You are on page 1of 12

CINEMA, CORPO, BOXE: NOTAS PARA PENSAR A RELAO ESPORTE E SOCIEDADE Victor Andrade Melo1 Alexandre Fernandez Vaz2

Resumo O trabalho apresenta algumas notas sobre a relao entre cinema e esporte, duas expresses da modernidade, tomando como exemplo central o boxe. Modalidade-espetculo que fascinou a artes, em especial a literatura e o cinema, o pugilismo foi tambm uma referncia esttica para Bertold Brecht, para o qual a posio do pblico esportivo seria ativa, assim como ator no cinema, para Benjamin, dominaria a mquina. Atemo-nos, nos limites desse trabalho, a algumas cenas da relao histrica entre cinema e boxe, o carter de espetculo que este assume e tambm a carga moral que passa, nos marcos do carter civilizador do esporte, a comportar. Palavras-chave: cinema, pugilismo, cinema e esporte, domnio do corpo. Abstract Cinema, Body, Pugilism: notes to think about the relation between sport and society. This paper shows up some notes on the relation between cinema and sport, both very important expressions of modernity. Pugilism is a central theme of this study because it was a fascinated subject for several arts, specially literature and cinema. It was also an esthetical reference for Bertold Brecht, for which sport public was like the cine actor for Walter Benjamin: both were active, the second was the master of machine. In this study we watch some scenes of the history of cinema and pugilism, the spectacle face of the last and also its moral function as vector of civilization process. Key-words: cinema, pugilism, cinema and sport, domination of body.

Introduo Nos anos 1930 o filsofo alemo Walter Benjamin publicou um ensaio que se tornaria um clssico sobre as condies de produo e reproduo da obra de arte. Referimo-nos ao conhecidssimo A obra de arte na era da sua reprodutibilidade tcnica. Ao escrever o texto, Benjamin procurava enfrentar questes candentes, entre elas a possibilidade de afirmao da obra de arte em face perda do seu carter aurtico, de unicidade e distanciamento, assim como a estetizao da sociedade propugnada pelo fascismo, cujo um dos representantes, Marinetti, preferia falar na beleza da guerra, da destruio. Contrapondo-se a ele, Benjamin (1985) levantava a bandeira de uma politizao da arte.

1 2

Professor da UFRJ; Pesquisador do CNPq. Professor do PPGE/UFSC; Coordenador do Ncleo de Estudos e Pesquisas Educao e Sociedade Contempornea; Pesquisador CNPq.

O texto sobre a reprodutibilidade tcnica compe uma constelao que forma um trabalho muito mais extenso e que no chegou ao seu fim na curta vida de seu autor. O Passagen-Werk (Obra das Passagens) pretendia ser uma arqueologia da modernidade a partir da anlise de literatos, panfletos, propagandas e outros artefatos das grandes cidades europias, principalmente de sua metrpole por excelncia, Paris, a capital do sculo XIX, como mostram outros ensaios de Benjamin (1997). O texto em questo se debrua especialmente sobre o cinema, considerando-o, por conta de sua natureza produtiva e esttica as possibilidades de aproximao tica, os cortes, a montagem a expresso artstica moderna por excelncia. Cinema e cidade, cidade no cinema, a possibilidade de a multido ver-se na tela, diz Benjamin. Mais do que isso, a chance de do humano relacionar-se, de forma autnoma, com a mquina:
O interesse desse desempenho [do ator cinematogrfico] imenso. Porque diante de um aparelho que a esmagadora maioria dos citadinos precisa alienar-se de sua humanidade, nos balces e nas fbricas, durante o dia de trabalho. noite, as mesmas massas enchem os cinemas para assistirem vingana que o intrprete executa m nome dela, na medida em que o ator no somente afirma diante do aparelho sua humanidade (ou o que parece como tal aos olhos dos espectadores), como coloca esse aparelho a servio do seu prprio triunfo. (BENJAMIN, 1985, p. 178-179).

Mas, h ainda uma outra forma, alm do cinema no qual ator desempenharia contra a mquina, dominado-a onde o humano exerceria seu senhorio sobre a mquina, propugnando uma relao distinta daquela da fbrica, determinada pelo capitalismo a pleno vapor. Benjamin se refere a um fenmeno to importante para a modernidade quanto representativo para as novas configuraes subjetivas que ali se engendram sobre o corpo. O esporte no lhe passou despercebido, tanto como ponderao sobre a maquinizao do

corpo representada pelo espetculo de Berlim/1936 (BENJAMIN, 1980), quanto pela fascinao dada pela excelncia esportiva de um multicampeo olmpico: O esportista s conhece, num certo sentido, os testes naturais. Ele executa tarefas impostas pela natureza, e no por um aparelho, salvo casos excepcionais, como o do atleta Nurmi, de quem se dizia que corria contra o relgio. (BENJAMIN, 1985, p. 178). A ateno de Benjamin para esses dois fenmenos to modernos, o esporte e o cinema, no arbitrria, pelo menos por dois motivos. O primeiro deles a prpria grandeza de cada um deles, nascidos como espetculo mais ou menos ao mesmo tempo, se considerarmos a primeiras exibies cinematogrficas e as contemporneas arenas esportivas, mesmo quando elas foram s ruas da segunda metade do sculo XIX. Lembremos que anos depois, ao tempo em que vinha a pblico o ensaio de Benjamin, esses dois fenmenos encontraram uma sntese definitiva no projeto Olympia, Festa do Povo, Festa da Beleza, de Leni Riefensthal, documentrio que estabelece os parmetros do que ser, posteriormente, a captao e produo de imagens esportivas pela televiso. O segundo motivo a presena de Bertolt Brecht no ensaio sobre a reprodutibilidade tcnica. Mais que isso, diz respeito ao papel que o grande dramaturgo atribui ao teatro revolucionrio ou, mais especificamente, relao entre o pblico e o desenrolar do espetculo. Para ele, o papel do primeiro deveria ser outro que na tragdia clssica, envolto em alguma contemplao e abandono. Ao contrrio, o pblico do teatro revolucionrio deveria ser como o seu correlato esportivo, ativo, influente no desenrolar no palco. Brecht toma como modelo nada menos que o pblico do boxe, esporte pelo qual o revolucionrio tinha a fascinao dos que acreditam no voluntarismo como mola mestra da transformao social.

Se o cinema multiplica as possibilidades do teatro revolucionrio, uma vez arte reprodutvel infinitamente, cabe perguntar, na esteira das preocupaes do prprio Brecht, ele mesmo um entusiasta das prticas esportivas na tela grande, e das sugestes de Benjamin, sobre a relao entre aquele e o esporte, especificamente o pugilismo. Nas prprias pginas ocupamo-nos do tema na forma de um comentrio algo experimental tomando como referncia algumas cenas dessa histria3. Com esse esforo, esperamos contribuir para delinear com maior preciso o papel ocupado pelo esporte nas redes e teias sociais, algo que poderamos chamar de uma arqueologia social do objeto. Lembremos que o boxe tem sido um dos esportes mais representados pelas mais diferentes linguagens. A literatura, por exemplo, tem sido prdiga em dispor deste esporte, talvez porque suas narrativas, seus personagens e ambientes (confusos, paradoxais, sombrios) sejam muito adequados elaborao de boas histrias. Ernest Hemingway e Ezra Pound o consideraram, Borges e Brecht desinaram-lhe contos e ensaios. Julio Cortazar dedicou a Carlos Monzn um texto belssimo, uma homenagem ao campeo argentino, dolo e figura carimbada da melancolia, do drama e do tango portenhos e ainda tomou el boxeo como um quase-personagem no conto Segundo viaje. Machado de Assis, por sua vez, observou a presena da nobre arte na cidade do Rio de Janeiro em crnicas publicadas no jornal Gazeta de Notcias na dcada final do sculo XIX. Porque elegemos o boxe e o cinema como temtica de estudo? Chamou-nos a ateno a peculiaridade de sua popularidade em uma sociedade que desde o sculo XIX vem se pretendendo como moderna. Melo (2004) trabalhou com a tese de que esporte, cinema e dana so manifestaes primordiais no nascimento da sociedade do espetculo

O trabalho d prosseguimento a um esforo que pode ser encontrado em Melo (2004) e Vaz (2004).

(DEBORD, 1997), diretamente articuladas com o iderio e o imaginrio da modernidade por estarem plenamente adequadas aos sentidos e significados de um novo modus vivendis que inclua o desafio, o movimento, a exposio corporal, a velocidade, a busca do prazer e da excitao, a crena na cincia e no progresso, a idia de multido, um processo de formao de uma cultura popular construda no hibridismo urbano do gosto das camadas mdias e populares. O esporte no apenas foi tema constante nas pelculas, como tambm foi responsvel por desencadear mudanas na linguagem cinematogrfica, estabelecendo uma forma de captao e montagem que devia corresponder s coreografias que se anunciavam. Cinema e boxe: primrdios de uma relao uma preocupao cientfica no decorrer do sculo XIX que o esporte deixa de ser apenas um jogo de azar e passa-se cada vez mais a observar sua vinculao com a idia de sade, uma relao equivocadamente causal e linear que permanece at os dias de hoje. Mais do que isso, de forma crescente passa a ser concebido essencialmente como um espetculo, gerando um poderoso mercado ao seu redor. identificado simultaneamente como uma "forma de viver", adotada pelos modernos, e como uma diverso seja na prtica propriamente dita ou ainda no gozo do espetculo que ganha grande popularidade por entre todas as camadas sociais. Observe-se que, na transio dos sculos XIX e XX, ele confirma definitivamente os imperativos da modernidade. Nesse contexto, boxe, automobilismo, remo, ciclismo, futebol, disputas em geral ganham espao:
Perto da virada do sculo, uma grande quantidade de diverses aumentou muito a nfase dada ao espetculo, ao sensacionalismo e surpresa. Em uma escala mais modesta, esses elementos sempre haviam feito parte das diverses voltadas para platias proletrias, mas a nova prevalncia e poder de sensao imediata e emocionante definiram uma era

fundamentalmente diferente no entretenimento popular. A modernidade inaugurou um comrcio de choques sensoriais. O suspense surgiu como a tnica da diverso moderna. (SINGER, 2001, p. 133).

Assim, como j vimos, no de surpreender os encontros entre cinema e esporte no decorrer da histria. Mas quando o boxe pela primeira vez foi captado pelas lentes dos primeiros cineastas? Antes mesmo da inveno do cinema moderno. Ao que tudo indica, pela primeira vez atletas em movimento so representados em 1865, j com fotografias de boxeadores, exibidas no estereoscpio, de Jean Claudet (MANNONI, 2003). Vemos cenas do nobre esporte captadas nas mquinas criadas por tienne-Jules Marey e Georges Demeny no mbito da Station Phisiologique, pioneira no desenvolvimento cientfico da fisiologia do exerccio. Juntos inventaram a primeira cmera cronofotogrfica, iniciativa que obteve real sucesso na produo de filmes, quase tendo resolvido o problema da projeo, algo que somente seria definitivamente solucionado em 1895, com a ao dos irmos Lumiere. Alguns estudiosos chegam mesmo a afirmar que seriam esportivas algumas das origens do cinema, tal o papel que o esporte ocupou no desenvolvimento de mquinas que precedeu quela criado pelos Lumiere4. O boxe captado e exibido nesse primeiro momento estava diretamente relacionado com uma preocupao cientfica de investigar e descrever com mais profundidade a movimentao humana. Sua presena nas pelculas se d fundamentalmente pela riqueza de movimentos que apresentava. Cinema e boxe: espetculo e cotidiano Esse quadro comearia a se alterar a partir da inveno do quinetoscpio, por Thomas Edison, em 1894, em cujas mos a exibio de imagens em movimento entra
4

Existem alguns bons documentrios franceses sobre tal fato, entre eles Georges Demeny e as origens esportivas do cinema, exibido no ms de julho de 2002, no Centro Cultural do Banco do Brasil/Rio de Janeiro.

definitivamente no rumo de tornar-se um espetculo e no mais somente uma questo puramente cientfica. Nesse mesmo ano, Edison filmou a luta entre James Corbett e Peter Courtenay, e em 1897, a luta entre Corbett e Fitzsimmons (MERIDA, 1995) Nos Estados Unidos, a partir de aperfeioamento do aparelho criado por Edison, vrias empresas foram se estabelecendo no mercado. Vale a pena destacar a Kinestocope Exhibition Company, dirigida por Otway e Gray Latham, especializada em filmes de boxe, que j gozavam de grande prestgio entre o pblico e se encontravam entre os mais procurados nos primrdios do cinema norte-americano (MANNONI, 2003). J que se desejava exibir as lutas de boxe em toda sua plenitude, foram criados novos modelos de pelcula, de maneira a tornar possvel captar e exibir pelo menos um round por filme. O primeiro combate filmado com essa pelcula foi realizado em seis rounds. Foram ento disponibilizados o mesmo nmero de aparelhos individuais, cada um exibindo um dos sets da peleja. A iniciativa gozou de grande sucesso comercial, acentuado pelo fato de que, com auxlio de uma lanterna mgica, comearam a ser exibidos os filmes em telas, para um pblico ainda maior. A primeira exibio pblica norte-americana ocorreu quase um ms depois da dos irmos Lumire: 21 de abril de 1895. Outra inovao implementada pelos irmos Latham, no mesmo ano de 1895, tambm tinha relao com o boxe: filmaram o combate entre Youg Griffo e Charles Barnett do telhado do Madison Square Garden, em seqncias de at 8 minutos, sem interrupo (MANNONI, 2003). Nesse momento, o esporte j era bastante filmado por ser mais uma das prticas comuns no gosto popular e por ser um espetculo de grande popularidade. Por isso identificamos tanto o boxe sendo tematizado nos primrdios do cinema norte-americano, nos nickelodeon, muito procurados por imigrantes e outros membros das classes trabalhadoras daquele pas. O novo mundo era exibido nas telas que ocupavam as feiras e

lojas abertas nas novas cidades cada vez maiores (COHEN, 2001) e dele fazia parte o esporte, notadamente o boxe, um dos smbolos culturais norte-americanos. Tambm comum desde esse primeiro momento a insero do boxe na cena cmica, algo que vai percorrer toda histria da relao desse esporte com o cinema. Normalmente trata-se de um lutador inferior, que adota um estilo confuso e, ainda assim, depois de receber algumas pancadas do pugilista mais forte (sempre com cara de mau), acaba por vencer ou se sair bem no combate. Uma exemplar e genial cena dessas pode ser identificada em Luzes da Cidade, de Charles Chaplin (1931), que j tinha incorporado o esporte no curta-metragem Campeo de Boxe, realizado em 1915. Cinema e boxe: formao moral Posteriormente, sem que deixasse de ser encarado como divertimento do homem comum, o tema, compreendido como smbolo de progresso, passa a ser inserido em preocupaes de cunho nacionalista, envolvido em formulaes de cunho moral e encarado como estratgia de formao poltica, tanto a partir de uma perspectiva progressista, quanto do ponto de vista conservador. Havia claramente um sentido de construo de comportamentos adequados e de uma identidade nacional ao redor do cinema norte-americano do incio do sculo XX. Tratava-se da difuso de ideais e utilizao de heris como fora de expresso, algo que se concretizou nos dolos cinematogrficos, vrios oriundos do meio esportivo, como Jonny Weissmuller, ex-atleta de natao e o mais famoso Tarzan, e alguns famosos lutadores de boxe. Os filmes no seriam mais os mesmos e certamente o esporte de forma diferente passaria a ser representado. Os antigos filmes ingnuos de boxe dariam lugar a pelculas

mais densas, como O Campeo (1931), estrelada por Paul Muni, um grande sucesso na ocasio, refilmado por Zefirelli em 1979. Cinema e boxe: o consolidar de uma relao Os filmes de boxe no mais pararam de surgir na cinematografia norte-americano. David W. Griffith, John Huston, John Ford, Franco Zefirelli, Charles Chaplin e Martin Scorcese, entre outros importantes diretores, apontaram suas cmeras para o esporte. Atores como Robert De Niro, Jon Voigt, Humprey Bogart, Antony Quenn, Jack Palance, Errol Flynn, Kirk Douglas, Clark Gable, Paul Newman, Daniel Day Lewis e at Elvis Presley representaram papis de boxeadores. Vale ainda destacar a srie Rocky, cujo primeiro filme foi lanado em 1976, estrelado por Sylvester Stalone, que foi agraciado com trs Oscar. Mas o boxe tambm chamou a ateno de importantes cineastas de outros pases, como de Luchino Visconti, que dirigiu Rocco e seus irmos, estrelado por Alain Delon, e de Alfred Hitchcock, responsvel por O Ringue de 1927. No nos parece equivocada a afirmao de Ignacio Maas (2003, p. 40): El deporte, como el cine, tiene sus gneros. Y el que sin ninguna duda ha despertado ms la atencin de los cineastas ha sido el boxeo. Todos los gneros cinematogrficos se han servido de este deporte para construir historias que nos han venido mostrando su turbulenta e intricada evolucin. Enfim, o fascinante mundo do boxe, com seus personagens sombrios e complexos (ainda que facilmente reduzveis a um esquema maniquesta de heri-mocinho), com seus dramas pessoais, com suas histria de superao, um mundo esteticamente adequado s lentes das cmeras (com sombras, suor, lgrimas, corpos fortes, impacto visual), conectando o popular com a elite, o insider com o outsider, a assepsia da atividade fsica

com a sujeira do ambiente, sempre foi um prato cheio para cineastas de todas as nacionalidades. guisa de concluso: um dilogo com Brecht
Praticar boxe para melhorar o funcionamento dos intestinos...isso no esporte. A finalidade do esporte no , obviamente, o fortalecimento do corpo, mas a finalidade deste pode, sim, ser esportiva. (...) Um pugilista que no leva seu oponente ao nocaute, no pode ser considerado o vencedor do combate. (BRECHT, 1993, p. 314-315).

Vale a pena voltar, para concluir, a citar as relaes que Bertold Brecht manteve com o esporte, notadamente com o boxe, pela importncia da obra do poeta e dramaturgo e pela sua compreenso sobre os encontros entre o esporte e a arte. O autor foi um apaixonado pelo aspecto plstico e objetivo do gestual dos atletas, notadamente de pugilistas. Um relacionamento mais explcito de Brecht com o boxe pode ser observado a partir da dcada de 1920, quando comeou a freqentemente comparecer aos ringues e s lutas e tornou-se amigo e bigrafo de Paul Samson-Koerner, um dos campees alemes da poca, futuramente ator de cinema (BORNHEIM, 1992). Segundo Gerd Bornheim (1992), mesmo que imprecisa, a aproximao de Brecht com esporte no pode ser vista como ocasional ou mera curiosidade, devendo ser situada no mbito de suas propostas para o teatro e para a arte em geral. Como dito na introduo desse texto, Brecht no s comparava os espetculos esportivos aos teatrais, como sugeria que o pblico de teatro se aproximasse da postura dos espectadores esportivos. Claramente Brecht parecia caminhar, mesmo que no explicitamente, no sentido de apresentar o esporte como uma arte da performance. Observe-se que Brecht no propunha que o esporte fosse incorporado como tema pelo teatro, embora tambm a isso explicitamente no se opusesse, chegando a inserir o

boxe em uma de suas peas (Na selva das Cidades, 1922), quando metaforicamente compe um conflito entre um empregado (Garga) e um rico madeireiro (Schlink), em forma de combate de boxe: onze cenas, onze rounds. Ele retomaria essa metfora do esporte com a vida em um importante filme, no qual atuou como roteirista: Kuhle Wampe ou a quem pertence o mundo?. O que Brecht propunha que o modus organizandis do esporte deveria ser assimilado pelo teatro como uma possibilidade de construo de um mtodo. Chegava a comparar o ator a um boxeador e a encarar os estdios como uma materializao de sua proposta de organizao do espao cnico, simples e com exposio clara de todo aparato instrumental (luzes, refletores etc.). Na verdade, a est o argumento central de nosso estudo, o que desencadeou nossa investigao: o esporte, entre eles o boxe, esteve articulado complexamente com a construo do iderio da modernidade, ocupando um lugar mpar nesse processo. a busca de definio dessa peculiaridade que nos conduz ao desenvolvimento de nossa pesquisa. Com os indcios apresentados neste artigo, podemos concluir que h farto material a ser trabalhado e muito a ser investigado acerca de to polmico e instigante esporte.

Referncias Bibliogrficas BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade tcnica. In: ______. Magia e tcnica, arte e poltica (Obras escolhidas I). So Paulo: Brasiliense, 1985. p. 165196. ______. Charles Baudelaire. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997. BORNHEIM, Gerd. Brecht: a esttica do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992. BRECHT, Bertold.Die Todfeinde des Sportes. In: GOLDMANN, Bernd; SCHWANK, Bernhard. Sportgeschichten.Frankfurt am Main/Leipzig: Insel, 1993. p. 314-315.

COHEN, Margareth. A literatura panormica e a inveno dos gneros cotidianos. In: CHARNEY, Leo, SCHWARTZ, Vanessa (orgs.). O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo: Cosac & Naify Edies, 2001. DEBORD, Guy. Sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. MAAS, Ignacio M. Fernandez. Lgrimas y golpes: lirios rotos. Nickel Odeon, Madri, n.33, inverno/2003. MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra. So Paulo: Senac/Editora Unesp, 2003. MELO, Victor Andrade de. Esporte, imagem, cinema: dilogos. Relatrio de pesquisa/psdoutorado em Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Programa Avanado de Cultura Contempornea, 2004. Disponvel em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/cinema. MERIDA, Pablo. El boxeo en el cine. Barcelona: Kaplan, 1995. SINGER, Bem. Modernidade, hiperestmulo e o incio do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo, SCHWARTZ, Vanessa (orgs.). O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo: Cosac & Naify Edies, 2001. VAZ, Alexandre Fernandez. Memria e progresso: sobre a presena do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: SOARES, Carmen. (Org.). Corpo e Histria. 2 ed. Campinas, 2004, p. 43-60.

You might also like