You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE DE FRANCA NCLEO DE EDUCAO DISTNCIA PLO RIBEIRO PRETO BAUHAUS

PORTIFLIO DE ADMINISTRAO RECURSOS HUMANOS I

PLNIO ALEXANDRE DOS SANTOS CAETANO CURSO: EAD-ADMINISTRAO / 6 SEMESTRE PROFESSORES: ACIO FLVIO LEMOS || MARCELA SOARES PACHECO CDIGO DO ALUNO: 902807

MAIO, 2011

-1-

1. PROPOSTA
Pesquise acerca da importncia da TICA nas empresas e, a seguir, escolha uma empresa do seu conhecimento, de preferncia que voc tenha contato para facilitar sua pesquisa, e a descreva brevemente. Aponte uma conduta tica que tal empresa apresente em sua rotina de trabalho, bem como uma conduta antitica. Efetue suas crticas em conformidade com sua viso de administrador. Faa uma breve construo, a partir do solicitado, de sua pesquisa.

2. TICA EMPRESARIAL
Segundo Valls (2008), o verbete tica de compreenso generalizada, contudo gera bastante confuso em sua elucidao de significado, tendo em vista sua relao para com os valores morais, culturais e costumes de um dado povo. O autor tambm expe que tal rea de conhecimento pode ser dividida, de modo didtico, em uma linha de problemas gerais e fundamentais (liberdade, conscincia, bem, valor, lei, dentre outros) e em problemas especficos ou de aplicao concreta, onde se caracterizam os problemas de tica profissional. Strauss apud Chiavenato (2008) compreende que a administrao de uma dada organizao deva proporcionar a seus entes (internos e externos) expectativas claras, incorrer na prtica de padres de comportamento tico e reforar tais padres em seu interior e exterior, de modo a motivar a reproduo de tais aes. Em tais circunstncias, as prticas contemporneas de responsabilidade social de empresas representam uma forma de incorporar princpios ticos em uma dada organizao, implicando na avaliao e compensao dos custos sociais gerados por tais instituies, cujo impacto seja notado na comunidade na qual a mesma se encontre inserida (CHIAVENATO, 2008). Tal perspectiva, interdisciplinar, prope um paralelo com as noes de ativo e passivo das cincias contbeis, de forma a compreender o fator humano como elemento de suma importncia para as organizaes.

-2-

3. EMPRESA
A McDonalds Brasil uma empresa lder no segmento de fastfood1 do mercado brasileiro, sendo que o grupo McDonalds vista como a maior e mais conhecida empresa de servio rpido de alimentao no mundo. Desde 2007, seu gerenciamento no Brasil em toda a Amrica Latina praticado pela empresa alimentcia Arcos Dourados. A Arcos Dourados tem compromissos de responsabilidade scioambiental e, ainda, um compromisso social para o no uso de propaganda direcionada diretamente a crianas e adolescentes. A segunda situao proveniente de uma srie de debates que j ocorreram no cenrio internacional sobre o consumismo focado no pblico infanto-juvenil (LINN, 2006).

4. CONSIDERAES GERENCIAIS
Tendo em vista que o McDonalds adotou, dentre outras aes de responsabilidade scio-ambiental, o emprego do trip de qualidade reciclar reduzir reutilizar, o emprego de energias renovveis em suas atividades de produo diria e a realizao da gincana Bom Vizinho (que propicia a cidadania); pode-se entender o conjunto de atitudes praticadas por tal empresa como de cunho extremamente ticas e direcionadas para o bem estar social de seus clientes. Contudo, a rede de produtos alimentcios props-se ainda um Compromisso de Publicidade Responsvel, no que tange veiculao de propaganda direcionada para o pblico infantil. Ainda que tal documento exista e se encontre disponvel em seu stio na internet, questiona-se o marketing do produto McLanche Feliz, de direcionamento a tal pblico. As propagandas do produto supracitado ressaltam o brinquedo / brinde promocional, cuja aquisio possvel atravs da compra do lanche, em uma

Rede de restaurantes com produo rpida de alimentos.

-3-

espcie de kit; quando no h a aquisio conjunta o preo do brinquedo, vendido separadamente, corresponde a 75% do valor do kit completo.2 Tal conduta, no que se refere prtica com relao propaganda focando a populao infantil, entendida como antitica e o Instituto ALANA, cuja origem no cenrio internacional partiu do histrico de Linn (2006), tem aes tem diversos pases inclusive o Brasil para auxiliar a sociedade na preveno e punio de tais aes. O Instituto atua frente a diversas empresas que com aes compreendidas antiticas, quando concernentes propaganda direcionada a crianas e adolescentes. Ao analisar tal situao sobre a perspectiva administrativa, nota-se que o Marketing realizado pela empresa tem estado preocupado com as variveis necessrias, porm no encontrou as melhores alternativas para lidar com as limitaes com relao ao pblico em questo. A complexa relao entre o pblico externo (clientes) e os objetivos da organizao nas condies apontadas, pode ser compreendida como saudvel e, o papel do Instituto Alana na busca e defesa dos direitos e no exerccio da cidadania de forma responsvel funciona como catalizador de tal processo. Drucker (1989) menciona em sua obra a questo do desajustamento crescente, no que tange a relao entre os recursos humanos de uma empresa com relao s mutaes do mercado, bastante coerente com o processo em questo. Por fim, convm sinalizar que o cenrio representado neste trabalho condiz com um sistema negentrpico que caminha ainda que a passos curtos para um estado de estabilidade ou homeostase dinmica (MOTTA, 2001), ou seja, conquistar-se- um ponto de consonncia e regulao de equilbrio entre as partes.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: o novo papel dos Recursos Humanos nas organizaes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
2

O kit contendo lanche + brinquedo custa por volta de R$ 12, sendo que apenas o brinquedo custa R$ 9.

-4-

____________________.

Recursos Humanos: O Capital Humano das

Organizaes. 8 Edio. So Paulo: Editora Atlas, 2008.

DRUCKER, Peter F. As Fronteiras da Administrao: Onde as decises do amanh esto sendo determinadas hoje. So Paulo: Pioneira, 1989.

Instituto Alana. Disponvel em: [http://www.alana.org.br/] Acesso: 19 mai. 2011 s 00:08.

LINN, Susan. Crianas do Consumo: a Infncia Roubada. 1 Edio. So Paulo: Editora Instituto Alana, 2006. McDonalds Brasil. Disponvel em: [http://www.mcdonalds.com.br/] Acesso: 18 mai. 2011 s 23:52.

MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria das Organizaes: Evoluo e Crtica. 2 Edio. So Paulo: Pioneira Learning, 2001.

VALLS, lvaro L. M. O que tica. 9 Edio. So Paulo: Brasiliense, 2008.

-5-

You might also like