You are on page 1of 4

Agrupamento de Escolas de Antnio Feij Leitura Orientada - Um programa de leitura fundamentado na literatura

Roteiro de anlise textual para A Girafa que comia estrelas de Jos Eduardo Agualusa Referncias Bibliogrficas AGUALUSA, Jos Eduardo e CAYATTE, Henrique (2006), A Girafa que comia Estrelas, Lisboa, Dom Quixote [2005] Tema Grupo etrio Famlia; Afetos; Ambiente; Natureza. 2 ano (Metas Curriculares de Portugus)

Indicao do gnero, das personagens e dos elementos espcio-temporais. Gnero Personagens Elementos espcio-temporais Narrativo Olmpia (girafa), D. Margarida (galinha), Me de Olmpia. Savana; Cu (nuvens)

Sinopse/Apreciao dos aspetos estticos e ideolgicos A narrativa A girafa que comia estrelas, publicada no final de 2005 pela Dom Quixote, da autoria de Jos Eduardo Agualusa, revela afinidades com os contos inseridos na coletnea Estranhes & Bizarrocos [estrias para adormecer anjos] (2000) no que diz respeito revisitao da temtica animal, quase de teor fabulstico, imbuda de maravilhoso. O conto trata, entre outras, da questo da amizade entre seres de espcies diferentes e de hbitos e gostos distintos, cuja relao pautada por um enorme respeito mtuo e por uma grande tolerncia. Chama a ateno o facto de a narrativa se desenrolar no seio de uma sociedade animal sustentada por valores como a famlia, os afetos, a amizade e a defesa e proteo do ambiente natural e das diferentes espcies que o integram. A ilustrao alterna entre a ocupao de pginas simples e a dupla pgina que surge em trs momentos distintos, captando circunstncias decisivas do desenrolar da ao. A ilustrao das guardas retoma o fundo da capa, representando um cu estrelado e logo uma cena noturna que inesperadamente representada por uma tonalidade azul clara. (Ana Margarida Ramos, Casa da leitura). Ilustrao

Pistas de Trabalho Objetivos Criar o gosto pela leitura literria; Contactar com autores lusfonos da literatura infantil contempornea;

Iniciar o domnio da Educao Literria das Metas Curriculares de Portugus no 2 ano; Interpretar as intenes e as emoes das personagens de uma histria (M20.3) Desenvolver estratgias de compreenso; Antecipar Contedos (M20.1); Trabalhar ao nvel da inferncia; Desenvolver a criatividade;

Experimentar percursos individuais ou em grupo que proporcionem o prazer da leitura e da escrita;

Explorao da obra: Atividades Pr-leitura Telescpio Atravs de um pequeno canudo tapado (pode ser de carto e decorado a gosto), espreitar em direo ao cu e imaginar o que se v. Deixar que vrias crianas espreitem e partilhem as suas observaes. O Ninho (atividade alternativa ou complementar primeira) No caso de ser complementar, pode o professor referir que uma das vezes que espreitou pelo telescpio viu um ninho com alguns objetos l dentro. Apresentar o ninho de D. Margarida com os respetivos objetos: trs pares de culos, oito berlindes coloridos, um colar de prolas, um arco-ris de bolso, um olho de vidro.

Estabelecer um dilogo com os alunos sobre a possvel origem dos objetos e o porqu de se encontrarem l em cima. Explorao de elementos paratextuais Apresentar o livro aos alunos (ilustrao da capa, ttulo), e deixar que seja estabelecida alguma relao entre o exterior da obra e as atividades realizadas anteriormente. Durante a leitura Leitura da histria em suporte livro ou em suporte digital em
http://www.calameo.com/books/000749262b3300a3f8f02

(deve ser feita mais do que uma leitura) Percursos na histria: o objetivo deste conjunto de atividades levar o aluno de volta ao texto (releitura) em busca de informao concreta sobre personagens, espaos e aes. Sugere-se trabalho de grupo ou pares.
1. 2. Os espirros das Girafas (anexo 1): Preenchimento de mapa com as possveis consequncias dos espirros das girafas, de acordo com a obra. Espaos da Histria (anexo 2): Caracterizao dos ambientes onde vivem as personagens principais da narrativa: Nuvens (D. Margarida) e Savana (Olmpia). Esta atividade pode ser feita com recurso ao desenho e/ou a citaes do texto; devem ser includas as restantes personagens (secundrias) nos respetivos espaos. No devem ser acrescentados elementos que no constem da narrativa; Um problema com soluo (anexo 3): Organizao sequencial das aes que conduziram resoluo do problema da seca na savana e representao do final da histria.

3.

Onde me leva esta histria: o objetivo deste conjunto de atividades trabalhar ao nvel da compreenso inferencial, explorando as portas quer a narrativa deixa em aberto.
1.

Como veio aqui parar? (anexo 4): Partindo dos objetos presentes no ninho de D. Margarida, preencher o mapa, imaginando a origem de cada um deles e o seu possvel dono anterior.

Aps a leitura O meu arco-ris de bolso: Realizao, em grande grupo, de uma mini chuva de ideias a partir da palavra / conceito arco-ris. Associao de sentimentos / emoes ao Arcoris (quando vejo o arco ris fico sinto parece). Construo de um marcador de livro com o arco-ris e as emoes evocadas ou construo de um mini arco-ris / amuleto para colocar na mochila ou no porta lpis. 3. Novas Aventuras de Olmpia e D. Margarida: (anexo 5): a partir da citao que encerra a narrativa, escrever e/ou representar atravs de uma Banda Desenhada, possveis aventuras que as duas protagonistas da histria vo viver.
2.

Leitura Gratuita: Outras obras do mesmo autor/ilustrador, constantes das Metas Curriculares AGUALUSA, Jos Eduardo e CAYATTE, Henrique (2000), Estranhes e Bizarrocos, Lisboa, Dom Quixote. Disponvel em http://cataflash.catalivros.org/lm/LM_0001_consola.html

Outras Sugestes Sugesto de abordagem a um dos contos de Estranhes e Bizarrocos A Menina que queria ser ma:
http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/prat_maos_macas_a_C.pdf

Biblioteca Antnio Feij 2013/2014

You might also like