You are on page 1of 10

01.

(Escriturrio Banco do Brasil Cesgranrio 2012) Para cadastrar-se em um site de compras coletivas, Guilherme precisar criar uma senha numrica com, no mnimo, 4 e, no mximo, 6 dgitos. Ele utilizar apenas algarismos de sua data de nascimento: 26/03/1980. Quantas senhas diferentes Guilherme poder criar se optar por uma senha sem algarismos repetidos? A) 5.040 B) 8.400 C) 16.870 D) 20.160 E) 28.560 Algarismos utilizados na formao das senhas = 7 senhas com 4 algarismos = 7 * 6 * 5 * 4 = 840 senhas com 5 algarismos = 7 * 6 * 5 * 4 * 3 = 2520 senhas com 6 algarismos = 7 * 6 * 5 * 4 * 3 * 2 = 5040 total de senhas = 840 + 2520 + 5040 = 8400 (letra b) Resposta B 02. (Escriturrio Banco do Brasil Cesgranrio 2012) Se todos os anagramas da palavra BRASIL forem dispostos em ordem alfabtica, o primeiro anagrama cuja ltima letra ''B'' ocupar que posio? A)5 B)25 C)34 D)49 E)121 palavra BRASIL em ordem alfabtica: ABILRS iniciadas com as letras AB = 4! = 24 iniciadas com as letras AIB = 3! = 6 iniciadas com as letras AILB = 2! = 2 iniciadas com as letras AILRBS = 1 iniciadas com as letras AILRSB = 1 logo: 24 + 6 + 2 + 1 + 1 = 34 Resposta C

03. (Escriturrio Banco do Brasil Cesgranrio 2012) Um grupo de 40 pessoas, homens e mulheres, est reunido em uma sala. Todos tm mais de 30 e menos de 50 anos. Alguns homens tm menos de 40 anos, e algumas mulheres, mais de 35 anos. Considere que a idade de cada pessoa seja representada por um nmero inteiro (anos completados at a presente data). Desse modo, afirma-se que, nesse grupo, h A) 19 pessoas, no mnimo, de idades diferentes. B) um homem, pelo menos, de 45 anos. C) alguma mulher de 39 anos. D) pessoas com a mesma idade. E) um homem e uma mulher, necessariamente, cujas idades so iguais. Se todos tm entre 30 a 50, mesmo que sejam 31 a 39 para alguns homens e 36 a 50 para algumas mulheres, independente da idade que tenham cada um, todos tero que ser representados por um numero inteiro (30,40 ou 50). Sendo assim, a mulher de 39, por ex. ter que ser representada pelo numero 40 (inteiros). Os homens com menos de 40, representados por 30 (inteiros), no especifica quantos homens tem entre 35 a 40, ento a letra D no valida, assim como tambm no especifica quantos homens tem acima de 40, tornando invalida a letra A. O mnimo para se ter idade diferente, representados com nmeros inteiros 1 (20 pessoas com 30, 19 pessoas com 40 e 1 pessoa com 50) ento a letra E no vlida. Como todos so representados por nmeros inteiros, as idades disponveis so 30, 40 e 50, fazendo com que as idades se repitam, tornando a alternativa C como correta. Resposta C 04. (Escriturrio Banco do Brasil Cesgranrio 2012) Uma pessoa dispe de balas de hortel, de caramelo e de coco e pretende montar saquinhos com 13 balas cada, de modo que, em cada saquinho, haja, no mnimo, trs balas de cada sabor. Um saquinho diferencia-se de outro pela quantidade de balas de cada sabor. Por exemplo, seis balas de hortel, quatro de coco e trs de caramelo compem um saquinho diferente de outro que contenha seis balas de coco, quatro de hortel e trs de caramelo. Sendo assim, quantos saquinhos diferentes podem ser montados?

A) 4 B) 6 C) 9 D) 12 E) 15 Hortel / Caramelo / Coco 6 / 4 / 3 -> nessa situao temos um arranjo, j que a ordem dos nmeros importa (so nmeros diferentes). Assim, 3! = 6. Temos 6 maneiras diferente de arranjar esses nmeros, 6 maneiras diferente de formar os saquinhos. (6/4/3; 4/6/3; 4/3/6; 6/3/4; 3/6/4; 3/4/6) 7 / 3 / 3 -> nessa situao no temos um arranjo, mas sim uma combinao, pois a ordem dos nmeros no importa (j que temos nmeros repetidos). Assim, C = 3!/2.(3-2)! = 6/2 = 3. Temos ento 3 maneiras diferente de combinar esse par de 3 com o 7. (7/3/3; 3/7/3; 3/3/7) 5 / 5 / 3 -> nessa situao no temos um arranjo, mas sim uma combinao, pois a ordem dos nmeros no importa (j que temos nmeros repetidos). Assim, C = 3!/2.(3-2)! = 6/2 = 3. Temos ento 3 maneiras diferente de combinar esse par de 5 com o 3. (5/5/3; 5/3/5; 3/5/5) 5 / 4 / 4 -> nessa situao no temos um arranjo, mas sim uma combinao, pois a ordem dos nmeros no importa (j que temos nmeros repetidos). Assim, C = 3!/2.(3-2)! = 6/2 = 3. Temos ento 3 maneiras diferente de combinar esse par de 4 com o 5. (5/4/4; 4/4/5; 4/5/4) Portanto, 6 + 3 + 3 + 3 = 15 Resposta E 05. (Tcnico IBGE- CESGRANRIO/2013) Certo dia, Joo afirmou: Se eu tivesse ido ao banco ontem, eu no precisaria ir ao banco amanh. No dia seguinte, no tendo ido ao banco ainda, Joo diria algo logicamente equivalente ao que dissera no dia anterior, se tivesse dito: A) Como no fui ao banco hoje, fui ao banco anteontem. B) Como no fui ao banco ontem, irei ao banco hoje. C) Como no fui ao banco hoje, fui ao banco ontem. D) Como preciso ir ao banco hoje, no fui ao banco anteontem. E) Como preciso ir ao banco hoje, eu fui ao banco ontem. No dia seguinte o ontem virou anteontem e o amanh virou hoje. Se A ~B

O equivalente poder ser Se B ~A Se preciso ir ao banco hoje, ento no fui ao banco anteontem Resposta D 06. (Tcnico IBGE- CESGRANRIO/2013) Sabe-se que: Se Joo anda de navio ou no anda de trem, ento Joo se perde. Se Joo anda de trem, ento Joo paulista. Se Joo no poupa, ento Joo anda de navio. Assim, se Joo no se perde, ento Joo A) Joo anda de navio B) Joo anda de trem C): Joo se perde D) Joo paulista E) Joo poupa P1: (A ou ~B) C (V) P2: B D (V) P3: ~E A (V) P4: ~C (V) P4 verdadeira, ento ~C verdadeiro, C falso. Com C falso, em P1 teremos (A ou ~B) falso. Para isto, ambos sero falsos, assim teremos A falso e ~B falso, ou seja, A falso e B verdadeiro. Com B verdadeiro, na P2, teremos D verdadeiro Com A falso, na P3 teremos ~E falso, ou seja, E verdadeiro. Desta forma A: Joo anda de navio (F) Joo no anda de navio B: Joo anda de trem (V) Joo anda de trem C: Joo se perde (F) Joo no se perde D: Joo paulista (V) Joo Paulista E: Joo poupa (V) Joo poupa. Vendo as alternativas (A) paulista e poupa. = V e V = V alternativa correta (B) paulista, mas no poupa. V e F = F (C) no paulista e no poupa. F e = F (D) no paulista, mas poupa. F e = F (E) ou no paulista, ou no poupa. Ou F ou F = F Resposta correta: A 07. (Tcnico IBGE- CESGRANRIO/2013) Considere a afirmao feita sobre o setor de uma empresa no qual h funcionrios lotados:

No setor de uma empresa, h algum funcionrio com, no mnimo, 32 anos de idade. A fim de se negar logicamente essa afirmao, argumenta-se que: A) nenhum funcionrio do setor tem 32 anos. B) h apenas um funcionrio do setor com 32 anos. C) todos os funcionrios do setor tm, no mnimo, 33 anos. D) todos os funcionrios do setor tm, no mximo, 32 anos. E) todos os funcionrios do setor tm, no mximo, 31 anos. Quando negamos que existe algum, recamos no todo noTodo funcionrio no possui no mnimo 32 anos de idade. Como dizer no mnimo 32 anos significa 32 anos ou mais, ento negar isto que dizer que menos de 32 anos. Assim: Todo funcionrio possui menos de 32 anos de idade. Isto corresponde letra E. Resposta correta: E 08. (Tcnico IBGE- CESGRANRIO/2013) Um professor escolheu trs alunos de sua turma para fazerem seminrios sobre medidas de tendncia central: Joo, Carlos e Maria. A mdia aritmtica, a mediana e a moda foram as medidas escolhidas pelo professor para serem os temas dos seminrios. Cada um dos alunos abordou apenas uma das trs medidas de tendncia central, sendo que, ao final, cada uma delas foi tema de algum seminrio. Sabe-se que: Sobre a mediana, falou Joo ou Maria; Sobre a moda, falou Maria ou Carlos; Sobre a mdia aritmtica, falou Carlos ou Maria; Ou Joo falou sobre a mdia aritmtica, ou Carlos falou sobre a moda. A mdia aritmtica, a mediana e a moda foram, respectivamente, os temas dos seminrios de A) Carlos, Joo e Maria B) Carlos, Maria e Joo C) Maria, Joo e Carlos D) Maria, Carlos e Joo E) Joo, Maria e Carlos Como cada um dos alunos abordou apenas um tema, assim teremos que, tendo Joo abordado sobre mediana, por exemplo, no abordou outros assuntos. Esta a nica forma que o ou possui a forma de ouou, pois exclusivo. Vejamos que Carlos e Maria se repetem na segunda e na terceira frases, logo se um falou sobre moda, o outro falou sobre mdia.

Assim Maria tem de ter falado sobre moda ou mdia, no falando sobre mediana. Assim quem falou sobre mediana, pela primeira afirmao, foi Joo. Com isto, pela ltima, Carlos falou sobre moda, pois Joo no falou sobre moda. Desta forma resta somente Maria ter falado sobre mdia aritmtica Joo: mediana Carlos: moda Maria: mdia aritmtica Resposta correta: C 09. (Tcnico IBGE- CESGRANRIO/2013) Considere verdadeiras as seguintes premissas: Todas as pessoas que andam de trem moram longe do centro. Todas as pessoas que andam de carro no andam de nibus. Algumas pessoas andam de nibus e de trem. Portanto, A) algumas pessoas que moram prximo do centro andam de carro ou de nibus. B) algumas pessoas que moram longe do centro no andam de carro. C) todas as pessoas que moram prximo do centro andam de trem. D) algumas pessoas que andam de carro moram longe do centro. E) todas as pessoas que andam de carro moram longe do centro.

Os conjuntos de carro acima so as possibilidades de localizao desse grupo, sendo que todos ficam afastados do conjunto nibus e no podemos garantir quaisquer destes com certeza. O conjunto de carro s no pode se misturar com nibus e, como h pessoas que andam de trem e nibus, ento podemos concluir que h pessoas que andam de trem que no andam de carro. Quais? Aquelas que andam de nibus, pois se anda de nibus no anda de carro.

Como todos os que andam de trem moram longe, ento tambm podemos concluir que algumas pessoas que moram longe no andam de carro. Quais? Aquelas que andam de trem e nibus, pois todos os que andam de nibus no andam de carro. Resposta correta: B 10. (Tcnico IBGE- CESGRANRIO/2013) O carpinteiro Jos teve de dividir (sem sobras) uma placa retangular de dimenses 7 dm por 6 dm, em quadrados de lados expressos por um nmero inteiro de decmetros, de modo a obter o menor nmero de quadrados possvel. Depois de vrios ensaios, ele conseguiu resolver o problema, obtendo apenas 5 quadrados, cuja soluo est indicada na Figura abaixo, com as medidas em decmetros.

Agora Jos tem de resolver o mesmo problema, porm no caso do retngulo de dimenses 6 dm por 5 dm. Nesse caso, o menor nmero de quadrados obtidos ser A) 12 B) 9 C) 6 D) 5 E) 4 Questo de percepo mesmo. Raciocnio lgico puro. Segue desenho

Resposta correta: D O agente secreto 0,7 resolve criar um sistema de cdigos secretos que consiste em fazer cada letra do alfabeto corresponder a um nmero e, em seguida, tomar uma palavra, ou uma disposio qualquer de letras (tendo ou no significado), e multiplicar os valores de suas letras, obtendo, dessa forma, o cdigo. O valor atribudo a uma letra ser sempre o mesmo, onde quer que ela aparea. Assim, ele encontrou os cdigos para as seguintes palavras: GEOGRAFIA = 56 e AGORA = 24. Sabendo-se que o nmero que corresponde letra F o dobro do nmero atribudo letra B, o cdigo de IBGE Comentrio: O cdigo est em MULTIPLICAO. GEOGRAFIA AGORA x IFGE 24 x IFGE = 56 IFGE = 56/24, dividindo por 8 ambos os termos IFGE = 7/3 Mas F o dobro de B, ento teremos que Ix 2B xGE = 7/3 Ento IBGE = 7/6 (A) 7/6 (B) 7/4 (C) 7/2 (D) 8/3 (E) 8/5 Resposta correta: A Trs homens, Ari, Beto e Ciro, e trs mulheres, Laura, Marlia e Patrcia, formam trs casais (marido e mulher). Dentre as mulheres, h uma mdica, uma professora e uma advogada. A mulher de Ari no se chama Patrcia e no professora. Beto casado com a advogada, e Ciro casado com Laura. Comentrio: A mulher de Ari no se chama Patrcia e no professora A mulher de Ari ser ou Laura ou Marlia/ ou mdica ou advogada Beto casado com a Advogada, logo Ari casado com a mdica. Ciro casado com Laura, logo Ari casado com Marlia. Ento a esposa de Ari Marlia e ela mdica. Ciro casado com Laura, ento Beto casado com Patrcia. Logo Patrcia Advogada

Assim resta a Laura ser professora. As profisses de Laura, Marlia e Patrcia so, respectivamente (A) advogada, mdica e professora (B) advogada, professora e mdica (C) professora, mdica e advogada (D) professora, advogada e mdica (E) mdica, professora e advogada Resposta correta: C Ariovaldo escolheu um nmero natural de 5 algarismos e retirou dele um de seus algarismos, obtendo assim um nmero de 4 algarismos (por exemplo, se o nmero escolhido 56.787 e o algarismo retirado o 8, ento o nmero obtido 5.677). A soma do nmero inicial de 5 algarismos, escolhido por Ariovaldo, com o de 4 algarismos, obtido retirando-se um dos algarismos do nmero escolhido, 81.937. O algarismo retirado do nmero inicial de 5 algarismos foi o algarismo das Comentrio: Como a soma 81.937 um nmero mpar e para termos soma mpar temos de ter Par + mpar ou mpar + par, s nos resta retirar o algarismo das unidades, pois se no o retirarmos, a unidade ficar a mesma. Se a unidade for par, continuar par no nmero de 4 algarismos e a soma ser par. Assim tambm no caso de mpar. Desta forma, teremos de retirar o algarismo das unidades. (A) dezenas de milhares (B) unidades de milhares (C) centenas (D) dezenas (E) unidades Resposta correta: E Renato vai preencher cada quadrado da fila abaixo com um nmero, de forma que a soma de quaisquer trs nmeros consecutivos na fila (vizinhos) sempre seja 2.014.

Comentrio: suponha soma 10 em trs consecutivos. 5, 2, 3, 5, 2, 3. Veja que o trio se repete.

Veja que o 745 est no lugar do 5 no exemplo e o 287 est no lugar do 2 no exemplo. Logo o trio 745 + 287 + X = 2014 X = 2014 745 287 X = 982 Tendo como base o exemplo dado, teremos 745, 287, 982, 745, 287, 982 O N est na 11 posio. O 745 assume a 1, 4, 7, 10 posio 287 assume a 2, 5, 8, 11 posio. Ser 287. O nmero que Renato ter de colocar no lugar de N (A) 287 (B) 745 (C) 982 (D) 1.012 (E) 1.032 Resposta correta: A

You might also like