You are on page 1of 5

A Msica na Antiguidade

Josemar Bessa

A palavra msica deriva de arte das musas em uma referncia mitologia grega, marca fundamental da cultura da antigidade ocidental. No entanto muitos estudiosos procuram as origens da msica nos perodos anteriores da histria do homem, ou seja, na pr-histria. A maioria acredita que muito difcil conceber como os homens das cavernas entendiam a msica, pois no deixaram vestgios arqueolgicos a respeito do entendimento dos sons, fato que permite muita especulao a respeito.

No entanto, a possibilidade de imaginar a msica em sociedades Pr-histricas mais plausvel do que se imagina, pois, utilizando os conceitos predominantes na sociologia, encontramos ainda hoje sociedades que vivem na pr-histria, em um nvel de organizao social que no atingiu o estgio de civilizao. O exemplo mais fcil para nossa percepo so os indgenas brasileiros, que, na maioria dos casos, vivem ainda no perodo neoltico, com o desenvolvimento de uma agricultura rudimentar e organizao social tribal. Dessa maneira podemos perceber que o homem na pr-histria produzia uma msica com carter religioso, mgico, quer dizer, ritualstico, batendo as mos e os ps, com um ritmo definido, agradecendo aos deuses ou buscando sua proteo para a caada ou guerra. No mesmo perodo os homens passaram a bater na madeira, produzindo um som ritmado, surgindo assim o primeiro instrumento de percusso.

Os Primeiros Elementos
A noo que hoje se tem da msica como uma organizao temporal de sons e silncios no nova. Civilizaes muito antigas j se aproximaram dela, descobrindo os elementos musicais e ordenando-os de maneira sistematizada. Os historiadores tm encontrado inscries as quais indicam que um carter nitidamente ritualstico impregnava a maior parte da criao musical da Antiguidade. Por muito tempo as formas instrumentais permaneceram subdesenvolvidas. Predominava a msica vocal. Essa forma, adicionando msica o reforo das palavras, era mais comunicativa e as pessoas assimilavam-na melhor. Assim se explica o grande desenvolvimento que atingiu entre os antigos. Os povos de origem semita cultivavam a expresso musical, tornando-a bastante elaborada. Os que habitavam a Arbia, principalmente, distinguiram-se pela criatividade. Possuam uma ampla variedade de instrumentos e dominavam diferentes escalas. Segundo parece, tocavam, sobretudo, para danar, pois foi entre eles que surgiu a Sute de Danas, um gnero que sobrevive ainda hoje. A Bblia mostra que tambm os judeus tinham a msica como hbito. Davi fala sobre ela nos Salmos, e diversas outras passagens bblicas contm menes a respeito.

Na China, o peculiar era a prpria msica, devido sua monumentalidade. Os chineses utilizavam nada menos que 84 escalas (o sistema tradicional da msica ocidental dispunha de apenas 24). A variedade da sua instrumentao era imensa. E j por volta do ano 2255 a.C. o domnio sobre a expresso musical atingia tal perfeio entre eles, que sua influncia se estendia por todo o Oriente, moldando a msica do Japo, da Birmnia, da Tailndia e de Java.

Origem Mecnica
A origem mecnica da msica divide-se em duas partes: a primeira, na expresso de sentimentos atravs da voz humana; a segunda, no fenmeno natural de soar em conjunto de duas ou mais vozes; a primeira, seria a raiz da msica vocal; a segunda, a raiz da msica instrumental. Na histria da msica so importantes os nomes de Pitgoras, inventor do monocrdio para determinar matematicamente as relaes dos sons, e o de Lassus, o mestre de Pndaro, que, perto do ano 540 antes de Cristo, foi o primeiro pensador a escrever sobre a teoria da msica. Outro nome o do chins Lin-Len, que escreveu tambm um dos primeiros documentos a respeito de msica, em 234 antes de Cristo, poca do imperador chins Haung-Ti. No tempo desse soberano, Lin-Len que era um de seus ministros estabeleceu a oitava em doze semitons, aos quais chamou de doze lius. Esses doze lius foram divididos em liu Yang e liu Yin, que correspondiam, entre outras coisas, aos doze meses do ano.

Origem Fsica e Elementos


A msica, segundo a teoria musical, formada de trs elementos principais. So eles o ritmo, a harmonia e a melodia. Entre esses trs elementos podemos afirmar que o ritmo a base e o fundamento de toda expresso musical. Sem ritmo no h msica. Acredita-se que os movimentos rtmicos do corpo humano tenham originado a musica. O ritmo de tal maneira mais importante que o nico elemento que pode existir independente dos outros dois: a harmonia e a melodia. A harmonia, segundo elemento mais importante, responsvel pelo desenvolvimento da arte musical. Foi da harmonia de vozes humanas que surgiu a msica instrumental.

A melodia, por sua vez, a primeira e imediata expresso de capacidades musicais, pois se desenvolve a partir da lngua, da acentuao das palavras, e forma uma sucesso de notas caracterstica que, por vezes, resulta num padro rtmico e harmnico reconhecvel. O que resulta da juno da melodia, harmonia e ritmo so as consonncias e as dissonncias. Acontece, porm, que as definies de dissonncias e consonncias variam de cultura para cultura. Na Idade Mdia, por exemplo, eram considerados dissonantes certos acordes que parecem perfeitamente consonantes aos ouvidos atuais, principalmente aos ouvidos roqueiros (trash metal e afins) de hoje. Essas diferenas so ainda maiores quando se compara a msica ocidental com a indiana ou a chinesa, podendo se chegar at incompreenso mtua. Para melhor entender essas diferenas entre consonncia e dissonncia sempre bom recorrer ao latim: Consonncia, em latim consonantia, significa acordo, concordncia, ou seja, consonante todo o som que nos parece agradvel, que concorda com nosso gosto musical e com os outros sons que o seguem. Dissonncia, em latim dissonantia, significa desarmonia, discordncia, ou seja, todo som que nos parece desagradvel, ou, no sentido mais de teoria musical, todo intervalo que no satisfaz a idia de repouso e pede resoluo em uma consonncia. Trocando em midos, a dissonncia seria todo som que parece exigir um outro som logo em seguida. J a incompreenso se d porque as concordncias e discordncias mudam de cultura para cultura, pois quando ns, ocidentais, ouvimos uma msica oriental tpica, chegamos, s vezes, a ter impresso de que ela est em total desacordo com o que os nossos ouvidos ocidentais esto acostumados. Portanto o que se pode dizer que os povos, na realidade, tm consonncias e dissonncias prprias, pois elas representam as suas subjetividades, as suas idiossincrasias, o gosto e o costume de cada povo e de cada cultura. A msica seria, nesse caso, a capacidade que consiste em saber expressar sentimentos atravs de sons artisticamente combinados ou a cincia que

pertence aos domnios da acstica, modificando-se esteticamente de cultura para cultura.

You might also like