You are on page 1of 30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

Inicial

Pores da ditadura

Educao

Cultura

Eleies 2014

Sade

Mdia

Redao Pragmatismo
Editor(a)

Curtir

100 mil
Compartilhar

Tw eetar

559 mil

438

78

ED UC A O
03/JUL/2014 S 09:59
68 COMENTRIOS

A doena da
"normalidade" na
universidade
Somos todos normticos em um
sistema acadmico de formao
de pesquisadores e de produo
de conhecimentos que est
doente, e nossa Normose
acadmica tem feito naufragar o
pensamento criativo e a iniciativa
para o novo em nossas
universidades

Multiplicando
pensamentos

559.260 j curtiram
No ao preconceito
Pastor sugere a execuo
de gays por um Natal
livre de Aids

Receba artigos via e-mail


Digite seu e-mail

Doena sempre foi algo associado


anormalidade, disfuno, a tudo aquilo que
foge ao funcionamento regular. Na rea mdica,
a doena identificada por sintomas
especficos que afetam o ser vivo, alterando o
seu estado normal de sade. A sade, por sua
vez, identifica-se como sendo o estado de
normalidade de funcionamento do organismo.
Numa analogia com os organismos biolgicos,
o socilogo mile Durkheim tambm sugeriu
como identificar sade e doena em termos dos
fatos sociais: sade se reconhece pela perfeita
adaptao do organismo ao seu meio, ao
passo que doena tudo o que perturba essa
adaptao.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

1/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

Ento, ser saudvel ser normal, ser


adaptado, certo? No necessariamente: apesar
de Durkheim, h quem considere que do ponto
de vista social, ser normal demais pode tambm
ser patolgico, ou pode levar a patologias letais.
Os pensadores alternativos Pierre Weil, JeanIves Leloup e Roberto Crema chamaram isto de
Normose, a doena da normalidade, algo bem
comum no meio acadmico de hoje. Para Weil,
a Normose pode ser definida como um conjunto
de normas, conceitos, valores, esteretipos,
hbitos de pensar ou de agir, que so
aprovados por consenso ou por maioria em uma
determinada sociedade e que provocam
sofrimento, doena e morte. Crema afirma que
uma pessoa normtica aquela que se adapta
a um contexto e a um sistema doente, e age
como a maioria. E para Leloup, a Normose
um sofrimento, a busca da conformidade que
impede o encaminhamento do desejo no interior
de cada um, interrompendo o fluxo evolutivo e
gerando estagnao.
Estes conceitos, embora fundados sobre um
propsito de anlise pessoal e existencial, so
muito pertinentes ao que se vive hoje na
academia. Aqui, pela Normose no apenas o
indivduo que adoece, que estagna, que deixa
de realizar o seu potencial criador, mas o
prprio conhecimento. E no apenas no Brasil,
tambm em outras partes do mundo.
Peter Higgs, Prmio Nobel de Fsica de 2013
disse recentemente que no teria lugar no meio
acadmico de hoje, que no seria considerado
suficientemente produtivo, e que, por isso,
provavelmente no teria descoberto o Boso de
Higgs (a partcula de Deus), descrito por ele em
1964 mas somente comprovado em 2012,
quase 50 anos depois, com a entrada em
funcionamento de uma das maiores mquinas j
construdas pelo homem, o acelerador de
partculas Large Hadron Collider. Higgs contou
ao The Guardian que era considerado uma
vergonha para o seu Departamento pela baixa
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

2/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

produtividade de artigos que apresentava, e que


s no foi demitido pela possibilidade sempre
iminente de um dia ganhar um Nobel, caso sua
teoria fosse comprovada. Ele reconheceu que,
nos dias de hoje, de obsesso por publicaes
no ritmo do publique ou perea, no teria
tempo nem espao para desenvolver a sua
teoria. sua poca, porm, no s o ambiente
acadmico era outro como ele prprio era um
desajustado, um anormal, uma espcie de
dissidente que trabalhava sozinho em uma rea
fora de moda, a fsica terica expeculativa.
Ento, sua teoria tambm fruto desta saudvel
anormalidade.
A mim, embora no surpreendam, as
declaraes de Higgs soam estarrecedoras: ou
seja, com os sistemas meritocrticos de
avaliao de hoje, que privilegiam a produo
de artigos e no de conhecimentos ou de
pensamentos inovadores, uma das maiores
descobertas da humanidade nas ltimas
dcadas, que rendeu a Higgs o Nobel em 2013,
provavelmente no teria ocorrido, como
certamente muitos outros avanos cientficos e
intelectuais esto deixando de ocorrer em
funo dos sistemas atuais de avaliao da
produtividade em pesquisa. a Normose
acadmica fazendo a sua maior vtima: o
prprio conhecimento.
Alis, nunca se usou tanto a autoridade do
Nobel para apontar os desvios doentios do
nosso sistema acadmico e cientfico como em
2013. Randy Schekman, um dos ganhadores do
Nobel de Medicina deste ano, em recente artigo
no El Pas, acusou as revistas Nature, Science e
Cell, trs das maiores em sua rea, de
prestarem um verdadeiro desservio cincia,
ao usarem prticas especulativas para
garantirem seus mercados editoriais. Schekman
menciona, por exemplo, a artificial reduo na
quantidade de artigos aceitos, a adoo de
critrios sensacionalistas na seleo dos
mesmos e um absoluto descompromisso com a
qualificao do debate cientfico. E afirmou que
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

3/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

a presso para os cientistas publicarem em


revistas de luxo como estas (de alto impacto)
encoraja-os a perseguirem campos cientficos
da moda em vez de optarem por trabalhos mais
relevantes. Isto explica a afirmao de Higgs
sobre ser improvvel a descoberta que lhe deu
o Nobel no mundo acadmico de hoje.
O prprio Schekman publicou muito nestas
revistas, inclusive as pesquisas que o levaram
ao Nobel: diferentemente de Higgs, que era um
dissidente, Schekman tambm j sofreu de
Normose. Porm, agora laureado, decidiu pela
prpria cura e prometeu evitar estas revistas
daqui para adiante, sugerindo no s que todos
faam o mesmo, como tambm que evitem
avaliar o mrito acadmico dos outros pela
produo de artigos. Foi preciso um Nobel para
que se libertasse da doena.
A atual Normose acadmica se deve
meritocracia produtivista implantada nas
universidades, cujos instrumentos, no Brasil,
para garantir a disciplina e esta doentia
normalidade so os sistemas de avaliao de
pesquisadores e programas de ps-graduao,
capitaneados principalmente pela CAPES e
CNPq. Estes sistemas tm transformado, nas
ltimas dcadas, docentes e alunos em
burocrticos produtores de artigos, afastandoos dos reais problemas da cincia e da
sociedade, bem como da busca por
conhecimentos e pensamentos realmente
novos. A exigncia de produtividade um
estmulo ao status quo, obstruindo a criatividade,
a iniciativa, o senso crtico e a inovao, pois
inovar, criar, empreender, fugir ao normal pode
ser perigoso, pode ser incerto, pode ser
arriscado quando se tem metas produtivas a
cumprir; portanto, no desejvel: o mais
seguro fazer mais do mesmo, que ao que a
Normose acadmica condenou as
universidades e seus integrantes ao redor do
mundo.
Eu escrevi em um artigo de 2013 que a
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

4/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

meritocracia leva a uma iluso de eficincia e


progresso que no podem se realizar, porque
as meritocracias modernas so burocracias.
Como bem ensinou Max Weber, a burocracia
uma fora modeladora inescapvel quando se
racionaliza e se regulamenta algum campo de
atividade, como acontece no sistema cientfico
atual. Para supostamente discriminar por mrito
pessoas e organizaes acadmicas, montouse um tal sistema de regras, critrios avaliativos,
hierarquias de valor, indicadores, etc., que a
burocratizao das aes acadmicas tornouse inevitvel. Agora este sistema que orienta
as aes dos acadmicos, afastando-os de
seus prprios valores, desejos e convices,
para agirem em funo da convenincia em
relao aos processos avaliativos, visando
controlar os benefcios ou penalidades que eles
impem. Pessoas sob regimes de avaliao
meritocrticos se tornam burocratas
comportamentais; e burocratas, como se sabe,
pela primazia da conformidade organizacional a
que se submetem, tornam-se inexoravelmente
impessoalistas, formalistas, ritualistas e
avessos a riscos e a mudanas. Tornam-se
normticos, preferindo, no caso da academia,
uma produo sem significado, sem relevncia,
sem substncia inovadora porm segura, a
aventurarem-se incertamente em busca do novo.
Agora, depois de j ter escrito isto naquele
artigo, descubro que o Nobel de Medicina de
2002, o sul-africano Sydney Brenner, em
entrevista de fevereiro deste ano Kings
Reviw, afirmou exatamente o mesmo. Dentre
outras coisas, disse ele que as novas ideias na
cincia so obstrudas por burocratas do
financiamento de pesquisas e por professores
que impedem seus alunos de ps-graduao de
seguirem suas prprias propostas de
investigao. ao menos alentador perceber
que esta realidade inslita no apenas uma
verso tupiniquim da busca tardia e equivocada
por um lugar o sol no campo acadmico atual,
mas uma deformao que assola tambm os
grandes da arena cientfica mundial. E tambm
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

5/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

constatar que os laureados com a distino do


Nobel tem se percebido disto e denunciado ao
mundo.
De certa forma, todos na academia sabem que
estes sistemas de avaliao acadmicos tm
levado a um produtivismo estril, mas isto no
tem sido suficiente para mudar nem as condutas
pessoais, nem as diretrizes do sistema, porque
a Normose uma doena coletiva, no
individual. Ela advm da necessidade de
legitimao do indivduo frente ao sistema de
regras, normas, valores e significados que se
impe a ele. Por isto que o pesquisador
australiano Stewart Clegg afirmou, certa vez,
que pesquisadores que buscam legitimao
profissional podem com muita facilidade ser
pressionados a aprender mais e mais sobre
problemas cada vez mais desinteressantes e
irrelevantes, ou a investigar mais e mais
solues que no funcionam.
Mas agora me advm uma questo curiosa: por
que tantos Nobis tem denunciado este
sistema? Creio que porque do alto da distino
recebida, eles j no tem mais nenhum
compromisso com a meritocracia acadmica, e
podem falar do dano que ela causa s ideias
realmente inovadoras que, inclusive, podem
levar lurea. Mas tambm porque o Nobel
foge lgica da meritocracia, ele no um
mecanismo meritocrtico, portanto, no
burocrtico. Ele at mesmo poltico, antes de
ser meritocrtico e burocrtico! um
reconhecimento de mrito sem ser uma
cracia. Ou seja, no h, atravs dele, um
sistema de governo das atividades cientficas, e
por isso ele no leva a uma racionalidade
formal, pois ningum em conscincia normal
pautaria sua atividade acadmica quotidiana
pela improvvel meta de, talvez j na velhice,
ganhar o Nobel; e mesmo que tivesse este
excntrico propsito como pauta, teria que fugir
da meritocracia que governa os sistemas
cientficos atuais para chegar a um lugar
reconhecidamente distinto, pois ser normal no
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

6/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

leva ao Nobel.
Mas este no o mundo da vida dos seres
acadmicos de hoje, aqui vivemos em uma
meritocracia burocrtica, e num contexto assim,
pouco adiantam as advertncias da editorachefe da revista Science, Marcia McNutt,
publicados no Estado, de que a cincia
brasileira precisa ser mais corajosa e mais
ousada se quiser crescer em relevncia no
cenrio internacional. Segundo ela, para criar
essa coragem preciso aprender a correr
riscos, e aceitar a possibilidade de fracasso
como um elemento intrnseco do processo
cientfico. Mas quando as pessoas so
penalizadas pelo fracasso, ou so ensinadas
que fracassar no um resultado aceitvel, elas
deixam de arriscar; e quem no arrisca no
produz grandes descobertas, produz apenas
cincia incremental, de baixo impacto, que o
perfil geral da cincia brasileira atualmente,
segundo ela. a Normose acadmica a
brasileira vista de fora.
Somos todos normticos em um sistema
acadmico de formao de pesquisadores e de
produo de conhecimentos que est doente, e
nossa Normose acadmica tem feito naufragar
o pensamento criativo e a iniciativa para o novo
em nossas universidades. Sem eles, porm,
no h futuro significativo para a vida intelectual
dentro delas, nem na cincia nem nas artes.
Texto de Renato Santos de Souza, publicado no
E-Book: NASCIMENTO, L.F.M. (Org.) Lia, mas
no escrevia (livro eletrnico): contos, crnicas e
poesias. Porto Alegre: LFM do Nascimento,
2014.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

7/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

Tags
academia
artigos notveis
universidade

educao

Posts relacionados

Carta
aberta
atriz
global
Dbora
Falabella:
a verdade
sobre a
educao
de Minas
Gerais

Por que
Resposta
Lobo e
Folha de
Roger se
S.Paulo:
transformaramCotas,
em dois
sim!
derrotistas
explcitos?

Faa o
'teste do
pescoo'
e saiba se
existe
racismo
no Brasil

Comentrios
Barbosa
POSTADO EM 03/JUL/2014 S 11:18

Infelizmente estamos vivendo um perodo


"insosso" dentro da Academia... E isso
algo desanimador para quem pretende
continuar estudando, como eu!
Responder

Selton
POSTADO EM 03/JUL/2014 S 11:53

Heidegger fala sobre isso tambm! Quero


dizer, a inautenticidade da vida; que
contrastada com o no ineditismo,leva a
angstia.
Responder

Felipe
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 10:54

Heidegger era um palhao e


http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

8/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

qualquer bobagem que ele falar


se aplica a qualquer coisa, como
qualquer porcaria psicodinmica
que utilizam pra tentar explicar o
comportamento humano por
analogias baratas e ambguas.
Uma coisa no tem nada a ver
com a outra. Se voc quer
entender o fenmeno do
imediatismo e o consumismo
como valores e regras para o ser
humano, bem como as
influncias disso nas mais
diversas esferas: social,
amorosa, acadmica, etc.; ento
voc est lendo os autores
errados.
Responder

Gustavo
POSTADO EM 04/JUL/2014 S
11:51

Felipe, nunca li tanta


besteira, voc sim
deveria ler Heidegger
direito, como eu digo,
no existem filsofos
ruins, o que existe
interpretes ruins.
Diego
POSTADO EM 04/JUL/2014 S
13:48

a um exemplo da
normose.
Carolina Lima
POSTADO EM 04/JUL/2014 S
14:47

"porcaria
psicodinmica" voc
nem sabe do que est
falando!! Bauman ,
Lipovetsky e Levy falam
dos fenmenos
contemporanos, dos
relacionamentos
lquidos, do vazio da
contemporaneidade, do
excesso de informao
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

9/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

e escasssez de
conhecimento. Enfim,
se to dono da
verdade, porque no os
citou? Eu tambm no
rebaixaria grandes
pensadores, que com
suas teorias inspiraram
as mais diversas
esferas da cincia!!
Annimo
POSTADO EM 04/JUL/2014 S
15:00

Hah E quem so os
autores "certos"? rs rs
Ricardo
POSTADO EM 04/JUL/2014 S
15:10

Felipe, no satisfeito
em passar atestado de
ignorncia, resolveu
passar de grosseria
tambm, dupla falta de
educao.
Mrcio
POSTADO EM 07/JUL/2014 S
10:06

Este Felipe um
mestre da ironia.
Conseguiu demonstrar
o que "normose" na
reao a critica que ele
fez a Heidgger. Sem
entrar no mrito se ele
est ou no certo. A
reao a critica chega a
ser comica. Demonstra
que sim, no meio
acadmico existe
certos pensadores que
so intocveis. E quem
critia-os um tolo
Roberto
POSTADO EM 14/AUG/2014 S
00:06

Felipe, ele s falou que


hoje em dia seria mais
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

10/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

difcil de ele comprovar


a sua (dele) teoria "das
partculas"...
Ftima de Assis
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 10:10

Acontece por no se firmarem na


personalidade, por ter receio das crticas,
falta autenticidade, ideal e determinao,
as universidades tm que ser mais
instigantes para estimular a vibrao dos
professores e alunos.
Responder

Keyla Moreira
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 10:56

Peo desculpas antecipadamente pela


ignorncia, mas por que a foto com vrios
rostos de John Malkovich?
Responder

Paulo
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 11:05

uma referncia ao filme "Quero


Ser John Malkovich". Precisa ter
visto o filme p/ entender porque a
imagem foi usada para ilustrar o
texto.
Responder

Fernando Fernandes
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 12:25

uma referncia ao filme "Being


John Malkovich"
http://www.imdb.com/title/tt0120601/
-- onde todos querem ser... John
Malkovich. :) (Bom filme)
Responder

Helke Miller
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 14:48

Jah assistiu ao filme Quero ser


John Malkovich? Eu acredito que
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

11/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

eh para ilustrar o quanto as


pessoas nao tem individualidade
e sempre querem copiar algo ou
alguem.
Responder

Leandra
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 21:17

uma foto de divulgao do


filme "Quero ser John Malkovich".
Responder

Sarah
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 01:26

Poruqe todos querem ser John


Malkovich....
Responder

Caio
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 11:15

Academia nunca foi sinonimo de


criatividade, vejo um tanto de musico,
escritor de bosta na facul que pintam a
cara e postam aquela porcaria de
leminsky soh pq eh curto.
Responder

maria luiza
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 17:09

Sem querer criar polmica, vc


seria capaz de escrever algo
curto que sensibilizasse o leitor
como faz Paulo Leminski?
Responder

Percy de Oliveira
Junior
POSTADO EM 23/JUL/2014 S
13:18

Maria Luiza Sem querer


polemizar, mas
estamos falando da
Academia. O Paulo no
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

12/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

era acadmico, era


poeta e escritor. Nunca
se arvorou de filsofo,
graas a Odin.
Caio
POSTADO EM 17/DEC/2014 S
00:34

Que leitor
sensibilizou??? S os
gua com aucar, pq
nunca sensibilizei por
essa bosta
superestimada.
Adriano Tardoque
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 15:34

Criar uma palavra proibida nos meios


acadmicos. Aquele que busca
especializao garante seu futuro ao se
algemar no orientador e destinar sua vida
e trabalho a este, de quem depender de
corpo e alma para ser alguma coisa. Aps
algumas dcadas, se for do seu interesse
trabalhar por si suas teses e idias, corre
o risco de "ficar mal visto" por no ser um
continuador do que lhe foi "consagrado".
Responder

evelyn s
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 22:20

Brilhante, lucido e corretissimo


comentario, Adriano.
Responder

Percy de Oliveira Junior


POSTADO EM 23/JUL/2014 S 13:15

Concordo plenamente Adriano.


Tenho 62 anos, publicitrio e
resolvi voltar pra Faculdade.
Termino Filosofia no fim do ano.
Fala srio que Filosofia aquilo?
Os professores foram cooptados
pelo sistema. E esto adorando.
T cheio de gente indo tomar
chopp em Berlim, fazendo
doutorado em Kant. Como se
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

13/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

fosse da maior relevncia. Pra


mim, a Filosofia deu um tiro no
p ao EXIGIR que a matria
voltasse grade. Precisaria de
uma reformulao total pra
encantar mais que os quatro ou
cinco de cada sala de aula.
Responder

Fernanda
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 16:25

Arrasou!!
Responder

Rafael
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 16:36

Isso mais que normal, para nossa


sociedade brasileira, que busca no
conhecimento acadmico uma forma de
ascenso social, que no um 'pecado'
mas sua nica vontade. Sendo assim,
na tradio brasileira, no um porque a
academia produzir cultura e
consequentemente conhecimento, mas
ser uma 'indstria' de mo de obra para
nossa sociedade.
Responder

Manuka Fonseca
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 16:54

As faculdades , modelos caa nikes da


estrela, atrapalha e muito o nosso
processo de vida ativa, detona com nossa
autonomia e cria essa doena
generalizada, esse eurocentrismo
generalizado que tira a gente da rua para
aprender o que esta na rua, no soma , s
diminu. Sempre tive dificuldades na
escola, na universidade, entre em 5
cursos diferentes, e desistir de todos por
conta de demasiada burocracia,
desrespeito , preconceitos que
transbordou meu ser e eu desistir de viver
assim. Parabens pelo Texto gente!!!
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

14/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

Responder

Joao
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 19:37

Quem tem problema, a meu ver, eh o


autor deste artigo. Ao invs de propor
solues para o que chama de doena,
fica apenas enchendo o saco, falando que
esta tudo pssimo.
Responder

Anonimo
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 22:41

Querido Joao, ao meu ver, se


algum tem problemas voc. E
adianta propor solues? alis, o
autor quando nos faz pensar
sobre o assunto j esta propondo
uma soluo! A resoluo do
problema inicia pela sua
problematizao. Realmente no
h maus filsofos e sim maus
interpretes, a exemplo vc.
Quanta hipocrisia hem? e sim
est tudo pssimo, at porque se
estive tudo bem com a acadmia
no haveriam tantos ignorantes
com um vasto curriculum e
cheios de opinio, produes
pfias quando no plagiadas, com
um nico intuito, o de
produzir...produzir..produzir....
Responder

Eduardo
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 10:09

Deves reler o artigo, Joo.


Responder

Alexandre Lopes
POSTADO EM 04/JUL/2014 S 19:49

As mais variadas esferas da sociedade


esto massificando-se cada vez mais .
Isso um avano do neoliberalismo rumo
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

15/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

destruio da individualidade e
consecuo da imbecilizao coletiva . A
partir do momento em que a ideologia da
massificao chega ao lugar ao qual
jamais deveria chegar , qual seja ,
universidade , passa a ocorrer um
sentimento de mal-estar no mundo , na
sociedade , na cultura . Uma verdadeira
falta de identidade . A identidade das
pessoas a identidade de todos ,
identidade uniformizada , personalidade
uniformizada . Uma verdadeira patologia
social .
Responder

Fernanda D'Alessandro
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 12:01

Concordo demais, Alexandre!


Sinto que a normose nos cerca
por todos os lados. O pior que
esse comportamento costuma
ser reforado dentro de casa,
pelas prprias famlias. Aqueles
que ousam querer fugir do
padro so extremamente mal
vistos, a no ser que ganhem o
nobel ou alguma visibilidade
atravs de formadores de opinio
(como a Rede Bobo).
Responder

evelyn s
POSTADO EM 07/JUL/2014 S
22:26

Estou de p te
aplaudindo cara
Fernanda. Os
"diferentes" dentro das
familias - no importa a
classe social!!!! sempre so vistos
como "rebeldes sem
causa", problematicos
etc.etcc. uma
chicotada na
criatividade, na
capacidade de pensar
por si, independente
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

16/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

desse ou aquele
sistema.
Higher
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 02:31

Colocao bem infeliz sobre o


"neoliberalismo". S provou a a
sua ignorncia no assunto.
Responder

evelyn s
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 22:23

Concordo plenamente com vc.


Responder

Luke
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 00:27

S no concordo quando se diz que o


Nobel no meritocrtico nem
burocrtico. Na verdade para se decidir
um candidato ao Nobel necessria uma
boa burocracia. Fora a adio do campo
da economia no prmio Nobel por
exemplo, a maior parte dos ganhadores
s esto ganhando lureas por falcias e
repeties complexas, como explica
Nassim Nicholas Taleb em "A Lgica do
Cisne Negro". Um ou outro economista
que uma vez em dcadas que produz algo
interessante, como fez Daniel Kahneman.
O prmio Nobel apesar de ser sim algo
que premia algumas inovaes e feitos
importantes, ainda assim impregnado
com uma dose de normatismo.
Responder

Dija Darkdija
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 04:22

Que artigo perfeito, cara! Eu tava


discutindo EXATAMENTE sobre isso com
uma colega. uma doena que afeta
TODO MUNDO da universidade. Quantas
vezes a gente no fez mais do mesmo s
vezes com o saco cheio ou a falta de
tempo que no permite que a gente
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

17/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

pesquise algo novo?? Ou a gente at tem


vontade de fazer algo diferente, mas os
professores no deixam porque acreditam
que "mais acadmico" manter o
caminho seguro... E mesmo os que
procuram inovar, no inovam l essas
coisas se a gente analisar a fundo. Salvo
raras excees.
Responder

Marcelo
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 08:06

Enquanto a "Papercracia" e a avaliao


quantitativa for o tom da conversa,
estaremos fritos !!... ao mesmo tempo,
ser que s agora as pessoas esto se
dando conta que em pas de terceiro
mundo s pode ter uma academia de 3
mundo???.. velha... montona...
desinteressante... nossa academia
infelizmente medocre. S isso ! Somos
fracos, sem base, pois no tivemos
bibliotecas, acesso a informao,
professores bem intencionados, mas
fracos, sem infraestrutura para pesquisa,
etc, etc, etc.... ou seja, em pas de terceiro
mundo, se gera conhecimento de 3
mundo....salvo alguns que conseguem
projetos milionrios, compram
equipamentos milionrios e do para
pedaos de carne operar achando que
isso fazer cincia... nesse caso, se
escondem atrs de equipamentos e
publicam algo maquiado e que j foi feito a
mais de 30 anos. Minhas sugestes pra
solucionar isso: 1. acabar com a
endogenia; 2. internacionalizar as
universidades; 3. flexibilizar currculos; 4.
acabar com quantificao do
conhecimento; 5. focar na qualificao; 6.
desburocratizar a academia 7. apostar em
centros de pesquisa d everdade (abertos
e no certos feudos !!); 8. incentivar o
intercmbio acadmico; 9. centralizar
esforos e no criar feudos nas
universidades.; 10. reavaliar currculos
urgentemente. 11. acabar com a poltica
de bastidores na Capes e CNPq.... os
amigos do rei... 12. investir 10 vezes mais
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

18/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

em pesquisa ( o que estratgico para o


Brasil ???.... qual a identidade cientfica
do Brasil, ??? existe ??? ou somos meros
papagaios ??)
Responder

Roberto
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 22:13

Marcelo: esqueceu de algo que


garroteia o ser ultraloberal que
o pesquisador: sair dos grilhes
do servio pblico! Quem
discordar diria algo sobre ser
"servidor pblico": trabalhar das
oito as doze e das catorze as
dezoito! Ou isto ou no
servio pblico, sem contar a
burocracia estatal (naturalmente
"normtica" em paralelo) mais a
burocracia acadmica de alto
(departamento--centro---reitoria-CAPES/CNPq/BNDES/etc/REvistas
Indexadas). Quem discorda
desta duplicidade de burocracia?
Responder

Rosangela Maciel
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 10:45

Produtividade X Criatividade Mquina X


Sensibilidade Humana Instituies Burras
X Pensamento Criativo
Responder

Mrio Santiago
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 11:40

Muito bom o texto. Leitura essencial.


Responder

Lusa Ferreira
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 12:30

Ainda estou no Ensino Mdio, mas tenho


me interessado bastante na carreira
cientfica, especialmente no que se refere
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

19/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

astrofsica. desestimulante ver o


caminho que segue a cincia brasileira
nos aspectos ressaltados pelo texto.
Depois de pesquisar um pouco em sites e
ler artigos como esses, me pergunto se
no faria melhor se cursasse uma
engenharia.
Responder

Einstein
POSTADO EM 08/JUL/2014 S 06:30

Se me permite um pitaco, digo


que depende do que queres para
a tua vida e de qual e o teu
"chamado" interior. Ser cientista
nao e para qualquer um e requer
sacrifcio pessoal, que para o
cientista nato ate deixa de ser
sacrifcio, pois que ela(a) nao
consegue conceber sua vida
sem tal envolvimento. Mas
dificilmente sera rico(a),
tambm. Sugiro que nao se
deixe abater por textos assim. Se
fores no rumo da carreira
academica, sera preciso,
primeiro, trilhar um caminho de
aprendizado convencional, com
muita "burocracia" para
"aprender a fazer pesquisa e a
fazer cincia", e para se inserir
numa comunidade que, como
qualquer outra, tem suas regras,
referencias e costumes, e para
ento teres a competncia para
seres mais independente. Muitas
pessoas nao tem pacincia ou
vocao para chegar l, acham
que esto prontas para "inovar" e
serem referencias na rea que
escolheram, desde sempre, o
que e ilusrio. Isso pode ocorrer
por pouco conhecimento sobre
como se faz a boa pesquisa, por
um lado, e por uma viso
distorcida da propria importancia,
por outro. Ha falhas nos
sistemas e mecanismos de
avaliao da produtividade em
pesquisa, sim, mas nao
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

20/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

podemos perder de vista que o


numero de pessoas entrando
nessa rea s cresce, os
recursos so limitados e se faz
necessrio separar o joio do trigo
na hora de reconhecer os
programas de pos graduao e
os projetos de pesquisa que
merecem receber recursos.
Todo sistema tem suas falhas
mas nao ter um sistema nao e
opcao. Algumas supostas
"solucoes" apresentadas por ai
podem parecer lindas na teoria
mas cairiam no primeiro teste de
praticidade, especialmente no
tocante a escala do problema:
nao estamos falando de avaliar
meia duzia de artigos ou
projetos, so milhares... O
sistema as vezes falha em
reconhecer boas coisas, mas
acho que ele acerta mais do que
erra e tambem tem muita gente
que se acha demais, e se sente
prejudicada e preterida nesse
processo e ento ataca o
sistema, ao invs de usar as
criticas e os reveses como
instrumentos de aprendizado e
melhoria pessoais. A realidade
esta longe de ser perfeita mas e
a realidade que temos.
Mudanas podem ocorrer,
devem ocorrer e ocorrem, mas
so de dentro para fora, o que
implica dizer que e preciso entrar
no sistema e entender certas
nuances do seu funcionamento
que nao so visveis de fora, para
ento, gradativamente, operar as
mudanas possveis naquele
momento e que nao tero
consequncias desastrosas,
ainda que inadvertidas, para
coisas que j funcionam bem.
Ficam as dicas. Abrao.
Responder

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

21/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

Adriano Timm
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 13:59

No vejo motivo para esse fenmeno


acarretar to rapidamente em crticas ao
neo-liberalismo e a globalizao e toda
essa lenga-lenga de sempre. No seria
possvel ajustar essa meritocracia para
incentivar a pesquisa em reas diversas?
Na iniciativa privada a meritocracia gera
inovao, por que no na academia? Eu
no consigo concordar com a ideia de
distruibuir dinheiro e tempo livre sem
critrio algum a qualquer terico de ego
inflado que aparea em troca de uma
possibilidade remota e vaga de inovao.
Responder

Denise Salles
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 15:02

Perfeito! Excelente texto!


Responder

Thiago
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 15:54

Existe um sistema para separar o joio do


trigo > o sistema ache que sou joio e eu
queria ser trigo > o sistema ruim > o
sistema doente > aqueles que se
beneficiam do sistema so doentes > ser
trigo ser doente.
Responder

Einstein
POSTADO EM 08/JUL/2014 S 06:31

Exatamente.
Responder

Ravi
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 21:06

Muito bom, precisamos de mais


repercusso sobre o tema para que o
conhecimento comece a gerar mais
mudanas positivas na realidade. Eu sou
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

22/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

graduado em uma federal e vi


pouqussimas pessoas lendo artigos
cientficos para mudar suas realidades,
em geral liam os artigos para saber quem
citar, como citar, a tendencia que a revista
busca e etc... a contra-mo do que
deveria ser.
Responder

Rossana Honorato
POSTADO EM 05/JUL/2014 S 23:15

... Faz tempo que me angustiam


algumas perspectivas acadmicas que
parecem consumar-se entre os pares e
ter em vista o CV. Saber... serve para que
mesmo?
Responder

Dinamara Garcia Rodrigues


POSTADO EM 06/JUL/2014 S 00:06

O pior de tudo que, de fato, a normose


acadmica tem "transformado, nas
ltimas dcadas, docentes e alunos em
burocrticos produtores de artigos,
afastando-os dos reais problemas da
cincia e da sociedade, bem como da
busca por conhecimentos e pensamentos
realmente novos", e, enquanto isso, "La
nave v" e a vida cobra dos acadmicos e
dos indivduos que retomem o fluxo da
vida, a direo da essncia. A meu ver,
cada um de ns ligado s Universidades,
s consegue lutar contra essa doena se
se mantiver conectado prpria essncia
e da vida, preciso deixar que a vida
nos cobre o preo de uma qualidade
verdadeira, preciso que levemos o bvio
em considerao: pesquisadores ou no,
todos iremos morrer. Enquanto isso no
acontece precisamos cuidar do que
realmente interessa, seja na cincia ou
fora dela: a qualidade de vida, de cada um
e da maioria, se possvel a de todos. No
existe qualidade de vida sem afeto. Sendo
assim, acredito que a cincia precise se
voltar imediatamente para os estudos
sobre o afeto. Em todas as reas de
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

23/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

conhecimento e produo faz-se urgente


a reavaliao do que o cartesianismo que teve e tem seus mritos - nos fez, no
intuito de afastar os males da
subjetividade - deixar de lado, ignorar: o
afeto! Afinal, cientistas tambm so
animais, tambm so seres humanos. E a
nossa espcie morre sem afeto tanto
quanto sem gua, sem comida, sem
abrigo. Proponho que busquemos no afeto
a cura para a normose acadmica,
urgentemente! Sem vergonha de assinar
assim <3
Responder

willian
POSTADO EM 06/JUL/2014 S 21:40

Na boa , j havia conversado com


algumas a respeito desse assunto
explicitando ideias parecidas com essa e
muitos me consideraram louco
.Infelizmente as universidades esto
cheias de pessoas preocupadas com o
status da publicao de trabalhos
acadmicos (algumas vezes sem ter
escrito uma linha sequer) do que com o
conhecimento que vo adquirir ao longo
do curso (seja ele Graduao,
Especializao,Mestrado , Doutorado ou
Ps- Doutorado). Essa preocupao com
o status da publicao de artigos e
apresentao de trabalhos em eventos (
Congresso, Seminrio,
Simpsio,Workshop , Semana
Acadmica,Encontros, Exposies e
Feiras) apenas um dos potencias
fatores para a formao de Analfabetos
Funcionais.
Responder

Thiago
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 02:02

Mas o que fazer se estamos presos


rgos comandados por essas diretrizes
? Sem o financiamento a maior parte,
seno toda, da pesquisa acadmica
afunda.
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

24/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

Responder

Mario
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 02:05

Muito importante e reflexivo. Interessante


citarem Heiddeger pela inautenticidade do
sujeito. Alis, o panorama que apresenta o
texto causador de uma perplexidade
filosfica, na qual estagnamos ou
avanamos.
Responder

Aro Alves
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 07:19

Esse no um problema da academia,


um problema de toda a sociedade
contempornea. A "meritocracia" uma
mscara para a lgica hipcrita de nossas
relaes interpessoais. Assim como s
produzimos ou pesquisamos aquilo que
nossos orientador pesquisa, s falamos
ou agimos conforme as convenincias
sociais e polticas de nossos entorno. A
academia apenas um das pontas do
iceberg.
Responder

evelyn s
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 22:28

Concordo.
Responder

Einstein
POSTADO EM 08/JUL/2014 S 06:48

Um mundo sem a meritocracia


seria um mundo onde viadutos
caem, erros mdicos abundam,
decises judiciais so tomadas
que contrariam todo o bom
senso... Ops, parece que j
estamos chegando l!...
Responder

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

25/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

Bruno
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 07:57

Anotado. Prximo!
Responder

C Laranja
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 09:45

Ol sou bolsista doutorado pleno da


Capes. Acho que sim precisamos muito
de artigos assim mas precisamos
tambm destrinchar mais... Que tipo de
cincia estamos falando? Que tipo de
criatividade? A criatividade est sendo
encaixotada dentro do formato de artigos
acadmicos? E que produtividade se
espera? Num periodo em que o governo
brasileiro praticamente duplica a
quantidade de bolsas de estudo fora do
pais (em relao a 10 anos atrs) temos
que potencializar esse espao, disputar
esse espao, e claro, abrir espao como
esse artigo abre para pensar as normoses
que correm soltas no espao acadmico.
O que quer o governo brasileiro com o
clame repetitivo de Dilma pedindo mais
engenheiros? Aqui em Londres numa
recepo da embaixada fomos
absolutamente intrumentalizados (e
rebaixados condio de ovelhas,
mesmo) sob a gide de uma necessria
"inovao" acadmica. literalmente o !
Precisamos de uma produo acadmica
tico-esttica-poltica como j dizia
Guattari
Responder

Roberto Dimas Pinto


POSTADO EM 07/JUL/2014 S 13:06

Infelizmente, essa doena comea j no


presinho. Somos punidos, cada vez que
erramos. Da, o medo de arriscar, de ser
diferente. Existem mesmo a burocracia e
essa tal de meritocracia, mas o pior j foi
feito, por isso, difcil destru-las.
Parabns, mestre! Excelente texto.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

26/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

Responder

Luciana
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 15:06

Ruben Alves tinha razo!!!


Responder

Wadson
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 15:57

Boa tarde. Textos so sempre bons,


quando nos levam ao debate. Importante:
o ganhador do prmio Nobel no falou da
pesquisa no Brasil. Temos que parar com
esta mania de nos menosprezar. O autor
est certo na inteno, pois da forma que
somos avaliados no Brasil e no mundo,
publicar conta muito. Agora devemos
pensar: a academia fundamental para
transmitir informaes cientficas e
discutir cincia. Ns quando estudante
que utilizamos a faculdade ou
universidade como meio para adquirirmos
um documento (diploma) para podermos
disputar uma vaga de emprego, ou para
melhorar o salrio. Da que vem os
abaixo-assinados para tirar um professor,
quando os alunos no tiram a nota que
julgam merecer. Outra coisa importante:
necessrio avaliar o pesquisador, portanto
h necessidade de quantificar seus
esforos. O difcil encontrar a forma
ideal de avaliao. Neste caso, este texto
fundamental, pois faz aquilo que muito
importante no meio cientfico: discutir as
ideias. Abraos
Responder

Dil Maciel
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 15:57

Interessante ver vrios intelectuais


conjecturando sobre uma questo
complicada de se resolver, mas simples
de se explicar: Somos vtimas da
programao mental do sistema que
reduz a capacidade do ser humano a um
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

27/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

nvel mental, espiritual e de conscincia


bem abaixo das nossas capacidades de
evoluo, criao e superao.
Responder

Rodrigo
POSTADO EM 07/JUL/2014 S 17:18

Lastimvel!
Responder

Lena
POSTADO EM 08/JUL/2014 S 12:57

S consigo ver uma coisa em tudo isso,


uma prxima descoberta que ser de
mais um tipo de doena, doena essa que
ser gerada na busca infinita de tentar
bloquear novas doenas. Matemtica pura
tudo isso! E j tem nome faz tempo:
dzima peridica.
Responder

Wilson
POSTADO EM 08/JUL/2014 S 13:35

Gostei dessa polmica, mas estamos


avanando numa discusso vazia, pois
no temos pilares na educao bsica.
Um PM recruta ganha mais que um
professor mestre. Tinha que desabar. No
h nada de novo. No h surpresa.
Responder

diba
POSTADO EM 10/JUL/2014 S 07:32

Descentralizar poder ... autonomia ao


povo ...
Responder

Robson Lopes
POSTADO EM 16/DEC/2014 S 13:25

Basicamente essa Normose est em


http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

28/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

todas as instncias de nossa sociedade,


com o nome de pensamento de grupo,
que simplesmente a pessoa abrir mo
de seu ponto de vista para no entrar em
uma discusso com a maioria, assim
vamos ficando cada vez mais com
pensamento nico, apenas para no
debater sobre ideias ou ideais distintos.
Responder

Jos de Oliveira Luiz


POSTADO EM 17/DEC/2014 S 10:37

Leio, interpreto, represento, atuo, por


pensamentos, palavras e linguagens no
verbais desde 1945, independente, com,
sem, contra, ou apesar das autoridades
civis, militares, eclesisticas,
requerimentos, currculo, projeto,
protocolo. Aposentado, SUS, passe livre,
poeta, ator, escritor, especialista em
atividades inespecficas. E nada tenho a
ver com os "ps ps modernos' titulados
no Estado Merdocrtico de Direita no
Brasil, inserido na Sifilizao Merdocrtica
Planetria, construdas por escravocratas,
racistas, latifundirios, monocultores,
biocidas, homfobos etc.
Responder

Digita teu comentrio

Seu nome
Seu e-mail
O e-mail no ser
publicado.

Enviar comentrio

TOPO DA PGINA

Siga-nos nas redes sociais

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

Desenvolvedor

29/30

18/12/2014

A doena da "normalidade" na universidade

FACEBOOK

GOOGLE +

TWITTER

FEED DE NOTCIAS

Somente a cidadania plena conduz democracia. No h outra forma


de ser cidado que no seja atravs da educao ideolgica e poltica.

Inicial

Contatos

Poltica de privacidade

Pragmatismo Poltico 2009/2014

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/a-doenca-da-normalidade-na-universidade.html

30/30

You might also like