You are on page 1of 30

Ficha tcnica

2012 SEBRAE-MG Todos os direitos reservados. permitida a reproduo total ou parcial, de qualquer forma ou por qualquer meio, desde que divulgadas as fontes.

SEBRAE-MG Lzaro Luiz Gonzaga Presidente do Conselho Deliberativo Afonso Maria Rocha Diretor-superintendente Luiz Mrcio Haddad Pereira Santos Diretor-tcnico Elbe Brando Diretora de Operaes

Unidade de Atendimento Individual ao Empreendedor Mara Veit Gerente Viviane Soares da Costa Wellington Damasceno de Lima Equipe Tcnica

Consultoria Jurdica Chaves Vilhena Sociedade de Advogados

Reviso de Portugus Alisson Campos

Apresentao
Quer abrir o seu prprio negcio? Ponto de Partida: aqui comea o sucesso A srie Ponto de Partida constituda por manuais com informaes essenciais sobre a abertura de negcios. objetivo deste manual oferecer respostas a questes tais quais Como funciona o empreendimento?, Quais os equipamentos necessrios?, Existe legislao especfica?, Quais so as instituies ligadas a esta atividade?, entre outras. A equipe de profissionais responsvel pela elaborao dos manuais tem a preocupao de manter as informaes atualizadas, por meio de consulta freqente a empresrios, instituies e Eventos. O Sebrae Minas no se responsabiliza pelo resultado final do empreendimento, uma vez que o sucesso de um negcio depende de muitos fatores, como comportamento empreendedor, existncia de mercado, experincia, ateno s caractersticas prprias do segmento, dentre outros. Entretanto, o Sebrae Minas dispe de diversos programas para orientar e capacitar empreendedores e empresrios. Para mais informaes, visite um dos nossos Pontos de Atendimento, acesse www.sebraemg.com.br ou ligue 0800 570 0800. Ateno: recomendvel a leitura do manual Como abrir uma empresa de servio, para obteno de outras informaes importantes e complementares. setoriais (associaes, sindicatos, Conselhos Regionais), consultores especializados, bem como pela leitura (livros, revistas e Internet) e participao em Feiras

Sumrio O negcio........................................................................................... 5 Normas tcnicas ................................................................................. 7 Local e estrutura ................................................................................. 9 Recursos humanos .............................................................................10 Equipamentos, produtos e servios ......................................................11 Legislao especfica...........................................................................12 Endereos teis .................................................................................25 Cursos e eventos ...............................................................................27 Sugesto de vdeo ..............................................................................28 Referncias .......................................................................................29

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

O negcio
Saiba mais sobre a montagem e o funcionamento do seu futuro empreendimento

De acordo com a Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE, a atividade de laboratrio de anlises clnicas1 se caracteriza como laboratrios clnicos (86402/02) e compreende:

As atividades dos laboratrios de anlises clnicas; As atividades dos laboratrios de biologia molecular; Os postos de coleta laboratorial; As atividades de unidades mveis equipadas de laboratrio de anlises clnicas, com pessoal especializado, sem fornecimento de consultas mdicas; Os postos de coleta de laboratrios de anlises clnicas.

E no compreende: As atividades dos laboratrios de anatomia patolgica e citolgica.

Mercado Existem no mercado muitos laboratrios com marcas consolidadas, o que exige dos novos entrantes um alto investimento na montagem do negcio e na construo de uma imagem de credibilidade. Essa uma caracterstica que no pode faltar em um laboratrio de anlises clnicas, tendo em vista a natureza do seu negcio, por essa razo o investimento em aes que contribuam para a construo de uma relao de confiana entre a empresa e o cliente fundamental. interessante que o laboratrio mantenha convnios com planos de sade, pois grande parte das pessoas se utiliza dos planos para realizar exames. Os convnios so firmados mediante contrato entre o laboratrio e a operadora do plano de sade. Alm disto, esta parceria contribui para o aumento da cartela de clientes. importante realizar uma pesquisa de mercado antes de colocar o negcio em funcionamento. Atravs dela possvel identificar as caractersticas do pblico alvo, quem so os concorrentes diretos entre outros pontos que podem contribuir para o sucesso do negcio. Servios Um laboratrio de anlises clnicas pode ser especializado em diversas reas. As principais so:
1

Hematologia

A classificao acima uma indicao para melhor entendimento do negcio e o que ele compreende. O Sebrae Minas se isenta de responsabilidades quanto ao enquadramento do negcio na CNAE, devendo o empreendedor consultar as autoridades fiscais e um profissional de contabilidade antes mesmo do registro da empresa.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

Imunologia Bioqumica Hormnios Bacteriologia Parasitologia Micologia Citologia e Anatomia Patolgica

Descarte de resduos Os produtos qumicos de laboratrio so, geralmente, resduos de "carter especial". A eliminao de tais resduos deve ser cuidadosa, observando-se as leis fsicas vlidas em seu correspondente estado (ou forma). Recomenda-se sempre o contato com rgo responsvel ou com o responsvel no programa de higiene qumica da instituio. Como regra geral, resduos slidos, luvas contaminadas, vidros, papis etc. devem ser coletados em caixas de papelo com dois sacos de plstico. Os lquidos devem conter a descrio da natureza de solutos, solventes e concentraes. E tambm descrever a quantidade de gua presente. A coleta de lixo de um laboratrio diferenciada. Deve ser feita pelo sistema de descarte; o material cortante deve ser colocado em saco plstico leitoso e todo o resto do lixo deve ser incinerado. Processos: Os processos executados por um laboratrio de anlises clnicas so: atendimento pela recepo passando pela coleta, distribuio das amostras, realizao e liberao dos exames, emisso, envelopamento e entrega de laudos. Devemos ressaltar que o atendimento deve ser profissional, para evitar constrangimentos e para que o cliente possa sanar suas dvidas em relao aos procedimentos de coleta ou utilidade do exame. importante que o profissional que ir efetuar a coleta ou exame seja imparcial e calmo, para tranquilizar os clientes em relao ao exame e poder, assim, realizar os exames da melhor maneira possvel. No se pode esquecer que as amostras de material so utilizadas em mais de um tipo de exames, por isso, necessrio distribuir as amostras para os funcionrios de cada setor e assim realizar todos os tipos de anlises necessrias. Aps a realizao dos exames, feita uma reviso nos dados, os resultados so empacotados e enviados atendente que os entrega ao cliente.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

Normas tcnicas
Verifique algumas das normas para o seu negcio

Norma tcnica um documento de carter universal, simples e eficiente, no qual so indicadas regras, linhas bsicas ou caractersticas mnimas, que devem ser seguidas por determinado produto, processo ou servio. Devidamente utilizada, a norma tcnica proporciona a perfeita ordenao das atividades e a obteno de resultados semelhantes e padronizados, para que um mesmo produto possa ser adotado em diferentes pases. As normas tcnicas podem ser utilizadas para: Racionalizar processos, eliminando desperdcios de tempo, de matria-prima e de mo de obra; Assegurar a qualidade do produto oferecido ao mercado; Conseguir aumento de vendas; Incrementar as vendas de produtos em outros mercados; Reduzir a troca e a devoluo de produtos; Reverter o produto, processo ou servio em patrimnio tecnolgico, industrial e comercial para o Pas, quando da relao com o mercado internacional; Reforar o prestgio de servios prestados; Aumentar o prestgio de determinada marca; Garantir sade e segurana.

Esto listadas, a seguir, algumas normas tcnicas relacionadas a laboratrio de anlises clnicas sugerimos que a ABNT seja consultada sobre as demais normas existentes: NBR NM308 Data da publicao: 30/4/2006 Ttulo: Laboratrio de anlises clnicas Equipamentos para uso no laboratrio Critrios para a seleo de fornecedores. *Esta Norma MERCOSUL estabelece os princpios bsicos para a seleo de fornecedores de equipamentos destinados a seu uso nos laboratrios de anlises clnicas. NBR NM310 Data da publicao: 15/03/2010 Ttulo: Laboratrio de anlises clnicas Requisitos de elaborao dos laudos de exames. *Esta Norma estabelece as regras que tem que ser seguidas para a preparao dos laudos do laboratrio de anlises clnicas, tanto nos aspectos conceituais como nos formais.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

NBR NM311-1 Data da publicao: 15/5/2007 Ttulo: Laboratrio de anlises clnicas Pr-analtico Parte 1: Formulrio de solicitao. *Esta parte da norma estabelece as recomendaes para o modelo dos formulrios de solicitao de exames e seu uso correto. NBR NM311-2 Data da publicao: 5/3/2007 Ttulo: Laboratrio de anlises clnicas Pr-analtico Parte 2: Preparao do paciente. *Esta Norma estabelece recomendaes para os laboratrios clnicos ou organizao da qual faa parte, com referncia aos aspectos da fase pr-analtica referidos na preparao do paciente em laboratrios nas anlises clnicas. NM-ISO 15189 Data de publicao: 01/02/2008 Ttulo: Laboratrios de anlises clnicas - Requisitos especiais de qualidade e competncia *Esta Norma define os requesitos de qualidade e competncia especficos para os laboratrios clnicos. Normas Tcnicas: o que eu tenho a ver com isso? Histria em quadrinhos publicada pela ABNT e Sebrae. Destina-se a empresrios de diversos setores, com informaes sobre normas tcnicas, vantagens e a importncia de adquiri-las. O gibi tem por objetivo sensibilizar a todos sobre a importncia da normalizao de uma forma simples e agradvel. Para fazer o download, acesse www.abnt.org.br, clique em Imprensa e depois em Publicaes. Acordo de cooperao tcnica e financeira Sebrae/ABNT para acesso a normas tcnicas para micro e pequenas empresas O Sebrae e a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) firmaram um convnio que possibilita s micro e pequenas empresas o acesso s normas tcnicas brasileiras por 1/3 do seu preo de mercado. O objetivo dessa ao facilitar e intensificar o uso das normas tcnicas, bem como o acesso sua elaborao, qualificando produtos e auxiliando as MPEs a se tornarem mais competitivas e conquistarem novos mercados. Para obter a norma tcnica, a MPE precisa estar cadastrada no Sebrae ou ser optante do Simples. Para obter mais informaes, acesse o site www.abntnet.com.br/sebrae.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

Local e estrutura
Acerte na escolha, construo e decorao do ponto

A localizao do laboratrio de anlises clnicas ir depender de onde est o pblico-alvo do empreendimento. O ambiente deve transmitir credibilidade e bem-estar, pois os clientes devem estar confiantes sobre a qualidade e o carter profissional do laboratrio. Tambm preciso ateno a aspectos da estrutura fsica e do ambiente, como climatizao, harmonia de cores, iluminao, sonorizao, detalhes decorativos, disposio de mveis, corredores e salas. Alm da presena de profissional habilitado para a execuo dos exames, necessria a obteno de registro na Secretaria de Sade, bem como nos demais rgos, cujo registro exigvel para as empresas de prestao de servios em geral. Segue uma sugesto de ambientes: rea destinada ao processamento dos exames rea reservada execuo dos exames ou coleta de materiais Copa Escritrio Recepo Sala para entrega dos resultados Sanitrios

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

10

Recursos humanos
Possua um quadro de colaboradores altura

importante ressaltar que a coleta de sangue e os exames laboratoriais so atividades que devem ser realizadas por profissionais qualificados (tcnicos em laboratrio). Alm disso, os recepcionistas e atendentes devem receber treinamentos para poder receber melhor e explicar de forma mais clara todos os procedimentos. Os funcionrios so parte importante no sucesso do negcio, por isso, eles devem estar bem treinados e motivados para realizar suas funes com excelncia. Sugesto de composio da equipe de trabalho, que ir variar de acordo com a estrutura do negcio: Assistente-administrativo Auxiliar de servios gerais Recepcionista Tcnicos em laboratrio Entregador (caso o laboratrio oferea o servio de entrega dos exames) Responsvel tcnico

H tambm alguns prestadores de servios de que voc poder precisar: Advogado Arquiteto Bombeiro hidrulico Contador Eletricista Farmacutico Marceneiro Pedreiro Pintor Qumico

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

11

Equipamentos, produtos e servios


Do que voc precisa para montar

importante que os equipamentos sejam de boa qualidade para que os servios prestados sejam confiveis e os resultados precisos. Por isso, a escolha do fornecedor impactar diretamente no xito do empreendimento. D a preferncia para fornecedores que garantam a procedncia e a qualidade de seus produtos, pratiquem preos justos e sejam pontuais em suas entregas. Equipamentos: Agitadores Aparelhos de medir coagulao Aparelhos para microbiologia Autoclave vertical Balanas Banhos-maria Banquetas Centrfugas Computador Contadores de clulas Destilador Divisrias Estufas Fotmetros Freezer para laboratrio (at -86C) Funil de vidro Ilhas de atendimento Impressora Kits de reagentes Material descartvel Medidores Moinhos Pesos-padres Pina p/ bureta Placa aquecedora Sistemas bioqumicos Software para laboratrio Suporte p/ pipeta Termmetros Vidraria para laboratrios Viscosmetros E outros.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

12

Legislao especfica
Conhea as leis que regulamentam o negcio que voc pretende montar

Consideraes iniciais Empresas que exploram atividade de prestao de servios de anlises clnicas esto sujeitas responsabilidade tcnica, a cargo de profissional devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Qumica ou Conselho Regional de Farmcia. A atividade de prestao de servios de anlises clnicas tambm est sujeita ao regime de fiscalizao e Vigilncia Sanitria, tornando obrigatria a obteno de Alvar Sanitrio para funcionamento, a cargo da autoridade sanitria competente da localidade onde o empreendimento ou ser explorado. O Inmetro, rgo acreditador do Sinmetro Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial, concede a laboratrios de anlises clnicas um selo de reconhecimento internacional que atesta a competncia do laboratrio, para execuo dos servios prestados, mediante um procedimento chamado de acreditao. O processo de acreditao voluntria. Responsabilidade tcnica A Vigilncia Sanitria, por meio da Resoluo da Diretoria Colegiada RDC n 302, de 13 de outubro de 2005, que dispe sobre Regulamento Tcnico para funcionamento de laboratrios clnicos, dispe sobre a obrigatoriedade de um responsvel tcnico perante a atividade. O conceito de responsvel tcnico, nos termos da resoluo acima destacada, o profissional legalmente habilitado que assume perante a Vigilncia Sanitria a responsabilidade tcnica do laboratrio clnico ou do posto de coleta laboratorial. O profissional legalmente habilitado pode assumir, perante a Vigilncia Sanitria, a responsabilidade tcnica por, no mximo, 2 (dois) laboratrios clnicos ou 2 (dois) postos de coleta laboratorial ou 1 (um) laboratrio clnico e 1 (um) posto de coleta laboratorial. Todo laboratrio clnico e o posto de coleta laboratorial, pblico e privado devem estar inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade CNES. Qumico O Decreto n 85.877/81, que regulamenta o exerccio da profisso de qumico, estipula, no seu artigo 1, que o exerccio da exerccio da profisso de qumico compreende, em quaisquer de suas modalidades:

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

13

1. Direo, superviso, programao, coordenao, orientao e responsabilidade tcnica no mbito das respectivas atribuies; 2. Assistncia, consultoria, formulaes, elaborao de oramentos, divulgao e comercializao relacionadas com a atividade de qumico; 3. Ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de mtodos e produtos; 4. Anlise qumica e fsico-qumica, qumico-biolgica, fitoqumica, bromatolgica, qumico-toxicolgica, sanitria e legal, padronizao e controle de qualidade; 5. Produo e tratamento prvio e complementar de produtos e resduos qumicos; 6. Vistoria, percia, avaliao, arbitramento e servios tcnicos, elaborao de pareceres, laudos e atestados, no mbito das respectivas atribuies; 7. Operao e manuteno de equipamentos e instalaes relativas profisso de qumico e execuo de trabalhos tcnicos de qumico; 8. Estudos de viabilidade tcnica e tcnico-econmica relacionados com a atividade de qumico; 9. Conduo e controle de operaes e processos industriais, de trabalhos tcnicos, montagens, reparos e manuteno; 10. Pesquisa e desenvolvimento de operaes e processos industriais; 11. Estudo, elaborao e execuo de projetos da rea; 12. Estudo, planejamento, projeto e especificaes de equipamentos e instalaes industriais relacionados com a atividade de qumico; 13. Execuo, fiscalizao, montagem, instalao e inspeo de equipamentos e de instalaes industriais relacionadas com a Qumica; 14. Desempenho de cargos e funes tcnicas no mbito das respectivas atribuies; 15. Magistrio, respeitada a legislao especfica. A legislao vigente define que so atividades privativas do qumico: 1. Anlises qumicas ou fsico-qumicas, quando referentes a indstrias qumicas; 2. Produo, fabricao e comercializao, sob controle e responsabilidade, de produtos qumicos, produtos industriais obtidos por meio de reaes qumicas controladas ou de operaes unitrias, produtos obtidos atravs de agentes fsicoqumicos ou biolgicos, produtos industriais derivados de matria-prima de origem animal, vegetal ou mineral, e tratamento de resduos resultantes da utilizao dessas matrias-primas sempre que vinculadas indstria qumica; 3. Tratamento, em que se empreguem reaes qumicas controladas e operaes unitrias, de guas para fins potveis, industriais ou para piscinas pblicas e coletivas, esgoto sanitrio e de rejeitos urbanos e industriais; 4. O exerccio das atividades abaixo discriminadas, quando exercidas em firmas ou entidades pblicas e privadas: a) Anlises qumicas e fsico-qumicas; b) Padronizao e controle de qualidade, tratamento prvio de matria-prima, fabricao e tratamento de produtos industriais; c) Tratamento qumico, para fins de conservao, melhoria ou acabamento de produtos naturais ou industriais;

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

14

d) Mistura, ou adio recproca, acondicionamento, embalagem e reembalagem de produtos qumicos e seus derivados, cuja manipulao requeira conhecimentos de Qumica; e) Comercializao e estocagem de produtos txicos, corrosivos, inflamveis ou explosivos, ressalvados os casos de venda a varejo; f) Assessoramento tcnico na industrializao, comercializao e emprego de matrias- primas e de produtos de indstria qumica; g) Pesquisa, estudo, planejamento, percia, consultoria e apresentao de pareceres tcnicos na rea de Qumica; 5. Exerccio, nas indstrias, das atividades mencionadas no Art. 335 da Consolidao das Leis do Trabalho; 6. Desempenho de outros servios e funes, no especificados no presente Decreto, que se situem no domnio de sua capacitao tcnico-cientfica; 7. Magistrio superior das matrias privativas constantes do currculo prprio dos cursos de formao de profissionais de Qumica, obedecida a legislao do ensino. Em carter no privativo ou exclusivo, compete ao qumico o exerccio das atividades acima mencionadas, quando referentes a: 1. Laboratrios de anlises que realizem exames de carter qumico, fsicoqumico, qumico-biolgico, fitoqumico, bromatolgico, qumico-toxicolgico, sanitrio e qumico legal; 2. rgos ou laboratrios de anlises clnicas ou de sade pblica ou a seus departamentos especializados, no mbito das suas atribuies; 3. Estabelecimentos industriais em que se fabriquem insumos com destinao farmacutica para uso humano e veterinrio, insumos para produtos dietticos e para cosmticos, com ou sem ao teraputica; 4. Firmas e entidades pblicas ou privadas que atuem nas reas de Qumica e de Tecnologia Agrcola ou Agropecuria, de Minerao e de Metalurgia; 5. Controle de qualidade de guas potveis, de guas de piscina, praias e balnerios; 6. Exame e controle da poluio em geral e da segurana ambiental, quando causadas por agentes qumicos e biolgicos; 7. Estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos cosmticos sem ao teraputica, produtos de uso veterinrio sem indicao teraputica, produtos saneantes, inseticidas, raticidas, antisspticos e desinfetantes; 8. Estabelecimentos alimentares; 9. Segurana no trabalho em estabelecimentos pblicos ou particulares, ressalvada a legislao especfica; 10. Laboratrios de anlises qumicas de estabelecimentos metalrgicos. Farmacutico A legislao que regulamenta o exerccio da profisso de farmacutico (Decreto n 85.878/81) dispe que so atribuies privativas dos profissionais farmacuticos: industriais que fabriquem produtos dietticos e

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

15

1. Desempenho de funes de dispensao ou manipulao de frmulas magistrais e farmacopeicas, quando a servio do pblico em geral ou mesmo de natureza privada; 2. Assessoramento e responsabilidade tcnica em: a. Estabelecimentos industriais farmacuticos em que se fabriquem produtos que tenham indicaes e/ou aes teraputicas, anestsicos ou auxiliares de diagnstico ou capazes de criar dependncia fsica ou psquica; b. rgos, laboratrios, setores ou estabelecimentos farmacuticos em que se executem controle e/ou inspeo de qualidade, anlise prvia, anlise de controle e anlise fiscal de produtos que tenham destinao teraputica, anestsica ou auxiliar de diagnsticos ou capazes de determinar dependncia fsica ou psquica; c. rgos, laboratrios, setores ou estabelecimentos farmacuticos em que se pratiquem extrao, purificao, controle de qualidade, inspeo de qualidade, anlise prvia, anlise de controle e anlise fiscal de insumos farmacuticos de origem vegetal, animal e mineral; d. Depsitos de produtos farmacuticos de qualquer natureza; 3. A fiscalizao profissional sanitria e tcnica de empresas, estabelecimentos, setores, frmulas, produtos, processos e mtodos farmacuticos ou de natureza farmacutica; 4. A elaborao de laudos tcnicos e a realizao de percias tcnico-legais, relacionadas com atividades, produtos, frmulas, processos e mtodos farmacuticos ou de natureza farmacutica; 5. O magistrio superior das matrias privativas constantes do currculo prprio do curso de formao farmacutica, obedecida a legislao do ensino; 6. Desempenho de outros servios e funes, no especificados no presente Decreto, que se situem no domnio de capacitao tcnico-cientfica profissional. O mesmo decreto preceitua que so atribuies dos profissionais farmacuticos, ainda que no privativas ou exclusivas, as seguintes atividades afins, respeitadas as modalidades profissionais: 1. A direo, o assessoramento, a responsabilidade tcnica e o desempenho de funes especializadas exercidas em: a) rgos, empresas, estabelecimentos, laboratrios ou setores em que se preparem ou fabriquem produtos biolgicos, imunoterpicos, soros, vacinas, alrgenos, opoterpicos para uso humano e veterinrio, bem como de derivados do sangue; b) rgos ou laboratrios de anlises clnicas ou de sade pblica ou seus departamentos especializados; c) Estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos farmacuticos para uso veterinrio; d) Estabelecimentos industriais em que se fabriquem insumos farmacuticos para uso humano ou veterinrio e insumos para produtos dietticos e cosmticos com indicao teraputica;

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

16

e) Estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos saneantes, inseticidas, raticidas, antisspticos e desinfetantes; f) Estabelecimentos industriais ou instituies governamentais onde sejam produzidos radioistopos ou radiofrmacos para uso em diagnstico e teraputica; g) Estabelecimentos industriais, instituies governamentais ou laboratrios especializados, em que se fabriquem conjuntos de reativos ou de reagentes destinados s diferentes anlises auxiliares do diagnstico mdico; h) Estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos cosmticos sem indicao teraputica e produtos dietticos e alimentares; i) rgos, laboratrios ou estabelecimentos em que se pratiquem exames de carter qumico-toxicolgico, qumico-bromatolgico, qumico-farmacutico, biolgicos, microbiolgicos, fitoqumicos e sanitrios; j) Controle, pesquisa e percia da poluio atmosfrica e tratamento dos despejos industriais. 2. Tratamento e controle de qualidade das guas de consumo humano, de indstria farmacutica, de piscinas, praias e balnerios, salvo se necessrio o emprego de reaes qumicas controladas ou operaes unitrias; 3. Vistoria, percia, avaliao, arbitramento e servios tcnicos, elaborao de pareceres, laudos e atestados do mbito das atribuies respectivas. Bilogo A Lei n 6.684 de 3 de setembro de 1979 preceitua que o bilogo pode exercer as seguintes funes:: 1. Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa cientfica bsica e aplicada, nos vrios setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem preservao, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos; 2. Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundaes, sociedades e associaes de classe, entidades autrquicas, privadas ou do Poder Pblico, no mbito de sua especialidade; 3. Realizar percias e emitir e assinar laudos tcnicos e pareceres de acordo com o currculo efetivamente realizado. O artigo 1 da referida lei estabelece expressamente que o respectivo profissional pode exercer as funes acima discriminadas, sem prejuzo do exerccio das mesmas atividades, por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislao especfica. No exerccio de suas atribuies legais, o Conselho Federal de Biologia aprovou a Resoluo n 10, de 05 de julho de 2003, que dispe sobre as atividades, reas e sub-reas de conhecimento do bilogo. No referido texto de norma infra-legal, o Conselho Federal de Biologia estabeleceu no artigo 2 que so as seguintes as reas e sub-reas do conhecimento do Bilogo: 1. Anlises Clnicas;

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

17

2. Biofsica: Biofsica celular e molecular, Fotobiologia, Magnetismo, Radiobiologia; 3. Biologia Celular; 4. Bioqumica: Bioqumica Enzimologia; 5. Botnica: Botnica aplicada, Botnica econmica, Botnica forense, Anatomia vegetal, Citologia vegetal, Dendrologia, Ecofisiologia vegetal, Embriologia vegetal, Etnobotnica, Biologia reprodutiva, Ficologia, Fisiologia vegetal, Fitogeografia, Fitossanidade, Fitoqumica, Morfologia vegetal, Manejo e conservao da vegetao, Palinologia, Silvicultura, Taxonomia/Sistemtica vegetal, Tecnologia de sementes; 6. Cincias Morfolgicas: Anatomia humana, Citologia, Embriologia humana, Histologia, Histoqumica, Morfologia; 7. Ecologia: Ecologia aplicada, Ecologia evolutiva, Ecologia humana, Ecologia de ecossistemas, Ecologia de populaes, Ecologia da paisagem, Ecologia terica, Bioclimatologia, Ecotoxicologia, Bioespeleologia, Etnobiologia, Biogeografia, Biogeoqumica, Legislao Ecofisiologia, ambiental, Etologia, Fitossociologia, Bioqumica de comparada, Bioqumica Bioqumica de processos fermentativos, Bioqumica microrganismos, macromolecular,

micromolecular, Bioqumica de produtos naturais, Bioenergtica, Bromatologia,

Limnologia, Manejo e conservao, Meio ambiente, Gesto ambiental; 8. Educao: Educao ambiental, Educao formal, Educao informal, Educao no formal; 9. tica: Biotica, tica profissional, Deontologia, Epistemologia; 10. Farmacologia: Farmacologia geral, Farmacologia molecular, Biodisponibilidade, Etnofarmacologia, Toxicologia; 11. Fisiologia: Fisiologia humana, Fisiologia animal; 12. Gentica: de Gentica animal, Gentica do desenvolvimento, Gentica de Gentica forense, Gentica Evoluo, Gentica humana, Aconselhamento gentico, Gentica do melhoramento, Gentica microrganismos, Gentica vegetal, molecular, populaes, gentica, quantitativa, Gentica Citogentica, Engenharia Farmacognosia, Farmacocintica, Modelagem molecular,

Imunogentica, Mutagnese, Radiogentica; 13. Imunologia: Imunologia aplicada, Imunologia celular, Imunoqumica; 14. Informtica: Bioinformtica, Bioestatstica, Geoprocessamento; 15. Limnologia; 16. Micologia: Micologia da gua, Micologia agrcola, Micologia do ar, Micologia de alimentos, Micologia bsica, Micologia do solo, Micologia humana, Micologia animal, Biologia de fungos, Taxonomia/Sistemtica de fungos; 17. Microbiologia: Microbiologia de gua, Microbiologia agrcola, Microbiologia de alimentos, Microbiologia ambiental, Microbiologia animal, Microbiologia humana, Microbiologia de solo, Biologia de microrganismos, Bacteriologia, Taxonomia/Sistemtica de microrganismos, Virologia; 18. Oceanografia: Biologia Marinha (Oceanografia biolgica); 19. Paleontologia: Paleobioespeleologia, Paleobotnica, Paleoecologia, Paleoetologia, Paleozoologia; 20. Parasitologia: Parasitologia ambiental, Parasitologia animal, Parasitologia humana, Biologia de parasitos, Patologia, Taxonomia/Sistemtica de parasitos, Epidemiologia;

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

18

21. Sade

Pblica:

Biologia

sanitria,

Saneamento

ambiental,

Epidemiologia,

Ecotoxicologia, Toxicologia; 22. Zoologia: Zoologia aplicada, Zoologia econmica, Zoologia forense, Anatomia animal, Biologia reprodutiva, Citologia e histologia animal, Conservao e manejo da fauna, Embriologia animal, Etologia, Etnozoologia, Fisiologia animal/comparada, Controle de vetores e pragas, Taxonomia/Sistemtica animal, Zoogeografia. Biomdico O Decreto Federal n 88.439/83 regulamenta o exerccio da profisso do biomdico. A Lei Federal n 6.684/79 estabelece no artigo 4 que o biomdico o profissional que exerce funo regulamentada, a nvel tecnolgico, atuando em equipes de sade, nas atividades complementares de diagnsticos. Na consecuo de suas funes legalmente atribudas, permitido ao biomdico: 1. Realizar anlises fsico-qumicas e microbiolgicas de interesse para o saneamento do meio ambiente; 2. Realizar servios de radiografia, excluda a interpretao; 3. Atuar, sob superviso mdica, em servios de hemoterapia, radiodiagnstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado; 4. Planejar e executar pesquisas cientficas em instituies pblicas e privadas, na rea de sua especialidade profissional. O exerccio das atividades acima pelo biomdico no prejudica a execuo das mesmas funes, por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislao especfica. A Lei Federal n 6.686/79 estatui no artigo 1 que os portadores de diploma de Cincias Biolgicas, modalidade mdica, podem realizar anlises clnico - laboratoriais, assinando os respectivos laudos, desde que comprovem a realizao de disciplinas indispensveis ao exerccio da atividade. Observa-se que algumas atividades desenvolvidas pelo qumico e pelo farmacutico so consideradas pela legislao vigente como servios no privativos, sendo marcados por determinada afinidade. Dvidas provenientes do exerccio de atividades afins, com profisses regulamentadas de qumico e de farmacutico, so resolvidas mediante entendimento direto entre os Conselhos Federais respectivos. Diante disso, recomendvel ao interessado solicitar informaes detalhadas sobre responsabilidade tcnica diretamente aos Conselhos Regionais de Qumica e de Farmcia.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

19

Alvar Sanitrio Os estabelecimentos que se dedicam proteo, promoo e recuperao da sade esto obrigados a fazer o registro no rgo de Vigilncia Sanitria competente. Os laboratrios de anlises clnicas esto sujeitos fiscalizao sanitria e sua regularizao exige obteno de registro junto Secretaria de Estado da Sade. Nos municpios onde o Servio de Vigilncia Sanitria municipalizado, o registro de competncia da respectiva Secretaria ou rgo municipal designado para tanto. Fiscalizao sanitria O Decreto Federal n 77.052, de 19 de janeiro de 1976, estabelece que as condies de exerccio de profisses e ocupaes tcnicas e auxiliares, relacionadas diretamente com a sade, esto sujeitas fiscalizao sanitria do rgo competente do Estado federado. So atividades enquadradas no Decreto Federal n 77.052/76: 1. Os servios ou unidades de sade, tais como hospitais, postos ou casas de sade, clnicas em geral, unidades mdico-sanitrias e outros estabelecimentos ou organizaes afins, que se dediquem promoo, proteo e recuperao da sade; 2. Consultrios em geral; 3. Laboratrios de anlises e de pesquisas clnicas, bem como, estabelecimentos ou organizaes que se dediquem a atividades hemoterpicas; 4. Bancos de leite humano, de olhos, de sangue, e outros estabelecimentos afins, que desenvolvam atividades pertinentes sade; 5. Estabelecimentos ou locais, tais como balnerios, estncias hidrominerais, termais, de repouso e outros congneres; 6. Estabelecimentos, laboratrios, oficinas e servios de ticas, de aparelhos ou material tico, ortopdico, de prtese dentria, de aparelhos ou material para uso odontolgico; 7. Institutos de esteticismo, de ginstica, de fisioterapia e de reabilitao; 8. Gabinete ou servios que utilizem aparelhos e equipamentos geradores de raios X, substncias radioativas ou radiaes ionizantes; 9. Outros locais onde se desenvolvam atividades comerciais e industriais, com a participao de agentes que exeram profisses ou ocupaes tcnicas e auxiliares relacionadas com a sade. aconselhvel que o empreendedor consulte diretamente a Vigilncia Sanitria para obter maiores esclarecimentos sobre normas infra-legais que regulamentam a matria, tendo em vista sua transitoriedade. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa Empresas que exploram atividade de laboratrio de anlises clnicas esto sujeitas fiscalizao sanitria do estabelecimento e do servio, observadas as exigncias da autoridade municipal competente e da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

20

A infraestrutura fsica do laboratrio clnico deve atender a normas infralegais da Anvisa. Em virtude da transitoriedade das normas infralegais, aconselhamos o empreendedor a consultar diretamente a Anvisa para obter mais esclarecimentos sobre a matria. Recomenda-se consultar Anvisa sobre normas e requisitos eventualmente exigidos para a prestao de servios de anlises clnicas. indispensvel tambm consultar a autoridade municipal competente pela fiscalizao sanitria na localidade. A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteo da sade da populao, por intermdio do controle sanitrio da produo e da comercializao de produtos e servios submetidos Vigilncia Sanitria, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e de fronteiras. Compete Anvisa, entre outras atividades previstas no artigo 7 da Lei n 9.782/99, autorizar o funcionamento de empresas de fabricao, distribuio e importao dos produtos e servios sujeitos Vigilncia Sanitria (inciso VII). So produtos sujeitos fiscalizao sanitria pela Anvisa, entre outros produtos previstos no artigo 8 da Lei n 9.782/99: alimentos, inclusive bebidas, guas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgnicos, resduos de agrotxicos e de medicamentos veterinrios (1, inciso II). Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade PGRSS Os laboratrios de anlises clnicas, tendo em vista sua atividade e produzir resduos de servios de sade, devem estar atento Resoluo 358/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, devendo elaborar e implantar o Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade-PGRSS, de acordo com a norma vigente. A Resoluo CONAMA n 358/05 define PGRSS como documento integrante do processo de licenciamento ambiental, baseado nos princpios da no gerao de resduos e na minimizao da gerao de resduos, que aponta e descrevem as aes relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes gerao, segregao, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, tratamento e disposio final, bem como a proteo sade pblica e ao meio ambiente. Sistema de tratamento de resduos de servios de sade, nos termos da Resoluo acima citada o conjunto de unidades, processos e procedimentos que alteram as caractersticas fsicas, fsico-qumicas, qumicas ou biolgicas dos resduos, podendo promover a sua descaracterizao, visando a minimizao do risco sade pblica, a preservao da qualidade do meio ambiente, a segurana e a sade do trabalhador. Disposio final de resduos de servios de sade, por sua vez, a prtica de dispor os resduos slidos no solo previamente preparado para receb-los, de acordo com critrios

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

21

tcnico-construtivos e operacionais adequados, em consonncia com as exigncias dos rgos ambientais competentes. Cabe aos geradores de resduos de servio de sade e ao responsvel legal o gerenciamento dos resduos desde a gerao at a disposio final, de forma a atender aos requisitos ambientais e de sade pblica e sade ocupacional, sem prejuzo de responsabilizao solidria de todos aqueles, pessoas fsicas e jurdicas que, direta ou indiretamente, causem ou possam causar degradao ambiental, em especial os transportadores e operadores das instalaes de tratamento e disposio final, nos termos da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981. Os geradores de resduos de servios de sade, em operao ou a serem implantados, devem elaborar e implantar o Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade PGRSS, de acordo com a legislao vigente, especialmente as normas da vigilncia sanitria. Cabe aos rgos ambientais competentes dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, a fixao de critrios para determinar quais servios sero objetos de licenciamento ambiental, do qual dever constar o PGRSS. Sanes por descumprimento do regulamento legal da atividade A infrao legislao sanitria acarreta para o infrator, isolada ou cumulativamente, sem prejuzo da responsabilidade criminal, as seguintes sanes: 1. Advertncia; 2. Multa; 3. Apreenso ou condenao de matrias-primas; 4. Suspenso da atividade; 5. Interdio, total ou parcial, do estabelecimento. As multas previstas em caso de descumprimento da legislao sanitria sero agravadas at o grau mximo, nos casos de artifcio, ardil, simulao, desacato, embarao ou resistncia a ao fiscal, levando-se em conta, alm das circunstncias atenuantes ou agravantes, a situao econmico-financeira do infrator e os meios ao seu alcance para cumprir a Lei. Processo de acreditao de laboratrios de anlises clnicas A acreditao no Sinmetro concedida pelo Inmetro e significa o reconhecimento internacional da competncia do laboratrio, para execuo dos servios prestados. O processo de acreditao facultativa, contudo, a credibilidade do empreendimento aumenta quando h o credenciamento do laboratrio pelo Inmetro.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

22

Para se alcanar o credenciamento preciso que o laboratrio atinja os padres requeridos pelo Inmetro. Os padres recomendados pelas normas brasileiras originam-se de normas infralegais, marcadas pelo dinamismo. Assim, aconselhamos o empreendedor a consultar diretamente o Inmetro. Concluso Dvidas provenientes do exerccio de atividades afins, com profisses regulamentadas de qumico e de farmacutico, so resolvidas mediante entendimento direto entre os Conselhos Federais respectivos. Diante disso, recomendvel ao interessado solicitar informaes detalhadas sobre responsabilidade tcnica diretamente aos Conselhos Regionais de Qumica e de Farmcia. O credenciamento do laboratrio pelo Inmetro facultativo, contudo, poder ser benfica para o empreendimento a sua acreditao. O empreendimento est obrigado a manter em seus quadros um responsvel tcnico, a cargo de profissional devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Qumica ou de Farmcia. Diante disso, recomendvel ao interessado solicitar informaes detalhadas sobre responsabilidade tcnica diretamente no referido Conselho. Todo laboratrio clnico, pblico e privado deve estar inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade CNES. Para mais esclarecimentos, aconselha-se o empreendedor a consultar o Ministrio da Sade. Da mesma forma, sugerimos que o empreendedor consulte a Anvisa sobre normas infralegais que regem a matria. A consulta direta ao CONAMA e Vigilncia Sanitria tambm imprescindvel, sobretudo no que tange s tcnicas de disposio final dos resduos de sade, que variam de acordo com a classificao contida em normas infralegais.

Importante: A legislao brasileira est sujeita a alteraes constantes. necessrio e indispensvel que o empreendedor solicite s autoridades fiscais informaes atualizadas sobre exigncias e requisitos legais para a regularizao da pessoa jurdica e explorao da atividade econmica. As instrues recebidas sobre legislao devem ser confirmadas pelas autoridades fiscais e pelo profissional de contabilidade responsvel pela escrita fiscal.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

23

Tipos de licenas necessrias para seu empreendimento Licena ou Alvar de Funcionamento Vistoria e observncia s normas de segurana Licena Ambiental Licena Sanitria Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade CNES Fundamentao legal a) Lei Federal n 2.800, de 18 de junho de 1956 Cria os Conselhos Federal e Regionais de Qumica, dispe sobre o exerccio da profisso de qumico, e d outras providncias; b) Lei Federal n 3.820, de 11 de novembro de 1960 Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmcia, e d outras providncias; c) Lei Federal n 6.684, de 03 de setembro de 1979 Regulamenta as profisses de bilogo e de biomdico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e d outras providncias; d) Lei Federal n 6.686, de 11 de setembro de 1979 Dispe sobre o exerccio da anlise clnico-laboratorial; e) Lei Federal n 6.839, de 30 de outubro de 1980 Dispe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exerccio de profisses; f) Lei Federal n 6.938, de 31 de agosto de 1981 Dispe sobre a poltica nacional do meio ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias; g) Lei Federal n 8.080, de 19 de setembro de 1990 Dispe sobre as condies para a promoo, a proteo e a recuperao da sade, a organizao dos servios correspondentes e d outras providncias; h) Lei Federal n 9.782, de 26 de janeiro de 1999 Define o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, cria a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria e d outras providncias; i) Decreto Federal n 77.052, de 19 de janeiro de 1976 Dispe sobre a fiscalizao sanitria das condies de exerccio de profisses e ocupaes tcnicas e auxiliares, relacionadas diretamente com a sade; Prefeitura Corpo de Bombeiros rgos municipais ou estaduais de Meio Ambiente rgos municipais, estaduais ou federal de Vigilncia Sanitria (Anvisa) Ministrio da Sade

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

24

j) Decreto Federal n 85.877, de 7 de abril de 1981 Estabelece normas para execuo da Lei n 2800/56, sobre o exerccio da profisso de qumico, e d outras providncias; k) Decreto Federal n 85.878, de 7 de abril de 1981 Estabelece normas para execuo da Lei n 3.820, de 11 de novembro de 1960, sobre o exerccio da profisso de farmacutico, e d outras providncias; l) Decreto Federal n 88.438, de 28 de junho de 1983 Dispe sobre a regulamentao do exerccio da profisso de Bilogo, de acordo com a Lei n 6.684, de 3 de setembro de 1979 e de conformidade com a alterao estabelecida pela Lei n 7.017 de 30 de agosto de 1982; m) Decreto Federal n 88.439, de 28 de junho de 1983 Dispe sobre a regulamentao do exerccio da profisso de Biomdico de acordo com a Lei n. 6.684, de 03 de setembro de 1979 e de conformidade com a alterao estabelecida pela Lei n. 7.017, de 30 de agosto de 1982; n) Decreto Federal n 3.029, de 16 de abril de 1999 Aprova o Regulamento da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, e d outras providncias; o) Resoluo da Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa RDC n 302, de 13 de outubro de 2005 Dispe sobre Regulamento Tcnico para funcionamento de laboratrios clnicos; p) Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA n 358, de 29 de abril de 2005 Dispe sobre o tratamento e a disposio final dos resduos dos servios de sade e d outras providncias; q) Resoluo do Conselho Federal de Biologia CFBio n 10, de 05 de junho de 2003 Dispe sobre as Atividades, reas e Subreas do Conhecimento do Bilogo.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

25

Endereos teis
Saiba onde voc poder obter mais informaes

AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA - ANVISA www.anvisa.gov.br CONSELHO REGIONAL DE FARMCIA DE MINAS GERAIS CRF Rua Sergipe, 28 Funcionrios 30130-170 Belo Horizonte MG Tel.: (31) 3218-1005 www.crfmg.org.br CONSELHO REGIONAL DE QUMICA DE MINAS GERAIS CRQ Rua So Paulo, 409 16 andar Centro 30170-902 Belo Horizonte MG Tel.: (31) 3279-9800 Fax: (31) 3279-9801 www.crqmg.org.br FUNDAO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE - FEAM Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais Rodovia Prefeito Amrico Gianetti, s/n - Serra Verde 31630-901 - Belo Horizonte - Minas Gerais Telefone Geral da Cidade Administrativa: (31) 3915-1000 www.feam.br INMETRO INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS - IPEM-MG Rua Cristiano Frana Teixeira Guimares, 80 Cinco 32010-130 Contagem MG (31) 3399-7100/7114 www.ipem.mg.gov.br PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE PNCQ Rua Vicente Licnio, n 193 Tijuca 20270-902 Rio de Janeiro RJ Telefax: (21) 2569-6867 www.pncq.org.br SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLNICA - SBPC Rua Dois de Dezembro, 78 Salas 909/910 Catete 22220-040 Rio de Janeiro RJ Tel.: (21) 3077-1400 / 0800-231575 - Fax: (21) 2205-3386 www.sbpc.org.br SECRETARIA DE ESTADO DA SADE DE MINAS GERAIS

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

26

Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais Rodovia Prefeito Amrico Gianetti, s/n - Serra Verde 31630-901 - Belo Horizonte MG Tel.: (31) 3916 - 0453 www.saude.mg.gov.br

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

27

Cursos e eventos2
Aprimore-se!

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANLISE CLNICAS Rua Vicente Licnio, 99 Tijuca 20270-902 Rio de Janeiro RJ Tel.: (21) 2187-0800 Fax: (21) 2187-0805 E-mail: geral@sbac.org.br www.sbac.org.br *Oferece o curso metodologias aplicadas na rotina laboratorial". Evento Congresso Brasileiro de Anlises Clnicas CBAC/ Rio de Janeiro http://cbac.org.br/

O interessado dever entrar em contato com as instituies, a fim de confirmar as datas e os valores dos cursos.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

28

Sugesto de vdeo
Vale conferir!

Palestra Planejando a Abertura de sua Empresa: por onde comear Durao: 64 min. *Esse vdeo relata os cuidados necessrios para o incio e a gesto de um negcio prprio. A consultora do Sebrae Minas, Silmara Ribeiro, destaca os conceitos, fala do perfil empreendedor, planejamento, gesto de negcio, definio do que montar e da formalizao. O vdeo acima poder ser acessado em nosso site, no link: http://www.sebraemg.com.br/atendimento/BibliotecaDigital/VisualizarDocumento.aspx?CO DIGO=1870

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

29

Referncias

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa. Disponvel em: <http://anvisa.gov.br>. Acesso em: 22 nov. 2012. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade CNES. Disponvel em: < http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Nome.asp?VTipo=0>. Acesso em: 31 mar. 2009. Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE. Disponvel em: <http://www.cnae.ibge.gov.br>. Acesso em: 06 ago. 2012. Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/conama>. Acesso em 22 nov. 2012. Conselho Federal de Biologia. Disponvel em: <http://www.cfbio.org.br/index.asp> Acesso em: 22 nov. 2012. Conselho Federal de Biomedicina. Disponvel em: <http://www.cfbiomedicina.org.br> Acesso em: 22 nov. 2012. Conselho Regional de Biomedicina da 3 Regio. Disponvel em: <http://www.crbm3.org.br/?pg=principal> Acesso em: 22 nov. 2012. CORRA, Cristiane. A promessa quebrada. Revista Exame. So Paulo: Editora Abril S.A., ed. 752, 43-53p., out. 2001. Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Inmetro. Disponvel em: <http://inmetro.gov.br>. Acesso em: 22 nov. 2012. LEITE, Valria Serpa. Preciso de que tipo de licena para abrir o meu negcio? Pequenas Empresas & Grandes Negcios, So Paulo, n 249, pp. 104-105, out. 2009. Ministrio da Sade. Disponvel em: <http://www.saude.gov.br>. Acesso em : 29 nov. 2012. Presidncia da Repblica. Disponvel em: <http://presidencia.gov.br>. Acesso em: 22 nov. 2012. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel Semad. Disponvel em: <http:// www.semad.mg.gov.br>. Acesso em: 22 nov. 2012.

Atualizado em: nov./2012

Saiba como montar: Laboratrio de anlises clnicas

30

Atualizado em: nov./2012

You might also like