em vez de vcuo, o iodo sublimado. Este tipo de fonte possui uma vida til duas vezes maior do que a de uma lmpada comum devido a uma reao entre o tungstnio e o iodo. Com um invlucro de quartzo esta lmpada pode operar de 200 a 3000 nm. Lmpada de descarga de hidrognio ou deutrio com janelas de quartzo: so as mais utilizadas como fontes de radiao UV. Quando se submete o gs hidrognio ou deutrio a uma descarga eltrica, produz-se um espectro contnuo na regio UV, cobrindo a faixa de 180 m, limite de transmisso do quartzo, at 380 nm. Lmpada de catodo oco: tipo especial de fonte de linha. preenchida com um gs nobre, a fim de manter uma descarga de arco. O ctodo tem a forma de um cilindro oco, fechado em uma extremidade, revestido com o metal cujas linhas espectrais se desejam obter. O nodo um fio reto ao lado do ctodo. A energia do arco causa ejeo dos tomos metlicos do revestimento do ctodo os quais, excitados, emitem os seus espectros caractersticos. Filtros e Monocromadores: Filtros de interferncia e filtros de absoro so os dois tipos utilizados: Filtros de absoro: esto restritos regio visvel do espectro. Estes filtros isolam uma certa banda espectral absorvendo preferencialmente os demais comprimentos de onda. Filtros de interferncia: seu funcionamento baseia-se no fenmeno da interferncia ptica. Estes filtros so constitudos por um dieltrico transparente (CaF2 ou MgF2), que ocupa o espao entre dois filmes metlicos semitransparentes. A espessura da camada dieltrica cuidadosamente controlada e determina o da radiao transmitida. Os monocromadores tambm tm como funo a seleo do comprimento de onda e que se tem interesse para a anlise. So constitudos de uma fenda de entrada de um elemento de disperso de radiao e de uma fenda de sada. O elemento de disperso pode ser um prisma ou uma rede de difrao.

Monocromador prismtico: a radiao policromtica procedente da fontede radiao passa pela fenda de entrada e incide sobre a face de um prisma, sofrendo desvio. Os prismas de quartzo so indicados para trabalhar na regio ultravioleta, embora tenham mais disperso que o vidro. Na regio do visvel so empregados primas de vidro. Os prismas de quartzo apresentam desvantagem de serem altamente refringentes e oticamente ativos.

Monocromador reticular: o principal elemento de disperso dos monocromadores reticulares a rede de difrao, que consiste em uma placa transparente com inmeras ranhuras paralelas e de mesma distncia. As redes de difrao dispersam a radiao policromtica baseadas no fenmeno da interferncia, e a disperso resultante desta rede linear. As redes de difrao possuem resoluo melhor que os prismas e podem ser utilizadas em todas as regies espectrais. Recipiente para Amostra: Os recipientes usados nas medidas espectrofotomtricas

so denominados de cubetas. Os instrumentos mais simples (fotmetros ou colormetros) utilizam cubetas cilndricas, que so mais baratas. Os espectrofotmetros, normalmente, utilizam cubetas retangulares com percurso ptico de 1 cm (para simplificar os clculos da expresso da Lei de Beer). As cubetas so construdas de material transparente que deixa passar livremente a radiao na regio espectral interessada. As cubetas de vidro so usadas quando se trabalha na regio do visvel. Para a regio do ultravioleta, devem-se usar as cubetas de quartzo, que so transparentes radiao ultravioleta, j que o vidro absorve a mesma. As cubetas devem ser alojadas em direes perpendiculares direo do feixe, a fim de reduzir as perdas por reflexo.

Transdutores de Radiao: Os detectores de radiao UV/VIS so transdutores de entrada que convertem a energia radiante em sinal eltrico. Os detectores devem apresentar as seguintes caractersticas bsicas: responder energia radiante dentro da faixa espectral; ser sensvel para baixos nveis de potncia radiante; ter resposta muito rpida; e apresentar uma relao linear entre a potncia radiante incidente e o sinal eltrico produzido. Lei de Beer-Lambert De um ponto de vista prtico, o aspecto mais importante do clculo quntico a determinao de quanta luz absorvida pela amostra. Isto descrito pela lei de Beer-

Lambert, que d a relao entre a intensidade da luz incidindo na soluo (I0), e a intensidade da luz saindo da soluo (I). Log (I0/ I) =A=cl A = absorbncia = absorvidade molecular ou coeficiente de extino c = concentrao do material absorvedor l = espessura da amostra da amostra atravs da qual a luz passa.

O grfico obtido pela aplicao da lei de Beer-Lambert (absorbncia em funo da concentrao) deveria fornecer uma linha reta passando pela origem e com uma inclinao igual a b. Entretanto, desvios da lei de Beer-Lambert ocorrem quando o grfico citado apresenta uma fuga da linearidade. Os fatores que causam estes desvios podem ser reais, instrumentais e qumicos: Limitaes Reais: Ocorrem como consequncia de interaes que envolvem as espcies absorventes e a variao do ndice de refrao com a concentrao. Desvios qumicos: Ocorrem quando as espcies absorventes sofrem associao, dissociao, formao de complexos, polimerizao ou solvlise, para dar um produto que tem um espectro de absoro diferente do analito. Neste caso, ocorre um desvio aparente, pois a lei de Beer-Lambert estabelece que a absorbncia proporcional concentrao da espcie absorvente e no necessariamente concentrao analtica de um componente. Desvios instrumentais: Esto associados com limitaes dos instrumentos usados nas medidas de absorbncia. As fontes instrumentais passveis de desvios so: Radiao monocromtica: A obedincia estrita a lei de Beer-Lambert verificada apenas com radiao verdadeiramente monocromtica. Entretanto sempre se trabalha com uma banda do comprimento de onda, porque os dispositivos que isolam partes do espectro de uma fonte contnua produzem uma banda mais ou menos simtrica de comprimentos de onda em torno daquele desejado.

Radiao espria: A radiao emanada de um monocromador normalmente est contaminada com pequenas quantidades de radiao espalhada, que atinge a fenda de sada como resultado da reflexo ou espalhamento de vrias superfcies internas.

Largura da fenda: A fenda seleciona a largura da banda do espectro que ir chegar ao detector. A largura efetiva da banda, que a metade da largura de banda, quando a fenda de entrada e sada do monocromador so idnticas, tomada como o intervalo de comprimentos de onda que sai do monocromador, a um dado ajuste de comprimento de onda. Aplicaes da Espectroscopia na Regio UV-VIS A espectrofotometria UV-VIS um dos mtodos analticos mais usados nas

determinaes analticas em diversas reas, sendo extremamente valiosa para a identificao dos grupos funcionais na molcula. Isso se deve ao fato dessa tcnica ser aplicada para determinaes de compostos tanto de carter orgnico quanto de carter inorgnico. As aplicaes da espectroscopia de UV-VIS podem ser tanto em anlises qualitativas, quanto em anlises quantitativas. Alm desses, tambm amplamente utilizado para obteno de espectros de protenas e cidos nucleicos.

Espectroscopias de Absoro e Emisso Atmica Como toda a espectroscopia, estas que falamos agora tambm se baseiam nas medidas da luz absorvida ou emitida pela amostra, podendo assim, determinar os elementos presentes e sua concentrao. Entretanto, nesses dois mtodos, h a necessidade de atomizao da amostra. Assim, esta uma etapa de grande importncia para a qualidade do mtodo. A espectroscopia de absoro atmica envolve a quantificao da energia absorvida de uma fonte de radiao incidente para a promoo de eltrons de elementos no estado fundamental. J a de emisso atmica, baseia-se na emisso da luz, devido a relaxao de eltrons excitados para seus estados elementares. Primeiramente, explicaremos a espectroscopia de absoro atmica. A absoro da luz por meio de tomos oferece uma ferramenta analtica poderosa para as anlises quantitativas e qualitativas. A espectroscopia de absoro atmica baseia-se no princpio que estabelece que os tomos livres em estado estvel podem absorver a luz a um certo comprimento de onda. A absoro especfica a cada elemento, nenhum outro elemento absorve este comprimento de onda. A absoro atmica um mtodo de elemento nico usado para a anlise de traos de metal de amostras biolgicas, metalrgicas, farmacuticas e atmosfricas. A determinao espectroscpica de espcies pode ser realizada somente em uma amostra gaseificada na qual os tomos individuais esto bem separados um dos outros. De modo simplrio, podemos dizer que a soluo da amostra, contendo ons do metal a ser determinado, introduzida numa chama, que gerar uma nuvem de tomos no estado fundamental. Em seguida, uma radiao com adequado incidir na nuvem de tomos, havar a diferenciao do sinal de absoro atmica do sinal de absoro de fundo (absoro molecular e espalhamento de radiao) e, assim, haver a identificao nossa amostra. Instrumentao Os componentes bsicos de um espectrmetro incluem: fonte de radiao, sistema de atomizao, conjunto monocromador, detector e processador.

Fontes de luz: Devem emitir radiao com largura menor que a raia de absoro. Tambm necessrio que se use fontes constitudas dos prprios analito e que emitem raias especificas para tais, j que direcionam-se apenas a um elemento ou grupo. Os tipos de fonte mais usados so: Lmpada de Ctodo Oco: Consiste em um nodo de tungstnio e um ctodo cilndrico (construdo com o metal cujo espectro desejado) selado em um tubo de vidro preenchido com argnio ou nenio. Lmpada de Descarga sem Eletrodos: Consiste em um tubo de quartzo envolvido pela bobina de um gerador de corrente alternada a alta frequncia, contendo uma pequena quantidade do metal ou de seu sal sob uma baixa presso de argnio. Introduo da amostra: Deve ser transferida uma poro reprodutvel e representativa da amostra para o atomizador. Quando em soluo, a introduo da amostra bastante trivial, ao contrrio das amostras slidas. Os mtodos mais utilizados so: Nebulizadores pneumticos: A amostra lquida sugada atravs de um tubo capilar pelo fluxo de um gs alta presso em torno do tubo (efeito Bernoulli). Nebulizadores ultra-snicos: Similares ao nebulizador para inalao. Os aerossis so produzidos na superfcie de um cristal piezoeltrico de quartzo que vibra. Vaporizadores eletrotrmicos: A amostra colocada em um condutor de eletricidade (carbono-grafite ou um filamento tntalo) e, pela passagem da corrente eltrica, rapidamente evaporada em um fluxo de argnio. Em contraste aos nebulizadores, a introduo no contnua.

Atomizador: Responsvel por gerar uma populao de tomos no estado fundamental do elemento que se deseja analisar. Com um nebulizador pneumtico operando pela ao de fluxo de gs comprimido, a soluo da amostra aspirada do seu recipiente e nebulizada na forma de um aerossol em uma cmara de nebulizao. Esse processo denominado dessolvatao, produzindo um aerossol seco (suspenso de partculas slidas ou fundidas no soluto). Sob elevadas temperaturas no ambiente da chama, segue-se a volatilizao destas partculas. A chama tem a finalidade de transformar ons e molculas em tomos no estado fundamental. O tipo de chama utilizado depender de qual elemento se deseja atomizar. A chama oxidante (azul) favorece aqueles elementos cuja eficincia da atomizao se d dia formao de xidos. J a redutora (amarela) facilita a atomizao de elementos com tendncias a formao de xidos refratrios. Pode ser feito em chama, em tubo aquecido acoplado a gerador de hidretos, atravs da gerao de vapor a frio, eletrotermicamente em forno de grafite, entre outros. Monocromador: Seleciona a raia de emisso do elemento que deseja analisar e a separa das demais radiaes presentes no sistema. O prisma ou a rede de difrao (quartzo ou hologrfica) ir decompor o feixe de radiao em discretos comprimentos de onda, com diferentes ngulos. Dessa forma, atravs da fenda de sada, possvel selecionar apenas a linha de comprimento de onda desejado. Atualmente, os monocromadores tipo Czerny-Turner o encontrado na maioria dos espectrmetros, embora o do tipo Echelle venha sendo bastante utilizado. Detector de Radiao: Mede a intensidade da luz e transforma em sinal eltrico, amplificando-a. Sistema eletrnico: Transforma a resposta do detector em sinal analtico. Na maioria das vezes, a leitura do sinal feita atravs de um display.

Interferncias So quaisquer efeitos que modificam o sinal enquanto a concentrao do analito permanece constante. Os principais tipos so: Espectral: Sinais indesejados se superpem ao sinal do analito. o Superposio de linhas: Ocorre muito raramente, visto que a emisso das fontes de ctodo oco so muito estreitas. o Produtos da combusto na chama: A presena de compostos que exibem banda larga de absoro ou produtos que espalham a radiao diminuem a potncia do feixe transmitido, levando a erros analticos. o Efeitos de matriz: Fatores fsicos que influenciam a quantidade de amostra que chega at a chama e que esto relacionados viscosidade, densidade, tenso superficial e volatilidade do solvente. Qumica: Reaes qumicas que causam a diminuio da concentrao do analito. Aplicaes da Espectroscopia de Absoro Atmica Alm da determinao de aproximadamente 64 elementos da tabela peridica, a espectroscopia de absoro atmica um mtodo de elemento nico usado para a anlise de traos de metal de amostras biolgicas, metalrgicas, farmacuticas e atmosfricas.

Agora, a espectroscopia de emisso atmica. Como j dito anteriormente, os tomos (ou as molculas) que esto excitadas a altos nveis de energia podem cair a nveis menores (e mais estveis) emitindo radiao, emisso ou luminescncia. Para os tomos excitados por uma fonte de energia de alta temperatura esta emisso de luz normalmente chamada de emisso atmica ou ptica (espectroscopia de emisso atmica). A espectroscopia de emisso atmica utiliza a medio quantitativa da emisso ptica de tomos excitados para determinar a concentrao da substncia a ser analisada. Os tomos do analito na soluo so aspirados na regio de excitao onde

so dissolvidos, vaporizados e atomizados por uma chama, descarga ou plasma. Estas fontes de atomizao a altas temperaturas fornecem energia suficiente para promover os tomos a altos nveis de energia. Os tomos voltam a nveis mais baixos emitindo luz. Instrumental Assim como na espectroscopia por absoro, a amostra deve ser convertida a tomos livres. Novamente, normalmente, em uma fonte de excitao de altas temperaturas, por exemplo, uma chama. A chama fornece energia suficiente para promover os tomos a altos nveis de energia. As amostras lquidas so nebulizadas e levadas chama pelo fluxo de gs. A fonte de excitao deve dissolver, atomizar e excitar os tomos da substncia a ser analisada. medida que os tomos voltam ao estado estvel, a radiao emitida passa atravs do monocromador que isola o comprimento de onda especificada para a anlise requerida. Um fotodetector mede a fora da radiao selecionada, que em seguida amplificada e enviada a um dispositivo de leitura. Principais Fontes para Espectroscopia de Emisso ptica Chama: Apresenta alta sensibilidade para metais alcalinos (principalmente sdio e potssio). Pode ser operado no espectrmetro de absoro atmica, dispensando o uso da fonte de radiao (luz).

Fontes de Plasma: Por definio, um plasma uma mistura gasosa condutora de eletricidade, que contm uma concentrao significativa de ctions e eltrons (as concentraes dos dois so tais que a carga total aproxima-se de zero). Em um plasma de argnio, frequentemente empregado para anlises por emisso, os ons argnio e

eltrons so as principais espcies condutoras, embora os ctions da amostra tambm estejam presentes em menor quantidade. Os ons argnio, uma vez formados em um plasma, so capazes de absorver energia suficiente para manter a temperatura em um nvel no qual ionizaes adicionais sustentam o plasma, indefinidamente. Dois tipos principais de plasma de alta temperatura so encontrados: plasma indutivamente acoplado e plasma de corrente contnua. Arco e centelha: A excitao das amostras ocorre entre dois eletrodos. A passassem da eletricidade deles para o espao entre eles fornece a energia necessria para atomizar a amostra e produzir tomos ou ons em estados eletrnicos excitados. utilizado em anlises quali e semi-quantitativa e na anlise elementar de slidos. Descarga Luminosa: A descarga ocorre em baixa presso, entre um par de eletrodos. O potencial aplicado separa o Ar em Ar+ e eltrons e campo eltrico acelera estes ons para a superfcie do ctodo que contm a amostra. Ento, ocorre a ejeo de tomos neutros na amostra. Esta tcnica geralmente utilizada em metais, ligas e outros materiais slidos, Microondas a laser: Um pulso de laser incidido sobre a amostra e uma peguena quantidade de slido vaporizado numa nuvem que contm tomos, ons e molculas da amostra. Numa microssonda, a nuvem excitada por uma centelha entre um par de pequenos eletrodos e a radiao resultante focalizada em um sistema detector/monocromador. Geralmente empregado para determinar a composio elementar em traos de uma nica clula de sangue. Interferncias Espectrais: Resultam da inabilidade de um espectrmetro para resolver uma linha espectral emitida por um dado analito de linhas emitidas por outros tomos ou os. So causadas pela complexidade do espectro de emisso dos elementos. Podem se apresentar como superposio total ou parcial de linhas espectrais ou como aumento da radiao de fundo.

No espectrais: Nebulizao: Afeta a qualidade do aerossol produzido. Transporte: Causada por variaes de propriedades fsicas das solues, afetam a nebulizao. Efeito da Temperatura A temperatura determina a frao com que uma amostra se decompe em tomos, aumenta a probabilidade de um determinado tomo encontrar-se no estado fundamental, excitado ou ionizado Equao de Boltzmann Exprime as populaes relativas de estados diferentes em equilbrio trmico. ( )

Onde, Nj e N0: N de tomos no estado excitado e fundamental respectivamente. E: diferena de energia entre o estado fundamental e excitado (joules) k: constante de Boltzmann (1,38.10-23 J/K) T: temperatura da chama (Kelvin) Pj e P0: fatores estatsticos determinados pelo n de estados que tem energia igual em cada nvel quntico

Aplicaes da Espectroscopia de Emisso Atmica A espectrometria de emisso atmica uma tcnica utilizada para determinao quantitativa de metais, em nveis de concentraes maiores (porcentagem) e menores (ppm), em uma ampla variedade de amostras, tais como: amostras geolgicas, ambientais e gua, aos e ligas, orgnicas, agricultura e alimentos.

Bibliografia 1. SILVERSTEIN, R. M.; BASSLER, G. C.; MORRILL, T. C., Identificao espectromtrica de compostos orgnicos 5 ed., LTC. 2. VINAD, M. E. C.; VINAD, E. R. C., Mtodos espectroscpicos de analise quantitativa, editora UFSM. 3. LEMOS, A. et al., Espectroscopia Visvel e Ultravioleta (Disponvel em http://w3.ufsm.br/piquini/biomol09/espectroscopia_UV_Visivel.doc . Acessado em 15 de abril de 2014) 4. SANTOS, D.; NEVES, G.; BRANCO, R., Espectroscopia na Regio do Ultravioleta/Visvel (Disponvel em http://pt.scribd.com/doc/53575282/Espectros copia-na-Regiao-do-UV-VIS . Acessado em 15 de abril de 2014) 5. http://apostilas.cena.usp.br/Krug/AAS%20geral%20parte%201%20revisada.pdf (Acessado em 19 de abril de 2014) 6. JUNIOR, A. I. S.; BIDART, A. M. F.; CASELLA, R. J., Absoro Atmica (Disponvel em http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/545 . Acessado em 19 de abril de 2014)

You might also like