You are on page 1of 20

BRUNO ABDO SIMAM ELIZEU JUNIOR GUILHERME COSTA FREITAS JOS CARLOS FRAGA SADY ROGRIO BARBOSA OLIVEIRA

GUA, O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE


Artigo acadmico apresentado UNIPAC sob orientaes do professor Willian saliba

Ipatinga 03 de novembro de 2010

RESUMO

Este trabalho tem como propulsor a inteno de mostrar ao leitor, os assuntos de maior relevncia relacionados gua e que esto em evidncias hoje. Um assunto atual e polmico tratado de forma simples e objetiva abordando em t picos especficos os quais permitem se ter uma informao centrada em cada item. Trata-se de como est atual situao dos recursos hdricos no Pas e o que vem sendo feito a fins de minimizar os impactos ambientais gerados pela ao do homem, como a populao humana est se comportando mediante a tal situao e medidas mitigadoras implantadas para minimizar os danos causados pelo progresso. Com informaes diversificadas obtidas atravs de fontes variadas, com especialistas e suas experincias na rea de gesto de recursos hdricos, o artigo contempla amplamente o assunto em que se prope . .

SUMRIO

1 - INTRODUO ................................ ................................ ................................ ......... 4 2 - GUA, UM BREVE ENTENDIMENTO ................................ ................................ .. 6 2 A GUA E SUA IMPORTNCIA PARA A VIDA ................................ ................... 7 3 A GUA COMO RECURSO NATURAL ................................ ................................ 8 4 FATORES ANTRPICOS SOBRE A GUA ................................ ...................... 10 4.1 - Tabela 1 Servios em risco devido os impactos causados por atividades humanas aos ecossistemas aquticos ................................ ................................ ....... 11 5 SITUAES DE RISCO, ESGOTABILIDADE, RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE................................ ................................ ................................ .. 14 6 MEDIDAS DE PROTEO E PRESERVAO QUANTO A GUA ............... 16 6.1 - Como funciona o projeto produtor de gua? ................................ ................... 17 10 CONCLUSO................................ ................................ ................................ ....... 19 10 REFERNCIAS ................................ ................................ ................................ .... 20

INTRODUO

Garantir a qualidade e quantidade da gua doce no planeta, no se resume apenas em proteger o meio ambiente no contexto ecolgico e o precioso recurso natural; acima de tudo permitir que a vida no globo continue, pois o equilbrio ambiental depende deste recurso. Todos os processos que envolvem a integrao e interatividade tanto de seres vivos como na dinmica dos proces sos fsicos, qumicos e biolgicos, o que propicia a adaptabilidade do planeta aos seres vivos, como o Intemperismo, por exemplo, que um fator determinante para a moldagem do solo que outra base de sustentao da vida tornando, portanto, o homem completamente dependente do que ele mesmo no capaz de fazer, obrigando -o ento a trabalhar baseado na proteo e preservao ambiental. No h como se falar em gua sem levar em considerao outros sistemas naturais como o solo, vegetao, a fauna e consequ entemente o clima. A vegetao tem um papel imprescindvel na conservao e manuteno dos corpos dgua, o que podemos ver claramente quando vemos o papel da mata ciliar. A vegetao por sua vez dependente do solo e da prpria gua, onde no s a sua qu alidade no aspecto fertilidade, mas como estado fsico devem ser e estar preservados. Estes dois sistemas permitem a existncia no s de seres microscpicos, mas de quaisquer seres vivos, que interagem ativamente na continuidade deste complexo natural; instalado um ciclo biolgico. A perfeita harmonia deste sistema natural responsvel, em parte, pelo clima da regio, mantendo o volume de gua e umidade relativa do ar, mas que pode ser afetado por fatores antrpicos, como o desmatamento, contaminao do solo e lenol fretico, alm de emisses atmosfricas danosas que se somam destruio de todo o sistema natural. H diversos paradigmas a cerca da esgotabilidade da gua doce no planeta. Como realmente o ciclo da gua, recuperao de nascentes, econom ia caseira, uso agropecurio e industrial, dentre outros temas que se colocam para a sustentao de defesa quanto controvrsia existente no meio cientfico e poltico onde h partes que defendem a idia de que a gua inesgotvel. Mas podemos tirar nossa prpria concluso, de que a possibilidade de se ter tal recurso ameaado realmente verdadeira, pois basta observarmos ao nosso redor,

como a diminuio do volume dgua de rios e lagos por excesso de canais de desvio para manuteno de piscicultura, ir rigao, indstrias e abastecimento urbano.

1 - GUA, UM BREVE ENTENDIMENTO

Embora no seja um elemento qumico e sim uma substncia composta de hidrognio e oxignio, a gua est associada ao metabolismo de plantas animais e do homem. Trata-se de uma substncia, cuja composio pode parecer simples, mas na verdade muito complexa. Basta dizer que ela pode dissolver diferent es elementos qumicos (slicio, magnsio e clcio) e tambm gases como o oxignio e o gs carbnico (CO2). No mar, at ouro pode ser encontrado! A gua tem como propriedades ser inspida, inodora e praticamente incolor. Em grandes volumes, apresenta aquele tom azulado.
y y

Ponto de ebulio (c) -> 100 Ponto de fuso (c) -> 0

A gua o elemento que existe em todos os estados. Existe gua em estado gasoso na atmosfera, proveniente da evaporao de todas as de superfcies midas mares, rios e lagos; em estado lquido, nos grandes depsitos do planeta oceanos e mares (gua salgada), rios e lagos (gua doce) e no subsolo, (constituindo os chamados lenis freticos); e em estado slido, nas regies frias do planeta. Brota em diferentes lugares e, por isso, pod e apresentar caractersticas fsicas e qumicas bem diferentes. Alguns tipos de gua tm mais ferro, outros mais enxofre. Outros ainda podem ter magnsio. Observando os rtulos das garrafas de gua mineral, vemos que elas podem apresentar composies difer entes. Os seres vivos, por sua vez, desde os menores, como as bactrias, at os animais e plantas (peixes, algas, etc.) podem modificar o ambiente aqutico onde vivem. Assim, as caractersticas de cada tipo de gua tm impacto nos seres que nela vivem e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres tambm modificam o ambiente aqutico onde vivem. a interatividade, animal e habitat. A presena da gua na Terra ocorre graas ao ciclo hidrolgico, que permite que toda a gua esteja em movimento cclico entre as fases slida, lquida e gasosa, sendo a fase lquida de maior interesse em face da necessidade do uso, seja pelo homem, como por outros organismos, animais e plantas (Tundisi, 2003).

A evaporao e a precipitao so os principais elementos do ciclo, por serem responsveis pela circulao da gua no globo. Com isso, podemos concluir que toda a gua no planeta est interligada dado o prprio ciclo hidrolgico .

2 A GUA E SUA IMPORTNCIA PARA A VIDA

A gua o elemento fundamental para a existncia da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanncia da espcie a gua sustenta a vida. Entretanto, apesar de toda a sua importncia, a gua um recurso natural que pode sim estar em risco de escassez, por isso, exige cuidados em relao quantidade de uso, sua qualidade, s suas fontes, sua distribuio desigual pelo planeta, alm de planejamento e custeio de tratamento, de conservao e proteo. Para a vida humana, inegavelmente a gua o elemento mais crtico e importante. O peso corporal de uma pessoa composto de 60 a 70% de gua, a qual tem tanto a funo de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funes orgnicas, ou seja, do sistema circulatrio, do sistema de absoro, do sistema digestivo, de evacuao, etc. O corpo humano adulto precisa, em mdia, de quatro litros de gua por dia para se manter saudvel. Alm disso, a gua tambm indispensvel para a preparao de mamadeiras, comidas, sucos, imprescindvel para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, dever de todos no permitir nenhum tipo de desperdcio e garantir uma gua segura, com qualidade, pura e cristalina. Com a gua o homem e toda a sociedade podem suprir grande parte de suas necessidades. O seu cons umo permite uma vida mais confortvel, a comear pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indstrias, nos restaurantes ou em cada moradia. A gua tambm indispensvel para a gerao de energia, para os transportes, a recreao, a sade e para o emprego da populao. Para que o sistema de distribuio de gua funcione, preciso que existam pessoas que construam e que faam a manuteno permanente deste sistema (bombeiros hidrulicos, donos e/ou

motoristas de carros-pipas, profissionais capacitados para fazer o tratamento da gua etc.) A gua cobre aproximadamente trs quartos da superfcie da Terra. 97,5% desse total formado de gua salgada (oceanos e mares) e 2,5 %, de gua doce. Desses 2,5%, a maior parte (2,1%) est sob a forma slida (gelo) nas regies polares, ou em rios e lagos subterrneos, o que dificulta a ao do homem; e 0,4% o que resta para ser utilizado por ns. Apenas 0,4% esto disponveis para o consumo direto. E o que pode ser ainda mais grave que no se sabe ao certo qual parte desses mananciais est livre de contaminao (WEERELT, 2003). Um paradigma: Existe uma falsa idia de que os recursos hdricos so infinitos. Realmente h muita gua no planeta, mas menos de 3% desse volume formado por gua doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regies polares, o que dificulta a sua utilizao pelo homem.

3 A GUA COMO RECURSO NATURAL

Sabe-se hoje que os diferentes usos da gua, junto com o crescimento das cidades e a ineficincia de tratamento de guas residuais e de esgotos, tm resultado numa perda muito grande da qualidade da gua. As propriedades fsicas, qumicas, biolgicas e estticas da gua esto sendo comprometidas, afetando a sua utilidade e a sustentabilidade dos ecossistemas aquticos (van Weerelt et al., 2004). Isso que dizer que em paralelo aos inegveis avanos cientficos e tecnolgicos, ao crescimento econmico e ao desenvolvimento cultural, a gua vem sofrendo impactos enormes em sua qualidade e quantidade. Esses impactos, segundo Tundisi (2003) podem ser minimizados, mas necessitam serem gerenciados com acompanhamento, avaliaes qualitativas e quantitativas e com monitoramento em longo prazo. No Brasil, 20% da gua so utilizados para o abastecimento urbano, 20% nas indstrias e 60% no setor agrcola. So inegveis, ao longo da histria os conflitos em busca de gua. Desde sempre, ela foi alvo de aes do homem sobre o meio ambiente, com o objetivo de explorar os recursos hdricos para satisfazer a suas necessidades individuais e coletivas alm de, em muitos casos, buscar expandir seu
8

desenvolvimento econmico (Tundisi, 2003). Se, por um lado, a demanda por mais gua, por outro, as agresses de explorao/uso deste recurso tm contribudo para a sua deteriorao. Os impactos produzidos pelas mais diversas atividades humanas nos recursos hdricos, ainda segundo Tundisi (2003), podem ser relacionados perda dos servios que um dia foram oferecidos pelo ecossistema. Esses impactos permitem quantificar economicamente os valores de perda, os custos para tratamento e recuperao do sistema. A gua utilizada para consumo domstico, atividades comerciais e criao de animais. Tambm para as atividades pecurias, agrcolas e para a produo industrial. Ela ainda se presta gerao de energia hidreltrica, minerao e explorao de petrleo. Atende aos transportes em geral e serve para fins recreativos. No pouco. Em termos gerais, os usos da gua abarcam as atividades humanas em sua globalidade e isso permite dizer que ela ta nto pode servir para consumo como para insumo nos diferentes processos produtivos. A disponibilidade deste precioso recurso cada vez menor talvez porque, se por um lado ele compartilhado por atividades muito variadas e distintas, por outro no utilizado racionalmente. Deste modo, a indstria e a minerao utilizam tecnologias que demandam grandes quantidades de gua e, em conseqncia, geram grandes quantidades de gua residual que so devolvidas s fontes de gua, sem tratamento prvio, o que assustador e pode pr em risco a vida. No caso da agricultura, a demanda da gua enorme, especialmente nos lugares onde chove pouco ou de modo inconstante. Em muitas regies os sistemas de irrigao so responsveis por um volume enorme de desperdcio de gu a. Os fertilizantes qumicos e os agrotxicos contribuem em larga escala para a contaminao dos cursos de gua, alm de deixarem resduos prejudiciais sade nos alimentos que sero consumidos. Finalmente, a gua para consumo humano, que captada de fo ntes superficiais e subterrneas, cada vez mais procurada pelas populaes, mas a cada dia est mais escassa e cara. Isso tem gerado a adoo de medidas de regulao e modificao dos cursos dgua, o que cria variaes nos ecossistemas e microclimas, com prejuzos flora, fauna e hbitat.
9

As bacias, seus recursos naturais (fauna, flora e solo) e os grupos sociais tm diferentes caractersticas biolgicas, histrico -sociais, geogrficas, econmicas e culturais que permitem individualizar e ordenar seu ma nejo em funo de suas particularidades e de sua identidade. A utilizao da gua pelo homem depende da captao, tratamento, e distribuio e tambm, quando necessrio, da depurao da gua utilizada.
4 FATORES ANTRPICOS SOBRE A GUA

O aumento da contaminao da gua uma das caractersticas mais importantes e cruis do uso dos recursos hdricos em todo o mundo. Nos pases em desenvolvimento, so poucas as cidades que contam com estaes de tratamento para os esgotos domsticos, agrcolas e industriais, incluindo os agrotxicos. At agora os seres humanos, a fauna e a flora vm sobrevivendo s situaes de mudana, mas se a contaminao aumentar, a capacidade de regenerao e adaptao diminuir, acarretand o a extino de espcies e de ambientes que antes se constituam em fonte de vida. Por isto, urgente um processo de planejamento para prevenir e reduzir a possibilidade de ocorrerem estes danos. Durante muito tempo, foi alimentada a falsa noo de que os recursos naturais, a includos os recursos hdricos, seriam infinitos e, por isso, no acabariam nunca. Pior ainda foi a crena de que os rios e mares poderiam ser um meio para a lavagem de objetos sujos ou, ainda, que equivaleriam a um depsito para sob ras e dejetos indesejveis que a gua lavaria e levaria embora para longe. Por conta disso, grande parte da gua doce disponvel para consumo humano e das guas costeiras j est comprometida, devido ao aumento da contaminao dos corpos dgua superficiais por produtos qumicos txicos e pela presena de microorganismos patognicos emergentes que resistem aos tratamentos convencionais de esgoto. Entretanto, a mesma gua que traz e permite tantos benefcios tambm pode causar danos e destruir toda uma sociedade, todo um organismo. Devido m utilizao, despejo inadequado de esgotos, resduos txicos, leos e deficincia no sistema de tratamento de gua, ela pode veicular inmeros microorganismos causadores de doenas prejudiciais sade humana.

10

As diferentes intervenes humanas no meio ambiente, como construes de grandes cidades, devastao de florestas, dragagem de reas alagveis, entre outras atividades, tm causado grandes alteraes no ciclo da gua (Esteves, 1998).

Tabela 1 Servios em risco devido os impactos causados por atividades humanas aos ecossistemas aquticos Atividade humana Impacto nos ecossistemas aquticos Altera o fluxo dos rios, e o transporte de nutrientes e sedimentos e interfere na migrao e reproduo de peixes. Destri a conexo do rio com as reas inundveis. Valores/servios em risco

Construo de represas

Altera hbitats e a pesca comercial e esportiva. Altera os deltas e suas economias. Afeta a fertilidade natural das vrzeas e os controles das enchentes. Afeta os hbitats e a pesca comercial e esportiva. Afeta a produo de hidroeletricidade e transporte Perda da biodiversidade, de funes naturais de filtragens e reciclagem de nutrientes, de hbitats para peixes e aves aquticas. Altera a qualidade e a quantidade da gua, pesca comercial, biodiversidade e controle de enchentes. Altera o suprimento de gua e a pesca comercial. Aumenta os custos de tratamento. Diminui a biodiversidade. Afeta a sade humana.
11

Construo de diques e canais Alterao do canal natural dos rios

Danifica ecologicamente os rios. Modifica os fluxos dos rios. Elimina um componente-chave dos ecossistemas aquticos.

Drenagem de reas alagadas

Desmatamento/ uso do solo

Poluio no controlada

Altera padres de drenagem, inibe a recarga natural dos aqferos, aumenta a sedimentao. Diminui a qualidade da gua.

Remoo excessiva de biomassa

Diminui os recursos vivos e a biodiversidade.

Introduo de espcies exticas

Poluentes do ar (chuva cida) e metais pesados

Mudanas globais no clima

Crescimento da populao e padres gerais do consumo humano

Altera a pesca comercial e esportiva. Diminui a biodiversidade. Altera os ciclos naturais dos organismos. Elimina as espcies Perda de hbitats e nativas. Altera ciclos alterao da pesca de nutrientes e ciclos comercial. Perda da biolgicos. biodiversidade natural e estoques genticos Altera a composio Altera a pesca qumica de rios e comercial. Afeta a biota lagos. aqutica, a recreao, a sade humana e a agricultura. Afeta drasticamente Afeta o suprimento o volume dos recursos de gua, transporte, hdricos. Altera produo de energia padres de distribuio eltrica, produo de precipitao e agrcola e pesca e evaporao. aumenta enchentes e fluxo de gua em rios. Aumenta a presso Afeta praticamente para a construo de todas as atividades hidreltricas e econmicas que aumenta a poluio da dependem dos servios gua e a acidificao dos ecossistemas de lagos e rios. Altera aquticos. os ciclos hidrolgicos.

Segundo o senso comum, poluir sujar, macular, profanar, pr em perigo a vida humana, vegetal ou animal, ou agravar algum perigo j existente. Para o Sistema de Controle Ambiental, poluir lanar substncias em quantidade acima da capacidade de autodepurao ou disper so do meio, ou de qualidade que no possa ser absorvida pela natureza. O Decreto n 73.030, publicado no D. O. de 30.10.1973, da Secretaria do Meio Ambiente, definiu, no art.13; 1, a poluio da gua como qualquer alterao de suas propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas que possa importar em prejuzo sade, segurana e ao bem-estar das populaes, causar dano flora e fauna ou comprometer o seu uso para fins sociais e econmicos. Os poluentes podem ser agrupados de acordo com a sua origem em diversos grupos, tais como:

12

Esgotos pluviais e escoamento urbano: escoamento de superfcies

impermeveis, incluindo ruas, edifcios e outras reas pavimentadas, para esgotos ou tubos antes de descarregarem para guas superficiais.
y

Industrial: fbricas em geral (de papel, qumicas, txteis e produtos Agrcola: excessos de fertilizantes que iro infiltrar -se nos solos e poluir os Domstico: proveniente das residncias. Biodegradveis: substncias que, ao final de um tempo so decompostas

alimentcios).
y

lenis de gua subterrneos e, conseqentemente, os rios e mares.


y

Os poluentes, tambm podem ser classificados em:


y

quimicamente ou pela ao dos microorganismos. So exemplos de poluentes biodegradveis: inseticidas, detergentes, fertilizantes, pe trleo, etc.
y

Persistentes: substncias que se mantm por longo tempo no meio ambiente

e nos organismos vivos. Podem causar problemas srios como contaminao de peixes, crustceos e outros alimentos. So exemplos de poluentes persistentes: o mercrio e o DDT. Os agentes que causam a poluio dos ambientes aquticos podem tambm ser classificados em trs categorias: qumicos, fsicos e biolgicos.
y y

Qumicos: so os metais, pesticidas, etc. Fsicos: os que geram aumento da temperatura da gua, ou mesmo

alteraes mecnicas do ambiente com a construo de barragem, alteraes do solo, etc.


y

Biolgicas: so agentes de origem biolgica (matria orgnica) ou mesmo a

introduo de seres vivos prejudiciais ao meio ambiente. Nesta categoria, esto os esgotos domsticos. Segundo dados da Organizao Mundial de Sade (OMS), 80% das doenas que ocorrem nos pases em desenvolvimento so ocasionados pela contaminao da gua. Sabe-se tambm que, a cada ano, 15 milhes de crianas de zero a cinco anos de idade morrem direta o u indiretamente pela falta ou deficincia dos sistemas de abastecimento de guas e esgotos. Ainda hoje, no Brasil, 55,5% da populao no so atendidos por rede de esgoto, sendo 48,9% da rea urbana e 84,2% da rea rural (segundo relatrio IBGE, 2000). No Brasil, 47,8% dos municpios no tm

13

esgoto, o que afeta diretamente a qualidade das guas de rios, mares e lagoas das cidades brasileiras (segundo relatrio do IBGE, 2000). A transmisso de doenas atravs da gua poluda pode ocorrer tanto pela contaminao durante o banho de mar (contato primrio), quanto pela ingesto de alimento contaminado. Segundo WEERELT, 2002, as doenas relacionadas com a gua geralmente so classificadas em dois grupos:
y

Doenas de transmisso hdrica: aquelas nas quais a que a gua atua

como veculo do agente infeccioso. Os microorganismos patognicos, bactrias, fungos, vrus, protozorios e helmintos, atingem a gua atravs das excretas de pessoas ou animais infectados.
y

Doenas de origem hdrica: as causadas por substncias qumicas,

orgnicas ou inorgnicas, que esto presentes na gua em concentraes inadequadas, segundo os padres para consumo humano. Como exemplo de doenas de origem hdrica, temos: o saturnismo, provocado por excesso de chumbo na gua, e a metemoglobinemia em crianas, que decorrente da ingesto de concentraes excessivas de nitrato. O lanamento de esgotos em ambientes aquticos tambm possibilita a propagao de doenas causadas por bactrias, vrus, vermes e protozorios co mo amebase, febre tifide, giardase, hepatite tipo C e outras.

5 SITUAES DE RISCO, ESGOTABILIDADE, RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE

Inmeras so as previses relativas escassez de gua, em conseqncia da desconsiderao da sua esgotabilidade. A gua um dos recursos naturais fundamentais para as diferentes atividades humanas e para a vida, de uma forma geral. Apesar de muitos entenderem que o ciclo natural da gua promove a sua recuperao, na prtica no o que se observa, tendo em vista os inmeros fatores que interferem neste ciclo hidrolgico. A falta de gua traz como efeito a seca, que possui diversas faces dependendo da tic a da observao. A mais comum a seca climatolgica, que desencadeia o processo, seguida da seca das terras e a

14

conseqente seca social, com os respectivos danos e mazelas causados. A seca hidrolgica representa a falta de gua nos reservatrios e mananci ais. O Brasil detm 13% das reservas de gua doce do Planeta, que so de apenas 3%. Esta viso de abundncia, aliada grande dimenso continental do Pas, favoreceu o desenvolvimento de uma conscincia de inesgotabilidade, isto , um consumo distante dos princpios de sustentabilidade e sem preocupao com a escassez. A elevada taxa de desperdcio de gua no Brasil, 70%, comprova essa despreocupao. A oferta gratuita de recursos naturais pela natureza e a crena de sua capacidade ilimitada de recuperao frente s aes exploratrias, contribuiu para essa postura descomprometida com a proteo e o equilbrio ecolgico. Cotidianamente, diversos so os exemplos de desperdcio e despreocupao, como escovar os dentes com a permanncia da torneira aberta; la vagem de ruas e caladas com jatos dgua (vassoura hidrulica), lavagem de veculos com gua tratada, o uso de vlvulas sob presso nas descargas dos vasos sanitrios; o despejo das guas servidas de banho e lavagens em geral, sem a preocupao com a racionalizao de consumo e/ou reuso. Por outro lado, a indstria tem percebido, cada vez mais, a indissociabilidade entre a conservao dos recursos naturais e a ecoeficincia ambiental. preciso que esta inter-relao seja, assimilada e internalizada na p rtica diria de cada cidado. Mesmo em regies brasileiras, onde as reservas hdricas geralmente atendem as necessidades de uso, em algumas pocas do ano so relativamente comuns os perodos de escassez, em atividades produtivas, devido s condies clim ticas adversas e/ou aumento de demanda em atividades produtivas, como o caso da cultura do arroz, no vero, no Sul do Brasil. Buscando equilibrar as necessidades para o abastecimento das populaes e para a atividade produtiva e, ainda, minimizar as conseqncias sociais da seca, estratgias de racionalizao e de racionamento so estabelecidas. Esta situao gera um ntido conflito entre os usurios e os usos da gua. A soluo para este tipo de conflito est na gesto deste recurso, que se inicia pela racionalizao de consumo, acrescida do estabelecimento de estratgias de reuso, tanto nas prticas agrcolas quanto nas atividades cotidianas residenciais, comerciais e industriais. Estima-se que atualmente, no mundo, 1,7 milhes de pessoas sofrem com a escassez de gua. Esta dificuldade tambm pode estar associada a fatores
15

qualitativos, ocasionados, por exemplo, pela disposio inadequada de resduos slidos, comumente chamado lixo. O comprometimento da qualidade da gua pode inviabilizar o uso ou tornar impraticvel o tratamento, tanto em termos tcnicos quanto financeiros. Diversas so as substncias txicas geradas nas diferentes atividades humanas. Nas prticas agrcolas, por exemplo, o uso sem controle de defensivos qumicos pode representar um grande perigo ao meio ambiente, aos ecossistemas e sade humana. No nosso diaa-dia tambm geramos toneladas de resduos txicos, a partir de diversos produtos comprados livremente e descartados sem controle, como lmpadas, pilhas, medicamentos, inseticidas, tintas, produtos de limpeza, combustveis, equipamentos eletrnicos, dentre outros, que muitas vezes vo parar em lixes nos arredores das grandes cidades, sem a menor preocupao com os efeitos dessa poluio nos mananciais de gua, solo e atmosfera. O meio ambiente formado, dentro de uma viso simplificada, pelo solo, gua e ar. Estes meios interagem sinergicamente entre si, significando que o resduo descartado no solo, por exemplo, mais dia menos dia ir contaminar as reservas de gua e o ar. Assim como, a decomposio dos resduos descartados nos rios, originando substncias txicas, pode atingir outros locais distantes da fonte poluidora, ampliando assim os danos da contaminao para o meio ambiente. A relao do homem com o meio ambiente, baseada no indesejvel trip do descomprometimento, inesgotabilidade e irresponsabilidade, poder consumar as previses mais catastrficas quanto escassez dos recursos naturais, sobretudo da gua, inviabilizando de ntro de poucos anos, a vida na Terra. Portanto, fundamental a substituio por uma viso fundamentada nos princpios da sustentabilidade, racionalizao e responsabilidade, dentro da qual, somos parte integrante do meio ambiente e, responsveis pela proteo e pela elevao da qualidade de vida no Planeta.

6 MEDIDAS DE PROTEO E PRESERVAO QUANTO A GUA

Segurana Hdrica nos estados, este o lema para o sculo XXI. Como visto

anteriormente, investir no reflorestamento e em tcnicas de conservao de solo em


16

reas estratgicas de fato, investimento na segurana hdrica. Temos em alguns exemplos no pas como o caso do estado do Esprito Santo que conta desde 2009 com uma nova poltica que contribui para isso, o pagamento por servios Ambientais, ou seja, dinheiro no bolso de quem produz gua. O produtorES de gua, que se iniciou na bacia do rio Benvente, agora vai para a bacia do rio Doce, comeando pela regio de cabeceira de dois importantes afluentes do Doce do estado: as bacias do rio Guandu e do rio So Jos. A poltica de Gesto de Recursos Hdricos deve ser prioridade em todo Pas. Existem evidncias de que a gua fator de desenvolvimento regional, e notor iamente, global, ou seja, a escassez hdrica sinnima de gargalo para o desenvolvimento econmico e a qualidade de vida. Tal ao, fato, se concretizou graas ao apoio dado aos proprietrios de terras, que utiliza recursos do fundgua, contando com 3% d os royalites do petrleo e do gs produzidos no estado em questo. Atitude inovadora do governo em utilizar recursos financeiros de uma fonte no renovvel, que o petrleo, para aplicar nas fontes renovveis que so as florestas e guas. O produtor rural pode ser o ator chave a nvel nacional para que esta nova poltica se consagre como uma medida obrigatria e prevencionista quanto questo da gua. A Costa Rica pioneira no PSA, conseguiu consolid -lo como uma poltica pblica atravs de legislao.
6.1 - Como funciona o projeto produtor de gua?

A adeso ao projeto voluntria, pelo menos por enquanto. Aps convocao prvia divulgada na bacia hidrogrfica definida como prioritria, o comit de Bacia e demais parceiros realizam mobilizao de esclarecimento. A partir das reunies iniciam-se as inscries dos produtores rurais interessados em aderir o projeto. As inscries so analisadas por um grupo de tcnicos qualificados, a fim de se priorizar as reas com maior potencial. O produtor de gua na verdade, um cidado comum que aderiu causa ecolgica global com base na proteo e preservao ambiental. Manter a gua de fato trabalhar em preservao ambiental em qualquer mbito, uma vez que todo o
17

sistema interage entre si em uma estrita relao de interdependncia , algo notrio no contexto meio ambiente.

18

7 CONCLUSO

Dados os fatos explicitados neste artigo, pode-se concluir que a escassez dos recursos hdricos de fato real e ameaa no s as atividades humanas, mas todo o equilbrio ambiental global, colocando em risco a vida no planeta. A intensidade do problema vem se acelerando desde a revoluo industrial no sculo XVIII, e vem se agravando com o aumento da populao que clama por alimentos e bens de consumo, o que prop icia no s a expanso de grandes empresas, mas como a instalao de outras para atender a procura de tais bens, seja de primeira necessidade ou no. O agravo de tal situao se deve pela expanso demogrfica, demandando novas reas de moradia, tomando o e spao de florestas e colocando em risco todo o equilbrio, levando em considerao tambm que grande parte desta populao cresce s margens da civilizao, no tendo, portanto acesso s informaes necessrias para uma convivncia harmoniosa com o meio am biente, degradando-o continuamente. Desta forma, se torna claro que polticas pblicas associadas a uma mega campanha de educao ambiental amparada por projetos que pleiteiem de fato as questes inerentes proteo e preservao ambiental. O sucesso de u m projeto que a princpio parece audacioso, mas emergencial, est em incentivos aos cidados para que estes se sintam motivados a abraar uma causa que na realidade uma obrigao de todos, pois os problemas oriundos da escassez de gua no planeta sero de uma forma ou de outra, repartido a todos os seres viventes, e uma boa soluo para tanto, como j citado, est na preservao e proteo, que tomo como os dois pilares de sustentao para o verdadeiro DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL.

19

8 REFERNCIAS

Eletrnicas http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=216&pg=2&n=2 Tocchetto, Marta Regina Lopes(Professora Universitria e Pesquisadora UFSM) Pereira, Lauro Charlet (Pesquisador - EMBRAPA/CNPMA) GUA: ESGOTABILIDADE, RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE http://www.thalamus.org.br/zeko/dpv/agua_9.html http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/agua.html Referncias bibliogrficas Revista guas do rio Doce n 9 edio especial 2009 Revista Planeta gua doce, o ouro do sculo XXI edio 438, maro de 2009 Revista Plano de Desenvolvimento Sustentvel Agenda XXI, 2010

20

You might also like