You are on page 1of 34

PLANEJAR

sei PLANEJAR

2011. Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n 9.610)

INFORMAES E CONTATO
Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Unidade de Capacitao Empresarial UCE SGAS 604/605 Mdulos 30 e 31 Asa Sul CEP: 70.200-645 Braslia, DF Telefone: (61) 3348-7284 Fax: (61) 3348-7585 http://www.sebrae.com.br

N335s Nazareno, Robson de. SEI : planejar / Robson de Nazareno, consultoria educacional Maria Lucia Scarpini Wickert. -- Braslia : SEBRAE, 2012. 32 p. : il. color. 1.Empreendedor individual. 2. Planejamento empresarial. I. Wickert, Maria Lucia Scarpini. II. Ttulo. CDU 65.012.2

Presidente do Conselho Deliberativo Roberto Simes Diretor Presidente do SEBRAE Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho Diretor Tcnico do SEBRAE Carlos Alberto dos Santos Diretor Financeiro do SEBRAE Jos Claudio dos Santos Gerente da Unidade de Capacitao Empresarial Mirela Malvestiti Coordenao Nacional Jos Ancelmo de Gis Olivia Mara Ribeiro Castro Roseley Silva de Oliveira Consultora Educacional para Cartilha Maria Lucia Scarpini Wickert Scarpini Wickert Consultoria e Projetos Ltda. Consultor Conteudista Robson de Nazareno R&R Associados Ltda. Reviso Ortogrca e Editorao Eletrnica Racionalize Comunicao

Quantas coisas na vida nos permitem dizer: sei!? Um dos maiores sbios de todos os tempos, o lsofo grego Scrates, sempre dizia s sei que nada sei. Era uma forma de lembrar que o saber no tem limites. Sempre podemos saber um pouco mais. As informaes que aqui trazemos vm somar-se s que voc j tem, ao que voc j sabe. O empreendedorismo no uma cincia exata, porm tem sua cincia, seu saber.

sei PLANEJAR
A sabedoria popular nos diz que errar humano, mas ningum precisa continuar errando sempre. Quem planeja erra menos. Esta cartilha vai aumentar seus conhecimentos e trazer informaes sobre planejamento. Todo empreendimento lida com certezas e incertezas, com o conhecido e o inesperado. Cabe ao empreendedor, com base na experincia e apoio de tcnicas de gerenciamento, imaginar os passos a serem dados, se antecipar aos obstculos e antever oportunidades. a que entra o planejamento. Ento, bons planos e aproveite bem a cartilha!

Vitria!
Competir importante, mas vencer o objetivo de todos.

Grandes vitrias so resultado da soma de vrios fatores: talento, determinao, estrela e at sorte. Mas ser que no estamos esquecendo nada? Claro que sim. No podemos esquecer que tudo comea com um bom planejamento.

Um bom PLANEJAMENTO uma caracterstica dos empreendimentos vitoriosos


Muito do sucesso das empresas se deve ao planejamento. Talento, sorte, capacidade de improvisar e inovar, tudo isso faz parte da busca pelo sucesso, mas preciso estar preparado para quando ele bater sua porta.

Planejar se organizar para que d tudo certo.

o que aprendeu o G das empadas, que passa o vero circulando pelas praias cariocas, arrasando com suas empadinhas. Geraldo descobriu que tem que planejar tudo: quantas empadas pretende vender, que ingredientes precisa comprar, quanto espera ganhar, como manter o padro de qualidade de seus produtos, que praias esto comprando mais, como se destacar da concorrncia e ainda como gerenciar seu prprio tempo para poder produzir, vender e, claro, curtir um pouco a vida.

Faz parte do planejamento criar promoes quando o movimento mais fraco. Os pastis de sardinha das segundas j viraram tradio no balnerio.

Planejar uma atividade constante. A rotina de planejamento comea logo que voc decide ter um negcio.

Por onde comear?


Pela pergunta bsica, que s voc pode responder: aonde pretendo chegar? Este o primeiro passo e toda grande jornada comea assim: pelo primeiro passo.

BOM

SABER

Planejar um empreendimento como planejar uma viagem. Primeiro voc decide para onde vai, depois escolhe como chegar l, quanto tempo vai car viajando, quanto pode gastar etc. Com seu negcio a mesma coisa. Primeiro voc precisa saber aonde pretende chegar. Depois como vai alcanar seu objetivo.

Quem planeja sabe aonde quer chegar e quer escolher os melhores caminhos. Seu caminho deve ser o mais detalhado possvel para garantir os melhores resultados. Planejar quer dizer tambm estudar, pesquisar e tomar decises para se antecipar aos acontecimentos e no ser surpreendido.

Viso de conjunto (sistmica)

Todo empreendedor deve ter um olho no gato e outro no peixe.

10

O bom planejador conhece bem seu produto, estuda estratgias para vender melhor, pesquisa e conhece o mercado: seus clientes, fornecedores e concorrentes. O planejamento deve considerar o seu negcio como um todo: Produo/servios: tudo o que diz respeito ao que voc vende e como. Finanas/dinheiro: controle e planejamento de entradas e sadas de dinheiro. Mercado: seu posicionamento, levando em conta o que o mercado precisa (consumidores) ou oferece (fornecedores e concorrentes). Pessoas (recursos humanos): suas relaes comerciais com pessoas que voc contrata ou que o ajudam de alguma forma. Mais frente, na seo Quem sabe faz, voc pode ver como estes conceitos se aplicam na prtica.

11

Geraldinho tinha mo boa para massa desde pequenininho. Mo e olho: ali pelos dez anos, j se ligava nos dons de sua me, dona Cl, que era uma salgadeira de mo cheia. Ficava observando seu jeito de sovar, assar e rechear deliciosos pes, pastis, empadas e empades. Foi assim que aprendeu a fazer seu salgado favorito a empadinha.

12

Geraldinho cresceu ajudando sua me tanto na cozinha quanto nas vendas. Era ele quem fazia as entregas. Cansada da lida de tantos anos, dona Cl foi morar com a lha numa cidade prxima e deixou a freguesia para o lho. Geraldinho, agora crescido, nunca havia imaginado que o ofcio de dona Cl podia ser dele um dia. Por que no? Quanto mais agora, com o crescimento do turismo no balnerio em que sua cidade tinha se transformado. Resolveu tirar partido da oportunidade. Mas vou fazer diferente, mame era uma dona de casa e eu pretendo ser um empreendedor. Logo percebeu que precisava de planejamento: Trabalho sozinho, agora. Se vendo de segunda a segunda, como posso preparar as empadinhas? E quando vou sair para fazer pagamentos? E ainda: Quando que descanso? Anal, no sou de ferro!

13

Decidiu montar um calendrio da semana e estabeleceu que de manh cedo se dedicaria s compras. Anal, percebeu que quase ningum comia empadinha antes das dez da manh. Nessa planilha, colocou os dias da semana e marcou em cada um as compras a fazer e os locais que vendiam os ingredientes mais frescos. s segundas e teras-feiras, quando a clientela diminua, faria promoes e folgaria parte do dia.

14

Ento, organizou seu tempo, mas viu que precisava planejar muito mais. Deniu objetivos: o quanto vender, como reduzir os custos, quanto ganhar, como agir para atingir metas e objetivos? Fazendo assim, seu negcio deu um salto de qualidade a ponto de precisar se replanejar continuamente para seguir conquistando uma clientela nacional e internacional!

15

EU com ISSO
Graas ao planejamento contnuo e viso de conjunto do seu negcio, Geraldinho evitou problemas. E voc? hora de reetir sobre planejamento. Voc tem objetivos/metas e sabe aonde quer chegar com sua empresa? Tem o hbito de planejar seu dia, ms ou ano para alcanar seus objetivos e metas? Quando voc traa estratgias para realizar seus planos, consegue ter uma viso de conjunto de todos os aspectos do seu negcio? Planejar a ordem do dia. Voc est percebendo o quanto seu negcio pode crescer a partir da organizao e do planejamento contnuos. Ao reetir sobre os itens acima, voc deu o primeiro passo para fazer seu planejamento e manter uma viso de conjunto (sistmica) de seu negcio.

16

se i+

A sigla PDCA resume bem a prtica de planejar, agir e corrigir. uma abreviao de expresses que vm da lngua inglesa. Traduzida para o portugus signica: P = Plan = Planejar D = Do = Fazer C = Check = Checar, conferir, corrigir A = Act = Agir A ferramenta PDCA pode ser usada em qualquer atividade e ajuda muito a alcanar melhores resultados. Imagine uma atividade como fazer uma festa de aniversrio. Planejar O primeiro passo, com base naquilo que se pretende, denir o que ser preciso fazer: quantas pessoas vo ser convidadas, o que vai ser oferecido para comer e beber, a quantidade de comida que vai ter de ser feita, as pessoas que iro ajudar, quanto se pode gastar etc. isto planejar. Desenvolver (fazer) Depois, vai ser necessrio: convidar as pessoas, comprar e preparar a comida e tudo o mais que estabelecemos no planejamento isto fazer. Conferir (checar) J viu festa sem imprevistos? Pois , durante os preparativos preciso lembrar de conferir sempre todos os detalhes e, se necessrio, corrigir os problemas.

17

Agir A s ca faltando dar a festa: receber as pessoas, determinar a hora de servir o cachorro-quente, cantar o parabns e cuidar para que tudo transcorra como planejado isto agir. A PDCA nos lembra que o planejamento est presente em todas as fases do desenvolvimento de um projeto: da sua idealizao realizao nal. J imaginou fazer tudo isso de improviso? Se o planejamento importante para uma simples festa de aniversrio, imagine no caso de um empreendimento prossional.

18

No m da festa de seus 37 anos, Maciel encosta a cabea no travesseiro com uma concluso: Quero mudar de vida. Na fbrica tenho a mesma rotina h 15 anos. Cansei. Num impulso, decide abrir seu prprio negcio. E assim foi. Reformou a ocina caseira onde j fazia seus trabalhos independentes para iniciar sua nova fase. Achou que era s avisar os clientes e que, a partir de ento, atenderia a freguesia em casa. No comeo, tranquilidade at demais. Mas logo seu bom trabalho ca conhecido pelas redondezas, e os clientes se multiplicam: um joguinho de mesa com quatro cadeiras aqui, um armrio ali, uma bancada acol e... Opa, mas ser que vou conseguir atender tudo isso no prazo que dei para entregar ao cliente?

19

Uma estante aqui, uma sapateira ali... E no que t trabalhando at mais do que quando estava na fbrica?! Foi mais ou menos a que comearam os problemas. Maciel no conseguia mais entregar as encomendas no prazo, nem atender os clientes, que no paravam de procur-lo. Telefonando ou batendo direto na garagem, sempre havia algum querendo fazer nova encomenda. As peas j no cabiam na ocina.

Nervoso para avanar com as encomendas, Maciel desliga os telefones, coloca a placa fechado na porta e guarda a madeira dentro de casa para tentar trabalhar em paz. Quem no gostou muito foi dona Patrcia, sua esposa: Mas que ideia essa de colocar armrio

20

de cliente no meio da minha sala?. temporrio, mulher, j sai. Mas logo uma nova bancada ou um jogo de cadeiras precisavam contar com a boa vontade de dona Paty, que andava indignada: Teus lhos nem te veem mais, enfurnado nessa garagem. Maciel at se virava para dar conta do recado, mas at quando iria esse improviso? Ele decide contratar um auxiliar. Viu que, pelas normas do Empreendedor Individual, isso era possvel e chamou Maurinho, lho do vizinho Janjo, que sempre mostrava interesse em aprender. Maurinho chega muito empolgado, mas Maciel no tinha muito jeito para explicar as coisas. Anal, havia aprendido sozinho e nunca havia ensinado ningum. O jovem cava horas zanzando pela ocina at que Maciel lhe desse alguma tarefa. Agoniado com a falta de organizao do patro, Maurinho toma coragem e arrisca: Sr. Maciel, e se a gente zesse um planejamento?. Um o qu?!, se assusta o marceneiro. Um planejamento, pra gente organizar o que tem a fazer, saber por que est trabalhando, quanto tempo dedicar a cada pea, como vamos fazer... e tambm para nos dividirmos melhor, quem faz o qu... o que o sr. acha?. Maciel coa a cabea, mas no descarta a ideia. E eu posso trazer uma proposta pro senhor ver, coisa simples, pra comear, pode ser?, aposta Maurinho. Meio desconado, Maciel balana a cabea que sim.

21

Sem perder tempo, no dia seguinte, Maurinho chega com a tabela debaixo do brao. Planejamento Maciel Madeiras e Maurinho O que ser feito? Como ser feito? Quem far o qu? Onde ser feito? Quando ser feito? Quanto custar? Mesa com quatro cadeiras Madeira imbuia, ps bandeira, cadeira com encosto completo Maurinho corta a madeira, lixa e enverniza Maciel modela e atende os clientes Garagem do Maciel ou galpo alugado na Rua dos Ips De 04/12 a 29/12 Matria-prima total + horas trabalhadas: R$ 700,00

Maciel ca de boca aberta: e no que o menino era esperto mesmo?! Maurinho tambm se anima ao ver a boa receptividade do patro: Ento podemos usar o planejamento? Olha, sr. Maciel, eu z essa tabela para cada encomenda, a a gente estuda melhor cada situao, mas depois bom a gente fazer um tabelo com todas as peas e um cronograma e.... Crono o qu?, interrompe Maciel. , Maurinho, gostei muito, mas deixa eu ler melhor, t? Tem coisa que nunca z, esse negcio de calcular quanto custam as coisas... Alm disso... voc envernizar as peas?! T doido? Alugar o galpo dos Ips, Maurinho?! Peral.... Calma, sr. Maciel, s uma ideia, j que estamos numa fase to boa e sem ter onde guardar as peas... Mas se o senhor no gostou, desculpa..., se defende Maurinho, sem graa.

22

Mas, como Maciel tambm tem seu lado ousado, decide apostar no jovem talento planejador de Maurinho: Pensando bem, acho que j est mesmo na hora de fazer planos mais arrojados. Voc j t bem treinado, pode envernizar as peas. A eu descanso um pouco... E digo mais, voc vai atender os clientes tambm, ok? T at mais treinado pra isso que eu. Maurinho no cabia em si. Maciel no s gostou de suas ideias, como lhe deu outras responsabilidades! E aquele dia foi s o primeiro da rotina de planejamento contnuo e orientado para resultados que Maurinho e Maciel adotaram juntos. O marceneiro percebeu que, dessa forma, podia controlar melhor seu tempo, atender melhor os clientes, aumentar seu lucro e, nalmente, parar de se indispor com dona Patrcia, que, anal, era tambm uma meta importantssima a ser atingida.

23

Maciel decidiu mudar de vida impulsivamente e nem procurou saber se a vida de empreendedor individual (EI) lhe permitiria atingir seu objetivo: trabalhar menos. At gostou da nova fase, mas se enrolou tanto que, se no fosse a chegada de Maurinho e seu planejamento, poderia ter colocado tudo a perder. Veja algumas dicas e destaques que aprendemos dessa histria.

D E S T AQ U E

O qu?
Esta a primeira e talvez a principal pergunta a se fazer ao iniciar um negcio: Qual o meu objetivo?. A vida de empreendedor individual, como qualquer outra, envolve esforo, dedicao e desaos. importante ter clareza sobre aonde se quer chegar e de onde se parte para desenhar as melhores estratgias e lidar com eventuais diculdades que surjam no caminho.

24

100%

D E S T AQ U E

POR qu?
Por que voc deseja iniciar uma carreira como EI? Conhecer bem suas motivaes fundamental para sustentar sua proposta e no se dispersar no caminho. Pense na principal justicativa para realizar este trabalho.

100%
D E S T AQ U E

CO M O ?
Este o passo a passo, o caminho a trilhar para alcanar suas metas. O que preciso fazer para obter os melhores resultados? Quais so as estratgias? Pense e descreva as atividades que precisa desenvolver para conquistar esse objetivo.

100%

25

D E S T AQ U E

queM?
Quem vai tocar as atividades do dia a dia? Quem vai fornecer os ingredientes, insumos ou matrias-primas para que voc consiga desenvolver seu produto ou servio? Aqui se denem os responsveis pelas atividades no seu negcio. Neste item, voc pode ainda se perguntar: Quem o meu cliente? E quem meu concorrente? Responder estas perguntas vai lhe dar uma noo mais clara e objetiva do seu negcio.

26

100%

D E S T AQ U E

ONde?
Onde sero realizadas as atividades? Onde sero guardados seus produtos? E onde sero vendidos? Responder ao onde do seu produto implica pensar a logstica de armazenamento, transporte e o prprio espao de produo e venda de seu produto ou servio.

100%

27

D E S T AQ U E

q ua N d O ?
Esta pergunta est em quase todas as prosses. Denir um cronograma para realizar as atividades importante para organizar o ms, a semana, o dia e at mesmo a hora. O prazo prometido ao cliente deve ser respeitado. Se voc tem um auxiliar, deve combinar com ele que desempenhe suas atividades no tempo estabelecido. Ao prometer um prazo, se pergunte se no importante deixar uma margem para eventuais contratempos.

28

100%

D E S T AQ U E

q ua N tO ?
Produzir e executar servios tem custos. Ao denir o preo de seu trabalho seu produto ou seu tempo de servio , no deixe de calcular quanto voc gasta com ingredientes, insumos ou matrias-primas, deslocamento ou pagamento de fretes de terceiros, custos xos (aluguel, salrio de um auxiliar, por exemplo) ou variveis (luz, gua, telefone) do local onde trabalha. S depois destes clculos possvel denir seu preo, sempre levando em conta quanto andam cobrando seus concorrentes para o mesmo tipo de atividade ou produto.

100%

29

DICA I CA D
Planejamento contnuo e orientado para resultados Existem vrios momentos em que voc faz planos para seu negcio. Existe um planejamento inicial, ao comear seu empreendimento, quando voc tem que pensar pela primeira vez em itens como a denio de seu produto ou servio, a criao de seu espao de trabalho, o capital de giro inicial etc. Existe um movimento contnuo de planejamento. No basta planejar. Realize seus planos, cheque seus resultados, mude o que precisa ser mudado e desenvolva novos planos.

30

EU com ISSO

Agora que j percebeu a importncia de realizar um planejamento contnuo e orientado para resultados, pense no seu negcio e nos seu(s) principal(is) produto(s) ou servio(s) e procure reetir sobre os itens:

O qu? Por qu? Como? Quem? Onde? Quando? Quanto?


Ser que voc capaz de responder mentalmente cada uma destas questes ou precisa de mais planejamento?

eu SEI eu FAO

Esta cartilha mostrou que a atitude vigilante com o planejamento o que faz a diferena entre quem tem s talento e sorte, e quem se organiza de verdade. Agora hora de juntar tudo isso e fazer um plano de sucesso!

31

Referncias NAZARENO, Robson de. Ocina: SEI planejar: guia do educador. Braslia: SEBRAE, 2011. NAZARENO, Robson de. Ocina: SEI planejar: manual do participante. Braslia: SEBRAE, 2011.

Projeto editorial Ronaldo Tapajs Criao de textos Ronaldo Tapajs e Nina Quiroga Coordenao Tet S Direo de Arte Tet S Projeto grco e diagramao Adriana Amorim Ilustraes Rodrigo Abrahim Reviso Fani Kinoploch

ISBN 978-85-7333-585-9

9 788573 335859

You might also like