You are on page 1of 3

Teorias da Evoluo Darwin e Wallace Quando falamos em evoluo biolgica, geralmente o primeiro nome que nos vem mente

e o de Charles Darwin. Entretanto, no podemos atribuir todos os mritos a ele, j que Alfred Wallace tambm havia percebido muitos dos aspectos que Darwin apontou em suas observaes que guardou, basicamente em segredo, por mais de vinte anos. Apenas quando Wallace enviou a Darwin seus manuscritos devemos nos lembrar de que este voltou da expedio bastante reconhecida como cientista - que ele foi impulsionado a publicar suas ideias. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois, em 1858. O diferencial de Darwin era o conjunto de evidncias e argumentos a favor da evoluo que possua. Este fato, somado sua posio de destaque no meio cientfico e publicao do livro A origem das espcies por meio da seleo natural, ou a preservao das raas favorecidas na luta pela vida, o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado. Naquela poca, os mecanismos de hereditariedade e mutao no eram conhecidos e, dessa forma, temos a teoria sinttica da evoluo (ou neodarwinismo) como uma verso aprimorada desses princpios desenvolvidos por Darwin e Wallace. Aspectos da Teoria Darwinista Em qualquer grupo de espcies, todos os indivduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da histria evolutiva. Assim, so descendentes destes, com modificaes: resultado da seleo natural. Indivduos da mesma espcie, mesmo que parentes prximos possuem variaes entre si: resultado de mutaes e/ou reproduo sexuada. Algumas dessas so hereditrias, ou seja, podem ser transmitidas para a gerao seguinte. A limitao na disponibilidade de recursos faz com que indivduos de uma populao lutem, diretamente ou indiretamente, por esses e pela sua sobrevivncia. Dessas variaes, algumas podem ser vantajosas nesse sentido, permitindo que alguns, nesse cenrio, se destaquem e outros no. Esses ltimos podem no sobreviver e tampouco podem se reproduzir. Aqueles que sobrevivem (os mais aptos), podem transmitir prole tal caracterstica que permitiu sua vitria, caso seja hereditria. Esse processo, denominado seleo natural, resulta na adaptao de determinados indivduos ao ambiente, frente a outros no adaptados, e tambm no surgimento de novas espcies. A seleo natural bastante parecida com a artificial, s que essa ltima o resultado de aes humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada h algumas dcadas como principal agente de combate a bactrias e, atualmente, no eficaz no tratamento de algumas doenas: consequncia da seleo das bactrias resistentes, em razo do uso indiscriminado dessa substncia.

Lamarck Jean-Baptiste Lamarck ( 1744-1829 ), naturalista francs, foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemtica da evoluo. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoolgica. Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais: Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. Lei da transmisso dos caracteres adquiridos: alteraes provocadas em determinadas caractersticas do organismo, pelo uso e desuso, so transmitidas aos descendentes. Lamarck utilizou vrios exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquticas tornaram-se pernaltas devido ao esforo que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoo na gua. A cada gerao, esse esforo produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa caracterstica gerao seguinte. Aps vrias geraes, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas. A teoria de Lamarck no aceita atualmente, pois suas ideias apresentam um erro bsico: as caractersticas adquiridas no so hereditrias. Verificou-se que as alteraes em clulas somticas dos indivduos no alteram as informaes genticas contida nas clulas germinativas, no sendo, dessa forma, hereditrias. Neodarwinismo A Teoria sinttica da evoluo ou Neodarwinismo foi formulada por vrios pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essncia as noes de Darwin sobre a seleo natural e incorporando noes atuais de gentica. A teoria sinttica considera, conforme Darwin j havia feito, a populao como unidade evolutiva. A populao pode ser definida como grupamento de indivduos de uma mesma espcie que ocorrem em uma mesma rea geogrfica, em um mesmo intervalo de tempo. Para melhor compreender esta definio, importante conhecer o conceito biolgico de espcie: agrupamento de populaes naturais, real ou potencialmente intercruzantes e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos. Quando, nesta definio, se diz potencialmente intercruzante, significa que uma espcie pode ter populaes que no cruzem naturalmente por estarem geograficamente separadas. Entretanto, colocadas artificialmente em contato, haver cruzamento entre os indivduos, com descendentes frteis. Por isso, so potencialmente intercruzantes. A definio biolgica de espcie s valida para organismos com reproduo sexuada, j que, no caso dos organismos com reproduo sexuada, j que, no caso dos organismos com reproduo assexuada, as semelhanas entre caractersticas morfolgicas que definem os agrupamentos em espcies.

Observando as diferentes populaes de indivduos com reproduo sexuada, pode-se notar que no existe um indivduo igual ao outro. Excees a essa regra poderiam ser os gmeos uni vitelnicos, mas mesmo eles no so absolutamente idnticos, apesar de o patrimnio gentico inicial ser o mesmo. Isso porque podem ocorrer alteraes somticas devidas ao do meio. A enorme diversidade de fentipos em uma populao indicadora da variabilidade gentica dessa populao, podendo-se notar que esta geralmente muito ampla. A compreenso da variabilidade gentica e fenotpica dos indivduos de uma populao fundamental para o estudo dos fenmenos evolutivos, uma vez que a evoluo , na realidade, a transformao estatstica de populaes ao longo do tempo, ou ainda, alteraes na frequncia dos genes dessa populao. Os fatores que determinam alteraes na frequncia dos genes so denominados fatores evolutivos. Cada populao apresenta um conjunto gnico, que sujeito a fatores evolutivos, pode ser alterado. O conjunto gnico de uma populao o conjunto de todos os genes presentes nessa populao. Assim, quanto maior a variabilidade gentica. Os fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gnico da populao podem ser reunidos duas categorias: - Fatores que tendem a aumentar a variabilidade gentica da populao: mutao gnica, mutao cromossmica, recombinao; - Fatores que atuam sobre a variabilidade gentica j estabelecida: seleo natural, migrao e oscilao gentica. A integrao desses fatores associada ao isolamento geogrfico pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de mecanismos de isolamento reprodutivo, quando, ento, surgem novas espcies.

You might also like