You are on page 1of 4

E-mail

O e-mail um gnero textual usado para trocar mensagens pela internet, comunicando a algum um assunto pessoal ou profissional. Um grande nmero de pessoas hoje utiliza e-mail para se comunicar a distncia com maior rapidez e eficincia. Muitas vezes ele usado em substituio ao telefone, carta, ao telegrama. Suas mensagens podem ser enviadas e recebidas a qualquer instante, conforme a convenincia do remetente e do destinatrio. O e-mail tem a estrutura-padro da carta: vocativo, texto, despedida e assinatura. Raramente se insere a data porque o prprio programa de e-mails h informa em que dia e hora a mensagem foi enviada. A linguagem varia de acordo com a situao estabelecida entre os interlocutores, e os pargrafos costumam ser curtos para maior clareza na leitura do texto. A palavra e-mail constitui a reduo de electronic mail e significa correio eletrnico. A estrutura de um endereo de correio eletrnico brasileiro a seguinte: nome@provedor.com.br. O nome representa o usurio; @ o smbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informaes um endereo de e-mail; o provedor a empresa que viabiliza o acesso a internet, gratuitamente ou mediante o pagamento de uma taxa; com tem o sentido de comercial e br, de Brasil. Se o e-mail for dirigido a uma pessoa mais prxima ou ntima, podem-se abreviar certas palavras como: vc (voc), pra (para), t (estou), q (que), moh (muito), tb (tambm), c/ (com), qdo (quando), pq (porque), etc. Agora leia este e-mail.

De: Natlia <natalia@fenac.com.br> Para: Regina Miranda <regi@ig.com.br> Enviada em: quinta-feira, 14 de maio de 2011 15:52 Assunto: Re: livro Boa tarde, Regina!!!! Como est? Espero que esteja tudo timo. Estou com muitas saudades. Bem, j digitei a parte do livro que voc me enviou. Posso mandar por e-mail? Um grande abrao, da amiga que nunca te esquece.

1. Observe a estrutura do e-mail e explique em que aspecto ele

semelhante carta pessoal. R.


2. Ainda na abertura do texto se v o nome do remetente e do destinatrio.

Qual o objetivo da mensagem? Em que item ele est resumido? R.


3. Que tipo de linguagem foi empregada no e-mail? Por qu?

R. 4. Em e-mails mais formais pode-se usar o nome do destinatrio seguido de dois-pontos. No texto, explique a repetio do ponto de exclamao depois do vocativo. R. 5. A despedida no e-mail , em geral, curta e nem sempre ele assinado. Por que, no texto, a despedida foi mais longa? E-mail uma mensagem enviada e recebida atravs de um sistema de correio eletrnico. Como utilizado em diversas situaes comunicacionais, formais e informais, a linguagem pode variar. Tem a estrutura-padro da carta e, em geral, os pargrafos so curtos. R. O objetivo da produo de texto no somente faz-lo Oficina de produo conhecer a estrutura de diferentes tipos de textos e E-mail saber quando e como produzi-los. Tambm importante que voc os crie para uma situao real. Leia as seguintes instrues.

Com a orientao do professor, anote o e-mail de algum com quem voc possa se corresponder; por exemplo, um aluno de outra escola. Se quiser, escolha o e-mail de algum que voc conhea e com quem j troque mensagens na internet, ou o e-mail de um ex-colega, de um amigo que mudou de cidade, ou ainda de uma pessoa de sua escola com quem voc conversa habitualmente.

Depois de definido o destinatrio, escolha um assunto de sua preferncia, ou de um dos sugeridos a seguir, desenvolvendo comentrios sobre tal assunto. Por exemplo:

indicao de algum filme, jogo ou revista que voc aprecia e gostaria de sugerir para algum; informaes sobre blogs e pginas no Orkut; troca de idias sobre alguma compra na internet; convite para uma viagem ao stio de um dos amigos, durante um feriado prolongado; solicitao de alguns livros indicados na escola, em concursos ou em vestibulares.

Empregue a linguagem adequada, de acordo com o interlocutor. Lembre-se de que o uso de uma linguagem informal, com grias e abreviaes, s recomendvel se houver intimidade entre os correspondentes.

Avalie o seu texto, relendo o e-mail e alterando o que julgar conveniente. Confira a linguagem; observe se voc empregou o vocativo, se desenvolveu bem o assunto escolhido, se despediu-se e assinou conforme as orientaes j feitas. Pronto o e-mail, envie-o e, se quiser, mantenha correspondncia com o interlocutor.

You might also like