You are on page 1of 16

1

SERVIO SOCIAL E SUA FUNO SOCIAL EM TEMPOS DE CRISE: SEUS DESAFIOS FRENTE A REALIZAO DO CONSERVADORISMO PS-MODERNO

Adriana Pereira Bento1

RESUMO O presente artigo fruto de inquietaes e reflexes desenvolvidas pela autora, acerca do processo formao profissional do assistente social, particularmente no que diz respeito ao entendimento que o mesmo tem do significado social da profisso considerando o contexto de mudanas estruturais ocorridas na sociedade com o desenvolvimento do capitalismo brasileiro.

Palavras-chave: Formao Profissional. Servio Social. Religio.

Bacharel em Servio Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Servio Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF)

INTRODUO

Este artigo fruto de inquietaes da autora sobre o processo de formao profissional2 do assistente social, mais especificamente sobre o entendimento dos assistentes sociais acerca do significado social da profisso na ordem do capital. Entendimento esse necessrio para se pensar estratgias de resistncia frente reatualizao do conservadorismo na contemporaneidade, este ltimo, uma ameaa aos valores presentes no Projeto tico-poltico do Servio Social3, ao cdigo de tica4 e a lei que regulamenta a profisso (Lei n. 8662/93), segundo o projeto de formao profissional. Neste sentido, a autora se utilizar da teoria social crtica para se pensar o significado social da profisso, que segundo Montao (2007) seria um novo caminho de anlise que surge em oposio perspectiva endogenista5. Para tanto, o desenvolver dessa reflexo no que se trata do significado social da profisso contar com autores como Marilda Villela Iamamoto, Jos Paulo Netto, assim como demais autores que se utilizam de uma anlise histrico-crtica para se pensar o Servio Social e os rebatimentos que a mesma vem sofrendo na contemporaneidade frente ao agravamento da questo social. Vale destacar que esse artigo no tem por objetivo dar respostas aos desafios postos a profisso na atualidade, mas de levantar questes relevantes acerca da profisso, considerando que o entendimento que o profissional tem sobre a mesma tambm elemento significativo para se pensar os rebatimentos sobre o Projeto ticopoltico, haja vista, que no compreender a profisso numa perspectiva de totalidade e
2

Aqui processo de formao profissional entendida pela autora como uma formao continua que vai alm do processo de formao na graduao, necessrio e permanente no decorrer do exerccio profissional do assistente social.

O projeto tico-poltico do Servio Social est vinculado s transformaes da sociedade, voltado a eleger valores que legitimam a profisso. Para tanto, formula requisitos tericos, institucionais e prticos para o pleno exerccio dos profissionais, direcionados aos interesses da classe trabalhadora ao assumir um questionamento e uma contestao das bases conservadoras ainda presentes na profisso, tendo como valor central a liberdade e estando a favor a equidade e justia social. 4 Resultado da reformulao do Cdigo de tica de 1986, a partir do processo de reconceituao da profisso, tendo como resultado a Resoluo CFESS n 273/93, de 13 de maro de 1993. 5 Esta Primeira tese e/ou perspectiva endogenista melhor desenvolvida no decorrer desse estudo.

historicidade, impede o sujeito de pensar estratgias de superao frente aos desafios postos no cotidiano. Contudo, aqui no ignorado o fato de que mesmo tendo clareza do significado social da profisso numa perspectiva histrico-crtica, o sujeito aqui me refiro especificamente aos assistentes sociais em sua subjetividade pode assumir uma dimenso tico-poltica que fortalea um projeto de sociedade segundo a ordem burguesa de ordenamento, consenso e apaziguamento das refraes da questo social e no de superao da mesma.

1. Significado social da profisso: um entendimento necessrio

Conforme destaca Iamamoto e Carvalho (2006) compreender o Servio Social sem considerar as condies e relaes sociais que permitem apreender seu significado social na sociedade capitalista, situando-a como um dos elementos que participa da reproduo e das relaes de classes e do relacionamento contraditrio entre elas, sem perder de vista, o processo histrico no qual ela se insere, analis-la de forma focalizada, a- crtica e a-histrica. Nesse sentido, parte-se do pressuposto que inicialmente se faz necessrio compreender as duas teses que analisam a gnese do Servio Social tratadas por Montao (2007), visto que, as mesmas permitem refletir sobre dadas abordagens ainda utilizadas por assistentes sociais em seu cotidiano profissional, em que podem apresentar perspectivas de superao mesmo frente aos rebatimentos postos pela ordem da sociedade capitalista ou de uma perspectiva messinica e/ou fatalista, dado a compreenso que se tem do significado social da profisso. Nas palavras de ibidem (2007, p. 01)
Os assistentes sociais, em diversas oportunidades, se debatem em torno de duas concepes, duas teses sobre a natureza e o processo da gnese do Servio Social. Agora bem, tais concepes, que podemos com relativa generalizao agrupar em suas perspectivas, se comportam como verdadeiras teses. Elas contm um arsenal heurstico e tericometodolgico que extrapola a mera considerao sobre a gnese do Servio Social.

Dando incio primeira tese e/ou perspectiva endogenista, Montao (2007) destaca que nesta se apresentam duas distines de compreenso da profisso, onde uma entende os antecedentes do Servio Social como sendo qualquer forma anterior de ajuda, enquanto outra pensa os antecedentes apenas ligados s formas de ajuda organizadas e vinculadas interveno da questo social 6 (ps-Revoluo Industrial). Nesta primeira tese, aparecem autores como Herman Kruse, Ezequiel AnderEgg, Ana Augusta de Almeida, Balbina Ottoni Vieira,Gisele Konopka, dentre outros, em que relevante pensar que essa tese faz parte de um contexto onde esses autores pensavam a construo do significado social da profisso, cujas bases tericas eram incipientes, com fundamentaes eclticas, de entendimento equivocado sobre o lugar que ocupa essa profisso na ordem do capital, sem reconhec-la vinculada a uma estrutura poltico-econmica, dentro de uma determinada diviso scio-tcnica do trabalho (MONTAO, 2007, p. 3). Conforme salienta Konopka (1979, p. 37)
O Servio Social tambm modificou as suas atribuies no curso da histria. Teve incio com os atos de caridade, atribuio que encarada, em apenas algumas sociedades, como o seu objetivo exclusivo ou principal. Hoje em dia, serve a todas as pessoas, independentemente de sua posio social ou econmica, e trabalha com grande variedade de problemas individuais, de grupo e comunitrios. Reconhecidamente, o seu objetivo comum ajudar o funcionamento social. [...] Muitos esforos foram e esto sendo feitos para substituir suas fibras defeituosas. Esses esforos so feitos para melhorar o ambiente, assim como para ajudar o indivduo.

Contudo, ainda na contemporaneidade onde j se tem uma discusso slida fundamentada numa teoria social-crtica, que segundo Netto (1992) reconhece o Servio Social como necessrio aos fins e a manuteno desta ordem pelo projeto conservador, medida que se faz a mediao entre os interesses polticos e econmicos da classe burguesa e os interesses das classes subalternas, ainda aparece como [...] a nica, a oficial ou a natural interpretao sobre a gnese do Servio Social na maioria das instituies de ensino e dos profissionais (IDEM, 2007, p. 2).
6

Entendida esta como expresso do processo de formao e desenvolvimento da classe operria e de seu ingresso no cenrio poltico da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado (Iamamoto, 1992, p. 77 e Netto, 1992, p. 13 apud Montao, 2007).

Interessante pensar, que a perspectiva endogenista atende com louvor o modelo de desenvolvimento econmico atual, que segundo Mota (2012, p. 37)
A partir do governo Lula da Silva, o atendimento de parte das reivindicaes e necessidades das classes subalternizadas se fez afastando-se dos referenciais classistas de socializao da riqueza socialmente produzida. Por isso, as respostas luta social e histrica contra a misria e a desigualdade social se deram com estratgias que negam o antagonismo das classes, obtendo, assim, o consentimento ativo e passivo de grande parte dos trabalhadores e do lumpem.

J ao se tratar da segunda tese ou perspectiva histrico-crtica, cujos autores como Marilda Villela Iamamoto, Raul de Carvalho, Manuel Manrique Castro, Jos Paulo Netto, entendem diferentemente da primeira, que o assistente social como um profissional que desempenha um papel claramente poltico, tendo uma funo que no se explica por si mesma, mas pela posio que o profissional ocupa na diviso scio-tcnica do trabalho (MONTAO, 2007, p. 9). Segundo Montao (2007), a natureza e funcionalidade do Servio Social no recaem na ajuda como prtica altrusta, mas entendida a partir da sua funcionalidade com a ordem burguesa, no momento em que o Estado toma para si, na passagem do capitalismo concorrencial fase monopolista, a resposta da questo social, mediante polticas sociais, que segundo Iamamoto e Carvalho (2006, p. 85)
A se estabelece uma das linhas divisrias entre a atividade assistencial voluntria, desencadeada por motivaes puramente pessoais e idealistas, e a atividade profissional que se estabelece mediante uma relao contratual que regulamenta as condies de obteno de meios de vida necessrios reproduo desse trabalhador especializado.

Ou seja, conforme Montao (2007, p. 17)


Aqui a funo do Servio Social de legitimao da ordem e aumento da acumulao capitalista, tendo, portanto, uma natureza e funcionalidade poltico-econmica e no altrusta [..] que, coincidindo em alguma medida nos tipos de prticas desenvolvidas entorno da questo social, so, na sua natureza e funcionalidade, essencialmente distintos.

Sendo assim, Ibidem (2007) com base nos autores da segunda tese, entende o Servio Social como um produto histrico e no como uma evoluo das formas de ajuda, que partindo de uma perspectiva de totalidade, o assistente social um

trabalhador assalariado, de ocupao especfica na diviso scio-tcnica do trabalho, vinculado execuo terminal das polticas sociais segmentadas, em que o Estado (como produto histrico das lutas sociais) se constitui nos primrdios da profisso, no principal rgo empregador, e, portanto legitimador, do Servio Social. Pensar sobre a natureza do Servio Social sem considerar o Estado na fase monopolista do capital, como foi dito no decorrer dessa reflexo, analisar a profisso deslocada das relaes sociais que lhe compe. Nesse sentido, tem-se a fase monopolista do capital, que segundo Netto (1992) recoloca, em patamar mais alto, o sistema totalizante de contradies que confere ordem burguesa os seus traos basilares de explorao, alienao e transitoriedade histrica, todos eles desvelados pela crtica marxiana. Segundo Ibidem (1992), como soluo para as contradies postas pelo capitalismo monopolista - a maximizao dos lucros pelo controle dos mercados, temse como tentativa de xito a demanda pelos mecanismos de interveno extraeconmicos, a refuncionalizao e o redimensionamento da instncia por excelncia do poder extra-econmico, o Estado. Ainda conforme o autor, o eixo da interveno estatal na idade do monoplio direcionado para garantir os superlucros dos monoplios e, para tanto, como poder poltico e econmico, o Estado desempenha uma multiplicidade de funes (NETTO, 1992, p. 21). Nesse sentido,
Trata-se, justamente, do espao que se engenha na sociedade burguesa quando o monoplio se consolida, no conflituoso processo cujos passos principais esboamos anteriormente. na ordem societria comandada pelo monoplio que se gestam as condies histrico-sociais para que, na diviso social (e tcnica) do trabalho, constitua-se um espao em que se possam mover prticas profissionais como as do assistente social. A profissionalizao do Servio Social no se relaciona decisivamente evoluo da ajuda, racionalizao da filantropianem organizao da caridade; vincula-se dinmica da ordem monoplica ( IBIDEM, 1992, p. 670)

Ou seja, diferentemente da perspectiva endogenista, a segunda tese entende que se trata de um equvoco dos autores da primeira tese, de que o Servio Social surgiu de uma evoluo das prticas caritativas e de ajuda crist, mas que na verdade, o que se constituiu foi uma ruptura entre as prticas de caridade e filantropia e a

prtica profissional, visto que, quem demandou as primeiras assistentes sociais de instituies filantrpicas, de origem crist e formada em instituies ligadas a Igreja foi classe capitalista e que os rgos empregadores continuam sendo os representantes desta classe hegemnica (MONTAO, 2007). Entretanto, a afirmao anterior pode-nos levantar a seguinte questo: Por que ento os assistentes sociais e no outro profissional para atender as demandas postas pelo agravamento da questo social na fase monopolista do capitalismo? Essa questo respondida face s crises sistmicas e queda da taxa de lucro, em que se precisam criar polticas sociais aprovadas e aceitas pela populao, que possibilitem perpetuar a ordem scio-econmica e poltica das classes hegemnicas, que diminussem real e ficticiamente aquelas desigualdades, diminuindo as insatisfaes e mobilizaes populares, destravando assim a livre acumulao do capital (IBIDEM, 2007). Assim, se fez necessrio recrutar pessoas que fossem aceitas pela populao, que tivessem facilidade de entrar em suas vidas, como tambm de viabilizar e implementar as polticas sociais necessrias para o consenso das classes subalternas frente aos questionamentos a respeito da explorao da fora de trabalho e da acumulao ampliada de capital. Para tanto, o vnculo empregatcio deveria ser mediado pelo Estado com sua aparncia de neutralidade e promotor do bemcomum (MONTAO, 2007)
Desta forma, a gnese do Servio Social est vinculada a uma estratgia de classe hegemnica de controlar no apenas o espao pblico das pessoas, mas tambm de levar o controle esfera do privado, vida cotidiana, intimidade das pessoas, de controlar o trabalhador no apenas na esfera da produo, mas no conjunto da sua vida; portanto, este profissional deve estar legitimado pela populao; esta ltima deve ser no assistente social o solucionador dos seus problemas (IBIDEM, 2007, p. 28).

Aps, essa breve reflexo e resgate acerca das duas teses que discutem a natureza do Servio Social na sua gnese e assim como seu significado social, chegamos ao fator fundamental dessa discusso, o papel contraditrio da profisso, que embora demandada pelo Estado para manter o consenso e fazer a mediao entre as classes, por outro, a mesma no neutra nesse processo e por isso opta por um

dado projeto societrio a partir do seu posicionamento enquanto profissional assalariado, partcipe tambm da classe que vive do trabalho (Antunes, 2007). Que conforme destaca Iamamoto (2007), nesse terreno denso de tenses e contradies sociais que se situa o protagonismo profissional. [...] em que pode ocorrer a materializao do projeto profissional em espaos ocupacionais especficos.

2. Materializao do projeto tico poltico: Desafios frente particularidade e singularidade dos sujeitos sociais a ele vinculados

Aps refletirmos acerca do significado social da profisso, pretende-se neste segundo momento, adentrarmos nos desafios postos ao assistente social que pautado seu exerccio profissional na perspectiva histrico crtica enfrenta os desafios no cotidiano pela materializao do projeto tico-poltico do Servio Social. Para iniciarmos essa discusso, destaco a seguinte reflexo de que s a alternativa daquela pessoa que pe em movimento o processo da execuo material atravs do trabalho pode efetivar essa transformao da potencialidade em um ser (Lukcs, 2004 apud Santos, 2010, p. 6). Para Lessa (apud Santos, 2010, p. 64)
A articulao ontolgica que conecta a totalidade da prxis social aos valores a categoria da alternativa. ela que, como elemento ineliminvel da essncia do pr teleolgico, funda a necessidade de distino entre o til e o intil para uma dada objetivao, e tal distino o fundamento ltimo da gnese e do desenvolvimento dos valores.

Assim, segundo Lukcs, 1988 (apud Santos, 2010, p. 65).


Cada prxis imediatamente dirigida para alcanar um determinado fim concreto. Precisa, portanto, conhecer a verdadeira constituio daqueles objetos que servem de meio para tal finalidade, onde na constituio entram tambm as relaes, as possveis consequncias, etc. Portanto a prxis inseparvel do conhecimento.

Nesse sentido, pensando as dimenses terico-metodolgica, tcnico-operativa e tico-poltico da prtica profissional dos assistentes sociais, o carter deste ltimo no sentido de que o homem capaz de agir com conscincia e liberdade, criando

alternativas de valor, escolhendo entre essas alternativas e adicionando esses valores em suas finalidades (SANTOS, 2010, p. 65). Dessa forma, podemos analisar a profisso diante da crise de carter mundial dado pela prpria estrutura mundializada do capitalismo, cujo movimento de internacionalizao marcado pela concentrao do capital e descentralizao da produo [...] (MOTA, 2012, p. 31), que no governo Lula e tendo continuidade no governo Dilma, apresenta como medida de enfrentamento ao neoliberalismo o crescimento econmico mediado pela interveno do Estado, crescimento esse que levar inexoravelmente ao desenvolvimento social (idem, 2012). Contudo, como destaca a autora, essas duas hipteses esto longe do processo histrico real, e que essas medidas assumidas em ambos os governos veio desistoricizar a pobreza, tornando possvel atender algumas necessidades imediatas das classes trabalhadoras, sem romper com as exigncias das classes proprietrias e dominantes. Nesse sentido, tm-se os desafios postos ao profissional do Servio Social, mas que como foi dito anteriormente, os mesmos tem a alternativa de direcionar sua prtica no sentido de fortalecer ao projeto hegemnico burgus ou de romper com o mesmo, buscando assim efetivar concretamente o projeto tico-poltico do Servio Social. claro que os rebatimentos e os desafios no so poucos e que esse movimento no individual, mas sim coletivo. Contudo, a ideia trazer aqui elementos para refletirmos que existe a subjetividade e singularidade do sujeito que no deve ser ignorada. Conforme destaca Barroco (2001, p. 55)
Quando a moral refletida ontologicamente, possvel ultrapassar o conformismo caracterstico da aceitao espontnea da cotidianidade; os conflitos morais podem, ento, ser apreendidos em sua relao com a totalidade social e no se apresentarem somente como conflitos morais. Principalmente, pode desvelar a objetividade de tais conflitos, permitindo que no sejam tratados como problemas subjetivos, cuja resoluo depende da vontade singular. Isto, porm, no elimina a dimenso singular do ato moral; ao contrrio, a individualidade vincula-se a ela ao posicionarse, mas seu posicionamento se efetua no patamar de uma escolha consciente.

Assim sendo, essa reflexo nos permite chegar ao que Mota (2012) traz ao dizer que o Servio Social vem problematizando e politizando coletivamente o

10

exerccio profissional dos Assistentes Sociais sem abstrair de tais reflexes a relao entre as determinaes da existncia da profisso e das demandas postas pela realidade, no contexto de desenvolvimento do capitalismo.
Sempre esteve em discusso: qual Servio Social? Para qual sociedade? Da podermos reafirmar a nossa condio de protagonistas de um projeto profissional calcado em valores, princpios e diretrizes inerentes a um dado projeto societal: uma sociedade emancipada e radicalmente humana. (IBIDEM, 2012, p. 39)

Para Mota (idem), essa orientao no nos d o estatuto de um partido poltico ou de sermos os arautos das necessidades das classes subalternas, nem tampouco de traduzirmos princpios revolucionrios em procedimentos aplicveis ao mbito de um espao ocupacional. Mas consiste segundo a mesma em no sucumbir ao apagamento da dimenso poltica da profisso e de resistir reduo do projeto profissional a sua dimenso prtico-operativa; ao cancelamento de qualquer iderio que no seja o da ordem e submisso da crtica terica e poltica prova da formulao de propostas tcnicas. Cabe ressaltar que numa sociedade de classes, toda prtica tem uma dimenso poltica e por isso como vem sendo desenvolvido no decorrer dessas reflexes, no existe neutralidade, mas contradies econmicas e polticas que perpassam o antagonismo entre essas classes sociais. Nesse sentido, entende-se que todo projeto profissional - e a prtica profissional - vinculado a um projeto poltico ou projeto poltico-profissional (BRAZ, 2001). Como destaca Iamamoto e Carvalho (2006, p. 94) a existncia e compreenso desse movimento contraditrio que, inclusive, abre a possibilidade para o Assistente Social colocar-se a servio de um projeto de classe alternativo quele para o qual chamado a intervir. Conforme destaca o cdigo de tica do assistente social de 1993, o compromisso dessa profisso se d pela concretizao e afirmao de valores fundantes como a liberdade e a justia social. Interessante pensar que a defensa intransigente desses valores pode gerar equvocos no sentido de pensar que no existe

11

uma inteno de se romper com os valores burgueses, visto que, a liberdade e justia social so naturalmente tratados na ordem do dia. Contudo, ao reafirmarmos a defesa da democracia como valor tico-poltico central, o cdigo de tica destaca que isso se d por compreender que a mesma o nico padro de organizao poltico-social capaz de assegurar explicao dos valores essenciais a liberdade e da equidade e que a partir da mesma que se favorece a ultrapassagem das limitaes reais que a ordem burguesa impe ao desenvolvimento pleno da cidadania. Conforme destaca Barroco (2001, p. 204)
Mas a diferencialidade do Cdigo, em relao ao discurso liberal, no se efetua apenas pela defesa de valores e pela sua articulao com a ultrapassagem da ordem burguesa. Compatvel, sobretudo, com as conquistas do Cdigo anterior, ele assinala a direo scio-histrica da ultrapassagem, explicitando sua vinculao com o iderio socialista.

Assim, relevante destacar que segundo Netto (1996) a fundamentao do Cdigo de 1993 apresenta-se como um alvo no apenas aos setores tradicionalmente conservadores, mas tambm para os setores profissionais vinculados ao psmodernismo. Conforme destaca Raposo (2010) no contexto atual de crise do capitalismo tardio, as expresses de uma questo social cada vez mais complexa manifestam transformaes societrias e contemporneas que se configuram como resultantes de medidas estratgias encontradas pelos pases centrais para enfrentar a crise do capital. Um movimento de reordenamento do capital e seus elementos fundamentais: reestruturao produtiva, alteraes no mundo do trabalho, crise do Estado. Contudo, pensar a crise do Estado questionvel, no sentido de se pensar que o Estado na ordem do capital assume uma funo bem definida e que nesse sentido, pode no se encontrar em crise e sim forte no sentido de atender num contexto de agravamento da questo social a funo que lhe cabe que de atender e defender os interesses da classe hegemnica em detrimento da classe trabalhadora. E pensando a disputa pela hegemonia, que Ibidem (2010) destaca que no Servio Social no se diferencia, onde existe um claro debate pluralista inaugurado nos

12

anos 80/90 entre diferentes vertentes terico-metodolgicas, provocando profundas inflexes no campo ideo-terico da profisso. nesse campo de disputa, que a vertente ps-moderna constitui-se num dos eixos do debate contemporneo do Servio Social, que se revela como expresso da crise da modernidade e uma necessidade de desenvolvimento do capitalismo no campo da teoria social. Segundo Santos (2007), o capitalismo j h algum tempo vem tentando se livrar do projeto civilizatrio moderno devido ao antagonismo histrico cada vez mais evidente com os valores centrais constitutivos desse projeto. Aos olhos do senso comum, para quem o discurso do mundo moderno associa-se ordem burguesa, tal afirmativa pode parecer um equvoco, visto que, sem dvida o capitalismo revolucionou a histria da humanidade proporcionando um desenvolvimento das foras produtivas inimaginvel dois sculos atrs. Assim, segundo Raposo (2010, p. 172)
Em cada estgio de desenvolvimento das foras produtivas desenvolve-se uma determinada concepo de mundo ou formas de conscincia e dessa forma os homens constroem um determinado conhecimento, pois, como afirmam Marx e Luckcs, a existncia (ser) que determina a conscincia.

Todavia, at mesmo o desenvolvimento dessas foras produtivas posto em cheque numa perspectiva para alm do sendo comum, medida que o desenvolvimento tem sido de modo irracional levando a humanidade a perdas incalculveis, cujo principio do capitalismo tem se dado na destruio do sujeito em si e para si. Isto , o capitalismo tem se baseado no destruir para construir e desenvolver-se, mas para que, para onde? 7 Nesse sentido, Santos (2007) pontua a importncia da teoria social, que pe em cheque a ps-modernidade, esta que se apresenta como superficial nas anlises sobre transformaes societrias, contrapondo - se claramente a descries totalizantes, j que totalidade nessa perspectiva confundida como totalitarismo e ocultamento das diferenas. Ainda segundo a autora essa satanizao da totalidade e das categorias
Aqui a crtica no se remete aos pontos positivos que o desenvolvimento das foras produtivas trouxe para a humanidade, mas uma reflexo para alm desse desenvolvimento proposto pelo capital.
7

13

universalizantes do projeto da modernidade a completa ausncia do enfrentamento da complexidade do real para alm da perplexidade, impotncia ou da celebrao. nessa perspectiva de totalidade, universalidade e historicidade antagnica ao pensamento ps-moderno, que Barroco (2009) destaca a importncia do pertencimento a um projeto profissional que possa responder aos ideais dos profissionais, suas projees profissionais e societrias, enquanto profissionais, cidados e categoria organizada, tendo em vista, que o pertencimento a um projeto profissional que d materialidade e organicidade conscincia tica desses sujeitos. Segundo Barata e Braz (2009)
A primeira questo que se deve considerar quando pensamos em projetos (individuais e coletivos) em uma sociedade de classes o carter poltico de toda e qualquer prtica. Todas as formas de prtica envolvem interesses sociais os mais diversos que se originam, atravs de mltiplas mediaes, das contradies das classes sociais em conflito na sociedade. O que as movem na verdade so as necessidades sociais reais que lanam os homens em atividades humano-criadoras percebidas no metabolismo social (trabalho ato fundante das relaes sociais).

Pensando o Servio Social e os rebatimentos do neoconservadorismo psmodernismo, este que se apresenta como sendo [...] um componente funcional ordem burguesa, que possui um carter conservador, pois termina por afirmar a sua positividade (SANTOS, 2007, p. 45), se faz necessria a afirmao dos valores ticos presente no projeto tico poltico do Servio Social, que nos orienta enquanto sujeitos sociais coletivos para a transformao da ordem societria vigente. Nesse sentido, entendendo que esse processo se d de forma coletiva, com uma clara direo social estratgica - o que permite inclusive como vem sendo tratado no decorrer dessa reflexo - o entendimento do papel social da profisso, esta que historicamente vem sendo construda socialmente e coletivamente e no isoladamente, como se estivesse aparte da sociedade na qual se insere e atua. Conforme salienta Barata e Braz (2009) o projeto profissional (e a prtica profissional) , tambm, projeto poltico: ou projeto poltico profissional.

CONSIDERAES FINAIS

14

Conforme sustentamos no decorrer dessa reflexo cada vez mais se torna desafiador luta pela hegemonia do projeto profissional vigente, visto que, o projeto conservador permanece em disputa por essa hegemonia, tendo suporte na ofensiva neoconservadora/ps-moderna, o que nos leva a exigncia de nos debruarmos cada vez mais sobre a teoria social crtica, no intuito de fortalecermos a dimenso terico metodolgica e tico poltica que nos permite pensar estratgias polticas que nos leve a superar os desafios postos na ordem do dia. Sem sombra de dvidas os desafios postos a profisso so muitos e alarmantes, mas nesse sentido que a reflexo aqui levantada torna-se relevante no sentido de no perder de vista que os desafios so muitos no pela impossibilidade de objetivao e materializao desse projeto, mas porque o mesmo uma proposta que nada contra corrente da ordem societria vigente. Dessa forma, a importncia de estabelecermos vnculos coletivos que fortaleam e propiciem a reflexo tica capaz de ultrapassar o aparente, levando nos a essncia e assim a superao da ordem estabelecida, mas no imutvel, visto que, somos sujeitos histricos e por isso capazes de mudar o curso desse processo.

15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARROCO, Lucia. tica e Servio Social: Fundamentos ontolgicos. So Paulo, Cortez, 2001. _________. Os Fundamentos ticos do Servio Social. IN Servio Social: Direitos e Competncias Profissionais. Braslia: CFESS/ABEPSS, 2009. BRAVO. Maria Ins. O significado poltico e profissional do Congresso da Virada para o Servio Social brasileiro. Servio Social e Sociedade n 100. So Paulo: Cortez, 2009 CASTELO, Rodrigo. O novo desenvolvimentismo e a decadncia ideolgica do pensamento econmico brasileiro. Servio Social e Sociedade n 112. So Paulo: Cortez, 2012 CFESS/ABEPSS. Unidade IV-O significado do trabalho do Assistente Social nos distintos espaos scio-ocupacionais. In Servio Social : Direitos sociais e competncias profissionais. Braslia, 2009 FORTI, Valeria. tica, Crime & Loucura Reflexes sobre a dimenso tica no trabalho profissional. 3 ed. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2013 GUERRA, Iolanda. A instrumentalidade do Servio Social. So Paulo:Cortez, 2007. IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relaes Sociais e Servio Social no Brasil: esboo de uma interpretao histrico-metodolgica, 19 ed. So Paulo: Cortez , [Lima, Peru]: CELATS p. 2006. IAMAMOTO, Marilda. O servio Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questo social. So Paulo: Cortez, 2007. KONOPKA, Gisela. Servio Social de Grupo.5 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979 MONTAO, Carlos. La naturaleza del Servicio Social: un ensayo sobre su genesis, su especificidade y su reproduccin. So Paulo: Ed. Cortez. 1998. MOTA, Ana Elizabeth.Reduo da Pobreza e aumento da desigualdade:um desafio terico-poltico ao servio social brasileiro. In As ideologias da Contrarreforma e o Servio Social.Recife:Editora Universitria UFPE, 2010 NETTO, Leila Escorsim. O conservadorismo clssico: elementos de caracterizao e crtica. So Paulo: Cortez, 2011 NETTO, Jos Paulo. Capitalismo Monopolista e Servio Social. So Paulo: Cortez 1992. ___________. Ditadura e Servio Social: Uma anlise do Servio Social no Brasil ps 64. 3. ed. So Paulo: Cortez, 1996.

16

___________. III CBAS: Algumas referncias para a sua contextualizao.In 30 anos do Congresso da virada. Braslia: CFESS, 2009 NETO NETTO, J. P. A Construo do projeto tico-poltico do Servio Social. Servio Social e Sade: Formao e Trabalho Profissional. Disponvel em: <http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-1.pdf>. Acesso em: 01 de out. 2012. PANIAGO, Maria Cristina. A crise estrutural do capital, os trabalhadores e o Servio Social. In Crise contempornea e Servio Social. Macei: EDUFAL, 2010 PIMENTEL, Edilene. Questo social e Servio Social: expresses do pauperismo em face da crise estrutural do capital. In Crise contempornea e Servio Social. Macei: EDUFAL, 2010 RAPOSO, Clarissa T. M. O Servio Social e a Ps-modernidade: os dilemas e os desafios na superao do fatalismo e do messianismo da prtica profissional. In Crise contempornea e Servio Social. Macei: EDUFAL, 2010 SANTOS, Cludia Mnica. Na prtica a teoria outra?Mitos, dilemas na relao entre Teoria, Prtica, Instrumentos e Tcnicas no Servio Social. Rio de Janeiro:Lumen Juris, 2010. SANTOS, Josiane Soares. Neoconservadorismo ps-moderno e servio social brasileiro. Coleo Questes de nossa poca; vol 132. So Paulo:Cortez , 2007 TEIXEIRA, Joaquina Barata e BRAZ, Marcelo. O projeto tico-poltico do Servio Social. IN Servio Social: Direitos e Competncias Profissionais. Brasilia: CFESS/ABEPSS, 2009

You might also like