You are on page 1of 15

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

Ana Maria Figueira


O livro apenas uma plida imagem da nossa realidade. A verdade que o instinto dos animais defende melhor a nossa vida do que a nossa razo, que, pelo contrrio, tem servido para dominar, humilhar, explorar, o outro. evidente que o mundo violento, no h nada a fazer. Mas ns acrescentamos violncia crueldade, que uma inveno 1 humana .

O livro que reflecte apenas uma plida imagem da nossa realidade, referido no excerto da entrevista concedida por Jos Saramago em Outubro de 1996, por ocasio da Feira do Livro de Frankfurt, Ensaio sobre a Cegueira2, o romance do autor publicado em 1995, que doravante referiremos por Ensaio e cujas citaes identificaremos apenas com o nmero das pginas. Obra que Robert Silverberg inclui no subgnero de fico cientfica social, por entender que, apesar de nenhuma das suas passagens fornecer quaisquer explicaes cientficas para os acontecimentos narrados, nos oferece um exame das consequncias sociais de um nico desvio aterrador da nossa realidade3. O prprio autor, cuja viso negativa da sociedade bem conhecida: Im not delivering any news if I tell you the world is a piece of hell for millions of people4 tem reconhecido publicamente o carcter brutal da obra e a experincia pessoal dolorosa que a sua escrita representou, e cuja leitura no se revela, de forma alguma, menos penosa: as trezentas pginas da narrativa descrevem, com um rigor e uma profuso de detalhes que o tornam perturbadoramente verosmil, um mundo catico e sombrio, pano de fundo de um cortejo infindvel de abjeces e atrocidades que reduzem o homem ao estado de barbrie. Uma alegoria que, num relato de pesadelo, nos conduz ao reconhecimento do carcter inato da maldade humana, apenas dissimulada pelas frgeis mscaras das convenes sociais, e selvaticamente irrefrevel em situaes de crise.

Bete Kninger. Ateno, este livro leva uma pessoa dentro - Entrevista com Jos Saramago, <http.www.is-koeln.de/matices/16/16ksaram.htm>, 12-01-2008. Jos Saramago. Ensaio sobre a Cegueira, Caminho, Lisboa, 1995. Robert Silverberg. Causa Efeito,Revista.electrnica.de.fico.cientfica.e.fantstico, traduo de Jorge Candeias, 2001, <http://ficcao-online.com.pt/E-nigma/artigos/causaefeito.html>, 12-01-2008. Fernanda Eberstadt. The Unexpected Fantasist, New York Times Magazine, 2007, <http://www.nytimes.com/2007/08/26/magazine/26saramago-t.html>, 12-01-2008.

2 3

Ana Maria Figueira

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

Em Ensaio, o pretexto para a revelao da total desumanizao da sociedade estranhamente desenquadrada pela ausncia de quaisquer marcos temporais e espaciais, aspecto a que voltaremos mais adiante uma sbita e inexplicvel epidemia de cegueira branca que a conduz ao colapso colectivo, como nos diz Silverberg:
Passo a passo mostra-nos o regresso a um estado de natureza primitiva dentro e fora do campo o medo da cegueira leva as pessoas, habitualmente civilizadas, a um estado prximo da selvajaria em nome da autodefesa, e s um punhado de lderes inspirados mantm sanidade suficiente para manter juntos alguns farrapos de civilizao. E medida que a cegueira continua a disseminar-se at que a sociedade colapsa por completo, compreendemos que Saramago escreveu no s um romance clssico de fim do mundo 1 mas tambm uma alegoria sobre as falhas da comunicao humana na vida quotidiana .

Esta anlise prope-se demonstrar a construo deliberada, dentro de uma narrativa de tom eminentemente pessimista, de uma figura feminina mltipla e complexa, essencialmente redentora, que pensamos corresponder quase inteiramente ao punhado de lderes inspirados referidos por Silverberg. Tentaremos procurar uma interpretao possvel para o seu papel, num texto ficcional que, entendido como uma forma de representao-encenao do mundo 2, no abdica de uma estreita relao com a realidade. O elemento aglutinador desta figura colectiva a protagonista da obra a mulher do mdico, tambm significativamente chamada a dos olhos que vem. Farol de conscincia, duplamente guia nos campos terreno e espiritual esta personagem mltipla que salva da perdio moral um pequeno grupo de cegos, e desta forma redime a humanidade no seu todo, por estes simbolicamente representada, como frente veremos. Antes de nos determos com mais cuidado nos pormenores da construo desta imagem feminina excepcional, importa referir, ainda que brevemente,

Robert Silverberg. Causa Efeito,Revista.electrnica.de.fico.cientfica.e.fantstico, traduo de Jorge Candeias, 2001, <http://ficcao-online.com.pt/E-nigma/artigos/causaefeito.html>, 12-01-2008. Carlos Ceia. A Construo do Romance Ensaios de Literatura Comparada no Campo dos Estudos Anglo-Portugueses, Almedina, Coimbra, 2007, p. 31.

Ana Maria Figueira

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira alguns aspectos da biografia do autor de Ensaio, da obra em si, e do contexto social, poltico e literrio no qual nasceu. Jos Saramago um escritor contemporneo quase inteiramente autodidacta, como ele prprio confessa: Tendo eu vindo de onde vim, que no pude, como se sabe, completar o curso liceal e portanto no entrei numa universidade; sendo eu, no s como escritor mas como pessoa, um autodidacta por excelncia; [] 1. De origens humildes, nascido em meio rural, viveu durante dcadas sob o regime ditatorial de Salazar, mantendo no entanto ligaes conhecidas ao Partido Comunista Portugus. Refreada pela poderosa tenaz da censura, a carreira literria de Saramago , consequentemente, de notoriedade tardia. A insurreio militar de 25 de Abril de 1974, a subsequente reposio do regime poltico democrtico e as profundas alteraes da decorrentes criaram as condies de liberdade de expresso que permitiram o pleno desenvolvimento do escritor e da sua obra, distinguida com o prmio Nobel da Literatura em 1998. Assim, a obra de Saramago ocupa um lugar muito prprio dentro um certo campo conceptual e estilstico, apresentando caractersticas discursivas que permitem ao leitor uma associao clara e imediata entre a produo literria e o seu autor, uma vez que as marcas da personalidade deste se tornam inconfundveis naquela, formando uma relao de mtua autenticao, como, a propsito, nos diz Michel Foucault: [] O nome de autor serve para caracterizar um certo modo de ser do discurso: para um discurso, ter um nome de autor, [] indica que esse discurso [] deve, numa determinada cultura, receber um certo estatuto2. bastante clara, a este respeito, a opinio do prprio autor de Ensaio:
A conveno que os meus livros aparentemente subvertem a da arrumao do discurso, a do modo como numa pgina se expe e descreve, com todo o seu instrumental de sinais grficos [] Mas creio que a subverso maior talvez no seja essa. Acho que, se h uma subverso, a da aceitao muito consciente do papel do autor como pessoa, como sensibilidade, como inteligncia, como lugar particular de reflexo, na sua prpria cabea. [], Eu sou aquele que faz o romance. E quero que isso se veja e se saiba. 3

1 2

Carlos Reis. Dilogos com Saramago, Caminho, Lisboa, 1998, p. 64. Michel Foucault. O que um Autor?, 6. Ed., traduo de Antnio Fernando Cascais, Nova Vega, 2006, p. 45.

Ana Maria Figueira

Carlos Reis. Op. cit., p. 97.

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira Sobre a subverso das convenes referidas na citao acima, importa realar a utilizao de pontuao no convencional, que obriga o leitor ao exerccio constante de distinguir a voz da narrativa do dilogo e do registo dos pensamentos individuais os monlogos interiores que percorrem toda a obra. Tomamos em devida conta a inteno expressa pelo prprio autor:
Em primeiro lugar, devo lembrar que, como toda a gente sabe, a pontuao uma conveno. A pontuao no mais do que aquilo que numa estrada so os sinais de trnsito: cruzamento, reduo de velocidade, essas coisas que aparecem. E assim, dir-seia que continua a ser possvel transitar pela estrada dos meus livros [] da mesma maneira que seria possvel transitar por uma estrada sem sinais de trnsito, com a grande vantagem de provavelmente haver menos desastres, porque ento toda a gente teria que estar muito atenta ao caminho e conduo1.

Entendida como um dos paradigmas da esttica literria do psmodernismo, a subverso de convenes manifesta-se tambm, em Ensaio, na falta de referncias espaciais e temporais, como j referimos, que nos permitam colocar a narrativa ficcional em qualquer perodo histrico ou em qualquer meio social conhecido. Assim, o relato cria logo desde o incio e mantm at ao fim um locus prprio, impossvel de situar. As personagens no tm nomes, e so referidas pelas suas profisses, por relaes de parentesco ou por traos fsicos diferenciadores. A ausncia de marcadores de tempo, de espao e de identidade tem como consequncia a criao de um pano de fundo em que as fronteiras entre a realidade e a fico se diluem, tornando-se quase imperceptveis. A libertao da narrativa da priso temporal, da integrao espacial e das marcas de identidade pessoal produz um retrato perturbador, simultaneamente intemporal e transversal da condio humana. O acontecimento que espoleta a transformao abrupta e catastrfica desta sociedade ficcional, que o autor habilmente nos faz tomar pela humanidade no seu todo, um caso isolado de perda sbita de viso, substituda por um espesso vu branco e luminoso, que rapidamente alastra e se transforma em epidemia e depois em endemia, at se tornar universal. Notamos, sobre este aspecto da narrativa, o contraste marcado entre uma inverosmil cegueira branca

Carlos Reis. Dilogos com Saramago, Caminho, Lisboa, 1998, p. 101.

Ana Maria Figueira

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

colectiva e a intensa verosimilhana das consequncias descritas, obviamente passveis de comprovao cientfica. No h na obra qualquer explicao para este fenmeno, que mergulha as pessoas num estado de terror. O pnico provocado pela situao leva as autoridades a isolar os primeiros afectados, numa tentativa desesperada para evitar o contgio. A escolha, por parte do autor, de uma instituio psiquitrica desactivada para local de internamento compulsivo, tem um significado que no pode passar despercebido ao leitor: evidente que o mundo criado dentro do manicmio reproduz a sociedade da qual as personagens so oriundas, e da qual estas transpem, sem alterao, as relaes de poder existentes concluindo-se que, embora sem o enquadramento das paredes fsicas de uma instituio, a demncia j estava anteriormente presente, de forma endmica. Ou seja, as condies de extrema presso motivadas pela situao em si, agravadas pela crueldade do abandono a que so votados os afectados e que conduz a uma luta desesperada pela sobrevivncia, mais no faz do que evidenciar ao mximo uma insanidade social generalizada, preexistente. Na ausncia do sentido da viso, as mscaras sociais tornam-se inteis e caem, e o homem fica exposto, tal como de facto . Numa possvel leitura metafrica da cegueira, a conscincia, desperta e aguada pela incapacidade fsica de ver, d conta de uma realidade sinistra, intensamente perturbadora, at ento invisvel. Um determinado grupo de internados, sempre significativamente denominados cegos malvados, e que mais frente voltaremos a referir pela sua importncia no desenrolar da aco, toma o poder e exerce um papel repressivo e arbitrrio, que podemos conotar com as funes de um Estado no ficcional opressor e totalitrio. Neste cenrio de pesadelo, a mulher do mdico a nica a preservar a capacidade de viso total, um conceito abrangente que integra o sentido da viso propriamente dito, a conscincia moral intacta e a profunda sensibilidade da qual depende a compreenso da natureza humana. O que, ao longo de toda a narrativa, nos remete constantemente no s para os diferentes significados da cegueira, mas tambm para a epgrafe da obra. Ou seja, depreendemos que ela pode olhar, e v, e que, como pode ver, repara.
Ana Maria Figueira

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

No entanto, a imagem feminina que percorre a obra , como j referimos, complexa; parece-nos depender em maior ou menor grau dos pensamentos, sentimentos e actos das diversas personagens femininas, cujo conjunto forma uma espcie de entidade abstracta e enigmtica, que se consubstancia em torno da figura central que a mulher do mdico. E a partir desta personagem colectiva olhos, voz e conscincia de uma humanidade confrontada consigo prpria por fora de um terrvel flagelo, que o autor constri um retrato feminino de grande dimenso tica, portador de uma fora interior notvel, com um papel determinante no desenrolar da aco.
No caso em exame [adaptao ao estado de cegueira] parece ter tido uma influncia decisiva a aco pedaggica da cega do fundo da camarata, aquela que est casada com o oftalmologista, tanto ela se tem cansado a dizer-nos, Se no formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos faamos tudo para no viver inteiramente como animais, tantas vezes o repetiu, que o resto da camarata acabou por transformar em mxima, em sentena, em doutrina, em regra de vida, aquelas palavras, no fundo simples e elementares. 119

De notar, neste excerto, a forma do verbo dizer, que nos permite especular sobre a sua escolha, e ver aqui um exemplo de utilizao de um recurso tipicamente ps-moderno. No se tratando de um dilogo nem de monlogo de uma das personagens, estamos perante uma mudana da voz da narrativa, certamente no acidental, que lhe permite uma incurso, ainda que momentnea, no campo da aco como se o narrador se constitusse simultaneamente em personagem, acrescentando ao seu relato um cunho de sinceridade decorrente da experincia vivida. Para a compreenso das caractersticas da figura feminina colectiva, interessa decomp-la nos seus componentes, bem como contrast-la com o pano de fundo constitudo pelos valores e comportamentos tipicamente masculinos e a polarizao dos papis sexuais, expressos na obra e a sua parte mais significativa, para este efeito, o relato da violao das cegas. Como atrs j referimos, provvel que a leitura da narrativa implique um sofrimento semelhante quele a que a sua escrita submeteu o autor e esta longa passagem parece ser o eptome de todas as penas.

Ana Maria Figueira

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

Mesmo enquanto focada exclusivamente na descrio da vida dentro do manicmio, a narrativa deixa, em simultneo, adivinhar o panorama exterior. O alastramento imparvel da cegueira branca faz ruir todas as estruturas sociais, e, medida que a desorganizao grassa e se transforma em caos, os cegos internados passam da recluso ao abandono. Gradualmente, todos os fornecimentos so reduzidos e por fim interrompidos, instalando-se o espectro da morte por inanio. E aqui que o j referido grupo dos cegos malvados, constitudo apenas por homens, toma o poder, usando da fora para monopolizar as cada vez mais parcas provises de alimentos, que decidem distribuir arbitrariamente e a troco de favores sexuais. Divididas entre o horror da violao e a necessidade imperiosa de escapar morte e de salvar dela, tambm, aqueles por quem se sentem responsveis, as mulheres, encabeadas pela mulher do mdico, tomam a resoluo de ceder s exigncias dos cegos malvados. Uma das caractersticas mais marcantes da figura feminina colectiva uma simbiose de extraordinrio sentido de responsabilidade e de uma capacidade de sacrifcio que roa o despojamento quase total comea a revelar-se de forma inequvoca. Ao mesmo tempo surgem representaes dos papis tpicos da subservincia feminina aos privilgios masculinos, at aqui respeitados, e da qual as mulheres agora se libertam:
[] Foi ela a mulher do primeiro cego, que disse sem que a voz lhe tremesse, Sou tanto como as outras, fao o que elas fizerem, S fazes o que eu mandar, interrompeu o marido, Deixa-te de autoridades, aqui no te servem de nada, ests to cego como eu, uma indecncia, Est na tua mo no seres indecente, a partir de agora no comas, foi esta a cruel resposta, inesperada em pessoa que at hoje se mostrara dcil e respeitadora de seu marido. 168

evidente, neste dilogo, a existncia de uma relao de submisso anterior, que aqui abruptamente alterada pela vontade do sujeito feminino. Liberta dos constrangimentos at ento aceites como normais, esta personagem simboliza a probabilidade real de cada ser humano, em circunstncias extraordinrias, ser capaz de contestar os valores anteriormente tomados como certos. O sentido de responsabilidade da figura feminina, na verdade habilmente construdo desde as primeiras pginas do romance, extraordinariamente

Ana Maria Figueira

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

evidenciado no comportamento da mulher do mdico fazendo-se passar por cega para no ser forada a abandonar o marido mas tambm na comovente relao de proteco maternal que a rapariga dos culos escuros estabelece voluntariamente com o rapazinho estrbico, desde o incio da aco:
Os primeiros [] eram os ltimos a servirem-se, excepto o rapazinho estrbico, claro est, que sempre acabava de comer antes que a rapariga dos culos escuros recebesse o seu quinho, do que vinha a resultar que uma parte do que devia ser dela terminava invariavelmente no estmago do mocinho. 137

De notar que esta uma mulher nem obediente nem casta, mas livre, sem respeito pelas convenes morais, que o narrador afirma podermos considerar uma prostituta: Sem dvida, esta mulher vai para a cama a troco de dinheiro, o que permitiria, provavelmente, sem mais consideraes, classific-la como prostituta de facto, []
31.

A descrio da personagem pretexto para uma das

muitas digresses da voz da narrativa, que, neste caso, conduz o leitor a uma reflexo sobre o empobrecimento pessoal e social resultante da tendncia transversal e universal para reduzirmos o outro a um aspecto isolado da sua personalidade ou a um determinado comportamento, ignorando que o valor intrnseco do ser humano se encontra necessariamente no seu todo. O esprito de sacrifcio e uma forte noo de responsabilidade so, portanto, o denominador comum de todas as mulheres que resolvem submeter-se brutalidade da violao:
Aqui, quem proferiu a sentena final foi uma mulher j de cinquenta anos que tinha consigo a me velha e nenhum outro modo de lhe dar de comer, Eu vou, disse, no sabia que estas palavras eram o eco das que na primeira camarata [] haviam sido ditas pela mulher do mdico, Eu vou, 167

A solidariedade nascida do sentido de responsabilidade , pela mesma razo, rejeitada: Quantas mulheres tm vocs aqui, perguntou um deles, Seis, respondeu a mulher do mdico com a boa inteno de deixar de fora a cega das insnias, mas ela emendou em voz apagada, Somos sete.
173

Apesar do

inegvel altrusmo da deciso, tm de enfrentar a oposio egosta dos prprios homens que querem salvar, motivada no pelo desejo de evitar s mulheres uma experincia terrivelmente penosa, mas por puro orgulho masculino:

Ana Maria Figueira

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira


E o que que vocs fariam se eles, em vez de pedirem mulheres, tivessem pedido homens, o que que fariam, contem l para a gente ouvir. [] Aqui no h maricas, atreveu-se um homem a protestar, Nem putas, retorquiu a mulher que fizera a pergunta provocadora, e ainda que as haja, pode ser que no estejam dispostas a s-lo aqui por vocs. 166

A crueza e a nitidez de pormenores do brutal relato da violao criam um quadro de grande realismo, insuportavelmente pictrico, quase tangvel, em que o sadismo dos violadores e a sua absoluta falta de sentimentos realam a extraordinria abnegao das vtimas. De notar o papel determinante da cega que deliberadamente provoca o incndio no manicmio, imolando-se, e do seu sacrifcio resultando a libertao dos cegos bons, a morte dos cegos maus e a reduo a runas do cenrio da ignomnia, numa sugesto de intertextualidade bblica: Ento, [] aconteceu tudo ao mesmo tempo [] o fogo que de repente alastra far de tudo isto cinzas. 210 Outro elemento importante da figura colectiva feminina em anlise a sua capacidade de compreenso fora do vulgar, decorrente de uma sensibilidade especial que se traduz num olhar compassivo sobre as fragilidades da natureza humana. Aqui, a protagonista que se evidencia, essencialmente pelo seu comportamento perante a infidelidade do marido. A compreenso e a tolerncia que concede a este, estende-se tambm rapariga dos culos escuros:
Ele levantou-se devagar, buscando apoio, depois ficou parado ao lado da cama, indeciso, [] ento ela, como sempre tinha feito, agarrou-lhe num brao, mas agora o gesto tinha um sentido novo, nunca ele necessitara tanto que o guiassem, como neste momento, porm no poderia saber at que ponto, s as duas mulheres o souberam verdadeiramente, quando a mulher do mdico tocou com a outra mo a face da rapariga e ela impulsivamente lha tomou para a levar aos lbios. [] A rapariga dos culos escuros ia ficar s, ela era a que devia ser consolada, por isso a mo da mulher do mdico tardou tanto a desprender-se. 173

A comunho de sentimentos entre a mulher do mdico e a rapariga, bem expressa no excerto acima, e a profunda compreenso de ambas as personagens, contribui para a fora da figura feminina no seu todo. A imagem de uma inesperada relao de cumplicidade criada pelo dilogo travado entre as duas mulheres, com o mdico no meio, como se ele no existisse:
Sentou-se na borda da cama, estendeu o brao por cima dos dois corpos, como para cingi-los no mesmo amplexo, e, inclinando-se toda para a rapariga dos culos escuros, murmurou-lhe baixinho ao ouvido, Eu vejo. A rapariga [] sussurrou por sua vez ao ouvido da mulher do mdico, Eu sabia, 172

Ana Maria Figueira

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira A relao materialmente desinteressada da jovem com o velho da venda preta, a sua preocupao com o destino dos pais e a compaixo pela vizinha idosa acrescem, sensibilidade j demonstrada, um trao de genuna bondade:
Ds-me vontade de chorar, disse a rapariga dos culos escuros, e to depressa o disse como o fez, com a cabea descada sobre os braos cruzados nos joelhos desafogou as suas mgoas, a saudade, a comoo pela lembrana que tivera a mulher do mdico, depois percebeu, sem saber por que caminhos do sentimento l tinha chegado, que tambm estava a chorar pela velha do primeiro andar, a comedora de carne crua, a bruxa horrvel, a que com a sua mo morta lhe havia restitudo as chaves da sua casa. 289

A capacidade para entender a vida e os seus mistrios outra das caractersticas da figura feminina do romance. a mulher do mdico que reconhece no cenrio do hospital psiquitrico a analogia com o mundo real: A mulher do mdico disse ao marido, O mundo est todo aqui dentro.
102

E ela

tambm que especula racionalmente sobre o significado da cegueira, concluindo que no cegaram agora, mas que tm estado sempre cegos: Penso que no cegmos, penso que estamos cegos, Cegos que vem, Cegos que, vendo, no vem.
310

A constatao da realidade conduz sua aceitao, mas tambm

busca pragmtica e construtiva de uma possvel soluo:


O nico milagre que podemos fazer ser o de continuar a viver, disse a mulher, amparar a fragilidade da vida um dia aps outro dia, como se fosse ela a cega, a que no sabe para onde ir, e talvez assim seja, talvez ela realmente no o saiba, entregou-se s nossas mos depois de nos ter tornado inteligentes, e a isto a trouxemos. 283

Um outro aspecto digno de nota na construo da personagem feminina de Ensaio o seu discurso de grande beleza sobre a natureza da prpria beleza. O dilogo (e no uma digresso da voz da narrativa), numa cena intensamente potica, entre a mulher do mdico, a mulher do primeiro cego e a rapariga dos culos escuros, completamente despidas e expostas chuva, trs graas nuas sob a chuva que cai
267

substitui a noo comum da beleza subordinada

imagem fsica da juventude, na qual se esgota, por um conceito novo, que se assume como inteiramente subjectivo a beleza essencialmente interior, emana de dentro, transpondo todas as fronteiras do corpo, e cola-se ao olhar e alma de quem v de fora. De referir tambm o simbolismo desta passagem, e a sua bvia relao intertextual com a Bblia: sobre as trs mulheres nuas que se abate o dilvio purificador.
Ana Maria Figueira

10

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira Esta cena ainda pretexto para um curioso discurso metalingustico da voz da narrativa sobre o poder da palavra e as analogias entre as categorias gramaticais e os seres humanos uma das muitas reflexes que percorrem constantemente uma obra, marcada, como j referimos, pela tendncia digressiva, to frequente no romance ps-modernista. A passagem do encontro com o escritor na casa do primeiro cego proporciona igualmente um dilogo pleno de significado sobre a importncia da palavra enquanto medium privilegiado no s da expresso, mas tambm da prpria preservao do patrimnio humano de sentimentos: Quer dizer que temos palavras a mais, Quero dizer que temos sentimentos a menos, Ou temo-los, mas deixmos de usar as palavras que os expressam, E portanto perdemo-los.
277

A falta da pontuao convencional

prejudica deliberadamente, como j vimos a clareza do dilogo e pode obrigar o leitor voltar a trs para perceber o encadeamento das frases. O que se revela intil, se aceitarmos que, aqui, no relevante qual dos dois diz o qu, mas a essncia da mensagem que ambos transmitem. A verdadeira importncia da questo da identidade individual para a figura feminina colectiva de Ensaio -nos dada pela voz da rapariga dos culos escuros: Dentro de ns h uma coisa que no tem nome, essa coisa o que somos
262.

Uma observao significativa, principalmente se considerarmos que vem de algum que no passou por estudos adiantados e que semelhante da personagem do escritor cego sobre o mesmo assunto: Os cegos no precisam de nome, eu sou esta voz que tenho, o resto no importante
275.

De notar o

significado da coincidncia de opinio, ou talvez mais exactamente de sentir, que anula a distncia entre pessoas afastadas pela diferena de gnero, de estrato social e de grau de instruo em matria to relevante, o conhecimento intuitivo de uma confirmado pela anlise, provavelmente racional, da outra. Por tudo o que atrs foi dito, parece-nos ser claro o profundo sentimento do dever para com o seu semelhante, que sobressai na figura feminina de Ensaio, contrariando o desprezo pelo outro, caracterstico, na viso do autor, de uma sociedade egotista e egoisticamente centrada apenas no interesse prprio: Sou

Ana Maria Figueira

11

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

uma pessoa pessimista e cptica em relao a esta coisa que ns chamamos espcie humana, em relao ao que estamos a fazer do mundo e de ns prprios1. Para uma melhor compreenso da figura feminina de Ensaio til fazer aqui mais uma referncia viso negativa do mundo representado/encenado na obra. O carcter marcadamente distpico da narrativa revela, naturalmente, uma viso da humanidade que no apenas pessimista e cptica, mas tambm profundamente crtica:
[] Porque se exerce uma crtica social sobre os limites das utopias, falamos de literatura distpica, que surge no s como um aviso contra as alienaes das utopias mas tambm apresenta uma crtica, muitas vezes simblica e alegrica, aos sistemas polticos e sociais 2 que revelem alguma forma de opresso do indivduo .

Abertamente assumida pelo prprio autor como expresso de uma angstia real, a representao do mundo de Ensaio oferece ao leitor um pano de fundo contrastante, um termo de comparao que destaca, engrandecendo, o que se lhe ope no caso, o comportamento profundamente humano da figura feminina:
Falmos muito ao longo destes ltimos anos (e felizmente continuamos a falar) dos direitos humanos; simplesmente deixmos de falar de uma coisa muito simples, que so os deveres humanos, que so sempre deveres em relao aos outros, sobretudo. E essa indiferena em relao ao outro, essa espcie de desprezo do outro, que eu me pergunto se tem algum sentido numa situao ou no quadro de existncia de uma espcie que se diz racional. Isso, de facto, eu no posso entender, uma das minhas grandes angstias. O Ensaio sobre a Cegueira tem alguma parte na expresso dessa angstia. [] Volto a dizer e com toda a franqueza: no compreendo, no sou capaz de compreender3.

1 2

Carlos Reis. Dilogos com Saramago, Caminho, Lisboa, 1998, p. 48. Carlos Ceia. A Construo do Romance Ensaios de Literatura Comparada no Campo dos Estudos Anglo-Portugueses, Almedina, Coimbra, 2007. p. 172. Carlos Reis. Op. cit., p. 150.

Ana Maria Figueira

12

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

Como concluso, torna-se necessrio voltar a construir a personagem que decompusemos ao longo deste trabalho, e encar-la sob uma nova perspectiva, dada pelo que entendemos ser um melhor conhecimento dos seus mltiplos elementos. A complexidade da figura feminina colectiva de Ensaio , parece-nos, a soma das qualidades mais relevantes dos seus componentes, de que resulta uma amlgama abstracta do que h de melhor no ser humano: abnegao, sensibilidade, despojamento, conscincia de si a par do respeito e amor pelo prximo, bondade genuna, pragmatismo submetido ao superior bem comum, grandeza de alma, inequvoca beleza interior. At a nica personagem de mulher que no pode incluir-se neste conjunto a velha bruxa comedora de carne crua no deixa no entanto de lhe prestar o seu contributo com um gesto nico de generosidade: No cncavo da mo morta apareciam, brilhantes, luminosas, umas chaves. 285 No contexto de uma viso to terrivelmente negativa do mundo, a figura feminina de Ensaio destaca-se como smbolo de todas as esperanas. As caractersticas do universo feminino imaginado de Ensaio (como alis, das personagens femininas de outras obras do autor) podem levar-nos a acreditar que uma parte da humanidade ser capaz um dia de derrubar todas as tiranias e inventar uma nova forma de ser e de viver. Como referimos no incio desta anlise, se o fenmeno de cegueira branca universal pura imaginao, no sentido em altamente improvvel a sua ocorrncia, o pano de fundo que o enquadra perturbadoramente verosmil. A obra vive, assim, de uma aliana entre a fantasia e o real, o que pode levantar-nos a questo de saber a qual dos campos pertence a figura feminina exemplar de Ensaio. Embora o prprio autor nos diga que so todas elas [as mulheres das suas obras] imaginrias, no sentido total, no so cpias de mulher nenhuma1, acreditamos que a sua inspirao se encontra no mundo real:

Carlos Reis. Dilogos com Saramago, Caminho, Lisboa, 1998, p. 135.

Ana Maria Figueira

13

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira


The great respect, admiration, fascination and affection that the reader senses accompanied the construction of the female characters in Saramagos work right up to the present seems to have migrated straight from the world he shared with grandmother Josefa (and also other childhood worlds) to his fictional world. We might select, from so many possible examples, the spiritual force of such characters such as [] the doctors wife in Blindness [] Each one responsible, in her own manner, for the affective, moral and ideological development of those they live closest to, and especially of the man to whom they relate1.

Por fora da autonomia que a obra literria, uma vez publicada, adquire, e que a transforma em patrimnio cultural da comunidade em que se integra 2, assiste-nos o direito, enquanto leitores e membros dessa comunidade, de procurarmos uma resposta ou mltiplas hipteses de resposta para os problemas que a sua leitura nos levantar. Parece-nos que as questes de gnero, se esto presentes em Ensaio, tm certamente muito pouco lastro no cmputo geral da obra, dominada pela desumanizao decorrente, entre outras causas, de relaes de poder em desequilbrio; to-pouco podemos falar de uma dicotomia homem/mulher, e a bipolarizao de papis masculinos/femininos, no mundo imaginado de Ensaio, apenas levemente abordada. Uma interpretao possvel da figura em anlise a de que esta simboliza no a Mulher, mas o elemento feminino que existe em cada homem ou mulher, e que contm no seu mago os aspectos mais viscerais e intrnsecos do ser humano. A figura feminina de Ensaio, no sendo, na sua humanidade to excepcional, nem totalmente improvvel, nem inteiramente verosmil, tem, assim, um carcter simblico, uma tonalidade vagamente onrica e um valor sem dvida inestimvel: enquanto depositria do que h de melhor em cada um de ns, representa uma esperana de salvao, encerrando em si a possibilidade de, ainda que dificilmente tal como os nossos melhores sonhos se transformar um dia em realidade. O escritor cego diz mulher do mdico: No se perca, no se deixe perder.
279

Uma leitura possvel destas enigmticas

palavras poder traduzir-se no desejo de que a melhor parte da humanidade no se perca nunca, e nos garanta pelo menos o sonho de que, um dia, a dolorosa trajectria da cegueira nos conduza lucidez.
1

Ana Paula Arnaut. The Child That I Am, traduo de Paula Cristina Noga e John Kinsella, in Dublin Review of Books, <www.drb.ie/pjune_thechild.html>, 20-01-2008. Carlos Reis. Dilogos com Saramago, Caminho, Lisboa, 1998. p.11.

Ana Maria Figueira

14

A (Des)Construo da Figura Feminina em Ensaio sobre a Cegueira

Bibliografia
ARNAUT, Ana Paula. The Child That I Am, traduo de Paula Cristina Noga e John Kinsella, in Dublin Review of Books, <http://www.drb.ie/pjune_thechild.html>, 20-01-2008. BELSEY, Catherine. Poststructuralism A Very Short Introduction, Oxford University Press, New York, 2002. CEIA, Carlos. A Construo do Romance Ensaios de Literatura Comparada no Campo dos Estudos Anglo-Portugueses, Almedina, Coimbra, 2007. CEIA, Carlos, s. v. Digresso, E-Dicionrio de Termos Literrios, coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9, <http://www.fcsh.unl.pt/edtl>, 18-01-2008. EBERSTADT, Fernanda. The Unexpected Fantasist, New York Times Magazine, 2007, <http://www.nytimes.com/2007/08/26/magazine/26saramago-t.html>, 12-01-2008. FERREIRA, Ana Paula. Cruising Gender in the Eighties: From Levantado do Cho to The History of the Siege of Lisbon, in Portuguese Literary and Cultural Studies, Vol. 6. On Saramago, <http://www.plcs.umassd.edu/pdfs/plcs6-pp205-336.pdf>, 21-01-2008. FOUCAULT, Michel. O que um Autor?, traduo de Antnio Fernando Cascais, 6. Ed., Nova Vega, Lisboa, 2006. KNINGER, Bete. Ateno, este livro leva uma pessoa dentro - Entrevista com Jos Saramago, <http.www.is-koeln.de/matices/16/16ksaram.htm>, 12-01-2008. REIS, Carlos. Dilogos com Saramago, Caminho, Lisboa, 1998. SARAMAGO, Jos. Ensaio sobre a Cegueira, Caminho, Lisboa, 1995. SEIXO, Maria Alzira. The Edge of Darkness, or, Why Saramago Has Never Written about the Colonial War in Africa, in Portuguese Literary and Cultural Studies, Vol. 6. On Saramago, <http://www.plcs.umassd.edu/pdfs/plcs6-pp205-336.pdf>, 21-01-2008. SILVERBERG, Robert. Causa e Efeito. Revista.electrnica.de.fico.cientfica.e.fantstico, traduo de Jorge Candeias, 2001 <http://ficcao-online.com.pt/E-nigma/artigos/causaefeito.html>, 12-01-2008.
Ana Maria Figueira

15

You might also like