You are on page 1of 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC- 09863/10 CONSULTA formulada pelo Gestor do Projeto Cooperar, acerca da possibilidade da no subsuno dos procedimentos descritos na Lei n/ 8.666/93 na aquisio de bens e servios financiados com recursos provenientes de organismos internacionais. Questo de fato. No conhecimento.

RESOLUO RPL-TC RELATRIO:

029 /2011

Versam os presentes autos sobre exposio de motivos formulada pelo Gestor do Projeto Cooperar, Sr. Hildon Regis Navarro Filho, a respeito da possibilidade da no aplicao dos dispositivos da Lei n 8.666/93 na aquisio de bens e servios financiados com recursos provenientes de Acordo de Emprstimo junto a organismos internacionais (BIRD), a qual foi convertida em Consulta por determinao da Presidncia desta Casa. Como informado no pargrafo anterior, em 02/08/2010, o Gestor do Projeto Cooperar; em face dos inmeros julgados1 da 1 Cmara do TCE/PB determinado Coordenao do referido projeto que se abstenha de afastar o dever constitucional e legal de licitar por meio da insero de clusulas nos termos dos convnios firmados, realizando, portanto, as contrataes atravs dos devidos procedimentos licitatrios, sob pena de responsabilidade futura; encaminhou expediente, Ofcio n 183/10 - GC (DOC-TC- 08949/10, fls. 02/104) externado motivos, no seu sentir, suficientes para no aplicao do Estatuto das Licitaes e Contratos. Ao final dos esclarecimentos, solicitou o acatamento das diretrizes impostas no Acordo de Emprstimo e comprometeu-se a inserir nos convnios a serem firmados junto s associaes comunitrias rurais, clusulas contendo as modalidades de licitao que facilitem o cumprimento dessas diretrizes. Aos trs dias do ms de agosto de 2010, o Presidente desta Corte de Contas remeteu o documento DIAFI para adoo de providncias cabveis. Chamada ao feito, a DILIC emitiu relatrio (fls. 105/120), concluindo nos termos seguintes: Percebe-se que a recomendao de se incluir no texto dos convnios do projeto cooperar, clusulas que determine a realizao de licitao pelos convenentes, ferem (sic) a principiologia da Constituio Federal e esbarra na legalidade do Decreto Federal e Portaria Interministerial n 127/2008. Em 22/11/2010, por determinao da Presidncia, a citada pea foi convertida em processo de consulta e distribuda relatoria do Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira. Aos trs dias do ms de dezembro de 2010, o Presidente do TCE/PB, mediante Ofcio n 1193/2010 TCE GRAPE, em ateno ao Ofcio 183/10 GC, encaminhou ao Coordenador Geral do Projeto Cooperar o pronunciamento elaborado pela Auditoria desta Corte de Contas. Instado a se manifestar, o Ministrio Pblico Especial, mediante Cota, lavrada pela Procuradora Isabella Barbosa Marinho Falco, suscitou, por vedao legal, a impossibilidade de representante do Parquet, em processos dessa natureza, funcionar na qualidade de consultor da Administrao Pblica, razo pela qual entendeu prudente no se manifestar acerca do tema em disceptao. O Relator agendou o processo para a presente sesso, dispensando-se as intimaes de praxe.

VOTO DO RELATOR: Sem embaraos, mister se faz trazer a tona o 1, do art. 136, do RITCE, verbis: Art. 136 (...)
1

AC1 TC n 1048/10; AC1 TC n 1032/10; AC1 TC n 1012/10.

PROCESSO-TC-9863/10

fls.2

1. O Tribunal no responder consulta sobre questo de fato que deva ser submetida sua apreciao e que no possa ser colocada em tese, sem prejulgamento de fato ou ato concreto. Primeiro, no documento enviado, no visualizo qualquer inteno do interessado em suplicar esclarecimentos sobre dvidas que porventura existam na aplicao de dispositivos legais ou infralegais, cujo deslinde clama a interveno desta Corte. Segundo, os vertentes autos cuidam de questo concretssima, que desautoriza uma resposta em tese. Mesmo que houvesse questionamento pendente, a resposta implicaria decidir a concretude do caso, em clara ofensa ao Regimento Interno. Pelos motivos explicitados, deixo de conhecer a Consulta em tela.

DECISO DO TRIBUNAL PLENO Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC n 09863/10, os membros do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE/Pb), RESOLVEM, unanimidade, na sesso plenria realizada nesta data, NO CONHECER da consulta. Publique-se, registre-se e cumpra-se. TCE-Plenrio Ministro Joo Agripino Joo Pessoa, 25 de maio de 2011

Conselheiro Fernando Rodrigues Cato Presidente

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Relator

Conselheiro Arnbio Alves Viana

Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho

Conselheiro Umberto Silveira Porto

Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima

Fui presente, Marclio Toscano Franca Filho Procurador-Geral do Ministrio Pblico junto ao TCE-Pb

You might also like