You are on page 1of 6

Catequistas: contacto: Slvia Costa de Freitas 917016207 Maria Emlia Carreira Rodrigues 963598789 Maria de Ftima Vieira 964814556

Maria de Ftima Silva F. Gonalves 967514177 Susana Maria Freitas Santos 962821290 Susana Daniela Oliveira da Silva 963652637 Maria de Ftima Alves Ferreira 919421321

Paroquia Maria de Silvares - Guimares Solenidade do Corpo de Deus11 de Junho de 2009

Festa da Eucaristia 1 Comunho/3 Ano em Catequese

Formadora: Susana da Conceio de Moura 96364288

Tomai: isto o meu Corpo... Este o meu Sangue, o Sangue da nova aliana, derramado pela multido dos homens.

(Turbulo(1) e( Naveta(1); Confraria do SS.mo Sacramento; Catequista com meninos e meninas da 1 Comunho, Aclitos(2) e Presidente). Aco de Graas Agora vamos fazer muito silncio Fechemos os olhos e pensemos no amor de Jesus para connosco. Lembremo-nos que Ele morreu por amor a ns na cruz. Ele est connosco e ns estamos com Ele. Ele fez de ns a sua casa. Com Ele assim to perto de ns, seremos bons e felizes. Digamos-lhe baixinho: Jesus, eu amo-te. Momentos de silncio, com fundo musical. Podem abrir os olhos. Cantemos-lhe o nosso amor. Cntico: Jesus, eu amo-te. Cntico final

Admonio Inicial Pai: Nesta manh de Domingo, esta parcela da famlia de Deus

Cntico de Entrada

est em festa por um motivo muito especial: a Festa da Eucaristia dos nossos filhos. Eles esto aqui muito contentes. o culminar de uma caminhada que juntos percorremos, e da qual eles se encontram preparados para receber Jesus que tanto amam. Este o motivo da nossa alegria e por isso estamos em festa. Hoje somos convidados para esta grande festa. Estamos aqui muito contentes, pelo convite que Jesus nos fez, e porque de hoje em diante nos podemos sentar convosco mesa do Senhor Jesus.

Criana: Jesus, s vezes esquecemo-nos de Ti. No temos rezado, nem ajudado os nossos pais. Temo-nos zangado uns com os outros. Por tudo isto te pedimos perdo. Todos: Tu que nos perdoas sempre porque nos amas muito, Tu que nos perdoas sempre perdo Senhor. Criana: Jesus, sabemos que vens a ns e ests connosco porque assim quiseste. Ajuda-nos a receber-te bem e a viver a alegria da tua presena em ns. E porque queremos que assim seja, te dizemos e te pedimos perdo.

Acto Penitencial

Entrada Processional:

Todos: Tu que nos acolhes sempre porque nos amas muito, Tu que nos acolhes sempre perdo Senhor. Criana: Jesus, tu no podes chegar ao nosso corao, se o nosso amor no limpo, se temos inveja, se somos egostas, se mentimos, se fazemos coisas ms e no pensamos em Ti. Por isso te dizemos com toda a sinceridade e te pedimos perdo. Todos: Tu que nos ajudas sempre porque nos amas muito, Tu que nos ajudas sempre perdo Senhor.
Glria Introduo s leituras Me:Deus falou ao povo atravs de Moiss, e o povo acedeu prontamente s Suas palavras. Diante deste altar vamos tambm escutar essas palavras e oferecer os nossos sacrifcios, relembrando a nova Aliana que o Senhor firmou com o Seu povo. Por esta nova aliana Jesus Cristo derramou o Seu prprio sangue, para purificao dos nossos pecados. Os discpulos, seguindo as indicaes de Jesus, partiram e prepararam a mesa da comunho. Tambm nos devemos preparar para receber Jesus na nossa casa, acolhendo-o na Palavra proclamada no ambo e no po e no vinho oferecidos no altar a cada um de ns. LEITURA I Ex 24, 3-8 Este o sangue da aliana que Deus firmou convosco Por todos ns aqui reunidos em Assembleia, para que a celebrao da Eucaristia do Senhor nos d a esperana de O contemplar por toda a vida. Oremos irmos.

Presidente: Senhor Jesus Cristo, que alimentais continuamente a vossa Igreja com o mistrio do vosso corpo e sangue, concedei-lhe a graa de encontrar a verdadeira alegria na riqueza infinita dos vossos dons. Vs que sois Deus com o Pai na Unidade do Esprito Santo. Orao Eucarstica das Crianas Santo Pai-Nosso cantado Paz Cordeiro cantado Em seguida subir ao Altar dois a dois para receber o Sacramento da Eucaristia. Cntico da Comunho Aco de Graas Agora vamos fazer muito silncio Fechemos os olhos e pensemos no amor de Jesus para connosco. Lembremo-nos que Ele morreu por amor a ns na cruz. Ele est connosco e ns estamos com Ele. Ele fez de ns a sua casa. Com Ele assim to perto de ns, seremos bons e felizes. Digamos-lhe baixinho: Jesus, eu amo-te. Momentos de silncio, com fundo musical. Podem abrir os olhos. Cantemos-lhe o nosso amor. Cntico: Jesus, eu amo-te. Cntico final

Orao Universal Irmos: Recomendamos a Deus pai estas crianas que hoje pela primeira vez recebem Jesus no seu corao e, com elas oremos pela igreja do mundo inteiro dizendo: Ouvi Senhor as nossas preces. Pelas igrejas do mundo inteiro, pelo Papa Bento XVI, pelos Bispos, Sacerdotes e Diconos, para que sigam com fidelidade o Bom Pastor oremos irmos. Pelos nossos filhos que hoje, pela primeira vez vo comungar, para que sejam amigos de Jesus e amem todas as pessoas como Ele nos ama, Oremos irmos Por todas as crianas que hoje se abeiram da mesa do Senhor, para que em Cristo encontrem Alegria e sentido para a Vida, Oremos irmos. Pelos pais e padrinhos, para que com a ajuda de Jesus, Sejam para estas crianas as primeiras testemunhas da F com a palavra e o exemplo, Oremos irmos. Pelos nossos Catequistas, que a exemplo de So Paulo se sintam fortalecidos pela Palavra e continuem a dar testemunho de F. Pelo nosso Proco para que seja a verdadeira imagem viva de Cristo Ressuscitado. Oremos irmos.

Por todos ns aqui reunidos em Assembleia, para que a celebrao da Eucaristia do Senhor nos d a esperana de O contemplar por toda a vida. Oremos irmos. Presidente: Senhor Jesus Cristo, que alimentais continuamente a vossa Igreja com o mistrio do vosso corpo e sangue, concedei-lhe a graa de encontrar a verdadeira alegria na riqueza infinita dos vossos dons. Vs que sois Deus com o Pai na Unidade do Esprito Santo.

Salmo 115 (116) Refro: Tomarei o clice da salvao e invocarei o nome do Senhor. Ou: Elevarei o clice da salvao, LEITURA II Hebr 9, 11-15 O sangue de Cristo purificar a nossa conscincia ALELUIA Jo 6, 51 Refro: Aleluia. Eu sou o po vivo descido do Cu, diz o Senhor. Quem comer deste po viver eternamente. Refro Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Marcos Narrador: No primeiro dia dos zimos, em que se imolava o cordeiro pascal, os discpulos perguntaram a Jesus: R: Onde queres que faamos os preparativos para comer a Pscoa? Narrador: Jesus enviou dois discpulos e disse-lhes: Jesus: Ide cidade. Vir ao vosso encontro um homem com uma bilha de gua. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: O Mestre pergunta: Onde est a sala, em que hei-de comer a Pscoa com os meus discpulos? Ele vos mostrar uma grande sala no andar superior, alcatifada e pronta. Preparai-nos l o que preciso. Narrador: Os discpulos partiram e foram cidade. Encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Pscoa. Enquanto comiam, Jesus tomou o po, recitou a bno e partiu-o, deu-o aos discpulos e disse: Jesus: Tomai: isto o meu Corpo.

Narrador: Depois tomou um clice, deu graas e entregou-lho. E todos beberam dele. Jesus: Este o meu Sangue, o Sangue da nova aliana, derramado pela multido dos homens. Em verdade vos digo: No voltarei a beber do fruto da videira, at ao dia em que beberei do vinho novo no reino de Deus. Narrador: Cantaram os salmos e saram para o Monte das Oliveiras. Palavra da salvao. 14. Homilia 15. Credo Baptismal: Presidente: Os vossos pais, no dia do vosso Baptismo, apresentaram-vos ao Senhor; hoje acompanham-vos no primeiro encontro com Jesus, na Eucaristia. Naquele dia do Baptismo, fizeram, em vosso nome, promessas ao Senhor; hoje sois vs que as renovais pessoalmente. E tambm, vs carssimos pais e padrinhos e outros familiares, renovai a vossa profisso de f, e dizei-me: Pres. Credes em Deus Pai que nos criou, que nos ama e nos quer felizes para sempre? R. Sim, creio. Pres. Credes em Jesus Cristo, Filho de Deus, morto e ressuscitado por ns, presente no sinal do po e do vinho na Eucaristia que hoje recebeis? R. Sim, creio. Pres. Credes no Esprito Santo, que nos d fora e sabedoria para viver na dignidade dos filhos de Deus? R. Sim, creio. Pres. Credes na santa Igreja Catlica, constituda por Jesus, como famlia de Deus, na comunho dos Santos, no perdo dos pecados, na ressurreio da carne e na vida eterna?

R. Sim, creio. Pres. Esta a nossa f!... Esta a f da Igreja, que todos nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo, Nosso Senhor. R. men. Apresentao do Dons Material necessrio: Tabuleiro com terra; Vaso de vidro com sementes de trigo; Ramo de espigas de trigo; Cesto com pano e broa; Clice com po da vida (por consagrar).

Caiu no cho e brotou, caiu no cho e brotou meninos que levam a terra e as sementes atiram as sementes para o tabuleiro com terra Foi crescendo foi crescendo Meninos erguem as espigas e a broa E em po da vida se tornou menino ergue po da vida Fazer isto todo o cntico(3 vezes). Deve haver sementes que cheguem para todo o cntico. No final as crianas colocam os dons ao p do altar( deve-se ter l uma pequena toalha para colocar isso por cima) e o menino que tem o po da vida entrega-o ao Sacerdote. As crianas voltam para o lugar, e as esmolas da comunidade sero colocadas junto das ofertas das crianas.

Tudo isto deve ser colocado numa mesa no fundo da Igreja. So necessrias 5 crianas. Fazer ofertrio antes da consagrao do po e do vinho. As crianas vem do fundo da Igreja, 1 a Terra, 2 As sementes, 3 as espigas, 4 o po, 5 po da vida, ao som da msica instrumental da Sementinha. Quando as crianas estiverem no seu lugar, comear a cantar a msica. Uma sementinha de trigo colocar tabuleiro no cho

You might also like