You are on page 1of 2

Universidade Federal do ABC Gesto Urbano-Ambiental Prof Dr.

. Francisco Comaru Aluna: Larissa Criscuolo dos Santos RA: 21006010 Fichamento Nunca fomos to participativos de Erminia Maricato Carta Maior, 2007

Autor: Assunto:

Sntese:

Erminia Maricato,2007 Trata-se de um paradoxo da condio poltica urbana, em que ao mesmo tempo em que se tem muitas instituies como o Frum Nacional da Reforma Urbana, Conselho das Cidades, apesar de terem grande participao, essa participao no ou pouco politizada, no tendo assim uma representao. O mesmo ocorre com os movimentos sociais quem no apresentam uma crtica e os conflitos urbanos por moradia que so resolvidos com a autoconstruo ilegal, ambientalmente predatria e socialmente injusta. A autora faz uma crtica ao se referir a movimentos sociais e ONGs dizendo que a preocupao por melhores condies de vida apresenta uma falha, essa crtica feita num cenrio dividido e fragmentado, tomando a parte pelo todo, muito restrito e no considera as condies do capitalismo. Principalmente quanto ao neoliberalismo que ao exigir um corte de gastos pblicos, acaba por fim a aumentar gastos sociais devido ao desemprego gerado. Outro exemplo de seus malefcios foi no ter a oportunidade de fazer a reforma agrria no Brasil, pois a grande propriedade ganhou uma nova fora reafirmando o papel que a globalizao nos delegou no mercado internacional: produtores de gros, madeira, minrios, carne, celulose e lcool. A partir de 1980, a diminuio do crescimento econmico atrelado ao desemprego massivo e ao recuo das polticas sociais trouxe a volta de epidemias, maior violncia urbana atrelada ao aumento do nmero de favelas. A ideia de Estado mnimo neoliberal a partir de gastos em polticas de transporte, moradia e saneamento impactaram profundamente as cidades ao mesmo tempo em que havia uma transferncia de recursos pblicos para a esfera financeira privada atravs do pagamento de juros da dvida. H uma grande diferena entre processos participativos e os grandes movimentos sociais do Brasil. preciso que haja renovao ou apliao de lideranas assim como a criao de novos movimentos sociais, nota-se um foco muito grande na institucionalizao como se ela constitusse um fim em si. A Reforma Urbana no Brasil que tem como foco o direito cidade e cidadania para todos, principalmente para os excludos territorialmente mostrou grande fora de organizao com a ajuda do Ministrio das Cidades e pelo Conselho das Cidades, sendo ela mesma uma conquista social j que as prprias leis do Brasil sempre mostraram uma forte relao entre poder e propriedade de terra ao longo dos ltimos 200 anos.

Os movimentos sociais precisam lutar por novos marcos jurdicos, mas levando em conta que esse fator est longe de representar mudanas efetivas, como possvel ver na quase nula aplicao do Estatuto da Cidade mesmo seis anos aps a sua promulgao. Infelizmente temos uma elite brasileira que conserva os pobres na ilegalidade mesmo tendo ironicamente se apropriado da maior parte das terras pblicas ilegalmente. O Plano diretor um exemplo, pois apesar de na teoria permitir que os participantes conheam a cidade e entendam as foras que a controlam, a especulao imobiliria, a maior delas, a que mais separa o discurso da prtica acabando por realizar os pedidos dos mais favorecidos e ignorando aquilo que contraria estes ltimos. Sendo assim, est na hora de enfrentarmos as foras que resistem aos marcos legais conquistados at ento, sendo elas o judicirio, legislativos, executivos, o Ministrio Pblico e os Cartrios de Registro de Imveis. Uma via de enfrentamento pode ser a questo ambiental baseada em um padro de consumo menos predatrio, mais tico, igualitrio, humano e sustentvel. Esse seria um caminho alternativo para a superao da fragmentao que nos enfraquece.

You might also like