You are on page 1of 9

15 panelas indicadas por chefs

Panelas sob medida. Cinco chefs de cozinha indicam as panelas ideais para cada tipo de prato.


Por Mayra Navarro
Texto Denise Gustavsen
Fotos Eduardo Pozzela
Ilustraes Carlos Campoy

Preos Pesquisados Em Outubro De 2008.
A escolha acertada do modelo faz toda a diferena no sabor do prato. Acredite! Entrevistamos cinco chefs estrelados e descobrimos que panela de ferro
rstica pode oxidar a feijoada, as de fundo fino interferem no risoto, macarro em caarola apertada perde o ponto e, sem leo, as wok enferrujam. Confira
essas e outras dicas e escolha entre 15 panelas vistosas e prticas. A maioria faz bonito at na mesa. Nessa edio de Casa Claudia voc tambm encontra
uma reportagem com trs cozinhas de sonhos. No deixe de ver.

Para Silvia Percussi, da Vinheria Percussi, panela perfeita para macarro aquela onde cabe muita gua. O ideal ter 1 litro de gua para cada 100 g de
massa, diz. Assim ela cozinha por igual no tempo certo sem ficar grudada. Dicas da chef: use gua filtrada e sal grosso. No tampe nem abaixe o fogo.

Cozinhe vrios tipos de massa no modelo de ao inox com capacidade para 10 litros e quatro cestos removveis da marca Brinox. Custa 485 reais na Art Mix.

Esta panela antiaderente da Forma Inox aceita at 5 litros de gua. Graas s duas travas, a tampa pode ser usada como escorredor. Sai por 149 reais na Presentes Mickey.

Por conta do disco de cobre no fundo, entre duas camadas de alumnio e de ao, o tempo de cozimento neste modelo de inox da Rochedo menor. Vale 169 reais.

Tpica da sia, a wok multiso. Eu prefiro as de inox com paredes finas que distribuem o calor pelas laterais at a borda, indica David Zisman, do Nam
Thai. Dica do chef: passe uma camada de leo, deixe esquentar o mximo possvel. Depois de esfriar, lave e ela estar pronta para o uso. Isso tambm evita a
ferrugem.

Feita de liga de cermica e inox, a panela da Silit antibactericida e resistente a cortes e arranhes. A tampa de vidro deixa os alimentos vista. Sai por 1 180 reais na
Pepper.

O corpo de ao carbnico da wok Norpro proporciona melhor armazenamento e distribuio do calor, o que garante um cozimento rpido. Custa 380 reais na Rauls.

De ferro fundido esmaltado, o modelo da marca Panela do Chef conserva a comida quente por uma hora
e meia depois de sair do fogo. venda por 229 reais na Yellows House.

Nada de ferro nem barro. Esses modelos mais rsticos, segundo Mara Salles, do Tordesilhas, oxidam a feijoada. Prefira panelas de gata ou aquelas de cermica vitrificada,
que no interferem no sabor do prato. Dica da chef: deixe a temperatura sempre estvel para o feijo no grudar no fundo e nas paredes.

Este caldeiro de ao da Le Creuset, com capacidade para 11 litros, tem camada interna e externa de esmalte, que impede a oxi dao da pea. Por 292 reais na Biagallo.

da Panex a caarola de alumnio com quatro camadas de revestimento antiaderente e medidor de temperatura. O conjunto com seis peas custa 299 reais.

Tem dupla camada de esmalte especial, que retm o calor, a panela de gata com pegadores das tampas de baquelite antitrmico. Sai 120 reais na Oren.

Embora a tradio mande usar modelos de barro ou de pedra-sabo, Morena Leite, do restaurante Capim Santo, gosta daqueles de ferro da marca francesa Le Creuset.
Alm de resistentes, conservam bem a temperatura, diz. Dica da chef: se eleger as de barro, aquea muito bem a panela antes de comear a moqueca.

Vem com grade para cozimento a vapor e tampa de vidro, que permite acompanhar o preparo, a panela de ao inox da marca WMF. venda por 568 reais na M. Cassab.

de alumnio a frigideira da linha Tegame, da marca Multiflon, com alas de ao inox. O revestimento antiaderente no deixa a comida grudar. Sai por 180 reais na Suxxar.

Utenslio de barro indispensvel para a autntica moqueca capixaba, a panela de Goiabeiras, ES, produzida segundo tcnicas indgenas. Custa 45 reais no Depsito Kariri.

Pode ser de cobre, ferro ou ao, mas uma panela de fundo grosso essencial para preparar risotos. fundamental manter a temperatura quando o arroz comea a ferver,
explica Paulo de Barros, do Due Cuochi Cucina. Dica do chef: para distribuir o calor por igual, coloque um pedao de chapa de ao entre o fogo e a panela.

O chef Alex Atala assina o modelo da linha Trix, da Tramontina, elaborado com camada tripla de inox e alumnio que distribui o calor uniformemente. Preo sugerido: 369
reais.

Da linha Basix, da Staub, a panela de ferro fundido com interior esmaltado e fundo de cermica preserva o calor da comida por um bom tempo. Custa 454 reais na Doural.

Alm da caarola antiaderente, o conjunto da Ballarini vem com livro de receitas, bowl, colher de pau e dois pacotes de arroz. Sai por 578 reais no Espao Santa Helena.

You might also like