You are on page 1of 24

||TRT513_001_01N328075||

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Nas questes de 1 a 100, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: CF = Constituio Federal de 1988; ACP = Ao Civil Pblica; CLT = Consolidao das Leis do Trabalho; CP = Cdigo Penal; CPC = Cdigo de Processo Civil; ECA = Estatuto da Criana e do Adolescente; INSS = Instituto Nacional do Seguro Social; MP = Ministrio Pblico; OIT = Organizao Internacional do Trabalho; ONU = Organizao das Naes Unidas; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia, TRT = tribunal regional do trabalho, TST = Tribunal Superior do Trabalho.

PROVA OBJETIVA SELETIVA BLOCO I


QUESTO 1 QUESTO 3

Assinale a opo correta no que se refere ao horrio de trabalho e aos seus adicionais. A As horas noturnas do empregado rural so computadas da mesma forma que aquelas devidas ao empregado urbano. B Caso labore das vinte e duas s dez horas da manh, o empregado ter direito ao pagamento das horas noturnas computadas at o final de seu expediente. C Cada hora noturna trabalhada pelo empregado dever ser paga considerando-se o valor de cinquenta e sete minutos e trinta segundos. D A hora noturna do empregado rural inicia-se s vinte e duas horas. E O empregado domstico tem direito a remunerao pela hora noturna, que deve ser paga com adicional de 25%.
QUESTO 2

luz da legislao laboral, assinale a opo correta com referncia estabilidade e suas consequncias. A Embora a comisso interna de preveno de acidentes seja paritria, representada por empregados e empregadores, somente os representantes dos empregados eleitos e seus suplentes sero detentores de estabilidade. B No h possibilidade de aplicar-se estabilidade decenal nos dias de hoje. C Caso, durante a vigncia de seu contrato de trabalho, uma empregada que trabalhe como balconista tenha dado luz um filho na data de 12/1/2013, e o empregador pretenda dispens-la sem justa causa no primeiro momento em que isso seja possvel, o aviso prvio somente poder ser apresentado empregada em questo no dia 12/6/2013. D O empregado que, porventura, tenha se acidentado no trabalho ter estabilidade a partir do momento do ocorrido. E O empregado submetido a contrato de trabalho por prazo determinado no goza de garantia decorrente de acidente de trabalho.
QUESTO 4

Assinale a opo correta no que diz respeito flexibilizao. A A fixao do adicional de periculosidade em percentual inferior ao legal e proporcional ao tempo de exposio ao risco deve ser respeitada, desde que seja pactuada em acordos ou convenes coletivos de trabalho. B possvel flexibilizar a jornada relativa ao turno ininterrupto de revezamento de seis horas, prevista na CF, por meio de instrumento coletivo de trabalho, convertendo-se a durao do labor em oito horas dirias, sem o pagamento das horas adicionais como extras. C Por meio de instrumento coletivo de trabalho, possvel flexibilizar o intervalo para alimentao e descanso, de modo a reduzi-lo. D A CF no prev, de forma clara, a possibilidade de flexibilizao dos direitos dos empregados. E possvel flexibilizar o valor do adicional de horas extras para valor inferior ao previsto em lei, desde que esse procedimento seja objeto de instrumento coletivo de trabalho.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Assinale a opo correta quanto s modalidades de dispensa do trabalhador e suas consequncias. A O empregado que tenha sido admitido em 26/5/2000, dispensado sem justa causa em 3/9/2011 e apresentado reclamao trabalhista em 8/11/2012 ter assegurado o recebimento de aviso prvio proporcional ao tempo de servio. B O aviso prvio indevido nas dispensas decorrentes de culpa recproca. C Na hiptese de dispensa ocorrida por factum principis, no ser devido ao empregado o pagamento do aviso prvio. D No caso de massa falida, restam aplicveis as penalidades relativas s parcelas rescisrias incontroversas no pagas na primeira audincia, bem como a multa pelo atraso no pagamento das verbas rescisrias. E Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito. Se ocorrer a dispensa em tais casos, o empregado ter direito reintegrao.
1

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 5 QUESTO 8

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

A respeito do adicional de insalubridade, assinale a opo correta. A Se o empregador fornece ao empregado o equipamento aprovado pela autoridade competente, e este no o utiliza ou o faz de forma incorreta, aquele no estar eximido do pagamento do adicional de insalubridade, pois cabe ao empregador fiscalizar a utilizao correta do equipamento. B Na hiptese de o empregado receber por dez anos ou mais o adicional de insalubridade, mesmo que no esteja mais laborando em condies insalubres, deve ser integrado ao seu salrio o adicional em questo. C De acordo com smula vinculante do STF, a partir de 9/5/2008 o adicional de insalubridade ter de ser calculado sobre o salrio bsico, salvo se um critrio mais vantajoso for fixado em instrumento coletivo de trabalho. D Caso seja reclassificada ou descaracterizada a insalubridade por ato da autoridade competente, somente os empregados admitidos aps tal ato no recebero o adicional em questo, respeitando-se o direito adquirido quanto aos demais que o recebiam antes da reclassificao. E Tanto o empregado rural quanto o empregado domstico tm direito ao adicional de insalubridade, caso laborem em ambiente insalubre.
QUESTO 6

Assinale a opo correta com relao a horrio de trabalho e compensao de jornada. A O acordo de compensao de jornada pode ser firmado de forma verbal. B O empregador ter de pagar como extras as horas que ultrapassarem de oito horas dirias se o acordo de compensao de jornada no cumprir as exigncias formais. C O trabalho executado em escala de doze horas de trabalho por trinta e seis horas de descanso pode ser firmado por meio de instrumento individual de trabalho. D A compensao da jornada de trabalho somente pode ser pactuada por meio de instrumento coletivo de trabalho. E As horas inerentes ao banco de horas podem ser compensadas em at um ano.
QUESTO 9

Assinale a opo correta relativa ao adicional de periculosidade. A O adicional de periculosidade incide apenas sobre o salrio bsico e no sobre este acrescido de outros adicionais. Relativamente aos eletricitrios, o clculo do referido adicional dever ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial. B O adicional de periculosidade somente ser devido se o empregado trabalhar com produtos inflamveis ou explosivos. C Na ao movida por empregado que, incontroversamente, preste servio como frentista em um posto de combustveis, se, na pea exordial, houver o pedido de pagamento do referido adicional, necessrio ser que o julgador determine a realizao de percia. D Somente profissional com especializao em engenharia do trabalho estar apto a realizar a percia para apurao de trabalho em condies perigosas. E O adicional de periculosidade pode equivaler a 10%, 20% ou 40% do salrio do empregado.
QUESTO 10

Com referncia atividade de me social, assinale a opo correta. A Cada me social poder cuidar de, no mximo, oito crianas. B Devido ao tipo de atividade por ela exercida, a me social no tem direito a frias de trinta dias. C A me social dever receber meio salrio mnimo por criana que esteja sob seus cuidados. D Inexiste legislao expressa que trate da atividade em apreo, para a qual so utilizados dispositivos da CLT inerentes ao trabalho da mulher. E O trabalho da me social desenvolvido no sistema de casaslares, as quais so isoladas, formando, quando agrupadas, uma aldeia assistencial ou vila de menores.
QUESTO 7

Acerca de horas in itinere, assinale a opo correta. A As horas in itinere so computadas na jornada de trabalho, podendo ou no constituir horas extras. B O fato de o empregador oferecer ao empregado conduo de sua residncia at o trabalho e vice-versa suficiente para caracterizar a ocorrncia de hora in itinere. C A hora in itinere ocorre quando o empregador instala-se em local distante da residncia do empregado e oferece transporte a este. D A insuficincia de transporte pblico para o local de trabalho enseja a hora in itinere. E Caso os empregados X e Y embarquem, respectivamente, s 6 h 30 min e s 7 h 30 min, nas imediaes de suas residncias, em conduo fornecida pelo empregador para lev-los ao seu local de trabalho, o empregado X dever receber maior valor pelas horas in itinere.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

No tocante a salrio e remunerao, assinale a opo correta. A As gorjetas cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes servem de base de clculo do aviso prvio. B As gorjetas cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes no fazem parte da base de clculo do repouso semanal remunerado. C Por constiturem ajuda de custo, as dirias para viagem no integram o salrio do empregado. D O valor correspondente ao vale cultura integra o salrio do empregado. E O valor da alimentao fornecida como salrio utilidade no poder exceder 25% do salrio contratual.
2

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 11 QUESTO 13

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Acerca das garantias sindicais e suas consequncias, assinale a opo correta. A O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio trabalhado assegura a ele, caso seja eleito, estabilidade at um ano aps o final de seu mandato. B Fica limitada, por dispositivo legal, a estabilidade sindical a sete dirigentes sindicais e igual nmero de suplentes, ainda que, consoante a CF, no seja permitida a interferncia do Estado na criao e no funcionamento dos sindicatos. C A estabilidade assegurada ao empregado eleito dirigente sindical mantida mesmo que ele solicite empresa, ou aceite formalmente, sua transferncia para outra localidade. D A estabilidade concedida a empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical, independentemente da atividade por ele exercida na empresa. E O empregador dever efetuar o pagamento do salrio do empregado eleito dirigente sindical durante todo o perodo em que ele se afastar do trabalho para o exerccio de atividades sindicais.
QUESTO 12

No que diz respeito a conflitos coletivos de trabalho e movimentos paredistas, assinale a opo correta. A Servio funerrio considerado servio essencial, para fins de movimento paredista. B A categoria profissional que preste servio considerado essencial deve informar sua deciso de suspender suas atividades ao empregador e sociedade com antecedncia mnima de quarenta e oito horas do incio previsto para a paralisao. C A deflagrao de movimento paredista no configura conflito coletivo de trabalho. D Movimento paredista pode ser considerado ilegal. E Admite-se o movimento paredista iniciado por empregador.
QUESTO 14

Assinale a opo em que apresentada regra internacional aplicada ao direito coletivo do trabalho brasileiro. A No se podem estabelecer condies restritivas para que organizaes de trabalhadores e de empregadores, federaes e confederaes adquiram personalidade jurdica. B Todo pas-membro da OIT deve comprometer-se a tomar todas as medidas necessrias e apropriadas para assegurar aos trabalhadores e empregadores o livre exerccio do direito sindical. C Todo pas-membro OIT deve apresentar, por meio da direo geral da OIT, Conferncia Geral relatrio sobre a aplicao, em seu territrio, da Conveno n. 87, relativa liberdade sindical e proteo do direito de sindicalizao, no qual tambm avalie a convenincia de incluir na pauta da Conferncia reviso total ou parcial das propostas constantes da referida conveno. D Trabalhadores e empregadores, sem distino de qualquer espcie, tm o direito de constituir, sem prvia autorizao, organizaes sindicais e de a elas se filiarem, com a nica condio de observar seus estatutos. E As organizaes de trabalhadores e de empregadores, devidamente registradas perante o rgo competente, tm o direito de elaborar seus estatutos e regimentos, eleger livremente seus representantes e organizar sua administrao e atividades.
3

No que se refere estrutura sindical brasileira, assinale a opo correta. A No Brasil, uma empresa pode constituir seu prprio sindicato em municpio onde haja organizao representante da mesma categoria econmica a que se vincula. B Os sindicatos de trabalhadores constituem entidades associativas permanentes, que representam trabalhadores vinculados por laos profissionais e laborativos comuns, visando tratar dos problemas coletivos das bases por eles representadas, mediante a defesa de seus interesses trabalhistas e conexos, com o objetivo de obter-lhes melhores condies de trabalho e vida. C As federaes constituem rgos de grau intermedirio entre os sindicatos e as confederaes, sendo formadas pela conjugao de pelo menos oito sindicatos da mesma categoria profissional, diferenciada ou econmica. D As confederaes correspondem a associaes sindicais de grau superior, sendo formadas pela conjugao de pelo menos cinco federaes. E A funo bsica do sindicato a representao de categoria profissional, especificamente no momento da elaborao de norma jurdica heternoma.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 15 QUESTO 17

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Acerca de atuao sindical e formas de negociao, assinale a opo correta.

Considerando a negociao coletiva, sua funo e o efeito dos instrumentos normativos coletivos de trabalho, assinale a opo correta.

A O prazo mximo de vigncia da conveno coletiva de trabalho de dois anos, ao passo que o do acordo coletivo de trabalho de um ano. B Acordo coletivo de trabalho resulta de negociao pactuada entre dois ou mais sindicatos que representam categorias econmicas e profissionais. C Conveno coletiva de trabalho resulta de negociao pactuada entre sindicato de empregados e uma ou mais empresas. D As federaes e as confederaes, dado seu mbito de atuao, no podem firmar convenes coletivas de trabalho. E Tanto a conveno coletiva de trabalho quanto o acordo coletivo de trabalho deve conter clusula que estipule sua vigncia.
QUESTO 16 QUESTO 18

A As condies de trabalho alcanadas por fora de sentena normativa, conveno ou acordos coletivos de trabalho vigem durante o prazo estipulado nesses instrumentos normativos e no podem ser integradas aos contratos individuais de trabalho. B Ao sindicato cabe a defesa, em mbito judicial, dos direitos e interesses coletivos da categoria econmica ou profissional que representa, sendo-lhe vedada a atuao em rea administrativa. C A CF determina expressamente o reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho. D As convenes coletivas de trabalho podem conter no mximo quarenta clusulas. E Os acordos coletivos de trabalho podem conter no mximo trinta clusulas.

Assinale a opo correta a respeito das centrais sindicais e No que se refere atuao das entidades sindicais, assinale a opo contribuies sindicais em geral. correta com base no disposto na CF. A A base territorial mnima dos sindicatos brasileiros de trs municpios, distantes, no mximo, 100 km um do outro. B Embora haja previso constitucional de jornada mxima de seis horas para o empregado que exera suas atividades em turnos ininterruptos de revezamento, os sindicatos, por meio de negociao coletiva de trabalho, podem estabelecer jornada de oito horas para esses empregados, sem o pagamento da stima e da oitava hora como extras. C No necessria negociao coletiva para instituio de banco de horas em empresas em que a jornada seja de doze horas de trabalho por trinta e seis horas de descanso. D Ao sindicato no cabe negociar questes inferiores s previstas em lei. E Os sindicatos representantes de todas as categorias dos empregados podem negociar intervalo intrajornada menor que o legalmente previsto, uma vez que esse intervalo no computado na jornada de trabalho dos empregados.
4

A Somente as centrais sindicais podem baixar instrues para disciplinar os procedimentos necessrios aferio dos requisitos de sua representatividade, bem como para alter-los com base na anlise dos ndices de sindicalizao dos sindicatos a ela filiados. B Da importncia da arrecadao da contribuio sindical devem ser feitos pelos empregadores crditos, no percentual de 10%, destinados confederao correspondente. C A aferio dos requisitos inerentes atuao das centrais sindicais cabe ao Ministrio do Trabalho e Emprego. D As centrais sindicais passaram a ser legalmente reconhecidas aps edio de lei especfica, que permitiu a tais entidades associativas participar de negociaes de trabalho relativas s categorias profissionais e econmicas por elas representadas. E As centrais sindicais, para que possam exercer suas atribuies e prerrogativas, devem obter a filiao de no mnimo oitenta sindicatos distribudos nas cinco regies do pas.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 19 QUESTO 21

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Acerca dos meios de soluo dos conflitos coletivos de trabalho, assinale a opo correta. A A negociao coletiva no pode ocorrer aps o ajuizamento de dissdio coletivo. B As convenes e os acordos coletivos de trabalho no podem conter clusula que disponha sobre a constituio e o funcionamento de comisses mistas de consulta e colaborao no plano da empresa. C As convenes e os acordos coletivos de trabalho devem ser celebrados por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, alm de uma destinada a registro. D No h previso legal de qurum mnimo de comparecimento e votao para validao de instrumento coletivo de trabalho por associados de entidade sindical. E Presidente de sindicato pode celebrar, em carter de urgncia, instrumento coletivo de trabalho.
QUESTO 20

Assinale a opo correta em relao ajuda de custo no mbito da Lei n. 8.112/1990. A vedada a concesso de ajuda de custo quele que, no sendo servidor da Unio, for nomeado para cargo em comisso, com mudana de domiclio. B O servidor ficar obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede no prazo de quinze dias. C A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter eventual. D vedado o duplo pagamento de indenizao a ttulo de ajuda de custo, a qualquer tempo, no caso de o servidor passar a ter exerccio na mesma sede de seu cnjuge ou companheiro, tambm servidor, anteriormente agraciado com o benefcio. E Cabe ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo.
QUESTO 22

Com relao ao modelo sindical brasileiro, s funes das organizaes sindicais e s contribuies a elas destinadas, assinale a opo correta. A permitido a qualquer federao, para o fim de lhes coordenar os interesses, agrupar os sindicatos de determinado municpio ou regio a ela filiados, no tendo a unio direito de representao das atividades ou profisses agrupadas. B A constituio de centrais sindicais coaduna-se com o modelo sindical corporativista. C Nas empresas com mais de cem empregados, assegurada a eleio de um representante dos trabalhadores com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. D Conforme as reivindicaes apresentadas pelos trabalhadores e o nmero de empregados da empresa, poder ser constituda, entre os empregados, uma comisso para firmar instrumento coletivo de trabalho diretamente com a direo da empresa. E Deve ser fixada por lei a contribuio que, em se tratando de categoria profissional, descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Assinale a opo correta acerca dos servios pblicos, de acordo com a CF, a jurisprudncia dos tribunais superiores e a doutrina referente Lei n. 8.112/1990. A O auxlio-moradia no ser concedido por prazo superior a oito anos dentro de cada perodo de quinze anos e, nos casos de falecimento ou exonerao do servidor, de colocao de imvel funcional disposio do servidor ou de aquisio de imvel, esse auxlio deixar imediatamente de ser pago. B Constituem exigncias legais para a reverso por solicitao expressa do servidor: interesse da administrao, aposentadoria voluntria, nos cinco anos anteriores ao pedido de retorno, estabilidade do servidor poca da aposentadoria, existncia de cargo vago. C A readaptao, destinada apenas aos servidores efetivos, pode ser utilizada mesmo que a limitao no tenha surgido durante o tempo de exerccio do servidor no cargo. D A taxa de limpeza pblica inclui-se entre as taxas de servios pblicos gerais prestados indistintamente a todos os cidados, visto que atingem a comunidade considerada como um todo, beneficiando nmero indeterminado ou indeterminvel de pessoas. E O servio de segurana pblica inclui-se entre os servios pblicos especficos prestados a um grupo determinado ou determinvel de pessoas, sendo passvel de utilizao individual e mensurvel, o que possibilita sua diviso e permite a avaliao de seu uso efetivo ou potencial.
5

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 23 QUESTO 25

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

No que se refere ao servidor pblico e ao ato administrativo, assinale a opo correta de acordo com a CF, a jurisprudncia dos tribunais superiores e a doutrina. A Segundo o STJ, ressalvadas as hipteses constitucionais de acumulao de proventos de aposentadoria, no mais possvel, aps o advento da Emenda Constitucional n. 20/1998, a cumulao de mais de uma aposentadoria conta do regime prprio de previdncia, salvo se o ingresso do servidor no cargo em que obteve a segunda aposentao tenha ocorrido antes da referida emenda. B Salvo nos casos previstos na CF, o salrio mnimo no pode ser usado como indexador de base de clculo de vantagem de servidor pblico ou de empregado nem ser substitudo por deciso judicial. C O ato administrativo simples deriva da manifestao de vontade ou declarao jurdica de apenas um rgo, sendo possvel, portanto, apenas na forma singular. D A expressa previso editalcia de que sero providas, alm das vagas previstas no edital, outras que vierem a existir durante o prazo de validade do certame no confere direito lquido e certo nomeao ao candidato aprovado fora das vagas originalmente determinadas, mas dentro das surgidas no decurso do prazo de validade do concurso. E Cabe mandado de segurana para a reviso de penalidade imposta em processo administrativo disciplinar sob o argumento de ofensa ao princpio da proporcionalidade.
QUESTO 24

Ainda no que diz respeito aos atos e princpios administrativos, assinale a opo correta com base na CF, na jurisprudncia dos tribunais superiores e na doutrina. A So atributos do ato administrativo a competncia, a finalidade, a forma, o motivo e o objeto. B De acordo com entendimento jurisprudencial, permitido o corte salarial dos servidores pblicos nos dias de paralisao do servio em razo de greve da categoria. C Configura nepotismo a nomeao, por governador de estado, do prprio irmo para ocupar o cargo de secretrio estadual. D A discricionariedade administrativa no limitada pelo princpio da razoabilidade. E A administrao pblica pode comprometer direitos fundamentais sob a justificativa de concretizao do princpio constitucional da eficincia, em uma chamada ponderao de princpios.
QUESTO 26

De acordo com a CF, a jurisprudncia dos tribunais superiores e a doutrina, assinale a opo correta acerca dos bens pblicos. A Em regra, todos os bens de uso especial podem sofrer desafetao. B A titularidade das ilhas dividida entre a Unio, os estados e os municpios. C O poder pblico no pode estabelecer limites para a utilizao, pela populao, de bens de uso comum, como rios, mares, estradas, ruas e praas. D Apenas os imveis so considerados bens de uso especial aqueles destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive de suas autarquias e se prestam a constituir uma estrutura bsica de atuao estatal. E Os bens pblicos podem ser adquiridos por usucapio.
QUESTO 27

Em relao aos atos e princpios administrativos, assinale a opo correta luz da CF, da jurisprudncia dos tribunais superiores e da doutrina. A Segundo o STF, imprescindvel a existncia de norma legal especfica com vistas a coibir a prtica do nepotismo, haja vista que a vedao a essa prtica decorre diretamente das normas constitucionais aplicveis administrao pblica, em especial do princpio da moralidade. B do princpio constitucional da eficincia que decorre o dever estatal de neutralidade, objetividade e imparcialidade do comportamento dos agentes pblicos. C O STF admite a aplicao do princpio da isonomia com vistas a elevar a remunerao de servidores pblicos. D O princpio da razoabilidade expressamente previsto na CF. E O ato administrativo complexo deve ser formado pela juno de manifestaes de vontade de rgos diferentes, sendo, portanto, derivado da conjugao de vontades de rgos diversos.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Assinale a opo correta acerca da improbidade administrativa, de acordo com a CF, a Lei de Improbidade Administrativa, a jurisprudncia dos tribunais superiores e a doutrina. A A remessa dos autos ao MP para manifestao aps o oferecimento da defesa preliminar na ao de improbidade administrativa implica nulidade absoluta do processo. B A constrio cautelar de indisponibilidade no incide sobre os bens adquiridos em data anterior ao suposto ato de improbidade administrativa. C vedada a demisso de servidor por improbidade administrativa, mediante processo administrativo disciplinar. D A petio inicial na ao por ato de improbidade administrativa deve conter, alm das condies genricas para a ao, elementos que comprovem a existncia de indcios da prtica de ato mprobo, bem como de sua autoria. E A falta de notificao do acusado para apresentar defesa prvia nas aes submetidas ao rito da Lei de Improbidade Administrativa causa de nulidade absoluta do feito.
6

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 28 QUESTO 30

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Em relao ao provimento dos cargos pblicos, a responsabilidade civil e administrativa do servidor e inqurito civil pblico, assinale a opo correta de acordo com a CF, a jurisprudncia dos tribunais superiores e a doutrina. A possvel a investidura de servidor em cargo que no integre a carreira da qual faa parte o servidor, mesmo sem a prvia aprovao em concurso pblico. B prescindvel a previso legal do exame psicotcnico para fins de habilitao de candidato em concurso pblico. C O inqurito civil pblico tem natureza administrativa e no autnomo em relao ao processo de responsabilidade. D A CF consagra dupla garantia, uma em favor do particular, possibilitando-lhe ao indenizatria contra a pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado que preste servio pblico, e outra em prol do servidor, que somente responde administrativa e civilmente perante a pessoa jurdica a cujo quadro funcional se vincular. E A administrao pblica tem ampla liberdade para escolher o limite de idade para a inscrio em concurso pblico.
QUESTO 29

Acerca dos crimes consumados e tentados, assinale a opo correta. A A lei prev a tentativa imperfeita para os crimes habituais. B Em se tratando de crimes unissubsistentes, no h tentativa, no se plicando, portanto, a causa de diminuio da pena prevista na Parte Geral do CP para os crimes tentados. C Crime consumado, sinnimo de crime exaurido, difere da tentativa em relao conduta que percorre o iter criminis. Em se tratando de tentativa, a execuo inicia-se, mas no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. D O iter criminis compreende etapas de cogitao, preparao, execuo e consumao, sendo punveis apenas os atos que englobem as duas ltimas etapas. E Configura-se como falho o crime quando o processo executrio interrompido por circunstncias alheias vontade do agente.
QUESTO 31

Com relao aos crimes contra a liberdade pessoal, assinale a opo correta. A O fato de a vtima consentir no seu sequestro, realizado por seu namorado, a fim de exigir certa quantia em dinheiro de seus pais, exclui a tipicidade penal, no havendo, portanto, crime de sequestro ou crcere privado. B Para a consumao do crime de ameaa, exige-se a ocorrncia de mal injusto vtima. C A privao de liberdade de outrem, mediante sequestro ou crcere privado, consuma-se aps vinte e quatro horas do incio da execuo do ato. D O empregador que retiver a carteira de trabalho do empregado com a finalidade de fazer que ele permanea no local de trabalho responder pela prtica do crime de constrangimento ilegal. E O policial que, para impedir determinada pessoa de se suicidar, usar de coao mediante violncia poder ser beneficiado com o perdo judicial.
QUESTO 32

No que se refere s causas de excluso de ilicitude, assinale a opo correta. A O consentimento do ofendido, considerado causa de excluso de ilicitude, produz efeito se houver expressa manifestao de vontade da vtima, independentemente de o bem jurdico afetado ser disponvel, ou seja, de ser bem jurdico de natureza pessoal ou patrimonial. B O mdico que, sabendo que sua amante, grvida de um filho seu, corre risco de morrer em decorrncia de complicaes da gravidez, a submete a aborto, com o intuito de evitar que sua esposa tome conhecimento da gravidez, age em estado de necessidade justificante. C Responde por homicdio consumado, no sendo possvel a alegao do estado de necessidade, o segurana que, contratado para defesa pessoal, no enfrenta ces ferozes que atacaram a pessoa que o contratou, causando-lhe a morte, j que era seu dever legal enfrentar o perigo. D Age impelido por estado de necessidade o bombeiro que se recusa a ingressar em prdio onde h incndio de grandes propores, com iminente risco de desabamento, para salvar a vida de algum que se encontre em andar alto e que tenha poucas chances de sobreviver, dada a possibilidade de intoxicao por fumaa, se houver risco para sua prpria vida. E Age em legtima defesa o autor de furto que, surpreendido pelo proprietrio do imvel por ele invadido, provoca-lhe leses corporais ao se defender, com os prprios punhos, de agresso fsica consistente em golpe de imobilizao.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Assinale a opo correta acerca dos crimes contra o patrimnio. A O crime de extorso consuma-se com o recebimento de, ao menos, parte da vantagem indevida. B A tipificao do crime de receptao depende da prova da materialidade e da autoria do furto do produto receptado. C Em se tratando do crime de roubo, comprovada a existncia de causas de aumento de pena, suficiente que o juiz, ao concluir, aponte o nmero de majorantes que embasaram a aplicao da pena acima do patamar mnimo. D punvel a subtrao de coisa comum fungvel cujo valor no exceda a quota a que tiver direito o agente. E Se a vantagem ilcita decorrente da prtica do furto privilegiado ou do estelionato for de pequeno valor, a pena a que for condenado o autor do crime, sendo ele ru primrio, poder ser reduzida.
7

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 33 QUESTO 35

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Assinale a opo correta a respeito dos crimes contra a administrao da justia. A Responder pelo crime de exerccio arbitrrio das prprias razes o indivduo que cortar, at o limite divisrio de seu terreno, ramos de rvore plantada no imvel vizinho que invadam seu terreno, devendo a questo ser resolvida perante o juzo cvel competente. B O indivduo que emprestar motocicleta de sua propriedade para que o irmo cometa o crime de furto em uma agncia bancria, de modo a auxili-lo na fuga, ser beneficiado, na ao penal movida por favorecimento pessoal, com a iseno de pena, no respondendo, portanto, por sua conduta. C O crime de reingresso de estrangeiro expulso no se consuma caso a autoridade competente impea a entrada no territrio nacional daquele que se encontre na fila de atendimento aps o desembarque da aeronave civil de voo comercial regular, respondendo o agente, nesse caso, pela tentativa. D O fato de o intrprete nomeado dolosamente calar a verdade perante juzo arbitral configura crime de falso testemunho ou falsa percia, sendo o agente punido mesmo que seja substitudo por profissional que atue com maior zelo na causa. E Aquele que, tendo visto determinada pessoa na posse de veculo automotor furtado, informa autoridade policial ser essa pessoa o autor do crime de furto pratica o crime de comunicao falsa de crime se restar provado que, de fato, tal pessoa era autora de crime de receptao.
QUESTO 34

Assinale a opo correta com relao aos crimes de falsidade documental. A Comete crime de uso de documento falso o promitente vendedor de imvel que entrega ao oficial do registro pblico cpia no autenticada de sua carteira de identidade civil na qual constem nmero de registro e filiao diversos dos constantes na carteira original. B De acordo com expressa previso legal, constitui crime de falsidade ideolgica a conduta de atestar ao juiz da execuo penal a prestao de servio para fins de remio de pena quando, na verdade, no houve prestao de servio pelo condenado. C Comete o crime de falsidade ideolgica, ou moral, aquele que presta declarao falsa sobre o valor da contribuio previdenciria devida. D A tipificao do crime de falso reconhecimento de firma ou letra, crime prprio com relao aos sujeitos ativo e passivo, visa tutelar a f pblica, no sendo admitida a modalidade culposa desse crime. E Aquele que apresenta autoridade judicial carteira de trabalho com sua fotografia, mas na qual conste o nome de seu irmo gmeo, pratica o crime de uso de documento falso particular.

BLOCO II
QUESTO 36

Em relao ao processo do trabalho, assinale a opo correta. A O princpio da lex loci executiones aplica-se ao processo do trabalho. B O princpio iuria novit cria, ou da adequada qualificao jurdica, aplica-se ao processo do trabalho na hiptese de ao rescisria. C O princpio do jus postulandi plenamente aplicvel ao processo do trabalho. D O princpio da subsidiariedade no se aplica ao processo do trabalho. E No ofende o princpio do duplo grau de jurisdio o afastamento, pelo TST, da decadncia em sede de recurso ordinrio e a apreciao, desde logo, da lide, em se tratando de matria de direito em condies de julgamento imediato.
QUESTO 37

Assinale a opo correta em relao aos crimes contra a organizao do trabalho. A Comete o crime de reduo condio anloga de escravo aquele que contrata trabalhadores de localidade diversa daquela onde ser executado o trabalho e no assegura condies de seu retorno ao local de origem. B Podem ser sujeitos ativos do crime de paralisao de trabalho, seguido do crime de perturbao da ordem, tanto os empregados que participam do abandono coletivo de trabalho, com violncia exercida contra coisa, quanto o empregador que paralisa as atividades empresariais para frustrar negociao coletiva, fato conhecido como lockout. C O crime de paralisao de trabalho de interesse coletivo consiste na participao de abandono coletivo de trabalho que resulte na interrupo de obra pblica ou servio de interesse coletivo, como, por exemplo, a construo de estdio de futebol com vistas realizao da Copa do Mundo de Futebol em 2014. D Para a consumao do crime de sabotagem agrcola, exige-se que ao menos parte da safra seja destruda, estragada ou inutilizada, admitindo-se que o dano seja causado tambm s mquinas e instrumentos, utenslios, matrias-primas e instalao eltrica. E O indivduo que, mediante fraude consistente em falsa promessa de alto salrio, recruta um dentista para trabalhar no exterior e, ao chegar ao destino, retm seu passaporte, impedindo-o de retornar ao Brasil, pratica o crime de aliciamento para o fim de emigrao.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Acerca da eficcia do processo do trabalho, assinale a opo correta. A De acordo com o sistema conhecido por isolamento dos atos processuais, no h direito adquirido em cada recurso, sendo o direito de recorrer exercido conforme a lei vigente ao tempo da publicao da deciso de que se pretende recorrer. B H a possibilidade de ocorrer prejuzo quando os recursos so interpostos depois de alterados os dispositivos legais. C Na CF, no existe previso acerca de eficcia da lei. D Os dispositivos legais, ainda que imperativos, no so aplicveis de forma imediata s realizaes iniciadas. E A eficcia da norma jurdica no processo do trabalho limita-se, dada a sua simplicidade, a um nico sentido.
8

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 38 QUESTO 42

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Assinale a opo correta, no que diz respeito ao MP do Trabalho. A Os procuradores do trabalho atuam junto ao TST. B Os procuradores regionais do trabalho podem atuar regularmente junto s varas do trabalho. C Antes da CF, o MP do Trabalho integrava o Poder Executivo. D O MP do Trabalho no opera em esfera extrajudicial. E O chefe do MP do Trabalho o procurador geral do trabalho, nomeado pelo presidente da Repblica.
QUESTO 39

No que se refere s despesas processuais, caracterizadas pelas custas e emolumentos, assinale a opo correta. A No caso de inqurito para apurao de falta grave, cabe empresa recolher as custas processuais, cujo valor ser calculado sobre seis vezes o salrio mensal do empregado que integra o polo passivo na demanda. B As custas processuais incidiro base de 2% do valor da causa, observado o mnimo de R$ 20,40. C H despesas voluntrias no processo do trabalho. D Na justia do trabalho, as custas destinam-se aos estados. E Em caso de recurso, as custas sero pagas, devendo o respectivo pagamento ser comprovado no prazo de cinco dias.
QUESTO 43

No que diz respeito ACP, assinale a opo correta. A A ACP no poder ser eliminada por meio de lei infraconstitucional. B A ACP surgiu no Brasil com a CF. C Compete ao MP do Trabalho promover ACP no mbito da justia do trabalho, para a defesa dos interesses individuais e coletivos. D O cabimento da ACP, no processo do trabalho, ocorre quando vulnerados os direitos sociais previstos na CF, nas leis complementares e tambm nas leis ordinrias. E A legitimao ad causam para o ajuizamento da ACP est restrita ao MP, rgo que deve representar os direitos trabalhistas no MP do Trabalho.
QUESTO 40

Assinale a opo correta a respeito da execuo no processo do trabalho. A Os termos de compromisso de ajustamento de conduta firmados perante o MP do Trabalho no constituem ttulos executivos extrajudiciais. B A CLT trata de forma completa a execuo das decises trabalhistas, no sendo necessria a utilizao de lei ordinria para as execues trabalhistas. C Para ser admitido, o recurso de revista que aborda execuo de sentena depende de demonstrao inequvoca de violncia direta a lei ordinria ou CF. D Aps a alterao da competncia da justia do trabalho, no cabe mais execuo ex officio. E O ttulo executivo extrajudicial ocorre sob a forma de processo autnomo de execuo.
QUESTO 44

A correio parcial A no prevista na CLT. B constitui uma ao. C constitui, entre outros, remdio capaz de eliminar o error in procedendo. D promovida somente pelo presidente do tribunal. E no tem qualquer previso na CF.
QUESTO 41

Assinale a opo correta no que se refere prova testemunhal no processo do trabalho. A No processo do trabalho, h o depsito prvio do rol das testemunhas. B Caso a contradita exija provas, o juiz do trabalho deve adiar a audincia. C A testemunha que for parente da parte at o quarto grau no prestar compromisso, podendo ser ouvida somente como informante. D Todas as testemunhas, independentemente da profisso que exeram, devem ser intimadas em suas residncias, para que cumpram seu dever de depor. E A contradita deve ser apresentada antes da qualificao da testemunha.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Assinale a opo correta acerca da ao rescisria no processo do trabalho. A As questes que no so de mrito, como, por exemplo, as extintas por questes processuais, no desafiam a ao rescisria. B Somente cabvel a ao rescisria quando esgotados todos os recursos contra a deciso que se busca rescindir. C A ao rescisria apresentada como meio de impugnao de deciso judicial na mesma relao jurdica. D No h, na CLT, aluso ao rescisria. E No h possibilidade de suspenso do cumprimento da deciso rescindenda.
9

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 45 QUESTO 47

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Assinale a opo correta no que diz respeito ao mandado de segurana no processo do trabalho. A Cabe mandado de segurana contra atos de gesto comercial praticados por administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista ou de concessionrias de servios pblicos. B Cabe recurso ordinrio para o TST, no prazo de oito dias, da deciso de TRT em mandado de segurana e de cinco dias, para apresentao de razes de contrariedade pelo recorrido e interessados. C No cabe mandado de segurana de deciso transitada em julgado. D Cabe mandado de segurana quando a ao extinta sem julgamento do mrito. E Na hiptese de multa aplicada por rgos da fiscalizao do trabalho, a competncia originria para analisar mandado de segurana impetrado pelo empregador do TRT.
QUESTO 46

Acerca dos tipos de ao previstos na CF para a tutela das liberdades, assinale a opo correta. A Caso rgo pblico negue, ilegalmente, a determinada pessoa informao de terceiros de interesse coletivo, caber a impetrao de habeas data. B Estrangeiro residente no Brasil possui legitimidade ativa para ingressar com ao popular preventiva com o objetivo de evitar a prtica de ato lesivo ao patrimnio pblico. C O mandado de segurana pode ser utilizado, no mbito da justia do trabalho, para tutelar direito lquido e certo decorrente de acordo produzido diretamente pelas partes e no homologado pelo juiz. D Dispositivo de constituio estadual no pode, sob pena de ser considerado inconstitucional, estabelecer a competncia originria do tribunal de justia estadual para julgar mandado de injuno que discuta norma regulamentadora estadual que torne invivel o exerccio de direitos assegurados na referida constituio. E A impetrao de mandado de segurana coletivo por entidade de classe hiptese de legitimidade ativa extraordinria e independe de autorizao dos associados, figurando a entidade, nesse caso, como substituto processual.
QUESTO 48

No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opo correta. A A CF, ao dispor sobre o direito vida e integridade fsica, permite a comercializao de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento. B O direito liberdade de expresso do pensamento limitado, na CF, pelo dever estatal de proteger a moral e os bons costumes, o que permite ao Estado atuar na definio do tipo de mensagens e ideias autorizadas a circular no espao pblico. C A objeo de conscincia por motivo filosfico protegida pela CF, salvo se algum as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa fixada em lei, situao na qual ensejar a perda dos direitos polticos. D A criao e a dissoluo de associaes sem finalidades lucrativas dependem de autorizao do Ministrio da Justia. E Na interpretao dos direitos fundamentais, as perspectivas deontolgica e axiolgica so complementares e esto baseadas na aplicao do mtodo da ponderao de bens e valores.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Acerca dos direitos fundamentais de carter judicial e das garantias constitucionais do processo, assinale a opo correta. A A gravao ambiental no autorizada realizada por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro no admitida pelo ordenamento constitucional, pois viola o direito intimidade e vida privada das pessoas, ainda que se comprove a existncia de alguma excludente de ilicitude, como a legtima defesa. B Para fins de prova em processo, no necessria uma ordem judicial para a apreenso de computador pessoal e a utilizao dos dados nele armazenados, j que a situao no caracteriza violao ao sigilo de comunicao de dados previsto na CF. C Dado o direito liberdade, previsto na CF, somente se admite a priso de algum em caso de flagrante delito ou mediante ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente, inclusive nos casos de crime propriamente militar. D O direito de ampla defesa aplica-se aos processos judiciais e administrativos e abrange o direito informao dos atos praticados no processo, o direito de manifestao acerca de tais atos e a garantia de considerao dos argumentos utilizados na defesa. E A busca e a apreenso de documentos realizada mediante violao do domiclio caracteriza-se como prova ilcita por derivao.
10

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 49 QUESTO 51

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

A individualizao de uma categoria de direitos e garantias dos trabalhadores, ao lado dos de carter pessoal e poltico, revestese de um particular significado constitucional, pois traduz o abandono de uma concepo tradicional dos direitos, liberdades e garantias como direitos genricos e abstratos do homem ou do cidado.
J.J. Gomes Canotilho e Vital Moreira. Constituio. 1993, p. 285 (com adaptaes).

Acerca do Poder Executivo, assinale a opo correta. A Estados e municpios podem legislar sobre a relao de emprego de trabalhadores domsticos, dado que a matria de competncia concorrente dos trs entes federativos. B No presidencialismo adotado no Brasil, sistema de governo previsto na CF, a chefia de Estado e a chefia de governo no coincidem. C Emenda constitucional introduziu na CF previso de edio, pelo presidente da Repblica, de decretos autnomos que disponham sobre a criao ou a extino de cargos e rgos pblicos. D Conforme previsto na CF, a responsabilidade penal do presidente da Repblica relativa, j que ele no pode ser responsabilizado penalmente, na vigncia do seu mandato, por atos estranhos ao exerccio de suas funes. E Em caso de relevncia e urgncia, pode o presidente da Repblica editar medida provisria para regulamentar matria relacionada a direitos e deveres dos juzes do trabalho.

Acerca do assunto tratado no fragmento de texto acima, assinale a opo correta. A O direito de greve assegurado aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores pblicos civis e militares, sendo de sua competncia decidir sobre a oportunidade de exerc-lo. B De acordo com a jurisprudncia do STF, a contribuio sindical definida em lei e a contribuio confederativa so obrigatrias, inclusive para os profissionais liberais no filiados. C A observncia dos direitos sociais dos trabalhadores no se inclui entre os requisitos para o cumprimento da funo social da propriedade rural. D O direito segurana no emprego, previsto constitucionalmente, inclui a proteo da relao de emprego contra a despedida arbitrria ou sem justa causa, a indenizao compensatria, o seguro-desemprego em caso de desemprego involuntrio e o fundo de garantia por tempo de servio. E A CF no previu a aposentadoria como direito social dos trabalhadores rurais e domsticos.
QUESTO 50

QUESTO 52

A respeito do Poder Judicirio, assinale a opo correta. A De acordo com a CF, o magistrado que se candidatar ao cargo de deputado federal deve, durante o exerccio do mandato eletivo, ficar afastado do seu cargo, devendo o seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, salvo para promoo por merecimento. B De acordo com o STF, a justia do trabalho competente para julgar as causas oriundas da relao estabelecida entre o poder pblico e seus servidores, j que h, entre eles, relao de trabalho regida pelo regime jurdico-estatutrio. C Com base no critrio do quinto constitucional, advogado com sessenta anos de idade e com cinco anos de efetiva atividade profissional pode ser nomeado para o cargo de juiz de TRT. D A justia do trabalho possui competncia para processar e julgar habeas corpus, inclusive em matria penal que envolva relao de trabalho. E Compete ao Conselho Nacional da Justia, rgo integrante da estrutura constitucional do Poder Judicirio, fiscalizar o exerccio dos deveres funcionais dos magistrados, mas no sua atividade jurisdicional.
11

Em relao ao Poder Legislativo, assinale a opo correta. A Os parlamentares integrantes da Cmara dos Deputados so eleitos pelo sistema majoritrio. B As propostas de emenda Constituio devem ser sancionadas pelo presidente da Repblica, ressalvados os casos de sua iniciativa exclusiva. C Decreto do presidente da Repblica que viole os limites legais pode ser objeto do controle poltico repressivo de constitucionalidade pelo Congresso Nacional. D Ao Tribunal de Contas da Unio, rgo auxiliar e integrante do Poder Legislativo, compete julgar as contas prestadas anualmente pelo presidente da Repblica. E O presidente da Repblica detm competncia para vetar, por razes de inconstitucionalidade, determinada palavra contida em projeto de lei.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 53 QUESTO 55

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

No que concerne ao controle de constitucionalidade, assinale a opo correta. A Aplica-se a clusula de reserva de plenrio deciso de tribunal de justia que declara a no recepo de lei materialmente incompatvel com a CF. B possvel a propositura de ao direta de

A respeito das fundaes de direito privado, sob a tica do direito civil ptrio, assinale a opo correta. A Podero ser criadas fundaes por pessoas fsicas por si ou por seu representante legal, no caso de incapacidade relativa, por ato entre vivos ou por testamento. B Poder a fundao ser instituda sem a destinao inicial de patrimnio a um fim especfico e determinado, desde que isso conste formalmente no ato de sua instituio, por meio de escritura pblica ou testamento. C Se a fundao for instituda mediante testamento, a declarao unilateral de vontade criativa dessa no poder ser revogada, quer pelo testador, em vida, quer pelo credor quirografrio do instituidor. D Se for judicialmente autorizada e com a participao do rgo do MP, a alienao dos bens das fundaes poder ser feita, ainda que o instituidor tenha estabelecido proibio de alienar. Nesse caso, o produto da venda dever ser aplicado em outros bens, destinados consecuo dos mesmos fins. E Se a fundao for instituda por pessoa jurdica, a instituidora atua na administrao da entidade, especifica a sua finalidade e estabelece dotao patrimonial ou repasses financeiros para propiciar o seu pleno funcionamento.
QUESTO 56

inconstitucionalidade perante o STF para fiscalizar a constitucionalidade de decreto legislativo que aprove tratado de direitos humanos celebrado pelo Brasil. C A atual jurisprudncia do STF admite que a revogao superveniente de lei impugnada em ao direta de inconstitucionalidade, independentemente da existncia de efeitos residuais e concretos, prejudica o andamento da ao. D A deciso de rgo fracionrio de TRT que afaste a incidncia de determinada lei por motivos de inconstitucionalidade, sem declar-la inconstitucional, viola a clusula de reserva de plenrio. E O STF admite o ajuizamento de ACP cujo pedido principal seja a declarao de inconstitucionalidade de lei que viole direitos trabalhistas.
QUESTO 54

Acerca da organizao poltico-administrativa do Estado brasileiro, assinale a opo correta. A No que se refere repartio de competncias, a CF adotou exclusivamente a tcnica da repartio horizontal. B Como o federalismo estabelecido na CF assimtrico, conferido aos estados, aos municpios e ao Distrito Federal, como entes federativos, o direito de secesso. C Com o objetivo de erradicar a pobreza, podem os estados e os municpios criar, com base no critrio geogrfico, distines entre brasileiros. D A inspeo do trabalho pode ser executada pelos municpios, j que a CF estabeleceu, em relao a essa matria, a competncia material comum. E Compete Unio, aos estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educao, limitando-se a Unio a estabelecer normas gerais que podem ser suplementadas pelos estados, pelo Distrito Federal e, no que couber, pelos municpios.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Acerca do direito das obrigaes, no mbito civil, assinale a opo correta. A A compensao efetiva-se entre dvidas recprocas, vencidas ou vincendas, lquidas, fungveis entre si e em que no haja diversidades de causa ou fundamento jurdico, j que obrigaes de origens diferentes no podem ser compensadas. B A assuno da dvida consiste na possibilidade de terceiro, estranho relao obrigacional, assumir a obrigao do devedor, responsabilizando-se pela dvida, desde que com a anuncia expressa do credor. C As arras penitenciais asseguram a indenizao suplementar no caso de prejuzos maiores do que o valor dessas, desde que conste do contrato o direito de arrependimento para qualquer das partes. D A cesso de crdito consiste na modificao objetiva da obrigao, que se transfere com vcios e vantagens ao cessionrio, sendo necessrio o consentimento prvio do devedor para que ocorra a cesso, a fim de que o negcio produza o efeito jurdico pretendido. E O terceiro no interessado que efetua o pagamento em seu prprio nome poder reembolsar-se do que pagou, subrogando-se nos direitos do credor.
12

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 57 QUESTO 59

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Ainda no que diz respeito s obrigaes no direito civil brasileiro, assinale a opo correta. A Caracteriza-se a dao em pagamento como acordo liberatrio entre credor e devedor, em que o credor consente em receber bem diverso daquele que originariamente fora objeto de pacto, sendo que essa, como meio de pagamento indireto, produz a extino da obrigao. B Caracteriza-se como novao o acordo firmado entre credor e devedor para incluir termo aditivo contratual, pactuando o pagamento da dvida em atraso em parcelas peridicas ou prorrogando o prazo para quitar o dbito originrio. C No caso de inadimplemento culposo da obrigao de no fazer, o devedor exime-se da obrigao de indenizar, caso desfaa voluntariamente o ato de que se obrigara a abster, hiptese em que se resolve a obrigao, sem perdas e danos, restituindo-se essa ao estado anterior. D Considerando que a clusula penal moratria estipulada para a hiptese de descumprimento total da obrigao e funciona como prefixao das perdas e danos, ocorrendo o inadimplemento, autoriza-se ao credor optar por exigir a prestao, por pleitear as perdas e danos ou por preferir a importncia convencionada. E Se o credor, nas obrigaes solidrias passivas, conceder remisso em favor de um dos coobrigados, extingue-se a solidariedade em relao aos demais, surgindo, em seu lugar, uma obrigao conjunta, em que cada um dos devedores responder exclusivamente por sua parte.
QUESTO 58

Assinale a opo correta com relao aos contratos em espcie, regidos pelo direito civil brasileiro. A O doador ou o terceiro interessado, na doao com encargo sem estabelecimento de prazo para o cumprimento, poder, na hiptese de inexecuo do encargo, notificar judicial ou extrajudicialmente o donatrio, constituindo-o em mora e revogando a doao. B A obrigao assumida, no depsito voluntrio gratuito, a de guardar a coisa e restitu-la quando o depositante a reclame, podendo o depositrio fazer uso do bem depositado ou confilo a terceiro, no respondendo pela perda do bem em casos fortuitos e de fora maior. C O mtuo, contrato real e unilateral, tem como caractersticas a temporariedade, a fungibilidade da coisa emprestada, a translatividade de domnio do bem emprestado e a obrigatoriedade de restituio de outra coisa da mesma espcie, qualidade e quantidade. D No contrato de mandato, com clusula de irrevogabilidade, a revogao ser sempre expressa, no sujeitando o mandante a indenizao, devendo apenas notificar o mandatrio e terceiros, informando-os que o mandato foi revogado, sob pena de ter de cumprir as obrigaes assumidas perante estes ltimos, que de boa-f contratem com o mandatrio. E Preempo a disposio contratual segundo a qual o comprador da coisa se obriga a vender o bem ao vendedor, pelo preo equivalente ao que foi adquirido, ou de dar em pagamento, para que este use seu direito de prelao.
QUESTO 60

Com referncia aos contratos regidos pelo direito civil ptrio, assinale a opo correta. A Nos contratos bilaterais com prestaes recprocas e simultneas, qualquer dos contratantes poder utilizar-se da exceo do contrato no cumprido, para recusar a sua prestao, ao fundamento de que o outro no cumpriu a sua parte no contrato. B H iseno da responsabilidade do alienante em caso de perecimento do bem por defeito oculto, depois de efetuada a tradio, desde que conste expressamente do contrato clusula exoneratria ou prova do desconhecimento do vcio redibitrio. C Como decorrncia da fora obrigatria dos contratos, mesmo havendo clusula de arrependimento, o contrato preliminar irrevogvel e irretratvel, e, por isso, as partes tm o direito de exigir a celebrao do contrato definitivo como o pactuado, designando prazo parte contrria para que o efetive. D vlido o contrato celebrado entre duas pessoas capazes que ajustam um negcio jurdico tendo por objeto a prestao de um fato por terceiro, cujo inadimplemento enseja a resoluo do contrato e a responsabilizao do terceiro por perdas e danos, em caso de descumprimento da prestao. E possvel, segundo a teoria da impreviso, a reviso dos contratos de execuo imediata ou de execuo continuada, quando, em razo de fatos extraordinrios e imprevisveis, torna-se excessivamente onerosa a prestao de uma das partes, com extrema vantagem para a outra.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Acerca do contrato de compra e venda, segundo o direito civil vigente, assinale a opo correta. A O exerccio da retrovenda impe ao vendedor a restituio do preo recebido, a indenizao pelo resgate e o reembolso das despesas do comprador com a realizao de benfeitorias necessrias e teis e mesmo com as que, durante o resgate, se efetuaram sem a sua autorizao. B Os bens mveis infungveis podero ser vendidos com pacto de reserva de domnio, o qual define que o comprador s adquire a propriedade e a posse da coisa ao integralizar o pagamento. C A venda vista de amostra, prottipos ou modelos, em caso de inexatido entre esses e a mercadoria entregue, permite ao comprador manifestar a sua recusa, submetendo o vendedor s sanes decorrentes do descumprimento contratual. D Os riscos de deteriorao ou perdimento da coisa no entregue, no contrato de compra e venda de bens mveis e imveis, so do vendedor e os riscos de pagamento correm conta do comprador, mas, se ocorrer o perdimento antes da tradio ou do registro, por caso fortuito ou de fora maior, os riscos correro por conta do comprador. E No existindo conveno pelos contratantes, como regra geral, todas as despesas do negcio, incluindo as de escritura e registro, e os da tradio do bem objeto da compra e venda so de responsabilidade do comprador.
13

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 61 QUESTO 63

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Em relao responsabilidade civil, prevista no ordenamento ptrio, assinale a opo correta. A A responsabilidade do empregador pelos atos ilcitos de seus empregados ou prepostos, praticados no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele, presumida. B O uso no autorizado da imagem de pessoa pblica, mesmo com fins econmicos e publicitrios, no enseja danos morais e obrigao de indenizar, salvo se existir prova inequvoca de prejuzo imagem da pessoa. C O pagamento de penso a vtima de ilcito civil, em razo da diminuio temporria de sua capacidade laboral, no devido em caso de no ocorrncia da perda do emprego ou da reduo dos seus rendimentos. D A responsabilidade objetiva pela reparao do dano causado atinge aquele cuja atividade normalmente desenvolvida implique, por sua natureza, risco aos direitos de outrem. E Na responsabilidade contratual, para obter reparao por perdas e danos, o contratante precisa demonstrar a culpa do inadimplente, alm da prova de descumprimento do contrato.
QUESTO 62

A respeito do direito de empresa, previsto no Cdigo Civil vigente, assinale a opo correta. A A administrao da empresa, na sociedade limitada, por no scios, ou por outra pessoa jurdica, permitida, e a eleio do administrador depende da aprovao de todos os scios, enquanto o capital social no estiver integralizado. B O trespasse de estabelecimento, considerando esse o complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio ou por sociedade empresria, ineficaz perante terceiro quando feito sem o consentimento dos credores e o pagamento de todos os dbitos, ainda se ao empresrio restarem bens suficientes para saldar o seu passivo. C A responsabilidade dos scios, na sociedade cooperativa, poder ser limitada, em que os scios respondem pelas obrigaes sociais no limite do valor de suas quotas e pelo prejuzo, porventura verificado, na proporo das operaes que tiverem realizado, ou ilimitada, caso em que os scios respondem pelas dvidas sociais, em carter solidrio e ilimitadamente. D A responsabilidade do empresrio individual subsidiria e limitada, havendo a separao entre o patrimnio pessoal do titular e o patrimnio da empresa, ou entre dvidas pessoais e dvidas da empresa. E Os scios, na sociedade limitada, podero integralizar suas quotas sociais, iguais ou desiguais, com bens materiais ou imateriais, mveis ou imveis, ou com prestao de servios, ou, ainda, em dinheiro, respondendo, durante cinco anos, todos os scios, entre si, pelo total de bens do capital social.
QUESTO 64

No que tange a preferncias e privilgios creditrios, no mbito do direito civil ptrio, assinale a opo correta. A Poder opor as defesas que tiver cada um dos credores ao crdito do outro, quer impugnando a prpria preferncia estabelecida a favor de um deles, quer alegando a nulidade, a simulao, a fraude ou a falsidade de dvidas e contratos. B Declarada a insolvncia do devedor no curso de uma execuo promovida por algum credor, esse ter o direito de se pagar, em primeiro lugar, com a venda judicial do patrimnio do devedor, preferindo seu crdito ao dos demais credores, pelo princpio da prioridade temporal ou da anterioridade da penhora. C Se vrios credores de diversas classes concorrem aos mesmos bens, e o produto no basta para a quitao integral do dbito, o pagamento ser feito por rateio proporcional ao valor dos respectivos crditos entre os credores com garantia real e os credores com privilgio especial ou geral. D Incide sobre todos os bens do devedor a preferncia de crdito com privilgio especial, com prevalncia sobre os crditos com garantia real, inclusive os bens objeto da garantia e aqueles com privilgio geral ou legal. E Gozam os trabalhadores rurais, quanto dvida dos seus salrios, de privilgio geral sobre o produto da colheita, para a qual houver concorrido com o seu trabalho, a quaisquer outros crditos.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Quanto a prescrio e decadncia, na seara do direito civil brasileiro, assinale a opo correta. A A suspenso da prescrio em relao a um dos credores solidrios estende-se aos demais credores, se a obrigao for divisvel. B A decadncia contra os relativamente incapazes poder ser suspensa em seu favor, mas, se essa se consumar, ensejar o ressarcimento de danos ao prejudicado em razo da atuao de seu representante. C O reconhecimento da decadncia dever ser feito a qualquer tempo e de oficio, por ser questo de ordem pblica, sendo irrenuncivel a faculdade liberatria se fixada em lei ou estipulada no contrato. D A renncia prescrio poder ser expressa ou tcita e s valer, se feita sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar. E A prescrio atinge diretamente o prprio direito e a decadncia atinge a ao e, por via oblqua, faz desaparecer o direito por ela tutelado.
14

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 65 QUESTO 67

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

No que tange ao conceito de trabalho infantil e s normas legais aplicveis ao trabalho infantil, assinale a opo correta. A Ao menor de dezoito anos de idade proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre, salvo mediante autorizao expressa do juzo da vara da infncia e da juventude e comprovao de benefcios ao seu desenvolvimento educacional e profissional. B Entende-se por trabalho infantil as atividades econmicas e(ou) atividades de sobrevivncia, remuneradas ou no, realizadas por indivduos com at doze anos de idade incompletos, com ou sem finalidade de lucro. C As normas constitucionais brasileiras a respeito do trabalho infantil no se conformam com as atuais disposies da Conveno dos Direitos da Criana, da ONU, e com as das convenes da OIT sobre o tema. D No mbito infraconstitucional, o Brasil dispe de diversos dispositivos legais para reger o trabalho infantojuvenil, constantes do ECA, da CLT e do CP. E O exerccio de trabalho infantojuvenil em ruas, praas e outros logradouros depende de prvia autorizao do juiz da infncia e juventude, a quem cabe verificar se a ocupao indispensvel subsistncia da criana ou adolescente ou de seus pais, avs ou irmos e se dessa ocupao no poder advir prejuzo formao moral do menor.
QUESTO 66

Considerando as normas de proteo ao trabalhador adolescente e os limites a sua contratao, assinale a opo correta. A A durao do trabalho do menor regulada pelas disposies legais relativas durao do trabalho em geral, sendo expressamente proibida a sua prorrogao em quaisquer condies. B O ECA tipifica como crime a conduta de deixar de apresentar autoridade judiciria de seu domiclio, no prazo de cinco dias, com o fim de regularizar a guarda, adolescente trazido de outra comarca para a prestao de servio domstico, mesmo que autorizado pelos pais ou responsvel. C Os estabelecimentos que empregarem permanentemente mais de trinta menores analfabetos, de quatorze a dezoito anos de idade, so obrigados a manter local apropriado em que lhes seja ministrada a instruo primria, independentemente da distncia entre o local de trabalho e a escola mais prxima. D O juzo da infncia e juventude pode autorizar o trabalho de menor em circo, desde que a representao tenha fim educativo ou a pea de que ele participe no seja prejudicial sua formao moral e desde que se certifique de que tal ocupao seja indispensvel ao sustento da criana ou adolescente ou ao de seus pais, avs ou irmos e dela no advenha nenhum prejuzo formao moral do menor. E Caso a autoridade competente verifique que o trabalho executado por menor de idade seja prejudicial sua sade, ao seu desenvolvimento fsico ou sua moralidade, ela poder obrig-lo a abandonar o servio, o que configuraria resciso contratual por justa causa, ainda que o empregador proporcionasse ao menor todas as facilidades para mudar de funes.
QUESTO 68

A respeito do Conselho Tutelar e dos Conselhos de Direitos da Criana e do Adolescente, assinale a opo correta. A Constituem atribuies do Conselho Tutelar encaminhar ao MP notcia de fato que constitua infrao administrativa ou penal contra os direitos da criana ou adolescente e aplicar as medidas socioeducativas de liberdade assistida e de semiliberdade a adolescentes infratores. B As entidades governamentais e no governamentais de atendimento s crianas e aos adolescentes devem registrar seus programas no Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, ao qual compete manter o registro das inscries e de suas alteraes bem como comunic-las ao Conselho Tutelar e autoridade judiciria. C Os Conselhos Tutelares devem fixar critrios de utilizao das doaes aos Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente, aplicando, necessariamente, percentual para incentivo ao acolhimento, sob a forma de guarda, de criana ou adolescente, rfos ou abandonado. D O Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente deve, no mximo a cada dois anos, reavaliar o planejamento e a execuo de programas de proteo e socioeducativos destinados a crianas e adolescentes em todos os municpios brasileiros. E Tratando-se de casos graves e urgentes, compete ao conselheiro tutelar ajuizar perante o juzo da infncia e juventude local ao de destituio de poder familiar, com pedido liminar de afastamento provisrio do adolescente do lar familiar e colocao em acolhimento institucional.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Com base nas normas que regem o estgio e a aprendizagem de estudantes, assinale a opo correta. A Estgio consiste em ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos. B Denomina-se contrato de aprendizagem o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de vinte e seis anos de idade inscrito em programa de aprendizagem formao tcnico-profissional metdica, compatvel com o seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico, o aprendiz, a executar com zelo e diligncia as tarefas necessrias a essa formao. C As instituies de ensino e as partes cedentes de estgio no podem recorrer a servios de agentes de integrao pblicos. D A vigncia do contrato de aprendizagem limita-se a dois anos, exceto nos casos em que o aprendiz seja oriundo de famlia que receba recursos do bolsa famlia, nos termos da lei. E As normas brasileiras relativas a estgios no se aplicam realizao de estgio por estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no pas.
15

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 69

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

BLOCO III
QUESTO 71

Ainda com base nas normas que regem o estgio e a aprendizagem de estudantes, assinale a opo correta. A A jornada de atividade em estgio definida de comum acordo entre a instituio de ensino, a parte concedente e o aluno estagirio ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ajustado entre as partes disposio acerca de sua compatibilidade com as atividades escolares do aluno e de sua durao, que nunca poder ultrapassar quatro horas dirias e vinte horas semanais. B A contratao de aprendiz efetivada por entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivo assistncia ao adolescente e educao profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, gera vnculo de emprego com a empresa tomadora dos servios. C O estagirio poder receber bolsa ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, sendo compulsria a sua concesso, bem como a do auxlio-transporte, na hiptese de estgio obrigatrio, sendo vedado ao educando, em qualquer hiptese, inscrever-se no INSS como segurado facultativo. D Somente a partir do segundo ano completo e ininterrupto de estgio, far jus o estagirio a recesso de trinta dias, a ser gozado preferencialmente durante suas frias escolares. E Estabelecimentos de qualquer natureza so obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Servios Nacionais de Aprendizagem nmero de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mnimo, e quinze por cento, no mximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funes demandem formao profissional.
QUESTO 70

Se a parte foi intimada do acrdo, por meio do dirio de justia eletrnico, no dia 8 de maro de 2013 (quinta-feira), ento o ltimo dia para interposio de recurso especial seria A B C D E 20/3/2013. 9/4/2013. 11/4/2013. 22/3/2013. 26/3/2013.

QUESTO 72

Acerca dos princpios aplicveis ao processo civil e do juzo de admissibilidade, assinale a opo correta. A De acordo com o princpio da complementaridade, o magistrado est autorizado a aceitar as razes apresentadas aps interposto o recurso, se isso no resultar prejuzo ao contraditrio. B Embora desprovida de vedao legal explcita, a regra da proibio da reformatio in pejus tem um de seus fundamentos no princpio do dispositivo. C Caracteriza desistncia tcita do direito de recorrer o cumprimento, pela parte vencida, de sentena suspensa em face do recebimento de recurso no duplo efeito. D Caso a parte vencida tenha recorrido da sentena proferida, se sobrevier deciso, em embargos de declarao interpostos posteriormente, modificando o ato, o recurso poder ser novamente interposto. E Realizado juzo de admissibilidade de recurso especial pelo presidente do tribunal recorrido, o ato impede que o relator no tribunal destinatrio o tenha por inadmissvel.
QUESTO 73

No que diz respeito execuo e ao procedimento cautelar, no mbito do processo civil, assinale a opo correta. A O juiz poder, em processo cautelar, declarar na sentena a decadncia do direito do autor, o que no impede o ajuizamento de ao principal com o mesmo objeto, dada a ausncia de cognio exauriente. B Os embargos execuo interpostos pela fazenda pblica devem ser recebidos pelo juiz no efeito suspensivo, haja vista a desnecessidade de garantia do juzo para opor os embargos e a imprescindibilidade do trnsito em julgado para o pagamento. C A execuo provisria de ttulo judicial admitida quando o recurso interposto em face da sentena no possuir efeito suspensivo, de modo que essa ser suspensa caso o ttulo que a originou venha a ser anulado. D A lei, em se tratando de processo executivo fundado em ttulo executivo extrajudicial, no estabelece limites quanto s matrias que podem ser alegadas pela fazenda pblica em embargos execuo. E O juiz, no processo cautelar, no se vincula providncia solicitada, mas causa de pedir, de forma que, pelo princpio da fungibilidade, poder outorgar outra forma de tutela, ainda que no se trate de cautelar.
16

Em relao ao trabalho educativo, assinale a opo correta. A Esse trabalho assemelha-se atividade laboral, em que o aspecto produtivo prevalece sobre as exigncias pedaggicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando. B O programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou no governamental sem fins lucrativos, deve assegurar ao adolescente que dele participe condies de capacitao para o exerccio de atividade regular remunerada. C O trabalho educativo consiste em uma espcie de estgio. D Esse tipo de trabalho equipara-se aprendizagem. E O fato de o adolescente receber remunerao pelo trabalho realizado ou participao na venda dos produtos de seu trabalho descaracteriza o trabalho educativo.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 74 QUESTO 76

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

No que concerne prova, no direito processual civil, assinale a opo correta.

Na seara do direito processual civil, a respeito da petio inicial, das respostas do ru e da suspeio do juiz, assinale a opo correta.

A Nada obsta que o juiz recuse a produo de prova j deferida se demonstrar que j firmou sua convico pessoal. B Para fins de produo de prova, necessrio que o fato que se mostre controvertido seja relevante para a causa. C Se a recusa em prestar depoimento pessoal no estiver elencada na lei, haver presuno de veracidade quanto aos fatos que seriam objeto de comprovao. D Conforme jurisprudncia do STJ, comparada prova ilcita a gravao de conversa telefnica realizada por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro. E De acordo com o CPC, o nus da prova deve ser visto luz das circunstncias do caso concreto, e no de forma abstrata.
QUESTO 75

A Caso o juiz que presidiu a instruo do processo se declare suspeito antes de proferir a sentena, o juiz que assumir a conduo do processo estar impossibilitado de corroborar os atos praticados pelo antecessor. B Ao analisar os pedidos do autor, o juiz se ater aos pedidos finais, dado que o sistema brasileiro no admite interpretao lgico-sistemtica da petio inicial, sob pena de resultar em sentena extra petita. C Se, proposta a demanda, for determinada a emenda da petio inicial por ausncia de pedido de citao do ru e essa no for atendida no prazo concedido pelo juiz, ele poder extinguir o processo sem resoluo de mrito, desde que intime pessoalmente o autor. D Caso algum ajuze uma ao requerendo ao juiz que, ao final, rescinda determinado contrato ou, se assim no entender, que declare a nulidade de uma clusula contratual, tem-se pedido sucessivo. E Se a parte r, regularmente citada em ao de cumprimento de

Em relao sentena e coisa julgada, assinale a opo correta.

A Acordo judicial celebrado em ao de indenizao por responsabilidade objetiva impede a parte r de discutir em ao de regresso as questes j tratadas. B A despeito de o juiz no ter assinado sentena que homologou acordo celebrado em audincia em processo de separao judicial, considera-se o ato como existente em face da validade do acordo. C autorizado ao juiz corrigir, a qualquer tempo, erro material ou de clculo em sentena j publicada, ato que no se sujeita a precluso. D pacfica, atualmente, a possibilidade de relativizao da coisa julgada em se tratando de deciso transitada em julgado eivada de vcio insanvel, como no caso de ausncia de fundamentao na sentena. E Dispensa fundamentao a sentena que, no resolvendo o mrito, extingue o processo que ficar parado por mais de um ano em razo de negligncia das partes.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

obrigao de fazer, deixar de contestar, mas apresentar reconveno, em que aduza sua pretenso em face do autor, no se aplicaro os efeitos materiais da revelia.
QUESTO 77

Com referncia antecipao de tutela, no mbito do direito processual civil, assinale a opo correta. A A oposio do autor no constitui empecilho para que o assistente simples requeira a antecipao dos efeitos da tutela. B A lei dispensa a prova inequvoca da verossimilhana para a concesso da antecipao dos efeitos da tutela no caso de abuso de direito de defesa. C O MP poder requerer a antecipao dos efeitos da tutela tanto ao atuar como parte quanto ao agir como fiscal da lei. D A concesso da antecipao dos efeitos da tutela no caso de se mostrar incontroverso um dos pedidos cumulados confunde-se com o julgamento antecipado da lide. E O juiz est autorizado a conceder de ofcio a antecipao dos efeitos da tutela se verificar que os requisitos legais esto preenchidos.
17

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 78 QUESTO 80

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Em relao aos sujeitos de direito internacional pblico, assinale a opo correta. A No possvel que organizaes internacionais participem do processo de criao de outras organizaes internacionais, pois a iniciativa da criao desse tipo de organizao cabe aos Estados. B Dado o elenco dos elementos constitutivos de um Estado constante da Conveno Interamericana sobre Direitos e Deveres dos Estados de Montevidu, correto afirmar que o reconhecimento de um governo pelos Estados signatrios dessa conveno implica no reconhecimento de um Estado a ele relacionado. C A jurisprudncia do TST reconhece a imunidade absoluta de jurisdio dos Estados estrangeiros. D A imunidade de execuo dos Estados estrangeiros prevista em regras costumeiras internacionais. E Dada a natureza da personalidade jurdica das organizaes internacionais, considera-se reconhecida sua personalidade mesmo por Estados que no tenham ratificado seu tratado constitutivo.
QUESTO 79

Considerando que o contrato de trabalho de determinado empregado contratado no Brasil tenha sido mantido no pas mesmo aps esse trabalhador, depois de prestar servios em territrio nacional, ter sido transferido para a Argentina e, sucessivamente, para os Estados Unidos da Amrica, assinale a opo correta. A Se o referido empregado for brasileiro nato, as normas do direito brasileiro sempre sero aplicadas ao contrato de trabalho por ele celebrado. B Considerando-se o disposto na Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro, as obrigaes trabalhistas, nesse caso, so regidas pelo direito estadunidense, ltimo local em que o trabalhador prestou servios. C Considerando-se que o entendimento jurisprudencial sumulado do TST adota o princpio da lex loci executionis, aplicam-se integralmente, nesse caso, as regras do pas onde se d a prestao de servio, e no as regras brasileiras. D No caso de haver conflito normativo no espao, as normas do direito argentino prevalecero, em detrimento das normas brasileiras, se forem consideradas mais favorveis ao empregado. E Tendo sido o empregado contratado no Brasil, as normas do direito brasileiro prevalecero se houver eventual conflito normativo no espao.
QUESTO 81

A respeito dos tratados internacionais, assinale a opo correta. A Aprovados em dois turnos por ambas as casas do Congresso Nacional, os tratados e as convenes internacionais, qualquer que seja a matria sobre a qual versem, adquiriro status de emenda constitucional. B As convenes da OIT no so consideradas tratados internacionais. C Caso no concorde com o teor de determinada conveno da OIT, o Poder Executivo no estar obrigado a envi-la ao Congresso Nacional para ratificao. D De acordo com a Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969, os tratados, acordos internacionais regidos pelo direito internacional, podem ser celebrados por escrito ou verbalmente. E Os defensores da aplicabilidade dos denominados acordos executivos para os quais no seria necessrio referendo do Congresso Nacional argumentam que a exigncia de referendo limita-se a acordos que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

No que se refere s convenes e s recomendaes da OIT que tratam da proteo criana e adolescente, assinale a opo correta. A A Conveno 138 da OIT no reconhece aos pases-membros a possibilidade de elevao progressiva da idade mnima de admisso no emprego ou trabalho. B A Recomendao 138 da OIT estipula, expressamente, a diversidade de idades mnimas para o trabalho por setores da atividade econmica. C A Recomendao 190 da OIT prev, como forma de garantir a proibio e a eliminao das piores formas de trabalho infantil, a revogao temporria ou definitiva do alvar de funcionamento de empresas. D A Conveno 182 da OIT prev somente a instituio e a aplicao de sanes penais nos pases-membros como forma de assegurar a aplicao e o cumprimento efetivos do combate s piores formas de trabalho infantil. E Para os efeitos de aplicao da Conveno 182 da OIT, criana toda pessoa menor de doze anos de idade.
18

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 82 QUESTO 84

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Com base na Conveno de Viena de 1961, que trata de relaes diplomticas, e na Conveno de Viena de 1963, relativa s relaes consulares, assinale a opo correta.

Consoante a CF, a totalidade do financiamento da seguridade social provm de recursos

A das contribuies previdencirias e sociais. A O agente diplomtico no goza de imunidade de jurisdio referente profisso liberal por ele exercida, fora de suas atribuies oficiais, no Estado acreditado. B Sendo o agente diplomtico isento de todos os impostos e taxas, pessoais ou reais, nacionais, regionais ou municipais, ele no arcar com as custas processuais de um processo judicial. C De acordo com a Conveno de Viena de 1961, a funo da misso diplomtica consiste em representar o Estado acreditado perante o Estado acreditante. D De acordo com a Conveno de Viena de 1961, a renncia Acerca da organizao da seguridade social, assinale a opo imunidade de jurisdio relativa s aes civis ou administrativas implica renncia imunidade relativa s medidas de execuo da sentena. E Conforme dispe a Conveno de Viena de 1961, o Estado acreditante pode renunciar, de forma tcita ou expressa, imunidade de jurisdio dos seus agentes diplomticos e das pessoas que gozam de imunidade.
QUESTO 83

B das receitas das contribuies previdencirias. C dos oramentos da Unio, dos estados e dos municpios e das contribuies previdencirias. D dos oramentos da Unio, dos estados e dos municpios e das contribuies sociais. E dos oramentos da Unio, dos estados e dos municpios, das contribuies previdencirias e da iniciativa privada.
QUESTO 85

correta.

A Nos estados, a elaborao do oramento da seguridade social deve ser realizada por um nico rgo, que ser tambm o responsvel pela sua execuo. B Apesar de a elaborao da proposta de oramento da seguridade social ser efetuada de forma integrada pelos rgos por ela responsveis, a execuo do oramento realizada por

Excetuados determinados setores da economia, verifica-se, no financiamento da seguridade social, que os empregadores, em geral, pagam uma contribuio previdenciria incidente sobre folha de remunerao de pessoal, em percentual superior ao deduzido dos vencimentos dos trabalhadores respectivos. Essa diferenciao decorre

cada rea separadamente. C No mbito federal, no necessria a submisso das propostas oramentrias para a seguridade social apreciao do Congresso Nacional, sendo suficiente sua aprovao pelo Ministrio da Previdncia Social. D Para a elaborao do oramento nacional de seguridade social,

A da igualdade de contribuintes. B da seletividade tributria. C da equivalncia de benefcios. D da individuao das participaes nos custos. E da equidade na forma de participao no custeio.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

devem-se integrar os recursos financeiros da seguridade social provenientes dos oramentos dos estados, do Distrito Federal e dos municpios ao oramento federal. E O oramento nacional da seguridade social constitudo por recursos de natureza pblica e privada.
19

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 86 QUESTO 88

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

No que se refere concesso de benefcios do regime geral de previdncia social, assinale a opo correta.

Assinale a opo correspondente a remunerao considerada para o clculo do salrio de contribuio.

A O pedido de aposentadoria deve ser apresentado ao INSS, que, deferindo-o, efetuar o pagamento do benefcio. B Nos estados, o pedido de aposentadoria deve ser apresentado ao instituto estadual de previdncia social, devendo o valor do benefcio, em caso de deferimento do pedido, ser igual ao pago pelo INSS, dado o princpio da equivalncia.

A importncias recebidas a ttulo de adicional constitucional de frias B importncias recebidas a ttulo de incentivo demisso C salrio-maternidade D benefcios da previdncia social E importncias recebidas a ttulo de frias indenizadas
QUESTO 89

C Nos estados, o pedido de aposentadoria deve ser apresentado ao instituto estadual de previdncia social, que, ao deferi-lo, dever remeter o processo ao INSS, rgo responsvel por executar a concesso do benefcio. D O pedido de aposentadoria deve ser apresentado ao INSS, que, deferindo-o, encaminhar os recursos ao instituto estadual de previdncia social, rgo responsvel por efetuar o pagamento do benefcio. E O pedido de aposentadoria deve ser apresentado empresa em que trabalha o requerente, a qual encaminha os recursos, em caso de deferimento do pedido, ao INSS, rgo incumbido de efetuar o pagamento do benefcio.
QUESTO 87

Considerando-se que determinado contribuinte tenha deixado de pagar uma contribuio previdenciria relativa ao ms de novembro de 2008 e que essa contribuio no tenha sido objeto de qualquer lanamento tributrio, correto afirmar que o direito de a administrao pblica constituir o respectivo crdito decair em

A janeiro de 2014. B novembro de 2018. C dezembro de 2018. D janeiro de 2019. E dezembro de 2013.
QUESTO 90

Em relao ao abono anual a ser pago aos segurados da Previdncia Social, correto afirmar que

Entre as receitas que custeiam a seguridade social incluem-se as provenientes das contribuies sociais devidas A ele calculado mediante aplicao do fator previdencirio sobre a ltima remunerao recebida pelo trabalhador. A pelos trabalhadores, incidentes sobre sua remunerao. B pelas empresas, incidentes sobre a sua participao no Programa de Integrao na Seguridade Social. C pelas empresas, incidentes sobre o salrio de contribuio dos empregados a seu servio. D pelos trabalhadores, incidentes sobre o salrio de contribuio. E pelas empresas, incidentes sobre a renda dos trabalhadores a seu servio.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

B ele somente pode ser recebido cumulativamente com o benefcio mensal e com a gratificao de natal. C ele devido no incio e no fim do recebimento de uma srie de benefcios. D seu valor deve ser calculado da mesma forma que a gratificao de natal dos trabalhadores. E o valor base para seu clculo consiste na remunerao do 1. ms do ano em que o trabalhador receber qualquer benefcio.
20

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 91 QUESTO 93

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Conforme a legislao vigente, o valor da maior parte dos benefcios de prestao continuada da Previdncia Social deve ser calculado com base no salrio-de-benefcio. Tratando-se de aposentadoria por idade, esse salrio-de-benefcio equivale A mdia aritmtica simples dos salrios de contribuio mdios correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio. B mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, dividida pelo fator previdencirio. C mdia aritmtica simples dos salrios de contribuio mdios correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, dividida pelo fator previdencirio. D mdia aritmtica simples dos salrios de contribuio mdios correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo. E mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio.
QUESTO 92

No que se refere disciplina jurdica da escriturao do empresrio, assinale a opo correta. A Ainda que regularmente escriturados, os livros empresariais podem fazer prova plena contra o empresrio, sendo permitida a este, no entanto, a produo de prova para demonstrar a inexatido dos lanamentos. B O juiz pode determinar, em qualquer tipo de litgio, a exibio integral dos livros do empresrio. C Conforme previsto no Cdigo Civil, a escriturao do livro dirio e do livro caixa obrigatria para todos os empresrios. D Estando regularmente escriturados, os livros do empresrio tm eficcia probatria plena em favor do empresrio, seja em litgio com outro empresrio, seja em litgio com o consumidor. E obrigatria, para todo empresrio que se dedica a compra e venda mercantil e a prestao de servios, a escriturao do livro de registro de duplicatas.
QUESTO 94

Joo, engenheiro civil, iniciou sua carreira profissional fazendo projetos de reformas de apartamentos. Dois anos depois, combinou com Joaquim e Rivaldo, mestre de obras e pedreiro, respectivamente, que eles executariam os projetos para os quais ele fosse contratado, sendo pagos diretamente por quem contratasse os servios. Joo, ento, adquiriu as ferramentas e mquinas que seriam usadas por Joaquim e Rivaldo na execuo dos projetos e locou um imvel para receber os clientes e guardar o maquinrio. Na nica vez que esteve na junta comercial de seu municpio, Joo procurava o endereo de uma sociedade comercial para quem executara um trabalho e cujo cheque, entregue a ele em pagamento, no havia sido pago pelo banco por falta de fundos. A situao econmico-financeira de Joo no estava boa, no tendo ele pagado a duplicata extrada pelo vendedor de uma betoneira. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta. A Joo no tem direito de requerer recuperao judicial. B Joo pode requerer a falncia da sociedade que lhe passou o cheque em pagamento. C Joo deveria ter registrado sua atividade na junta comercial antes de comear a fazer projetos de engenharia. D Joo, Joaquim e Rivaldo celebraram uma sociedade em conta de participao. E Em eventual processo de falncia iniciado pela sacadora da duplicata, Joo poder alegar, em sua defesa, no ser parte legtima para nele figurar, j que no registrado como empresrio.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

A respeito da disciplina jurdica da patente de inveno e(ou) de modelo de utilidade, assinale a opo correta. A O direito de utilizao exclusiva decorrente da patente tem eficcia erga omnes, inclusive em relao a terceiros que se utilizem da inveno ou do modelo de utilidade para pesquisas tecnolgicas. B Compete justia estadual ou do Distrito Federal, salvo no caso de interveno do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o processamento de demanda que vise declarao de nulidade da patente. C O prazo de eficcia do direito de utilizao exclusiva da inveno ou do modelo de utilidade, de 20 e de 15 anos, respectivamente, contado da data do deferimento da patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. D No se considera estado da tcnica, o que poderia afastar o requisito da novidade, e, portanto, impedir a concesso da patente, a divulgao da inveno, pelo prprio inventor, no perodo de 12 meses antes da data do depsito do pedido de patente. E Pode ser patenteada inveno ou modelo de utilidade cuja fabricao dependa da inveno de outro componente que se presume, pela evoluo da tcnica, que poder ocorrer em futuro prximo.
21

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 95 QUESTO 97

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

Acerca de publicidade empresarial, assinale a opo correta luz do Cdigo de Defesa do Consumidor. A do MP o nus da prova em ao civil pblica por ele proposta para responsabilizar anunciante por publicidade abusiva ou enganosa, sendo aplicvel a inverso se presentes os pressupostos que a justifiquem. B Considere que determinada agncia de turismo promova a distribuio de panfletos anunciando a venda de pacotes de turismo, a preos baixos, para praias do Mxico, nos meses de janeiro a maro, mas omita que esse perodo corresponde temporada de furaces na regio. Nesse caso, a publicidade considerada simulada por omisso. C Considere que, em jornal de circulao nacional, seja publicada, com aparncia de matria jornalstica desse jornal e sem indicao de se tratar de publicidade, publicidade relativa a determinado automvel em que esse automvel avaliado como excelente. Nesse caso, a referida publicidade considerada enganosa. D Compete exclusivamente ao Poder Executivo impor a realizao de contrapropaganda ao anunciante que tenha feito anncio publicitrio abusivo ou enganoso. E Considere que, em anncio televisivo, protagonizado por mdico de renome por fazer reportagens televisivas e por ser escritor, se afirme que determinado sabonete elimina 90% das bactrias presentes na pele das crianas e que se apure que, na verdade, o referido sabonete elimina apenas 10% das bactrias. Nessa situao, o anncio publicidade abusiva.
QUESTO 96

Em relao ao estabelecimento comercial, assinale a opo correta. A Conforme a doutrina majoritria, a natureza jurdica do estabelecimento comercial de uma universalidade de fato. B Para que seja vlido em relao a terceiros eventualmente prejudicados por sua celebrao, o trespasse deve ser registrado margem da inscrio do empresrio ou da sociedade empresria no Registro Pblico de Empresas. C Para a garantia de terceiros, o nome do empresrio individual ou da sociedade empresria deve coincidir com o ttulo do estabelecimento comercial. D O estabelecimento comercial no pode ser objeto de penhora se utilizado para a explorao de empresa de empresrio individual, por ser, nesse caso, necessrio ao exerccio da profisso de empresrio, dada a definio de empresrio contida no art. 966 do Cdigo Civil. E O estabelecimento comercial compe-se dos bens necessrios ao exerccio da empresa e dos dbitos do empresrio, inclusive dos que no estejam contabilizados no momento de eventual trespasse.
QUESTO 98

No incio deste ano, a ABC Representaes Ltda., empresa no registrada no conselho regional dos representantes comerciais, celebrou com a DEF Biscoitos Ltda. contrato de representao comercial, no territrio do municpio X, para o agenciamento da venda de biscoitos produzidos pela DEF. O contrato foi celebrado por escrito, nos termos da Lei n. 4.886/1965 e de acordo com as instrues e condies estabelecidas pela DEF. No contrato, cujo trmino corresponde ao dia do primeiro jogo da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, no h clusula de exclusividade de zona. A maioria dos contratos agenciados pela ABC no se concretizou. Outro representante da DEF na mesma zona agenciou negcios que se efetivaram. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta. A No caso de a DEF Biscoitos Ltda. denunciar o contrato antes do incio da Copa do Mundo, no ser necessrio indenizar a ABC. B O contrato firmado entre a DEF e a ABC tem caractersticas de contrato de trabalho, dada a subordinao desta quela, comprovada pelo fato de o contrato ter sido celebrado de acordo com as instrues e condies estabelecidas pela DEF. C Como a ABC no era registrada no rgo regulador, a DEF no est obrigada remuner-la pela intermediao, conforme dispositivo da Lei n. 4.886/1965 validado pela jurisprudncia. D Presume-se, por falta de disposio contratual expressa em contrrio, a exclusividade da representao ABC, que deve, portanto, ser remunerada pelas vendas agenciadas pelo outro representante da DEF. E devida remunerao ABC por todos os pedidos que agenciou, mesmo aqueles que no resultaram na celebrao de contrato.
Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

Assinale a opo correta a respeito de ttulos de crditos. A O portador de duplicata aceita, devolvida e no paga pelo sacado perde o direito de regresso contra endossantes e respectivos avalistas, salvo com relao ao sacador endossante, se no protest-la no prazo de 30 dias contado de seu vencimento. B Citado para pagar, o avalista poder requerer que, antes de efetuar o pagamento, sejam excutidos os bens do avalizado, valendo-se, portanto, do denominado benefcio de ordem. C O Cdigo Civil, ao tratar genericamente dos ttulos de crditos, comina com a nulidade o endosso parcial. D No tem eficcia de cheque o documento ao qual falte a indicao do lugar do pagamento. E O Cdigo Civil, ao tratar genericamente dos ttulos de crditos, permite a prestao de aval para garantia de pagamento de apenas parte do valor do ttulo de crdito.
22

||TRT513_001_01N328075||
QUESTO 99 QUESTO 100

CESPE/UnB TRT 5. Regio/2012

A respeito do instituto da recuperao judicial, assinale a opo correta. A Deferido o processamento da recuperao judicial, suspendem-se pelo prazo de 180 dias todas as aes e execues, inclusive as trabalhistas que demandem quantia ilquida, podendo ser realizada, entretanto, a busca e apreenso de proprietrios fiducirios de bens mveis e imveis, a quem cabe reaver os respectivos bens, ainda que sejam essenciais atividade do recuperando. B Ao juiz responsvel pela recuperao judicial compete decidir a respeito da constrio de bens, ainda que no faam parte do respectivo plano recuperao. C As cooperativas podem requerer a recuperao judicial. D Se um dos scios da sociedade tiver sido condenado por crime contra a economia popular, a recuperao judicial no pode ser a ela deferida. E O processamento e o julgamento de ao proposta pelo MP para retificar crdito admitido na recuperao judicial compete justia do trabalho, se o crdito tiver sido por ela definido.

No que concerne a transformao, incorporao, fuso e ciso, assinale a opo correta. A Na transformao, ocorre novao das obrigaes anteriores, pela modificao do antigo devedor. B De acordo com o disposto no Cdigo Civil, na incorporao h, em regra, sucesso universal, pela sociedade incorporadora, dos direitos e obrigaes da sociedade incorporada, sendo possvel, apenas quanto s obrigaes, a excluso contratual da responsabilidade da incorporadora. C Conforme o Cdigo Civil, os credores podem requerer ao juzo falimentar a separao dos patrimnios da sociedade primitiva e da sociedade transformada, no caso de falncia desta, em at 90 dias aps a publicao da transformao. D Conforme previso da Lei das Sociedades Annimas, no caso de a ciso no resultar extino da sociedade cindida, a responsabilidade das sociedades solidria em relao a dvidas transferidas da sociedade primitiva, salvo pacto em contrrio, hiptese em que se faculta aos credores notificarem as sociedades, dentro de determinado prazo, para manifestar interesse na manuteno da solidariedade. E De acordo com a Lei das Sociedades Annimas, o protocolo que antecede a incorporao, a fuso e a ciso tem natureza jurdica de pr-contrato, podendo, portanto, ser especificamente executado no caso de descumprimento.

Cargo: Juiz do Trabalho Substituto

23

You might also like