You are on page 1of 31

r i

PR6xIMO NUMERO

OlreltoInsurpsnte, uma alternativa?

Miguel Pressburger'

"Parece-rne necessarlo 0 desfazimento de uma certa contusao que acabou por se instalar, independetemente da vontade de alguns ,autoras que lldarn com conceitos como dlrelto alternatlvo, entre ciencia e tacnica. Contusao patfeitamente justificada quando encaramos 0 fato de que objato do estudo, conhecimento, a instr,umentaJiz8gao recebam a rnesma denorninacao: dire ito.

Tanto maior a esta confusao, quando levamos Elm conta a cultura juridica difundida pelos curses de Direito, cada vez mais empenhados em farmar "operadores" e nao "pensadores".

Este daslocamento de enfoque tarnbem tern angustiado alguns juristas e masma maqlstrados, que, de arguma forma e POt alguma razao, se interesaram pe,ra questao e, como que respondendo a seu publico, procuram pragmatizar um 'dire ito agrario alternativo', "direito do trabalho alternativo' etc; ou-eotao Iundamentar "arternativamente' sentencas, de resto estribadas em norrnas' vingentes·.

* Advogado, coordenador do Institute Apoio Jurfdico Popular

"

;:

j~<'Disc:utindo assessorla pop,utai' -II

• I '

Jose de Souza Martins Jose Eduardo Faria

Eduardo Guimaraes de Carvalho

T.Mi

l

"

34:301. MAR/dis '.

ex.l

~, i

Cole~iio "Seminllrios" n·17 Rio de Janeiro, outubro de 1992

DISCUTINDO A ASSESSORIA POPULAR - II Jose de Souza Martins

Jose Eduardo Faria

Eduardo Guimardes de Carvalho

T. Miguel Pressburger

Instltuto Apoio Juridico Popular

Av. Beira Mar, 216 - sala 401 . Tel.: (021)262-3536 20021 - Rio de Janeiro - RJ

Apolo • Internacional Center for Human Rights and Democratic Development

em co-cdicao com

FASE. Federa«;iio de 6rgiios para Asslstencla.'Soclal e Educacional Rua Bento Lisboa, 58

Tel.: (021)285-2998

22221-0 II - Rio de Janeiro - RJ

Em "Semlnarios", editados pelo AJUP .Instituto Apoio 'Jurldico Popular, sao publicados artigos, teses, conferencias etc., versando especificarnente sabre 0 Direito, a Justica, a Advocacia e a Magistratura. A sele~iio dns materias leva em conta ampliar adivulga«;ao de assuntos e fundamentos polemicos.

, Solicitam-se colaboracho e divulgacao.

Materia assinada e de exclusiva responsabilidade do autor,

Coordenador do Departamento de Publicacoes do AJUP .

Marcos.Aarao Reis

Discutindo

a assessoria popular - II

Jose de Souza Martins Jose Eduardo Faria Eduardo Gulmariies de Carvalho T. Miguel Pressburger

~
-;'(. I EOB - CPGD/UFSC I
f .
I WREGISIRO QQ19~ II OATA C*l I Ot/c2~
IW. ClASSIFICA~Ao 21:301 I
I cUl1ERfl.&l:.b.d0 I
I. ~:":VOlUME fEXE.MPL~R: V ex. i I instituto apoio juridico popular I @iFASE

Rio de Janeiro. outubro de 1992

Edi9iio de arte .":' .. " Marcelo Riani MarqU_,es

Editoracao eletronica LZDesign

Revisao

leilo lui: Pacheco lnacioDorado

".

Foto da capa .

Foco/Revista Vida y Derecho, n" 4 - vol, 2 . Mayo/J990

. ,

SuMARIO

Apresentacao

Maria Teresa de Araujo 5

Cidadania, movimentos sociais e entidades de mediacao

Jose de Souza Martins " 6

Formalismo jurfdico

Jose Eduardo Faria " 18

Cidadania em horario integral Eduardo Guimarties de Carvalho

(texto publicado na revista Ciencia Hoje, vol. 12, n? 71, de marco de 1991,

e baseado na tese de mestrado do autor junto ao IUPERJ, transformada em livro, a cujo lancarnento

ele assistiu, tres dias antes de falecer) " 36

Direitos humanos e assessorias jurfdicas

T. Miguel Pressburger , , 44

_ApRESENTA~O

Foi em junho do ano passado, in "Seminaries" n" I 5, que comecamos a discutir a assessoria popular, a eficacia da luta jurfdica, as mazelas e as contradicoes do Poder Judiciario e, ao mesmo tempo, as potencialidades que podem ser extrafdas do aparato jurfdico existente, as possibilidades estrategicas que podem ser abertas para as lutas travadas pelas entidades da sociedade civil.

Retornamos, agora, com "Discutindo a assessoria popular II", quando 0 Brasil atravessa urn momenta hist6rico repleto de desafios e a sociedade civil reve as suas crencas, os seusmodelos de analise e a sua propria compreensao dos fatos. Crescimento e maturidade polftica sao possfveis, desde que possamos pensar na educacao da militancia como condicao previa aquilo que se tern chamado "educacao popular". Precisamos questionar propostas, rever metodos, sistematizar 0 conhecimento a partir dos fatos sociais da opressao, miseria e violencia.

Os artigos de Jose de Souza Martins, Jose Eduardo Faria, Eduardo Guimaraes de Carvalho e Miguel Pressburger, abordando diferentes aspectos e com visoes diferenciadas, tern 0 sentido explicito de abrir polernica. E com esta preocupacao que persistimos no debate, cujo objetivo e a busca da excelencia no trabalho da assessoria. A reflexao tera de se dar sobre a nossa enorme carencia de investimento no estudo e aperfeicoamento politico.

Maria Teresa de Armijo

:CIDADANIA, :MOVIMENTOS SOCWS E ENTIDADES DE MEDIA~O

iost DE SOUZA MARTINS·

Vivemos, sem diivida, urn momento muito oportuno para uma reflexao a respeito dos temas sugeridos, especialmente aqueles que me cabe abordar, ou se j a, a cidadania, os m ovimentos sociais e as en tidades de mediacao, os chamados grupos de apoio. Na crise que atravessamos, a geleia em que 0 nosso pals vern se transformando ao longo dos anos

\ ainda naoatingiu 0 "ponto", com 0 que se abre um espaco de reflexao e de atuacao que nao pode ser subestimado.

o Estado brasileiro - que jamais conseguiu enraizar-se em nenhum momento de sua historia - nao e 0 unico atingido pelos problemas que, na realidade, estendem-se a todos os parses, ricos e pobres, existindo mesmo a possibilidade de estarmos assistindo aos tiltimos tempos de uma certa concepcao de Estado. Toda a sociedade estaenvol vida, no Brasil e alhures, oeste processo que, durante decadas, temsido 0 de seu esvaziamento e de sua castracao, justamente em favor do Estado.

: A crise do Estado capitalista nao e uma novidade. No presente, entretanto, 0 que esta em crise e a instituicao do Estado, que tambern

.,:;

.SocI61ogo, conselheiro do AJUP, professor do Mestrudo de Sociologia da Unlversidade de Sao Pau!o. O. texto Iol extraldo de sua partlclpaejo no col6quio "0 trabalho das assessonas no contexto socioeconemlco-politlco braslleiro", realizado de IOn 12 de novernbro de 1991, no AJUPfRJ.

se desagrega na URSS enos pafses socialistas, 0 que e muito positivo. Desde a sua origem, 0 Estado moderno foi inchado por encargos militares, incrementados devido a guerra fria, e se desfigurando em virtude da militarizacao, E possfvel que 0 fim da bipolaridade das potencies, e a ascensao polttica das nacionalidades e das minorias, esteja an uncian do uma redefinicao mais ou menos seria das funcoes do Estado.

A militarizacao do Estado alcancou seu limite imediatamente anterior a destruicao nuclear. 0 refluxo desse processo nao foi consequencia de algo que Gorbachev tenha tirado do bolso, ou da iluminacao de Bush pelo Espfrito Santo, ou das oracoes do papa. A desmilitarizacao implica uma ampla reformulacao do Estado, da instituicao em crise.

Devemos estar atentos a isso. No nosso caso particular, nao podemos subestimar 0 dispositivo da Constituicao que convoca urn plebiscito para decidir entre republica e monarquia. Superficialmente, a proposta pode parecer ridfcula, mas pode ser que estej am os prestes a perder a oportunidade de interferir num processo de redefinicao do Estado brasileiro e de renovacao das suas bases oligarquicas.

Nao e demais lembrar que os partidos de esquerda, principalmente os de inspiracao leninista, pr6ximaou remota, tern desenvolvido a ideiade que as transforrnacoes sociais dependem da tomadado Estado pela sociedade, em que pese 0 fato de a sociedade brasileira, em particular, nao ter demonstrado vitalidade, par toda a hist6ria republicana, para se contrapor a forca de urn certo tipo de dominacao polftica de tradicao colonial.

Em se tratando da America Latina, tam bern nao existiu producao de conhecimento alternativo que permitisse descobrir quais as vias de escape dessa terrfvel circularidade, responsavel pelos problemas com que nos debatemos.

Nesse quadro de debilidades do Estado e da sociedade, a ideia generalizada supoe movimentos sociais episodicos, conjunturais, acessesorios, possivelmente perigosos aemancipacao polftica do homern.

Todosnosja tivemos algumaexperiencia de esbarrarcom a censuradas

· organizacoes a qualquer ideia que sugira 0 privilegiamento desses movimentos em relacao aos partidos, sindicatos etc.

Bern antes de 1964, a sociedade brasileira ja vinha demonstrando uma certa trepidacao interna, expressa no aparecimento de diversas

· modalidades de movimentos sociais, logo abortados, ou enquadrados, sob diretrizes de organizacoes e de suas burocracias, 0 que acarreta urn sistematico empobrecimento dessas manifestacoes de vitali dade social.

Retomando araiz classica da teoria dos movimentos sociais, podernos constatar que ela diz respeito as tnquletacoes sociais, ou seja, nada mais e que a teoria da sociedade que, fora de qualquer quadro institucional, reage a uma situacao adversa e cria propostas,

Claro que pode se dar a institucionalizacao dos movimentos ! socials. Todas essas organizacoes que surgiram, muitas vezes forcada-

· mente; acambarcaram seu lugar e seu posto, institucionalizando-os e

burocr'atizando-os.· .

. Nutrindo-se da forca e da vitalidade dos movimentos, ao inves de se afirmarem como grupos de service, contribuindo para desvendar suas lirnitacoese possibilidades, essas organizacoes puseram-se na posicao de vanguardas, tentando direciona-Ios.

.

Hoje em dia, quando se fala de autoritarismo nos movimentos

sociais sao esses grupos que se tern em vista. Eles se tornaram grupos antimovimento social, condutores de posicoes de direita, pel a via da institucionalizacao, da necessidade de eomando, da hierarquia, num processo que leva a sua paralisia ou ex tincao , ou, 0 que e pior, ao conflito

. entre a organizacao substituti va do movimento e 0 proprio movimento.

, Poder-se-ia arrolar urn sem-mimero de exemplos, mas basta citar

ocasodo Movimento Contra a Carestia, deliberadamente esvaziado durante aditadura militar por partidos deesquerda, mais concretamente pelo Partido Comunista do Brasil, que visava 0 seu proprio fortalecimento'sem se dar conta de que sua atuacao e eficacia deveriam efetivarse em' outre nrvel. :

! . I ' 1! ~. Ii.'

. j! jt.

Tal concorrencia autofagica faz com que 0 germe da inovacao no ambito social seja desmobilizado e aplastado, a fim de solucionar 0 suposto conflito estabelecido com as interesses burocraticos, fundamentados na tese de que eabe as organizacoes a primado do processo politico.

Argumenta-se que os movimentos sociais nao tern propostas

. globais, nao sao portadores de projetos globais de transforrnacao.

Todavia, esta rnais do que comprovado nao caber a eles 0 papel de inventar a hist6ria, definindo seu projeto. Eles interferem, sim, decorrendo dar a necessidade de as grupos de apoio assumirem a tarefa de interpretacao, traduzindo em termos te6rieos aquila que a populacao faz nas ruas.

Sera 0 caso de se ter paciencia com os movimentos sociais? Ou tentar dar urn salta adiante? Em 1989, a tentativa de salta desprezou 0 fate de que a inquietacao social unanime em torno das diretas-ja nao se estendia a questao da eleicao para a Presidencia da Republica. Nao se procurou entender isso, concentrando-se as crfticas na incornpetencia do povo. Os verdadeiros incompetentes sao os partidos, incapazes de refletir sabre as limitacoes do movimento popular e suas dificuldades para avancar no processo politico,

As organizacces 56 consideram politieamente legftimas as acoes que impliquem urn grande passo historico. Aquila que na~ significa, no mfnimo, 0 comeco da destruicao da sociedade capitalista, carece de legitimidade. Este modo. de pensar tern justificativas histriricas e te6ricas. Mas a populacao nao enfrenta seus problemas assim, ou dessa perspectiva. Morar, comer, fazer amor, poesia e sonhos sao necessidades imediatas, colocadas no cotidiano dos cidadaos e pais de familia.

Um barbudo alemao, que viveu no seculo XIX, criou uma doutrina revolucionaria baseada justamente na observacao das necessidades cotidianas, Ele disse que a hist6ria se move a partir do memento em que 0 homem tenta resolver suas necessidades. Perdeu-se de vista esta informacao fundamental do pensamento revulucionario: a neces-

sidade de historia nao e imediata. Se combatesse antes de tudo pela historia, a humanidade rnorreria antes de rnais nada.

I 0 que nao quer dizer que as vit6rias obtidas no plano cotidiano, e que 0 bam sensa da populacao indica com clareza, nao sejarn hist6ricas. Quando a classe operaria reduz a taxa de mais-valia por meio de uma greve, ou quando 0 campesinato alcanca 0 reconhecimento de sua condicao.humana - estas sao vit6rias concretas. Para populacoes carentes que lutam por questoes elementares e dependem da ajuda de advogados, 0 aparecimento de uma entidade como 0 AJUP e uma vit6ria hist6rica.

. E importante que as Igrejas desenvolvam uma pastoral comprometidacom 0 direito a humanizacao do homem, mesmo queaesquerda diga que as Igrejas sao reacionarias, E irnportante que os povos socialistas tenham conseguido questionar 0 partido comunista burocratico e hierarquizado, abrindo 0 campo para urn avanco contra esta mistificacao de que 0 socialismo e a gerencia estatal da economia. Foi uma,vit6ria historica na luta pela ediflcacao do homem,que se constr6i por suas pr6prias forcas, e nao pelos favores ou pela repressao do Estado.

: Hoje: todas essas ideias e concepcoes sao tao claramente discutfveis que nao se deve evitaro debatee areflexao aseu respeito, muito menos sob a alegacao de que a imprensa de direita poderia explora-los para "explicar" 0 fracasso de teses e teorias sabre 0 processo historico, assim como faz com os acontecimentos internacionais, notadamente 0 que esta acontecendo nos parses socialistas. Uma coisa nao tern nada a vercom aoutra, ate porque aquilo que se Ie nosjornais nao corresponde aos tatos.

Para agir politicamente, 0 cidadao comum n[o precisa de teoria polftica, embora deva ter acesso a: ela. Oaf, a necessidade de que as ONOs percebam que sua fun~ao nao e partidaria nem de eomando, mas de produ~ao te6rica. No entanto, e preciso que se dig a que a maior parte

: del as. naa tern a menor competencia para isso, seja por desconsiderar a , iInportancia do trabalho intelectual, seja por sequer possuir condicoes : materials decriar quadros,

:1;

Existem quadros na Universidade e nas Igrejas. A Igreja cat6lica, especialmente, acumulou uma larga tradicao na formacao de quadros intelectuais, com amplo domfnio do pensamento filos6fico e da teoria da assistencia social. Nao e a toa que, em todo 0 mundo, a intelectualidade cat6lica se interessou tanto pelo pensamento marxista, e foi por uma pobreza espiritual muito grande da esquerda que 0 inverso nao se deu.

Presos na armadilha dos preconceitos e acostumados a pensar nossa pr6pria existencia com os olhos do estranho, ou ate do inimigo, nao enxergamos que nas duas ou tres ultimas decadas 0 pensamento cat6lico foi muito mais eficaz que 0 da esquerda.

o que as acontecimentos sugerem - enquanto as oligarquias se renovam e os setores progressistas se acanham - e a importancia do trabalho intelectuaI, ate aqui tao deficiente. Ao se antepor as organiza- 90es aos movimentos sociais e 0 senso cornum ao trabalho te6rico, 0 resultado e 0 desastre de uma militancia que se explica por si mesma.

E de uma tremenda ingenuidade imaginar que a historia pode avancar sem trabalho teorico, e 0 carater nefasto da objecao que se faz a ele leva a que percamos urn tempo precioso repetindo banalidades, tolices, esquemas, chavces, palavras de ordem sem sentido, sem pe nem cabeca, enquanto a direita, os poderosos etc, se nutrern do saber alicercado em instituicoes academicas, tirando todas as vantagens possfveis da atividade de uma intelectualidade que pode ser objeto de crftica, mas que produz urn conhecimento superior ao senso com urn.

A tarefa que nos incumbe nao e a de legitimar os acertos ou as bobagens praticadas por quem quer que seja, mas de preservar a grande tradicao do trabalho intelectual e do pensamento crftico nas ciencias sociais. Ou somos herdeiros e continuadores dessa tradicao, au nao temos absolutamente nada a fazer.

Trata-se de urn desafio que nao foi aceito, tanto que a AJUP e uma excecao, juntamente com esses grupos que estao tentando realizar urn trabalho de sistematizacao e producao de conhecimento. Via de regra, as pessoas tern nojo de quem pensa e prevalece a "chutacao", tornando

"," .!

dura aexperiencia de quem se envolve no trabalho popular e enfrenta a objecao permanente das ideias, a permanente preguica mental, aquela historia dolorosa de nao se querer estudar porque a experiencia eo iinico criterio da verdade.

A pratica sem teoria nao tern sentido, tanto que as minhocas tern urnapratica "e nao produzem teoria, 0 mesmo ocorrendo com os rates, as gatos, os cavalos e as burros, inclusive os que estao no poder.

Assim, a importancia do retornoao pensamento crftico vale tanto para os advogados e juristas, como para soclologos etc., enfim, todos os que estao envolvidos em algum tipo de militancia. Avaliar criticamente o pr6prio trabalho e manter-se sensfvel a precedencia dos movirnentos sociais serao condicces de nossa saude polftica. Em algumas circunstancias.nao nos cabera fazer nada. Diante das estruturas cornportamentais coloniais do povo brasileiro, e fundamental ter paciencia.

:. Enquanto 0 hom em ja botou os pes na Lua, as povos latinoamericanosse veem diante da ncccssidade de urn saIto de pelo menos 200 anos. E, ao mesmo tempo, o go verno mexicano. acaba de encaminhar urn projeto de lei 'ao Congresso propondo 0 fim -da polftica de reform a agraria, Num pais em blematico na luta pel a reforma agraria, de repente, da-se urn passo arras, em nome do liberalismo, do livre mercado, do lucro. No Japao, a distribuicao de terras se fez ao cabo da II Guerra Mundial. No Brasil, M genre que nao tern 0 que comer, e a distribuicao de terras nao passa. Nosso descornpasso hist6rico exige uma paciencia hist6rica.

Seguindo a mesmalinha de reflexao, nao podemos excluir as grupos de apoio do envolvirnento na crisegeral. 13 absolutamente pertlnenteindagar 0 que saoesses grupos, que funcao cumprem e que dificuldades enfrentarn. 13 inquestionavel que, deum modo geral, esses grupos se transformaram em urn meio de vida. Hoje em dia existe a proflssao de agente desses centros, au institutos, e 56 falta organizar 0 siridicato. Sao pessoas voltadas para atividades generosas, mas preocupadas com a sua propria sobrevivencia burocratica.

Nao· sera 0 caso de se questioner qual 0 papel historico que essas

organizacoes nao-govemamenrais ainda tern na conjuntura que estamos atravessando? Nao sera 0 caso de se repensar com muita severidade sua pr6pria existencia?

Praticamente todas elas nasceram durante a ditadura rnilitar, com a volta de exilados que haviam elaborado propostas sem urn exame mais cuidadoso da realidade brasileira, mas detinham contatos que lhes asseguravam apoio e recursos do exterior. Entre ° fim dos anos 70 e 0 infcio da decada de 80, essas pessoas encontraram dificuldades para se

. reintegrar a sociedade que nao era mais como elas imaginavam a partir de ilusoes perniciosas criadas no exflio. Julgavam-se imprcscindfveis, quando estavam superadas.

Na universidade, essa verdade dolorosa veio a lana. Muitos supunham que 0 Brasil estivesse esperando 0 seu retorno para que algo fosse feito, e se depararam com uma luta social muito mais avancada no campo, incluindo as nacoes indigenas, e na cidade, onde a classe operaria renovara completamente seu estilo de combate. Mudancas espantosas e importantfssimas haviam se operado em duas decadas, sob a impulso de muita criatividade, desafios e propostas inovadoras.

Recordo 0 caso de um anarquista que montou uma fabrica de calcados na minha cidade, e que fazia as entre gas num unico caminhao que possufa, em cujo para-cheque pintou a frase: "Com eano au sem cano, fogo!" Quer dizer, mesmo sem eles a sociedade brasileira foi em frente. Surgidas nessas circunstflncias, muitas entidades de mediacao desempenharam 0 triste papel de domar a criatividade da massa, 0 que ate hoje na~ foi objeto da crftica severa que se impunha. Os movimcntos sociais falharam por nao reagir contra tal equfvoco desses cornpanheiros.

A historia reeente dos movimentos sociais e das organizacoes e grupos de mediacao, portanto, nao e senao a de urn desencontro. Deseontadaa fantasia tao amplamente divulgada, 0 encontro s6 podcria se dar na medidaem que as grupos de apoio se cclocassem a service dos movirnentos, ao inves de servirem a si proprios, ou ao Estado, como se viu, e com tanta facilidade, quando se tratou da reforma agraria, no

go verno Sarney. E tragico constatar-se que ha indivfduos capazes de imaginar que tranforrnando-se em funcionarios publicos do Estado oligarquico vao fazer uma revolucao social.

: A crftica a tanta ingenuidade deve ser dura, nao para se atribuir culpa a quem querque seja, mas sirnpara abrir o espaco a reflexao sobre osignificado de sse desencontro.

E oportuno lembrar, tambern, que 0 fim da ditadura militar evidenciou urn fate hist6rico muito diffcil de ser encarado por pessoas envolvidasem atividades vinculadas aos movimentos sociais, au seja, a extraordinaria capacidade de a Estado e as elites brasileiras renovarem sua 6onCeP9aO oligarquica do poder, das relacoes polfticas e da propria

vida. 'i" '

; Durante a ditadura militar, a dicotomia entre 0 Estado e a sociedade era tao:flagrante que deu margem a seconfundir a luta da sociedade contra o Estado com uma luta contra os militares. Nao se entendeu que a luta era sobretudo contra 0 Estado oligarquico, operando-se, em consequencia, 0 esvaziamento do conteudo mais profundo dos movimentos, das organizacoes e dos partidos pclfticos.

, Curiosamerite, 0 Estado brasileiro foi bastante eapaz de reconhecer 0 crescimento popular, a competencia polftica adquirida pelo povo naqueles anos de regime autoritario, tratando por isso mesmo de acambarcar as coriquistas dasociedade civil. Foi 0 que se pede pereeber atraves do diseurso comunitario do Estado. 0 que havia de inovador no comportamento da sociedade foi capturado pelo Estado.

A sociedade naa teve clareza do que ela propria estava fazendo.

Faltou informacao polttica. Faltou uma presenca eompetente dos grupos de apoio, das assessorias, dotadas apenas da informacao partidaria, baseada numa teo ria importada de outros eontextos e que nilo tinha valor naquele mornento.

E facil en tender que todo movimento social tern diante de si possibilidades e Iimitacoes. Nao se pode inovar, eriar e transformar tudo, 0 que tambem na~ significaque a sociedade deva limitar-se aquilo

1\ I

! '

que e mais claramente possfvel. Deve-se estar atento as limitacoes para que possamos ampliar 0 aleanee de nossa criatividade, sabendo como eo que romper numa determinada situacao social, polftica e hist6rica

Em 1989, muitagente imaginou que a eleicao de Lula abriria eaminho para 0 socialismo no Brasil. Isso foi de uma pobreza inacreditavel. Mitterand e socialista, mas nao fez da Franca um pais socialista. Os franeeses sabem disso, e nos tarnbem, s6 que nao incorporamos esse entendimento a nossa pratica, Nao incorporamos aos nossos habitos politicos a compreensao das Hmitacoes de nossa pratica polftica, dos limites coneretos que esta pratica enfrenta a cada minuto.

Ignorando onde se localiza 0 ponto de ruptura equal e a dificuldade para que se possa produzi-la, nos comportamos como idealistas, no sentido classico da palavra, acreditando que podemos inventar e fazer. Acabamos vftirnas de nossa pr6pria ingenuidade politica, de nossa formacao polftica carente de inforrnacao teorica. Os partidos progressistas, ao inves de fazerem uma pedagogia polftica, fazem a pedagogia do chavao, da palavra de ordem, do discurso facil e enganador - 0 que a direita faz muito melhor. Com uma esquerda de tal ordem nem e preciso direita.

Nao surpreende, portanto, que 0 sucessor dos militares tenha sido Tancredo, ainda que psicografado par Sarney, posto que se tratava de um tfpico representante do pensamento, tradicoes e poltticas oligarquicas. Nao e de admirar que a cidadao que ocupa atualmente 0 poder ostente feicces modernas, encobrindo uma alma tao velha.ja que e assim que de geracao em geracao os poderosos renovam seu estilo, aliando um discurso social-democrata a uma pratica essencialmente oligarquica,

hi era assim no seculo XIX, e desde entao as eonjunturas politicas se sucedem, obedeeendo ao que Victor Nunes Leal, Raymundo Faoro e, num certo sentido, Nestor Duarte chamaram de "movimento pendular do processo politico brasileiro". Ap6s um perfodo de ditadura militar ou civil, retornamos ao Estado oligarquico, dominado par urn discurso liberal. Aqui no Brasil, as admiradores da Revolucao Francesa nito Ham autores enciclopedistas, mantendo escravos na senzala?

r ,

, ' ,

I

I:

I,

. E as exclufdos continuam nao apenas fora do poder, mas sem alimentacao nem escola, sem acesso ao direito e ate mesmo sem direito a fe.:

Fala-se que 0 mundo esta atravessando uma epoca de conservadorismo. Discordo: acho que sempre houve discriminacao relativamente a todos em cuja testa se pode pregar 0 rotulo de diferente _ leproso, louco, homossexual, mulher, crianca etc. A sociedade jamais foi tolerante. Hoje, discrimina-se 0 aidetico, amanha au depots serao discrirnlnados as que tiverem a unha encravada.

. E a condicflo'humana que nao estacrescendo. '0 conservadorismo esta no fato de que a sociedade modern a criou mecanisrnos que impedem 0 avanco do processo de emancipacao do homem em relacao as suas lirnitacoes e as suas necessidades, Uma sociedade que desde 0 comeco do seculo 'ainda nao conseguiu reduzir a jornada de trabalho recria esta subumanidade do homern, que se relaciona com 0 outro a quem considera menos humano, sem perceber que assim se desumaniza a si mesmo.

\ !. Realmente, esta hist6ria c muito mais antiga, com rafzes na epoca

colo~ial. Na medida em que 0 aparato jurfdico das ordenacoes era estranho a populacao nativa e aos escravos, criou-se urn arranjo desastroso, que foi a figura do tutor.

. :As instituicoes funcionavam - e pode-se ate dizer - democraticamente. Hi uma longa hist6ria de conflitos entre as vilas, isto e, as camaras municipais e o rei. Desde 0 tempo das ordenacoes, ate hoje, tern existido conflito entre 0 absolutismo daquele que detem 0 poder e substitui 0 rei - nocaso, eo infeliz que esta Ii em Brasflia, atualmente - e asociedade, que se manifesta atraves das camaras.

I ,

, . 0 problema reside no fato de que estascamaras eram estamentais,

ou seja,a democracias6 funcionava dentro do estamento. Osfndios, os escravos e todos aqueles que praticavam offcios mecanicox ficavam de fora! nan podiam ocupar funcoes publicas, As profissoes desses ultimos .eram'consideradasdiabOlicas. Essamassa deexclufdos foi colocada sob tute~a dos que possufam direitos, regime que, no fundo, continua ate

hoje, .

. • I

I

A Constituicao pode dizer que "todos sao iguais perante a lei", mas na pratica nao e assim. As oligarquias exercem urn poder de tutela, uma dominacao bern caracterizada peia figura do atual presidente da Republica, filho legftimo dessa tradicao de poder pessoal que se desdobra na polftica doscoroneis, polftica de clientela, polftica de favor e de dependencia. E as instituicbes polfticas brasileiras, ao inves de entrarem conflitocom tudoisso, na verdade, alimentam-se da desigualdade.

o direito insurgente expressa uma crftica ao direito estabelecido, vigente, institucional, e, por outro lado, a exigencia de uma reformulacao democratica do direito. A sociedade esta anunciando urn novo direito, tanto nos pafses socialistas como nos capitalistas, onde vivemos urn grande momenta de transicao hist6rica. A clareza pode nao ser muito grande, desde 0 infcio, mas ja e evidente que a ideia nao se restringe a uma simples interpretacao nova do velho direito. Mesmo atraves de manifestacoes equivocadas, como os linchamentos, 0 que se constata e uma cntica as instituicoes jurfdicas, ao aparelho de justica do Estado e ao direito existente,

Combinando 0 incornbinavel, a sociedade brasileira demonstra sua extraordinaria capacidade de resistencia e sua esclerose politica. Mas e esta mesma sociedade que propoe a necessidade de uma reflexao cntica a respeito dos grupos a que esta ligada, bern como sabre todas as suas atividades. Justamente porque tais grupos, organizacoes e partidos tern apostado muito mais na organizacao e no Estado, 0 que conduziu a interrupcao e ao fracasso 0 movimento popular.

17

FORMALISMO

-*

JURIDICO

JOSE EDUARDO FARIA'

. Comecaria dizendo que vivernos hoje urn momento maquiavelico em nosso pars: ou seja, 0 perfodo hist6rico que.se configura quando uma sociedade vai gerando, dentro de suas estruturas socio-economi-

, cas' e de seus contornos institucionais, necessidades incditas de articulacao polttica, necessidades essas que somente podem ser satisfeitas pela criacao e implementacao de estrategias legislativas originais, de sistematicas processuais ineditas e de pactos de carater social capazes de produzir verdadeira justica,

Nos mementos maquiavelicos, as construcces institucionais e \ jurfdico-polfticas herdadas do passado demonstram esgotamento e as : construcoes novas ainda estao par serem feitas par praticas historicas, : isto e, por lutas, confrontos e rnanifestacoes polfticas. Nesses momen-

, : tos,o passado ilumina a presente, e certo,mas nao determina 0 futuro - 0 futuro representa uma inc6gnita, alga a ser construfdo, 0 que todos desejamos e uma sociedade efetivamente liberta das mais variadas formas de pressao hoje existentes - mas como liberta-Ia, de fato? Nao ha respostas unfvocas e acabadas - partindo de uma reflexao sobre 0 presente e que se pode identificar algumas alternativas de conduta. 0 que nos mostra esse presente?

Do meu ponto de vista como professor de Sociologia do Direito, preocupado com as quest5es da legitirnacao do poder e da efetividade da ordem jurfdica, vejo 0 pais estigmatizado por dilernas estruturais graves, que colocam em risco os padroes de integracao e sociabilidade.

oj< Professor do Depto.de Filosofia e Teoria Gernl do Direito dn Faculdudc de Direito da USl>. (J tcxto foi extrafdo da sua participacao no col6quio "0 trabalho de assessorla no contexte socio-ecoJlolllicll-politico brasileiro", realizndo de 10 a 12 de novembro de 1991, no AJUP.

(

Desses dilemas, pelo menos quatro, por sua complexidade, merecem a atencao de todos n6s para a compreensao do Brasil conternporaneo: 1) 0 impacto da burocratizacao sobre as organizacoes representativas tradicionais; 2) 0 impacto do desenvolvimento tecnologico sobre as instituicties sociais e economicas e sua influencia sobre as instituicoes poltticas: 3) 0 impacto da complexidade socio-economica sabre a organizacao estaral; e 4) 0 impacto da complexidade polftica sobre a ordem jurfdico-institucional.

o primeiro impacto recoloca em discussao a velha questao da tendencia das organizacoes complexas a rigidez burocratica e a conhecida "lei de ferro da oligarquia burocratica", pois toda organizacao formal, a medida que se organiza, corre 0 risco crescente de perverter suas finalidades originais, de condicionar a realizacao de seus objeti vos iniciais arealizacao dos interesses daqueles que controlam 0 aparelho burocratico. Uma perversao que, e evidente, tarnbem ameaca as organizacoes polfticas. Este fat a se torna particularmente visfvel no Brasil atuaI, quando observamos os partidos politicos existentes. Nossos partidos sao meras lcgendas, detem uma ideologia indefinida, que lhes retira a coerencia em sua atuacao e, com ela, sua credibilidade. Por au tro Iado, as partidos tambem passam afuncionar, cada vezmais, em funcao de suas maquinas, de sua capacidade de articular interesses e de influir na administracao publica. Obviamente, isso prejudica a representacao polftica, retirando-lhe suas funcoes basicas e sua racionalidade, obrigando-nos a ret1etir sabre as condicoes que tornariam possfvel urn partido nao burocratizado, capaz de espelhar os anseios de suas bases, sem cair no risco oposto do assemblefsmo, onde decisoes sao tomadas coletivamente, gracas 11 influencia de lfderes carismaticos - 0 que tambem vicia a representacao polftica.

A representacao polftica sofre, ainda, 0 impacto da modificacao da qualidade dos cont1itos que devem ser processados pelo sistema partidario. Como esses contlitos se torn am cada vez mais complexos, o sistema partidario ja nao e capaz de absorve-Ios e desarma-los, E por isso que 0 sistema parlarnentar-partidario tende a perder 0 monopolio da representacao polftica tao caro as concepcoes liberais de dernocracia.

I,

.'

'I

Essa representacao passa tam bern a ser feita por movimentos sociais relativamente independentes e com crescente capacidade de pressao sabre 0 Executive - fato esse que inaugura uma micropolftica de movimentos muitas vezes agressivos e confrontacionais, masque guardam alto grau de autenticidade e afinacao com interesses imediatos de sujeitos sociais concretos e, nesta medida, se colocam como' sucedaneo ao sistema partidario tradicional, adensando o problerna da representacao polftica, Tais movimentos, contudo, nao deixam de esbarrar tambem num limite, que ~ 0 da articulacao global desse processo decisorio numa pratica polfticaconsequente, capazde impedir a desagregacao social pelo confronto sem freios dos diversos grupos de interesse.

; 0 segundo dilema estrutural ~ 0 efeito concreto do impacto do desenvolvimento tecnologico sobre as instituicoes, gerando exigencias novas e problemas complexos para a legitimidade do sistema polftico. No caso brasileiro, esse impacto pode ser ilustrado pela correlacao entre 0 alto desequilfbrio de renda existente entre n6s, a

\ subsequente desigualdade de acesso a educacao e cultura eo estrondoso fracasso das polfticas governamentais em materia de ensino publico basico, colegial ou mesmo superior. No contexto da modernizacao da economia brasileira, essa perversa correlacao vern gerando urn explosive processo de exclusao social, ou seja, urn enorme gap entre uma populacao culturalmente desinformada e uina populacao minoritaria culturalmente "competente". Evidentemente, esse gap: nao apenas afeta a qualidade da representacao polftica no pais, como ainda torna cronico e vicioso 0 problema da renovacao de nossos quadros parlamentares .. pobreza massiva e populismo se alimentam reciprocamente, fazendo com que, do outro lade da corda, governabilidade e autoritarismo sejam polarizados em nome da inviabilidade de projetos democraticos em sociedades atrasadas como a nossa. Alern do mais, esse processo nao so perpetua, mas tambem aumenta a desigualdade social ea propria concentracao de renda, num cfrculo cruel e de consequencias explosivas a medic e longo prazos, tal 0 contraste entre a miseria de muitos e a opulencia de poucos, entre uma massa nao-

i j -: i

i,

qualificada de forca de trabalho e urn proeesso produtivo que exige eada vez mais qualificacao de rnao-de-obra ocupada.

o terceiro dilema estrutural ~ a tendencia, num Estado dotado de imenso poder regulat6rio, como 0 brasileiro, a preponderancia de decisoes aparentemente tecnicas onde as negociacoes polfticas deveriam prevalecer. Trata-se, aqui, da tentativa de exclusao do conflito politico em areas como saude, previdencia e transportes, mediante a imposicao de decisoes pretensamente tecnicas - 0 que nos conduz ao paradoxo do imp acto da complexidade socio-economica sobre a organizacao estatal. Com a aumento desenfreado da quantidade e do grau de complexidade das demandas e conflitos levados as agencias estatais, estas necessitam adotar procedimentos cada vez mais especializados para soluciona-los, 0 que redunda num fortalecimento da burocracia e na adocao de urn discurso tam bern pretensamente "especializado" e refratario as pautas ideo16gicas e ao senso media dos sujeitos sociais, tentando com isso reduzir os novos espacos da polftica, Quanta mais aurnentam as press6es contradit6rias sobre 0 Estado, mais ele reage contraditoriamente, fragmentando-se internamente para melhor responder a cada foco de pressao e ampliando extraordinariarnente seus proprios orgaos - 0 que explica ainversao das atividades-fim e as atividades- meio no aparelho estatal brasileiro, isto e,o fato de as despesas de custeio da maquina govemamental consumirem todas as receitas dispontveis, nao deixando nada para novas investimentos.

o avanco da cornplexidade socio-economica vai, deste modo, levando ao esvaziamento do principia datriparticao dos poderes, deslocando parte do espaco politico do Legislativo para 0 Executive. Este poder, corn isso, passa nao s6 a assumir as decisoes tundarnentais, em termos de iniciativa legislativa, mas a justificar a crescente "administrativizacao" do direito publico e do direito privado em nome do carater inexoravelmente tecnico das decisoes de pohtica substantiva. Decorte daf 0 quarto dilema estrutural: 0 impacto da complexidade socio-econornica leva a administracao publica a se especializar, a se subdividir, a buscar novos mecanismos institucionais de acao e gestae e criar novos instruruentos jurfdicos. Como expressao da penetracao

I.

desse Estado intervencionista e regulat6rio na sociedade, temos a gradual publicizacao do direito privado; e como expressao da especializacao e fragrnentacao do pr6prio Estado, temos a transformacao do . direito publico num imenso e gelatinoso direito administrativo. Este direito, do qual se destacam as milhares de resolucoes, pareceres e decretos, costuma ser apropriado pelos segmentos tecnocraticos do Estado, que dele se valem como homogeneizador de sua linguagem estamental e tecnica, na tentativa de criar urn c6digo para a transmissao de informacoes dentro do proprio aparato estatal e, na forma pervertida acima vista, como justificacao para a tomada de decisoes

polfticas sob a forma de decisoes tecnicas, .

Torna-se assim perceptfvel que a expansao do Estado intervencionista e regulat6rio nao se realiza por causa de uma estrategia maquiavelicamente articulada, no sentido de planificar e centralizar a economia a partir do projeto de poder especffico de urn grupo especffico ou de uma c1asse determinada. E a complexidade socio-econornica gerada por urn tipo contradit6rio de desenvolvimento econornico, ampliando paradoxalmente a presenca do Estado naeconorniaa medida

, que atende a interesses de grupos ernpresariais privados, incapazes de jogar as regras do mercado e incornpetentes para viver num regime de livre iniciativa plena, que obriga 0 Estado a aumentar sua pr6pria complexidade interna, elevando 0 grau de sua desarticulacao organiza'donal, 0 quegera evidentes obstaculos a implementacao de polfticas piiblicas coerentes. Par rnais que esse Estado, visto de fora, seja prepotente e arrogante, visto de dentro ele, e apenas urn aparato fragmentado, dividido, balcanizado - portanto, nao tao forte, prepotente au arrogante quanta pareee.

o quadro ate agora esbocado, com Iimitacoes teoricas e analfticas, nos afasta da tradicional concepcao formalista de direito e Estado e nosmostra a incapacidade da econornia de mercado de agir como I .mecanismo integrador de sociedades cornplexas. As crfticas recentes

i iao Estado intervencionista tern mascarado a oligopolizacao do setor

: :privado, queestapor tras da crise do mercado e da emergencia das ItpolfUcas cconomicas de inspiracao keynesiana. Na medida em que [)

W

.;,.. i:-' ·~i, . ,,'"I

capital se concentra ern oligopolies, pass.a-se para a admini~trac;ao polftica de precos e tarifas, para as negociacoes e aco.modac;oes .dos grandes interesses - um processo travado dentro dos aneis burocraticos do Estado. Opr6prio direito administrativo e 0 econ6mico passam a funcionar em tome dessas gran des negociacoes, legalizando solucoes e decisoes ja tomadas de fato, constituindo uma pratica que nos da urn grande exemplo do impacto da complexidade poli~ica sobre ~ ordem institucional, nosso ultimo paradoxo. Em termos Simples e diretos, 0 direito privado perde a sua funcao de garantir juridicamente a articulacao das forcas de mercado e princfpios tradicionais, como os da autonomia da vontade e da livre disposicao contratual, que acabam regulados pela legislacao dispositiva.

Estas mudancas, por sua vez, alteram a pr6pria funcao das form as jurfdicas entre nos. 0 direito sofistica 0 carater protetorrepressivo de suas regras jurtdicas, deixando de ser apenas instr~me~to de controle e passando a ser, cada vez mais, instrumento de direcao social, economica, pohtica e cultural. A mudanca que apresento e sutil, massubstancial, namedidaem que 0 direitn e utilizado nao mais apenas para ordenar os diferentes grupos sociais, mas tambem para antecipar fatos, motivar pessoas, forjar desejos, calibrar expectativas e moldar comportamentos de massa. Em vez de assegurar a ~ermane.n~ia de urn conjunto basico de relacoes de poder, que e a funcao establhzador~ e conservadora tradicional das normas jurfdicas na concepcao formahsta de direito, os c6digos passam a ser utilizados como instrumentos de transformacao das relacoes sociais,

o resultado deste processo caminha para a crescente dissolucao da nocao de pessoa como cidadao livre, aut6nomo e independente. 0 direito passa deste modo a funcionar atraves de tecnicas de encorajamento e desencorajarnento coletivos, sancoes prerniais e incentives fiscais, cujo resultado e a reducao da pnssibilidade de condutas novas e livres no ambito da planificacao, Podemos ohscrvar este fenorneno nos grandes pianos de orientacao da economia e disciplina interna das grandes empresas privadas, sob a forma de rcgulamcntos, tecnicas de organizacao e metodos etc.

i i I :

Como elemento do primeiro conjunto, podemos observar a diferenca de objetivos entre 0 capitalismo europeu e 0 nosso. 0 capitalismo europeu trabalhou na perspectiva do lucro, da eficiencia eda produtividade, enquanto discurso justificador do nosso capitalismose vale de uma retorica ambfgua do bem-estar e dajustica social, de conteudo incerto, bern como de urn liberalismo vago, ambiguo e

-igualmente incerto, jaque muitos dosnossos empreendedores "schumpeterianos" se fizeram a custa do Estado e dependem dos cart6rios e das reservas de mercado para so brevi ver. A causa disto esta na origem decada urn dos sistemas. Nosso capitalism 0 foi deflagrado pelo Estado, sua grande forca motivadora a partir dos anos quarenta, enquanto ° capitalismo europeu teve seu impulso originario na figura do em-

presario capaz de assumir riscos, do empreendedor verdadeiramente schumpeteriano. No capitalismo tradicional, caminha-se das mudancas economicas para as mudancas ocupacionais, para os novos conflitos, para asnovas ideologias e para 0 Estado-providencia. No capitalismo brasileiro, induzido de cima parabaixo, o Estado crescc em nome da

;~: lideranca do desenvolvimento, assume urn papelcada vez. rnais

. ;,'f intervencionista e, gerando e solucionando coriflitos atraves de

! :; :~~1:c~~to,ri~ias elou populistas, vicia 0 desenvol virnento econornico

..• 1" J '. I··' Como' consequencia, temos que, no capitalismo europeu, a

. ,.' :1' competitividade se estruturou a partir da inovacao tecnologica e do t··

Embora este quadro .seja recorrente na realidade de' varias sociedades contemporaneas, em nosso caso especffico os dilemas estruturaisapontados parecem constituir-se num cotidiano cujas regras sao quase sempre imponderaveis. Todos voces que militam na advocaciapopular sabem que, entre n6s, de ha multo deixou de existir a certeza jurfdica e a seguranca do direito. Poderfamos agrupar os motives da aceleracao desses dilemas, para efeitos desta exposicao, em dois grandes campos: 0 primeiro, relativo ao ideario do capitalismo brasileiro comparado com 0 capitalismo do mundo avancado; 0 segundo, relativo a base empfrica que, de fato, hoje vern sustentando nosso sistema econ6mico.

ethos do trabalho como condicao do lucro; ja em nosso pais, sofrendo seculos afora 0 impacto da Contra-Reforma e do clericalismo censervador, com a presenca ostensiva de um Estado com feicces patrimonialistas responsavel por uma "revolucao burguesa" vinda de cima, operamos pela assimilacao do que se produziu no exterior, peJa reserva de mercado, pel a polftica de subsfdios, pela manipulacao de incentivas, creditos facilitados e juros subsidiados - em suma, pelo ethos do favoritismo, das concessoes, do oportunismo e da tao louvada, desde as Memories de urn sargento de milicias, dialetica da malandragem.

A base empfrica deste ideario "pragrnatico" ex plica a falta de transparencia do nosso sistema econ6mico, assentado na desigualdade social e numa estrategia perversa de modernizacao. Alguns dados estatfsticos ilustram os graves problemas sociais inerentes a essa falta de transparencia do nosso sistema econ6mico. Merece destaque, por exemplo, a grande rnudanca na estrutura ocupacional na sociedade brasileira, ao longo destes iiltimos 40 anos. Em 1940, 31 % da populacao global era urbana, passando para 55,3%, em 1960, e para .67,6%, em 1980. Houve, assim, uma importante inversao nessa estrutura, que teve como desdobramento series problemas em termos de urbanizacao acelerada e desigual, ruptura de valores tradicionais dos diferentes grupos e classes, de contingentes migrat6rios continuos e, sobretudo, de novas demand as por segmentos desfavorecidos e nao geradores de receita, o que significa mais gastos publicos e mais carga tributaria para custea-los - au seja: uma imensa crise fiscal, com as excedentes do setor privado sendo repassados, via impostos, para 0 financiarnento das polfticas sociais destinadas a amortecer os conflitos entre a massa miseravel e a minoria opulenta, a neutralizar os riscos de explosao social, a manter 0 sistema s6cio-econ6mico dentro de margens toleraveis de dissenso, a "legitimar" - por assim dizer - urn regime altamente discriminador e infquo, Urn regime no qual a criacao de novos programas sociais, por parte do Estado, criou disputas pelo "mercado da pobreza", viciando os fundamentos desses program as e fazendo da crise fiscal urn dos mais vulneraveis pontos de ruptura da transicao polftica .

I

.,

'1



, i .. " ~

,.

~! ;

Essa iniquidade e essa discriminacao podem ser vistas pelos indicadores de distribuicao de renda. Segundo dados do Nuclec de Estudos Econornicos e Sociais da Unicamp, os 20% mais pobres tiveram, entre 1960 e 1980, sua participacao na renda nacional reduzida de 3,9% para 2,8%. Jaos 10% mais ricos passaram de 39,6% para 50,9% da renda nacional. Em 1960, os 50% mais pobres da populacao economicamente ativa detinham 16% da renda total; em 1980, detinham 14,4% e, em 1983, detinham 12,4% da renda total. Vista do angulo da pobreza absoluta, 0 quadro revela-se muito maisgrave. Em 1980 60% das faruflias tinham rendimentos de.ate 3 (tres) salarios mfnimos e 42% estavam na faixa de rendimento de ate rneio salario mfnimo; em 1984; 11,6 milh5es de famflias tinham rendimentos de ate 2 (dois) salaries mfnimos, ou seja, 37,6% do total de famflias. Outros dados tambern impressionam: 25% da populacao de Sao Paulo moram 'em COrti90S; 70 milhoes de brasileiros sofrem de verminose: M 5 milhoes de brasileiros _ chagasicos: 5 milhoes sofrem de esquistossomose; a mortalidede infantil tern sido equiparada a do Sri-Lanka e da Malasia. Nossa populacao de analfabetos equivale a soma das populacoes de Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo que, decada 100 brasileiros, 26 jamais passarao peios bancos escolares; 62 nao evoluem do primeiro grau e dos 12 privilegiados que chegam ao segundograu, apenas 4 VaG para a universidade.

Estes dados fornecern 0 sentido do atual debate politico e tambern o seu limite, vistos a partir do angulo do formalismo jurfdico. De urn lado,' porque os custos sociais desse quadro de iniquidades sao suportados pelo setor produtivo da sociedade; de outro,porque a desigualdade social abre caminho para a articulacao de diversos tipos de movimentos coletivos, vocalizados pela Igreja, centrais sindicais, entidades favoraveis a uma nova concepcao de direitos humanos c associacoes comunitarias, por grupos reivindicatfcios e libertarios e por advogados cornprornissados com a consecucao de uma justica efetivamente popular - como e 0 caso dos que trabalham com os program as i do AJUP. Tudo isto marca 0 fracasso do Estado na conducao dcsse

modele contraditorio e injusto de desenvolvimento economico, geran-

'.

. I~

I'

do urn tecido social que esta chegando as vias da ruptura. Oaf, em primeiro lugar, a polarizacao do debate entre g~vernabilidade _ e legitimidade, entre eficiencia e liberdade, dernagogia e confrontacao, concentracao de riqucza e distribuicao paternalista.

Ja foram assinalados, antes, 0 aparecimento de novos movimentos paralelos aos canais tradicionais de partlcipacao polttica e a emergencia de centros decisorios ineditos dentro do aparelho estatal, ao lado do Legislativo e do pr6prio Judiciario. Assistimos, hoje, a novas formas de acao polftiea que reescrevem 0 jogo polftico nas surradas e exauridas instituicties jurfdico-individualizantes do Estado. 0 Executivo se abre para a polftico nao-partidario. novas formas de luta vao aparecendo (sindicalismo, Igreja, universidade), surgem apropriacties do discurso liberal, como no caso dos direitos humanos, e rornpe-se a unidade organica das instituicoes juridicas. Os dlreitos humanos, por exemplo, criados para a protecao do indivfduo atomizado na socieda~e contra os abusos e 0 arbftrio do Estado, passarn agora aser cada vez mars tematizados pelos novos movimentos sociais numa perspectiva socializante, abrindo-se ao civil, ao economico, ao politico e ao cultural, estruturando 0 discurso confrontacional desses novos movimentos

, coletivos, fundamentando a politizacao do processo civil e do processo penal e exigindo tanto do Executivo quanta do Judiciario decis5es ineditase contraas leis vigentes, acusadas de ilegftirnas e desrespeitadas em nome de uma desobediencia civil nao-burguesa.

Este novo modo de cercar 0 polftico nos esta levan do a desco brir que os movimentos sindicais e outros ~gualrncnte bern preparad~s estao lidando com uma nocao de direito inversa ~ nossa. U rna nocao que nao privilegia apenas o direito irnposLO. pelo Es~ad_o, s~)b.a forma de c6digos e leis, mas que valoriza outros tipos de direito forjados no interior da sociedade e que atuam paralelamente, ou rnesrno contra 0 proprio direito estatal. Em face de nossaculturajurfdica liberal, quando cursamos a faculdade aprendemos a acreditar num direito decorrente da cidadania polftica, das nocoes de indivfduo, de Estado e de dominacao legal-racional. Urn direito segundo 0 qual todos sao fnrmalmente iguais perante a lei e a certeza jurfdica e alvo principal

dessa concepcao, propiciando a todos a calculabilidade das expectativas e a seguranca dos direitos adquiridos. Trata-se de urn direito que decide os conflitos, mas nao os elimina; e uma decisao que se da no plano unidimensional das instituicoes polfticas liberais - 0 plano do Judiciario, do Legislati vo e do Executivo. A nova concepcao do direito emergente das lutas sociais nao parte apenas da nocao de cidadania, que no. ver de seus te6ricos talvez seja 0 ultimo espaco em que 0 direito ~ formado. Ela observa que a luta polftica esta efetivamente saindo do plano politico unidimensional para outros espacos como, por exemplo, as da producao, da famflia e do sistema mundial.,

Essa nova concepcao de direito, que transpce 0 formalismo de nossa cultura jurfdica liberal e rompe metodologicamente com 0 formalismo que sempre a caracterizou, e muito rica e complexa. Desenvolvida pioneiramente par Boaventura Santos, ela considera a sociedade como uma formacao polftica constitufda por modos basic os de producao do poder social, econornico, cultural e jurfdico, articulados a partir de estrategias especfficas, Os modos distintos de producao desses poderes geram formas de controle que, apesar de interrelacionadas, sao estruturalmente autonomas, com logicas proprias e ritmos diferentes. Os modos distintos de producao desses poderes tambem constituem espacos estruturais complexos na sua constituicao interna. N oespaco da producao, como afirrna Boaventura, a unidade de pratica social 6 a classe.a forma institucional e a fabrica, 0 mecanismo de poder e a exploracao eo modo de racionalidade e a maximizacao do Iucro, No espaco domestico, a unidade de pratica social e a familia, a forma institucional e 0 casamento, 0 mecanismo de poder e a patriarquia e 0 modo de 'racionalidade e a maxirnizacao do afeto. No espaco da cidadania,a 'unidade de pratica social e 0 indivfduo, a forma institucional :e 0 Estado, 0 mecanisme de poder sao as relacoes de dominacao e 0 modo de racionalidadee a maximizacao da ordem legalracional. No espaco mundial, a unidade de pratica socia1 e a nacao, a forma institucional sao as agencias bilaterais ou multilaterais, 0 mecanisme de poder sao as trocas desiguais e 0 modo de racionalidade e amaximizacao da eficiencia .

. :ii:fJ i

" l

.:

Deste modo, afirma Boaventura, fabric a, familia e mundo economico constituem processos jurfdicos fora do espaco tradicional da cidadania, Sao processos que, mascarados pelo direito estatal, naturalizam as diferentes relacoes de poder existentes na sociedade. Ao nfvel do sensa comum de nossaculturajundica liberal estamos acostumados a verapenas urn direito unico e exclusivo, 0 direito estatal; desprezamos a direito domestico, 0 direito da producao e 0 direito sistemico mundial, considerando-os como assuntos nao jurfdicos, isto e, como temas de especialistas em gestae administrativa, psicologia familiar e relacoes internacionais. Por termos uma concepcao formalista de direito, e por desprezarmos suas condicoes materiais au substantivas, nao vern os que 0 tipo de direito gerado no espaco da producao ten de a estabelecer os limites estruturais de transformacao do direito estatal, enquanto 0 espaco da cidadania tende a estabelecer os parametres funcionais atraves dos quais opera 0 espaco da producao,

Assim, 0 indivfduo, no espaco produtivo, 6 urn sujeito na sua classe. Isto quer dizer que ele nao se insere no Estado, abstratamente; em concreto, ele se insere na tabrica, numa relacao de salario e de exploracao, Surge, entao, urn direito de producao que nao e mais 0 velho direito trabalhista que conhecemos, mas 0 que podemos chamar de tecnicas de organizacao e metodos para 0 desenvolvimento industrial e gestae empresarial. Esse fen6meno expande-se tarnbem para 0 espaco da famflia (tratando de temas como a descriminalizacao do adulterio, do homossexualismo e do consumo da maconha) e para a espaco mundial ern que 0 pafs esta econornica e politicamente inserido (tratando de ternas como dfvida externa, protecionismo, reserva de mercado, etc.), mostrando que 0 politico e acorrelacao entre estrutura produtiva, local de trabalho, espaco publico e cidadania - 0 que acaba por ampliar 0 campo de luta da arena judicial tradicional, no plano do Judiciario, para as arenas das fabricas, da famflia e da polftica internacional. Em todas elas se faz direito - e urn direito muito mais substantive do que formal, como no caso de concepcao formalista de direito,

A ampliacao dessas arenas de luta por parte dos diferentes grupos esetores socials, no Brasil contemporaneo, pode.levar ao aumento de conflitos capazes de romper a base institucional do pals. Em outras palavras, pode levar a ineficacia da ordern constitucional- 0 que recoloca 0 velho debate polftico travado nos anos 60 em torno da governabilidade e da legitimidade. Ou seja: entre a necessidade de recuperacao da 'capacidade de comando do sistema governamental, pelo resgate dos padrces m!nimos de eficiencia e credibilidadc, em oposicao anccessidade de umaefetiva emancipacao social dos segmentos miseraveis da populacao, pela ampliacao das oportunidades economicas e culturais, mediante formas nao tradicionais de participacao politica. Na verdade, sao duas concepcoes distintas de ordem jurfdica e de poder, que nossa historia revela nao serem estruturalmente cornpatfveis ou conciliaveis,

A governabilidade pressupoe estabilidade, ordem, cooperacao, seguranca jurfdica, responsabilidade indi vidual e liberdade formal. Ja a legitimidade pressupoe rnudanca, conflito, igualdade real e nao apenas formal. Se exarninarrnos 0 noticiario dosjornais destes ultimos

\ anos verernos que os adeptos da governabiIidade tern sido justamente os que, preocupados com 0 esforco dos progressistas de aproximar 0 direito estatal. trabalhista ao direito daprodu<;ao,. fortalecer os mecanismos coletivos de negociacao e contratacao e de prom over novas formas de j ustica social,acusam a Carta Magna de ser utopica e disfuncional. E veremos, tam bern, que os adeptos da legitimidade tern side justamente os que, preocupados com os esforcos dos conservadores de tentarmanter na Carta vigente 0 efeito ilusorio de justica social que.sempre caracterizou nossas leis, pretcndem asscgurar que os avances realmente conquistados na Constituinte nao vcnham a ser

: esvazlados ou pervertidos no momento da regularnentacao dasnormas I constitucionais de carater programatico,

1: i,l, Enquanto osprirneiros querem uma justica aperias comutativa,

I insistindo natecnicizacao do direito, na trivializacao propiciada por e suas normas C' no carater "espccializado" da sua aplicacao aos cases J- concretes.estes ultirnos dcsejam uma justica distributiva.Iazendo dos .1'.

; .

{ 1

tribunais urn significativo espaco de luta, e nlio apenas urn foro para a discussao de questoes do ponto de vista das tecnicas legislativas e processuais,defendendo a matcrializacno da Iegislacao ordinaria, a ideologizacao desuas regras e a natureza polftica de sua interpretacao e aplicacao, Enquanto os primeiros enfatizam a ideia de contrato entre indivfduos formalmente iguais, 0 que esta muito distante da realidade de urn pals em que 64% da populacao sao miseraveis, estes ultimos defendern uma especie de "direito insurgente", isto e, um dircito capaz de privilegiar relacoes sociais historicamente situadas e de substituir a pretensa igualdade formal da concepcao formalista de direito par urn tratamento desigual para homens desigualmente situados no contexto social.

Nessa conhecida polernica entre governabilidade versus legitimidade encerra-se urn jogo bastante sutil, e ainda nao percebido com clareza pelos analistas politicos, que tenta fazer da Carta de 1988 e sua respectiva legislacao regulamentar e ordinaria ante a expressao e catalisacao de impasses e acordos especfficos e forjados em terrnos e espacos sociais distintos do que a cristalizacao e formalizacao do que e consensual. Trata-se de urn jogo complexo, cujo resultado provaveImente sera uma ordem juridico- institucional asslmetrica, atravessada diacronicarnente pelo descompasso entre forma e materia, entre norrnas e realidade, entre texto legal e contexto socio-economico - enfim, entre form as diferenciadas e conflitantes de sociabilidade. Esse esfacelamento das normas constitucionais pel os rates se reflete nos ordenamentos jurfdicos de modo geral, por meio do privilegiamento das norm as de organizacao, em detrimento das normas de conduta. Para amortecer os efeitos de uma conquista social, sem mostrar sua face mais conservadora, para esconder 0 fato de que a ordem jurfdica hoje se decompoe confnrme cada grupo de interesse bern articulado e cada setor especffico com capacidade de pressao, nossos dirigentes jogam com a retorica e com a utopia, com 0 imprecise c com 0 virtual, valorizando sempre que possfvel as norrnas prograrnaticas.

E por isso g uc () risco dos truq Lies retoricns, do cncanto das furmas indcfinidas, soh jogos de palavra, dos contornos scm identidades

precisas esta muito presente na ordem constitucional em vigor, como tam bern esteve para a Constituinte de 1946, que tentava apaziguar conflitos irredutfveis mediante formulas vazias como "condicao da dignidade hurnana", "funcao social da propriedade", "harmonia e solidariedade entre categorias" etc. Tais formulas, por mais paradoxa! que possa parecer, somente aceleraram 0 processo de desconstitucionaliza~ao de suas normas, pelo qual normas que pincam conflitos irredutfveis na sociedade, mas que lbe sao dadas apenas e tao-somente para sua satisfacao ideologica, van tendo sua eficacia control ada por normas inferiores que as esvaziam ou, entao, pelo mero adiamento de sua regulamentacao, Bastaver, a titulo de exemplo, que anormarelativa a participacao dosempregados nos lueros das empresas jamaisfoi posta em pratica, pois nao foi regulada.

Para avaliar 0 formalismo jurfdico inerente ao ordenamento vigente, portanto,primeiro necessitamos saber se as principais forcas polfticas se disp6em a implementa-lo, Para ser respeitada, toda ordem jurfdica precisa de lastro adequado nas condicoes estruturais e nas \ relacoes reais de poder politico, economico e social que se dao na

sociedade. Isso signifiea que 0 direito po de ser, simultaneamente, urn vefculo para canalizar certos interesses e urn obstaculo com relacao a outros. Por isso, sua eficacia esta condicionada ao potencial de acatamento e/ou desacatamento de suasnormas por parte dos segmentos que compoem a sociedade. Nossa ordem jurfdica, longe de ser uniformee organica, e fragmentariae traduz urn tecido social eada vez mais.esgarcado.

! ie

:A verdade e que, numasociedade marcada por infquas desigual-

dades 'setoriais, regionais e sociais, como a nossa, 'e impossfvel 0 prevalecimento de uma racionalidade jurfdica do tipo Iiberal-forrnal. Ouseja: umaordem derivada fundamentalmente daprevisibilidade por chi. pr6pria gerada ao ordenar a conduta mediante normas gerais e abstratas, assentadas nos princfpios da igualdade. formal, da livre ~ispdsiC;ao co~!tratua1 e do pacta sunt servanda e ditadas por orgaos preestabelecidos pelo pr6prio direito; uma ordem formal resultante de

! >; i'; ;!;: I ; ~.

! !

procedimentos logicos e dedutivos, baseados nos principios do proprio sistema jurfdico - e nao em princfpios de justica substantiva.

A atual ordem constitucional tern, na ambiguidade de seus conceitos, sua principal caracterfstica. Propositadamente vagos e indeterminados, muitos artigos e incisos da Carta em vigor pretendem unir o arcaico ao moderno, 0 democratico ao corporativo, 0 paternalismo a liberalizacao, 0 estatismo ao respeito da livre iniciativa, 0 justo ao legal, a igualdade a liberdade. E por isso que a eficacia destes artigos e incisos depende, em termos praticos, de compromissos realistas firm ados por todos os grupos e classes em confronto. Todavia, como as condicoes socio-economicas e polfticas para esse compromisso recfproco sao cada vez mais precarias entre n6s, 0 estado de direito formal vai sendo erodido de modo gradativo, propiciando 0 aparecimento de grupos de forca que van impondo sua vontade hobbesianamente. Oaf a importancia, apesar de toda as limitacoes do formalismo jurfdico, de se resgatar 0 respeito dos princfpios da legalidade, reconstruindo-a com novos senti dos, com sentidos mais legftimos, Em contextos complex os e conflitivos como 0 nosso, nem a ordem constitucional pode ser uma coisa perfeita e acabada nem a democracia pode ser limitada a uma simples cristalizacao de certas regras e liberdades; pelo contrario, 0 direito e a democracia sao urn vir-a-ser que, fruto contradit6rio de sociedades contradit6rias, se enriquece e revigora nos movimentos de questionamento contfnuo do estabelecido, na luta par novos direitos que alargam, reformulam au mesmo contradizem os ja concedidos e na permanente reinstituicao do social e do politico,

Por 1SS0, na ausencia de urn compromisso capaz de "calibrar" a experiencia jurfdica do pais nestes dias de crise de hegemonia, legitimidade e motivacao, isto ~, de urn contrato social em condicoes de servir como guia e garantia para 0 aeatamento da ordem jurfdica em vigor, continuarernos vivendo sob uma legalidade precaria c instavel, em cujo ambito 0 que valera nao e a letra da lei, 0 que esta escrito e forrnalmente estatufdo, mas 0 que de fato sera praticado de maneira informal e negociado polftica, partidaria e corporativamcnte. sempre

sob 0 perrnanente risco da ruptura institucional. Sea percepcao 'desse fato tern side descartada pelos adeptos da governabilidade, que parecem preferir a ilusao da boa ordem constitucional e do born regime a visao da polftica como a arte do possfvel, ou como 0 calculo do dissenso toleravel, isso quando nao apelam para golpes e solucoes autoritarias, como em marco de 64, para os defensores da legitimidade ela apenas confirma a constatacaode que a democracia e nao mais uma possibilidade, urn resuItado sempre contingente dos conflitos.

o Brasil contemporaneo tern, assim, a meu ver.feicoes nao muito c1aramente dernocraticas. Entre outras razoes porque 0 momento atual, que chamei de maquiavelicono infcio desta palestra, esta revelando urn xadrez socialmente empatado, ou seja:a inexistencia de liderancas hegernonicas em nossa sociedade, de blocos flagrantemente rnajoritarios, 0 que retira a possibilidade de falar em normas reguladoras, jurfdicas ou nao jurfdicas, para a sociedade - globalmente considerada. Por que? Porque sem liderancas hegernonicas ha urna erosao das identidades coletivas, urn desgaste das instituicoes brasileiraspara canalizar os conflitos gerados peIa rnodernizacao: hi urn esvaziamento do espaco tradicional da cornpeticao polftica: e hi uma multiplicacao e intercruzamento das linhas de conflito. 0 processo politico se torna

. pluridimensional e pluritemporal, nao sendo assim facilmente enquadravel pelas categorias jurfdicas forjadas a epoca do liberalismo polltico.E a desconfianca recfproca dos diferentes segmentos e grupos socials, que tern poder de veto, mas na~ de imposicao de uma nova ordem, impede as solucoes consensuais, sob a forma de urn amplo pacto ..

Neste contexte, as pactos socials, em bora sernpre tenham ocupado a lugar de destaque no debate politico, sao pouco viaveis.Isto porquenovos compromissos dependem de reconhecimento recfproco entre os atores, de sUa ligacao a valores que expressem a dinamica de uma sociedaderedesenhada, valores estes que ainda nao se formaram

[em nosso pafs - o que ex plica tanto a incapacidade de a ordem jurfdica . , dar forma: as novas vontades polfticas forjadas pelas lutas coletivas, ;, quantoa nossa tradivao de descumprimento dos acordos.da im punidade

:;\ i': l !

,

do desvio em relacao aos compromissos assumidos. 0 que se apresenta, afinal, e urn processo de fragmentacao dos micleos de influencia e dos significados normativos. A meu ver, concluindo, 0 Brasil conternporanco e urn pals com imimeras zonas de incerteza presentes nas relacces do Estado com a sociedade.

Trata-se de urn pais no qual 0 poder real e substantivo decorrera do controle dessas zonas de incerteza pelos grupos e setores sociais melhor organizados - e chama atencao.aqui.para a importancia de uma entidade corno o AJUP. Para quem 0 vG de fora,comoeu,erespeitaseus integrantes, urn 6rgao nao governamental preocupado com negociacoes contfnuas determinadas por lutas sociais especfficas e pelos agentes em condicoes de operacionaliza-Ias. Gracas a advogados populares como as do AJUP, a exercfcio efetivo do poder jurfdico, politico, economico e social nso pode mais continuar dissimulado nos procedimentos burocraticos, nos arranjos corporativistas e nas negociacoes feitas a partir de situacoes de fato, sempre encobertas pelo manto diafano do formalism 0 jurfdico. a caminho da democratizacao definitiva do pals e da eliminacao de todas as form as explicitas ou difusas de opressao existentes e longo, diffcil e traumatico, 0 que nuu deve esmorecer quem de fato esta preocupado em resgatar entre nos a questao da justica e de oxigenar urn universo jurfdico minado por vulgatas kelsenianas,mas sim animar e advertir para a necessidade de se continuar mobilizado e atento na busca de uma efeti va justica social e de uma sociedade verdadeiramente livre.

: .. ;.

CIDADANIA EM HORARIO INTEGRAL

distincao feita por esses assessores entre trabalho tecnico e politico. 0 privilegio que as segundas atividades tern sobre as primeiras constitui o cerne do problema com que se defrontam.

Para discutir tais questoes, tomo como exemplo 0 trabalho do Centro de Defesa de Direitos Humanos Bento Rubiao. Ele nao se diferencia substancialmente das demais assessorias jurfdicas existentes no Rio de Janeiro. Suas caracterfsticas, que examino em seguida, sinteticamente, sao: a criatividade, 0 advento de novas relacoes entre advogados e clientes, a descrenca no Judiciario, ° respeito as praticas populares, a conscientizacao, a participacao e a crftica as praticas paternalistas,

Por criatividade entendo uma pratica alternativa do direito. A legislacao e a procedimento judiciario, de acordo com os assessores, operam contra 0 interesse das populacoes por eles representadas. Nas questoes fundiarias, 0 direito dos proprietaries tende, por exemplo, a of us car os tenues direitos dos posseiros, 0 trabalho, portanto, obriga a uma constante busca de novas interpretacoes dos dispositivos legais, ou a uma reutilizacao de instrumentos jurfdicos pensados para usos diversos, 0 que conforma uma pratica alternativa do direito, Essa pratica alternativacorresponde a descrenca no Judiciario. Os assessores compartilham a ideia de que a J ustica niio e neutra, sendo 0 J udiciario incapaz de atender as dernandas das classes populares.

Alem disso, estabelecem-se nesses casos novas relacoes advogado-cliente, As relacoes habituais entre advogados e seus clientes sao formais. Elas se estruturam ao redor da procuracao pel a qual 0 outorgante transfere toda a iniciativa da solucao do conflito para as maos do profissionaL Ora, como a Justica esta em questao e hac de se

. descobrir novos meios de atuar, os advogados querem compartilhar com os clientes as incertezas de urn processamento legal que lhes e, em princfpio, adverso. Nesse senti do, 0 cliente e co-responsavel pel as escolhas feitas no processo.

Ha tambem grande respeito as praucas populates. Os advogados se colocam como aliados da populacao e reconhecem que esse universo

EDUARDO GUIMARAES DE CARVALHO'

As assessorias jurfdicas dos movimentos sociais tiveram muita importancia na construcao deuma pratica que sustentou a crftica ao autoritarismo, durante 0 processo de democratizacao da sociedade brasileira. Elas devem ser lembradas, em primeiro lugar, porque atuaram na esfera da defesados direitos civis e politicos, envolvendose, entao, com a arbitrariedade das pris5es polfticas e dos inqueritos militares, Em segundo lugar, porque estenderam sua atuacao para 0 campo dos ditos direitos sociais e economicos, Sua contribuicao nas lutas fundiarias e importantfssima, constituindo 0 que chamo de

"direito insurgente". .

Embora a elaboracao te6rica deva ser remetida a advogados que publicaram trabalhos de direito civil, trabalhista e penal sob tal denominacao, permito-me incluir dentro da rubrica "direito insur- .~ente" outras contribuicoes, dedicadas ao espaco urbano. Em comum,'

;' elas aceitam aideiade que a cidade tern umafuncao social, deque toda a populacao urbana tern direito a cidade e de que 0 direito de construir ~eve ser concessao do poder publico municipal, separado do direito de propriedade.

I .

I. . Otrabalho de~~:ssoramento jurfdico, embora fundamental, nao

lesta ltvr~ de contradicoes, Sua marca registrada, como veremos, e a

I

i--......_;.,--~ ,

f ~t~~·.':; ;9lro'~,~ de D;";~ U rl iano na ""-S,,,,",,,, ern Planejarnento Urbano do [PPURI\JFllJ.

Ii I,

I

I

t '

I I

pensa e age de forma diferenciada. Decorre daf que. os assessores afirmam sempreque respeitam essa diversidade. Na pratica, observase que 0 tal respeito e invocado no convfvio com as grupos religiosos - advogados ateus atendem agrupos cat6licos, assessores cat6licos

socorrem grupos crentes, .

Outro ponto importante e a conscientizacao: os assessores

compartilham a ideia de uma profunda mudanca social. Reconhecem a limitacao de seu trabalho profissional, mas valorizam seu papel de agentes conscientizadores da populacao oprimida, sobretudo porque sabern que "nao e atraves da lei que se vai conseguir as conquistas sociais desejadas", como afirma O.A Rocha em seu texto "0 advogado popular e 0 Judiciario", inclufdo na coletanea Direito Insurgente (RJ, Apoio Jurfdico Popular - AJUP, 1988). Essa conscientizacao leva ao outro fator: a participacao. Conscientes dos problemas, os indivfduos devem tomar suas decis5es e agir. Privilegia-se a 'atuacao coletiva junto a administracao.

cao/participacao) em detrimento da atuacao tecnica (criatividadc, novas relacoes com cliente). Dessa forma, a descrenca no Judiciario se traduz na exclusao de qualquer praticajurfdica, Resulta daf 0 abandono dos processos e, em contrapartida, uma valorizacao de entendimentos com os diversos nfveis de governo na busea de uma solucao negociada, geralmente possibilitada por desapropriacoes.

Os assessores jurtdicos transformam-se, assim, em assessores politicos, muito embora, enquanto advogados, nao estejam qualificados para a tarefa. Consequenternente, os avances tecnicos tendem a ser rnuito lentos.

.1

A DESCREN\=A NO JUDICIA._RIO

. Essa pratica alternativa do direito se baseia na crftica as praticas

paternalistas. As assessorias se distinguem de outros agentesque atuam no mesmo meio social, numa perspectiva filantropica. Nesse sentido, critic am a dadiva caridosa que se apieda e nada faz para modificar a situacao.

Obedecendo a forma como classificarn suas acoes, temos que as tres primeiras caracterfsticas compoem 0 perfil tecnico- jurfdico da

• advocacia insurgente enquanto as quatro iiltirnas marcam seu carater : militante, Em poucas palavras, de urn 1ado fica 0 trabalho com a r: I.proces~o e, de outro, ° trabalho fora do Judiciario, ambos marcados par

>.:: I p~ra?oxos,. que levam os ~sses~~res a uma virtual paralisia. A acao

f. I' cnativa (remterp~eta.ndo dlSPOSltlVOS, por exernplo) e contraposta pel a

.;~:: descrenca no Judiciario, que. recomenda nada fazer judicialmente. Da

; ~i m~sma,form~ a. respeito as praticas populares se opoe, as vezes, as .. ~1 praticas de conscientizacao/participacao.

:;:Il . 1: . Avirtual paralisia, todavia, se resolve no curso das violentas

1)1. . 9~,~stM'; de t~rr~; ppvilegia-sc entao 0 ernbate politico (conscientiza-

A ideia de que 0 Judiciario e incapaz de resolver as questces de terras se funda na constatacao de que, numa sociedade de classes, sendo este poder uma instancia de dominacao, preocupa-se em manter 0 status quo. Como afirma J.R. L. Lopes em Direito, justica e utopia ( RJ, AJUP, 1988): "0 direito positivado pelo Estado e suas instituicoes e organizacoes nao sao capazes de responder as demandas formuladas pelos grupos organizados das classes populares. Esta dificuldade nao 6 acidental, mas faz parte de urn conjunto de relacoes econ6micas e polfticas, as quais constituem no Brasil - e na America Latina em geral - urn sistema social feito para funcionar apenas para uma parcela da populacao, "

Cabe lembrar que 0 processo individualiza questocs genericamente tratadas pela lei. 0 Judiciario, nesse sentido, avalia a particularidade dos fatos, contrapondo-os a norma abrangente. Dois problemas decorrem daf. Os fates, avaliados longe da sua ocorrencia, sao vistos de forma rotineira e as inovacoes na interpretacao da lei tcndem a nao ocorrer, Em segundo lugar, e em dccorrencia disso, 0 Judiciario, lugar da solucao de conflito, esvazia-se de suas funcoes, sendo estas resolvidas no ambito do Executivo. As repercussoes deste apagamento do J udiciario sabre o proccsso de democratizacao da sociedade slio e vi dentes.

CONSCIENTlZANDO A PARTICIPA~O

Esse trabalho junto a populacao tende a se complicar quando ·0 movimento tern diferentes assessores. Nesses casos, frequentemente, eles passam a competir entre si. As rivalidades sao geralmente marcadas por acusacoes miituas de paternalismo, para indignacao do acusado, que se ve sempre como agente conscientizador. 0 que ninguem admite, nessas escaramucas, e que existem diferentes projetos para os assessorados,

Acredito que sao justamente as divergencias entre os diversos projetos, ou estrategias de luta, as causas dos ernbates, Assim, fazer ou nao acordo, negociar corn esta agencia do governo ou com outra, organizar ou nao uma passeata, podem ser as causas reais das cisoes dos movimentos coletivos. Os assessorados, nestas situacoes, movem-se com grande sabedoria, estabelecendo as aliancas que mais lhes can vern, para desespero dos assessores.

Assessores e assessorados, sabe-se, sao de classes diferentes.

Alem disso, a heterogeneidade que existe hoje nas grandes cidades nos obriga a reconhecer que diversos universos culturais coexistem e negociam 0 cotidiano. Desta forma, os Hens de uma pauta reivindicatoria hao de ter significados distintos tanto para assessores quanta para assessorados, uma vez que ambos ocupam lug ares pr6prios nos seus respectivos universos culturais. Refire-me a importancia que os servicos urbanos e a propriedade da terra tern para as classes populares, Tais carencias, segundo inumeras analises, seriam percebidas como direito.

Em diversas situacoes, percebi que a nocao de direito, remetida ao acesso a terrae a prestacao de services urbanos, faz parte do universo simbolico dos assess ores e nao dos assessorados. Os assessores demandam direitos enquanto os assessorados recorrem a "ajuda" do go verno em funcao de sua necessidade e em face da "obrigacao" social do governo. Ocorre, as vezes, urn contrabando de ideias de urn grupo para 0 outro, Observei uma enorme capacidade de uns em expressar suas dcmandas ao modo dos outros, num discurso mimetico. Os assessorados, que habitualmente expressam sua relacao com a terra em

. . As a~s~sso~ias acabam investindo menos na argumentacao jurfdica, .pnvlleglando 0 enfrentamento extralegal. Criou-se, assim, uma pratica poueo ortodoxa de defesa da posse: alern dos pedidos nos autos, os assessores passaram a conclamar a imprensa e aconcentrar os despejados no f6rum, para que sua visibilidade transformasse uma questao jurfdica em urna questao social a ser resolvida pelo Judiciario. Perdendo ?aJustic;a, restava sernpre 0 apelo ao Executivo, a quem cabia desapropnar a terra, passando-a para os posseiros,

Embora lentos, cabe ressaltar, ocorreram grandes avances: cada vez menos reintegracoes liminares sao concedidas e 0 direito de retencao por benfeitorias e ponto pacffico nas decis5es. Ora,o direito ~pe~ar do j~s~o ceticism~ dos asse~sores, como afirma Lopes (em livr~ Ja citado), nao e urn mew de dominacao tao reflexo e tao mimetico da estrutura ec~nomica". A principal razao e que, instituindo-se enquanto control~ social, ele se afirma para toda a soeiedade e nao parte dela. Na produc;ao de normas genericas esta aberto 0 espaco para a contradicao,

Nessa perspectiva, na ausencia de polfticas habitacionais eficientes, cresce ac~dadiaaimportaneiadasocupac;5es de terra como solucao ~ara ~ moradia, Poueo tern sido feito, no entanto, na direcao da defesa Jur{dlC~ das ocupacces recentes, Nossa legislacao garante 0 direito de retencao apenas para posses com rnais de urn ana e urn dia, ficando a posse ~ova sem defesa, A~ solucoes tem sido encaminhadas quase exclusivamente pelo Executive, atraves das desapropriacoes em geral.

'i:.< ;. As assessorias promovem reunifies com associacoes de mora.'i::dor~s de areas sob ameaca de despejo para demonstrar os limites da !,.?:,,~:.:,1 J1egls1~c;ao. Nes~as discussoes, valorizam a participacao direta da pol~'\ i' pulacao na busca da solucao dos conflitos. Esse encaminhamento j~ .JPoHtico,~pri~ilegiado pel~ assessori~ e tern dois momentos: a tornada '~'Idet~~~~elen~cm 9~ p~pulac;ao e a mobilizacao para a acao (negociacoes,

1,:m~mfestaQocs priblicas, confrontos), .

.'tH.'.··.·.:.·I.····: '

I J,','

termos de necessidade podem ado tar 0 repert6rio dos assessores para negociar com determinadas agencias governamentais, passando a expressar amesma relacao em terrnos de direito. Essa mfrnicae avaliada pelos assessores como resultante do trabalho bem-sucedido de conscientizacao.

As avaliacoes produzidas pelos proprios assessores, acredito, tern urn efeito muito perverso. Elas tendem a medir a atuacao segundo a grau de conscientizacao supostamente obtido, sem questionar a dimensao tecnica que permanece inalterada. As perdas no Judiciario ratificam a aludida descrenca e reforcam a necessidade de conscientizacao, 0 vies da analise coloca a discussao num cfrculo vicioso, numa profecia que se cumpre necessariamente.

No campo tecnico, muito resta a ser feito. Nao existe, par exemplo, nenhum estudo sistematico sabre 0 comportamento dos jufzes e dos tribunais em materia process6ria e nem sabre a substancia dessas decisoes. No campo da polftica, faz-se urgente uma avaliacao do 0 bjetivo daconscicntizacao/participacao. Se, por urn lado, os limites da conscientizacao ja foram vistos, e preciso lembrar que sua meta consiste em transformar os indivfduos em cidadaos-horario integral. Eles devein dominar 0 universo complicadfssimo da cidade, da administracao, da JU8ti9a, para participar.

Ora, isso significa ignorar completamente a divisao social do trabalho, na medida em que todos devem conhecer diversos assuntos para poderracionalmente decidir sobre os rumos a serem tornados. Esta linha de raciocfnio pressupoe que as classes populares conhecam todo a organograrna urbano que as camadas medias desconhecem, e nern se esperaque conhecam, e que sejam militantes de plan tao transforman-

! do a sociedade. Seesse projeto e possfvel para algumas liderancas, ele : certamente e impensavel para a populacao em geral.

L: r; i I

H ·1'Cabe lem?rar finalmente que, no processo de democratizacao da r .Lso~iedade brasilelra.tal como se encontra explicitado pelas assessorias . JjfUurfdicas,o coritrole" do Executivo tern sido pensado atraves desse .. ;t~sislemade·co-gdstao; isto e, de urn sistema que preve a populacao junto

::!~: ::1,; . i·· : . i' !

.. ao Executivo, demandando direitos, exigindo a garantia e a execucao dos direitos conquistados.

As assessorias jurfdicas nao valorizaram ate entao 0 papel que 0 Judiciario pode desempenhar nesse processo de redefinicao da cidadania. Se e verdade que os movimentos traduzem as necessidades da populacao em termos de direitos, as assessorias 0 fazem longe do Judiciario, que eo lugar por excelencia da reivindicacao de direitos.

:~'

T. MIGUEL PRESSBURGER'

Tal como os movimentos sociais, as aniculacocs jurfdicas, em contato com as motivacoes que levaram os assim dcnominados subversives a se rebelarem contra ° Estado, "descobriram":

a) que sob 0 titulo Direitos Humanos se abriga urn elcnco infinitamente maior de direitos e necessidades do que aqueles que impulsionavam as praticas dosjuristas durante a ditadura militar. Tao fundamental quanto, por exemplo, 0 direito a urn julgamento perante urn tribunal competente, e 0 direito a habitacao condigna, ao salario justo, a alimentacao, a saude, a educacao etc., etc., direitos estes sonegados a mais de 70% da populacao, cuja miseria contrasta viol entamente com a abundancia das riquezas geradas e por poucos apropriadas;

b) que a cidadania e atributo apenas dos que estao forrnalmente vinculados ao mercado, e que sornente para esta pequena parcela da populacao e possfvel vislumbrar algo semelhante a urn Estado de Direito, enquanto que para amplos setores do povo-nacao, por sua situacao de marginalizacao social, sequel' lhes sao reconhecidos os rnais elernentares dos direitos: 0 da inviolabilidade da vida e 0 do dornicflio.

Por uma taxionomia que andou em yoga, classificaram-se os Direitos Humanos par "geracoes", Assim, os de prirneira geracno san aqueles direitos individuals expressos na Declaracao U ni versa] das

. Nacoes Unidas de 1948, tambem denominados direitos negativos , vez que profbem ao Estado determinadas praticas. Os de segunda geracao sao os direitos civis, sociais, politicos, econornicos e culturais, que foram objeto de tratados e convencoes a partir de meados dos anos 60. Sao considerados como direitos positivos , pois cabe unicamente ao Estado a sua implementacao e execucao. Ja nao se trata de limitar a acao estatal, mas, muito pelo contrario, dela exigir a realizacao e 0 cumprimento de direitos como uma prestacao essencial a dignidade humana.

Diante do que, Direitos Humanos adquirern uma nova conotacao e se incorporam, de forma militante, ao elenco programatico das entidades de apoio e dos movirnentos socials.

DlREITOS HUMANOS E ASSESSORIAS

_.A

JURI D ICAS

DIREITOS HUMANOS

A abrangencia da discussao sobre Direitos Humanos no Brasil ~ de muito recente data. Em que pese textos legais, especialmente os constitucionais, declararem alguma protecao contra graves violacoes, a sociedade sempre conviveu com os abusos praticados pelo Estado contra os segmentos mais pobres. Somente quando as violacoes foram

\ praticadas por razoes de repressao polftica, contra segmentos sociais outros, se experimentou algum nfvel de comocao,

Passado 0 primeiro momenta de perplexidade apos 0 golpe militar, superando todos os entraves, foram constitufdas articulacoe; de defesa de Direitos Humanos, em sua maioria em torno de entidades ligadas a hierarquia religiosa, objetivando prestacao de assistencta judiciana as vitimas da ditadura. A composicao social destas articulw;5es era basicamente de advcgados, artistas, sacerdotes, intelectuais e familiares de vftimas, de urn modo geral, todos oriundos de classe media, movidos por razoes humanitarias e por indignacao face a cruel e reiterada violacao de direitos elementares.

I

i Iniciado 0 perfodo de transi~a6libera1izante, as formas institucionais 'de luta foram sendo reconsideradas como validas e efieientes pelos movirnentos socials.

, .

,

,"'Advogado, coordenador do Instituto Apoio Jurfdico Popular, Rio de Janeiro, Bmsil,

44

o ESTADO DE DlREITO

o mero discurso ideol6gico, de outro lado, e totalmente ininteligfvel para as que sao pacientes das polfticas publicas excludentes e na~ reconhecedoras de cidadania e dos mfnimos e fundamentais direitos. Numa sociedade onde a maioria da populacao esta exclufda dos beneffcios dos services publicos elementares; onde, segundo a FAOea OMS, 56,3% vivem abaixo da "linha de indigencia": e impera o autoritarismo de uma burocracia e de urn policialismo cruel, os direitos contemplados no ordenamento jurfdico nao tern a menor eficacia e esta aberto 0 caminho da violencia para os que detem 0 poder da forca. De resto, que valor podem ter as normas supostamente protetoras e garantidoras de direitos. para uma grande parcel a da sociedade, totalmente analfabeta ou incapaz de ler urn simples bilhete (de acordo com a definicao de analfabetismo da ONU), e que, portanto, na~ tern consciencia de tais direitos e nao sabe como exercita-los. Aqui, mais uma vez, 0 discurso aprisionando os ideais do liberalism 0 a logica de um certo tipo de desenvolvimentismo cria a artiffcio do Estado de Direito, formalizando princfpios de igualdade onde existe a mais perversa desigualdade.

Nao obstante, 0 Estado Liberal foi a primeira organizacao polftica da hist6ria capaz de levantar barreiras e controles ao ilimitado arbftrio dos governantes; mas tambem e certo que nao 0 fez com 0 reconhecimento da soberania popular, e sim pelos mecanismos de divisao dos poderes e de controles judiciaries aos dircitos individuals.

Este tipo de Estado, que tinha como premissa a intervencao minima na sociedade, limitando-se a garantir a paz e seguranca a sociedade civil, com 0 formidavel desenvolvimento das forcas produtivas passou a desempenhar papeis cada vez mais distanciados de seu modele original. Seria incongruente, no entanto, plantear-se 0 "Estado Mfnimo" quando a consciencia jurfdica universal ja ex trapola os direitos individuais, consagrando os direitos sociais, tais como 0 direito ao trabalho, a saude, a educacao, il previdencia social, a retorma agraria etc. (inclusive ja expresses ria Convencao Internacional sobre Direitos Economicos, Sociais e Culturais, aprovada pcla ONU em

A continuidade da po Utica de direitos depende da compreensiio do Jato de que afuncdo dos direitos socials e basicamente a de tornar efetiva a prdtica dos direitos (I. liberdade. Pode ser livre quem ruio tem trabalho? Quem niio tern acesso a educaciio? Quem ndo estd em condicoes de obter protecdo suficiente em relacdo a um bem primdrio como a saude? Direitos a liberdade, direitos po Uti cos, direitos sociais representam uma corrente em que 0 elo sucessivo reforca 0 precedente. Todos esses direitos ndo teriam sido reeonhecidos se atras de cada urn, como pressuposto de seu reconhecimento, ntio houvesse a ideia da igualdade dos homens, quer, dizer, a ideia de que as homens devem dispor de iguais direitos de liberdade, iguais liberdades politicas, iguais oportunidades de acesso ao trabalho, a educactio e a defesa da sua propria saade. 0 artigo primeiro da Declaradio Universal dos Direitos do Homem afirma que "todos sao livreseiguaisemdignidadededireito". Os homens niio seriamlivres se ndo fossem tambem iguais na liberdade. E certamente sao menos livres quando sao menos iguais. (Norberto Bobbio)

o positivisrno, heranca europeia do seculo XIX, impregnou profundamente a culturajurfdica (nao apenas a cultura dos juristas y latino-americana, tendo como urn dos efeitos 0 de unificar conceitos distintos como leiJdireito, Iegalidade/Iegitimidade. Esta deformacao conceitual leva a uma interpretacao mecanica dos dispositivos equivalentes ao art. 16 da Declaracao de Direitos de 1789, e conseqUentemente a crenca de que qualquer Estado que proclame a doutrina da separacao formal dos poderes nao e urn Estado desp6tico, vez que se baseia na legalidade das funcoes estatais.

~ . .

. A cultura jundica dominante e historicamente liberal, portadora deum discurso dernocratico e igualitario, enquanto que suportadora de praxis autoritarias e hierarquizantes, radicalmente opostas a efetivacao de tin)' processodemocrauco.

',';.,.: "i: !,: I

:,:}:;(.': l r '

i ~

1966). A revisao daconcepcao de Estado estava na base dos movimentos polfticos contestat6rios de todo 0 perfodo ditatorial, inclusive dos conflitos armados durante as anos 70. Mesmo que nao formulada com suficiente clareza, a contestacao as ditaduras militares e aos governos de transicao que a elas se seguiu, propunha a instauracao do Estado de Direito, mediante agoes concretas da sociedade civil que Ievassem as iiltimas consequencias a crftica do liberalismo a partir dos pr6prios princfpios liberals.

Por sua vez, 0 sistema judicial que foi concebido por inspiracao no projeto polftico importado do capitalismo europeu avancado do seculo XIX, implantou-se como urn espaco institucional fechado e homogeneo. Desde entao, tern resistido as profundas mudancas socials, como se a crescente complexidade social e as decorrentes conflitos nao the dissessem respeito.

A perda da credibilidade, autoridade e funcionalidade da justica ~ tanto maior quanta seu aferramento a cultura liberal arcaica que irnpossibilita ao Judiciario romper com 0 casufsmo atomizador, fragrnentador, que falsamente tecnifica 0 que na realidade ~ polftico; Impede-o de reconhecer os conflitos socials, e transforma-os em conflitosindividuais (interpessoais); vincula conceitos de cidadania a urn sistema estratificado de normas e posturas burocraticas,

A inefetividade do Judiciario revela-se, tambem, na rigidez de sua16gica formal assentadanadistincao legalJilegal, que ,nao consegue responder as relacoes sociais em mutacao, penetrar na essencia dos conflitos. Em consequencia, 0 que deveria ser uma funcao social transmuda-se em sutis estrategias de discriminacao e exclusao,

Os problemas do acesso ao Judicidrio, da administraciio da

justica, da reforma do dire ito processual, da ampliadia e "politizacao" dos services de assistencia legal, da flexibilizaciio dos proce,dimentosjudiciais, da "informatizaoio" dos tribunals edas propostas de uma "hermeneutica alternativa't tornaram-se, nos ultimos anos, !bastante polemicos em diferentes parses da America Latina. Dentre : !esses pa(~es, destacam-se especialmenteaqueles em que, eomo eo caso

Ii'

.j !

it;i i~,~ 'j:~~'

,·":I, .. !1'.~~."'.'.'.

~I .

I~ .' •

~ : - : .::

,

: ,!

."; . r

I ;'"

do Brasil, a industrializacdo acelerada imposta pelo autoritarismo burocratico-militar provocou uma diferenciaciio socio-economica complexa e contraditoria a um s6 tempo; uma diferenciaciio que proporcionou a emergencia de inumeras associacoes populares niio politicos e de diversas organizacoes coletivas preocupadas niio apenas com as conflitos classicos da produdio/distribuicdo de recursos e bens materials, mas tambem com a reformulacdo dos codigos simbolicos-culturais - associacoes e organizacoes heterogeneas. sem uma clara composiciio de ciasse, em sua grande maioria constituidas a margem dos mecanismos representativos tradicionais e descontinuas no tempo, dependendo par isso mesmo do exito permanente em seus respectivos ambientes para poder sob reviver.

Um dos efeitas desse processo de industrializacao Jot a crise estrutural das instituiciies governamentais: ela se traduz: porum lado, pela ruptura do monopolio do espaco politico representativo tradicional, pelo alargamento do espaco publico, pela proliferaciio de espacos potuicos novas e niio institucionalizados pela crescente politizaciio da vida social; e, par outro, pela progress iva apropriadio da titularidade da iniciativa legislativa por parte do Executivo, em detrimento das tradicionais competencias do Congresso e mesmo da autonomia do Judicidrio. Um outro efeito, este vinculado ao carater intervencionista de urn Estado garantidor de uma economia oligopolizada e cartelizada, [oi a decadencia da ideia de contrato entre partes iguais, individualizadas e livremente relacionadas entre si por um vinculo de coordenacao - e, com eta, 0 esvaziamento gradativo dos principios da autonomia da vontade e da responsabilidade individual como categorias juridicas fundamentals para a formalizacdo das reladies capitalistas (fenomeno esse traduzido pela "pubiicizactio" do direito privado, pela ,. administrativizacdo" do direito publico e pela "reprivatiuicdo" do direito administrative J. Um terceiro efeito, niio menos importante.foi a tipo de coruluta adotado por esses novas movimentos e associaciies, rejeitando as relacoes hierdrquicus impostas pelas ordens economica, politica e juridica em vigor, enfatizando a envolvimenio e a participacdo dos cidadiios a partir de

enfatizando a envolvimento e a participaciio dos cidaddos a partir de . valores comunitdrios deforte conotacdo ideologica e um certo conteado utopico, descobrindo a importdncia de' um uso "alternativo" do . direito vigente e valorizando estrategias ineditas de artlculaciio, maoitizacao e socializadio dos grupos e classes subalternas nos , espacos coletivos da vida cotidiana - e quase semprejora dos marcos institucionais estabelecidos pela Constituicdo. (Jose Eduardo Faria)

DESAFIOS PARAAS ENTIDADES DE APOIO

, E neste contexto que se recoloca a discussao e conceituacao estrategicade Direitos Humanos. Aluta das assessorias par fazer cessar a tortura policial, 0 exterrnfnio de criancas de rua, de lavradores, de fndiosetc., mesmoquando nao claramente assim direcionada, acabara na soleira das portas do FMI au de outros palacios e escritorios das elites nacionais e transnacionais.

Essas assessorias, especialmente neste momenta de transicao de regimes ditatoriais para liberalizantes, se veem as voltas com demandas as quais terao, em muito curto prazo, que dar respostas decisivas. Mas tambem sao desafiadas porum elenco de questoes que, se nao forem objeto de reflexao cientfficaque busque 0 seu entendimento, arriscarao nao conseguir formular politicas eficazes ou entao se consumir numa militancia voluntarista e repetitiva. Esquernaticamente, e sem preocupacao com uma ordem de hierarquizacao, podem ser expostos alguns temas:

a) e proprio do pensamento liberal embaralhar historia com natureza, isto e, atribuir a natureza 0 que e pr6prio da historia. "Todos os homens nascem livres e iguais, portadores de determinados direitos ... etc.", e.afirmado e reafirmado no discurso liberal que nao s6 pretende velar a desigualdade como justifica- la por uma suposta "natureza". A negacao dodiscurso liberal tern de ser substanciada por pesquisa historico-filosofica, que, sendo desprezada, tende a ser substitufda por enunciados ritualistas proprios do senso comum ou pela empobrecida linguagem de aparelhos politicos.

,

I I,

cristiio no ultimo seculo. Niio e uma ideia inata ao homem; pelo contrdrio, foi conquistada na luta contra as tradicoes historicas em que 0 homem foi educado ate agora. Por conseguinte, as direitos do homem tambem niio sao nenhum dam da Natureza, nenhum dote da historia passada, mas 0 premia da luta contra 0 acidente do nascimento e contra os privilegios, que a historia ate agora transmitiu de geradio a geraciio. Constituem resultados da cultura e so pode possuilos quem os mereceu e ganhou. (Bruno Bauer)

b) a degradacao da crftica te6rica a mero ponto de vista organizacional acaba por reduzir a pratica ao discurso ou a gestos repetitivos de pouca eficacia. A nao-busca de construcao de teorias crfticas, no fundo, leva a pratica de direitos humanos a nao se distinguir do liberalismo: este confunde historia com natureza; aquela confunde historia com slogans patrocinados por alguma suposta ciencia;

c) 0 exercfcio da cidadania e extremamente diffcil numa sociedade marcada por quatro seculos de escravismo institucional e par um seculo de formas disfarcadas de escravismo,onde tanto dominantes quanta dominados foram profundamente impregnados pel a ideologia disto decorrcnte. Isto descaracteriza a cidadania como 0 exercfcio permanente do indivfduo dotado de capacidade de participar na vida da comunidade, na vida polftica da comunidade, na vida do Estado, substituindo-a pelo mero exercfcio esporadico do direito de votar;

d) com urn tao deformado conceito de cidadania, agravado pela sucessao de regimes uns mais outros menos autoritarios. a sociedade civil brasileira nao consegue alcancar urn estagio de amadurecimento e de organizacao que the permita travar uma eficaz e consequente luta pela consolidacao dos Direitos Humanos individuais e coletivos. As entidades de apoio, face ao vazio, tendem a assumir 0 papel da sociedade civil no Iugar dos movimentos sociais, com evidente "descolamento" e autonornizacao diante daquela base social que deveriam assessorar, animar, ajudar a se organizar.

Estas sao algumas poucas das muitas questoes que condicionarao as praticas das assessorias e das entidades defensoras dos Direitos

Humanos. Certamente nao sao do tipo que determinem, de imediato, respostas e program as. Mas apontam para praticas permanentes de busca daqueles elementos taticos, capazes de orientar estrategias e formas adequadas de organizacao e sobretudo de reflexoes crfticas as polfticas piiblicas.

BIBLIOGRAFIA'

.... '~.

i Mesmo quando nao explicitamente citadas no texto, foram consultadas as seguintes obras:

ABENSOUR,Miguel- "0 Novo Espirito Utopico", Ed. Unicamp, SP,

1990. ' -

BAUER,Bruno - "Die Iudenfrage'', Braunschweig 1843, apud Karl \ . Marx in "A Questiio Judaica",

BOBBIO, Norberta - "A Esquerda Nao Morreu ". entrevista a Ferdinanda Adornato in Isto E Senhor, n° 1159, de 11 dez. 1991.

COMPARATO, Fabio Konder - "Seguranca e Democracia". in "Direito, Cidadania e Participaciio", T.A. Queiroz, Ed. Ltda. Sao Paulo, 1981.

FARIA, Jose Eduardo - "Iustica e Conflito'', Editora Revista dos Tribunais, Sao Paulo, 1991.

Foundation de France - "Proposiciones, Encuentros de Cotonou" - 8, . 9, 10 Y Llde enero de 1991.

MARX, Karl - "A Questiio Judaica", in "Manuscritos EconomicoFilosoficos", Edi((oes 70, Lisboa 1989

TR9PER, Michel - "L'interpretation de fa Declaration des Droits, L'Exemple de l'Article 16, in La declaration de 1789", Droits n.8, .Presse Un~versitaires de France, Paris, 1988.

COLEyOES DO AJUP

T odas as publicac;6es esgotadas sstao disponfveis em xerox, mediante preco a combinar.

Para mais de 10 (dez) exemplares sera cobrada a taxa de remessa pelo correio.

COLEYA.O

"SOC IALIZANDO CON H ECI MENTOS"

Tudo que voce sempre quis saber sobre reforma aqraria, reforma urbana, terras publlcas, propriedade e posse etc, e nunca nlnquern the explicou.

Textos em linguagem acesslvel, destin ados a sindicalistas, animadores de comunidades e assessores populares, abordando questces atuais.

nQ 1 " Discriminat6ria de terras publlcas (esgotado)

nQ 2·A propriedade da terra na Constitui~ao (esgotado) nQ 3· Para conhecer a desaproprlacao (esgotado)

nQ 4" Posse x Propriedade:

a luta de classe na qusstao fundlerla (esgotado)

nQ 5· Um trabalhador tala: 0 Direito, a Justlea e a Lei (esgotado)

nQ 6· Como construir uma sociedade civil sem fins lucrativos (esgotado) nQ 7 - Terras devolutas: 0 que tazer com elas? (esgotado)

nQ 8 - Cooperatlvas: uma onda legal

Daniel T Rech, 1991, 79 pags

, .

··COLE:9Ao·

. ·"SEMINARIOS"

Artigos, teses, conteranclas, versanda sobre ° Direito, a Justlca, a Advacacia e a Magistratura. Conteudo polemico, buscando criticar e desmistificar a Positivismo e 0 Dogmatismo Jurrdtco.

Obras destinadas a advogados e outros assessores dos movimentos populares.

nQ 1 - Crise da Justlca Judlclsrla (esgotado)

nQ 2· Justiya: uma abordagem diahitica (esgotado)

.. nQ 3" Uso e possibilidades da legisla~ao agraria (esgotado) nQ 4· Agruras e desventuras do liberalismo (esgotado)

nQ 5 - Questionando a justiya agraria (esgotado)

nQ 6· Solo urbano: proposta para a Constituinte (esgotado) nQ 7 -Pela democratlzacao do Judlclarlo (esgotado)

nQ 8· Proposta para uma compreensao materlallsta

do direito do trabalho (esgotado) .

nQ 9· Direito, Justka e Utopia (esgotado)

nQ 10· Questionando 0 Direito Penal (esgotado) nQ 11 - Negros e indios no cativeiro da terra

canes Frederico Mares de Souza Filho, Jaques Tavera Alfonsin, Osvaldo Alencar Rocha, 1989

Eexatamente sabre a luta dos oprimidos, dos espezinhados, dos discriminados que eontam as tsxtos de Mares, Alfonsin e Osvaldo,

nQ 12 - 0 sistema jurfdico e 0 Socialismo Jose Ant6nio Viera-Gal/o, 1989

Nesse diseurso, 0 viee-ministro da Justi9a do Chlls aponta para a contradkao entre 0 sistema jurfdico de seu pafs e a nova realidade social gerada pelo governo socialista do presidente Allende, alem de discutir os paradoxos e os problemas de um governo comprometido com a melhoria das condi<;oes de vida da classe trabalhadora, enquanto opera dentro dos canais jurfdicos projetados pela burguesia para se perpetuar no poder. 0 autor examnatsmoem os problemas jurfdicosde interesse imediato parao governo.

nQ 13 - Esbo~o hist6rico da forma~ao do direito agrario no Brasil Fernando Pereira Sodero

Considerado urn dos maio res agraristas brasileiros, Fernando Pereira Sodero, falecido em 10 de abri! de 1984, dentre importantes trabalhos, produziu um 'manor", publicado em partes na Revista de Direito Civil e Agrario (Editora R,T., vols. 1,3, 8, 9 e 13) que contam a hist6ria do sistema aprarlo brasileiro coneomitantemente com a do Direito Agrario.

nQ 14 - Direito Insurgente: a direito dos oprimidos Daniel Rech, Miguel Pressburger, Osvaldo Alencar Rocha, Jesus A. De La Torre Rangel (esgotado)

nQ 15 ~ Discutindo a assessoria popular

Celso Campilongo e Miguel Pressburger, 1991, 52 pags.

Abordagem sobre a eficacia da luta juridica neste momento de institucionallzacao do regime. A partir da ternatica "acesso a juslica", Celso Campilongo analisa os modeloste6ricos de servlcos de asslstenclalurldka, enquanto Miguel Pressburgerdiscute a construcao do Estado de Direito comprometido com 0 modelo desenvolvimentista neoliberal.

nQ 16 - Qual direito?

Francisco Ball6n Aguirre e Camilo Borrero, 1991, 72 paqs,

Dois importantes textos, muito expressivos como reflex6es e perspectivas do Direito Insurgente. "Sistema Jurfdico Aguaruna e positivismo" confronta concepeoes "civilizadas" do Oireito com as concepcoes e efcacia do mundo politico e jurfdico da nacao Aguaruna, no Peru, "A pluralidade como direito" discute valores existentes e em consirucac em comunidades indfgenas da Colombia, tambern em confronto com a reguiacao jurfdica oficial.

"ACONTECEU NA JUSTI9A"

Sob a forma de fichas ou dosslss, estas publicag6es fazem a difusao de experi9ncias de assessorjas jurfdicas nas suas prances judiciarias. Cornentarlos e anotacoes apontam para quest6es relevantes no processo, no julgamento, nos incidentes, mas principalmente para as relacces sociais 'envolvidas.

; ,:"

nQ a - A~ao penal 051/78

teu: Jose Sarney (esgotado)

nQ 1 - Apelados: Mutuarios da favela da Mare (esgotado) nQ 2 - Legitima defesa do direito de moradia (esgotado) nQ 3 - Usucapiiio - Moradia de base constitucional

junho de 1991, 36 pags,

Efeitos da fixacao de prazo prescricional sobre direitos e relacoss jurldlcas preexistentes. Auto-aplicabilidade do art, 183 da Constituicao Federal de,198B ..

; .

BOLETIM "COLETIVO DE JURISTAS POPULARESll

nQ 1 - Urn ovo de Colombo abrilljunho 1991

nQ 2 - A~ao civil publica julho/setembro 1991

nQ 3 - Revisitando os direitos humanos (pela porta dos fundos) abril/maio 1992

nQ 4 - Responsabilidade de quem? (a~ao de responsabilidade civil) julholagosto 1992

INDICA90ES PARA LEITURA

1. 0 Direito na America Latina, conteudo e ensino

I Itlllll ,

II UIIIClIiTIU muil!

,IUltll '

Jorge Witker

Uvraria Dazibao, Travessa do Ouvidor, IIA, Ce~lro, RJ

llmaanalise da revisao e reelaboracao do ensino do Direito naAmerica latina, que lava am conta as fortes pressoes sofridas palos sistemas juridicos

vigentes e elementos te6ricos da moderna clencia da educacao,

•. __ ~I"--

2, A slstematiza~ao: uma tentativa conceitual e uma proposta de cperaclonallzacac

CelalslChile, 1991lMovime~to Nacio1'lal de Oireitos Humanos, Bras!lialOF

SOS Ed. VenAncio VI, sll 09 - CEP 70393-900 - Brasilia, OF

Critica a lalta de pesquisa e ao tarefismo, 0 documento Iol elaborado para ciscussao interna palo passoal da area de Modelos Pritticos do Celats.

r

3. A reflexao metodol6gica no processo de sistematizayao de experiincias de educacao popular

CideiChile, 19921Movimento NacionaJ de Direitos Humanos, Brasflia, DF

Uma slaboracao teorica que trata de sistematizar e ao mesmo tempo investigar sabre slstemaflzacao (como e entendida, para que serve, como

faze·la etc).

4. Sonhos e desejos dos lavradores

Edi~5es Loyola, 1992/CPT

ex. Postal 42335 • CEP 04299·970· Sao Paulo, SP

Dois texlos·"A ayao pastoral das Igrejas e 0 retrocesso na reforma agraria", de Jose de Souza Martins, €I "CPT: novos desafios espirituais", de Claudio Perani • elaborados para e a partir da Sa. Assemblsia Nacional da Comissao

Pastoral da Terra Ounho de 1991).

\ 5. A soclologla jurfdica no Brasil

Jose Eduardo Faria

Sergio AntOnio Fabris Editor, 1991

R. Miguel Couto, 745 Porto Alegre, AS

Jose Eduardo Faria, urn dos expoentes da crlfca do pensamento juridico conservador, do ensino que mais deforma qua informa, neste seu ullimo langamenlo percorre 0 saber juridico des anos 80 e 90, avaliando a produyao e conquistas das assessorias dos movimentos sociais.

6.0 neg6cio da terra - a questao fundhiria e a lustlca

Eduardo GlJimarilss ds Carvalho EdHora UFAJ, 1991

Av. Pasteur, 2509 ·li. CEP 22306· Alo de Janeiro, AJ

Um trabalho rico de reflexoes, decorrentes de uma praxis amadurecida, que so uma formaqao transdisciplinar como a de Eduardo G urnaraes de Carvalho poderia oferecer.

You might also like