You are on page 1of 9

Algoritmo Vetores

Ascencio, Ana Fernandes Gomes; Campos, Edilene Aparecida Veneruchi. Fundamentos da programao de computadores. So Paulo. Prentice Hall, 2002.

Vetores
Um vetor uma varivel composta homognea unidimensional formada por uma seqncia de variveis, todas do mesmo tipo, com o mesmo identificador (mesmo nome) e alocadas seqencialmente na memria. Uma vez que as variveis tm o mesmo nome, o que as distingue um ndice, que referencia sua localizao dentro da estrutura.

Declarao de vetor
DECLARE nome [tamanho] tipo

Onde: nome o nome da varivel do tipo vetor; tamanho a quantidade de variveis que vo compor o vetor; tipo o tipo bsico de dados que poder se armazenado na seqncia de variveis que formam o vetor

Exemplo
DECLARE X[5] NUMRICO

Atribuindo valores no vetor


X[1] X[4] 45 0

Carregando vetor - VisualG


Os nomes das variveis devem comear por uma letra e depois conter letras, nmeros ou underline, at um limite de 30 caracteres. As variveis podem ser simples ou estruturadas (na verso atual, os vetores podem ser de uma ou duas dimenses). No pode haver duas variveis com o mesmo nome, com a natural exceo dos elementos de um mesmo vetor.
<lista-de-variveis> : vetor "["<lista-de-intervalos>"]" de <tipo-de-dado>

var a: inteiro Valor1, Valor2: real vet: vetor [1..10] de real matriz: vetor [0..4,8..10] de inteiro nome_do_aluno: caractere sinalizador: logico

Exemplo em VisualG
algoritmo vetores var vet: vetor[1..10] de real i: inteiro inicio para i de 1 ate 10 faca vet[i] <- i * 2 fimpara para i de 1 ate 10 faca escreva(vet[i]) fimpara fimalgoritmo

Resultados passo a passo

Exerccios
1) Faa um programa que carregue um vetor (valores digitados por um usurio) de seis elementos numricos inteiros, calcule e mostre:
1) 2) 3) 4) A quantidade de nmeros pares; Quais os nmeros pares; A quantidade de nmeros impares; Quais os nmeros impares;

2)

Faa um programa que carregue um vetor (valores digitados por um usurio) com sete nmeros inteiros, calcule e mostre:
1) 2) 3) Os nmeros mltiplos de 2; Os nmeros mltiplos de 3; Os nmeros mltiplos de 2 e de 3;

3)

Faa um programa que carregue dois vetores, X e Y, com dez nmeros inteiros cada um. Considere que os nmeros de cada vetor digitado, X e Y, no podem estar repetidos. Calcule e mostre os seguintes vetores resultantes:
1) 2) 3) 4) 5) A unio de X com Y (Todos os elementos de X e os elementos de Y que no estejam em X) A diferena entre X e Y (Todos os elementos de X que no existam em Y) A soma entre X e Y (Soma de cada elemento de X com o elemento de mesma posio em Y) Produto entre X e Y (Multiplicao de cada elemento de X com o elemento de mesma posio em Y) A interseo entre X e Y ( apenas os elementos que aparecem nos dois vetores).

You might also like