You are on page 1of 5

Trabalho de Cincias

Nome: Stevan Stopassola Terres Professor: Sergio Henrique Licks Data:11/03/09

Tecidos Humanos
Tecido sseo
O tecido sseo um tecido conjuntivo bem rgido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde ele o tecido mais abundante. Suas funes principais so: sustentar o corpo; permitir a realizao de movimentos; proteger certos orgos e realizar a produo de elementos celulares do sangue.

Tipos de tecido sseo


Pode-se dividir o tecido sseo em dois tipos: esponjoso ou reticulado e compacto ou denso. Tais tipos apresentam o mesmo tipo de clula e de substncia intracelular, mudando apenas entre si a disposio de seus elementos e a quantidade de espaos medulares. O tecido sseo esponjoso e o compacto aparecem juntos na grande maioria dos ossos dos vertebrados.

Estrutura de um osso longo

Tecido sseo esponjoso


Apresenta espaos medulares mais amplos, sendo formado por vrias trabculas, que do um aspecto poroso ao tecido. O osso esponjoso o de menor peso, tem forma de grade, com espaos sseos nos que se encontra a medula ssea. Geralmente, localiza-se na parte interna da difise ou corpo dos ossos e nas extremidades ou epfise. O osso est revestido pelo peristeo que uma membrana com uma particularidade fibrosa que se cola com firmeza a ele. Na sua face interna possui os osteoblastos que participam do crescimento e da restaurao do osso. vascularizada e essa uma caraterstica muito importante, posto que atravs de seus vasos sangneos chegam substncias nutrcias s clulas sseas.

Tecido sseo compacto


No apresenta quase nenhum espao medular, possuindo, no entanto, um conjunto de canais que so percorridos por nervos e vasos sangneos: canais de Volkmann e canais de Havers. Por serem uma estrutura inervada e irrigada, os ossos tm sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regenerao.

Tecido Conjuntivo

Os tecidos se originam do mesnquima, que um tecido embrionrio formado por clulas alongadas, as clulas mesenquimais. Estas clulas tm um ncleo oval, com cromatina fina e nuclolo proeminente. Estas clulas possuem muitos prolongamentos citoplasmticos e so imersas em uma matriz extracelular abundante e viscosa com poucas fibras. O mesnquima se origina principalmente a partir do folheto embrionrio intermedirio, ou mesoderme. Os tecidos conjuntivos so responsveis pelo estabelecimento e manuteno da forma do corpo. Este papel mecnico dado por um conjunto de molculas(matriz) que conecta e liga as clulas e rgos, desta maneira, suporte do corpo. Do ponto de vista estrutural, os componentes do tecido conjuntivo podem ser divididos em trs classes: clulas, fibras e substncia fundamental. 3

Tecido Cartilaginoso

O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, um tecido elstico e flexvel, branco ou acinzentado, aderente s superfcies articulares dos ossos. Tambm encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. formado por condrcitos e condroblastos (clulas) , revestido pelo pericndrio (fibrocartilagem nao possui pericondrio). O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentao a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e tambm serve para no dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso no existem vasos sanguneos, nervos e vasos linfaticos.

Tecido Adiposo

A funo primordial do armazenamento de gordura servir como reserva energtica do organismo, mas tambm pode atuar como isolante trmico, (ajudando na manuteno da temperatura do corpo) e como proteo contra choques mecnicos, posicionando-se entre a pele e os rgos internos.

Tecido Muscular

O tecido muscular uma parte do corpo humano e caracterizado pela sua contratibilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estmulos claros e utilizando o ATP (molcula orgnica responsvel pelo armazenamento de energia nas suas ligaes qumicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estmulo nervoso. Os tecidos musculares so diferenciados pelas suas caractersticas morfo-funcionais. Existem trs tipos principais de tecidos musculares:

Tecido muscular estriado (esqueltico), Tecido muscular cardaco e Tecido muscular liso.

As clulas desse tecido so caracterizadas pelo seu formato alongado, uma especializao a funo de contrao e distenso das fibras musculares, formada por numerosos filamentos proticos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos).

You might also like