You are on page 1of 13

I

Cultura: urn conceito reacionario]



o conceito de cultura e profundamente reacionano. E uma maneira de separar atividades semioticas (atividades de orientacao no mundo social e cosmico) em esferas, as quais os homens sao remetidos. Tais atividades, assim isoladas, sao padronizadas, institufdas potencial ou realmente e capitalizadas para 0 modo de semiotizacao dominante - ou seja, simples mente cortadas de suas realidades politicas.



Toda a obra de Proust gira em torno da ideia de que e impassive! autonomizar esferas como a da rmisica, das artes plasticas, da literatura, dos conjuntos arquitetonicos, da vida microssocial nos saloes ...



A cultura enquanto esfera autonoma s6 existe a nfvel dos mercados depoder, dos mercados economicos, e nao a nfvel da producao, da criacao e do consumo real.



o que caracteriza os modos de producao capitalisticos 1 e que des nao funcionam unicamente no registro dos valores de troca, valores que sao

1. Guattari acrescenta 0 sufixc -istico" a "capitalista" por the parecer necessaria criar urn termo que possa designar nao apenas as sociedades qualificadas como capitalistas, mas tambem setores do "Terceiro Mundo" ou do capitalismo ·periterico·, assim como as economias ditas socialistas dos parses do leste, que vivem Duma especie de dependencia e contradependencia do capitalismo, Tais sociedades, segundo Guattari, em nada se diferenciariam do ponto de vista do modo de produ~ao da subjetividade. Elas funcionariam segundo uma mesma cartografia do desejo no campo social, uma mesma economia libidinal-FUtiea. {O Jeitor reencontrara essa terndtica, desenvolvida em diferentes direcoes, ao longo do livro.

15

da ordem do capital, das semi6ticas monetarias ou dos modos de financiamento. Eles funcionam tambem atraves de urn modo de controle da subjetiv~o, que eu cham~ de "cultura de equivalencia" ou de "sistemas de equivalencia na esfera da cultura". Desse ponto de vista 0 capital funciona de modo complementar a cultura enquanto conceito de equivalencia: 0 capital ocupa-se da sujei~o economica, e a cultura, da sujei~o subjetiva. E quando falo em sujei~ao subjetiva nio me refiro apenas a publicidade para a producao e 0 consumo de hens. £ a propria essencia do lucre capitalista que nao se reduz ao campo da mais-valia economic«: ela esta tambem na tomada de-poder de subjetividade.



Cuitura de massa e singuiaridade 2

poderfamos chamar de "processes de singulariztlfoo": uma maneira de recusar todos esses modos de encodifi~o preestabelecidos, todos esses modos de manipula~ao e de telecomando, recusa-Ios para construir, de certa forma, modos de sensibilidade, modos de rela~o com 0 outro, modos de producso, modos de criatividade que produzam uma subjetividade singular. Uma singularizacso existencial que coincida com um desejo, com um gosto de viver, com uma vontade de construir 0 mundo no qual nos encontramos, com a instaura!;ao de dispositivos para mudar os tipos de sociedade, os tipos de valores que nio sao os nossos. Ha assim algumas palavras-cilada (como a palavra cultura), n~Oes-anteparo que nos impedem , de pensar a realidade dos processos em questao .

A palavra cultura teve varios sentidos no decorrer da Hist6ria: seu sentido mais antigo e 0 que aparece na expressao "cultivar 0 espirito ". Vou designa-la "sentido A" e "ctdtura-oalor", por corresponder a um julgamento de valor que determina quem tem cultura, e quem nao tem: ou se pertence a meios cultos ou se pertence a meios incultos. 0 segundo micleo semsntico agrupa outras significa~Oes relativas a cultura. Vou designa-lo "sentido B". E a tfcultura-alma coletioa", sinonimo de civiliza!;ao. Desta vez, ja nio ha mais 0 par "ter ou nao ter": todo mundo tern cultura. Essa e uma cultura muito democratica: qualquer um pode reivindicar sua identidade cultural. E uma especie de "a priori" da cultura: fala-se em cultura negra, cultura underground, cultura tecnica, etc. E uma especie de alma um tanto vaga, dificil de captar, eque se prestou no curso da Hist6ria a toda especie de ambigiiidade, pois e uma dimensao semantica que se encontra tanto no partido hitleriano, com a nocso de volk (povo), quanta em numerosos movimentos de emancipacao que querem se reapropriar de sua cultura, e de seu fundo cultural. 0 terceiro niicleo semantico, que designo "C", corresponde a cultura de mass a e eu o chama ria de "cultura-mercadorla", Ai ja nao hi julgamento de valor, nem territ6rios coletivos da cultura mais ou menos secretos, como nos sentidos A e B. A cultura sao todos os hens: todos os equipamentos (casas de cultura, .etc.), todas as pessoas (especialistas que trabalham nesse tipo de equipamento), todas as referencias te6ricas e ideol6gicas relativas a esse funcionamento, enfim, tudo que contribui para a producao de objetos semi6ticos (Iivros, filmes, etc.), difundidos num mercado determinado de circulacao monetaria ou estatal. Difunde-se cultura exatamente como CocaCola, cigarros "de quem sabe 0 que quer", carras ou qualquer coisa.

Retomemos as tres categorias. Com a ascensao da burguesia, a culturavalor parece ter vindo substituir outras n~Oes segregativas, antigos sistemas de segrega~o social da nobreza. Ja nao se fala mais em pessoas de qualidade: 0 que se considera e a qualidade da cultura, resultante de determinado trabalho. E a isso que se refere, por exemplo, aquela f6rmula de Voltaire, especie de palavra de ordem no final de Candide: "Cultivem seus jardins". As elites burguesas extraem a legitimidade de seu poder do fato de terem feito certo tipo de trabalho no campo do saber, no

o titulo que propus para este debate na Folba de Sao Paulo foi "Cultura de massa e singularidade". 0 titulo reiteradamente anunciado foi "Cultura de massa e individualidade" - e talvez esse nao seja um mero problema de tradu~o. Talvez seja diflcil ouvir 0 termo singularidade e, nesse caso, traduzi-lo por individualidade me parece colocar em jogo uma dimensao essencial da cultura de massa. E exatamente este 0 tema que eu gostaria de abordar hoje: a cultura de massa como elemento fundamental da It prodt/foo de sub;etividade capitalistica":

Essa cultura de massa produz, exatamente, individuos; individuos normalizados, articulados uns aos outros segundo sistemas hierarquicos, sistemas de valores, sistemas de submissao - nao· sistemas de submissso visiveis e explicitos, como na etologia animal, ou como nas sociedades arcaicas ou pre-capitalistas, mas sistemas de submissao muito mais dissimulados. E eu nem diria que esses sistemas sao "interiorizados" ou "internalizados" de acordo com a expressao que esteve muito em yoga numa certa epoca, e que implica uma ideia de subjetividade como algo a ser preenchido. Ao contrario, 0 que ha e simplesmente uma produ~ao de subjetividade. Nao somente uma producao da subjetividade individuada _. subjetividadedos indivfduos - mas uma producac de subjetividade social, uma producao da subjetividade que se pode encontrar em todos os nfveis da producao e do consumo. E mais ainda: uma producao da subjetividade inconsciente. A meu ver, essa grande fabrica, essa grande maquina capitalistica produz inclusive aquilo que acontece conosco quando sonhamos, quando devaneamos, quando fantasiamos, quando nos apaixonamos e assim por diante. Em todo caso, ela pretende garantir uma fun~ao hegemonies em todos esses campos.

=' -,

A essa maquina de producao de subjetividade eu oporia a ideia de

que e possfvel desenvolver modos de subjetivacao singulares, aquilo que

2. TItulo de uma mesa-redonda promovida pel. Falbo de Silo Paulo em 3 de setembro de 1982, com • partici~ de F. Guattari, !.aymert G. dos Santos, Jose Miguel Wisnik, Modesto Carone e Arlindo Machado. 0 texto que se segue e urn. montagem: ele inclui a transcricao da faIa de Guattari nesse evento, al6n de idCias esparsas, ~r ele colocadas em outras ocasiaes no decorrer de sua viagem 80 Brasil. As falas dos danais parllcipantes da mesa-redonda em questjo, bem como ~ do debate, encontram-se espalhados pelo livro.

16

17

campo das artes, e assim por diante. Tambem essa n~ao cultura-valor tem diversas acepcoes. Pode-se toma-la como uma categoria geral de valor cultural no campo das elites burguesas, mas tambem se pode usa-Ia para designar diferentes nfveis culturais em sistemas setoriais de valor - aquilo que faz com que se fale,: por exemplo, em cultura classica, cultura cientifica, cultura artfstica.

E ai, passo a passo, vai-se chegando a defini~ao B, a da cultura-

, alma, que e uma n~ao pr>eudocientffica, elaborada a partir do final do seculo XIX, com 0 desenvolvimento da antropologia, em particular da antropologia cultural. No infcio, a n~ao de alma coletiva e muito proxima de uma no~ao segregativa e ate racista; grandes antropologos como LevyBruhl e Taylor reificam essa n~ao de cultura. Fala-se, por exemplo, que as sociedades primitivas tem uma concepcao animista do mundo, uma "alma primitiva", uma "mentalidade primitiva" - n~oes que servirao para qualificar modos de subjetivacao que, na verdade, sao perfeitamente heterogeneos. E, depois, na evolucao das ciencias antropologicas, com 0 estruturalismo e 0 culturalismo, houve uma tentativa de se livrar desses sistemas de apreciacao etnocentricos, A corrente culturalista e muito diversificada no que diz respeito a essa tentativa. Alguns continuaram a ter uma vi sao etnocentrica. Outros, em compensacao, como Kardiner, Margareth Mead, Ruth Benedict, com nocoes tais como "personalidade de base", "personalidade cultural de base", «pattern cultural", quiseram livrar-se do etnocentrismo. Mas, no fundo, pode-se dizer que se essa tentativa consistiu em sair do etnocentrismo - renunciar a uma referencia geral em relacao a cultura branca, ocidental, masculina, etc. - ela, na verdade, estabeleceu uma especie de policentrismo cultural, uma especie de multiplicacao do etnocentrismo.

Essa "cultura-alma", no sentido B, consiste em isolar 0 que chamarei de uma esfera da cultura (0 dominie do mito, do culto, da numeracao, etc.) a qual se oporao outros niveis tidos como heterogeneos. Por exemplo, 0 campo do politico, 0 campo das relacoes estruturais de parentesco, tudo aquilo que diz respeito a economia dos bens e dos prestigios, etc. E assim acaba-se desembocando numa situacao em que se separa aquilo que eu chamaria de atividades de semiotizacao, numa esfera que passa a ser designada como :; da cultura. E a cada alma coletiva (os povos, as etnias, os grupos sociais) sera atribufda uma cultura. No entanto, esses povos, etnias e grupos sociais nao vivem essas atividades como uma esfera separada. Da mesma maneira que 0 burgues fidalgo de Moliere descobre que ele "faz prosa " , as sociedades primitivas descobrem que " fazem cultura"; elas sao informadas, por exemplo, de que fazem rmisica, danca, atividades de culto, de mitologia, etc. E descobrem isso sobretudo no momento em que pessoas vern lhes tomar a producao para expo-la em museus ou vende-la no mercado de arte ou para inseri-la nas teorias antropologicas cientfficas em circulacao, Mas elas nao fazem nem cultura, nem danca, nem rmisica. Todas essas dimensoes sao inteiramente articuladas

umas as outras num processo de expressao, e tarnbem articuladas com sua maneira de produzir hens, com sua maneira de p:oduzir relacoes ~oci~is. Ou seja, elas nao assumem, absolutamente, essas diferentes categorizacoes que sao as da antropologia. A situacao e identica no. caso da. pr??u?ao de urn Individuo que perdeu suas coordenadas no SIstema pSIqUl.atnco, ou no das criancas antes de sua integracao ao sistema de escola:lza~ao. Elas brincam articulam relac;Oes sociais, sonham, produzem e, mars cedo ou mais tarde vao ter que aprender a categorizar essas dimensoes de semiotizacao no campo social normalizado. Agora e hora de brincar, agora e hora de produzir para a escola, agora e hora de sonhar, e assim por diante.

]a a categoria cultura-mercadoria - 0 terceiro micleo de sentido - se pretende muito mais objetiva: cultura aqui nao e fazer teoria, mas produzir e difundir mercadorias culturais, em prindpio sem levar em consideracao os sistemas de valor distin=vos do nivel ~ (cultu,ra-~alor) . e s.e~ se preocupar tampouco com aquilo que eu chamaria de nrveis terrrtonars da cultura, que sao da alcada do myel B (cultura-alma). Nao se trata de uma cultura a priori, mas de uma cultura que se produz, se reproduz, se modifica constantemente. Assim sendo, pode-se estabelecer uma especie de nomenclatura cientffica, para tentar apreciar 0 que e, em termos quantitativos, essa producao de cultura. Ha grades -muito eIaboradas (~e?so naquelas que estiio em curso na Unesco), nas quais se pode class.lficar os niveis culturais das cidades, das categorias sociais, e assim por diante, em func;ao do Indice, do mimero de livros produzidos, do mimero de filmes, do mimero de salas de uso cultural, etc.

A minha ideia e que esses tres sentidos que apareceram sucessivamente no curso da Historia continuam a funcionar, e ao mesmo tempo. Ha uma complementaridade entre esses tres tipos de nueleo: semantic~s. A producao dos meios de comunicacao de massa, a producao da subjetividade capitalistica gera uma cultura com vocacao universal. Esta e uma dirnensao essencial na confeccao da forca coletiva de trabalho, e na confecc;ao daquilo que eu chama de forca coletiva de controle social. M~s, independentemente desses dois grandes objetivos, ela esta. -totalrnente disposta a tolerar territories subjetivos, que escapam relativamente a ess~ cultura geral. E preciso, para isso, tolerar margens, setores de cultura nunoritaria - subjetividades em que possamos nos reconhecer, ~os recuperar entre nos numa orientadio alheia a do Capitalismo Mundial Integrado (CMI). Essa atitude, entretanto, nao e apenas de toleranc~a. Nas ultim~s decadas essa producao capitallstica se empenhou, ela propria, em produzir suas margens, e de algum modo equipou novos territories subjetivos:. os individuos, as familias, os gropos sociais, as minorias, etc. Tudo IS SO parece ser muito bem calculado. Poder-se-ia di.zer que, neste momento, Ministerios da Cultura estao comecando a surgir por toda parte, desenvolvendo uma perspectiva modernista na qual se propoem a incrementar, de maneira aparentemente democratica, uma producao de cultura que lhes permita estar nas sociedades industriais desenvolvidas. E tambem encorajar

18

19

formas de. cultura particuIarizadas, a fun de que as pessoas se sintam de algum modo numa especie de territ6rio e nio fiquem perdidas num mundo abstrato.

o PT sao pessoa e empreendimento muito simpaticos, mas que vio sem diivida se revelar completamente incapazes de gerir uma sociedade altamente diferenciada como e a brasileira, pois eles nio tern competencia tecnica, nio tem nfveis de saber suficientes para tanto. Recentemente, estive na Polonia, e constatei que esse mesmo tipo de argumentacao e usado contra Walesa. Dirigentes do Partido Comunista Polones empregam todos os meios possiveis para ten tar desconsidera-lo. Especialmente urn sujeitinho nojento que se chama Racowski, e que declara a imprensa ocidental que simpatiza muitfssimo com esse personagem tao sedutor, tao charrnoso, mas considera que, separado de seus conse1heiros, de seu entourage habitual, eIe nio e nada, e urn incapaz.

Na verdade, 0 que esta se colocando em jogo nao sao esses niveis de competencia, mesmo porque, para comeco de conversa, e notorio 0 nfvel de incompetencia e corrupcao das elites no poder. Alias, nos agenciamentos de poder capitalistico em geral sao sempre os mais esnipidos que se encontram no alto da piramide, Basta considerar os resultados: a gestae da economia mundial hoje conduz centenas e milhares de pessoas a fome, ao desespero, a urn modo de vida inteiramente impossivel, apesar dos progressos tecno16gicos e das capaddades produtivas extraordinarias que estao se desenvolvendo nas revolucoes tecnol6gicas atuais.

Assim, nio podemos aceitar que 0 que esteja sendo efetivamente visado ou tendo um certo impacto na opiniao seja a cornpetencia. Alem dis so , esse argumento promove umacerta fun~ao encarnada do saber - como se a inteligencia necessaria nesta situacao de crise que estamos vivendo pudesse encarnar algum suposto talento ou saber transcendental. Esse argumento simplesmente escamoteia 0 fato de que todos os procedimentos de saber, de eficiencia semi6tica no mundo atual participam de agenciarnentos complexos, que jamais sao da alcada de urn unico especialista. Sabe-se muito bern que qualquer sistema de gestae moderna dos grandes processos industriais e sociais impIica a articulacao de diferentes nfveis de competencia, Nesse sentido, nao vejo em que 0 Lula seria incapaz de fazer tal articulacao. E quando eu falo do Lula, na verdade estou falando do PT, de todas as formacoes democraticas, de todas as correntes minoritarias que estao se agitando neste momenta de campanha eIeitoral no Brasil. Entac, nao da para entender por que, essas diferentes potencialidades de competencia nao poderiam fazer 0 que as elites hoje no poder fazem - igual ou melhor.

Acho que 0 ponto-chave dessa questao nao esta ai, e sim na relacao 'do Lula com a cultura, como quantidade de informacao. Nio a culturaalma - pois e 6bvio que, nesse sentido, ele tern a cultura de Sao Bernardo, ou a cultura operaria, e nio vamos tirar isso dele -, mas sim com um certo tipo de cultura capitalfstica, uma das engrenagens fundamentais do poder. As pessoas do PT, em particular 0 Lula, nao participarn de determinada qualidade da cultura dominante. E muito mais uma questilo de estilo e de etiqueta. Poder-se-ia dizer ate que e algo que funciona

Na verdade, nao e bern assim que as coisas acontecem. Esse duplo modo de producso da subjetividade, essa industrializacao da producso de cultura segundo os niveis B e C nilo renunciou absolutamente ao sistema de valoriza~ao do' nive! A. Atras dessa falsa democracia da cultura continuam a se instaurar - de modo completamente subjacente - os mesmos sistemas de segregacao a partir de uma categoria geral da cultura. Os Ministros da Cultura e os especialistas dos equipamentos culturais, nessa perspectiva modernista, declaram nilo pretender qualificar socialmente os consumidores dos objetos culturais, mas apenas difundir cultura num determinado campo social, que funcionaria segundo uma lei de Iiberdade de trocas. No entanto, 0 que se omite aqui e que 0 campo social que recebe a cultura nio e homogeneo, A difusao do livro, do disco, etc., nao tern absolutamente a mesma significacao quando veiculada nos meios de elites sociais ou nos meios de comunicacao de massa, a titulo de forma~ao ou de ~o cultural.

Trabalhos de sociologos como Bourdieu mostram que ha grupos que ja possuem ate um metabolismo de receptividade das producoes culturais. E 6bvio que uma crianca que nunca conviveu num ambiente de leitura, de p~ de conhecimento, de frui~ao de obras pldsticas, etc., nao tern o mesmo tipo de rela~o com a cultura que reve, por exemplo, alguem como Jean-Paul Sartre que, literalmente, nasceu numa biblioteca. Ainda assim se quer manter a aparencia de igualdade diante das producoes culturais. De fato, conservamos 0 antigo sentido da palavra cultura, a culturavalor, que se inscreve nas tradicoes aristocrdricas de almas bern nascidas, de gente que sabe lidar com as palavras, as atitudes e as etiquetas. A cultura nao e apenas uma transmissao de inforrnacao cultural, uma transmissao de sistemas de modelizacao, mas e tambern uma maneira de as elites capitalisticas exporem 0 que eu chamaria de urn mercado geral de poder.

Nao apenas poder sobre os objeros culturais, ou sobre as possibilidades de manipula-los e criar algo, mas tambem poder de atribuir a si os objetos culturais como signa distintivo na rela~ao social com os outros. o sentido que uma banalidade pode tomar, por exemplo, no. campo da literatura varia de acordo com 0 destinacirio. 0 fato de urn aluno ou urn professorzinho do interior dizer banalidades sobre Maupassant nao altera seu sistema de prornocao de valor no campo social. Mas se Giscard d'Estaing, num dos grandes programas literarios da televisao francesa, falar de Maupassant, ainda que uma banalidade, 0 fato se constitui imediatamente em um Indice - nao de seu conhecimento real acerca do escritor mas de que eIe pertence a urn campo de poder que e 0 da cultura. '

Tomarei urn exemplo mais imediato, situado naquilo que estou considerando como contexte brasileiro. Constuma-seinsinuar que 0 Lula e

20

21

num nfvel anterior ao termino de uma frase, a configuracao de urn discurso. Tais pessoas niio fazem parte da cultura capitalfstica dominante. A partir dal desenvolve-se todo urn vetor de culpabilizacao, pois essa concepcao de cultura impregna todos os niveis sociais e produtivos. Dai tais pessoas nao poderem pretender uma legitimidade para gerir os processos capitalisticos, coisa que elas pr6prias acabam tambem dizendo.

o que da urn carater de estranhamento a ascensao politica e social de pessoas como Lula e 0 fato de sentirmos muito bern que nao se trata apenas de urn fenomeno de ruptura em relacao a gestae dos fluxos sociais e economicos. Mas sim de colocar em pratica urn tipo de processo de subjetivacao diferente do capiralistico, com seu duplo registro de producao de valores universais por urn lado, e de "reterritorializacao" em pequenos guetos subjetivos, por outro lado. Colocar em pratica a producao de uma subjetividade que vai ser capaz de gerir a realidade das sociedades desenvolvidas e, ao mesmo tempo, gerir processos de singularizacao subjetiva, que niio vao confinar as diferentes categorias sociais (minorias sexuais, raciais, culturais, etc.) no esquadrinhamento dominante do poder.

Entao, a questao que se coloca agora nao e mais "quem produz culrura", "quais vao ser os recipientes dessas producoes culturais", mas como agenciar outros modos de producao semi6tica, de maneira a possibilitar a construcao de uma sociedade que simplesmente consiga manter-se de pe. Modos de producao semi6tica que permitam assegurar uma divisao social da producao, sem por isso fechar os indivfduos em sistemas de segregacao opressora ou categorizar suas producoes semi6ticas em esferas distintas da cultura. A pintura como esfera cultural refere-se antes de mais nada aos pintores, as pessoas que tern currfculo de pintoras e as pessoas que difundem essa pintura no comercio ou nos meios de comunicacao de massa. Como fazer com que essas categorias ditas "da cultura" possam ser, ao mesmo tempo, altamente especializadas, singularizadas, como e 0 caso que acabei de mencionar, da pintura, sem que haja por isso uma especie de posse hegemonies pelas elites capitalisticas? Como fazer com que a rmisica, a danca, a criacao, todas as formas de sensibilidade, pertencam de pleno direito ao conjunto dos componentes socials> Como prodamar urn direito a singularidade no campo de todos esses niveis de producao, dita "cultural", sem que essa singularidade seja confinada num novo tipo de etnia? Como fazer para que esses diferentes modos de producao cultural nao se tornem unicamente especialidades, mas possam articular-se uns aos outros, articular-se ao conjunto do campo social, articular-se ao conjunto dos outros tipos de producao (0 que eu chamo de producoes maquinicas: toda essa revolucao informatica, telematica, dos robes, etc.)? Como abrir - e ate quebrar - essas antigas esferas culturais fechadas sobre si mesmas? Como produzir novos agenciamentos de singularizacao que trabalhem por uma sensibilidade estetica, pela mudanca da vida num plano mais cotidiano e, ao mesmo tempo, pelas transformacoes sociais a nlvel dos grandes conjuntos economicos e sociais?

Para conduir, eu diria que os problemas da cultura devem necessariamente sair da articula~ao entre os tres micleos semdnticos que evoquei anteriormente. Quando os meios de comunicecao de massa ou os Ministros da Cultura falam de culture, querem sempre nos convencer de que nao estao rrarando de problemaspolfticos e sociais. Distribui-se cultura para 0 consumo como se distribui urn mlnimo vital de alimentos em algumas sociedades. Mas os agenciamentos de producao semi6tica, em todos esses niveis artfsticos, as cria~6es de toda especie implicam sempre, correlativamente, dimens6es micropolfticas e macropolfticas.

Eventualmente, eu poderia falar dos efeitos dessa concepcao hoje, na Franca, com 0 governo Mitterrand, para tentar descrever a maneira pela qual os socialistas estiio girando em falso com essa categoria de cultura, E isso porque sua tentativa de democratizacao da cultura nao esta realmente conectada com os processos de subjetivacao singular, com as minorias culturais ativas - 0 que faz com que ela restabeleca sempre, apesar das boas intencoes, uma relacao privilegiada entre 0 Estado e os diferentes sistemas de producao cultural. Neste momento, algumas pessoas na Franca, entre as quais me induo, consideram muito importante inventar urn modo de producao cultural que quebre radicalmente os esquemas atuais de poder nesse campo, esquemas de que disp6e 0 Estado atualmente, atraves de seus equipamentos coletivos e de sua mfdia,

Como fazer para que a cultura saia dessas esferas fechadas sobre si mesmas? Como organizar, dispor e financiar processos de singularizacao cultural que desmontem os particularismos atuais no campo da cultura e, ao mesmo tempo, os empreendimentos de pseudodemocratizacao da cultura?



Nao existe, a meu ver, cultura popular e cultura erudita. Ha uma cultura capitalistica que permeia todos os campos de expressao semiotica. E isso que tento dizer ao evocar os tres micleos semanticos do termo "cultura". Nao ha coisa mais horripilante do que fazer a apologia da cultura popular, ou da cultura proletaria, ou sabe-se Ia 0 que desta natureza. Ha processos de singularizacao em praticas determinadas, e ha procedimentos de reapropriacao, de recuperacao, operados pelos diferentes sistemas capitalisticos.



No fundo, s6 ha uma cultura: a capitalfstica. E uma cultura sempre etnocentrica e intelectocentrica (ou logocentrica) , pois separa os universos sernioticos das producoes subjetivas.

Ha muitas maneiras de a cultura ser etnocentrica, e nao apenas na relacao racista do tipo cultura masculina, branca, adulta, etc. Ela pode ser relativamente policentrica ou polietnocentrica, e preservar a postulacao

22

23

de uma referenda de " cultura-valor", um padrao de tradutibilidade geral

das producoes semi6ticas, inteiramente paralelo 80 capital. .

Assim como 0 capital e um modo de semiotiza~o que permite ter um equivalente geral para as producoes economicas e socials, a cu1tura e 0 equivalente geral para as producoes de poder. As classes dominantes sempre buscam essa dupla mais-valia: a mais-valia economica, atraves do dinheiro, e a mais-valia de poder, atraves da cu1tura-vaior.

Considero essas duas fun~6es - mais-valia economica e mais-valia do poder - inteiramente complementares. BIas constituem, juntamente com uma terceira categoria de equivaIencia - 0 poder sobre a energia, a capacidade de conversao das energias umas nas outras - os tres pilares do CMI.

II Subjetividade e Historia

1. Subjetividade: superestrutura.ideologia.representa~o X produ~o

Ao inves de ideologia, prefiro falar sempre em sub;etivafao, em prodUfao de sub;etividade.



1

o sujeito, segundo toda uma tradicfo da filosofia e das ciencias humanas, e algo que encontramos como urn "etre-la", algo do domfnio de uma suposta natureza humana. Proponho, ao contrario, a ideia de uma subjetividade de natureza industrial, maquinica, ou seja, essencialmente fabricada, modelada, recebida, consumida.

As maquinas de producao da subjetividade variam. Em sistemas tra-' dicionais,por exemplo, a subjetividade e fabricada por mdquinas mais territorializadas, na escaIa de uma etnia, de uma corporacao profissional, de uma casta. Ja no sistema capitalistico, a producao e industrial e se da em escala internacional.



Esquematicamente falando, eu diria que, assim como se fabrica leite em forma de leite condensado, com todas as molecules que the sao acrescentadas, injeta-se representacoes nas maes, nas criancas - como parte do processo de produ~o subjetiva, Sao requeridos muitos pais, maes, Edipos e triangula~ para recompor uma estrutura de familia restrita.

24

2'

I I:l uma CSpcCJe de rcciclagern, ou de (orl1lJ(ao pcrmancnre para vol tar a scr mulhcr, 0\1 mile, para voh ar J scr crianca - all rnclhor , para passar \1 Set cri J 11(":1 -- poi 50S adult os e que sao in! a III is. As criancas con Sq:;EC III n.io sclo por algum tempo, cnquanto nJO sucumbem a essu produc.io de ~\I h jet i v i d,lJe. Depoi s cbs ta ml-cm sc i n[ anti lizarn.



logicl e inscpar ivcl Je urua praxis social, inscparavcl das conclicocs dessJ pr.ix is: ~ algo q:JL~ sc busca no proprio rnov imen to, inclu indo-so nCiSC movirncnto as rccuos, as rcaprcciccocs e as n:orgaIli.zJ(ues das refcrenci.is que forcm necessaries. :c: a condicao, J mCL! Vel", para que elementos de ,lprcci~c,'30 como Exu e Ogum, elementos do carxlornble, scjarn lcvados ern C( In"; ,kLIC,':IO 1I{) modc, ,ie C) flogta [! a, de scrnio tiz,wan, de a preen sao das pWh\:I:l:!ticas, aqui no Brasil.

Toti;lS cssas qUC,Ii)cs tla economic colctjva do clcsejo dcixJm de pan-ccr u tt!ricas a j13ni r do morncnto ern que niio rnnis consideramos a pro(~II('IO dl' suhjl'tividadc (Om0 scndo ~pel)as urn caso dec SUPl'J"l'Stl'U turn, d''':l)'~lldenlC {b, (',lfIII uras pesad.rs de pJ"odu(io d~s rch;'()("s socials. J\ part i r du momcnto em que ("ollsider'][~]lJo II produ,,'10 de ~\I1)je(i\"ida(k COIllO scndo :1 rn.i leria-pri J11;1 d~ L'\"01II~'ii() d,IS [or'p, P~'(lllrl!ivJS em suas f ormas mais (kscTl\'oki,hs (n, ,Cion'" "d c pOnt a" da indllsnia). M :l1tTia-prim:l dn 1'1"- 1'1 io movirncruo <.jut' an i lila ;) ni\,~ lll\1,]dial atual, essa cspecic rk \'(11] t:Jd~' dc jl()!;:',nciJ jllOdut iva que rcvoluciona a pl-('pri;) produ(J<J a1J"av,;s (bs rcvol u(_-(J('s ci<'JIliiicIS, hid ()gicls, 111 ravc~ da incorporac.i. mnssiv.i Ja tclem;iticJ, da inf()fm:iliu, d:] ciCnci,l dos wb<Js, at raves <.1() peso Cd:1 vcz m.iior dos cqni parncntos eolcIivos e da midia ,

S(~ os marxisr.is c pro!-!rcssiSlas de rodo ripo nao cornprccndcram a quest.io J~ subjc!i\'iebdc, porqi.e sc eritupirum de dogm.1lismo rcor iro, ;,.so em eompCll"l(~O n'J(l aconrcccu com as for<;:as soci:!is que ad mmistrnm () cap i I :11i S 1110 110jC _ Ela sen I end era rn g u c a prod u(il 0 de sn bjcti vi dJrl e rul \'127 ,;C'j<l mais importantc do 'l1)C qualquer ou tro t ipo dc pl"Odn(ao, rnais eS,C!lfiJI Jt{. Jo que 0 pet n'lko c as cnergias. No J ariln, por cxernplo , n.io ,c tern pctn',lcu nus Sl~ lun - r: corno ' -- urna prudu(ao d~~ sl1hjc!i\'id aJe - l~ cssu prod l;(,-:'O q lie penni I c ,I ceo nom ia j a poncsa se afi rn: :!J" 1]0 mnc:l<io rnundia] , ~ POllIO de rccchl~r a visi {;1 de ccnrcnas dc Jekw\~,)es ;)~lt J on.ii-, qn. PI\.~1l'ndul1 ,; jJr~~~l:/.lt··' as classes or'lt'~-.::.trj JS de s(.~us ~Ll[S(,S dc orIgcm.

Tais muL1«(-WS del suhjCIivi(bdc nJO funcionalll apC'n~s no rcgi.'ilrU d;\s d,'d(lgias, nus llO pr(lprio cora<;Jo dos individuos, em sua ma:Jeira dcjll'j"('cher 0 mundo, de sc uticuJtlr COmo teeido urh.1no, (om os processus m,\Ll1HnICOS do trabilJho, corn a urdcrn social SUpor!e dcssas fnr(as proJuti\"as. E se isso ~ vCf(bdc. nilo ( lJtorico camidcrar guc uma rcvoJu<;:30, um~ 1I11l(iJn(,J social a (jIVe! macropoJilico, macrossocial, eliz rcspciw InmGem ;"\ qllcstao da prOdU(all da sllbjctividade, 0 que deven; set lcvndo em conta pdos movimcnl(ls de cillancipa(~o.

J-:ssas qU(CS to(Cs, q llC parcei'lIll ser n1:l q:;i nai s (do dllrn III io J n psicoJ ogi.1, &1 f ilosofia ou dos llospi wi s psiq ud! ricos), com 0 n.1S(imCll to de illl(C 11 sas rninori:1S quc, juntJs, consriUJI.'1l1 a m;)ioria da popula<;~o do phnct~, tm'narn-sc questoes fundamenlais. NJo eonsidero que haja uma teoria ou tIm~ canug I-afi~ geral &1 form 1 como silo SCm ioti 7.adas essa s problem:i lic~ s. [ssc POlltO C p~ra mim fundamental, pois :I rcprc.senl'J<;:ao tearie-a e ideo-



Tudo 0 que c: produziJo pcla subjctivacfio capitalfsuca - tudo 0 que nos chq:;;\ pch 1 ingll ngl'll!, pclu f am il i a c pel os eq u ipauien tos q uc I!OS J"{,Jeiaill - ll30 e apenas urna liuC.-;tl0 Je ieieia, nao t:: apcnas lima trans miss.io de significCl(utS por rncio dc cnunciados significJntc,. Tnrnpouco se redu~ :1 rnoclclos de ident:J,Jde, ou a idenriflcn<;:tleS COIn plilus m.ucrnos, p.ucrnos , etc, Trutasc Je 5iql'JJJ~~ de con~'xiio dircta entre as grandcs m.iquinas produr ivas, <IS grundcs nuiquinus lk cont ro]« social c as in"Uinci'ls pSIquiC1S que ddincm a mancira dc pcrccber (1 mnnclo. As socied:llics , a rcaica 5", 1J uc ainda nao incorporaram 0 proccsso ca pi tal is! iCD, as cri.i n~-as <liwb nao intcgradas ao sistema, ou as pcssoas que eSlao nos hospit.u-; psiquiitricos e que nan consegucm (ou uiio qucrem) cntrar no sisicmu de s i g nificac,:Jo J0rn i nantc te,m urn ,] pcrcep,,:I(l do rnundo intei 1"1 mente d ikrenIt tb dos esqucruas c!omin.1nlcs .. - 0 que niio qucr dizcr que a n'lt urcz.i de sua l'ccccp';'iio dos valorcs e d;!s rclucocs s()(i~j~ ~Cj;l Chl[!C;1_ S.!\) ouiros modes de re,-,!·<:SCllIa,,.iio do mundo, scm dlivida mui (0 imporrrntcs para J"S pe"o;)s lJUL' dde, se servcm pura poJ"r vivcr , nias _:l'JO . ',<I ['n r:\ c I ,1 s: su a irn po rt.incia podcnl sc es IC ndcr a (lU t ros sew rl'S d;l v: c!a S('C i,~ 1, nu m ,) suci ed,dc d(~ ou 1:'0 t 1)W_



.'\,)() contraponlro as )"c' b/)(~', de prodll,,'dll c:COI:tbl ica ;IS rebc,,,-ics ,ic: prudu(~u subjct ivu. A rncu vcr , ao nJeIlOS nos r arnos rnais rnodcr nos , mais ,lVJfl(;ados Ja incllis[ri:l, dCSCllvolvc-~t n<1 prodll(Jo um ti1'o de tr"al);)lho no ]\I,~srno tempo mJkriJl e semil)tico. Mas cs~a produ<;30 de: cumj'C(t:1Lic! no dOlllinio semi6tico dcpende de SU:l confcc(iio pdo campo social CO[]]o \][1] wdo: c e\·idcIl!c que para fnbriGlr um upedrio eSj)ccialil~du nao h,i apenas a intcrvcllI;:iio lias escolas profis.;ionais. IIi !lIdo () que se pJSSOU anks, na escola prim,iria, na vida domtstica - 2nfirn, lui tod,l uma cspt::6c de aprcnJizauo que consiste em dl; se desloc,u ilJ CilbJ: .d~sd( a inL"incia, vcr tckvisao, cnfim, estar em loJO um amblcntc In~qlllllrcu.

Na verdadc, a produ(~o de um bCll! lllanuLttu~1do llCio sc H'string,~ a U:lla csfcra, :.. <.:sfcrJ da LJlnica. A divisJO social do trabalho implica l:ma qU;\lltidJJc Cllurm<.: de t!",lh}.~l0 as:;alari,ldo f llrJ da e[ltid~de l'rodu riv,) (nos eguipalilentos colttivos, por cxcmplo), e d~ tr'lbalho nJO 3s.s;d_ari;ldo, sohrCllldo das mulhercs. Aquilo que (hamct de produ(~o de SUbjetlvhLick d () eM L nao c()llsis Ie u nicarn~nte numa prod u"iio J e pod cr para con t rolar

26

27

as relacoes SOCIalS c as rela<;ocs de producao. A producao de subjctividadc constitui materia-prima de toda e qualquer produ,-ao.

A no<;ao de ideologia na~ nos permite comprccnder essa fun<;:iio literalmcntc produtiva da subjetividade. A idcologia pcrrnanece na esfera da rcprcsernadio, quando a producao esscncial do CMI nao e apenas a da rcprcscntadio, rnas a de urna rnodclizaciio que diz respcito aos comportsmen lOS, a sen si bi Ii da de, a pcrcepoio, a memoria, as rcla<;oes sociais, as rclacocs sexuais, aos fantasmas irnaginarios, etc.

oprcssor sovieuco, au 0 que esta aconrccendo no Ira - nao podcm set explicados unicamente em terrnos de iJeologia. A meu vcr, trata-sc de ccrtos processos da constituicao da subjctividade coletiva, que nao SaO resultado cia sornatoria de subjetividades individuals, mas sim do confrorito com as maneiras com que, hojc, se Iabrica a subjetividade em escala planetaria.





Aquila que sc convencionou charnar de "trabalhadot social " - jornalistas, psicologos de todo tipo, assistentcs socials, educadores, a:1imacores, genie que desenvolvc qualqucr tiro de trabalho pedagogico all cultural em comunidades dc periferia, em conjuntos habitacionais, etc. - atua de alguma maneira na prcducao de subje tividade. Mas, tarnbcm, quem nal' trabalha na producao soci a I de subj etividade > Nao ve jo inconvenicn te ni ss 0, rnesrno porquc e ineviuivel nesta altura des acontccimentos. Nan pcnso ser possivel, ou mcsrno desejive1, vol tar para urna producao de subjetividade que constituisse, por exemplo, em rcgulamcnrar a passagem de uma £aixa euiria para outra, arraves de sistemas de inicim;ao (esses silo, ever· dade, sistemas de Icsta, de rcpresentacocs maravilhosas , mas 500 tarnbem extrcmarnenre crucis).

Embarcarnos ncsse proccsso de divisao social geral dJ prodtH;ilo dt: subjetividade e nao h:i rnais volta. Mas, por isso mesmo , devcrnos interpelar todos aqueles que ocuparn urna posicao de cnsillo nas cienci.is socials e psicologicas, ou no campo de trabalho social - todos aqueles , cnfirn, cuja profissao consiste ern se intcrcssar pclo discurso do outro. Eles sc cncontram numa encruzilhada politica e micropolitica f undamcnt al. Ou viio bzc r 0 jogo dessa n.~rroJcl<;ao de modelos que niio nus pcrrni tern c r iar saidas para os processes de singularizacac, ou, ao contrario, vao (star trabalhando para 0 funcionarnenro desses processes na medida de suas p(\'sihiJichcles e dos agcnchmentos C;\J~ consig am p(ll" para [uncionar. !S~(l \.;.:(:. Ji zer que nao ha objeti \' idade cien tifica a 19uma nesse cam po, nun u n13 su pos ra neu tralidade na relacao (pot cxcrn plo, anali rica) .

Na verdade, essas tcorias scrvern para [ustiiicar e legi timar 3 cxistencia dessas profissoes cspecializadas, desses equiparncntos segr egativos c, portanto, da propria rnarginalizariio de alguns s:tore.s da POP\.ila<;~o. As pcssoas que, nos sistemas rcrapduticos ou ria universidade, sc consider am simples depositaries ou canais de transrnissao ~e urn saber cieJl:ific~, s.o por isso ja Iizeram uma opcao reacicnaria. Se)3 qual for sua inoccncia ou boa vontade, clas ocuparn efetivarnente lima posicao de reforco dos sistemas de produo;:ao da subjetividade dominante. E nao se !rata de urn destino de sua profissao. Na Fran<;a, em 68, debatia·se essa questilo e tra tava-se sis tematicamente os "psi" (psicologos, psiquia tras, psicanalis tas) e os trabalhadores sociais em geral de "tiras H •

Ora, nao h<i profissaa alguma que seja essencialrnente policialcsca, a nao ser a pr6pria profissao de pollcia, e ate isso e discutlvel. Do ponto

A producao de subjctividade encontra-sc, c com um peso cada V(7. rnaior, no seio dsquilo que Marx chama de infra-estrumra produtiva. ls..,o c muito facil de verificar , Quando uma potencia como os EUA quer implantar suas possibilidades de expansiio econornica num pais dl) T crcci ro Mundo, cia corncca, antes de mais nada, a trabalhar os processes de subjetiva(ao. Scm urn trahalho de formacao previa das for<;ns produtivas c d3S fOf(,:as de consume, scm urn trabalho de todos os meios de scmiotizacfio cconomica, comercial, industrial, as realidadcs sociais locals nilo podcrao ser conrroladas.



A problcmarica micropolitica nao se situa no nfvci da reprcscntacao, mas no nivel da producao de subjetividade. Ela sc refere aos rnodos de cxpressjio que passam nao S() pela linguagcm, m3S tarnbcm pot nivcis scrnioticos hcterogeneos. Entao, nao sc trata de elaborar urna cspccie de referente gcra 1 intercsrrutura I, urn a estru tura geral de signifiean tes do inconsciente a qual sc reduziriarn todos as niveis estruturais espccilicos. Trara-se, sim, de fazer cxaramcntc a operacao inver sa, que, apesar dos sistemas de equivalencia c de trcdutibilidade estruturais , vai incidir nos t',j n tos de singu la ri dade, ell! processes de si nglll ariza<;ao q uc ,ilo as l'to· prias raizcs produtoras da subjetividadc em sua pluralidade.



T odos os [enomenos importan tes da at ualidade envolvem dimcnsocs do dcsejo e da subjetividade. Nan sc consegue explicar 0 que esta aeonrccendo no Ira <JU na Pokmia, par exernplo, se nao se entender ate que ponto esta havendo uma producao de subjetividade coletiva que, com muita dificuJclade, se expressa como recusa de urn cerro tipo de orclem social. As referencias universitirias e pOllticas tradicionais, 0 marxismo classico ou urn remendo /reudo·marxista nilo diio Conta clesses problemas do desejo em escala coletiva.



Varios fen6menos religiosos que esuo ocorrendo atualmen te - por exernplo, aquilo que liga 0 povo do Afeganistilo em Slia luta contra 0

28

29

de vista micropolirico qualquer praxis pode SCI ou riao policialesca; nenhum corpo cicntifico , nenhurn corpo de refercncia tccnologir-i garante urna justa orienracao, A garantia de urna micropolitica proccssual , aquela que constroi novos modes de subjetividade, que singulariza, nan sc encontra nesse tipo de ensino. A garanria de urna micropolitica processunl s6 pod(~ - e dcve - scr cncontrada a cadn passo, a partir des agcn ciarncntos que a constirucm, na iOHT!,aO de modes de rderl,nci'l, d<.:: mooos de praxis, Invencao que permita , ao mcsrno tempo, elucidar lim campo de subjctivacao e intcrvir clctivarncntc nesse campo, tanto em seu interior como em suas rclacoes com 0 exterior, Para 0 profissional do social, tudo dependera de sun capacidadc de se arricular Corn os agcnci'UllentOS de; enunciacao que assumarn sua rcsponsabilidade no plano rnicropolitico.

o agcnei:ll11cn to coleti vo nao COI'l'CSPO Ild(~ nern a uma en I i dJde ind i v jJ II ada, ncrn a urna enridade social predctcrrninadn.





A subjctividade e produzida por aDencialllcnros de cnunciac.io. Os p:·o. cc's:;(\S Je st: b ju i V,l<;:;O -' de scm i 0 t 11:1,:;0 - ou scj '1, t(,,1.1 a pwd :iC;J,J_L scntido, de cfici2n(la scmiorica - nfio sao ccnrrados em :WcIltes inJivid ua i s (no funci onarncn to de insr .1n(ias ill trapsiqn icas, eg(\i~;ls, rni crossoci ais) , ncm em ngcnrcs grupais, FS5CS pr occssos sao duplurncntc de:scent :-:dos_ I rnplicarn 0 funcionamento de: rmiquinns de cxprcss.io que podcrn SlT 1:1111 () de nat ureza cxrrapcssoal, 0; tra-individual (sistcrn.is maquinicos, CCl! nC\1l1 i r os , socia is, tccnologieos, iC~)llico~" ecol6giws, etoki?,ico, -' dl~ mid :(J , (,,1 tim sisrcmas que 1130 s30 mais i mcdi.unrncntc antropolocicos) _. quan 10 de natureza infra-human», infn\psiqllica, inirnpcssoal (sistemas de pcrccp,<i'J, de sL'lisibilichde, de a[eto, de d~s('j(), de reprc~enLl~'iio, de jl1l'l,':l~r.~, l~C \":I1"r, nwdus dl' ml'lll(1l'izar,:.lu C de prodlll,-no id':icJ, sistcinns ,k inibi(;:I<' c dc~ autornansmos, sistemas corporais, o,'g;inicos, biol'lgicos, [isiok'gieos, ctc.) .

Todn a questfio Cot,! em dUcl(hr como os ngcnci~mC'!ltos de enunc.a<;:'-'0 r eais pudem colocar ern concx io cssas diferentes instancias . E claro qll ~ n:io cst()tr i nvcnt ando nad J: ('SS~ posi(io "lXIe ai Ixb nacl csrar \'nd'I(~('jLI [;1 en t (' rcorizada, mas, com ccrreza, cs LI I'len amen te em ~\a() em wdo o d esc n volviment 0 d a socied ad e.

Dc:bate prornovido pur urn dirct(l:·io du 1''1' do R io de _l alwi:-u, 11 de: setcmbro de 1982:

Afauricio J.issOVJ!:Y --- Uma das grandcs qucstocs aruais dJ prooc.1 I'llUtica c a (k como invcstir "clesejanterncnre " os processes de producrio capi tal; s ra da subje t i \' idadc. T rad icion.ilmcn tc -' lig," va -se essa qucstao a no(io de ideologia . 0 projcio dc B rccht, por exernplo, cnvol vc urna criricu que parte de uma conscicncia do politico-ator para aringir ,-1 cunscicnt iza,:to das massas. Mas, se prctendcrnos subverter a subjcrividcdc, tCIllOS de ngir rriticarncnte c abandoner propostas como as de Blc'cllt. Ternes de abandoner a nO),iio de ideologic c, junto COlli eLt, <l prohlcrn.itica de] consci2ncia.

3, Producao dc subjetividade e individualidadc

Uma pr atica politic<l que pcrsign a subvcrsao tb sul_,jcth'id'H~e dt modo a pcrmi rir urn agcm:iamcnto d~ singularidadcs descjantcs cleve invcsrir () prl)prio coracio da subjcuvidadc dorninantc, produxi nd o tim jogo qlw a rL'I'cb, JO in\'cs de ':('llunri,i-Ia_ Isso Gun tl~7cr que Jl' ill':l:S (k r:-c tcndcrml~s il libcrdadc (no<;'JU illdissolllv~lmente ligadu 'a d" c-'xlscic]lCl:l), rcmos de rerornur 0 espcco da farsa, produzindo, invcnrarulo sll!)jetlvid:ldes dl~li r.intcs que, nurn cmhurc com a sulijctividadc capi talisrica, a fn('11TI (!COmoronar.



.»rid ((JNt.~c~~·iCJltc .lissociar rudicalnrcntc u.\" conceit as dc ,ndieidtN) C .l: su/ijetiu'id"dc, Para mim, 0> individuo, sao o resuliaclo de: urua pmdll~j(_) de rnassa. 0 individuo e sc_';-i'lli~Jdo, ]'q;~stl"lJ(l, llh"LLdu. Frc':d L it i.~ rrillj("'iI\ 1 a Ii l~_~:--; ~ r.u ~d(_: qi_H .. : p~ lL 1[;_) t~ JHl"c~iriil l'S~~l ilD\::·~~) l.Lt tn[ .rl iJ.)l:~ Jl~ lim ego, II Slll'ilCt iVI .l ;llJ,e I~:{CJ (: I',!'>s;vd ,k to)olliz,l\":tU ou ,f ,c n-nt,-;,I:~'!I;:;o Il() individuo. Uilla COi~;1 e a iIlJi\'idua,ao do corpo. Out ra e a rnulr iplicicbJe dos agenCi,\mC'lltoS J,] subjciivacao: a sl:bjdlVi,bdc c: C,'SCllC'll1Il]('nt<e fahricad:! e rnoJebda 110 rcgistl'o do social. Descartes quis col.ir ,1 idcja de s\lbjetiviLlade coriscicntc :1 id6a de indivlduo ('obr a [\lil!'citllei,l suhjd l vu ,'I existcncia do individuo ) - (' est amos nos cnvcricn.inrlo com c:;;;,\ equa~-;'io ao longo de toda a historia da filosofia mock-rna. i\'C!ll por isso deix:! de ser \,erdJde que os processos de subjttiV:H;:10 sao fll ndallli__'ntal me Il t e desccn trados em reJa.,ao a i Ildividua<;:ao,

Daria p~ra citar vSl'ios outros cxel1ll'lus No modo de su bjd i\'a~:ik" (!o sonhu, (; Iciei! constiltar lIlTla explosJ() Ja illdividua<;:Jll da suJ,jet ividade_ i\To ato de dil'igir urn c,uro, llJO c a l'essoa enqU:lnto indivfduo, ell'lllClnlll t(lubl1dc ewiica (jilt. est:i dirigindo; a indi\'idu;\<;:ao dc~sapa]'eCl: 11e' i':-"" c-esso de: :lrticuLr<;:30 st:rvo'l1lccanicil 3 com 0 carro. Qllnndo " diICr,:ii" fll~ i,

QU3lyuer rcvolu,ao ao nivcl mncropolirico diz tambc])] I'CS,witCl il produ(JO de subjctividade.

2, Suhjctividade: SUJClto (individual ou social) X "agcncial.lcntos coIetivos de cnuncia~ao"

Au im'es de SlI/eito, de SllJCllO de enuncia(ao ou (bs insLlllcias l',j, quiu" de Freud, prefiro faIa!' em af,ellclaiJ/c'tlto colt,tiro de /_'11II llcic.'(-',; 0 ,

30

31

ela e praticarnente autornatica, a consciencia do ego, a consciencia do cogjto cartcsiano nao intcrvern. E, de rcpente, ha sinais que requisirarn novamente a intcrvencao da pessoa inteira (e 0 caso de sinais de perigo) . f clare que scrnprc se reencontra 0 corpo do indivfduo nesses difercntes cornponerites de subjetivacao; sempre se recncontra 0 nome proprio do indivlduo; sempre ha a prcrcnsao do ego de sc afirrnar nurna continuidade c num poder. Mas a producso elil Fala, das irnagens, da scnsibilidade, a prodUt,ao do desejo nao se cola absolutamente a essa reprcscntacao do individuo. Essa producao e adjacente a uma multiplicidade de agcnciamcntos SOCialS, a urna multiplicidade de processos de proclucao maquinica , a muta<;Oes de universes de valor e de universes hist6ricos.

Portanto, [unda r , em outras bases, u rna micropoli tica de transforrnacao molecular passa par urn questionamento radical dcssas nocoes de individuo, como rcfcrcnte geral dos processos de subjetivacao , Parccc oportuno partir de urna definicao ampla da subjetividadc, como a que estou propondo, para, em seguida, considerar como casos particulares os rnodos dIC indivi duacao da subjetividadc: mementos em que a subjctividade diz I'll, ou super-eu, mementos em que a subietividade se rcconhccc num corpo ou nurna parte de um corpo, ou num sistema de pertincncia corporal coletiva. Mas ai tambem estarernos diante de urn pluralismo de abordagens do ego c, portanto, a nocao de individuo vai continuar a explodir.

cr:elll;;as 1~'~10 toda a sua ~u bjeli\'i(bdc modclizada por esse tipo de '\ju:-clho.

0: I tro cxcmplo , i,indcl, S'ld as cxpcriencias [cims por ,ullrop(ilogos ('Ill s(lc'cd,des iii LI'; pr imi tivus. Eles npresent.!r:l!il videos para algumas tr ihos, " ,-,)1· '1:1 tar.im l~ I'c· (' ddu) cr.t cihado como urn ohjdl' atl: clivcr tido , 1<1,IS C\llW out ro qlulqu~r. Ess'l rC'l<;Cio IlOS mostra que () tipo tl" comportamcnto q:w cl!l1sistc ,·1lI fi(a~ intcirumcntc focalizado no npnrelho, nurna reLi(Ill dl: (\':llI':li"l(,",-iu .Iirc;u, s(> cxistIC em l10ssa s(1cic(bde. f. eb que 0 procluz.





l':irtn da id,:ia dc· urua ("C,W<lillU CUkli\"I, ,-k n.:;l'nciclIlW[]W-; ("I,lcti\·,)" \. !l..' :--: ll; 1 j (_~ t i v i l LH.l~, i..; ll' .. : < C [:1 ~d b t: runs C[ 1"( II n s L~l nci;1 s ~ (' t~l ~ I! ~: 1:1 S Ci. in ~c x ~ (l ~ ~'< l ("1:1>" f .... l~l:('ln \'._' ][ldi\-:l:lUr. IJ;l[-~i i lustr.rr i:-:'S(l_, t\~lP("nl~.Y) u c\l:n~pk~ p~~rtiell III c: ,'" )vi(1 d'i I i:lgUc:"UII, Fu,ii (Ie\lld de S'\lI,~,\:l'l' f,\i urn ,!'" ;'li[:l~':I' 'S I i:l.':lil ,or,,,, qll'~ esLlhc·kc(u (J c.u.i.cr [CI)llLlll1el1t;lln'cnl<' s(lei:]1 d,; I i!l!',ILI!',c·l1l, ~l:U r:H:Ltl~r dl~ LlH1 \(H:i~tl que sc cnCHILl ern LdJS C i1gl~jlt.l~S. l:HEviLhL~td(l!, r: CLH(l (_[1~e n;io ~;;u duis indivl.luos. urn crnissor c urn nccptor , que i:1\-l'n;'IIT! :i li~l;ul:l;1:~'I1l 1:0 memento ern que eSLlo Ld:mdll. E.\ iSl~ a J i nIl I ';ll~C['jl ("(1[11(1 L.:U.."l sCh . .ial c c.\.rs:.c n ind~\'iduo f:1LHl L l:' _ A mr.sm.t (\)[\:1 .uor;;:,,;.,:' e(1I:1 jUlius (1S I.uos d,~ SlI!,jc-livid:Hk, /1 III"'f<'/tric!ddt' C\l,i ('.11 eil',·HLh.·~-~ .. l I'I( l_"': (\.H~!;~.I n lus Sl!l'[:lis d-:..: dJ fl·n'~ 11 ~'''';' t :~:n;lJlh(l,...:: eLl (: C:" ~~lh~-,;d!"l_!('Jj/~1 ."il(?L~-/! t' L~'.\s:(iJ,.'i) .. ;' c 1"i,"i:/,'.! /1(;1' ,~ill·;;'i';L.:t£~)\· ~',JJ; .\·/(L1Y t x,;.\'/-::_;):Cld.',' ,tdr/.f,-/!/.,:r('Y {") Tl~(ldo pc!o qU:..11 ~):-:. I~H~~\'I~li~~~~ Vl\'t'fl1 '~'S:-::~l Sl:~1jt..:l!\'ii..~:ll~·,,: n-,:,;_.'ih (,1~T~'l' dn;:-.. c:--:1rl':ncs; 1..:111J rl':~l~<lu t.~~.' ~~ll\.'!,:u .. >ln V (lrrL's<lD, n.r ['ll:J~ n i-hli~.·:'J~~~~ :--.\.~ :--'lJ~~~~l~-t.:..' > Sll:~;: .. :ll\·t .... :.l .... k: l~l[ (_"l~I:) .. 1 ~l rl·\.':..:I~<.', 'l.'.u 1::11J r.l.u .. j;) ~i .... ~ t·:'<~rl_·· -, :--'~·il·' :..: (:~. u':;:,\"i-L(~, :l~L L~ll~d ~~ illi..li\·;'L_:llU ~c r. .. .-~t;HOpt'~~! dns cnll~f:LlJ~t.'Jlt.._'-:--; d.l :-:\I~)jl.'- 1_'~' i(.h( I~', pro.lu.-iu.l» uin p~-1..)o ... '~>~u qUi..: ell ch:1 m.ui.i d~~ ~lll~l:Lll">Lll.».l, ~\ . ..~~\·I; lir:.·~:~; ~::--:'<~ hir','~~I._~):'__'! \\.:1i,·;1:-:' ~l~:';'_' ~1 L"1;·;__'~!i-ISI,. .. ]"i\<l(l (:(1.":' ~~:l~~i;~"I~i·:-I:'.l .. ; .... (·", .. !.!I< ;l(~:--; l-.~lllpl~~; l'C()]':i.~[jlIUl_ -, L.: pU:ill~ . .'l~S - ~l cirCllllSCrl~-:I~l du ~l!\··~'· (.!,.: 1!~1.1 ~'i :·~::lpn~prJ;l~<i~l d~~....; [lP.:~lh dl...' !~n~(_L'\':l(/ l)~l ~l~)s 1 11:,: j ry-.; dL" c;~J1n:~<l() i~,·~lll:<·.l

l'I~CCll: ra SL" :-:'~il ~{_'r;l(~~l, (' pl'l"1...'i ~n \Hlcl1t 1"<1 I' 0 L;Ul1j1~ 1 l:~l ·._'U~ll< )n~ i ~l SL:~ ·'i'._:" t1\:;1 l: :lJ:.~ 111.~is n_'s~r-in~!It'-:'l' ;'l() {!J l..'nln(~ln!~l p~dltic~L

o lucro capitalists e, fundarnentalmentc, producao de poder subjcrivo Isso nao implica uma visao idealists da realidade social: a subjetividadc nao sc situa no campo individual, sell campo e 0 de todos os processos de producao social e mate rial: 0 que sa podcria dizer , usando a Ii nguage III da informatica, e que, evidcnternente, urn individuo sernpre existc, mas arenas enquanto terminal; esse terminal individual se encontra na posii-tiO de consumidor de subictiuid ad c . Lie consome sistemas de rcprcscntaciio, de scnsibilidadc, etc. -- sistemas que nao tem nada a ver com ca tcgorias naturais universais.

Vou dar um exemplo que pode parecer obvlo. Os jovells q:.Je passeiam pebs ruas equipados com urn wafhman 'estabelecem com a musica uma rela<;ao que nao e natural. A industria altamente sofistieada, aa produzir esse tipo de instrumento (tanto como meio quanta como conteudo de comunica.;ao), nao esta fabricando alga que simplesmcnte transmita "a" musica ou organize sons naturais, 0 que essa industria faz e, literalmente, invenfar urn universo musical, uma outra rela.;ao com os objetos musicais: a musica que vem de dentro e nao de urn ponto exterior. Em outras palavras, 0 que ela faz e inventar uma nova pereep<;iio.

Outro exemplo codas crianr;as. De fato, elas pereebem a mundo atraves das persona gens do territ6rio domestico, no en tanto isso e apenas em parte verdadeiro. Seu tempo e passado principalmeme diantc da tdevis1l0, absorvendo rela<;ocs de i magem, de palavras, de significa<;iio. T ais

l ~lU L~cl:' dl._'~sc ~i~1'._'n1J (k· nl(·d[J,:-ll) i:HrfnslT~l dns pl-nCL.:~Si_'~ d~ .. : l.~C:--;'~'~~ 1 :'cll h:I!:L1Jg([!l, jll·lb" sn nc,,"C.<s,\l'i,l ('hhurar L1l11a oulLl c\nCCl'~"i(l du l,U: ~<i'l ciL-liulllClltc a p:'odu(io dc s:lhjetivi(bdc, ;\ pr(,(b(Ju dc' en)l[Kicidus un re b,-:io a csS c) 5 U > j (I i vid,H Ie _ LT nu (UIICe' i'~.:;() que n JU t (' III U l1:ld:1 a \"cr com 1'051u1:1\' inst:l'lCi:ls ill~rapsiquic\s au dl' indi\'id\l'l~·:I() (C()llllJ ILl" r c'\~ r i e)S tI,; ego J, n ,~Ill i 11 S t:1 ;lC i:1 s de III odd I 7,)(10 de sem I () tiC:1S Ie<) [11 Ui" {com" l·IlCOIHr;lm05 (:Ill ](l(i:ls as tC(lri~ls reb! i \'~IS ils f UIl~')l'S del iIllJ!.',C:.lI 1,0 p~iq;lismo)" UIl1 cxcmpla dessas ultim,ls C a tcori,\ treudi'II1:1 h-C1:d 'L"Is c<lI1,t:uir 111ll;) c(·ofl(lmi'l s()Lial da su!)jerivilhde a pnrrir do, Slstc·iII'i> ,Ie idt"nlificl~·~l\ c dl~ toela ,I pwhkmilic\ dos ide-"is do q~{)-

32

33





i\'ao .:. vcrdade 0 que dizcm os cst ruturalistas: niio s110 os [atos de lillgu~gem ncrn os de cornunicacao que produzcrn a subjetividadc. Ela e manufaturada como 0 sao a cncrgia , a elctricidadc ou 0 aluminio. Urn individuo t= 0 rcsuluido de urn mctubolismo bio16gico do qual parricipam ~Cl1 pai c su.i mac. D,; para ver ,1, coisas JC'boC jcitu, mas, n.i rcalidade, a producao do individuo agora dcpcndc tarnbcm da industria bio16gicil e nlc Ja engenharia genetics. E e evidcntc quc, sc cssa industria nao rivcssc sc lancado numa corrida perm anc 11 l c pa ra responder as ondns de virus que at ravcssarn rcgulurrncntc 0 planctn, a vida hum.ina tcria sido li'lllidacb. A exp,lllsiin do AIDS, por cxcmplo, leva a urna caca ao tcsouro de imcnso alcancc, <l uma corricla pcrrnancntc para cnconrrar <l resposru. No momcut o atual, () apcrjcicoamcnto (' a prod/i;Jo dc rcspostas illllllllJlci;_:ic,,_[ [azctn l'alh' da criariio da vida ncstc planet».

Del-ate promovido pclo Cur so de Psicanalise do I nstiriuo SeJes Sapkl. tiac, 31 de agosto de 1982.



Matio Fuks - Pelo que cntcndi, voce coloca que as mudancas, a, varia<;:0,~s ria mctodologia {:t: m(1(lcliza"ilo corrcsponderiam , ern ulrirna in"t~:-Ki<1, a mudancas gerais na proclucao da subjctividade. Minha pergunra c: existiria urna articulacao dircta (c, no cnso positive, em 'lue grau) entre as translormaroes que vern ocorrendo ria producao de subjctividndc e as Illud'ln"as de rnodelos psicarialiticos que vern sc prcduzindo h,; 'lll:Jse UIl1 s":cu 10 de }J is tori:l da Psica n ci I i Sl'?

Guatlari - Um faro subjet ivo c: scrnprc cngendraJo pm urn agcnciarncnro de nivcis scrnioucos iwterogl'nlCos. 0 cngcnd rnmcnto bist(Jrico das modcliza<;(Jc:s do inconscicn tc CO I'1'CS pondc a urn [cnorncno de imcrisu deri va dos modus de terri torinlizucao subjeriva. AlguIls rnodos de rdcrC,nci'l schjeti vu, III OJ,lS de produc.io de sub jctividadc, f 0 ram li teralrnen tc vn r ridus do pbneta com a ascens.io dos sistemas capi ta listas. Pode-sc ciizer que hi urn inovirncn to gcra] de dcstcrritorializaciio {las rdcl'Dncias subjetivas. Atc a Rc\'oluc;ao Franccsa c 0 Romanrismo, J suhjetividadc pcrrnancccu Iigad.i a modos de produc.io tcrritorializados - na familia arnpla, nos sistemas de corporacao , de cas tas, Jc scgmtn ta ricbde social - que nso tor na varn <l suhjetividJdc opcratoria a nivcl ('sp~cffico do individuo.

Cum a emngC'nci;l de lim novo tiro de forca colctiva de tnlhJlhc, com ,1 ddimita"Cio J~ urn novo tipo de individuuciio da subjctiviclacle, co.ocou sc a qucsriio de ill vcn tar nove s coordcnadus de:: prod lJ(,:'lo ch S lJ L j c l i v i L! .idc. I I is to riadorcs co mo PIJ iIi ppc 1\ rics, I )"r.7dot c ou t [(1" rrn 1S tra L1W co :J1 II See [o! assi,;tindo a urn ('nnfi 11;1 menlo du familia c a UCla Ci'C"lSCl"I,'IU {Ll inf:inci;l. Nos sistemas antcriorcs iis fOrlll;l"OCS cupitalisrus , J pro.luc.io del suhjdi'."idadc: na (:'i,1I1,·;1 nao em inteiramcntc ccntrud.i no fl:~jC:";C'1 :-:wnt" ,i;, j'lr;lilia COIlIL};:d_ Lm;! c,':J:plu:a CL\'Jl(l!l;:cl lk i'"q:;r;,,;;i' .. l I:';" ("i:'::h c t.ir i.is , ,k art iculacuo com 0 earn jll) social circund.in tc, J1l ,j 11 t i r; h ,1 a s u b jctivi.ludc em r"la,,·cics de dCI'l"Ildl'ne::ia pc::rmancntc. A" ,!i,p'll-i'!;1(-k, cram scm;l1C, de algum modo, COIll plcn.cn tares _ 'I'crnos varies rcstcn.unho. li tcr.irios JC5ta rornplcmcnt.uidudc. (_;m cxcmplo que me ocorrc .: 0 cia reb<,<10 cntre Dom QUi:-;OlC, um senhllr, e:: S,\ncho Pan"a, seu ni,~d()_l:llvc'/. e~l'~ nao scj;) u meliwt, dos ('xClnplos, pDi) () quc nos ~ d;ldo C(l.JwCl~r J ~I re h~·ilo sc n hor / cr iado ~ 1I·,IV':S d ~s l J obra, na vndade, co ues ponde a u n1 csbqo de des te rri t ori aliza<,-a() que 1:5 Ll Ie L1<;".1o j ,i cs ta va vi ve n do na ejl()CJ.

A mJl;:iio rk r,~,p(1I1sabiliJaJ,~ inJ:vidvad'l .: um,l nO~·~(1 Lll'di,:, aSSOll c()mo JS no,,'ocs de c::r~-{) c de culJ'abilidade intCl"i(lI"iz,Kb, :t\\lrn cen.) moGk'IIW, se assistiu a um CUllfirl:lmconlO gcne::l-ali/ddo d:IS sl,hjdividcicics, ;[ 1l<11J ~ejl'll";\<;"ao d()s e::sp,Ir,~05 sociais e a llm;l rUl'luL) de tude'S os :n:i,_,().; mod()s de depe::ndcllcia, Com a Rcvolu"ao Frances:!. nao so toJos os illJi· viduos torn~ram-,e de dirciw - e nil,) de btu - hvres, ii;U:l:S c irm:i(J::; (c:, al0m disso, pcrderJnl su~s adcrl'llci~ls snbjuiv;b a()s sistemas de eLlS,

N:l(l n:iste uma s'-Ihjc1i\"icbdc d() t ipo "rccipicntc " em que sc colocuriarn coisas esscncialrncntc cxtcr iores, as quais seri.un "intcriorizadas ". As tais "coisas " sao elementos que inrcrvcm na propria sinrngm.itica da subjctivacao inconscieruc. Sao excrnplos de "coisas" dcssc tipo: lim cerro jeito de utiliznr a linguagcm, de se articular <10 modo J~ serniorizar.io colct iva (sohrel1ldo da rnidia}: urna rcla~ii() com 0 universe dus rornadas deaicls, nas quais sc podc scr ekt rocuiado; urna )'eb"iio com 0 univcrso d,' c i t"culac30 na cidade. Todos css,~s sao clcmcn tos cons ti t II t i V05 de; su bje· tividade::.



o indi\'iduo. a rnvu vcr , csl:l rca cnCl"u/ilhach de muh iplos cornponcn; I_.'~; de sUbjvIl \'i(hl::"', Ell ~ :-~' L'S~('~ cornponcntcs ;_llgl:1~s .s:l() 111co:l:)I ... 'icntcs. Ouiros sao mais do dO;11 :t:ill du COlTO, tcrrirorio no qual 1l0S sentimos hcm. Ouiros sao muis du dominio Juquijo LllW 05 sociologos arucricanos ('hamClm de "grupos prim.irios " (o clii, 0 b.indo, a iurma, ctc.}. Outros, :Ii ndu, sao do dominic da p I'od w;ao de pode r:, si t U a m-sc em rclac io a lei, a )1olki:), etc. .\liIlha hiporcsc .: que:: cxistc tarnbcm \lllla subjctiviJade:: ainda mais amp!.l: .: 0 que e::har~10 de s~tbjl'tiviJa(k ~·apitalistica_



SuiJ con ven ien tc defi ni r de (\\1 t ro modo a no"iio de su bjeti \'id~de, r(,llunciandu totalmcnte a id':ia de que a s()ciedadc, os fc::nomcnos de ex· p res silo s()(:ial sau arcs ul tant c, de u m simples ag 10m erad0, de \l m a ,i m ples SO'Llat<iria de snhjctividadcs individuais. Pensu, ao contr:lri(), yue .: a subjetividade individuJl que I"('slil ta de lim cntrcCfll:!atnento de ddertnimll;:()~s cole t i \'<1S de vari ns cs peci es, nao Sl' soe::i~ is, mas cconom icas, t ecnologicas, de midia, etc.

34

35

de grupO$ primarios) , mas tarnbcm tivcram de prcsr.ir conras a leis transcendcntuis, leis ela subjcti vidudc capitalistica , Nessas condicoes, feli ncccss.irio f undar , ern out ras bases, o s u jei toe s\] as rel a~6l"s: a rclll,-iio do sujcito com 0 p(_'llsamento (0 cogito car tcsiano} , a rclacao do sujciro com a lei moral (0 numcn kantiano) , a rclacao do sujcito com a natureza (0\1 t ro Sl"n t i men to em rc 1:1 (:il (' ~ n:11 llIT%C\ (. out ril cnr.CCI'(,If) de n.t t 1: Ie/,ll , a reh;'ao com 0 ourro (:1 conccpciio do outro como oiJjL"to). t ncssa der iva getal dos modos terri tor ializados cia s 11 b jet i vid neft: g ue sc dcsc.ivolvcrrtrn n.io so tcori.is p<,icol()gicls ref erentcs 3S faculdaeks d'i ,]1 rna, como 1 Jlllh':m urna rccscri t a pcrrnancnt c dos proccdimcruos d" sui Ji .:liv-,·J<;-;Io IlO Cillll'O g(C 1':11 lLis trunsf Of In J<;"':'es socia is.

A C\'ob(ao do romance COnlO urn rodo pode scr n~lllcticl,l ~ cssas ll,;.[C/l·I'.',C' tCI]U.tiv;b de criJ~:I() (k sist ci nas de rdCl"l'nci:! pJr:1 (lS IH1\"Ob mr« 1".< (k proGu("iu d~ sllhjui\"id:lck. f: interessante not ar como os SiS1VIII ,1 S (1 (' mode I iZ;l(iio do )"OIlI;llKC l"S 1:10 scrnprc, d (. ccr to m()(!u, rl');1 c i on ,ld, 'S ,lOS sist,'1l1ClS (k lllodd:z.1()o du psiquismo. I-'rc:: Id scrnprt: hlsu ,'.1 ,UdS fl'ic!"'[I(i:l$ 11:1 rni :,·,l"ri'l aru ig'l, no cnrunto, ck ~lS tl';]cil,;-:ia nu 111 ccr: () t; j"'. dl" romance f :,miliar muiro rnais proxi ruo d~ olir a ,k lim C, '('till', pOI' ex em: -lo. COil rudo a III cu vc r, C cv i den ll~ g lie os rnai. ires psican.il i s us 1 I :~{) S'IU nc-rn r Jell d, Ill" ill Lacan, I] em J lIll g, ncrn :tl i~\10Dl Jesse gCne n', nJ:l S gl.:!l I I.: como Pr. 'II S 1, K,) Ik.r, 0'-1 r .:1 U t r0J m Oil 1. 1·:1 cs c( msegu i ru 111 res) \',': l:! r :: S JlW t:l\(lI.:S sllhjl'(j \':~S 1":1 \I j to md;w:' do que 0, r-mprccndirncnt os de mu(ic-Ii J.,-\,JP rf(:leIl'<II1l'~,l«C eicnlificos.

T~I rllhclll CS Sish.T~'~1S dt~ n10dl'lIJ~!~~~O rH'C"SCJltc~ I1FS conC('PV-:lcs (L: r .rf"II':/,I~){l d;ls )\1 ('IS ~;oci"i~ esLln rclaciollc!d()s :1OS sis(crn;I,; fk J~wdc ii/;I(;\P :1(, l''':qlli <.1110. B;l',!-.\ PC",'<I r J\(1", ri ',lC'~; de prI1,lu<;')f) ~I]hjel iv.i "~1 ~·':'.ldLl,l/l~; I~() J;'('\'j[ll(':l[() opcr.irio ~1 1:1\'6. PUi' ('\:cmplo, ,Ll II II;l(·:·I~"c·:')ll;l', dl' !ell i 11 i\1110 Oll du lll;{(li,m<.'. ,],,11\"(·,: 'c' (nlle de "ko mui j() IIW[ll.'S i'ell pil:l1lle

(l () q: 1 (. ~l::::: ex;-, :-( ':..::~J H_~S n ~ [:1 (1 nL'~c=\ do ~C!~ ti ILl (~11 ~ (1. r~l:~ S (]ll C, S l L~11 (11./1 \-i c.:' J

~Ii.;:l:ll:,l l>h J"' ..... r:)(::l' :1 i.:l~j L1l'i.~(.1 l~:"" L·~':f·HI, .. :::·<·.;;tl .. l ql[C :l:ll~ rl'r;1 nJlh ~~ \'1 .. ::" l'(j'll :~'il<k q'.I,: ~< rdcT~' dnc'[:'illCI,I(' ;r n·()llI(:iCl ,Li SuL)c!ivi,blk h1:1)'IWo,l.

4 _ Singularidade X individualidadc

RCl~lliiio no I nstituro hcuaiall() Jc~ PsicJn5lise, Rio Je J allci 1'0, 10 cle scrcmhro de 1982:



I'crgunt,!: VO(} culuC! 'lUI.: (uJo j'nI('C,SU J" trJns[ql"lJl"~';;u p-,1>~.1 pc;,,- ,;1,_ gil) ariz.1<;"ao. Oucr d iz("f, en lao. ljl'l: I od J Jll jjdanp l' i I1Ji v i cba P

GU<lttati: l\iiu, niio (- isso. ES(l):! tcntundo diz.:r cxat.uncun- o cont LiIL": a ~\lbjctivi(bde colct iva niio 0 n:,,, ILl:)!l~ d,~ urna ~.olnJ,<il·iJ dc~ su hj(~li\'idades ind ividuais. 0 jl["()("!:SSO J,,~ sin~uL!li/a(,':;o da SLl~ljC'li\'idJ(!(' sc~ LI! cmprcst.mdo, ~so(lci'1Jld(), ~!~!o:llnand(1 dilll("ll\<-ll'~ dL' diL~rl'll tl', "~nccil·s. POlk 'l(ontec("r d~ proccsxos ,L- s i [1!~\lLll"i/a(iju l)nrt:H.!"I"C'.i d~· \·ci ("·~·S d c' (ksl:jo cncont r.ircm l'H1CCSSOS de individwI(,·:io. i'\essc C)S(l, t r.i: :)-c,' scm)lr(~ de proccssos dc' reSl'oils<)hiI ij:H:.l0 snci:d, (k cllI!'ahil i';[I,';ll 1 ,.' (ie- en: t;lch 11 c) lei dominallk. Crcio qlw c dL'sq {ornlc1 l;I'~' fic! nwll,'[· (()I(lc;~d.l a a1t~'rn;I( i I'~ ,jll:;l'.hljJ".ldl"iindl\'id'.;~ l,id ;l(k, C n.io 1': um.i di "[UIlC'll I 'I~ ""]',1 :1. 'ill'~ iIllI'Ji(":l 0 miro (k \,m retorno ;! sill!.~ubrid:ld(: puru, J um.i pur.: U)I': vl"rs,10 ~(l processo :,[·jrn:irio. I Li 1I1ll pcnn:lIlcntc I.::HrCCTU;;II;lClllU Ill) (:I"d a 'i U cs (:in SI.: col I 'Col concrct n rn cn rc: con 10 11 rt i cu b r 0 prl )CI.:SSO (I,., si n 1-',; II ;1. riza,ao, que Sl~ d:i ao nive] Lm('lolll,b('o do uhjl.:to d" dL'SCjl), ('I! ,I (FiJiquer on rro nivd l'rn.~~IIljt ico, com os plC!("('SSllS <..!e indi \";'!IIJ~"I('. u·:c 11'), pq::l1n po)" todos os Iados?

i\hs que !':'('ces<;,'S d~· ind:\'i,II::l<;'Ctll .<j(l l'S,'l'" l.Irn :':'~nlc:[C' IIi. ,,'1 d~

jIld~\·[dlJJ(JO] 6h\'111) e 0 r.uo ,-~..._, St'[-~110S i~ldjvi(_~lHlS i'i~lJ(F)rj(_\.)~~ (~lt~:;:1"il,:l~'tidus com procc-sso Je nu tl"i,:il1, (k sohre_'vi I'L' Jl(.' i.i. L'1Il:~ (I~; C'S' ,-i,·, '::.1,' 'C C())(lC\ :'i]ul por C";cm;lju t a Ill" como l:\"i t'il" 'IU" i.'s(l Sl.: ~·(\'·h":·l"· :"~l;'ld ]1~t;_\:-in d(~ niortc, ~n~nlLt r~·ohL:tn:ltiL:l L~O tit)(_) d~l "-~lll· t:;1\._"(.lJdLl'li~l_'; 1 J ;::](l. ",.\ i,l 01.1 na 1l1chlCiJli:\? OUl!"{) nivd d(' indl\':dll;!~'~() ( (\ llcr d i vi <'" ':'.':,:1';; I:

:;('[1:1l\1. hnnll,._'~lS (~:l _jll:;111CL-C:; ()~; h\}jl':.\'>SS{_':-:l;~l:,:) _" l'!n tlllL\ C""l:::",) ~ "'I'

Ltl~~n f"jl"ril'l!;~~lh::l~:"': l"<'_'~-L'r~'nl..i.l""l']_ {_)lJLr\J llIVl.<. ~li'"lliJ, ~ P ~r~l [Ll,.li" :"_~\,,~".,>' Jl~l~ J"L'b(ucs S~)Lii. ~-Ccot1uIl~i(as] ~~ CLlSS:_: ~{R"'iLd qll:..~ SO:11US c~ u.< idL ~~ :l:--:~: iI1'Ji'. 'rodels esses e:-;l"tllplos nos m()SI :.c111l ljlK' a l'flil'ria jld.'!,CCl i v,1 ,!,I 1'1,:, .. vi,lI.lCl,;iio l"()tcja d"t\'er,us proces:;cs de irllq;LI,"iiu t.: JII':·llLl::,.I,·j(l. ,.\ 'r~cs::~~) (F[c' sc eoluca e s:)hcr COIllO tWI:) IlIiC[opulitica ell.: l'WU'SS(" ,:I.!:liI.l: l' :l~'licllh-:;c C"1ll CS\l~S prcc<.:ssos de indi\'idll~(alJ. Tr.llk, 0 '!CCll\.(,:\.i,I,,,I!l(l ,h fi iosufia, dL,dc rk~;("artl's, ' 1.'( 1.( 1 ll,c"':llVl)lvirnu;1 (l d ,! psic,,] ""i.) (kSJl~ Taine, \\\mdl, etc., ttW!CIll ;) UUl:rl'f l"eLiciona:' ,I slJ!'j~1!"'il!:ld~ ;; 1Il1Ll idc1l1idacle individu,)J, eOIl\idu'anco que us COlljlll)WS ialllihlrc.-; c sociais sr;l"iam como ~UI'Cfestrutur'ls eIn f(Cla<;,aO a subjuivi,h(k iIlJi \·idu<"d.l. A JIlI.:U vcr, isso CSLi IlJ L;be de !G(hs 'IS vi~0r;s lcduwl'as, no umJhl del fCllOIllCn()!ogi~ C eb pc icul"gi:! . .t'\u Cllt:l1ITU, us lOlllportamcntos, cs cl'gajamcillos no, sistemas (!" v,d(lr j;lrllClis PWVt~lll dcs.q il](l; vi,) llJ<,.,-IU.

~c- cOlls](kL1rlll()S () l!'J(' d U I \';IIlKlllC SC pas"l n" cn;1!'" (!a ni'I,'I<.l ,I nisI iu l' cin,1 iri ,':1, j'l.rai\ cnC()Ill LII'C'IlWS sist~'nl:ls de n'~1 t ~';11 i/;!(Ju, in~l i llli,'i\l'~' '-]l:C C(l·.1 '. ["( ,icw 1 e)1 ;r111·.'~1l1e (l~·, pl'(lCc·~;~'ll'. cri ,11 ivos. n·,: -.Il)'.IIIl' 1110(\('. as l't(xIl,«(-j('" artisliC;], l" cil-nlific"~s P['()(",~dcm de agcIlcialllcl1(us (k enun· CiCI<;:'I(I (]I'" ,\s \"(,7C'~ :l!~'n\"C\S:l[~l ll:IO ~(', as imlitui'JJ(,s e as eSi'ccinli,hdv\, rn:l~ 1;[[11;,,:111 I':lisc's c ,n,~ 0P(lC1S. ll:i 5l'tllprc~ llm:1 csp0cic de lll11lticL"iltr;'i,em tbs j'n:1!OS de s:llf'lILrri/~(i(l IlO campo da cri'l<;iin. hoo 1l~0 im I'e(!c qlw j,:l,::r. nu III Illotllento ou nOli tro, Uill individuo lI"i~d,)I' UU lIm:l eXoh -- nus ~l'llll'l"e C r,·tuillad,) lim ph/III!! de prodIH,::i() e Ull/,I(!U CUll I 0: ,1 I"l' t!..·iflll.'1 ~t\ 11:1 c). 'l\:a ,1,( l\ r('wTdis c d OS dtspou, d:1 ("1.11 tilL! {. lJ'W existe a idl:ia til.: que se l'ossa )lfl)g)";lIll~r ulna. revo)1I<)0, PO['. c;,;cJIJ'plc;, ct~ll1.lral, fJor ('SS(~1J("ldr d CU,,'(.J.{) t' J(:illtrc JtSSljCillC.. /rLn/_~{n{llrhiuL~·:',. t rd"'?.r~"U t {n rtil



A reLlI;30 yue sc e.'itilhckclO em I'e u ego e a I'C"SS(l,l soc;:il e j mid iea faz cum ljll(' Sl~ tl.:nJd S,-'1Ilr['C a rl.::;l'~'1":.s'lhik:m as (lIll~'i~)l'S dd Sid ljdi \'id;ldc

36

37

OCOl rc ai lIlll [cnomcno de rcilicacao social da subjctividndc, com todos as scus contracfciros de feprcssao, de CllliX11)iliza~ilo, etc. lstunios lOulmente prisionciros de urna c~i-'ccie de individuacao d,l subjrtividarlc. Nessc sent ido , FJ recc -rnc y uc a q lIC~ 1 ao n;lo e prop riarnentc a J c nos I esga turrn os a nivcl de nossa individu:did.Kk, p{'ic PC,dClllllS fiol gir;lllcln ern 1 orn o de l]{l s incs mos , COIllO se cs Ii \'CSSCIllOS Call! urna ; ~'rri vel dor (k dl~1l tc, scm pockr dc:;cllcl,k;u- processus dt: singuLll'iz'I<;i1o :\ nivcl inf rap(Y;oal, ncrn

a nivcl cx trupcssoal, jj que p~r'l i5S0 e ncccss.irio sc concct ar com 0

exterior.

Podcmos, agora, voltar a Folba.

Ao subs li tuir 0 tcrrno "singularidade " par "individualidade " , 0 jornal, curiosamenrc, encenou 0- proprio lerna do debate: cultura de rnassa e singularizacso nao podem apareccr nurria rncsm a frase: clas sao, na realidadc, incompativcis. A irnprcnsa, enquanto produtora de culrura de: rnassa, alimcntnsc de Iiuxos de singularidade pam produzir, dia a dia, individualidadcs scrializadas. Dernocraticamenre, cla "arnassa " cs processes de vida social, em sua riqucza c diferencia.:;:ilo c , corn isso, produz, a cada fornada , indi\!ieluos iguais c processes ernpobrccidos .



Mas nao fica so at a coincidencia. Cornpl er arxlc sua mise-en-scene, a jornal jusrificou a troca dllS termos argurncntando que a palavra "singulnridadc" seria Villa sofi~tico<;"ao inaccssivel a scu lei tor. De falo, sjng~darizar e juxo nos tempos y ue conem! A inda niai s JlO m undo dns priginns di.irias, Lihricado por essa mayuina cuja fUI1r,:au l' cxararncnic inve rsa: procluzi r indi viduos dcslod vei s <10 sal-or d C! InC" rcado e, p,1f~ isso, precisando intcrccptar seu accsso aos processes de singulariz<l<;"ao, Isso sim, scm duvidu, adapt a-sc pcrleitarncnrc aos tais "[empos que correm " ...

QlIJ~ld{) [;[10 en: <, pnKt.:-'SO de ~:lbjdi\':~(io"', (k "singubl-i,;!~:i()", is,,, nao tern !lath ,I vcr com 0 illdi\'id~IO, j\ rncu vcr , ll~{) c;.;is1(' unidad.: cvidCl1k d:l pcsso.r: 0 indivfduo, a cgo, 011, pudnLlI11o<; di/cr. ,] j)(1lil!Ca d,) l:!_~U, a polirica d;l i liCl: "'i&11<;iio (!,l SII!)jcli\"ici:ld" ,: (uiTL,h t i·,,, ck si:;knns (k idelltificl,-:in (jUt: siio fl1oddi/.:\l'.tc"

o

o

A loll:a de S. Paulo convidou Cunnari jlaLl um.i nwq-rcdon(h, pcdindo-Jhe:: cjue propusessc 11m tcmn. [k su)~criu "C1Ilt ura dc m.issa c singulal'id,~dc". No cruan ro , () Ilwlo ariunciad o foi "CUll1l)': dl" PUSS;\ (' indiviJll;llidadc '" _ 0 1('[:110 "~in!:~: Iaridadc ", segundo JiS'Ci,lTll, parvciu ;]0 jornal d..~!ll~sialLIJ11{'nl(" soi isricado, inaccssivcl :1 scu JeitOJ' _cxar amentc, 0 consumidor Je cui: 0:1 l!C m:ISSJ,

5. Subjetividade: linha de montagem no capitalismo e no socialismo burocratico

Fssc f~tn (~, no minirno um.t coi ;lc!(~tnci:1 rcv"bdor:1, sn~'L~.Jl!(~n sc

o p('ns~~n~J()S nos lCr~11(1~) d~~:~ r1n;iJr·i~IS ~(~Ci;lS d •. : (~ll(ltLl~'i, }-,\- cunc("lv~ a sub jel i vid ade coruo prod uciio , c COI1 side ),,1 qu e urna (Ll <; r:-i !lci P;I is CJ r actcris t ic a,; d cssa prod 1I,'ilo nas soci cd ad cs "ca pi 1 al j sri C,iS" scri a, precisamcntc, <1 lencltllcia 3 blo,]lIl'ar processes (1c sin"ulari',\(:lo (' illstaurnr pr()CCSSOS (k individualizscao. 0-, hOlllCI,IS, rcdll7idc,s i\ condi<;ilo de SllpOrtc de valor, assjstcrn , Jl(milOo. ao dcsmanchnmcnro de scus modes d~ vida. PaS"l1Il cnt.io ~ sc orgJniz~I!' ~cgllnd() padrocs universa i 5, qu C as ser i a 1i7'J rn c os i nd i vi dual i zam , E svazi kSC 0 car :Iter processual (para n50 di7.Cf vital) de suas existcncias: pOlleo a POllCO, tIes vao se insensibilizando. A expcr icncia deixa de f uncicnar como rdcrtncia p,lra a criaciio de modos de orgalli%a~ilo do cotidiJ;lO: interrl1mpem-se os proccssos de 5ing~Ibri7;l<;:Jo, P, jJortanto, !/:1Il! Y) lIIOrimel1{o que IIdSU'111 05 illdiddllos t lilorr('1'/ OS [>()tcllciair de .ril;y-plari::{!~'ii() TUde) i",o COTlst:tui WILl imCt1-,'1 Libl'iea de ~ll!ljlll\-d;dc. qlle fllncionJ como indlistria de base de:: nossas socic(bdes E eXDPlJ1Cnt(" ne::ssa ind list ri~ qlle a midia. tal como exiSlc hojc ("III diJ. {'om su,1 cult mJ de III as sa, te'ria 1I In p~ pel d C' (!('s t'lljUl'

o CJ\-JI afirma-$c, em mo(!a;it1,!d~'s que vuriam {ke acordo coin () pais 0)1 com a carnada social, :Hr3\'cs c!c urna d12;l!a opressiio Pri nJciro, pdl ]"l'~1J·(":"<-;J.~1 di ~-C'~\~ no p1:lt:u (·C~~:l[)[; _>"() t' S( l(il! .- (1 Cl..)J1 r rule {~;I jll"(h.Li<:-1\) ,k lwn~ c das rd<1(oe::s SOLi,lis at);JVCS dc' Illcios {k cue::I',ao mc;klial c:,t.-rna C sugcstJo de corucudos d,.: signific:lr,·iio. /\ scgull(i1 o;mCSsJo. l;" i!-'(Ii11 ou rn.iior inicnsidad« que a primeira, consistc em 0 Ci\jj instalur-sc n,\ propria produ,-fio de subjctiviclade: unra rmcnsa IlhiqllillJ {!/OJlilird de lI>!1!1 subje! iliid,d c ind list riaiizaJ" " lIiue/ad II em C scslu ?III/IM 0i t ornou-sc jado de f,fiJC na [ormaca« d a [orca (c/e!il'" de irabulbo l' d a [orcu de coutrolc social coletioo.



As m,iqlli 11:1S ganh.u» lJllL! illlpOrl(jr;cia (";ltia V(;Z maim nos I'fOcessos de produ~·i\o. As rcLI(;()t:s de inlL'ligcncia. ,k conllole e de ()q.;~111 il.a<;iiu social Cst?io raJa vel mai_1 ~lJj'lCe'!ltcs :lUS i'l'OCCiSllS Ill1\j1l1Ilicos; ,: ,11 r,IV(~S dc;ssa prod u<;:JO de s ubj etiv idade Cli pi tali,; lica q II c JS classes e C3S( as (1 L1(; Jet(-tlJ (' puder nas SOCicd:1JCS illdlJstl'i~\is t('J)(km a as>cgurn lUll connole cai\:] \"0 m:lis desp6ti(u sohre us sjstc::Il1'~~ {k prodlli;:ao e de vida social.

39

You might also like