You are on page 1of 20

Condicionador de Ar Split

MANUAL DE INSTALAO

P/NO:40631902

www.lg.com

CONDICIONADOR DE AR SPLIT INSTRUES DE INSTALAO


Leia completamente estas folhas de instrues antes de instalar o produto. O servio de substituio do cabo de fora deve ser feito somente por pessoal autorizado. A instalao deve ser feita de acordo com os padres nacionais de eletricidade e somente por pessoas autorizadas.

1. Parafuso tipo "A" 2. Placa de Instalao

3. Parafuso tipo "B" 4. suporte do Controle Remoto


Peas de instalao que voc deve comprar

Mais de 20 cm

Mais de 15 cm

Plaa de Instalao Braadeira Bucha-Braadeira Vedao tipo-borracha


Dobre o tubo to prximo da parede quanto possvel, mas, tenha cuidado para no estrangular a tubulao!

Lado esquerdo e direito so idnticos Filtro de ar

Fita de vinil (larga)

Braadeira

Apique depois de realizar o teste de drenagem. Para fazer o teste de drenagem, retire os filtros de ar e derrame gua no trocador de calor.

Mais de
30 cm

Mais de 60 cm

Mais de 10 cm
Tubulao do ramo do gs Tubulao do ramo do lquido tubulao de dreno adicional Fita de vinil (estreita) Cabo de conexo Refrigerao e Aquecimento: 2EA Apenas Refrigerao : 1EA

Mais de 100 cm
As ilustraes contidas neste Manual tem apenas a finalidade de visualizao e explanao. As unidades interna e externa,tero na realidade uma aparncia diferente das ilustraes apresentadas.

DESCRIO DA INSTALAO
Requisitos para a Instalao
O que segue dever sempre ser obedecido para atender normas de segurana..............................5 Instalao das Unidades Interna e Externa .................................. 6

Peas de Instalao Necessrias

Ferramentas Necessrias

Placa de Instalao Quatro parafusos tipo "A" Cabo de conexo Tubulao:

Nvel Chave philips Mquina de furar eltrica Broca-serra para furos ( 70mm) Conjunto de ferramentas para Chave de torque especificadas
alargamento 1,8kg.m,4,2kg.m,5,5kg.m,6,6kg.m (diferentes dependendo do n do modelo) Chave inglesa ..................meia unio

Operao de alargamento e conexo da tubulao ...........................8

Para gs.............................12,7mm,9,52mm ............................... ou 15,88mm Para lquidos....................6,35mmou 9,52mm

Materiais de isolao Mangueira de drenagem adicional

(Dimetro externo..............15.5mm)

Conexo do cabo entre a unidade interna e externa ....................13

Verificao da drenagem e formao da tubulao.........................15

Um copo de gua Chave de parafuso

Purga do ar ...........................16

Chave de boca (hexagonal) (4mm) Detector de vazamento de gs Bomba de vcuo Manmetro Dois parafusos tipo "B" Manual do Usurio Termmetro Suporte do Controle Remoto

Teste de desempenho ..............18

O QUE SEGUE DEVER SEMPRE SER OBEDECIDO PARA ATENDER NORMAS DE SEGURANA.
I Certifique-se de ler "O que segue dever sempre ser obedecido para atender normas de segurana" antes de instalar o condicionador de ar. I Certifique-se de observar os cuidados indicados neste manual de servio, uma vez que eles incluem itens importantes relacionados segurana. I As indicaes e significados das mesmas seguem:

ALERTA CUIDADO

: Pode levar danos pessoais graves, etc. : Pode levar a danos graves em ambientes especficos quando operado incorretamente.

I Depois de ler este manual de servio, certifique-se de mant-lo com o manual do usurio, num lugar de fcil acesso no local do usurio.

ALERTA
No instale este aparelho por si mesmo (usurio). A instalao incompleta poder causar danos como: incndio, choque eltrico, queda da unidade ou vazamento de gua. Consulte o revendedor de quem voc comprou a unidade ou de um instalador especializado. Instale com segurana a unidade num local que possa agentar o peso da mesma. A instalao num local que no possua resistncia suficiente para agentar o peso pode provocar a sua queda com danos conseqentes. Use fiao especificada para fazer, com segurana, as conexes das unidades interna e externa bem como faa uma firme conexo desses fios ao painel de terminais que conectam as sees, de modo que as tenses dos fios no so aplicadas s sees. A instalao e a fixao incompletas podem causar incndio. Prenda com segurana a tampa da parte eltrica da unidade interna e o painel de servio da unidade externa. Se a tampa da unidade interna e/ou o painel de servio da unidade externa no esto presas firme e com segurana pode ocorrer um incndio ou choque eltrico devido o acumulo de poeira, gua, etc. Assegure-se de usar as peas fornecidas ou especificadas para o servio de instalao. O uso de peas defeituosas pode causar danos ou vazamento de gua, incndio, choque eltrico, que da unidade, etc. Faa a instalao com toda a segurana referindo-se ao manual de instalao. A instalao incorreta pode causar danos pessoais devido incndio, choque eltrico, queda da unidade ou vazamento de gua. Faa a instalao eltrica de acordo com o manual de instalao e assegure-se de usar uma linha de alimentao exclusiva. Se a capacidade do circuito eltrico for insuficiente ou a instalao eltrica for incompleta, isso pode causar incndio ou choque eltrico. Verifique que o gs refrigerante no esteja vazando aps terminar a instalao.

CUIDADO
No instale a unidade num local onde possa haver vazamento de gs inflamvel. O vazamento e o acmulo de gs, numa rea ao redor da unidade, pode causar uma exploso. Faa o servio de drenagem/tubulao de acordo com o manual de instalao. Se houver um defeito na instalao da drenagem/tubulao, gua poder pingar da unidade e peas da residncia podero ser molhadas e danificadas.

INSTALAO DAS UNIDADES INTERNA E EXTERNA


Seleo da melhor localizao
A
Unidade Interna No dever existir nenhuma outra fonte de calor ou vapor prxima unidade. Selecione uma rea onde no haja obstculos na frente da unidade. Identifique um local onde se possa fazer adequadamente a drenagem. No instale a unidade prxima da entrada do ambiente. Certifique-se de que haja espao livre ao lado esquerdo e direito da unidade maior que 15cm. A unidade deve ser instalada na parede, o mais alto possvel, e com folga de no mnimo 20cm do teto. Use fixadores que permitam o mnimo de danos parede na instalao da unidade.
Mais de 20cm

Instalaes no teto: Se a unidade externa for instalada em uma estrutura no teto, certifique-se de que ela esteja nivelada. Certifique- se tambm de que a estrutura do teto e o mtodo de ancoragem sejam adequados para a localizao da unidade. Consulte a legislao local relativo montagem no teto.

Comprimento da tubulao e elevao


Capacidade
7000BTU/h (2050 W) 8000BTU/h (2342 W) 9000BTU/h (2635 W) 11000BTU/h (3221 W) 12000BTU/h (3514 W) 14000BTU/h (4099 W) 18000BTU/h (5271 W) 24000BTU/h (7027 W)

Tamanho dos tubos Comprimento Elevao Comprimento Refrigerante padro Mx. Mx. adicional Gs Lquido (m) (m) (m) (g/m)
9,52 mm 12,7 mm 6,35 mm 6,35 mm 4 ou 5 4 ou 5 7 7 15 30 20 20

Mais de 15cm

Refrigerao
24000BTU/h (7027 W) 26000BTU/h (7613 W)

15,88 mm

6,35 mm

4 ou 5

15

30

20

Mais de 2,3m
CUIDADO

Mais de 5cm

Refrigerao e Aquecimento

15,88 mm

9,52 mm

4 ou 5

15

30

20

NOTA:O produto sai da fbrica com carga de gs para comprimento padro de 7,5m.
Unidade externa

Instale a unidade interna na parede onde a altura, a partir do cho, seja maior do que 2, 3 metros.

Unidade Externa Se uma cobertura for construda sobre a unidade para evitar a luz solar direta ou exposio chuva, assegure-se de que a radiao do calor gerada pelo condensador no seja bloqueada. Certifique-se de que o espao livre na parte traseira e nas laterais maior que 10cm. A frente da unidade deve ter mais de 100cm de espao livre. No devero existir nas proximidades animais ou plantas que possam ser afetados pelo ar quente gerado. Leve em considerao o peso do condensador e selecione um local onde rudo e vibrao sejam mnimos. Selecione um local de modo que o ar quente e o rudo do condensador no perturbe os vizinhos.
Mais de 60cm

A Unidade interna
B

Para desnvel entre as unidades inferior a 5 metros .


Unidade externa

Sifo Unidade interna

Mais de 30cm

Mais de 10cm

Para desnvel entre as unidades superior a 5 metros .


Mais de 60cm
A capacidade baseada no comprimento padro e o comprimento mximo permitido baseado na confiabilidade. A ala deve ser instalada a cada 5~7 metros.
CUIDADO

Mais de 100cm

Como prender a placa de instalao


A parede onde ser montada a unidade deve ser suficientemente firme e slida para proteger a unidade contra vibraes.

Faa um furo na parede


I Faa o furo da tubulao com uma broca-serra de 70mm, direita ou esquerda, ligeiramente inclinado para o lado de fora.

Monte a placa de instalao na parede com quatro parafusos tipo A. Ao montar a unidade numa parede de concreto, considere a utilizao de parafusos de ancoragem. I Monte, horizontalmente, a placa de instalao alinhando a linha de referncia por meio de um nvel de bolha.

Parede Interno Broca Serra Externo

Placa de Instalao

Parafuso tipo "A" Peso

Linha de referncia Fio

Mea a parede e trace a linha de referncia. importante ter cuidado quanto a localizao da placa de instalao pois a passagem de fios para as tomadas , geralmente, feita pela parede. Faa com segurana a furao na parede para as conexes da tubulao.
Tubulao traseira esquerda Tubulao traseira direita Centro do furo

Centro do furo

70mm

70mm

A posio do centro do furo Posio do furo esquerda Posio do furo direita

(0,2~0,3")

5~7mm

ALARGAMENTO E CONEXO DA TUBULAO


Como preparar a tubulao
A principal causa para o vazamento do gs o alargamento defeituoso feito na tubulao. Faa um alargamento correto conforme o seguinte procedimento.

Alargamento Faa o alargamento usando a ferramenta de alargamento como indicada abaixo. Dimetro externo mm 6,35 9,52 12,7 15,88 polegada 1/4 3/8 1/2 5/8 A mm 0~0,5 0~0,5 0~0,5 0~1,0

Corte as tubulaes e o cabo. Use o conjunto de acessrios de tubulao ou as tubulaes vendidas comercialmente. Mea a distncia entre as unidades interna e externa. Corte as tubulaes um pouco mais compridas do que a distncia medida. Corte o cabo 1,5m mais comprido do que o comprimento da tubulao.

Prenda firmemente o tubo de cobre num dispositivo na dimenso indicada na tabela acima. "A" Manivela Barra Corpo Cnico Tubo de cobre

Tubo de cobre

Barra
90 Inclinado Desuniforme spero

Retire as rebarbas. Retire as rebarbas das extremidades cortadas da tubulao. Vire as tubulaes para baixo para evitar que o p metlico se deposite na tubulao. Tubo Alargador

alavanca de aperto

Flecha vermelha

Verificao Compare o alargamento realizado com a figura abaixo. Se o alargamento estiver defeituoso, corte a seo alargada e refaa o trabalho.

Liso em toda a volta Brilhante na parte interna e sem riscos

Apontar para baixo

= Alargamento inadequado =

Colocando as porcas Retire as porcas de presso que esto nas unidades interna e externa e ento, ponha-as nas tubulaes, aps remoo das rebarbas. (No possvel coloc-las aps alargar os tubos.) Porca de presso Tubo de cobre

Inclinado Igual comprimento em toda a volta

Superficie danificada

Trincada

Espessura no uniforme

Conexes de tubulaes - Interna


Prepare a tubulao da unidade interna e a mangueira de drenagem para instalao atravs da parede. Retire o prendedor plstico e puxe a mangueira de drenagem do chassis(veja ilustrao). Recoloque o prendedor plstico na sua posio original.

Enfite a tubulao, a mangueira de drenagem e o cabo de conexo. Certifique-se de que a mangueira de drenagem esteja na parte inferior do conjunto. A localizao na parte superior pode fazer com que a bandeja de drenagem sobressaia dentro da unidade.

Ala(loop) Cabo de conexo Mangueira de drenagem Tubulao do gs Tubulao do lquido

Prendedor plstico
Para retirar o prendedor, pressione para cima a parte inferior do chassis prxima ao prendedor e puxe a lingeta para fora do seu encaixe.

2 Puxe 1 Pressione

Nota: Se a mangueira de drenagem for posicionada dentro do ambiente, revista-a com um material isolante, (recomenda-se espuma de polietileno ou equivalente) de modo que os pingos do "suor"(condensao) no danifiquem mveis ou o cho.

CUIDADO Ao instalar, certifique-se de que as partes que sobram podem ser retiradas facilmente de modo a no danificar a tubulao e a mangueira de drenagem, especialmente o cabo de fora e o cabo de conexo.

Instalao da unidade interna Encaixe a unidade interna na parte superior da placa de instalao. (Encaixe os dois ganchos da parte superior traseira da unidade interna na extremidade superior da placa de instalao.) Certifique-se de que os ganchos estejam adequadamente apoiados na placa de instalao movimentando a unidade para a esquerda e para a direita.

Para tubulao esquerda A Direcione a tubulao interna e a mangueira de


drenagem no sentido da parte traseira esquerda. Cabo de conexo

Mangueira de drenagem Pressione as laterais inferiores esquerda e direita da unidade contra a placa de instalao at que os ganchos encaixem nos seus rasgos (som de "clique").

E
Mangueira de drenagem

Conexo das tubulaes unidade interna e a mangueira de drenagem tubulao de drenagem. Alinhe o centro das tubulaes e aperte suficientemente a porca de presso com as mos.

Coloque o cabo de conexo na unidade interna a partir da unidade externa atravs do furo da tubulao. No conecte o cabo na unidade interna. Faa um pequeno lao com o cabo para uma conexo que serfeita mais tarde. 9

Tubulao da unidade interna

Porca de presso

Tubulao

Aperte a porca de presso com a chave sextavada.

Embrulhe a rea que acomoda a seo do alojamento da tubulao traseira com fita de vinil.
Tubulao de conexo fita de vinil (larga) Enrole com fita de vinil

Chave sextavada (fixa) Chave sextavada Tubulao da unidade interna Porca de presso Tubo de conexo

Tubulao da unidade interna

Cabo de conexo

Tubulao
Fita de vinil

Capacidade
7000BTU/h (2050 W) 8000BTU/h (2342 W) 9000BTU/h (2635 W) 11000BTU/h (3221 W) 12000BTU/h (3514 W) 14000BTU/h (4099 W) 18000BTU/h (5271 W) 24000BTU/h (7027 W) 26000BTU/h (7613 W)

Tamanho da tubulao (Torque)


GS
9,52 mm[4,2kg.m]

LQUIDO
6,35 mm[1,8kg.m]

Junte a tubulao e a mangueira de drenagem embrulhando-as com fita de vinil, numa faixa dentro da qual elas se encaixem na seo de alojamento da tubulao traseira.
Encape com fita de vinil
Tubulao

12,7 mm[5,5kg.m] 12,7 mm[5,5kg.m] 15,88 mm[6,6kg.m]

6,35 mm[1,8kg.m] 6,35 mm[1,8kg.m] 9,525 mm[4,2kg.m]

Fita de vinil (larga)

Ao posicionar a mangueira de drenagem na unidade interna, instale a tubulao de drenagem.


Tubulao de drenagem

Mangueira de drenagem

Para tubulao direita

A
Mangueira de drenagem da unidade interna Adesivo Fita de vinil (estreita)

Direcione a tubulao interna e a mangueira de drenagem para a posio exigida pelo furo da tubulao.

Passe o material de isolao ao redor do ponto de conexo. Sobreponha o material de isolao do tubo de conexo e o material de isolao da tubulao da unidade interna. Junte-os com a fita de vinil de modo que no haja nenhum vo entre eles.

Coloque a tubulao, a mangueira de drenagem e o cabo de conexo no furo da tubulao.

Fita plstica

Material isolante

Cabo de conexo Tubulao de drenagem

10

No conecte o cabo na unidade interna. Faa um pequeno lao com o cabo para uma conexo que ser feita mais tarde.

Capacidade
7000BTU/h (2050 W) 8000BTU/h (2342 W) 9000BTU/h (2635 W) 11000BTU/h (3221 W) 12000BTU/h (3514 W) 14000BTU/h (4099 W) 18000BTU/h (5271 W) 24000BTU/h (7027 W) 26000BTU/h (7613 W)

Tamanho da tubulao (Torque) GS


9,52 mm[4,2kg.m]

LQUIDO
6,35 mm[1,8kg.m]

Enfite a mangueira de drenagem e o cabo de conexo. Cabo de conexo

12,7 mm[5,5kg.m] 12,7 mm[5,5kg.m] 15,88 mm[6,6kg.m]

6,35 mm[1,8kg.m] 6,35 mm[1,8kg.m] 9,52 mm[4,2kg.m]

Ao posicionar a mangueira de drenagem na unidade interna, instale a tubulao de drenagem.

Tubolao de drenagem

Instalao da unidade interna. Encaixe a unidade interna nos ganchos na parte superior da placa de instalao. Se necessrio, insira um espaador, entre a unidade interna e a placa de instalao e afaste a parte inferior da unidade interna da parede.
Manguera de drenagem da unidade interna Adesivo Fita de vinil (estreita)

Passe o material de isolao ao redor do ponto de conexo. Sobreponha o material de isolao de calor do tubo de conexo e o material de isolao de calor da tubulao da unidade interna. Junte-os com a fita de vinil de modo que no haja nenhum vo entre eles.
Fita plstica Material isolante

Unidade interna

Espaador

Placa de instalao 8cm

Conexo das tubulaes na unidade interna e a mangueira de drenagem a tubulao de drenagem. Alinhe o centro das tubulaes e aperte suficientemente a porca de presso com as mos.

Embrulhe a rea que acomoda a seo do alojamento da tubulao traseira com fita de vinil.
Tubulao da unidade interna

Tubulao da unidade interna

Porca de presso

Tubulao

Tubulao de conexo Fita de vinil (larga)

Enrole com fita de vinil

Aperte a porca de presso com a chave sextavada.

Chave sextavada (fixa) Porca de presso Chave sextavada Tubulao da unidade interna Tubo de conexo

Tubulao Fita de vinil (estreita) Cabo de conexo

11

Junte a tubulao e a mangueira de drenagem embrulhando-as com fita de vinil, numa faixa dentro da qual elas se encaixem na seo de alojamento da tubulao traseira.
Tubulao Mangueira de dreno Fita de vinil

Conexes das tubulaes Externa


A
Alinhe o centro das tubulaes e aperte suficientemente a porca de presso, com as mos.

Embrulhe com fita de vinil (larga)

Redirecione as tubulaes e a mangueira de drenagem ao longo da traseira do chassis.

B
Tubulao para passagem pelo furo de tubulao

Finalmente, aperte a porca de presso com a chave de torque at que esta faa o "clique". Ao apertar a porca de presso com a chave de torque, certifique-se de que o sentido de aperto segue a direo na chave.

Ajuste as tubulaes e mangueira de drenagem na traseira do chasis com o prendedor de tubo.

Capacidade
7000BTU/h (2050 W) 8000BTU/h (2342 W) 9000BTU/h (2635 W)

Tamanho da tubulao (Torque) GS


9,52 mm[4,2kg.m]

LQUIDO
6,35 mm[1,8kg.m]

11000BTU/h (3221 W) 12000BTU/h (3514 W) 14000BTU/h (4099 W)

12,7 mm[5,5kg.m] 12,7 mm[5,5kg.m] 15,88 mm[6,6kg.m]

6,35 mm[1,8kg.m] 6,35 mm[1,8kg.m] 9,52 mm[4,2kg.m]

Prendedor de tubo 2 Empurre

1 Gancho

18000BTU/h (5271 W) 24000BTU/h (7027 W) 26000BTU/h (7613 W)

Unidade externa
Tubulao do gs (dimetro maior)

Instalao da unidade interna Retire o espaador. Certifique-se de que os ganchos esto adequadamente encaixados na placa de instalao movendo-a para a esquerda e para a direita.

Tubulao do lquido (dimetro menor)

Cabo de conexo

Mangueira de drenagem Pressione as laterais inferiores esquerda e direita da unidade contra a placa de instalao at que os ganchos encaixem nos seus rasgos (som de "clique"). 12 Chave sextavada

CONEXO DO CABO ENTRE A UNIDADE INTERNA E EXTERNA


Conexo do cabo unidade interna
Conecte o cabo unidade interna por meio das ligaes dos fios aos terminais no painel de controle, individualmente, de acordo com as conexes unidade externa. (Certifique-se de que as cores dos fios da unidade externa e o n do terminal so os mesmos que os da unidade interna.)

CUIDADO
Especificao do cabo de fora: (Tipo H05VV-F aprovado pela HAR ou SAA). Capacidade Area da (BTU/h) Seo Normal 7000-14000 1,5mm 2 1,5mm 2 18000 24000 2,5mm 2 26000 Especificao do cabo de coneco com 3 vias: (Tipo H07RN-F aprovado pela HAR ou SAA).

Modelo de Refrigerao
Terminais na unidade interna Cor dos fios 1(L)
Marrom

2(N)
Azul Verde/amarelo

Cor dos fios Terminais na unidade externa

Marrom

Azul Verde/amarelo

1(L)

2(N)

Modelo de Aquecimento
Terminais na unidade interna Cor dos fios 1(L) 2(N)
BROWN Marrom

4
RED Verm

Capacidade Area da (BTU/h) Seo Normal 7000-14000 1,5mm 2 1,5mm 2 18000 24000 2,5mm 2 26000 Especificao do cabo de coneco com 2 vias: (Tipo H07RN-F aprovado pela HAR ou SAA).

BLUE G/Y BLACK Azul Vd/Am Preto

Cor dos fios Terminais na unidade externa

Marrom

Azul Vd/Am

Preto

RED Verm

1(L) 2(N)

rea da Seo Normal 0,75mm 2

O comprimento do cabo de fora deve ser maior do que 1,8m da entrada do cabo de fora no gabinete at a metade do pino vivo do plugue.

CUIDADO
Se no for usado o plugue do cabo de fora providencie um disjuntor entre a fonte de alimentao e a unidade como mostrado abaixo. Alimentao eltrica principal

Condicionador de Ar

Disjuntor Use um disjuntor ou um fusvel de retardo.

13

Conexo do cabo unidade externa


A B
Retire a tampa da caixa de controle da unidade retirando o parafuso. Conecte individualmente os fios nos terminais da placa de controle. Prenda o cabo no painel de controle com o prendedor do cabo.

C D

Recoloque a tampa de controle na posio original com parafuso anteriormente retirado. Utilize um disjuntor de boa qualidade de 16A(8000-12000 BTU/h /2345-3517W),20A(18000 BTU/h /5275W) ou 35A(24000-26000 BTU/h /7034-7620W) entre a fonte de alimentao a unidade. Instale um dispositivo de desarme que desconecte todas as linhas de alimentao eltrica.
Bloco de terminais

Bloco dos terminais

Maior que 5mm


Cabo de conexo
Prendedor de cabo
Cabo de conexo

Over 5mm

Cabo de conexo
Tampa da Caixa de Controle

Tampa da caixa de controle

CUIDADO
Depois de confirmar as condies acima, prepare a fiao como segue: 1) Nunca deixe de ter uma alimentao individual para o condicionador de ar. Quanto ao mtodo de fiao, oriente-se pelo diagrama do circuito eltrico colado na parte interna da tampa da caixa de controle. 2) Os parafusos que prendem a fiao no alojamento das ligaes eltricas podem ficar frouxos devido vibrao que a unidade fica submetida durante o transporte. Verifique-os e certifique-se de que esto todos bem apertados. (Se estiverem frouxos, isso poder causar faiscamento e queima dos fios.) 3) Especificao da fonte de energia eltrica. 4) Confirme que a capacidade da circuitao suficiente. 5) Certifique que a voltagem de entrada mantida em mais de 90% da voltagem nominal marcada na etiqueta do produto. 6) Confirme se a bitola do cabo est de acordo com as especificaes da fonte de alimentao eltrica. (Veja especialmente a relao entre o comprimento do cabo e a bitola- veja pgina 13.) 7) No deixe de colocar um disjuntor de fuga aterrado em situaes de aras molhadas ou midas. 8) Os seguintes tipos de problemas podem ser causadores de queda de voltagem: Vibrao de chave magntica, danos no ponto de contato da mesma, rompimento de fusvel, alterao no funcionamento normal de um dispositivo de proteo contra sobrecarga. 9) O dispositivo de desligamento da fonte de alimentao deve ser incorporado a fiao fixa e ter uma separo de contato a ar de pelo menos 3 mm para cada condutor da fase da alimentao.

14

VERIFICAO DA DRENAGEM E FORMAO DA TUBULAO


Verificando a drenagem
A
Retire o painel frontal do gabinete da unidade interna. Coloque, com as mos, as venezianas de direo para cima e para baixo na posio(horizontalmente). Retire os parafusos de fixao que prendem o painel frontal. Puxe as laterais inferiores esquerda e direita da grade e levante-a
Modelos 7000BTU/h(2050W)9000BTU/h(2635W): 2 cada Modelos 11000BTU/h(3221W) 26000BTU/h(7613W): 3 cada

Formao da tubulao
A
Envolva a poro da conexo da unidade interna com material de isolao e prendaa com duas tiras plsticas de vinil. Se voc quiser conectar uma mangueira adicional de dreno, a extremidade na sada do dreno deve estar acima do cho. Prenda, adequadamente, a mangueira de dreno. No caso da unidade externa ser instalada abaixo da posio da unidade interna. Enfite a tubulao, a mangueira de drenagem e o cabo de conexo de baixo at em cima. Prenda a tubulao enfitada na parede exterior por meio de um suporte em forma de sela ou equivalente.
Fea a vedao de pequenos orificios ao redor da tubulao com material aduquado para vedao. Enfitamento Mangueira de dreno

Puxe o lado direito e o esquerdo juntos. Parafuso

Verifique a drenagem Derrame um copo de gua sobre o evaporador. Certifique-se de que a gua flui na mangueira de drenagem da unidade interna sem nenhum vazamento e sai pela sada do dreno.

Tubos Cabo de conexo

Ala evita que gua penetre nas partes eltricas

Tubulao de drenagem A mangueira de drenagem deve apontar para baixo para facilidade do Inclinao fluxo de drenagem. para baixo

No caso da unidade externa ser instalada acima da posio da unidade interna. Enfite a tubulao, a mangueira de drenagem e o cabo de conexo de baixo at em cima. Prenda a tubulao enfitada na parede exterior. Faa um sifo necessrio para evitar que gua penetre. Prenda a tubulao na parede por meio de um suporte em forma de sela ou equivalente.
Fea a vedao de pequenos orificios ao redor da tubulao com material aduquado para vedao. Sifo

No posicione a mangueira de drenagem assim:


No evante Acumulo de gua drenada Ar Mangueira de drenno com ponta imersa na gua Vo menor que 50mm

Vazamento de gua

Vazamento de gua

Ondulao

Vazamento de gua

Valeta

Sifo

15

PURGA DO AR
Purga do ar
O ar e a umidade remanescente no sistema de refrigerao produzem efeitos indesejveis como indicados a seguir: I Aumento da presso no sistema. I Aumento da corrente de operao. I Diminui a eficincia de refrigerao (ou aquecimento). I A umidade no circuito de refrigerao pode congelar e bloquear os capilares. I A gua pode causar corroso de peas no sistema de refrigerao. Portanto, a unidade interna e a tubulao entre a unidade interna e externa devem ser testadas quanto a vazamentos e ser feito v cuo para retirar quaisquer elementos n o condensveis e a umidade do sistema. I Faa um teste de vazamento em todas as junes das tubulaes (na unidade interna e na externa) e nas vlvulas de servio dos ramos lquido e gs. Bolhas indicam um vazamento. Certifique-se de remover o sabo com um pano limpo. I Depois que o sistema for considerado livre de vazamentos, libere a presso do nitrognio afrouxando o conector da mangueira de carga, no cilindro de nitrognio. Quando a presso do sistema for reduzida a normal, desconecte a mangueira do cilindro.

Unidade interna

Formao da tubulao
A
Preparao I Verifique que cada tubo (das linhas de lquido e gs) entre as unidades interna e externa tenha sido adequadamente conectado e toda a fiao para o teste de operao tenha sido feita. Retire as tampas das vlvulas de servio das linhas de lquido e gs, na unidade externa. Observe que as vlvulas de servio das linhas de lquido e gs, na unidade externa, esto fechadas neste estgio.
Unidade externa

Teste de vazamento I Conecte a vlvula de mltipla entrada (com medidores de presso) e o cilindro de nitrognio seco entrada de servio com as mangueiras de carga.
Vlvula de admisso

Medidor de presso

Lo

Hi

CUIDADO Certifique-se de usar a vlvula de mltipla entrada para a purga do ar. Se no for disponvel, use uma vlvula parada para esta finalidade. O boto "Hi"(Alta) da vlvula de mltipla entrada deve estar sempre fechado. I Pressurize o sistema no superior a 150 psig com nitrog nio seco e feche a v lvula do cilindro quando o medidor atingir 150 psig. Em seguida, verifique os vazamentos com sabo lquido. CUIDADO Para evitar que o nitrognio entre no sistema de refrigerao no estado lquido, a parte superior do cilindro deve estar acima do seu fundo, quando voc pressurizar o sistema. Geralmente, o cilindro usado na posio vertical de repouso.

Mangueira de carga

Cilindro de gs nitrognio (na posio vertical de repouso)

16 1

Mtodo da gua com sabo (1) Retire as tampas das vlvulas de 3-vias e 2-vias. (2) Retire a tampa da porta de servio na tampa da vlvula de 3vias. (3) Para abrir a vlvula de 2-vias, gire a haste da vlvula no sentido anti horrio, em aproximadamente 90, espere por cerca de 2~3 segundos e ento, feche-a. (4) Aplique gua com sabo ou um detergente lquido neutro na conexo da unidade interna e nas conexes da unidade externa com uma escova macia e verifique vazamentos nos pontos de conexo da tubulao. (5) Se aparecerem bolhas, as tubulaes tm vazamento.

Linha de gs

Vlvula de 3-Vias (Fechar) Vlvula de 2-Vias (Abrir)

Linha de lquido

Tampas

Chave hexagonal

Vcuo I Conecte a extremidade da mangueira de carga como descrito nos passos anteriores bomba de vcuo e faa vcuo nas tubulaes e na unidade interna. Confirme que o boto "Lo"(Baixa) na vlvula de admisso est aberta. Ento, funcione a bomba de vcuo. O tempo de funcionamento para fazer o vcuo varia com o comprimento da tubulao e a capacidade da bomba. A tabela seguinte mostra o tempo exigido para fazer o vcuo. Tempo para fazer o vcuo quando se usa uma bomba de vcuo de 30gal/h. Se o comprimento da tubulao for Se o comprimento da tubulao for menor que 10m (33 ps) maior que 10m (33 ps) 10 minutos ou mais 15 minutos ou mais I Quando se atinge o vcuo desejado, feche o boto "Lo"(Baixa) da vlvula de admisso e pare a bomba de vcuo. Unidade externa

Unidade interna

Terminando o trabalho I Com uma chave adequada para a vlvula de servio, gire a haste da v lvula da linha de lquido no sentido anti horrio para abrir totalmente a vlvula. I Gire a haste da vlvula da linha de gs no sentido anti horrio para abrir totalmente a vlvula. I Afrouxe ligeiramente a mangueira de carga conectada a porta de servio da linha de gs para aliviar a presso e ento, retire a mangueira. I Recoloque a porca de presso e sua capa na porta de servio do ramo do gs e aperte-a com segurana com uma chave ajustvel. Esse processo muito importante para evitar vazamento do sistema. I Recoloque as tampas das vlvulas de servio das linhas de lquido e gs e aperte-as bem. Isso completa a purga do ar com a bomba de vcuo. O condicionador de ar est pronto para o teste de operao.

Vlvula de admisso Medidor de presso

Lo

Hi

Abrir

Fechar

Bomba de vcuo 1 17

TESTE DE DESEMPENHO
1.Verifique que todas as tubulaes e toda a fiao foram adequadamente conectadas. 2.Verifique que as vlvulas de servio de lquido e gs esto totalmente abertas. 3. Certifique-se de que a diferena entre a temperatura de entrada e de descarga do ar maior que 8C (Refrigerao) ou ao contrrio (Aquecimento).
Temperatura de entrada Descarga de ar

Preparao do Controle Remoto Retire a tampa do alojamento da bateria puxando-a no sentido da flecha. Coloque as novas pilhas certificando-se de que as polaridades esto obedecidas. Recoloque a tampa do alojamento da bateria empurrando-a de volta na sua posio original. Notas Use 2 pilhas AAA (1,5 volt). No use pilhas recarregveis. Retire as pilhas do Controle Remoto se o sistema ficar inoperante por muito tempo.

Temperatura de descarga

4. Para referncia, a presso da linha de gs para desempenho timo indicado a seguir (Refrigerao): Temperatura ambiente externa Presso na vlvula de servio da linha de gs 35C(95F) 4~5kg/cm2(56.8~71, P.S.I.G.)

Instalao da unidade externa I Posicione, firme e horizontalmente, a unidade externa com um prisioneiro e porca ( 10mm) numa montagem rgida ou sobre concreto. I Ao instalar numa parede, teto ou no forro, posicione seguramente a base de montagem com prego ou fio levando em considerao eventuais impactos naturais. I No caso em que a vibrao desta unidade transmitida para a casa, monte a mesma sobre uma borracha que amortea a citada vibrao.

Nota: Se a atual presso for superior a indicada, o sistema provavelmente est carregado em excesso e ser necessrio diminuir a carga. Se a atual presso for inferior a indicada, o sistema provavelmente est com falta de carga e ser necessrio adicionar carga. O condicionador de ar est agora pronto para uso. PUMP DOWN realizado quando a unidade foi mudada de local ou o circuito de refrigerao foi consertado ou feita sua manuteno. Esvaziamento do Refrigerante significa coletar todo o refrigerante na unidade externa sem perda do gs refrigerante. CUIDADO: Certifique-se de realizar o Esvaziamento do Refrigerante no modo de refrigerao da unidade. Procedimento do Esvaziamento do Refrigerante 1. Conecte uma mangueira de mltipla entrada com medidor de baixa presso na conec o de carga na v lvula de servio da linha de gs. 2. Abra a vlvula de servio da linha de gs a meio caminho e faa a purga do ar na mangueira de admisso usando o gs refrigerante. 3. Feche a vlvula de servio da linha de lquido (totalmente para dentro). 4. Ligue a chave de funcionamento da unidade e inicie a operao de refrigerao. 5. Quando a leitura no medidor de baixa presso atingir 1 a 0,5kg/ cm2 (14,2 a 7,1 PSIG), feche totalmente a haste da vlvula da linha de gs e ento, rapidamente desligue a unidade. Nesse momento, o esvaziamento do Refrigerante foi completado e todo o gs refrigerante ter sido coletado na unidade externa.

Parafuso

Conexo da tubulao

Avaliao do desempenho Funcione a unidade por 15~20 minutos e ento verifique a carga de refrigerao do sistema. 1. Mea a presso da vlvula de servio da linha de gs. 2. Mea a temperatura de entrada e de descarga do ar.

18 1

ATENO:
Para os modelos Split e Tower, solicitamos, para seu controle e segurana, o preenchimento do quadro abaixo, por parte do instalador do produto. Salientamos que a instalao poder ser realizada atravs da rede credenciada pela LG Electronics da Amaznia Ltda.

LG Electronics de So Paulo Ltda. Dados do Produto/Equipamento


Modelo: N de Srie: Nda Nota Fiscal: Revendedor: Data:

Dados do Instalador
Empresa Instaladora: Endereo: Cidade/ Estado: Telefone: Nome do Instalador: Nome do primeiro usurio: Data da Instalao: Assinatura do instalador:

19

http://www.lg.com

You might also like