You are on page 1of 3

Escola Estadual Gonalo Antunes Bezerra Professor: GIRCELIO TIAGO LEITE GALINDO Aluno: Turma: Srie: Turno: Avaliao

do 2o bimestre do 2o EG (FILOSOFIA) (01) A Cultura Ocidental foi forjada no espao geogrfico do Mediterrneo, resultou do entrecruzamento de trs grandes vetores culturais. Sabendo disso, qual das alternativas abaixo esta correta? A ( ) as culturas so o Judasmo, o Helenismo e o Cristianismo. B ( ) a verdade sobre o surgimento da cultura ocidental um mistrio. As culturas formadoras dela sumiram sem deixa vestgios. Portanto, somente a partir do sculo XII a.C. que ela tomou forma. C ( ) as culturas formadoras da cultura ocidental so o Helenismo, o Simbolismo e o Misticismo. D ( ) para questo no h resposta. (02) Leia com ateno o texto abaixo e responda: O que subjaz a toda essa narrativa bblica? Que um Deus todo-poderoso, senhor e criador do Universo, que promete salvar o povo judeu, por ele escolhido para ser seu representante na Terra. Nota-se que no se trata de salvar o indivduo como tal, mas a comunidade, o povo que for fiel a Deus, sendo essa salvao um acontecimento histrico, uma vez que se dar no decorrer da histria. Este texto esta relacionado a qual cosmoviso? A( B( C( D( ) grega. ) crist. ) judaica. ) N.D.R

(03) Entre os principais elementos da Cosmoviso Judaica, abaixo citados. Qual no pertence a esta? A( B( C( D( ) o sentido do coletivo, do carter comunitrio prevalecendo sobre o individual. ) o sentido da unidade do homem e da valorizao do corpo. ) a historicidade, o sentido da histria dos acontecimentos. ) N.D.R.

(04) Qual a viso de Deus que o texto do Deuteronmio para ns? A ( ) um deus cheio de mazelas e problemtico. B ( ) um deus poderoso, onipotente e bondoso com seu povo, mais ao mesmo tempo castigador, terrvel para com este quando no segui suas instrues e com os outros povos que no lhe adora como um deus uno. C ( ) o deus dos judeus uma divindade aos moldes dos outros deuses da antiguidade. D ( ) os judeus adoravam a um deus que nunca fazia o bem. (05) Qual dos pontos abaixo mais valorizado pela Cosmoviso Grega? A( B( C( D( ) o comunitrio. ) o universal. ) o individual. ) N.D.R

(06) Leia o fragmento abaixo com ateno e marque alternativa que melhor explica o sentido deste. Enfatizavam o dualismo do ser humano, contrapondo matria e esprito, corpo e alma, a SALVAO interessando apenas alma. A ( ) para a cosmoviso grega o corpo era visto apenas como meio por onde a alma vinha a mundo, sendo esta importantssima. B ( ) os gregos antigos, diziam que esta histria de salvao s era para o corpo e no para a alma. C ( ) a alma para a cosmoviso grega era vista, apenas, no que esta tinha de mais transcendental. D ( ) o fragmento acima impossvel se entender. (07) Qual a viso de ESPRITO que o texto de Anaxgoras passa para ns? Quando este diz que: Em cada coisa, h uma poo de cada coisa, exceto no Esprito; em algumas, contudo, tambm h Esprito. A ( ) para Anaxgoras o esprito ao mesmo tempo igual e diferente a todas as coisas, pelo simples fato que tudo vem do esprito. B ( ) o texto mostra uma viso um pouco pessimista do esprito, pois, para o autor este no tem salvao. C ( ) Anaxgoras no se expressa com clareza neste texto. D ( ) a frase do texto citado acima diz que o esprito no participa de nada, pois, este s existe quando quisermos. (08) Qual das cosmovises a unio entre a Cosmoviso Judaica e Cosmoviso Grega? A( B( C( D( E( ) Budismo. ) Islamismo. ) Hindusmo. ) Animismo. ) N.D.R.

(09) De quem estamos falando: Judeu formado no esprito do helenismo e que foi o grande organizado da Igreja primitiva, quem consolidou o esprito grego no seio do prprio Cristianismo. A ( ) So Joo. B ( ) So Tom. C ( ) So Paulo. D ( ) So Tiago. (10) Dois pensadores medievais cristos tiveram papel de destaque na consolidao dos valores gregos. Isto logo, aps, que a f crist foi institucionalizada. Portanto, quem foram estes pensadores? A( B( C( D( ) Santo Antonio e So Francisco de Assis. ) So Pedro e So Paulo. ) So Agostinho e So Toms de Aquino. ) So Louquinho e So Expedito.

(11) Marque a alternativa que complete os fragmentos corretamente. ...o prprio ________________, ao pleitear o livre exame da conscincia, nada mais fazia do que reforar o racionalismo e individualismo... . ... a _______________ fruto acabado do naturalismo e do racionalismo....

... o Ocidente, mesmo na sua atualidade, nossas concepes de mundo continuam profundamente marcados pelos pressupostos da _______________________ ... A( B( C( D( ) cincia, Protestantismo, Filosofia Grega. ) Protestantismo, Filosofia Grega e a cincia. ) Protestantismo, cincia e Filosofia Grega. ) Filosofia Grega, Protestantismo e a cincia.

(12) Leia o texto abaixo com ateno: Trata-se do conjunto de concepes, intuitivas e espontneas, de acordo com as quais uma pessoa ou grupo social pensam a sua prpria realidade, a sua poca e sua existncia em geral. De qual conceito o texto acima esta falando? A( B( C( D( ) Ideologia. ) Escolstica. ) Capitalismo Moderno. ) Cosmoviso. Mais glorioso no quem vence em batalhas milhares de homens, mas sim quem a si mesmo vence. (Sidarta Gautama o BUDA)

You might also like