You are on page 1of 7

Word 97 UnP _____________________________________________________________________________

3.4.2. CRIANDO EFEITOS DURANTE A DIGITAO


Para criar os efeitos enquanto digita um texto, voc deve pressionar o boto efeito desejado, escrever a palavra ou texto e pressionar o boto novamente para encerrar o efeito. Mais de um efeito podem ser combinados.

3.5.

RECUPERAO DE TEXTOS APAGADOS

Mova o cursor para a linha 1, coluna 1. Mantenha pressionada a tecla Shift, pressione a seta para baixo seis vezes e libere as duas teclas. Todo o primeiro pargrafo foi marcado. Pressione a tecla DEL para eliminar esse pargrafo. Esse apagamento foi intencional. Contudo, muitas vezes voc poder eliminar algum texto marcado por acidente. Nesse caso, o Word 97 permite que voc recupere o que foi apagado de uma forma muito simples. Atravs da opo VOLTAR LIMPAR, do menu EDITAR, ou atravs do presionamento das teclas Ctrl+Z.

3.6.

OS BOTES VOLTAR E REFAZER

Na barra de ferramentas existem dois botes chamados VOLTAR e REFAZER. Esses botes desfazem e refazem as ltimas aes executadas.

Pressione Ctrl+End para ir at o final do texto e digite o seguinte na primeira linha livre: UnP - Universidade Potiguar - Curso Word 97. Marque a palavra "UnP" e pressione DEL. Marque a palavra "curso" e pressione DEL. Marque a palavra "Word 97" e pressione Del. Se pressionar o boto VOLTAR DUAS VEZES, as palavras "curso" e "Word 97" estaro na tela, sendo que "curso" estar marcada. Se voc se arrependeu de ter recuperado a palavra "curso", que foi a ltima ao executada, pressione o boto REFAZER que essa palavra ser apagada.

3.7.

RECORTAR E COLAR

Uma das grandes facilidades que os processadores de texto trouxeram para o usurio o recurso de CUT AND PASTE, que permite a cpia de blocos de texto de um lado para outro do documento. O Word 97 possui uma rea especial de memria chamada rea de descarte ou rea de transferncia. Essa rea funciona como um depsito temporrio de textos, imagens e outros objetos que sero transportados. Um usurio de processador de textos pode querer executar duas operaes distintas com um bloco de texto.

Pag. 15

Word 97 UnP _____________________________________________________________________________ A primeira mover um bloco de texto de uma posio original para uma posio final. Ou seja, no final da operao, o bloco de texto encontra-se apenas na posio final. A segunda consiste em copiar um bloco de texto para uma outra posio. No final da operao, existiro dois blocos: o original, que continua na sua posio inicial; e a sua cpia, que se encontra na posio final. A tcnica de se movimentar ou copiar um bloco de texto consiste em marc-lo e, em seguida, acionar um dos comandos ou botes que lidem com cpia e movimentao e que se encontram na barra de ferramentas, ou seja:

1. Marcar o bloco de texto. 2. Pressionar o boto RECORTAR ou COPIAR 3. Colocar o cursor na posio na qual o texto ser inserido. 4. Pressionar o boto COLAR.

3.7.1. RECORTANDO E COLANDO COM O MOUSE


A operao de recortar e colar um bloco de texto pode ser simplificada, se voc utilizar o mouse. Nesse caso, voc deve: 1. Marcar o texto a ser recortado. 2. Posicionar o cursor sobre o texto e manter o boto esquerdo do mouse pressionado. 3. Arrastar o ponto de insero para o local onde o bloco deve ser inserido. 4. Soltar o boto do mouse.

3.7.2. SELEO DE BLOCOS VERTICAIS DE TEXTO


Em muitas situaes, o usurio pode precisar marcar um bloco vertical de texto. Essa tarefa muito simples e pode ser feita com o teclado ou com o mouse, basta ativar o modo de seleo vertical. Com o Teclado. Pressione Ctrl+Shift+F8 para ativar o modo de seleo vertical. A partir desse momento, use as teclas de seta para movimentar o cursor na direo desejada. Para cancelar esse modo, basta pressionar ESC.

Pag. 16

Word 97 UnP _____________________________________________________________________________

Com o Mouse. Mantenha a tecla ALT pressionada enquanto arrasta o ponteiro do mouse para a posio desejada. O modo de seleo vertical ficar ativo nas prximas vezes em que o mouse for usado para seleo de texto. Para desativar esse modo, deve-se pressionar ESC.

4. FORMATAO DE CARACTERES E PARGRAFOS


Ns j aprendemos como aplicar os estilos de caracteres negrito, itlico e sublinhado em um texto marcado ou durante a prpria digitao. Agora, veremos como aplicar outros tipos de efeitos especiais no texto, como mudar o tipo e tamanho da fonte dos caracteres e tambm como formatar pargrafos do texto. Com exceo dos estilos negrito, itlico e sublinhado, que podem ser ativados atravs da barra de formatao, todos os outros efeitos de caracteres so obtidos atravs do teclado ou, ento, atravs de uma caixa de dilogo. A prxima tabela mostra os efeitos disponveis e a combinao de teclas necessria para ativar o efeito. Essas combinaes so do tipo liga-edesliga, ou seja, devem ser pressionadas para ativar o efeito e pressionadas novamente para desativ-lo.

Efeito Negrito Itlico Sublinhado Simples Sublinhado Duplo Sublinhado s de palavras Tachado Subescrito Sobrescrito MAISCULAS GRANDES MAISCULAS REDUZIDAS Texto Oculto Remover a formatao de caracteres Inverso do tamanho das letras

Caracteres Combinao de Teclas Ctrl+N Ctrl+I Ctrl+S Ctrl+Shift+L Ctrl+Shift+B Ctrl+F, Alt+H, Enter Ctrl+= Ctrl+Shift+= Ctrl+Shift+A Ctrl+Shift+K Ctrl+Shift+O Ctrl+Shift+Z Shift+F3

4.1.

MUDANDO A FONTE DOS CARACTERES

O Word 97 permite mudar o formato da fonte e o seu tamanho, ou seja, um mesmo tipo de letra pode ser inserido no texto com tamanhos diferentes para destacar ttulos, cabealhos e outros elementos do texto. Veja alguns exemplos de fontes e tamanhos.

Times New Romam

Tamanho 10

Times New Romam

Tamanho 15

Pag. 17

Word 97 UnP _____________________________________________________________________________

Times New Romam

Tamanho 20

Times New Tamanho 40

Romam

A mudana ou ativao de uma nova fonte pode ser feita atravs da barra de formatao ou, ento, atravs de uma caixa de dilogo. A barra de formatao o meio mais rpido para realizar essas mudanas, se voc utilizar um mouse.

Nesse caso, basta dar um clique sobre o boto ao lado da caixa que mostra o nome da fonte, para abrir uma lista de fontes disponveis.

Essa lista apresentada em ordem alfabtica do nome das fontes. Contudo, ela guarda em sua memria as ltimas doze fontes utilizadas, e as exibe em primeiro lugar. Rolando a barra de rolagem, aparece uma diviso e as fontes em ordem alfabtica. Basta dar um clique no nome da fonte desejada que ela aparecer na barra de formatao como a fonte atual. A partir desse momento, o texto que for digitado aparecer sob o novo formato.

4.2.

ALTERAO DO TAMANHO DA FONTE

Alterar o tamanho de uma fonte atravs da barra de formato exige procedimento parecido com o da mudana de fonte. Basta dar um clique no boto ao lado da caixa que mostra o tamanho da fonte e selecionar o novo tamanho.

A CAIXA DE DILOGO PARA ALTERAO DE FONTE E CARACTERES

Pag. 18

Word 97 UnP _____________________________________________________________________________

O Word 97 permite que vrias operaes de formatao sejam feitas de uma s vez atravs de uma caixa de dilogo. Essa caixa pode ser ativada com o pressionamento de Ctrl+F ou, ento atravs da opo FONTE no menu FORMATAR. As duas formas ativam a caixa de dilogo mostrada a seguir. Ela contm um resumo com todas as formataes vistas at agora. A vantagem dessa caixa de dilogo que ela mostra, na sua parte direita inferior, um modelo de como ser a fonte e efeitos, dando chance ao usurio de fazer experimentos, antes de aplicar os efeitos sobre o texto.

Se nenhum texto estiver marcado, a caixa VISUALIZAO mostra o nome da fonte selecionada; caso contrrio, exibe as primeiras letras ou palavras do texto que sofrero a ao. Outra utilidade da caixa de formatao a definio do tipo de fonte padro dos documentos. O Word 97 assume a fonte Times New Roman, corpo 10, como padro. Se voc achar mais conveniente, ou outra fonte, selecione-a e pressione o boto Padro. Ser apresentada uma caixa de dilogo solicitando a confirmao da alterao. Responda SIM e, na prxima vez que carregar o Word 97, essa fonte ser o padro para o documento.

Pag. 19

Word 97 UnP _____________________________________________________________________________

4.4.

COPIANDO E APLICANDO FORMATAO DE CARACTERES

O Word 97 facilita bastante a aplicao de um formato de caractere que esteja no texto, atravs do recurso de cpia de formato. Seu funcionamento bem simples e consiste nas seguintes etapas: 1. Marque o texto com o formato a ser copiado. 2. D um clique no boto PINCEL na barra de ferramentas. O cursor tomar o formato de um pincel. 3. Marque o texto que receber o formato e libere o boto do mouse. Quando o boto do mouse for liberado, o texto marcado receber automaticamente o formato do texto usado, como base para formatao.

5. PARGRAFOS E MARGENS
5.1. ALINHAMENTO DOS PARGRAFOS

No Word 97 voc no precisa se preocupar com a margem direita do texto. Simplesmente v digitando o texto e, quando o cursor atingir a margem direita, a palavra que est sendo digitada automaticamente jogada para a linha de baixo. Como padro, a margem direita fica desalinhada, pois o espao que estava sendo ocupado pela palavra digitada fica em branco. Dependendo do tamanho da palavra que atinge a margem, o espao deixado em branco maior ou menor. O Word 97 permite que o pargrafo seja alinhado de quatro maneiras distintas dentro da largura do texto compreendida entre as margens esquerda e direita da pgina. A alterao do alinhamento de um pargrafo feita da mesma maneira que a alterao ou aplicao de um efeito em um texto. Voc pode marcar um pargrafo e aplicar o alinhamento ou ento ativar o alinhamento desejado e escrever o pargrafo em seguida. Na barra de formatos, ao lado dos estilos de caractere, existem quatro botes que servem para ativar ou desativar o alinhamento de pargrafo.

Note que o ltimo boto est pressionado indicando que o alinhamento justificado est ativo. Desta forma, voc ter um texto com aparncia mais organizada.

Pag. 20

Word 97 UnP _____________________________________________________________________________

5.2.

FORMATAO DAS MARGENS E RECUOS DE PARGRAFOS

O alinhamento do texto de um pargrafo simplesmente distribui o texto digitado dentro das margens atuais do texto. Em muitas situaes, necessrio alterar as margens do texto apenas para um pargrafo. Em outras situaes, um pargrafo deve ser recuado ou o espaamento entre as suas linhas alterado. Todas essas opes podem ser configuradas atravs de uma caixa de dilogo ou, ento, atravs da utilizao do mouse. Para ativar a caixa de dilogo, acione o menu Formatar e a opo Pargrafo. A prxima caixa de dilogo exibida. Ela composta por duas fichas, uma responsvel pela configurao dos recuos e outra pelo fluxo do texto. O recuo o afastamento do pargrafo em relao margem normal do texto. O espaamento a distncia entre uma linha e outra ou, ento, entre os pargrafos. Por exemplo, voc pode especificar que entre um pargrafo e outro sempre devem ser deixadas duas linhas. Todas as mudanas efetuadas so imediatamente pr-visualizadas na caixa de visualizao, antes de serem aplicadas no pargrafo.

Pag. 21

You might also like