You are on page 1of 30

ACESSO RESTRITO: Em respeito Lei de Direitos Autorais, trata-se de documento de uso interno do STJ

A HOMOLOGAO DE SENTENA ESTRANGEIRA DE ACORDO COM A RESOLUO N 09/05 DO STJ


FLVIA PEREIRA HILL Mestranda em Direito Processual (UERJ) e Tabeli

1.

Introduo A homologao de sentena estrangeira consiste em ato

formal de reconhecimento de julgado estrangeiro, a fim de que este produza seus efeitos em territrio nacional. Com efeito, trata-se de instrumento de cooperao jurdica internacional. Isso porque a funo jurisdicional, por ser uma emanao da soberania estatal, informada pelo princpio da aderncia ao territrio. Diante disso, cada Estado est investido de poder jurisdicional nos limites de seu territrio, competindo s autoridades judicirias nacionais, em princpio, conhecerem das causas que nele tenham sede. Essa a razo pela qual a sentena estrangeira, a princpio, no possui eficcia em territrio diverso do qual foi prolatada. No entanto, em decorrncia da necessidade de coexistncia entre Estados soberanos, bem como devido a questes prticas, a maioria dos ordenamentos jurdicos, dentre eles o ordenamento jurdico brasileiro, confere eficcia s sentenas estrangeiras 1 .

Cumpre esclarecer que se utilizou a expresso "a maioria dos ordenamentos jurdicos", tendo em vista a existncia de pases que tradicionalmente rejeitavam eficcia a julgados estrangeiros, mas que vm paulatinamente cedendo ao movimento de cooperao internacional. Esse , de fato, o caso da Sucia e da Holanda, em que a jurisprudncia cuida de atenuar o rigor da lei. A par da jurisprudncia, o direito internacional convencional (tratados) tambm tem contribudo para o verdadeiro arejamento dos ordenamentos mais refratrios ao reconhecimento de sentenas estrangeiras. Com efeito, h dois sistemas de reconhecimento de sentenas estrangeiras: 1) os sistemas que recusam eficcia equiparvel s decises judiciais internas, cabendo ao interessado instaurar novo processo, havendo em favor do litigante vencedor como que uma presuno. tpico do common law; 2) os sistemas que reconhecem eficcia propriamente sentenciai ao julgado estrangeiro, subordinando-lhe apenas a prvio ato praticado por rgo nacional. Aqui, h dois grupos, quanto extenso dos efeitos que

HILL, FLVIA PEREIRA. A homologao de sentena estrangeira de acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ. Revista Dialtica de Direito Processual (RDDP), n. 53, p. 56-73, ago. 2007.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

A competncia para a homologao de sentena estrangeira no Brasil era tradicionalmente atribuda ao Supremo Tribunal Federal, desde a edio da Lei n 221, de 1894. A Constituio de 1934, por sua vez, previu expressamente, no artigo 76, inciso I, alnea g, a competncia do Supremo Tribunal Federal, previso esta mantida nas Constituies posteriores. A Constituio Federal de 1988, em sua redao original, manteve a previso contida nas Cartas anteriores, estabelecendo, no artigo 102, inciso I, alnea h, a competncia do Supremo Tribunal Federal para a homologao de sentenas estrangeiras e concesso de exequatur s cartas rogatrias. O Cdigo de Processo Civil de 1973, por seu turno,

estabeleceu, no pargrafo nico do artigo 483, que o processo de homologao de sentena estrangeira observar o procedimento previsto no Regimento Interno da Corte Suprema. Com efeito, o Supremo Tribunal Federal alterou o Regimento Interno, a fim de regular a matria nos artigos 215 a 229. Todavia, principalmente em resposta ao verdadeiro clamor por celeridade na prestao jurisdicional, verificado na sociedade atual, a Emenda Constitucional n 45/04 previu a competncia do E. Superior Tribunal de Justia para a homologao de sentena estrangeira e concesso de exequatur s cartas rogatrias, ao inserir a alnea i no inciso I do artigo 105.

concedem: a) os sistemas que permitem ampla reviso, inclusive quanto ao mrito da deciso estrangeira homologanda. Ex.: Frana; b) os sistemas que apenas verificam a presena de certos requisitos na sentena estrangeira. Ex.: Itlia, Portugal e Brasil. Trata-se do chamado juzo de delibao. No mesmo sentido, MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Vol. V. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002. pp. 50 e ss.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Diante da competncia que lhe fora atribuda, o E. Superior Tribunal de Justia editou a Resoluo n 09/05, a fim de regulamentar a matria em carter provisrio. De fato, a anlise da Resoluo n 09/05 demonstra que, ao lado de disposies que mantm basicamente a regulamentao anterior, existem significativas modificaes e avanos que foram introduzidos em nosso ordenamento, os quais merecem exame. Assim sendo, no presente artigo, iremos analisar brevemente as principais modificaes trazidas pela aludida Resoluo ao procedimento de homologao de sentena estrangeira, especialmente frente regulamentao anterior, constante dos artigos 215 a 229 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 2. Custas. Valor da Causa. Honorrios Advocatcios A primeira alterao trazida pela Resoluo n 09/05 do STJ consiste na previso de sobrestamento do pagamento de custas nos processos de homologao de sentenas estrangeiras e concesso de exequatur s cartas rogatrias, constante do pargrafo nico do artigo 1. A utilizao do termo sobrestamento revela, desde j o carter provisrio da medida. De fato, no se trata de iseno, mas apenas da suspenso provisria da cobrana de custas judiciais referentes aos processos de homologao que venham a ser instaurados at a entrada em vigor das alteraes ao Regimento Interno do E. Superior Tribunal de Justia, que iro regulamentar a matria, inclusive, no que concerne s custas judiciais. Todavia, impende destacar que a ausncia de cobrana de custas judiciais no possui o condo de dispensar o requerente de indicar o valor a ser dado causa. Embora o valor da causa, por vezes, repercuta no clculo das despesas devidas pelas partes, como ocorre quanto s taxas judicirias e outros tributos calculados com base no valor da causa, o sobrestamento provisrio da cobrana de custas no exime o requerente de indic-lo na petio inicial.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Com efeito, a homologao de sentena estrangeira possui natureza jurdica de processo judicial de jurisdio contenciosa, e no mero procedimento administrativo, devendo, por isso atender s exigncias legais respectivas 2 . Nesse passo, coerentemente o artigo 3 da Resoluo estabelece expressamente que a petio inicial deve preencher os requisitos constantes da lei processual. O artigo 282. inciso V, do Cdigo de Processo Civil, por sua vez, determina a indicao do valor da causa na petio inicial, sepultando qualquer dvida acerca da necessidade do preenchimento de tal requisito. De fato, de acordo com o entendimento adotado pelo E. Superior Tribunal de Justia, o valor atribudo causa dever ser, em regra, adotado como base de clculo do valor dos honorrios advocatcios devidos nos processos de homologao de sentena estrangeira impugnada 3 . No caso de sentena estrangeira condenatria, mantm o Superior Tribunal de Justia a regra antes destacada, na medida em que estabelece que o valor da causa dever consistir justamente no valor da condenao prevista na sentena homologanda 4 , sendo certo que o valor da causa - que se identifica com o valor da condenao - ser adotado como base para a fixao dos honorrios advocatcios devidos. Por outro lado, o E. Superior Tribunal de Justia ressalva que, especialmente nos processos de homologao de sentenas arbitrais, em que o valor da causa muitas vezes elevado, por refletir o contedo econmico da sentena homologanda, este excepcionalmente no deve ser adotado como base de clculo dos honorrios advocatcios. Nesse

No mesmo sentido ora esposado, MOREIRA. Jos Carlos Barbosa. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, Vol. V. Op. cit. 3 Nesse sentido, fixando os honorrios advocatcios em 10% sobre o valor da causa, vide SEC 802/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Jos Delgado, julgado em 17/08/05, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br. 4 QO na SEC 879/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 02/08/06, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

caso, os honorrios advocatcios devero ser fixados na forma do artigo 20, pargrafo 4, do CPC 5 , podendo o magistrado arbitr-los equitativamente 6 . 3. Atribuio do Presidente do Superior Tribunal de Justia A Constituio de 1988, em sua redao anterior Emenda Constitucional n 45/04, autorizava textualmente, no artigo 102, inciso I, alnea h, que o Regimento Interno do STF conferisse ao Presidente da Corte a competncia para a homologao de sentena estrangeira e concesso de exequatur, o que, de fato, passou a constar no artigo 2 do Regimento Interno do STF. A Emenda Constitucional n 45/04, contudo, no previu disposio semelhante na alnea i, inserida do inciso I do artigo 105 da Constituio Federal, silenciando a esse respeito. Inobstante isso, a Resoluo n 09/05 do STJ manteve a sistemtica procedimental constante do RISTF, ao prever, no artigo 2, a competncia do Presidente para a homologao de sentena estrangeira e concesso de exequatur. Com efeito, todos os processos de homologao de sentena estrangeira instaurados so diretamente remetidos ao Presidente do STJ. Somente no caso de oferecimento de contestao pelo requerido ou impugnao pelo Ministrio Pblico ser o processo distribudo para um dos Ministros integrantes da Corte Especial do STJ, que ser designado Relator, na forma do pargrafo 1 do artigo 9 da Resoluo, passando a presidir o processo. Todavia, no havendo impugnao, o Presidente do STJ ir presidir todos os atos praticados ao longo do processo e, ao final, julg-lo.
Artigo 20, pargrafo 4, do CPC. "Nas causas de pequeno valor, nas de valor inestimvel, naquelas em que no houver condenao ou for vencida a Fazenda Pblica, e nas execues, embargadas ou no, os honorrios sero fixados consoante apreciao eqitativa do juiz, atendidas as normas das alneas a, b e c do pargrafo anterior." 6 SEC 507/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Gilson Dipp, julgado em 18/10/06, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br.
5

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Assim sendo, cumpre destacar que a concentrao de todos os processos de homologao de sentena estrangeira - assim como as cartas rogatrias - sob a direo do Presidente do STJ, ainda que seja em sua fase inicial, anterior impugnao, enseja inegvel sobrecarga da Presidncia do Tribunal, que j concentra inmeras outras funes. A manuteno desse mecanismo, outrora previsto no RISTF, decerto comprometer a almejada celeridade dos processos de homologao de sentena estrangeira, o que poderia ser evitado com a nova regulamentao dispensada matria 7 . Do mesmo modo, a soluo no sentido de distribuir os processos de homologao de sentena estrangeira contestados para um dos Ministros integrantes da Corte Especial, que ser designado relator do processo, tampouco contribui para a celeridade do processo. De fato, melhor seria que a Resoluo tivesse previsto a distribuio dos processos de homologao para uma das Turmas do E. STJ 8 . Com isso, o nmero de Ministros competentes para o julgamento dos processos seria maior, contribuindo para o seu pronto desfecho. Nesse caso, ser observada a competncia do E. Superior Tribunal Justia, sendo certo que no h qualquer restrio na Emenda Constitucional n 45/04, e, de resto, na Constituio Federal, que obste o julgamento dos processos de homologao de sentena estrangeira pelos
7

O eminente processualista Jos Carlos Barbosa Moreira, ao se debruar sobre o tema, constatou que a transferncia da competncia para a homologao de sentena estrangeira para o STJ, embora tenha sido movida pela busca por celeridade, dificilmente lograr alcanar seus objetivos, uma vez que esse E. Tribunal se encontra igualmente assoberbado. Em suas palavras, o jurista invoca antigo ditado popular, afirmando que, nesse caso, "despiu-se um santo para vestir outro". De fato, entendemos que a situao se agrava ainda mais ao se verificar que a Resoluo n 09/05 mantm a soluo adotada pelo RISTF de concentrar os processos na Presidncia do Tribunal, contribuindo, assim, para uma maior sobrecarga do rgo mximo do STJ, em prejuzo da celeridade processual. MOREIRA. Jos Carlos Barbosa. "A Emenda Constitucional n 45 e o Processo." Revista Forense, vol. 383, Rio de Janeiro: Forense, ano 102, 2006. pp. 181191. 8 No mesmo sentido, COELHO, Daniel. O Processo de Homologao da Sentena Arbitral Estrangeira no Superior Tribunal de Justia. Rio de Janeiro: UERJ, 2006. Monografia apresentada ao Mestrado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ainda no publicada.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Ministros integrantes da aludida Corte Superior. Ao contrrio, entendemos que a interpretao sistemtica da Emenda Constitucional n 45/04 conduz justamente soluo ora esposada, tendo em vista que prestigiou, em diferentes dispositivos, a celeridade processual, a ponto de instituir, no novo inciso LXXVIII do artigo 5 da Constituio Federal, a garantia da durao razovel do processo. O ilustre jurista Jos Carlos Barbosa Moreira chega a afirmar que qualquer lei cuja aplicao venha a atuar em detrimento da garantia constitucional da durao razovel do processo deve ser tida como incompatvel com a Constituio Federal, sendo, portanto, invlida. Do contrrio, a norma constitucional acabar perdendo efetividade e sendo tratada, em ltima anlise, como norma programtica, o que deve ser evitado 9 . Diante disso, entendemos que o julgamento dos processos pelos Ministros integrantes das Turmas do E. STJ consiste em soluo consentnea com os escopos da Emenda Constitucional onde se encontra inserida a alterao ora em comento, alm de no ferir a competncia constitucional atribuda ao STJ, sem quaisquer ressalvas ou restries. 4. Indeferimento da Petio Inicial A Resoluo n 09/05 mantm os requisitos da petio inicial exigidos no artigo 218 do RISTF, determinando que a exordial contenha as indicaes constantes da lei processual (artigo 282 do CPC), seja instruda com a certido ou cpia autntica do texto integral da sentena estrangeira e com outros documentos indispensveis, devidamente traduzidos e autenticados. No entanto, insta observar que a Resoluo no traz a previso contida no artigo 219 do RISTF, deixando de estabelecer prazo

"A Emenda Constitucional n 45 e o Processo". Op. cit., p. 183.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

para que o requerente emende a inicial ou complemente a documentao anexa. Todavia, inobstante o silncio da norma, entendemos ser admissvel a concesso de prazo de 10 (dez) dias para que o requerente emende a petio inicial ou complete a documentao anexa. Com efeito, o prprio Superior Tribunal de Justia teve a oportunidade de examinar tal questo, posicionando-se no mesmo sentido ora esposado, ao admitir a concesso de prazo para que o requerente junte documentos, eis que tal medida no atenta contra direito da parte contrria 10 . Diante disso, somente aps o transcurso do prazo concedido seria autorizado indeferir a petio inicial. 5. Objeto da Homologao. Homologao Parcial O objeto da homologao consiste na sentena proferida por tribunal estrangeiro. contornos sejam A doutrina e o entendimento ao sendo conceito tpicos jurisprudencial de de sentena, sentena, atriburam no Brasil, mais abrangentes como

entendendo ser homologvel todo ato que tenha contedo e efeitos que, considerados independentemente do nome ou da forma de que se revista no pas de onde proveio. Do mesmo modo, ao conceito de tribunais estrangeiros foi igualmente atribuda interpretao ampliativa, na medida em que no sero homologveis apenas os atos emanados de rgos integrantes do Poder Judicirio do pas de origem, mas tambm os atos emanados de autoridades administrativas, religiosas e at mesmo indgenas, desde que

AgRg EC 349/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Eliana Calmon, julgado em 04/05/05. Ementa: "Processo Civil. Homologao de Sentena Estrangeira. Agravo Regimental. Documentao. Dilao Probatria. 1. As regras processuais, por serem instrumentais, no devem ser interpretadas de forma rigorosa, a ponto de prejudicar o direito material. 2. Atendimento ao pedido de diligncia para apresentao de documentos, muitos dos quais redigidos em idioma estrangeiro, no atenta contra o direito da parte contrria. 3. Agravo regimental improvido." Disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br.

10

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

sejam competentes para a prtica do ato segundo a lei do pas de origem 11 . Assim que o Supremo Tribunal Federal vinha equiparando sentena estrangeira o ato emanado de rgo administrativo ou legiferante que contivesse contedo sentencial. Exemplo disso encontra-se na homologao pelo STF de divrcios decretados por reis, prefeitos e outras autoridades que fossem competentes para tanto, de acordo com a lei do pas de onde provieram 12 . No mesmo vis de orientao, o Superior Tribunal de Justia optou por fazer constar expressamente na Resoluo n 09/05 que sero homologados os provimentos, ainda que no judiciais, que teriam natureza de sentena, segundo a lei brasileira. Assim sendo, o pargrafo 1 do artigo 4 da Resoluo agasalha os entendimentos doutrinrio e jurisprudencial desenvolvidos antes da edio da Emenda Constitucional n 45/04 13 . A Resoluo reproduz, ainda, outro entendimento consagrado pela doutrina e pela jurisprudncia, no pargrafo 2 do artigo 4. Trata-se da homologabilidade parcial da sentena estrangeira. Com efeito, devem ser examinados os captulos que compem a sentena estrangeira homologanda. Caso um ou alguns dos captulos da sentena no sejam passveis de homologao, por no preencherem os requisitos previstos em lei, que sero adiante examinados, dever, mesmo assim, ser homologado o captulo restante - ou captulos restantes -, desde que
Cumpre aduzir que ser considerado tribunal estrangeiro aquele composto por autoridades estrangeiras, ainda que a sentena tenha sido proferida no Brasil. Por outro lado, sentena proferida no exterior por autoridade brasileira no ser considerada sentena estrangeira, dispensando, portanto, a homologao para produzir efeitos no Brasil. 12 KALICHSZTEIN, Juliana. Homologao de Sentenas e Laudos Arbitrais Estrangeiros no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2002. pp. 133 e ss. 13 A propsito, o E. STJ inclusive teve a oportunidade de ratificar o entendimento outrora adotado pelo STF, ao admitir a homologao de divrcio decretado por autoridade administrativa do Japo, por ser esta a autoridade competente naquele Pas. AgRg na SE 456/JP, Corte Especial, STJ. Rel. Min. Barros Monteiro, julgado em 23/11/06, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br.
11

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

atenda s exigncias legais e, por bvio, no seja dependente dos captulos da sentena que no foram homologados 14 . Trata-se, na verdade, da aplicao do brocardo utile per inutile non vitiatur, previsto, inclusive, no artigo 248 do Cdigo de Processo Civil. O renomado processualista Cndido Rangel Dinamarco

criticou, com propriedade, a relutncia dos magistrados brasileiros em resguardar a integridade de alguns captulos da sentena quando outros que deles no sejam dependentes - estejam viciados 15 . Por essa razo, entendemos que a opo feita pelo E. Superior Tribunal de Justia de prever expressamente, no pargrafo 2 do artigo 4 da Resoluo n 09/05, a possibilidade de homologao parcial da sentena estrangeira, consagrando, assim, o entendimento no sentido de distinguir os captulos autnomos da sentena, consiste em soluo louvvel, pois registra um rompimento com a postura refratria antes criticada. Com isso, a disposio em comento possui o mrito de contribuir para que os magistrados e os operadores do Direito em geral se familiarizem com o exame dos captulos da sentena, e apliquem-no no apenas na homologao de sentena estrangeira, mas nos julgamentos em geral. O E. Superior Tribunal de Justia, aplicando o teor do pargrafo 2, em julgamento recente, homologou o captulo da sentena estrangeira que reconheceu a paternidade, deixando, contudo, de homologar o captulo que fixou alimentos em favor do filho, sob o
A respeito do conceito de captulos da sentena dependentes, invoca o insigne processualista Cndido Rangel Dinamarco a lio de Giuseppe Chiovenda, segundo o qual "h relao de dependncia entre captulos sentenciais 'quando um no pode logicamente subsistir se o outro tiver sido negado'". Mais frente, afirma o ilustre processualista paulista o seguinte, in verbis: "A correta colocao e soluo dos casos de nulidade de sentena composta por captulos exige a prvia distino entre casos em que um deles deve receber reflexos do vcio de outro (contaminao) e casos em que por se tratar de captulos independentes, essa contaminao no ocorre (princpio da conservao)." Vide, a esse respeito, Captulos de Sentena. So Paulo: Malheiros, 2002. pp. 43-44 e p. 84. 15 Nesse sentido, afirma o ilustre jurista: "Os tribunais brasileiros relutam enormemente a pronunciar a nulidade apenas parcial de uma sentena (ou seja, de algum ou alguns de seus captulos), deixando ntegro o mais, ainda quando a causa de invalidade atinja somente um ou alguns de seus captulos e no todos." (Op. cit., p. 84)
14

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

fundamento de que este ltimo captulo no continha fundamentao suficiente, o que atentaria contra o princpio da ordem pblica16 . Diante disso, verifica-se que a homologabilidade parcial da sentena estrangeira, demais de receber expressa previso na Resoluo n 09/05, vem sendo aplicada pelo E. Superior Tribunal de Justia 17 . 6. Tutela de Urgncia Talvez a mais importante inovao contida na Resoluo n 09/05 encontre-se no pargrafo 3 do artigo 4, ao prever a admissibilidade da tutela de urgncia nos procedimentos de homologao de sentena estrangeira. De fato, o Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal no continha disposio semelhante. O Supremo Tribunal Federal, por seu turno, firmara jurisprudncia no sentido de negar a admissibilidade da concesso de medida cautelar ou tutela antecipada em sede de homologao de sentena estrangeira 18 , ao argumento de que, a se admitir a concesso de tais medidas, o STF transmudar-se-ia em verdadeira instncia de execuo, usurpando, assim, a competncia da Justia Federal para a execuo de sentenas estrangeiras homologadas 19 .

SEC 880/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Fernando Gonalves, julgado em 18/10/2006, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br. 17 Vide, ainda, SEC 57/DF, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 15/03/2006, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br. 18 Nesse sentido, vide: SE 6.069/FR, STF, Rel. Min. Celso de Mello, julgado em 26/03/99; e SE 8.990/EU, STF, Rel. Min. Celso de Mello, julgado em 26/10/04. Disponveis no endereo eletrnico: www.stf.gov.br. 19 Cumpre transcrever a seguinte passagem do aresto proferido pelo Min. Celso de Mello: "Sem que se demonstre a irrecorribilidade do ato sentencial (Smula 420/STF), e sem que se observe a disciplina ritual estabelecida pela legislao brasileira, no se torna possvel antecipar, provisoriamente, qualquer dos efeitos emergentes da sentena estrangeira ainda dependente de homologao. (...) De outro lado, e mesmo que estivesse formalmente comprovado o trnsito em julgado da deciso homologanda, ainda assim no seria lcito ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, sem prvia e definitiva homologao do ato sentencial estrangeiro, antecipar-lhe os efeitos." (SE 6.069/FR, STF, julgado em 26/03/99, disponvel no endereo eletrnico: www.stf.gov.br)

16

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Todavia, modificando o entendimento antes firmado pelo E. STF, tem-se que a Resoluo n 09/05 do STJ, ao aludir tutela de urgncia no pargrafo 3 do artigo 4, contemplou tanto a concesso de tutela cautelar quanto de tutela antecipada. Assim sendo, valendo-nos da clssica distino entre os conceitos 20-21 , ser cabvel a concesso de tutela cautelar, quando comprovado, alm de fumus boni iuris, o risco efetividade do processo, no havendo, assim, satisfao do direito material que se pretenda tutelar. A tutela antecipada, por seu turno, ser cabvel quando estiver em risco de perecimento o prprio direito material alegado pelo autor. Trata-se, pois, de tutela satisfativa, atravs da qual sero antecipados os efeitos de futura sentena de procedncia do mrito. Aplica-se ao processo de homologao de sentena

estrangeira o disposto no pargrafo 7 do artigo 273, do Cdigo de Processo Civil, que trata da fungibilidade entre medida cautelar e antecipatria. Assim sendo, ainda que o autor requeira medida cautelar quando, na verdade, a medida tenha natureza antecipatria, ou viceversa, poder o Relator ou o Presidente do E. Superior Tribunal de Justia conceder a medida adequada, caso sejam preenchidos os requisitos legais exigidos para o seu deferimento. Dito isso, cumpre destacar que a homologao de sentena estrangeira consiste em processo de jurisdio contenciosa, possuindo, assim, mrito prprio 22 . De fato, o mrito do processo de homologao de
THEODORO JNIOR, Humberto. Processo Cautelar. 23 ed. So Paulo: Leud, 2006. p. 79. 21 MARINONI, Luiz Guilherme. Antecipao da Tutela. 9 ed. So Paulo: RT, 2006. p. 131. 22 O mrito do processo estrangeiro e do processo brasileiro de homologao de sentena estrangeira no se confundem, at mesmo porque ser homologvel, inclusive, sentena estrangeira terminativa, ou seja, que sequer tenha examinado o mrito daquele processo. Isso porque, dentre outros possveis efeitos, a sentena terminativa pode condenar o vencido ao reembolso de despesas processuais e honorrios advocatcios ou ao pagamento de sano pecuniria, fazendo emergir o interesse do vencedor em execut-la. Nesse caso, se procedente o processo de homologao, ser prolatada sentena com julgamento do mrito, que curiosamente consistir na homologao de sentena estrangeira que extinguiu o processo de origem sem julgamento do mrito. Vide, a esse respeito, MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Comentrios ao Cdigo de
20

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

sentena estrangeira no se confunde com o mrito do processo estrangeiro que ensejou a prolao da sentena homologanda. Nesta sede, o mrito do processo de homologao de sentena estrangeira consiste na chamada atribuio ou, mais tecnicamente, importao de efeitos sentena estrangeira, ou seja, est em permitir que a eficcia original da sentena estrangeira se projete no territrio nacional. por essa razo que a deciso proferida pelo E. STJ que homologa sentena estrangeira sempre constitutiva, independentemente da natureza da sentena ou homologanda mandamental). (declaratria, Isso porque condenatria, a sentena constitutiva ou, ainda, para aqueles que admitem a classificao quinria, executiva lato sensu homologatria ir sempre criar uma situao jurdica nova, notadamente possibilitar que a sentena estrangeira produza seus regulares efeitos no Brasil 23 . Diante disso, a concesso de tutela antecipada pelo Superior Tribunal de Justia implicar a antecipao dos efeitos de futura deciso que julgar procedente o mrito do processo de homologao. Em outras palavras, ser antecipada a permisso para que algum ou alguns dos efeitos da sentena estrangeira se produzam imediatamente no territrio nacional. Cabe questionar se o pargrafo 3o abrange todas as

modalidades de tutela antecipada - inclusive a chamada tutela de evidncia (artigo 273, II, do CPC) e a tutela antecipada baseada na incontrovrsia do pedido (artigo 273, pargrafo 6o), ou apenas aquela calcada na urgncia (artigo 273, I, do CPC). Com efeito, entendemos que o texto da norma se mostra extremamente claro ao aludir a tutela de

Processo Civil. Vol. V. Op. cit., p. 67. Vide, Outrossim, SEC 507/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Gilson Dipp, julgado em 18/10/06, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br. 23 MOREIRA. Jos Carlos Barbosa. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Vol. V. Op. cit., p. 92.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

urgncia, sendo certo que a clareza do texto legal consiste em limite interpretativo irretorquvel ao operador do Direito. Isso posto, a nosso ver, quis o STJ permitir apenas a concesso de tais providncias quando houver risco iminente. Assim sendo, refere-se a Resoluo apenas hiptese de tutela antecipada consagrada no artigo 273, inciso I, do Cdigo de Processo Civil 24 . Caber ao Presidente do E. Superior Tribunal de Justia apreciar o pedido de concesso de tutela de urgncia na fase inicial de todos os processos de homologao, ou seja, antes do decurso do prazo para contestar. Decorrido o prazo e apresentada a contestao, ser competente o Ministro da Corte Especial designado para a relatoria, aps a distribuio do processo. Decorrido in albis o prazo para a apresentao de contestao, mantm-se a competncia do Presidente do STJ para a apreciao de eventuais medidas urgentes requeridas pelos interessados. A medida antecipatria concedida poder ser revista pelo presidente ou pelo relator a qualquer tempo, nos termos do artigo 273, pargrafo 4, do Cdigo de Processo Civil. 7. Requisitos da Homologao de Sentena Estrangeira No Brasil, incumbe ao Tribunal competente para a

homologao de sentena estrangeira verificar a presena dos requisitos


24

De lege ferenda, reputamos de todo conveniente que por ocasio da insero do regramento no Regimento Interno do STJ, passe a ser admitida a concesso de tutela antecipada sob suas diferentes modalidades. Isso porque a sentena estrangeira homologanda consiste em ato emanado da autoridade estrangeira competente, no sendo mais passvel de modificao no pas de origem. Assim sendo, caso se some a esse fator uma das hipteses autorizadoras da concesso de tutela antecipada, consideramos recomendvel o cabimento da medida. Com efeito, caso a impugnao do requerido seja meramente protelatria ou, inclusive, torne incontroverso o pedido de homologao, mostra-se de todo justificvel a concesso de tutela antecipada, ponderando-se sempre, de outra parte, o periculum in mora inverso decorrente do deferimento da medida. De fato, entendemos que a soluo ora defendida mostra-se mais consentnea como ideal de celeridade valorizado pela Emenda Constitucional n 45/04, que deslocou a competncia para o E. STJ, razo pela qual a reputamos mais adequada do que a opo constante da atual redao do pargrafo 3 do artigo 4 da Resoluo.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

legais necessrios para a homologao, no sendo autorizado o reexame do mrito da ao estrangeira 25 . Trata-se do chamado juzo de delibao (giudizio di delibazione). O Regimento Interno do STF estabelecia os requisitos

necessrios para a homologao de sentena estrangeira, sendo certo que, com o advento da Emenda Constitucional n 45/04, o E. Superior Tribunal de Justia cuidou de estabelec-los na Resoluo n 09/05 26 . A Resoluo n 09/05 do STJ mantm essencialmente os requisitos previstos no artigo 217 do Regimento Interno do STF. Abalizada doutrina ptria j traava, na vigncia da norma anterior, a classificao dos requisitos da homologao em positivos e negativos. Os requisitos positivos so aqueles cuja presena afigura-se indispensvel para que seja homologada a sentena estrangeira. Os requisitos negativos, de sua parte, consistem naqueles cuja presena obsta a homologao do julgado aliengena 27 . 7.1. Requisitos positivos 7.1.1. competente
Sobre a distino entre o mrito da ao estrangeira e o mrito da ao de homologao de sentena estrangeira, vide item precedente. 26 Cumpre registrar o pertinente questionamento suscitado em sede doutrinria a respeito da constitucionalidade da previso dos requisitos em sede de ato administrativo. Com efeito, abalizada doutrina j ponderava, antes mesmo da Emenda Constitucional n 45/04, que a Constituio Federal, ao prever a competncia do STF para a homologao de sentena estrangeira, estabelecia a sua competncia normativa somente no que concerne a "processo e julgamento", ou seja, ao rito do processo de homologao, o que no abarca a previso dos requisitos indispensveis que, por isso, devem ser estabelecidos por lei. A Emenda Constitucional n 45/04, por sua vez, possui texto legal ainda mais sucinto, no fazendo referncia nem mesmo competncia normativa do STJ, mantendo, assim, a atualidade da crtica outrora tecida pela doutrina. No entanto, tendo em vista que a Resoluo n 09/05 do STJ reproduz, em linhas gerais, os requisitos previstos na Lei de Introduo ao Cdigo Civil, assim como fazia o RISTF, a questo da constitucionalidade perde eficcia prtica, uma vez que todos os requisitos previstos no ato administrativo tm, em ltima anlise, suporte legal. A esse respeito, vide MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Vol. V. Op. cit. pp. 58-59 e 89-90. 27 MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Vol. V. Op. cit.
25

Ato

estrangeiro

emanado

de

autoridade

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

A Resoluo n 09/05 do STJ prev os requisitos positivos em seu artigo 5. O inciso I exige que a sentena estrangeira tenha sido proferida por autoridade competente. Com efeito, o artigo 15, alnea a, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, assim como o artigo 217, inciso I, do RISTF dispem de forma semelhante, aludindo, contudo, a juiz competente. Nesse passo, verifica-se que a Resoluo do STJ procurou corrigir impreciso tcnica, ao aludir autoridade competente, uma vez que, conforme exposto anteriormente, so homologveis os atos estrangeiros decretados no apenas por juzes, ou seja, por membros integrantes do Poder Judicirio do pas de origem, mas por outras autoridades administrativas, religiosas ou, inclusive, tribais, desde que sejam competentes para a prtica do ato, de acordo com a legislao aliengena aplicvel. Diante disso, foroso convir que a meno a autoridade competente mostra-se mais correta. Todavia, substancialmente, manteve a Resoluo o requisito outrora exigido, sendo necessrio, portanto, que o ato estrangeiro tenha emanado da autoridade estrangeira competente, segundo a lei do pas de origem. Insta observar que cabe ao E. Superior Tribunal de Justia, no exerccio do juzo de delibao, apenas verificar se foi observada a competncia internacional. Vale dizer, competir ao Judicirio brasileiro examinar se a matria poderia ter sido solucionada por autoridade de pas estrangeiro (competncia concorrente; artigo 88, do CPC) ou se configura competncia exclusiva da Justia brasileira, de acordo com o artigo 89, do Cdigo de Processo Civil. Neste ltimo caso, a sentena estrangeira no poder ser homologada, uma vez que a questo somente poderia ser dirimida pelo Judicirio brasileiro.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Sendo a competncia concorrente, a princpio, no caber ao Superior Tribunal de Justia analisar a legislao interna do pas de origem, a fim de averiguar se a autoridade estrangeira que decretou o ato homologando se afigura competente para a sua prtica. Com efeito, em regra, no incumbe ao Judicirio brasileiro zelar pela correta aplicao da legislao interna de pas estrangeiro, mormente se o ato homologando no mais passvel de modificao de acordo com a legislao do pas de origem 28 . Assim sendo, somente em casos excepcionais de manifesta incompetncia da autoridade estrangeira ser razovel admitir que o E. STJ deixe de homologar a sentena aliengena. O eminente processualista Jos Carlos Barbosa Moreira entende que, nessa hiptese excepcional, ser autorizado ao Judicirio brasileiro invocar a clusula da ordem pblica como bice homologao do julgado estrangeiro, tendo em vista que o processo no exterior no ter conferido o mnimo de garantias s partes 29 . Indo alm, sendo a competncia concorrente, exige-se seja demonstrada a submisso voluntria das partes jurisdio estrangeira, em detrimento da nacional, de acordo com o disposto nos artigos 321 e 322 do Cdigo de Bustamante, internalizado pelo Decreto n 18.871, de 13 de agosto de 1929. Desse modo, caber ao requerente demonstrar que ambas as partes do processo estrangeiro concordaram com o julgamento da causa pela autoridade estrangeira.

No mesmo vis de orientao posiciona-se Guilherme Pena de Moraes, in verbis: "Vale dizer: ao Supremo Tribunal Federal [antes da EC 45/04], ao apreciar o pedido de homologao, no cabe verificar se a sentena foi proferida por rgo que, de acordo com a ordem normativa do Estado na qual foi prolatada, disponha de competncia especial ou interna para tanto, mas, ao reverso, Corte Suprema cumpre examinar se, em conformidade com as normas brasileiras sobre competncia internacional, veiculadas pelos arts. 88 e 89, do Cdigo de Processo Civil, a jurisdio a que se encontra vinculado o rgo que exarou a sentena possua competncia geral ou internacional para faz-lo." (Homologao de Sentena Estrangeira Luz da Jurisprudncia do STF. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2002. p. 34 - sem colchetes no original) 29 "Problemas Relativos a Litgios Internacionais". Temas de Direito Processual. 5 Srie. So Paulo: Saraiva, 1994. pp. 139-162.

28

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Poder a submisso ser expressa, o que resta demonstrado a partir da existncia de clusula de eleio de foro, ou tcita, afervel a partir de atos praticados pelas partes que atestem a sua concordncia com o julgamento pela autoridade estrangeira, tais como a manifestao do ru nos autos do processo estrangeiro, salvo se a manifestao cingirse a declinar a competncia da autoridade estrangeira, eis que, nesse caso, estar o ru justamente opondo-se ao julgamento da causa pelo Judicirio de outro pas. Do mesmo modo, ser inadmissvel a submisso tcita, em caso de revelia, uma vez que o ru sequer ter se manifestado regularmente nos autos. 7.1.2. Citao regular. Decretao da revelia O inciso II do artigo 5 da Resoluo em comento

praticamente reproduz a redao contida na alnea b do artigo 15 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, assim como no inciso II do artigo 217 do RISTF. Assim que dispe o inciso II ser exigida a comprovao, pelo autor da ao de homologao, de que as partes foram regularmente citadas no processo estrangeiro ou haver-se legalmente verificado a revelia. Primeiramente, merece ser observado que a Resoluo do STJ manteve o emprego inadequado da conjuno alternativa ou, que j constava nos diplomas anteriores. Isso porque, na verdade, a decretao da revelia do ru depende justamente de sua prvia e regular citao, sendo, nesse caso, cumulativos os requisitos. Com feito, uma vez citado o ru e deixando ele de apresentar contestao no prazo legal, ser legalmente decretada a revelia. Por outro lado, a ausncia de citao vlida impede a decretao da revelia do ru 30 . Em prosseguimento, cumpre aduzir que, caso a citao do processo estrangeiro tenha sido realizada no exterior, prevalece o
30

MORAES, Guilherme Pena de. Homologao de Sentena Estrangeira. Op. cit., p. 38.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

princpio da lex fori, devendo ser observada a lei em vigor naquele pas estrangeiro. Todavia, caso a citao tenha sido realizada em pas diverso daquele onde esteve em curso o processo que ensejou a sentena homologanda, prevalecer o princpio da lex diligentiae, segundo o qual dever ser aplicada a lei do local onde a citao foi realizada. Assim sendo, caso a parte citada no processo estrangeiro esteja domiciliada no Brasil, deve ser observada a legislao brasileira. A esse respeito, o E. Superior Tribunal de Justia vem mantendo, em linhas gerais, o entendimento outrora esposado pelo E. Supremo Tribunal Federal. De fato, o E. STJ entende que a citao de pessoa domiciliada no Brasil deve ser feita atravs de carta rogatria, sendo invlida sua realizao atravs de affidavit ou outras formas de citao admitidas em legislaes estrangeiras 31 . No entanto, caso o ru do processo estrangeiro, domiciliado no Brasil, venha a promover a ao de homologao de sentena estrangeira perante o Superior Tribunal de Justia, deve ser considerado preenchido o requisito exigido no inciso II do artigo 5 da Resoluo do STJ, ainda que, a rigor, a sua citao naquele processo pudesse ser considerada invlida luz da legislao ptria. Isso porque, se o prprio ru daquele processo possui interesse em executar a sentena estrangeira no Brasil, razo no h para invocar requisito legal criado justamente para proteger os seus interesses.
31

Nesse passo, merece transcrio o seguinte trecho de recente julgado do STJ, litteris: Processual Civil. Sentena Judicial Estrangeira Contestada. Homologao. Ru domiciliado no Brasil. Ausncia de Citao Vlida. Carta Rogatria. Imprescindibilidade. 1. A citao da pessoa jurdica nacional, domiciliada no Brasil, opera-se via rogatria. 2. Submetendo as partes a convocao do demandado conforme a Conveno Interamericana, promulgada pelo Decreto Legislativo 93/95, que impe equivalncia formal da citao, impunha-se a carta rogatria no af de se considerar vlida a vocatio in iudicium da pessoa jurdica brasileira e, a fortiori, a subseqente decretao da revelia. 3. Deveras, a homologao da Sentena Estrangeira pressupe a obedincia ao contraditrio consubstanciado na convocao inequvoca realizada alhures. In casu, o processo correu revelia, e no h a prova inequvoca da convocao, restando cedio na Corte que a citao por rogatria deve deixar estreme de dvidas que a comunicao chegou ao seu destino." (SEC 842/EX, STJ, Corte Especial. Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 20/09/06, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br)

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Coerentemente, o E. Superior Tribunal de Justia entendeu que, estando o ru em local ignorado, ser vlida a citao feita por edital, seguida da nomeao de curador especial, razo pela qual deve ser considerado preenchido o requisito exigido no inciso II do artigo 5 32 . O E. Superior Tribunal de Justia manifestou o posicionamento no sentido de que a carta rogatria, expedida nos autos de processo estrangeiro em curso, para a citao de ru domiciliado no Brasil no consiste na sede adequada para questionar a competncia relativa da Justia estrangeira, pois no ofende a ordem pblica tampouco a soberania nacional. Essa matria somente poder ser argida e apreciada pela Justia brasileira por ocasio da instaurao do processo de homologao delibao 33 . 7.1.3. Trnsito em julgado O inciso III do artigo 5 da Resoluo n 09/05 do STJ prev o trnsito em julgado da sentena estrangeira como requisito indispensvel homologao. O citado dispositivo omite a parte final constante do inciso III do artigo 217 do RISTF, que exige que a sentena estrangeira, alm de transitada em julgado, se revista das formalidades necessrias sua execuo no lugar onde foi proferida. Inobstante o silncio da norma, entendemos que a sentena estrangeira que no seja passvel de execuo no pas de origem, por no observar as formalidades exigidas no ordenamento jurdico daquele local,
SEC 57/DF, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Laurita Vaz, julgado em 15/03/06. Disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br. 33 AgRg na CR 500/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Barros Monteiro, julgado em 30/06/06. "Hiptese de competncia relativa da Justia brasileira, no impedindo a concesso da ordem a recusa do interessado a submeter-se Justia rogante. Precedentes do STF. No cabe examinar, no cumprimento de cartas rogatrias, as questes de fundo envolvidas na ao em trmite na Justia rogante. A simples citao da empresa para responder ao intentada perante a Justia estrangeira no apresenta situao de afronta soberania nacional e ordem pblica." No mesmo sentido, vide: Edel na CR 807/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Barros Monteiro, julgado em 02/08/06, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br.
32

de

sentena

estrangeira,

no

exerccio

do

juzo

de

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

no poder ser executada no Brasil. Nesta hiptese, entendemos, portanto, que minus dixit lex quam voluit. Isso porque a homologao de sentena estrangeira visa a importar, para o mbito interno, os efeitos - todos ou alguns deles - que a sentena estrangeira possui o condo de produzir em seu pas de origem. Diante disso, se a sentena estrangeira homologanda no est apta a produzir quaisquer efeitos no pas de origem, por deixar de se revestir das formalidades necessrias, logo, no h efeitos a serem importados, no podendo, por isso, ser homologada. Do contrrio, o E. Superior Tribunal de Justia estaria, na verdade, atribuindo sentena estrangeira (novos) efeitos, que no poderiam sequer ser produzidos no pas de origem. Tal entendimento afrontaria toda a sistemtica da homologao de sentena estrangeira, ultrapassando a noo de cooperao jurdica internacional, na medida em que, a partir da atuao do Judicirio brasileiro, a sentena estrangeira produziria mais efeitos no Brasil (exterior) do que em seu prprio pas de origem. Tecidas tais consideraes, mister reiterar que o conceito de sentena estrangeira homologvel abrangente, abarcando outros atos emanados de autoridades polticas, religiosas e tribais, e no apenas de membros do Poder Judicirio do pas de origem. Diante disso, o conceito tcnico de trnsito em julgado, que pressupe a existncia de sentena judicial revestida da qualidade de coisa julgada material, deve ser temperado. De fato, o inciso III deve ser interpretado no sentido de exigir que o ato estrangeiro homologando, seja qual for a sua natureza, no seja mais passvel de modificao segundo a lei do pas de origem. Com isso, compatibiliza-se o teor do inciso III com o disposto no pargrafo 1 do artigo 4, antes analisado, que reconhece ser homologvel provimento no judicial estrangeiro que, no Brasil, teria contedo de sentena.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Com

efeito,

E.

Supremo

Tribunal

Federal

adotara

posicionamento flexvel a respeito da comprovao do trnsito em julgado da sentena homologanda 34 , ao admitir que, em alguns ordenamentos jurdicos, tais como o dos Estados Unidos, a prova do arquivamento do processo consiste em elemento indicativo suficiente do trnsito em julgado no pas de origem. O E. Superior Tribunal de Justia vem mantendo o entendimento firmado pelo STF, conforme se depreende dos julgados proferidos 35 . Diante da exigncia do trnsito em julgado no inciso III, conclui-se no ser admissvel a execuo provisria - ou, tecnicamente, o cumprimento provisrio - de julgado estrangeiro no Brasil 36 . No obsta a homologao de sentena estrangeira transitada em julgado a existncia de processo em curso perante o Judicirio brasileiro sobre a mesma questo. Em outras palavras, no h litispendncia no mbito internacional (artigo 90 do CPC). Por outro lado, tendo a sentena brasileira transitado em julgado antes da homologao da sentena estrangeira, esta no dever ser homologada, sob pena de violar a soberania nacional 37 . 7.1.4. Autenticao pelo cnsul brasileiro e traduo por tradutor pblico oficial ou juramentado no Brasil

34

Conforme SE 3.995/EP, STF, Rel. Min. Rafael Mayer, julgado em 11/03/88, disponvel no endereo eletrnico: www.stf.gov.br. 35 Nesse sentido, vide SEC 756/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Felix Fischer, julgado em 19/06/06; e SEC 32/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Fernando Gonalves, julgado em 05/10/05, disponveis no endereo eletrnico: www.stj.gov.br. 36 No mesmo sentido. MORAES. Guilherme Pena de. Homologao de Sentena Estrangeira. Op. cit., p. 41. 37 O STJ proferiu interessante julgado, no qual entendeu que estando em vigor liminar concedida pela Justia brasileira que conflite com o teor da sentena estrangeira, esta no dever ser homologada, por ofender a soberania nacional. SEC 819/EX, STJ, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros, julgado em 30/06/06, disponvel no endereo eletrnico: www.stj.gov.br.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

O inciso IV do artigo 5o da Resoluo n 09/05 exige que a sentena estrangeira homologanda esteja autenticada pelo cnsul brasileiro e traduzida por tradutor pblico juramentado no Brasil. O RISTF exigia o preenchimento de tais requisitos no inciso IV do artigo 217. A traduo para o vernculo da sentena estrangeira j encontrava previso no artigo 15, alnea c, da Lei de Introduo ao Cdigo Civil. De igual sorte, os artigos 156 e 157 do Cdigo de Processo Civil prevem o uso do vernculo nos atos processuais, determinando a traduo para a lngua portuguesa de documentos redigidos em idioma estrangeiro que venham a ser juntados aos autos. Assim sendo, vem a Resoluo do STJ ratificar exigncia que j era consagrada em outros diplomas. 7.2. Requisitos negativos. Ofensa soberania nacional ou ordem pblica Os requisitos negativos, que, estando presentes, obstam a homologao da sentena estrangeira pelo E. Superior Tribunal de Justia encontram-se previstos no artigo 6o da Resoluo n 09/05. Trata-se da ofensa soberania nacional ou ordem pblica. O artigo 17 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil bem como o artigo 216 do RISTF referem-se, ainda, ofensa aos bons costumes, que no foi expressamente contemplada no artigo 6o da Resoluo do STJ. Bons costumes consistem em valores essenciais vida dos povos cultos no que se refere precipuamente moral 38 . Todavia, entendemos que, inobstante a ausncia de meno expressa, a sentena estrangeira que ofenda aos bons costumes no dever ser homologada pelo STJ. De fato, a observncia aos bons

38

MORAES. Guilherme Pena de. Op. cit., p. 46. O autor recorre ao magistrio de Clvis Bevilqua ao formular o conceito.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

costumes est inserta no conceito maior de ordem pblica, o qual abarca princpios fundamentais de ordem econmica, jurdica, social e, inclusive, moral do pas onde ser executada a sentena estrangeira 39 . Ratificando o entendimento ora esposado, cabe ressaltar que o E. Superior Tribunal de Justia continua invocando, em seus julgados 40 , a observncia aos bons costumes como requisito para a homologao de sentena estrangeira, o que demonstra que a sua omisso no texto da Resoluo n 09/05 no importa em sua desconsiderao. A soberania nacional, por seu turno, consiste na autoridade que possui o Estado, no meio em que constitudo, quanto s relaes que regula, no reconhecendo poder superior ou concorrente ao seu 41 . 8. Contestao O artigo 8 da Resoluo n 09/05 dispe que a parte interessada ser citada, a fim de apresentar contestao no prazo de 15 (quinze) dias. O Regimento Interno do E. Supremo Tribunal Federal regulava a citao no pargrafo 1 do artigo 220, prevendo que a citao do ru para contestar o processo de homologao dever ser realizada mediante

Nesse sentido, leciona Carmen Tibrcio, in verbis: "Embora no se tenha chegado a uma lista definitiva apta a impedir o reconhecimento de decises estrangeiras, h certo consenso no sentido de que o conceito compreende princpios fundamentais jurdicos, econmicos, morais e sociais do foro em que se pretenda executar a sentena." ("A Ordem Pblica na Homologao de Sentenas Estrangeiras". Processo e Constituio. Estudos em Homenagem ao Professor Jos Carlos Barbosa Moreira. So Paulo: RT, 2006. p. 211) 40 Vide SEC 573/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Jos Delgado, julgado em 01/08/06; e SEC 829/EX, Corte Especial, STJ, Rel. Min. Jos Delgado, julgado em 15/02/06, disponveis no endereo eletrnico: www.stj.gov.br. 41 MORAES, Guilherme Pena. Op. cit., p. 43. No mesmo vis de orientao, assim define o conceito de soberania o constitucionalista Jos Afonso da Silva, litteris: "Soberania significa poder poltico supremo e independente, como observa Marcello Caetano: supremo, porque 'no est limitado por nenhum outro na ordem interna', independente, porque, 'na ordem internacional, no tem de acatar regras que no sejam voluntariamente aceitas e est em p de igualdade com os poderes supremos dos outros povos'." (Curso de Direito Constitucional Positivo. 22 ed. So Paulo: Malheiros, 2003. p. 104)

39

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

a expedio de carta de ordem para citao por oficial de justia, se o ru for domiciliado no Brasil, ou, se domiciliado o ru no exterior, mediante a expedio de carta rogatria. Embora a Resoluo n 09/05 no regule expressamente a citao, entendemos serem aplicveis as regras antes descritas, em razo do princpio da lex fori, uma vez que o interessado ser citado para contestar a ao de homologao que se encontra em curso no Brasil. Diante disso, dever ser expedida carta rogatria, se domiciliado o ru no exterior, ou carta de ordem, se domiciliado no Brasil. Caso o pas onde esteja domiciliado o ru se recuse a dar cumprimento carta rogatria de citao, tal hiptese equipara-se do ru que se encontra em local ignorado, permitindo, assim, a expedio de edital de citao, na forma do artigo 231, pargrafo 1, do Cdigo de Processo Civil. Decretada a revelia ou sendo o ru incapaz, dever ser nomeado curador especial, conforme previsto no pargrafo 3 do artigo 9 da Resoluo. A Resoluo do STJ impe restries matria impugnvel, o que no pode ser considerado uma inovao, tendo em vista que o Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, em seu artigo 221, dispunha no mesmo sentido. Com efeito, o artigo 9o estabelece que a defesa somente poder versar sobre a autenticidade dos documentos apresentados pelo autor, a inteligncia da deciso homologanda e a observncia dos requisitos previstos na prpria Resoluo, notadamente aqueles insertos nos artigos 5 e 6, examinados nos itens precedentes. A previso de impugnao do ru sobre a inteligncia da deciso merece algumas ponderaes. Refere-se a norma, em verdade,

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

inteligibilidade 42 palavras, deve

da a

sentena sentena

estrangeira estrangeira

homologanda. ser

Em

outras clara e

minimamente

compreensvel para que possa ser homologada. Diante disso, cabe ao ru alegar apenas que a sentena homologanda no se mostra minimamente clara, ou seja, que o seu comando, a ser executado no Brasil, mostra-se absolutamente incompreensvel e equvoco. Isso porque, a todas as luzes, se a sentena estrangeira se mostra manifestamente contraditria ou incompreensvel, torna-se invivel a sua adequada execuo no territrio nacional, pois o seu texto no oferece um grau mnimo de segurana e clareza 43 . A inteligibilidade da sentena homologanda no se confunde em absoluto com o fato de tal deciso comportar interpretaes quanto ao seu cumprimento. At mesmo porque uma deciso manifestamente incompreensvel e contraditria no permite sequer a formulao de interpretaes plausveis e minimamente sustentveis. A inteligibilidade situa-se, portanto, em patamar antecedente e consiste em pressuposto para a formulao de interpretaes possveis acerca do comando da sentena. Nesse caso, em que a sentena homologanda afigura-se compreensvel (inteligvel), embora comporte interpretaes diversas, esta poder ser homologada pelo STJ. Somente em momento posterior, por ocasio de seu cumprimento perante a Justia Federal, quando j estiver homologada a sentena estrangeira, ser autorizado ao ru suscitar o debate acerca da interpretao mais adequada. Isso porque ao
42

"Inteligibilidade - Qualidade do que inteligvel, do que pode ser compreendido, compreensibilidade."Inteligvel - que se compreende bem, que fcil de entender; claro, compreensvel." (HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 1.631) 43 Afigura-se importante que os interessados se certifiquem se o que se mostra incompreensvel, na verdade, a traduo para o vernculo da sentena estrangeira, e no propriamente a sentena homologanda em sua reduo original. Nesse caso poder a parte impugnar a traduo e at mesmo, apresentar uma nova traduo realizada por outro tradutor pblico juramentado, preenchendo, assim, o requisito ora analisado.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Superior Tribunal de Justia, no processo de homologao, no compete interpretar a deciso estrangeira, decidindo a forma como dever ser executada perante a Justia Federal, mas apenas exercer o juzo de delibao, examinando a presena dos requisitos exigidos. Desse modo, cumprir ao STJ homologar a sentena estrangeira, cabendo Justia Federal, em momento posterior, decidir acerca das medidas adequadas para o seu fiel cumprimento (artigo 12 da Resoluo). 9. Rplica O Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal previa expressamente a abertura de prazo de 5 (cinco) dias para rplica, no pargrafo 2 do artigo 221. A Resoluo n 09/05 no alude rplica. Inobstante isso, entendemos que, em homenagem ao contraditrio (artigo 5, inciso LV, da CF), ser cabvel a apresentao de rplica pela parte autora no prazo de 5 (cinco) dias, em razo do disposto no artigo 327 do Cdigo de Processo Civil, aplicvel ao processo de homologao de sentena estrangeira. 10. Atuao do Ministrio Pblico Ser obrigatria a atuao do Ministrio Pblico Federal como custos legis no processo de homologao de sentena estrangeira, conforme disposto no artigo 10 da Resoluo n 09/05 do STJ. Verificando o rgo do Ministrio Pblico Federal que a sentena estrangeira no atende os requisitos indispensveis para a sua homologao, poder apresentar impugnao. Tal prerrogativa justifica-se em razo de a homologao de sentena estrangeira encerrar valores de suma importncia, como a soberania nacional e a ordem pblica, transcendendo, assim, o interesse privado das partes diretamente envolvidas.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Tratando-se de sentena estrangeira concessiva de alimentos, atuar o Ministrio Pblico Federal, ainda, na qualidade de instituio intermediria prevista no artigo II, n 2, da Conveno de Nova Iorque, c/c o artigo 26 da Lei Federal n 5.478/68, cabendo-lhe promover a homologao do julgado aliengena 44 . 11. Recurso Prev o artigo 11 da Resoluo n 09/05 o cabimento de agravo regimental contra as decises proferidas pelo Presidente do STJ na homologao de sentena estrangeira. O agravo regimental ser cabvel no apenas contra o provimento final do Presidente do STJ que homologar ou no a sentena estrangeira, mas contra todas as decises por ele proferidas ao longo do processo de homologao, inclusive contra a deciso que apreciar o pedido de concesso de tutela de urgncia, prevista no pargrafo 3 do artigo 5 da Resoluo. Isso porque o artigo 11 prev o cabimento de recurso contra as decises na homologao de sentena estrangeira, deixando claro, com isso, o cabimento de recurso contra todas as decises monocrticas proferidas ao longo do processo. Embora o citado dispositivo refira-se s decises proferidas pelo Presidente do Superior Tribunal de Justia, entendemos que ser igualmente cabvel agravo regimental contra as decises proferidas monocraticamente pelos Ministros Relatores, nos processos em que tenha havido contestao da parte interessada ou impugnao do Ministrio Pblico. Isso porque, uma vez contestada a ao e distribuda para um dos Ministros integrantes da Corte Especial, se torna o relator competente para exercer naquele processo a funo de direo do processo, funo

44

MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil. Vol. V. Op. cit., p. 87.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

esta que compete ao Presidente do STJ no julgamento das aes no contestadas. Diante disso, no h razo plausvel para negar a recorribilidade das decises proferidas monocraticamente pelos Ministros Relatores e coloc-las a salvo de reviso pela Corte Especial. O agravo regimental dever ser interposto pela parte

interessada no prazo de 5 (cinco) dias e ser julgado pela Corte Especial do STJ, conforme artigo 15, inciso I, c/c o artigo 258, do RISTJ. 12. Concluso A Resoluo n 09/05 do STJ manteve, em linhas gerais, a disciplina prevista no Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal relativa ao processo de homologao de sentena estrangeira. A jurisprudncia do E. STJ vem demonstrando, igualmente, a sua tendncia a prestigiar o entendimento pacificado pelo STF no trato da matria. Talvez o E. STJ devesse ter ousado um pouco mais no trato de algumas questes, procedendo a modificaes, principalmente no que tange competncia do Presidente da Corte. Com efeito, considerando-se que a previso da competncia do STJ para a homologao de sentena estrangeira encontra-se prevista na EC n 45/04, a mesma que estabeleceu a garantia da durao razovel do processo, decerto a manuteno da competncia do Presidente do Tribunal Superior para o julgamento de todos os processos de homologao em que no haja contestao ou impugnao compromete o ideal de celeridade. Do mesmo modo, a distribuio dos processos de homologao contestados apenas para os Ministros integrantes da Corte Especial tampouco contribui para o alcance dessa finalidade. No entanto, tendo em vista que a Resoluo n 09/05 regula a matria em carter provisrio, ainda resta a expectativa de que, ao disciplinar a matria em seu Regimento Interno, o E. STJ disponha diversamente.

A Homologao de Sentena Estrangeira de Acordo com a Resoluo n 09/05 do STJ

Por fim, como principal modificao trazida pela Resoluo n 09/05 pode ser apontada a admissibilidade da concesso de tutela de urgncia pelo Presidente do Tribunal ou pelo Ministro Relator. De fato, tal medida se coaduna com o escopo de celeridade que inspirou a edio da Emenda Constitucional n 45/04. Todavia, independentemente da concesso de tutela de urgncia nos casos em que for cabvel, espera-se que, com a previso da competncia do STJ, todos os processos de homologao de sentena estrangeira recebam tratamento gil e sejam julgados em tempo razovel, representando um verdadeiro avano, como foi o ideal perquirido pelo constituinte derivado e como esperam os operadores do Direito e os jurisdicionados.

You might also like