You are on page 1of 6

Ok

Dicas & Manuteno Reforma & Construo Artesanato Plantas & Jardim Bichos de Estimao Sade & Beleza +Categorias

FAZFCIL REFORMA & CONSTRUO HIDRAULICA BOIAS

Tenho duas caixas dgua Como devo fazer a ligao eletrica da boia?
Escrito por Instrutor Daniel Ferreira

Tenho duas caixas dgua, uma superior e outra inferior, como devo fazer a ligao para que a bomba da caixa inferior no funcione sem gua. Na embalagem da bia,para caixa superior,o esquema fio preto para a bomba e fio azul para a rede. Para a caixa inferior,o fio marrom para a bomba e o fio preto para a rede . Este sistema de instalao de bias automticas um sistema muito eficiente quando instalado corretamente, ele ao mesmo tempo em que torna o acionamento do conjunto motor-bomba preciso, tambm oferece uma parada precisa quando se alcana o objetivo, que encher o reservatrio superior e economizando assim tempo e energia eltrica.

- Funcionamento do sistema:
Este sistema funciona de seguinte forma; O nvel de gua do reservatrio inferior aciona o mecanismo interno da bia automtica inferior que conduz o sinal eltrico para a bia superior que de acordo com o nvel do reservatrio superior (se ele estiver com o nvel crtico) a bia superior conduz este sinal eltrico at a bomba permitindo o seu funcionamento, se caso encher o reservatrio superior o sinal eltrico interrompido e se o nvel do reservatrio inferior atingir o nvel mnimo regulado pela bia automtica inferior ele interrompe o sinal eltrico e a

bomba tambm desliga. importante observar que as bias tm o sistema de funcionamento inverso, a bia do reservatrio superior corta o sinal eltrico quando o reservatrio est cheio e a bia do reservatrio inferior corta o sinal eltrico quando o reservatrio inferior est vazio. Bom imagino que a tenso eltrica de sua residncia seja 127 v, por isso estou enviando em abaixo um esquema de instalao das bias automticas para esta tenso, vejo que necessrio tambm instalar um disjuntor neste sistema que serviria para proteo da instalao no caso de aquecimento e tambm para outro tipo de problema qualquer. Este disjuntor ir proporcionar o desligamento do sistema a qualquer momento de forma manual, pode ser um disjuntor comum, como mostra a figura ao lado: Disjuntor Mono polar

Como seria calculada a capacidade deste disjuntor?


Vejo que no foi informada no seu email a potncia da bomba, pois com ela e com a tenso de trabalho calcula-se a capacidade em ampere do disjuntor, este disjuntor fundamental para o perfeito funcionamento da instalao, vejamos como calcular a capacidade do disjuntor:

A tenso de 127 v A potncia da bomba de 1 HP=745,7 watts Fazendo uma conta simples e rpida, temos: I=P/V (Corrente igual potncia dividido por tenso), ento temos: I = 745,7/ 127 I = 5,9 A (ampere), aplicando 20% em cima deste valor, temos: I = 7,08 A (Ento voc deve utilizar um disjuntor de 10 A amperes) OBS: isole todos os fios das bias automticas que no forem utilizados na instalao.

Anexo: esquema de ligao

Dimensionamento de uma bomba dgua Centrfuga!

Hidratao e bebidas energticas!

Bombas dgua problemas & solues!

Bomba: a gua retorna para a rua e no enche a caixa!

+ BOIAS

Bia da caixa dgua, problema muita presso na boia Boia com automtico, regulagem! Tenho um reservatrio, trs caixas dgua e uma bomba! Tenho duas caixas dgua Como devo fazer a ligao eletrica da boia? Problemas com a boia eltrica, no est atuando! Boia eletrica como se faz a instalao na caixa de agua? Como instalar uma boia eltrica no nivel certo? Boia eltrica como funciona? Boia de caixa de gua para que serve?

CONSTRUO DECORAO ELETRICIDADE HIDRAULICA


o

Aquecedores hidraulica
o Boias o Bomba de agua o Caixas d'gua

Dicas do Especialista Encanamento o Esgoto o Louas e Metais o Palavras mais usadas


o

o o

Pressurizador Registros Sanitario & Descarga o Testes


o o

Torneiras

ILUMINAO ISOLAMENTO MATERIAIS MVEIS PINTURA PISCINA PISOS TELHADOS

NEWSLETTER
Receba o FazFcil por email grtis!
Email Nome
Assinar

BAIXE E FAA

Como fazer uma capa para mquina de costura em patchwork!

Como fazer um chaveiro de EVA em Forma de Coruja

Como fazer seu estncil com folha de acetato.

Como fazer uma linda Mscara de Carnaval / Halloween em EVA

Encadernao com EVA

Entendendo as cores como figuras geomtricas

Sempre incluindo novidades e criando novas maneiras de simplificar o seu dia a dia, tudo grtis!
Faz Fcil

Ok

Faz Fcil

Fale conosco Verso Mobile Seja um colaborador Quem somos Mapa do site Termos de uso

Copyright 2001-2014 Faz Fcil. O uso deste web site constitui aceitao dos Termos de Uso e Polticas de Privacidade do Faz Fcil.

You might also like