You are on page 1of 6

Anorexia Mental e Bulimia

O que so a Anorexia Mental e a Bulimia

A Anorexia Mental e a Bulimia so perturbaes da alimentao sobre base psicolgica tpicas de pases nos quais a comida abundante e onde a magreza tem um valor social positivo.

A Anorexia consiste na recusa mais ou menos completa da comida com consequente perda de peso drstica, que pode tambm levar morte. A Bulimia, que significa "grande fome", induz, pelo contrrio, a comer vorazmente para a seguir vomitar tudo aquilo que foi ingerido, pelo que normalmente o peso no sofre modificaes.

Estas doenas, ambas ligadas insastifao e dificuldade de aceitar-se, manifestam-se nas pessoas que tm uma estrutura perturbada da personalidade. Nalguns casos, perodos de Anorexia alternam-se a crises de Bulimia. A pessoa anorctica (anorxica) perfeccionista, conscienciosa, muito activa e com uma forte propenso em ter primazia; a pessoa bulmica, rebelde, extrovertida e impulsiva, com uma organizao mental catica.

Estas perturbaes atingem sobretudo os jovens dos 13 aos 16 anos, com ntida prevalncia entre as raparigas: a relao rapaz/rapariga de 1 para 10. No entanto, apesar da idade com mair risco ser a adolescncia, muitos estudos j demostraram que tambm as crianas entre os 6 e os 12 anos podem set atingidas pelas perturbaes alimentares. Alm disso encontram-se em aumento contnuo os casos de Anorexia entre mulheres adultas e casadas.

Estudos e inquritos revelaram que cerca de 80% das raparigas entre os 12 e os 18 anos se submeteram pelo menos uma vez a uma dieta de emagrecimento. Durante o tratamento diettico, cerca de 50% destas raparigas apresentam perturbaes transitrias da alimentao. A prevalncia das perturbaes alimentares verdadeiras e propriamente ditas entre as raparigas das escolas, essencialmente das secundrias, chega perto dos 20%.

Sintomas da Anorexia Mental

No s da execessiva magreza que se reconhece uma pessoa anorctica (anorxica). Outros sintomas e comportamentos a esta associados podem ser: --> dieta: apesar de ser pele e osso, a anorctica continua a ver-se gorda. Por isso reduz progressivamente a ingesto de alimentos at comer s verduras em pequenssimas quantidades; --> actividade desportiva contnua: pelo medo de engordar, esgota-se com o exerccio fsico; -->sensao de frio: a temperatura do corpo desnutrido tem tendncia a descer e a paciente lamenta-se de ter frio. Por vezes nos braos aparece uma ligeira penugem com o qual o corpo procura aquecer-se; --> vertigens e descida da presso arterial: muitas vezes as anorcticas sofrem de vertigens e desmaiam; --> menstruaes irregulares: geralmente a menstruao bloqueia-se; --> vmito: muitas vomitam de maneira compulsiva depois de terem comido; --> uso de diurticos e laxativos.

Sintomas da Bulimia

A Bulimia mais difcil de detectar porque a pessoa que sofre desta doena no diminui de peso e consegue, desta maneira, escond-la. No entanto, podem-se indicar alguns sinais de alarme: --> a bulmica tem o peso sob controle com jejuns, vmito voluntrio, diurticos, laxativos e intensa actividade fsica; --> pelo menos duas vezes por semana come de uma maneira exagerada, at trss ou mais vezes por dia, como se tivesse perdido o controle de si prpria.

Terapia da Anorexia Mental e da Bulimia

A terapia multidisciplinar e prev dois tipos de intervenes paralelas. O tratamento mdico, entregue habitualmente a um nutricionista, tem o objectivo de curar as complicaes fsicas que estas doenas compreendem, reabilitando a paciente a uma alimentao s e correcta. A terapia psicolgica no individual, mas envolve tambm a famlia e pode ser comportamental ou sistemtica. Esta ltima tem a funo de criar uma atmosfera positiva no mbito familiar e de estabelecer uma comunicao emotiva e afectiva entre os dois pais e entre estes e o indivduo doente.

Esta ltima imagem mostra uma campanha levada a efeito pela televiso sueca com o propsito de combater a Anorexia Mental e a Bulimia.

You might also like