You are on page 1of 11

LEI DE BASES 9-89 - Assembleia da Repblica - Lei n 9/89 de 2 de Maio

Lei de Bases da Preveno e da Reabilitao e Integrao das Pessoas com Deficincia

Assembleia da Repblica decreta, nos termos dos artigos 164, alnea d), e 169, n 2, da Constituio, o seguinte:

CAPTULO I Disposies gerais

Artigo 1 Objectivos

A presente lei visa promover e garantir o exerccio dos direitos que a Constituio da Repblica Portuguesa consagra nos domnios da preveno da deficincia, do tratamento, da reabilitao e da equiparao de oportunidades da pessoa com deficincia.

Artigo 2 Conceito da pessoa com deficincia

1 - Considera-se pessoa com deficincia aquela que, por motivo de perda ou anomalia, congnitas ou adquirida, de estrutura ou funo psicolgica, intelectual, fisiolgica ou anatmica susceptvel de provocar restries de capacidade, pode estar considerada em situaes de desvantagem para o exerccio de actividades consideradas normais tendo em conta a idade, o sexo e os factores scio-culturais dominantes. 2 - As pessoas com deficincia no constituem grupos homogneos, pelo que exigem a definio de respostas especficas que vo ao encontro das suas necessidades diferenciadas e identificveis.

3 - A identificao da situao de deficincia e consequente orientao e encaminhamento decorrem de um diagnstico precoce, que tem carcter multidisciplinar.

Artigo 3 Conceito de reabilitao

1 - A reabilitao um processo global e contnuo destinado a corrigir a deficincia e a conservar, a desenvolver ou a restabelecer as aptides e capacidades da pessoa para o exerccio de uma actividade considerada normal. 2 - O processo de reabilitao envolve o aconselhamento e a orientao individual e familiar, pressupondo a cooperao dos profissionais aos vrios nveis sectoriais e o empenhamento da comunidade.

CAPTULO II

Da poltica de reabilitao

Artigo 4. Princpios fundamentais

1 - A poltica de reabilitao obedece aos princpios da universalidade, da globalidade, da integrao, da coordenao, da igualdade de oportunidades, da participao, da informao e da solidariedade. 2 - A universalidade pressupe que se encontrem formas adequadas de resposta s necessidades de todas as pessoas com deficincia, independentemente do tipo e grau de deficincia, da sua situao econmica e social e da zona geogrfica onde residam. 3 - A globalidade implica que a reabilitao seja um processo contnuo de respostas ao mesmo tempo sucessivas e simultneas, de modo a respeitar o processo de evoluo da pessoa e das suas necessidades.

4 - A integrao traduz-se na assuno, por parte de cada departamento governamental, da responsabilidade por toda a populao a que a sua poltica se dirige e pela adopo das medidas diferenciadas que a situao das pessoas com deficincia exige. 5 - A coordenao decorre da necessidade de uma estreita articulao entre todos os intervenientes no processo de reabilitao e de harmonizao das medidas adoptadas. 6 - A equiparao de oportunidades impe que se eliminem todas as discriminaes em funo da deficincia e que o ambiente fsico, os servios sociais e de sade, a educao e o trabalho, a vida cultural e social em geral se tornem acessveis a todos. 7 - A participao obriga interveno das pessoas com deficincia, atravs das suas organizaes, na definio da poltica de reabilitao e na preparao das medidas dela decorrentes. 8 - A informao exige no s que a pessoa com deficincia e a sua famlia sejam, permanentemente esclarecidas sobre os direitos que lhes assistem e as estruturas existentes vocacionadas para o seu atendimento, mas tambm que a sociedade em geral seja esclarecida sobre a problemtica das pessoas com deficincia. 9 - A solidariedade pressupe a responsabilizao de toda a sociedade na prossecuo da poltica de reabilitao.

CAPTULO III

Do processo de reabilitao

Artigo 5 mbito

O processo de reabilitao compreende medidas diversificadas e complementares nos domnios da preveno, da reabilitao mdico-funcional da educao especial, da reabilitao psicossocial, do apoio scio-familiar, da acessibilidade, das ajudas tcnicas, da cultura, do desporto e da recreao e outros que visem favorecer autonomia pessoal, nos termos dos artigos seguintes.

Artigo 6 Preveno

1 - Ao Estado cabe promover, atravs dos organismos competentes, todas as aces necessrias que visem impedir o aparecimento ou agravamento da deficincia e anular ou atenuar os seus efeitos ou consequncias. 2 - A preveno constituda por um conjunto de medidas plurissectorias que visam impedir o aparecimento ou agravamento da deficincia e das suas consequncias de natureza fsica, psicolgica e social, nomeadamente o planeamento familiar e o aconselhamento gentico, os cuidados pr, peri e ps-natais, a educao para a sade, a higine e segurana no trabalho, a segurana rodoviria e a segurana no domiclio e nas actividades desportivas e recreativas. 3 - A deteco precoce de malformaes, de afeces congnitas ou adquiridas e de deficincias que possam surgir com o avano na idade visa pesquisar as suas origens, evitar o seu agravamento e anular ou atenuar os seus efeitos. 4 - As medidas de despiste destinam-se a formular um diagnstico o mais precocemente possvel, com vista ao estabelecimento de um programa de tratamento de reabilitao.

Artigo 7 Informao e fiscalizao

Com

vista realizao

dos objectivos

previstos

no artigo

anterior

compete,

nomeadamente, ao Estado:

1) Assegurar a realizao de campanhas de informao junto das escolas, com vista sensibilizao dos jovens; 2) Incrementar campanhas de sensibilizao da opinio pblica para prevenir a sinistralidade por acidentes de aviao, nomeadamente atravs dos rgos de comunicao social e das escolas de conduo, que devem, para o efeito, inserir nos seus programas conhecimentos sobre as causas e as consequncias da falta de preveno na conduo; 3) Promover aces de informao e sensibilizao da opinio pblica para a adopo de comportamentos dissuasores do consumo de lcool, droga e tabaco e ainda da prtica de automedicao;

4) Desenvolver campanhas de informao alertando para os perigos de acidentes domsticos e de lazer, designadamente quedas, intoxicaes, queimaduras e afogamentos; 5) Assegurar, atravs dos servios competentes, aces de fiscalizao junto das empresas, com o objectivo de verificar se so observadas as regras mnimas de higiene e segurana no trabalho.

Artigo 8 Reabilitao mdico-funcional

1 - A reabilitao mdico-funcional uma forma de interveno programada de natureza mdica e mdico-educativa, que compreende o diagnstico e um conjunto de tratamentos e de tcnicas especializadas que tendem a reduzir as sequelas do acidente, da doena ou da deficincia, restabelecendo as funes fsicas e mentais, valorizando as capacidades remanescentes e restituindo, to completamente quanto possvel, a aptido de um indivduo para o exerccio da sua actividade. 2 - As valncias de medicina fsica e reabilitao sero incrementadas e alargadas, devendo, para o efeito, ser adoptadas as medidas necessrias.

Artigo 9. Educao especial

1 - A educao especial uma modalidade de educao que decorre em todos os nveis do ensino pblico, particular e cooperativo e que visa o desenvolvimento integral da pessoa com necessidades educativas especficas, bem como a preparao para uma integrao plena na vida activa, atravs de aces dirigidas aos educandos, s famlias, aos educadores, s instituies educativas e s comunidades. 2 - Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, devem ser adoptadas as necessrias medidas de integrao progressiva dos alunos do ensino especial no sistema normal de ensino.

Artigo 10 Reabilitao profissional

1 - A reabilitao profissional tem por objectivo permitir pessoa com deficincia o exerccio de uma actividade profissional e compreende um conjunto de intervenes especficas no domnio da orientao e formao profissional, bem como as medidas que permitam a sua integrao quer no mercado normal de emprego quer noutras modalidades alternativas de trabalho. 2 - Para efeitos do disposto no nmero anterior, devem ser adoptadas medidas necessrias melhoria da capacidade de resposta das estruturas regulares de formao profissional e do alargamento da rede de estruturas especficas de reabilitao profissional.

Artigo 11 Reabilitao psicossocial

A reabilitao psicossocial compreende um conjunto de tcnicas especficas integradas no processo contnuo de reabilitao, com vista a desenvolver, conservar ou restabelecer o equilbrio da pessoa com deficincia e das suas relaes afectivas e sociais.

Artigo 12 Apoio scio-familiar

O apoio scio-familiar destina-se a permitir pessoa com deficincia os meios que favoream a sua autonomia pessoal e independncia econmica e a sua integrao e participao social mais completas, garantindo simultaneamente o adequado apoio s famlias.

Artigo 13 Acessibilidade e mobilidade

A acessibilidade visa eliminar as barreiras fsicas que dificultam a autonomia e a participao plena na vida social.

Artigo 14 Ajudas tcnicas

As ajudas tcnicas, incluindo as decorrentes de novas tecnologias, destinam-se a compensar a deficincia ou a atenuar-lhe as consequncias e a permitir o exerccio das actividades quotidianas e a participao na vida escolar, profissional e social.

Artigo 15 Cultura, desporto e recreao

A cultura, o desporto e a recreao visam contribuir para o bem-estar pessoal e para o desenvolvimento das capacidades de interaco social.

CAPTULO IV

Da responsabilidade do Estado no processo de reabilitao

Artigo 16 Interveno do Estado

1 - O Estado garante a observncia dos princpios consagrados na presente lei, em estreita colaborao com as famlias e as organizaes no governamentais. 2 - Para os efeitos do nmero anterior, definida uma poltica nacional de reabilitao contendo as medidas a adoptar, bem como planos integrados de aco que encontrem desenvolvimento apropriado no mbito das polticas sectoriais a levar a efeito pelos vrios departamentos governamentais. 3 - As medidas sectoriais a definir devem ser efectivadas preferentemente no mbito dos servios regulares existentes, sem prejuzo do enquadramento adequado de todas as iniciativas particulares que visem os objectivos da presente lei. 4 - Compete ainda ao Estado a coordenao e articulao de todas as polticas, medidas e aces sectoriais, a nvel nacional, regional e local, de modo a assegurar pessoa com deficincia um atendimento contnuo, nomeadamente na transio entre as fases do processo de reabilitao e de integrao.

5 - Para a prossecuo do disposto nos nmeros anteriores assegurado o fomento de aces de informao e sensibilizao, de investigao e de formao dos recursos humanos intervenientes no processo de reabilitao.

Artigo 17 Relaes do Estado com as instituies particulares

1 - O Estado reconhece e valoriza a aco desenvolvida pelas instituies particulares e cooperativas de e para pessoas com deficincia, na prossecuo dos objectivos da presente lei. 2 - O Estado, em relao s instituies particulares e cooperativas, promove a compatibilizao dos seus fins e actividades com a poltica nacional definida e garante o cumprimento da lei, defendendo os interesses das pessoas com deficincia.

CAPTULO V

Da participao dos sistemas de administrao

Artigo 18 Servio de sade

Os servios de sade devem garantir os cuidados de promoo e vigilncia da sade, da preveno da doena e da deficincia, o despiste e o diagnstico, a estimulao precoce do tratamento e a reabilitao mdico-funcional, assim como o fornecimento, adaptao, manuteno ou renovao dos meios de compensao que forem necessrios.

Artigo 19 Poltica de educao

A poltica de educao deve garantir a integrao nos estabelecimentos de ensino ou em instituies especializadas de pessoas com necessidades educativas especiais em condies pedaggicas, humanas e tcnicas adequadas.

Artigo 20 Sistema de segurana social

O sistema de segurana social deve assegurar a proteco social da pessoa com deficincia atravs de prestaes pecunirias e modalidades diversificadas de aco social que favoream a autonomia pessoal e uma adequada integrao na sociedade.

Artigo 21 Poltica de orientao e formao profissional

A poltica de orientao e formao profissional deve habilitar as pessoas com deficincia tomada de decises vocacionais adequadas e prepar-las para o exerccio de uma actividade profissional segundo modelos diversificados e englobar o maior nmero de sectores de actividade econmica, tendo em conta as transformaes tecnolgicas do sistema de produo.

Artigo 22 Poltica de emprego

A poltica de emprego deve incluir medidas, estmulos e incentivos tcnicos e financeiros que favoream a integrao profissional das pessoas com deficincia no mercado do trabalho e a criao de modalidades alternativas de actividades profissionais.

Artigo 23 Sector dos transportes

O sector dos transportes deve adoptar medidas que garantam pessoa com deficincia o acesso, circulao e utilizao da rede de transportes pblicos, sem prejuzo de outras modalidades de apoio social.

Artigo 24 Regime legal de urbanismo e habitao

1 - O regime legal em matria de urbanismo e habitao deve ter como um dos seus objectivos facilitar s pessoas com deficincia o acesso utilizao do meio edificado, incluindo os espaos exteriores. 2 - Para efeitos do disposto no nmero anterior, a legislao aplicvel deve ser revista e incluir obrigatoriamente medidas de eliminao das barreiras arquitectnicas.

Artigo 25 Sistema fiscal

O sistema fiscal deve consagrar benefcios que possibilitem s pessoas com deficincia a sua plena participao na comunidade.

Artigo 26 Poltica de cultura, desporto e recreao

A poltica de cultura, desporto e recreao deve criar condies para a participao da pessoa com deficincia.

Artigo 27 Oramentos

Os encargos decorrentes da aplicao desta lei devem ser inscritos nos oramentos dos respectivos ministrios.

Artigo 28 Norma revogatria

revogada a Lei n 6/71, de 8 de Novembro. Aprovada em 23 de Fevereiro de 1989. O presidente da Assembleia da Repblica, Vtor Pereira Crespo. Promulgada em 14 de Abril de 1989. Publique-se. O Presidente da Repblica, Mrio Soares. Referendada em 19 de Abril de 1989 O Primeiro-Ministro, Anbal Antnio Cavaco Silva.

You might also like