You are on page 1of 14

ISSN: 2316-3933

69

A DANA DIONISACA EM LAVOURARCAICA E EM ZORBA, O GREGO, DO LITERRIO AO CINEMATOGRFICO


Maria de Lourdes Abreu de Oliveira1 Francis Paulina Lopes da Silva2 Resumo: Relaes e trocas entre o literrio e o cinematogrfico. Abordagem de textos de autores que tornem manifesta a experincia da dana, destacando-se o papel da civilizao das imagens e a importncia do olho da cmara no mundo contemporneo. Zaratustra e Zorba, o Grego. O olhar e o olho armado na escritura literria. Tcnicas cinematogrficas a servio da literatura e vice-versa. Alargamento do horizonte perceptivo do narrador: revoluo visual na tessitura literria. Do hipotexto ao hipertexto: Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e LavourArcaica, de Luiz Fernando Carvalho, com destaque para a personagem feminina: a linguagem da coreografia dionisaca de Ana, nos textos literrio e cinematogrfico. Confronto entre os impulsos dionisacos e apolneos manifestos, levando morte da personagem. Palavras-chave: Literatura e cinema; Dana; Zaratustra e Zorba, o Grego; Lavoura Arcaica e LavourArcaica. Abstract: Relationship and exchange between literature and film. Approach to texts whose authors make the experience of dance explicit, evidencing the role of the image civilization and the importance of the eye of the camera in the contemporary world. Zarathustra and Zorba, the Greek. The look and the armed eye in literary writing. Cinematographic techniques in the service of literature and vice-versa. Enlargement of the narrators perceptive horizon: visual revolution in literary writing. From hypotext to hypertext: Lavoura Arcaica, by Raduan Nassar, and LavourArcaica, by Luiz Fernando Carvalho, giving prominence to the female character: the language of Anas Dionysian choreography in the literary and cinematographic texts. Confrontation between manifested Dionysian and Apollonian impulses, leading to the death of the character. Keywords: Literature and film; Dance; Zaratustra and Zorba, o Grego; Lavoura Arcaica and LavourArcaica.

Doutora em Cincia da Literatura Teoria Literria pela UFRJ. Professora titular do Mestrado em Letras, Literatura Brasileira, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). E-mail: lurabreu@terra.com.br 2 Doutora em Cincia da Literatura Teoria Literria pela UFRJ. Professora do Centro Universitrio de Caratinga. E-mail: francispls@terra.com.br

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933 Introduo

70

Este estudo sobre as relaes e trocas entre a literatura e outras artes tem como objeto a abordagem de textos de autores que tematizam a experincia da dana. Nesse sentido, sero analisadas as danas da personagem Ana, nos textos literrio e cinematogrfico, tendo-se como subsdio a metfora da dana, em Zaratustra e Zorba, o grego, nos dois meios narrativos e as colocaes nietzschianas sobre os impulsos dionisacos e apolneos manifestos no corpus proposto. A metfora da dana em nietzsche Em Assim falou Zaratustra, Nietsche identifica o homem livre de esprito como aquele que dana. Odilon Jos Roble observa que essa metfora apresenta-se, como suporte para a reflexo filosfica. Roble refere-se aos traos comuns, formas similares, interseces que emergem da relao entre filosofia e dana, revelando, nas andanas de Zaratustra, a sua concepo da vida:
[...] um movimento espiral tal qual o de um rodamoinho de vento que, circularmente, ascenderia, captaria outros saberes e os depositaria novamente no solo. [...] Caminhando de cidade em cidade, de povoado em povoado, Zaratustra conhece o ser humano e profere discursos sobre esse ser luz do seu projeto que tanto o de identificar quem o homem, como o de propor um alm do homem (ROBLE, 2009, p. 2).

Segundo enfatiza Roble, a dana representaria, para o filsofo alemo, o impulso vida, gil e leve, de um ser de vontade que no conhece limites, que desinstala e instaura o novo:
Brincar com a realidade, dizer sim vida, mover-se como um ser de vontade. Esses so os primeiros passos, ou o pano de fundo para se compreender o porqu da escolha de Nietzsche pela metfora da dana. A dana parece querer

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

71
essa leveza ou ligeireza. A agilidade do danarino o suporte da vida vivida com o esprito da criana. A dana que Nietzsche enxerga aquela que no tem cdigos determinando sua ao, mas, ao contrrio, ela a prpria desintegradora dos cdigos, dos lugares-comuns, da normalidade (ROBLE, 2009, p. 3).

Assim, no discurso de Zaratustra, revela-se poeticamente o esprito da vida, sempre em metforas que sugerem o voo dos espritos elevados almas aladas e loucas, encantadoras e buliosas que transmitem um impulso vital, capaz de superar o medo, preocupaes e ansiedades dos tempos modernos:
[...] Ver revolutear essas almas aladas e loucas, encantadoras e buliosas, o que arranca a Zaratustra lgrimas e canes. Eu s poderia crer num Deus que soubesse danar. No com clera, mas com riso que se mata. Adiante! matemos o esprito do pesadelo! Eu aprendi a andar; por conseguinte corro. Eu aprendi a voar; por conseguinte no quero que me empurrem para mudar de stio. Agora sou leve, agora vo; agora vejo por baixo de mim mesmo, agora salta em mim um Deus. Assim falava Zaratustra (NIETZSCHE, 2006, p. 59-60).

Essa profisso de f em um Deus danarino instaura nova forma de viver que ensina, gradativamente, a andar, correr e voar, mas movido por um ritmo marcado por msica divina. E nessa cadncia, tambm as palavras e o pensamento do sbio Zaratustra danam, nas mentes dos ouvintes e, pela escritura nietzscheana, impelem o leitor a percorrer o texto fruindo esse jogo sinestsico. Conduz, pelo prazer esttico da palavra, visvel e audvel, o movimento do corpo e da mente, desinstalao, mudana criadora. Para Zaratustra, o nvel espiritual mais elevado do homem o que contm em si a criana, com sua capacidade de ser livre e brincar com a vida, de esquecer e apaixonar-se pelo simples ato de existir:

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

72

A criana a inocncia, e o esquecimento, um novo comear, um brinquedo, uma roda que gira sobre si, um movimento, uma santa afirmao. Sim; para o jogo da criao, meus irmos, preciso uma santa afirmao: o esprito quer agora a sua vontade, o que perdeu o mundo quer alcanar o seu mundo (NIETZSCHE, 2006, p. 37).

Assim, a arte, para Nietzsche, tem esse poder vital, de levar homem transformao, recuperando a essncia da vida pela emoo, pelo prazer, elevando-o alm do convencional. Em sua obra A origem da tragdia, o filsofo destaca, na origem e essncia da tragdia grega, uma expresso mista das duas tendncias artsticas, o esprito apolnio e o instinto dionisaco (NIETZSCHE, 1985, p. 95). Contrapondo-se a Apolo, deus solar, expresso bela e sublime da disciplina e serena sabedoria, imagem divina e esplndida do princpio de individuao (1985, p. 38-39), Dionsio, deus do vinho e da metamorfose, representa a embriaguez, o encantamento espontneo, natural, instintivo, catico e assim, criativo, alegre e vibrante. Nietzsche defende a recuperao do papel dionisaco, original e onipotente da arte:
Se, [...] considerarmos o xtase arrebatador que, perante a falncia do princpio de individuao, surge do que h de mais profundo no homem, do que h de mais profundo na prpria natureza, comeamos a entrever em que consiste o estado dionisaco, que compreenderemos muito melhor por analogia com a embriaguez. Graas ao poderio da beberagem narctica era que todos os homens todos os povos primitivos cantavam seus hinos (NIETZSCHE, 1985, p. 39).

O sentido da dana, para o sbio Zaratustra, no representa a tcnica, a disciplina, o modelo, mas a improvisao e fruio embriagadora, como se v na seo intitulada O canto da embriaguez, na narrativa nietzcheana, em que a dana irrompe como alegre expresso

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933 da vida:

73

O velho encantador danava de prazer; e se, como crem certos narradores, estava ento cheio de vinho doce, mais cheio estava certamente de vida doce, e despedira-se de toda a melancolia. H ainda quem conte que o burro tambm se pusera a danar; porque no fora debalde que o homem mais feio lhe dera vinho. Fosse isso verdade ou no, pouco importa, e se o burro no bailou nessa noite, sucederam, contudo, coisas maiores e mais singulares do que a de um burro bailar (NIETZSCHE, 2006, p. 494-495).

Essa concepo filosfica da dana dionisaca, contagiante e vitalizadora far parte da prpria biografia de Nietzsche que, aos 44 anos, sentindo que perdia a lucidez, recapitula sua vida e obra, no livro Ecce homo (1888). Nessa obra, ele reconhece a genialidade de seu Zaratustra, por concentrar, no discurso potico, seu pensamento, em linguagem e ritmo prprios, como se fizesse voarem com arte as palavras:
Ignorava-se antes de mim do que era capaz a lngua alem do que era capaz, de maneira geral, a linguagem. A arte do grande ritmo, o grande estilo do discurso para exprimir os intentos altos e baixos das paixes sublimes e sobrehumanas, fui eu quem os descobriu; com um ditirambo, como aquele do terceiro Zaratustra, Os Sete Selos, voei mil vezes mais alto que tudo quanto at hoje se chamou poesia (NIETZSCHE, 1984, p. 79).

Esse o grande impulso criador do sonho, que sustenta a vida, dando asas ao imaginrio, embriaga e desinstala o leitor-espectador, por um ritmo inesperado, alm de tudo o que convencional.

A dana dionisaca em zorba, o grego Tambm no livro Zorba, o grego, o autor Nikos Kazantzakis (1883, Grcia; 1957, Alemanha), admirador da obra Zaratustra de Nietzsche, cria o personagem Alexis Zorba, apresentando uma verso dionisaca do homem moderno e recupera o sentido da dana, como

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

74

expresso espontnea e embriagadora do estado interior, como expresso no Zaratustra, de Nietzsche. Nessa obra do autor grego, editada pela primeira vez em 1946, o narrador, um jovem intelectual ingls que contratara Zorba para chefiar os trabalhadores em uma mina de linhita, deixa-se cativar pela contagiante paixo desse grego pela vida e pela alegria espontnea e simples com que encarava as situaes boas e os momentos difceis. Mais que patro e empregado, tornam-se amigos. Em uma ilha do Peloponeso, so relatadas cenas picarescas, em que o grego, com sua maneira original de encarar a realidade, manifestar suas emoes, chega a questionar as prprias convices do narrador, em sua formao filosfica e moral moldada pela cultura dos gregos clssicos. Embora no seja objetivo desta comunicao a leitura da obra de Kazantzakis, esta aqui merece especial meno, pela forma como se manifesta a experincia da dana, como expresso interior do personagem Zorba. Destaca-se, inclusive, a fora discursiva com que o autor transpe os dilogos e cenas em que o danar resume a prpria maneira de se encarar a realidade. Zorba, um homenzarro rude, que o narrador descreve como Um corao vivo, uma boca voraz uma grande alma bruta (KAZANTZAKIS, 1974, p. 22), expressava, na dana e nas cordas de seu santuri, uma espcie de ctara, a mxima expresso de seu esprito dionisaco, que ele mesmo assim descrevia que fazia as coisas como estivesse para morrer a cada instante (cf. p. 49). O narrador, embora personagem apolneo, contido e disciplinado descreve, com mincias e admirao, a maneira nica com que Zorba danava, celerando os momentos alegres ou tristes, como quando props ao patro uma ideia maluca, um ousado projeto:

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

75
[...] Ento eu vou danar, patro. Sente-se o mais longe que puder, para que eu no o machuque. Olhe! Olhe! Deu um salto, irrompeu para fora do barraco, enrolou a cala nos joelhos e ps-se a danar. [...] Jogou-se dana, batendo as mos, erguendo-se no ar, fazendo piruetas, voltando-se ao cho com os joelhos dobrados, como se fosse borracha. De repente, ele atiravase para o alto como se quisesse vencer as leis da natureza e sair voando. Sentia-se nesse corpo cheio de vermes a alma em luta para empolgar a carne e jogar-se com ela nas trevas, como um meteoro. Ela sacudia o corpo que tombava, no podendo mant-lo no ar por muito tempo; ela o impulsionava de novo, impiedosa, dessa vez um pouco mais alto, mas o coitado caa, arquejante (1974, p. 91).

Era pela dana que Zorba conseguia se expressar. A cena descrita pelo olho armado do autor, com tal dinamismo e agilidade, assemelhando-se ao olho de uma cmera em movimento, a captar cada palavra, gesto, respirao e at o prprio movimento interior que envolvia danarino e expectador, num s jogo dionisaco, em que corpo e esprito se entregam, pela arte. Entretanto, nota-se que, diferente do sentido de leveza e encanto sugeridos pela dana, na concepo do sbio Zaratustra, em Zorba a improvisao e fruio embriagadora dionisca se traduz na descrio do corpo pesado do rude homenzarro, que tenta vencer as leis da natureza. A metfora do meteoro que irrompe entre as trevas sugere bem essa tentativa do personagem, pela dana, deixar-se conduzir mais por seu idealismo e amor vida, superando-se. A metfora nietzschiana da serpente o animal mais astuto que o sol cobre (NIETZSCHE, 2006, p. 32), tambm est presente no discurso de Kazantzakis, quando o narrador compara Zorba a essa criatura to ntima da me Terra, com seus segredos mais ntimos: Ela os conhece com seu ventre, com sua cauda, com sua cabea. Ela a toca, mistura-se, faz-se uma s, como a me Terra. O mesmo ocorre com Zorba. Ns, as pessoas instrudas, no somos seno passarinhos bobocas do ar

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

76

(KAZANTZAKIS, 1974, p. 82). Era envolvente a espontaneidade do velho grego, sua alegria e simplicidade com que encarava a arte de viver. Esse impulso dionisaco sempre se manifestava em Zorba com tanta vitalidade, que ele no se deixava trair pela idade j avanada. Era pela dana que ele se sentia rejuvenescer, revigorando a alma: Eu acho uma grande vergonha confessar que sou velho e fao o possvel para que ningum perceba que envelheci; pulo, dano, os rins doem, mas eu dano (1974, p. 179). A dana, como expresso da alegre e voluptuosa das paixes da carne, inclusive lembrando os movimentos sinuosos da serpente descrita em cenas, como aquela em que a velha prostituta Madame Hortense, imaginava-se danando, inspirada pelas palavras sedutoras de Zorba, fazendo-lhe reacender as antigas aventuras amorosas (1974, p. 193). Tambm, em Zorba, o grego, a dana se apresenta como manifestao cultural, expresso da identidadede um povo. Quando

Zorba tocou seu santuti, cantando versos populares que atraram os trabalhadores que dormiam: E, bruscamente, incapazes de se conterem por mais tempo, surgiram da obscuridade, seminus, descabelados, com suas calas bufantes, fizeram crculo em volta de Zorba e do santuri e se puseram a danar na areia grossa (1974, p. 219). Considerando-se o relacionamento entre literatura e mdia, verifica-se a transposio da vibrante potica narrativa de Kazantzakis, para o filme greco-americano homnimo, dirigido por Michael Cacoyannis e lanado em 1964, no qual sobressai a atuao do ator Anthony Quinn, interpretando Zorba, alcanando um momento de epifania na inesquecvel sequncia em que Quinn dana o Sirtaki na praia do vilarejo de Stavros. Em Lavoura Arcaica e tambm no filme LavourArcaica, tem-se Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

77

a dana como expresso cultural, tradio de imigrantes libaneses, em um meio rural, no Brasil. O sentido implcito no ato da dana, em suas performances coletiva e individual conduz ao trgico desfecho da trama ficcional.

A dana dionisaca em lavoura arcaica Na literatura e no cinema brasileiros, destacam-se, dentro dessa abordagem, os textos literrio, Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e cinematogrfico, LavourArcaica, de Luiz Fernando Carvalho,

observando-se o confronto entre os impulsos dionisacos e apolneos manifestos, levando morte da personagem Ana. A moderna valorizao do corpo deve muito ao cinema. O homem se v, vendo o outro. No mais se delimita atravs de conceitos abstratos, mas descortina a sua imagem concreta. Parte para a descoberta do corpo que se impe cada dia com mais fora, livre de artifcios. Por conseguinte, o cinema gera uma nova forma de captar a realidade que responde s necessidades de um novo relacionamento entre homem e mundo. Essa nova forma de abordar o mundo vai refletir-se nas outras artes, ampliando o espao representativo. Assim, na literatura, o corpo recebe essa nova carga esttica gerada pelo cinema. Lavoura Arcaica uma verso livre da parbola bblica do filho prdigo. Seguindo-se a circularidade da pardia que lhe serve de apoio, o romance divide-se em duas partes: a primeira intitulada A partida e a segunda, O retorno. A epgrafe da primeira parte tirada do texto de Jorge de Lima, Inveno de Orfeu: Que culpa temos ns dessa planta da infncia, de sua seduo, de seu vio e constncia? J a da segunda parte, tirada do Alcoro, diz: Vos so interditadas vossas mes, vossas filhas, vossas irms. As duas epgrafes indiciam o comportamento de Andr, que Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

78

rompe o interdito, quebra as regras determinadas pelo Alcoro, apaixonase por Ana, sua irm, e comete o incesto. Esta a razo de sua partida que no compreendida pela famlia marcada pelo falseamento do olhar. Na traduo da literatura para o cinema, a montagem desempenha um papel essencial. Em duas passagens, sobretudo, esse jogo entre o ser e o parecer, entre o olhar agudo e o falseamento do olhar, entre a vestimenta e o corpo escondido, essa ruptura evidenciada nas cenas da dana que mostram o jogo entre a ordem e a desordem. A narrativa montada em trinta captulos, em que o narradorpersonagem recupera o passado, no em ordem cronolgica, mas seguindo o percurso labirntico de sua mente doentia. Jogando com passagens lricas e sarcsticas, tanto Raduan Nassar, no texto literrio, quanto Luiz Fernando Carvalho, no texto flmico, conseguem expressar de maneira potica a oscilao dos jogos emocionais que dominam a trama de Lavoura Arcaica. No choque entre as imagens, o olhar tanto do leitor quanto do espectador desvelam sentidos ocultos. Pelo estranhamento de

combinaes, evidenciadas no confronto de planos, no colocados na montagem tijolo a tijolo, tpica de Pudovkin, mas naquela montagem eisenteiniana que instiga o leitor/expectador a criar uma imagem nova no ali presente, mas nascida desse choque, como a chama que nasce do fsforo riscado em um ponto de atrito. Na adaptao em imagens oferecidas concretamente ao olhar, a cena expe com personagens vistas o que no livro est em personagens que se vo criando na mente do leitor pela fora da palavra escrita. Na transposio dessas cenas do literrio para o

cinematogrfico, h que se considerar a mudana de meios. A literatura sugere, o cinema mostra. O passo a passo do livro, o tempo para a descoberta dos ndices que vo preparando o leitor para a descoberta Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

79

dessa tragdia familiar, cuja dimenso completa s revelada no final, tambm alcanado no filme. Na traduo para o cinema, Luiz Fernando Carvalho consegue esse ritmo com maestria. No texto literrio, Andr recupera, nas lembranas do passado, a dana que sucedia ao almoo na relva sob as rvores, e j se d conta do que se esconde sob a aparente inocncia dos meneios de Ana, que se vem juntar ao grupo de parentes e amigos na alegria reinante:
[...] e no tardava Ana, impaciente, impetuosa, o corpo de campnia, a flor vermelha sob um coalho de sangue prendendo de lado os cabelos negros e soltos, essa minha irm que, como eu, mais que qualquer outro em casa, trazia a peste no corpo, ela varava ento o crculo que danava e logo eu podia adivinhar seus passos precisos de cigana se deslocando no meio da roda, desenvolvendo com destreza gestos curvos entre as frutas e as flores dos cestos, s tocando a terra na ponta dos ps descalos... (L.A., p. 30).

E vendo o que os outros no percebiam alm do visto, alm das aparncias, Andr sabe enxergar o corpo nu de Ana, a verdade encoberta sob as vestimentas:
[...] ela roubava de repente o leno branco do bolso de um dos moos, desfraldando-o com a mo erguida acima da cabea enquanto serpenteava o corpo, ela sabia fazer as coisas, essa minha irm, esconder primeiro bem escondido sob a lngua a sua peonha e logo morder o cacho de uva que pendia em bagos midos de saliva, enquanto danava no centro de todos, fazendo a vida mais turbulenta, tumultuando dores, arrancando gritos de exaltao... (Ibidem, p. 31)

Na traduo cinematogrfica, Luiz Fernando Carvalho constri uma personagem cujos gestos ficam situados em um limite discreto entre a sensualidade e a inocncia. O jeito de pegar o leno, os meneios do corpo, a maneira de arrebanhar a saia no permitem aos que no sabem ver alm das aparncias a verdade que j se entremostra a olhos mais

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933 argutos.

80

Assim, na primeira dana, Ana revela nos meneios inocentes de seu corpo os desejos escondidos. Embora essa primeira dana se apresente com meneios de corpo, com uma gesticulao sensual, tudo ainda inocente, o corpo ainda se mostra escondido na sua verdade. So gestos no limite entre a inocncia e os preparativos para o voo da crislida. J na segunda dana, tudo se esclarece. No texto literrio, Raduan Nassar mostra Ana transmudada pela vestimenta, usando os apetrechos roubados no quarto do irmo. Quando todos a julgavam na capela, ela surge de repente e invade a roda:
[...] coberta com as quinquilharias mundanas da minha caixa, tomou de assalto a minha festa, varando com a peste no corpo o crculo que danava, introduzindo com segurana, ali no centro, sua petulante decadncia, assombrando os olhares de espanto, suspendendo em cada boca o grito, paralisando os gestos por um instante, mas dominando a todos com seu violento mpeto de vida, e logo eu pude adivinhar, apesar da graxa que me escureceu subitamente os olhos, seus passos precisos de cigana se deslocando no meio da roda... (L.A., p. 188)

O corpo se torna visvel por sob as vestimentas. Nas entrelinhas da dana, nos meneios exacerbados do corpo que fala a paixo, a sexualidade antes reprimida, possvel enxergar o escondido. No desconcerto criado, o irmo mais velho chama o pai. Ana, sem dizer uma palavra, consegue o que Andr com toda a sua verborragia no alcana. Tomado de ira, o pai que no aceita a contestao de sua palavra, mata a filha. Na traduo cinematogrfica, o impacto das vestimentas da personagem acorda o espectador para a realidade de Ana. As imagens vistas se tornam mais fortes. As cores se transformam em pistas para a

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

81

leitura da verdade do corpo escondido, as vestimentas j no dissimulam o que estava resguardado na primeira dana. So, agora, essenciais para evidenciar o que antes estava camuflado. O vestido ainda branco, mas os seios esto quase mostra. A flor vermelha nos cabelos que, ao ritmo da dana se desalinham, e os anis, as pulseiras, enfim toda a quinquilharia ajuda a compor a vestimenta que j no cobre, mas ratifica o que se encontra sob as vestes. E o vinho que Ana, nesta loucura dionisaca, derruba sobre o prprio corpo em completo desalinho mostra a personagem em toda a sua verdade. Os familiares tentam recompor a figura de Ana. Mas, ao ritmo da dana endoidecida, ela no se entrega. Considerando-se as cenas das danas, verifica-se, no jogo entre elas, a verdade tornada clara, levando ao desespero do pai, derrota das palavras proferidas como vestimentas, palavras que se tornam insuficientes para encobrir os anseios do cl.

Consideraes finais Nas danas de Ana, tem-se a celebrao da vida, num crescente impulso dionisaco, como se v em Zaratustra e em Zorba, o grego. A coreografia dana escrita preenche o espao do desejo de evaso da realidade e ruptura com toda forma de interdio. Pela arte do movimento, em sua performance transgressora de serpente desvairada, rompendo, com toda a rigidez dos padres morais impostos pelo pai, Ana arrisca-se ao fim trgico, configurado na sua morte. Torna-se cordeiro imolado que liberta aquele cl das rdeas das tradies agrrias e patriarcais e instaura o caos. Na escritura potica da novela trgica de Raduan Nassar, como tambm no discurso flmico de Luiz Fernando Carvalho, a arte da palavra e a arte da imagem em movimento traduzem o impulso dionisaco. A linguagem flui, seguindo o ritmo da Lavoura interior, convidando leitor e Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

ISSN: 2316-3933

82

espectador a se embrenharem nessa complexa teia dos sentimentos e desejos mais profundos e recalcados no relacionamento familiar. Concluindo, verifica-se que esse novo olhar renascido pela fora da cmara, alimentado pela tecnologia, ao incidir sobre o corpo redescoberto, ter que, sabiamente, ultrapassar a vestimenta e tentar investigar o que se situa alm do visto, das aparncias enganadoras e, muitas vezes, sedutoras do texto que se oferece, de ouvidos e olhos atentos s ressonncias do no-dito, do no-visto.

Referncias KAZANTZAKIS, Nikos. Zorba, o grego. Trad. Edgar Flexa Ribeiro e Guilhermina Sette. So Paulo: Abril, 1974. NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. NIETZSCHE, Frederico. Assim falava Zaratustra um livro para todos e para ningum. Trad. Jos Mendes de Souza. Verso para eBook: eBooksBrasil.com. 2006. Disponvel em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/zara.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2011. ______. A origem da tragdia. Trad. lvaro Ribeiro. 4. ed. Lisboa: Guimares, 1985. ______. Ecce homo: como se chega a ser o que se . Trad. Jos Marinho. 5. ed. So Paulo: Lisboa: Guimares, 1984. ROBLE, Odilon Jos. Reflexes sobre a dana a partir das metforas de Zaratustra. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com>/ Revista Digital - Buenos Aires - Ao 14 - N 131 Abril de 2009. Acesso em: 15 de maio 2011.

Revista Ecos vol. n 12 Ano IX (2012)

You might also like