You are on page 1of 7

Faculdade de Direito de Ribeiro Preto

Universidade So Paulo

Faculdade de Direito de Ribeiro Preto

Introduo
Neste texto proponho-me a analisar alguns dos direitos polticos e civis que se incorporam aos documentos estatais nos sculos XVIII e XIX. Mas especificamente, terei por objeto desta anlise o texto constitucional brasileiro de 11 de novembro de 1823, a Constituio dos Estados Unidos da Amrica de 17 de setembro de 1787, a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado da Frana de 02 de outubro de 1789 e a Declarao do Estado da Virgnia de 12 de junho de 1776. do carter dessa anlise destrinchar as prescries desses textos quanto aos direitos polticos e civis neles inseridos e a forma como se d execuo desses com as peculiaridades, restries e abrangncias que por ventura venham a ter. Para melhor organizao racional primeiro analisarei as obras em seus contextos histricos e suas propostas gerais e depois distinguirei as expresses civis polticas dentre os quatro documentos. Admito, por fim, como objetivo claro deste uma simples anlise e reflexo a disposio desses direitos, sem nenhum intuito corretivo ou conceitual pr-estabelecido. Logo ento, gostaria ainda de ressaltar se por vezes parecer precria a forma como estaro expressos tais direitos, estes documentos inauguram uma fase de prescrio desses direitos, muito embora grande parte deles no se concretize na prtica, vem-se esses documentos como resultado de grandes revolues intelectuais e at poltico-sociais.

Declarao do Estado da Virgnia


Este texto est inserido dentro do contexto de lutas pela independncia dos Estados Unidos da Amrica mostra-se de claro cunho iluminista medida que insere em seu corpo diversos dos conceitos de liberdade, igualdade judicial, independncia do ser e liberdade de imprensa. Tambm grande destaque o reconhecimento nesta declarao da existncia de direitos inatos ao homem, sobre o viez iusnaturalista predominante no iluminismo e dos contratualistas desse tempo, como o gozo da vida e da propriedade e seus meios legtimos de aquisio. Caracterstica histrica vista neste texto o propsito ideolgico do norte do EUA, pois demonstra clara tendncia a homens livres, por consequncia a mo-de-obra livre; a subestimao do poder militar aos direitos civis; a livre perseguio a felicidade e segurana financeira; e por fim a livre manifestao de crenas neste momento abro um aparte a dizer que h uma tendncia religiosa implcita que discutirei mais a frente.

Constituio dos Estados Unidos da Amrica


A escrita dessa constituio mostra do ponto de vista Estatal a consolidao plena da independncia poltica do pas. Contudo arrisco-me dizer que, apesar de em seu prembulo afirmar esta como um meio de garantir uma srie de direitos como os expostos da Declarao da Virgnia, essa carta foi bem tmida na prescrio dos direitos
Universidade So Paulo 2

Faculdade de Direito de Ribeiro Preto


civis e polticos. Nota-se uma clara tentativa no texto de tornar o pas uma unio perfeita, logo evitando temas discutveis que historicamente mais tarde daro incio ao conflito civil conhecido como Guerra da Secesso. Ainda assim pode-se notar caractersticas importantes como a forte preocupao do texto em estruturar o Estado americano, suas instituies, atribuies de poderes e prrequisitos para o exerccio dos cargos polticos. Em suma, das consideraes gerais que pude extrair do texto quanto a sua preocupao exclusivamente tornar o pas independente para que a partir da possa resolver seus conflitos ideolgicos em mbito interno e sem possibilidade de arbitrariedade externa.

Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado


o primeiro documento que prescreve de forma ecumnica os direitos civis e polticos inferidos nas disputas da primeira fase da Revoluo Francesa. Sua elaborao d se por forte influncia do pensamento iluminista ao declarar direitos fundamentais do homem em pregar ideais libertrios e liberais. Da analise primaria feita aqui sobre a obra como um todo, vejo nos 17 artigos componentes o iusnaturalismo como forma a qual defende os direitos vitais do homem. imanente, tambm, expresso do direito a sua forma de regras ou leis como uma prescrio da vontade de todos e logo todos devem ter tratamento igual perante este.

Constituio Poltica do Imprio do Brazil


clara nessa carta constitucional a ingenuidade, falta de elaborao e necessidade da consolidao de um regime absolutista, ou melhor, uma verso mais moderna desse conhecido como regime desptico esclarecido. A influncia dos ideais libertrios do iluminismo notvel nesse texto, porm a necessidade de consolidao de um pas sobre poder ilimitado de um soberano se sobrepe a tais caractersticas do texto. Na forma como trata a consolidao do Estado imperial, a constituio demonstra demasia importncia na legitimao do poder do imperador como soberano mximo e irrefutvel, suas denominaes, sucesses, determinaes na organizao poltica, custeios e ttulos familiares. A isto soma-se o fato da forte influncia religiosa e oligrquica ao qual o texto est submetido.

Da Influncia Iusnaturalista
Os quatro documentos analisados demonstram fortes influncias iusnaturalistas, das diversas correntes desse pensamento jurdicos as mais claras nos textos so as que aderem, assim como os contratualistas mais prximos burguesia contempornea, a propriedade, o gozo da vida, a liberdade de imprensa, a liberdade de expresso religiosa e a livre iniciativa privada como os direitos fundamentais aos quais os outros se derivam.
Universidade So Paulo 3

Faculdade de Direito de Ribeiro Preto


Na constituio imperial tal influncia se torna clara em trechos como no artigo 133 inciso V que trata da responsabilidade do ministro que obrar Cintra a liberdade segurana ou propriedade dos Cidados e como no artigo quinto caput que apesar de afirmar a religio oficial do Brasil como Catlica Apostlica permite o culto domstico de todas as religies, contudo os dois trechos demonstram limitaes implcitas que melhores se esclareceram ao falar de cidadania e laicidade. O texto francs talvez dos trs seja o com menos limitaes a esses direitos naturais a medida que tem por objetivo a expressa difuso de seus ideais libertrios e liberais. Ao citar os direitos a propriedade, segurana e resistncia a opresso; diz ser esses fundamentais e imprescritveis a todo homem. A Declarao da Virgnia e a Constituio dos EUA assumem ambas fortemente a proteo a propriedade, a imprensa e a vida, porm a questo da liberdade muito bem demarcada na primeira pouco se conota na segunda sua amplitude, mas restringe-se a uma camada no muito bem esclarecida entendida como Cidados.

Da Cidadania
Essa como um atributo pelo qual o homem poder ser titular de direitos civis e polticos que lhe sero atribudos. A Constituio do Brasil de 1823 mostra um grande avano a designao dos cidados; v-se portador de cidadania boa parte do contingente populacional brasileiro da poca, com clara exceo aos escravos. Contudo, acredito que numa tentativa de fixar e gerar um sentimento nacional, o texto aceita como cidados todos os libertos, filhos de estrangeiros que nascidos no pas, estrangeiros que se domiciliam no pas, filhos de brasileiros que residam no exterior e priva do direito a cidadania aqueles que se naturalizarem ou aceitarem condecoraes em pas estrangeiro. De forma adversa, as a declarao francesa aceita como cidado todo o homem que se mostrar ao interesse ou interessado no Estado francs. Isso demonstra alm de clara influncia do movimento poltico social de igualao de direitos que precede a escrita desse documento, o primeiro indcio do movimento anti-escravista que vai se consolidar em combate a essa prtica mais tardiamente com a Bill Aberdeen no ano de 1845 na Inglaterra. J o texto constitucional dos Estados Unidos da Amrica assim como a Declarao da Virgnia pouco conceitua o homem como cidado, a diferena entre o dois textos o tratamento que do a essa expresso. O texto da declarao manifesta claramente seu entendimento de todo homem dos estados unidos como livre e apto para ser titular e direitos civis polticos, logo cidado; j o texto constitucional ao utilizar essa palavra como pr-requisito passvel de se estabelecer tempo no porte desse status, divorciando a idade como outro pr-requisito, demonstra haver dentre os homens americanos os nocidados muito provavelmente tal fato esteja ligado ao j aqui exposto interesse desse documento de unir o pas como Estado mesmo com as diferenas ideolgicas escravistas do sul e antiescravistas do norte dos EUA.
Universidade So Paulo 4

Faculdade de Direito de Ribeiro Preto

Dos Direitos Polticos


Os direitos polticos nos textos constitucionais analisados so os mais bem caracterizados, seus pr-requisitos so muito bem estabelecidos e a estrutura organizacional muito bem especificada com os parmetros de influncia, convergncia e pertinncia de cada setor desta; alm de como so exercidos esses direitos e a medida de cada Cidado pode exerc-los. Contudo, ambas declaraes por no terem intuito de firmao de poltica e to somente prestam-se a disseminao e prescrio de direitos sociais e fundamentais acabam por praticamente ignorar os direitos polticos. Se em maior escala o voto seja o direito poltico mais amplo, pode-se dizer que se faz assim na Constituio dos EUA ao permitir esse a todos os Cidados no esquecendo clara a forma como esses cidados so determinados divorciando-se da Constituio Brasileira de 1823 que admite o voto de forma censitria, gradual e indireta. Quanto faculdade para se pretender aos cargos polticos de ambos os pases encontram-se restries ao exerccio dos direitos polticos. Se os critrios norte americanos esto somente fundados na idade do cidado e tempo de cidadania, os brasileiros, assim como o voto, so fundados alm da idade do cidado no patrimnio mnimo necessrio para a pretenso a cada cargo conforme seu patamar na estrutura poltica do Estado.

Da Liberdade
Se a liberdade de forma genrica manifesta defendida de forma unnime em todos os quatro textos, a expresso dessa e a forma de liberdade so muito diferentemente abordadas por cada um. Se na constituio do Brasil d garantia de liberdade a todos os cidados, por no considerar os escravos como cidados, assim como todos os condenados por quaisquer motivos que sejam ao degredo perptuo. A declarao francesa por vez afirma todos os homens nascerem livres e iguais, no entanto deixa a salvo a possvel distino social em casos que se fizerem utilidade comum. Utilidade comum admitida como uma prtica j impetrada a sociedade, pode ento ser a forma pela qual essa declarao, que supostamente entende todo homem como cidado, justifica a possibilidade da existncia de escravido sem ferir os ento entendidos como direitos fundamentais. J aos textos norte americanos, mais uma vez vemos no distinguem-se os objetivos aos quais cada texto pretendia almejar. Fato que na declarao muito mais plausvel a idia de todos homens livres por assim nascerem e esse ser um direito inato a eles. A constituio pouco ento tenta tratar de forma direta a escravido, a parte mais explcita de seu tratamento est no artigo IV, seo 2 onde ao abordar a questo das diferenas legislativas dos estados americanos, os que por regime servil estiverem submetidos em um estado que assim o permitir, no ser liberto ao simplesmente passar desse estado a outro que no permiti-lo, mas devero ser devolvido com o pedido do que submete a
Universidade So Paulo 5

Faculdade de Direito de Ribeiro Preto


pessoa. O interessante nesse trecho perceber que alm de a constituio entender e no se mostrar nem contrria nem a favor de tais regimes, simplesmente permiti-los nos estados que permiti-los, ela ainda no d tratamento de Cidado aos submetidos ao regime servil, e os denomina ento como simplesmente pessoa.

Da Livre Expresso
Um importante direito civil de claro cunho iluminista a livre expresso de idias, opinies, notcias, e religio; contudo nessa parte tratarei de religio, pois ter um tpico exclusivo. Aqui ento me aterei a expresso opinativa, informacional e intelectual que de forma quase unnime no somente expressa como tratada pelos quatro textos. Digo aqui perceber que por muito no se diferenciar da concepo iluminista, os quatro documentos tornam completamente livre a expresso; contudo este completamente dizse quanto a no haver censura previa a expresso, logo porque responsabilidade de cada um as consequncias inclusive punitivas judicialmente do contedo ora expresso. Acredito que o nico ponto mais interessante ainda a se ressaltar a forma como a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado torna normal ou comum a restrio da liberdade de expresso em Estados despticos e a forma como diz o que deve ser a lei. Diz ser a lei a expresso da vontade geral, na qual todo cidado tem o direito de concorrer pessoalmente ou atravs de mandatrios na sua elaborao.

Da Laicidade
A laicidade tema abordado em todos os quatro textos aqui estudados. Todavia no sei bem outra palavra se no irnica a forma como em maioria se admite a laicidade dos documentos e territrios para os quais devam surtir efeitos. O iluminismo, como principal fonte intelectual inspiradora dos ofcios estatais desse perodo, designa a necessidade de comportamento laico do Estado por ser permitida a livre expresso em amplo sentido, por consequncia religiosa. No artigo quinto caput da Constituio Poltica Imperial do Brasil, sustenta-se que o Estado brasileiro Catlico e permite-se toda livre expresso domstica de cultos religiosos, porm ainda prescreve que no pode haver forma alguma de expresso dessa religio externa as casas a ela destinadas. O texto francs talvez seja justificativo a forma com a qual a constituio brasileira trata a questo religiosa. Em seu artigo dcimo garante que nenhum homem pode ser molestado de expressar suas livres opinies inclusive religiosas desde que no perturbe a ordem pblica como pode ser previsto em lei. A Declarao da Virgnia ao tratar da questo religiosa to contraditria que dificilmente pode algum inferir que a laicidade era realmente intuito do texto. Neste caso especfico prefiro transcrever o texto original e somente destacar pontos a se
Universidade So Paulo 6

Faculdade de Direito de Ribeiro Preto


atentar, pois dificilmente conseguiria parafrasear a inteno nele exposta: artigo quinto Que a religio ou os deveres que temos para com o nosso Criador, e a maneira de cumpri-los, somente podem reger-se pela razo e pela convico, no pela fora ou pela violncia; conseqentemente, todos os homens tm igual direito ao livre exerccio da religio, de acordo com o que dita sua conscincia, e que dever recproco de todos praticar a pacincia, o amor e a caridade crist para com o prximo.

Consideraes Finais
Agora ento, tento inferir consideraes da anlise dos quatro textos como um nico corpo estudado. Se muito se diferenciam os textos em alguns pontos, pode-se dizer que tais diferenas esto nos intuitos que cada documento tem em sua elaborao. Contudo, como partidrios das mesmas inspiraes intelectuais e escritos sobre as mesmas influncias dos costumes ocidentais da modernidade ou dos dogmas concomitantes da sociedade europia, em muito se aproximam nas implantaes e formas de restries aos direitos polticos e civis. Claramente pode-se notar que todos os texto do tratamento de iguais aos cidado, contudo acentuam que nem todos a populao fixa, interessada e interessante a um pas cidado do mesmo, tornando notvel a influncia dos costumes nas elaboraes textuais. De forma mais tnue ou mais explcita, todos os textos, mesmo que alguns mostrem uma tendncia ao anti-escravismo devido a influncias britnicas, do brecha a existncia dessa forma servil de explorao do homem sem ferir os direitos civis polticos, por no formalmente considerarem esses como cidados. Ainda so mais fortes a questo da religio predominante poca e a demasia influncia poltica que essa tinha sobre o Brasil e Frana, contudo apesar de tratamento tambm muito influenciado da questo religiosa na declarao norte americana importante ressaltar que a regio em questo predominantemente presbiteriana. Aproveito o ensejo da questo religiosa para tratar de um grupo que vai historicamente se mostrar muito importante na realizao desses documentos, por difundirem muitos dos ideais iluministas, mas que no marcam o texto justamente por seu carter de discrio: a maonaria. Pode-se ento provar sua influncia com os nomes que assinam a elaborao dos textos que foram mais tardiamente ps Bula Silabus sero identificados como maons. Em suma, vejo nos textos analisados uma grande conquista, do ponto de vista histrico, de direitos civis e polticos; na verdade dificilmente poderia se esperar que uma sociedade de cultura milenar como a europia e suas extenses americanas conseguisse desprender-se to repentinamente de fortes traos de seus costumes. Justamente por isso, todos os textos so repletos de ironias na prescrio desses direitos e at certa ingenuidade no trato dos mesmos. E destaco, por fim, que muitos desses direitos idealizados na modernidade iluminista os quais me propus a investigar nestes textos dos sculos XVIII e XIX no se concretizaram mesmo na contemporaneidade.

Universidade So Paulo

You might also like