You are on page 1of 3

Hasteamento de Bandeira em Acampamento

A patrulha ou matilha de servio fixa previamente a bandeira no mastro, pronta para ser iada. Os lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros formam em ferradura. Quando a Alcateia estiver sozinha ele forma em crculo de parada. Quando o Chefe, ou quem este designar, der a ordem de proceder, dois elementos da patrulha ou matilha encarregada do hasteamento avanam at o mastro. A trs passos de distncia param e tiram a cobertura e o colocam no cho, avanando at o mastro. O escoteiro ou lobinho que ir puxar a adria fica paralelo ao mastro, de costas para o mesmo e o que est com a bandeira pe-se em posio de maneira que a adria forme um tringulo retngulo.

Hasteamento

Quando a bandeira estiver pronta, o jovem que vai puxar a adria diz em voz alta: Bandeira Nacional pronta. O Chefe ordena: Grupo (ou tropa ou alcateia) alerta!, a bandeira em saudao!, Ia. Todos fazem a saudao e a bandeira sobe rapidamente.

Bandeira pronta

Ao atingir o tope, a ordem Grupo, alerta!. Neste momento todos esto firmes. Os rapazes amarram a adria no mastro, recuam, colocam a cobertura, sadam a

bandeira, do meia volta e regressam a seu lugar na formao. Nesta altura dada a ordem de Grupo, descansar. Observaes: - Se houver mais de uma bandeira, a nacional dever ser iada acima das demais, exceto de outros pases, que sero iadas na mesma altura, em mastro separado. - No iamento da bandeira, a bandeira nacional atinge o topo antes que as demais, enquanto que no arriamento ser a ltima a descer. - Especial cuidado deve ser tomado para que as bandeiras no toquem no solo. - Em acampamentos maiores podero ser adotadas outras formaes para a cerimnia de bandeira, de acordo com o nmero de participantes e as condies do terreno. - Durante o hasteamento e arriamento todos os participantes devero olhar para a bandeira.

Bem, a hasteamento e arriamento da Bandeira so cerimnias que respeitam as leis Nacionais. A legislao que rege o assunto no Brasil a Lei 5.700, que fala dos smbolos nacionais. A Bandeira Nacional hasteada e arriada com ou sem Hino Nacional. Sem hino, hasteada normalmente, e deve chegar ao topo antes das demais, e no arriamento ao contrrio. Quanto tem o Hino, este somente tocado, no cantado. O tempo de hateamento deve ser suficiente para que nos ltimos acordes do hino ela esteja chegando ao topo. O arriamento normal. Pela lei, no se canta nesses momentos. Cantar o hino numa cerimnia uma maneira de homenagear a ptria, representada pela Bandeira Nacional. Assim, o Hino cantado somente com a bandeira j hasteada, e normalmente a primeira parte da solenidade depois do hasteamento. O Hino Bandeira substitui o Hino Nacional somente no Dia da Bandeira. Acredito que no seja correto (em vista da lei 5.700) cantar hinos enquanto a bandeira hasteada ou arriada. Abraos. Capito Anilto

You might also like