You are on page 1of 6

Matria da edio N211 - Setembro de 2008 Texto: Vagner Leite e Eduardo Vieira Passo a Passo

Veja tambm Hidraulica Transmisso automtica controlada hidraulicamente parte 2 Tcnica Undercar: terminais de direo - parte 4 Treinamento Fabricantes de autopea oferecem mais do que informao tcnica em palestra gratuita Amigo Mecnico supera expectativas de norte a sul do Pas e at fora dele Sistema air bag - Mola relgio Adalberto Nadur: uma plataforma em defesa da Reposio Automotiva Independente

Desmontagem da caixa de cmbio do Uno Mille


Nesta matria vamos apresentar o processo de desmontagem e algumas dicas da caixa de cmbio Fiat (C513-5 e C510-5) que equipa veculos como o Uno, Palio, Fiorino e Strada. Esse componente comeou a ser utilizado a partir dos veculos modelo 1997, at os atuais. Cada um dos carros contm um suporte diferente para posicionar o cmbio no alojamento, porm a transmisso basicamente a mesma. Uma caracaterstica deste cmbio a elevada quantidade de horas gastas na desmontagem da carcaa para se trocar apenas dois rolamentos. Uma vez na bancada, o tempo necessrio de aproximadamente 40 minutos, sendo que outros modelos de transmisses permitem a troca dos rolamentos sem a desmontagem da carcaa.

1 - Aps remover o rolamento de embreagem, retire a trava do sistema de acionamento do garfo para desloc-lo.

2 - Ao redor do eixo piloto (primrio) existem 3 parafusos que devem ser removidos. Estes tambm so responsveis por fixar a caixa seca (semi-carcaa).

3- O reparador deve retirar o interruptor da marcha r, localizado na parte superior do cmbio.

4- Retirar os 6 parafusos e remover a tampa traseira do cmbio.

5- Soltar o parafuso do garfo, engatar a marcha r no seletor e pressionar a luva corredia no conjunto da 5a marcha para baixo. Este processo utilizado para imobilizar os eixos e soltar as porcas localizadas no componente.

6- Retirar o conjunto da quinta marcha

7 - Soltar o parafuso da placa (tampa espaadora).

8 - Efetuar a remoo da tampa. Vale ressaltar que para cada modelo existe uma placa diferente.

9 - Remover os trs parafusos que posicionam as hastes de acionamento das engrenagens. Esses parafusos possuem esferas nas pontas e esto localizados na parte superior do cmbio.

10 - A haste da marcha r fixada por um parafuso com arruela de cobre que deve ser removido para liberar a semi-carcaa.

11- Remover os anis trava e retirar os rolamentos do eixo primrio e do secundrio.

12 - Remover os oito parafusos posicionados ao redor da caixa seca para liberar a carcaa. Aps este processo, posicionar o seletor para baixo e remover a semi-carcaa. DICAS 1- Se a ponta dos dedos do garfo estiverem desgastadas, o rolamento trabalhar de forma incorreta, aumentando o atrito e endurecendo o acionamento do pedal. Por isso, importante verificar se os pontos de contato com o rolamento esto alinhados, arredondados e lubrificados.

2 - Para substituir os rolamentos do eixo primrio e do secundrio recomendvel remover a carcaa da transmisso. Com este procedimento o reparador no corre o risco de danificar outros componentes.

3- Em alguns casos necessrio substituir a caixa seca do cmbio. Este processo no pode ser realizado somente retirando os parafusos ao redor da carcaa, pois existem outras partes que prendem a pea.

4- Aps remover a embreagem importante verificar se o tubo guia est com desgaste excessivo. recomendvel substituir a pea, porm esta remoo difcil em alguns veculos. Sendo assim, dependendo das condies do componente, o reparador pode polir a superfcie e lubrific-la com graxa grafitada.

5- Ateno ao montar o rolamento da coifa no semi-eixo. Se a pea for montada incorretamente pode ocorrer vazamento de leo de cmbio. Este rolamento contm um retentor seguido de uma chapa, que protege o interior do componente quanto presena de impurezas. O lado da chapa posicionado para a parte externa do cmbio.

Notcias relacionadas

Dica Fiat : Sistema de trava eltrica das portas Uno - Tempra - Palio (96 a 01) : Controle das emisses no Uno Mille EP parte 2 : Fiat Mille 1.0 bicombustvel : Fiat Mille Fire: resistente, Mille prova que sua mecnica simples ainda eficaz : Mastra premia alunos em Limeira Passo a Passo : Parte 3 - Desmontagem da caixa de cmbio do Uno Mille

You might also like