You are on page 1of 3

Gamificao: Entendendo conceitos de interoperabilidade ldica

Por Diego D. Duenhas

Em junho de 2013, Anant Agarwal, especialista em inovao educacional e professor de cincia da computao no MIT (Massachusetts Institute of Technology), apresentou no TED Talks a palestra Why massive open online courses (still) matter?, (disponvel em: http://goo.gl/8yUl3z). Agarwal levanta algumas questes sobre a inrcia evolutiva dos processos educacionais nos ltimos 500 anos, e como isso vem radicalmente se transformando com o advento da internet e das novas tecnologias como as MOOCs (Massive Open Online Course) e AVAs (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Ele defende que uma mudana massiva no sistema educacional deve ser completa, e ilustra seu ponto de vista com exemplos do Projeto EDX (https://www.edx.org/), especificamente do curso de eletrnica via MOOC, onde coloca em nmeros como uma mudana de paradigma pode gerar um resultado expressivo. Assim que a plataforma EDX lanou o curso online, matricularam-se cerca de 155 000 alunos provindos de 162 pases. Ele ressalta que este um nmero maior que a soma de todos alunos que passaram pelo MIT em seus 150 anos de histria. Agarwal ainda coloca que dos 155 000 inscritos, 7.200 foram aprovados e que para formar esse mesmo nmero de alunos presencialmente, demorariam cerca de 40 anos. Para alm das estatsticas, o especialista procura focar em alguns dos principais fatores que promovem o sucesso dos AVAs, destacando quatro conceitos principais: ritmo prprio, controle do que se est estudando, autonomia computacional para avaliao e mecanismos ldicos gamificados. Os laboratrios de experimentao so os grandes aliados na aprendizagem virtual, utilizando conceitos e tcnicas de gamificao essa ferramenta permite aos alunos colocar em prtica aquilo que aprendem nos vdeos e leituras,

onde ele testa empiricamente diversas formas de resolver os problemas apresentados; exemplifica que hoje j possvel aos alunos do curso de eletrnica do Projeto, montar circuitos impressos virtualmente com a mesma facilidade que se brinca com Legos. Agarwal tambm explica que o sistema de correo de exerccios dentro de um ambiente gamificado se torna muito mais atraente, pois quando uma tarefa concluda corretamente, a plataforma emite uma mensagem visual de aprovao, que gera expectativa para as prximas. Ele tambm salienta que os fruns dos cursos so ferramentas dinmicas e muito eficazes dentro do processo de aprendizagem, alunos com dvidas muitas vezes obtm a soluo de suas questes de outros alunos, onde muitas vezes o professor passa a ter apenas a funo de endossar e complementar os problemas postados. O conceito de interoperabilidade ldica advindo da aplicao de tcnicas de gamificao como as apresentadas acima, vm nos ltimos tempos causando um forte impacto nas reas que trabalham com interao em ambientes digitais. Possibilitando pblicos ou auditrios diferenciados se beneficiarem da informao transmitida com menos rudos que processos convencionais como literatura, por exemplo. Dentro desse modelo de educao distncia exposto por Agarwal, faz-se necessrio um certo cuidado ao analisar pragmaticamente o desenvolvimento do aluno, evitando no tipifica-lo e/ou qualifica-lo numericamente, encontrar formas de humanizar e estar alinhado aos anseios, dificuldades e outras questes de ordem humana, no apenas policia-lo, mas tambm assisti-lo, estimul-lo e orient-lo. Talvez a tecnologia possa auxiliar na identificao de anomalias ou problemas de ordem linear no que se refere evoluo esperada, porm, seria difcil criar um algoritmo eficaz na soluo dos problemas de ordem cognitiva, neste ponto a falibilidade humana muito bem-vinda. Afinal, para alm das necessidade individuais que nos levam decidir por um curso, deve se ter muito claro qual o motivo para ele existir, se apenas para formao tecnicista produtivista ou tambm para nos fazer crescer como indivduos com espritos-livres.

Referncia Bibliogrfica:
AGARWAL, A. Why massive open online courses (still) matter? In: TED Global Talks, jun. 2013, Edimburgo. Anais... Edimburgo: TED Global Talks Conference, 2013. Disponvel em: <http://goo.gl/8yUl3z>. Acesso em: 14 abr. 2014.

You might also like