You are on page 1of 10

Histrico do Phila7

Desde a criao do ncleo PHILA7, em 2005 este sempre foi representado pela empresa Basilico Produes e Promoes Artsticas e Culturais Ltda, nome fantasia GAG Grupo de Arte Global. O PHILA7 surgiu no incio de 2005 com o objetivo de pesquisar novas linguagens e diferentes mdias. formado por um ncleo de artistas de diferentes reas: Rubens Velloso, Marcos Azevedo, Mirella Brandi, Beto Matos e Marisa Riccitelli Santana. O PHILA7 trabalha com a imagem e a tecnologia na busca de novos parmetros para uma potica contempornea. A relao entre o corpo presencial e a virtualidade o foco central. Nestes cinco anos o PHILA7 experimentou relaes de contaminao de diversas linguagens artsticas at chegar construo de espetculos onde a internet transformou-se efetivamente em um palco virtual, como na srie Play on Earth. Resultado do interesse na pesquisa e espetculos do PHILA7 so as vrias teses, artigos e estudos que se desenvolvem atualmente: 1. Ana Maria de Bulhes-Carvalho - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Discusso a portas abertas: artes cnicas e novas tecnologias Artigo apresentado no VI Congresso de Pesquisa e Ps-graduao em Artes Cnicas 2010; 2. Rodolfo Arajo Tese de ps graduao sobre Teatro digital com o PHILA7. Participa do ncleo de pesquisa CEPOP-ATOPOS da ECA/USP, dirigido a estudos sobre opinio pblica dos novos contextos digitais. Escreveu o artigo Uma nova dimenso para arte com Teatro digital no site Websinder; 3. Marta Isaacsson professora da Ps-Graduao em Artes Cnicas da Universidade do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPq/ Ministrio da Cincia e Tecnologia,desenvolve investigao sobre a interferncia de novas midias no contexto do teatro. Aps ter reunido registros de produes de grupos do Qubec/Canad,busca atualmente coletar material junto grupos brasileiros, entre eles o PHILA7 4. Jacqueline Rodrigues de Souza Raymundo Teatro digital: Fronteiras da cena contempornea na era das novas tecnologias Tese de Mestrado sendo desenvolvida no CLA Programa de Ps Graduao Mestrado em Teatro pela UniRio. 5. Livro Eletrnico de Lngua Portuguesa , Editora COC, Captulo sobre Novos Caminhos da Arte Whats Wrong with the World, publicado no segundo semestre de 2009.

Com seu primeiro espetculo, Galileo Galilei, o PHILA7 experimentou a convergncia de linguagens ao montar o texto clssico de Brecht com projees videogrficas que criavam diferentes camadas de encenao e uma trilha sonora realizada ao vivo pela Orquestra de Cmara da USP. Realizado no Teatro Alfa, em So Paulo, com Paulo Csar Perio como Galileu. 1

Em julho de 2005, o PHILA7 aprofunda as relaes de sua dramaturgia com o universo miditico com o texto A Verdade Relativa da Coisa em Si de Beto Matos e Marcos Azevedo. No final deste mesmo ano o texto ganha o Prmio Funarte de Dramaturgia-2005.

Em 2006, com seu segundo espetculo, Play on Earth, o PHILA7 tornou-se pioneiro no uso da Internet para a criao e apresentao de uma pea teatral que uniu trs elencos em trs continentes simultaneamente: Phila7 em So Paulo, Station House Opera em NewCastle na Inglaterra e Cia Theatreworks em Cingapura. Trs audincias, cada uma em sua cidade, assistiram as atuaes no palco e nas telas que constituam um quarto espao imaginrio.

Em 2006, convidado pelo Ita Cultural, o PHILA7 integra as atividades do Emoo Art.ficial 3.0 com o espetculo A Verdade Relativa da Coisa em Si, com a participao especial de Jos Mojica Marins (Z do Caixo) ao vivo pelo Skype. Em 2007, o PHILA7 inaugura sua sede em So Paulo, o GAG Grupo de Arte Global (www.gag.art.br) - um plo agregador e irradiador dos novos cruzamentos da arte contempornea. O GAG nasce para dar concretude um processo de interlocuo entre projetos culturais, artsticos e tecnolgicos.

Neste ano estreou o espetculo mutimdia FEBRE, em co-produo com Ncleo DRAMAX* , texto e direo de Marcos Azevedo, no GAG. A pea recontextualiza os conceitos de imperialismo, guerra e terrorismo, numa escala familiar, micro-csmica, traando um paralelo com Orstia de squilo.

Ainda em 2007 inaugura o projeto RODA: cruzamento do corpo com diferentes mdias e a experimentao de novas linguagens artsticas envolvendo a utilizao da tecnologia digital como suporte. Com curadoria de Mara Spanghero e do PHILA7, RODA contou com 16 obras e 22 artistas de diferentes partes do pas.

Em 2008, encenou na OI FUTURO, no Rio de Janeiro, Whats Wrong with the World? da srie Play on Earth, um espetculo ao vivo entre Brasil (Rio de Janeiro) e Inglaterra (Londres). Linkados pela Internet em tempo real, atores brasileiros e ingleses contracenaram, fazendo do mundo seu palco numa proposta marcada pelo ineditismo de linguagem e estrutura dramtica. Nesse mesmo ano recebe da Secretaria de Cultura do Estado de So Paulo o Prmio Estmulo de Novos Textos de Dramaturgia para desenvolvimento do texto Para Alm da Fresta de Beto Matos. O texto parte do confronto histrico da Praa da Paz Celestial em Pequim em 1989 para tratar das questes da alteridade.

Em Junho de 2009 estreia WeTudo - DesEsperando Godot, espetculo que estreou no GAG e participou do projeto Zona de Risco do Centro Cultural So Paulo. Neste espetculo o pblico participa ativamente, seja presencialmente (convidado a trazer seus computadores e celulares), seja virtualmente, atravs da internet.

Em 2009, como resultado destes cinco anos de pesquisa, o Phila7 foi indicado para o Prmio Srgio Motta de Arte e Tecnologia. O espetculo do Phila7, Alice Atravs do Espelho estreou em abril de 2010 e faz temporada at julho no SESI SP, no Centro Cultural Ruth Cardoso, espao Mezanino com o Ncleo Experimental do SESI. E de agosto a setembro no Teatro do SESI em SP.

A Companhia tambm estreou em em julho de 2010 o espetculo O Homem da Camisa Branca Para Alm da Fresta no Festival Conexo XXI em Joo Pessoa, Paraba. Produziu tambm em 2010 dois espetculos internacionais de dana Conjunto di Nero de Emio Greco|PC e Royal Dance do grupo Moare Danza para a Mostra SESC de Artes 2010. O Phila7 foi premiado ainda pelo edital PROAC da Secretaria Estadual de Cultura de So Paulo para a montagem do texto indito Fausto ComPacto de Marcos Azevedo, com estria prevista em maio de 2011. Em setembro de 2011 estreou o espetculo Crush no SESC Araraquara.

Currculo individual dos componentes do Phila7


Rubens Velloso Rubens Velloso atuou e atua nas mais diversas reas artsticas, do teatro ao cinema, passando pela msica e artesplsticas. Entre suas principais realizaes para o teatro encontram-se encenaes como O Crculo de Giz Caucasiano, A Alma Boa de Setsuam, Terror e Misria no III Reich, todas de Bertold Brecht. Explorou as diversas formas do teatro de vanguarda juntamente com o diretor Joe Chaikin, do grupo americano Open Theatre. Em 2000 dirigiu a cantata cnica Carmina Burana, de Karl Orff, e Il Guarani, de Carlos Gomes, ambas no Theatro Municipal de So Paulo. Em 2002, dirigiu o espetculo El Amor Brujo, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. Dirigiu o espetculo Galileu Galilei de Bertold Brecht em abril de 2005. Desde 2006 co-fundador do Phila7. Convidado pelo produtor Eduardo Bonito, em 2006, dirige no Brasil o espetculo Play on Earth em parceria com Julian Maynard-Smith (Inglaterra) e Jeffrey Tan (Cingapura). Dirigiu ainda A Verdade Relativa da Coisa em Si, e RODA. Em 2008, dirige o espetculo Whats Wrong with the World? em parceria com Julian Maynard-Smith (Inglaterra) no Teatro OI Futuro no Rio de Janeiro. Em 2009 dirigiu o espetculo do Phila7 WeTudo DesEsperando Godot e em 2010 foi responsvel pela direo de 24 programas educacionais para o MEC chamado Fsica Vivencial e pela direo do espetculo Alice atravs do espelho com o Ncleo experimental do SESI com temporada no SESI-SP. Foi tambm responsvel pela dramaturgia, sempre em parceria com Beto Matos e Marcos Azevedo, dos seguintes espetculos do Phila7: Play on Earth, RODA, Whats Wrong with the World, WeTudo DesEsperando Godot e Alice Atravs do Espelho.

Beto Matos Formado em Artes Cnicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1988/92), trabalhou na Companhia do Lato (2002-04), com a qual montou Auto dos Bons Tratos e Mercado do Gozo, com dramaturgia coletiva da Cia. e direo de Srgio Carvalho e Mrcio Marciano. Integrante do Phila7 desde sua fundao em 2005, tem trabalhado como ator e autor teatral. Atuou e participou da adaptao do texto de Bertolt Brecht Galileu Galilei (2005) na encenao dirigida por Rubens Velloso no Teatro Alpha em So Paulo; atuou e participou da dramaturgia brasileira em Play on Earth (2006), espetculo pioneiro no uso da Internet para a criao e apresentao de uma pea teatral que uniu trs elencos em trs continentes simultaneamente: Phila 7 em So Paulo, Sation House Opera em New Castle (Inglaterra) e Cia Theatreworks em Cingapura. Trs audincias, cada uma em sua cidade, assistindo s atuaes em tempo real, formaram um quarto espao imaginrio. 5

Foi contemplado com o Prmio FUNARTE de dramaturgia/2005 com o texto A Verdade Relativa da Coisa em Si, em co-autoria com Marcos Azevedo, produzido e apresentado pelo Phila7 em So Paulo no evento Emoo Art.ficial no Ita Cultural em 2006 e no Teatro Srgio Cardoso. Tambm pelo Phila7, fez a dramaturgia do espetculo OP1, projeto selecionado para o Rumos-dana do Ita Cultural -2007 e para as viagens do SESI-dana 2007. Em 2008 participou como ator e dramaturgo do espetculo on-line, entre Brasil e Inglaterra, Whats Wrong with the World?, da srie Play on Earth, no teatro da Oi Futuro no Rio de Janeiro. Em 2009, com a Cia Phila7, participou do evento Zona de Risco, no Centro Cultural So Paulo com o espetculo WeTudo DesEsperando Godot, escrito em parceria com Marcos Azevedo. Seu ltimo trabalho em dramaturgia Alice Atravs do Espelho em parceria com Rubens Velloso e Marcos Azevedo pelo Phila7, que fez temporada no no espao Mezanino e no Teatro do SESI da Av, Paulista em So Paulo. Recebeu o Prmio estmulo de novos textos de dramaturgia de teatro 2008 da Secretaria de Estado da Cultura de SP para escrever o texto Para Alm da Fresta, espetculo que estreou no FESTIVAL Conexo XXI na Paraba com o nome de O Homem da Camisa Branca (2010). Participou ainda, como ator, de diversas montagens teatrais em So Paulo, entre elas: Ricardo II (1992) com direo de Mrcio Aurlio; Pricles, Prncipe de Tiro (1995) e Rei Lear (1996), ambas com direo de Ulysses Cruz; "Nostalgia" (2001) de Felipe Hirsh no Teatro Popular do SESI com a Sutil Cia de Teatro; A Ilha de Ouro (2001), premiado musical infantil de Simoni Boer, com direo de Gustavo Kurlat e O Veneno do Teatro de Rodolf Sirera com direo de Bartholomeu de Haro, que estreou na Caixa Cultural S, em So Paulo (2007) e fez curta temporada em maio de 2008 no teatro da Caixa em Curitiba. Sob a direo de Luiz Villaa, participou do Longa metragem Cristina Quer Casar (2003), e dos curtas Anya de Joo Paulo Rezek e Olhos de Fuligem de Denise Vieira Pinto. Em TV atuou nos programas Retrato Falado, Fazendo Histria e lbum de Casamento, todos na TV Globo. Seu ltimo trabalho em TV foi na mini-srie Maysa de Manoel Carlos, com direo de Jayme Monjardim, em 2009.

Marcos Azevedo Marcos Azevedo, ator, diretor, dramaturgo e arte-educador. Possui licenciatura plena em Educao Artstica com especializao em Artes Cnicas (Centro Artstico-Musical de Santos, CARMUS). Cursou a Escola de Arte Dramtica - EAD (ECA/USP). Concebeu Caliban (solo/autor e ator)., dirigido por Eduardo Bonito, e estreou no Edimburgh Festival/ Esccia no C Venues (agosto/97), seguido de uma temporada no Riverside Studios/ Londres (setembro/97) com apoio do Conselho Britnico e do Ministrio da Cultura. Calibanrecebeu crticas positivas dos jornais THE TIMES, THE SCOTSMAN, THE STAGE e da BBC. O texto foi objeto de trs teses acadmicas no Brasil e E.U.A. Entre 1994 e 2002 integrou a Cia de pera Seca, dirigida por Gerald Thomas, e atuou em Deus ExMquina, Ventriloquist, Nietzsche contra Wagner (NXW), Nowhere Man (Brasil e Crocia/ Festival Eurokaz), Unglauber, Imprio das Meias Verdades, The Flash and Crash Days ( Trilogia da 6

Besta/ Portugal), Os Reis do I-I-I, Don Juan, O Co Andaluz, Prncipe de Copacabana e Tragdia Rave. Participou tambm de MacBeth com direo de Ulysses Cruz, Conclio do Amor (Das Liebs Council) com direo de Gabriel Vilella (pelo Grupo de Arte Boi Voador), Laranja Mecnica (Clockwork Orange) e Woyzeck, ambas dirigidas por Olair Coan, Grog de Poesia co-direo de Eduardo Bonito com Cintia Alves, Henrique VIII sob direo de Ana Portich, Avalanche (Hurly Burly) com direo de Ivan Sugahara e Ptria Armada de Leonardo Neto e Rodrigo Pitta. Em cinema atuou em: Carandiru de Hector Babenco e O Invasor de Beto Brant. Em TV participou de Maysa de Manoel Carlos e Jayme Monjardim na Rede Globo e Valor de Troca dirigido por Srgio Carvalho na TV Cultura. Atualmente est junto ao Phila7, desde sua fundao em 2005, quando integrou o elenco de Galileu Galilei sob direo de Rubens Velloso,. co-autor (junto com Beto Matos) do texto A Verdade Relativa da Coisa em Si PRMIO FUNARTE DE DRAMATURGIA/2005- alm de atuar no espetculo, selecionado para a Mostra Emoo Art.Ficial no Ita Cultural . Em 2006 participou da montagem internacional de Play on Earth com o Phila 7, como ator e dramaturgo, em parceria com o Station House of Opera de Londres e o TheatreWorks de Singapura. Em 2007, a inaugura o GAG (Grupo de Arte Global), sede do Phila 7 onde, como diretor do Ncleo DRAMAX*, encenou seu texto indito FEBRE. Ainda com o Phila7 ,em 2008 participou como ator e dramaturgo do espetculo on-line Whats Wrong with the World?, da srie Play on Earth, entre Brasil e Inglaterra. no teatro da Oi Futuro no Rio de Janeiro. A pesquisa pioneira do Phila7, no cruzamento entre arte e novas tecnologias de comunicao, reverbera em teses acadmicas e matrias internacionais. Hoje, dramaturgo e ator de WeTudo Desesperando Godot, novo projeto de pesquisa do Phila7, participa do projeto Zona de Risco no Centro Cultural So Paulo. Em 2009 foi convidado a escrever para a mostra BRANDO: O Ator no Cinema e publica seu artigo Mquina Brando Uma Crtica Impossvel, pela Caixa Cultural no Rio de Janeiro. Ainda este ano, tambm foi convidado pela direo do Shakespeare Electronic Archive do MIT (Massachusstes Insitute of Technology) para integrar o projeto Global Shakespeare. Os registros de seu Caliban passam a integrar os arquivos digitais de Shakespeare in Performance in Brazil. Em 2010 estrear o longa metragem Linha de Fuga de Alexandre Stockler e o solo-performance Nomad-e, seu novo projeto cnico transdisciplinar.

Mirella Brandi Diretora artstica, curadora, artista plstica e designer de iluminao desde 1990. Formada em artes plsticas, artes cnicas e design de luz. Como designer de luz trabalhou em inmeras exposies e projetos experimentais. Desenvolveu ainda, projetos de shows, peras e peas de teatro para diversos diretores: Roberto Lage, Ulysses Cruz, Arnaldo Jabor, Gianni Ratto e Fernando Bicudo, Wolf Maia, entre outros. Vencedora do prmio PANAMCO de iluminao. Scio-fundadora do GAG-Phila7, ncleo de pesquisa e desenvolvimento de projetos artsticos que unem arte e suportes digitais com a contaminao de linguagens artsticas distintas. Em 5 anos de existncia o Phila7 j objeto ou faz parte de vrias teses de ps-graduao, artigos e estudos.

Esto entre os ltimos projetos: a Concepo e Direo Artstica do espetculo OP1 subsidiado pelo Ita Cultural e vencedor do panorama SESI de dana contempornea, fez apresentaes em So Paulo, Rio de Janeiro e Montreal; Direo de Arte nos espetculos Para Alm da Fresta, Nmades e Fausto ComPacto; Designer de Luz nos projetos Play on Earth e Whats Wrong with the World, espetculos realizados em real time entre 3 diferentes pases e do projeto Zona de Risco no CCSP. Curadoria e direo artstica do Coletivo Pocket projeto de msica contempornea e novos desdobramentos artsticos e o eXperimenta, exposio que rene diversos artistas ligados arte contempornea para mostrar obras em desenvolvimento individual com resultado coletivo. Concepo da Instalao interativa NoBody.

Marisa Riccitelli Santana Formada em Cincias Sociais e Economia pela PUC de So Paulo e com licenciatura plena, trabalhou por cinco anos na Escola de alfabetizao de Adultos MTHODO, como coordenadora pedaggica. Por 12 anos trabalhou como diretora administrativa na empresa Artenafex, em So Paulo, atendendo a importantes clientes como Volkswagen, Embraco, Fiat do Brasil, Multibrs, General Motors, e Sogefi. Com larga experincia administrativa, em 1998 se associou a empresa de produo cultural Ato Primo fazendo a direo de produo de importantes espetculos tais como Carmina Burana no Via Funchal, pera Guarani no Theatro Municipal de So Paulo, Abertura da Temporada de 2001 do TMSP, com o espetculo Mulheres de Verdi, a pera Os Contos de Hoffmann, com direo cnica de Iacov Hillel e direo musical de Lus Malheiros com estria no auditrio Cludio Santoro no festival de Campos de Jordo, produziu o espetculo de reinaugurao do rgo Tamborini do Theatro Municipal de SP, tendo a oportunidade de trabalhar com os melhores diretores e Maestros tais como Naun Alves de Souza, Rubens Velloso, Iacov Hillel. , J. de Andrade, Mto. Samuel Kerr, Mrio Zaccaro, Jlio Medaglia, Mto. Ripper, Gil Jardim. De 2002 a 2005, retomando as atividades na rea de educao, foi diretora Administrativa da Orquestra de Cmera da Universidade de So Paulo e fez a direo de produo de importantes projetos tais como: ABC Musical com Nana Vasconcelos e OCAM, com direo cnica de Rubens Velloso e direo musical do Maestro Gil Jardim no Parque Ibirapuera e no Teatro Santa Cruz em SP, Galileu Galilei de B.Brecht no Teatro Alfa de So Paulo, Mandinga, monlogo de Ana Souto, no Teatro Satyros, Nervos de Deus no Sesc Pompia, pea de Eugnia de Andrade, Peabir em Campo Grande com Maestro Ripper e Intrpida Trupe, direo de produo do premiado CD Villa-Lobos em Paris com direo musical do Maestro Gil Jardim. Produziu o espetculo de ballet para o ano Brasil Frana, apresentado em junho de 2005 no Carreau du Temple na Frana, com direo de Marlia de Andrade. De 2002 a 2006 foi Coordenadora responsvel pelo programa educacional Arte e Criatividade, no Instituto Po de Acar de Desenvolvimento Humano. O curso tinha como objetivo desenvolver a sensibilizao para as artes e promover a ampliao cultural, atravs das disciplinas de Artes Plsticas, Arquitetura e Urbanismo, Cultura Brasileira, Artes Cnicas e Literatura. A Estrutura: envolvia uma equipe de 18 professores, 06 monitores, 01 coordenador administrativo e as aulas eram ministradas nas Casas do Instituto em So Paulo, Santos, Osasco, So Caetano e Rio de Janeiro. Ao final de 05 anos, atendemos 5000 jovens na faixa de 12 a 17 anos. 8

Scia-fundadora do GAG-Phila7, fez a direo de produo de todos os espetculos da companhia desde sua criao em 2005 tais como Play on Earth no Teatro UNIP com duas companhias estrangeiras: Station House pera de Londres e Theatreworks de Singapura. No mesmo ano produziu o espetculo A Verdade Relativa da Coisa em si de Beto Matos e Marcos Azevedo dentro do Festival Emoes Artificiais 3.0 do Ita Cultural em SP, ganhador do premio de Dramaturgia pela Funarte. Em 2007 o espetculo de dana OP1 de Mirella Brandi, contemplado pelo Rumos Dana Ita Cultural a remontagem da pea A Verdade Relativa Da Coisa Em Si no Teatro Sergio Cardoso, o Festival RODA no espao do GAG entre outros. Em 2008 fez a direo de produo do espetculo da Cia Phila7 Whats Wrong with the World?, dentro da srie Play on Earth, em conjunto com a Companhia Inglesa Station House Opera e produziu o CD gua de Fonte de Claudia Riccitelli e Nahim Marun. Em 2009 produziu o espetculo WeTudo DesEsperando Godot e em 2010 a pea Alice atravs do Espelho no SESI-SP, O Homem da Camisa Branca e Wetudo DesEsperando Godot no Festival de Artes Cnicas da Paraba. A srie Play on Earth hoje objeto de Tese de Mestrado na Universidade de So Paulo, na Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelo ineditismo de sua linguagem. A partir de 2008 passou a produzir o Festival Dana e Foco em So Paulo e em 2010 produziu dois espetculos de dana internacionais: Conjunto di Nero de Emio Greco & Pieter Scholten e Royal Dance da Cia Moare Danza, dentro da Mostra de Artes do SESC 2010.

You might also like