You are on page 1of 3

MPHP - Site Racionalista Humanista Secular

Capra, Fritjof, A Teia da Vida

Mrio Porto

Fritjof Capra j um autor conhecido dos leitores brasileiros desde sua primeira obra que obteve grande sucesso no pas, "O Tao da Fsica" seguido do no menos festejado "O Ponto de Mutao".

No seu primeiro livro Capra procura fazer a unio da cincia com idias bsicas do misticismo oriental e no segundo evoluiu para apresentar uma forma holstica da cincia aproximando-se do pensamento complexo de Edgar Morin.

Em "A Teia da Vida" Capra apresenta uma sntese de descobertas cientficas recentes trazendo uma nova abordagem para compreenso da vida atravs da teoria da complexidade, estruturas dissipativas, dinmica das redes, dinmica nolinear, autopoiese, auto-organizao, atratores caticos, fractais entre outros conceitos.

Apesar de pretender escrever o livro para leigos Capra, em que pese constantes explicaes que so apresentadas sempre que um conceito fsico ou qumico introduzido, no parece ter alcanado completamente este objetivo, pois em certas passagens o leitor sem um conhecimento prvio de conceitos bsicos de fsica, qumica e biologia, encontrar certa dificuldade para acompanhar o raciocnio cientfico. Mas no so dificuldades que uma leitura paralela no resolva.

O livro divido em quatro partes e um eplogo. Nas partes 2, 3 e 4 so apresentados os embasamentos cientificos da teoria apresentada por "A Teia da Vida". Nos captulos que compem essas partes no so apresentadas idias novas e sim, na verdade, uma compilao de idias e trabalhos de outros cientistas encaixados num conceito que define uma rede da vida dentro dos conceitos holsticos j divulgados pelo autor, fato que no prejudica a recomendao da leitura. O livro chega a ser um manual sinttico de biologia, matemtica da complexidade e estruturas dissipativas.

Capra define uma entidade viva atravs de trs critrios fundamentais que precisam estar presentes para configurar a existncia da vida.

So estes; um padro de organizao caracterizada pela autopoiese ou autocriao, uma estrutura denominada pelo fsico e qumico russo Illya Prigorine como estrutura dissipativa e finalmente fechando os trs critrios um processo vital desempenhado pela cognio.

O trabalho de alguns autores cientistas fundamental para o acompanhamento do livro, um deles Lynn Margullis autora de Microcosmos, livro editado em portugus tambm pela Cultrix. Conforme prpria declarao do autor o captulo 10 de A Teia da Vida em grande parte baseado neste livro. Outro autor suporte para "A Teia da Vida" foi Ylia Prigorini, premio Nobel e que desenvolveu a teoria das estruturas dissipativas. Um terceiro autor importante na idia desenvolvida no livro o chileno Humberto Maturana que estabeleceu o conceito da autopoiese e um consagrado pesquisador da cognio.
http://www.mphp.org Fornecido por Joomla! Produzido em: 11 June, 2011, 10:32

MPHP - Site Racionalista Humanista Secular

Os livros de Fritjof Capra sempre foram recheados de muitos conceitos cientficos honrando a formao do autor embora no o livrando da crtica de muitos colegas no meio cientfico que argumentavam que o que Capra escreve ‘ tudo menos cincia'. Muitas destas crticas se devem ao carter mstico que percola as pginas, principalmente, do seu primeiro livro "o Tao da Fsica".

Em "A Teia da Vida" no se encontram estas passagens msticas e at existe uma convincente defesa cientfica da hiptese Gaia, muito tempo rejeitada pelo meio cientfico, talvez devido escolha do nome mitolgico, e hoje j encarada de uma maneira mais favorvel.

Discordamos de Capra quando distingue a inteligncia humana daquela que poderia ser alcanada pelas mquinas afirmando que a "inteligncia humana totalmente diferente da inteligncia da mquina". Capra critica os cientistas que pesquisam nesta direo denominando-os de cibernticistas do crebro. Kurzweil e outros j deixaram, sobejamente, claro que o "scan" que est sendo realizado do crebro humano permitir a reproduo integral das funes cerebrais, inclusive daquelas ligadas ao cerebelo, relacionadas com as emoes. tudo simplesmente uma questo de tempo.

Na parte 1 e no eplogo Capra expe realmente aquilo que pretende com todo o suporte cientfico que apresenta nas demais partes do livro. Estas so as partes que o leitor deve dar bastante ateno para entender todo o arcabouo da teoria plantada pelo livro. Alguns dos conceitos apresentados na Parte 1 - Contexto Cultural so extremamente polmicos e discutveis.

Assim por exemplo a idia de que uma organizao em rede necessariamente igualitria no parece se sustentar. Capra afirma que ns humanos construmos sociedades baseadas na hierarquia da dominao e submisso e que a organizao em rede resolveria esta questo transformando as sociedades em agrupamentos igualitrios. Nada mais falso, pois quaisquer dois elementos que se relacionam um com o outro podem ser denominados de rede inclusive a brutal relao senhor - escravo existente at mesmo nos dias de hoje. No existe nada inerentemente igualitrio na noo de que cada ser vivo seja conectado com todo o resto.

Afirmaes sobre o patriarcado que vem perdendo terreno nos ltimos anos e o ecofeminismo, uma vertente filosfica da ecologia, como uma viso ecolgica da realidade tambm so dignas de ressalvas nesta parte do livro.

importante ressaltar que embora "A Teia da Vida" tenha sido escrito em 1996 apresenta um notvel suporte a uma teoria lanada em 2003 por James Gardner em seu livro "Biocosm" e reforada em 2007 com o livro "The Intelligent Universe". As resenhas destes livros podem ser vistas na seo de Resenhas:Livros.

Apesar de nossas ressalvas aqui e acol podendo eventualmente sugerir que no recomendaramos o livro gostaria de fortemente recomendar "A Teia da Vida", pois apresenta uma teoria bastante inteligente para explicar a teia da vida apresentando como em todos os livros de Capra uma leitura agradvel e interessante.

http://www.mphp.org

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 11 June, 2011, 10:32

MPHP - Site Racionalista Humanista Secular

Capra Fritjof, A Teia da Vida, Cultrix, 2004

http://www.mphp.org

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 11 June, 2011, 10:32

You might also like