You are on page 1of 5

INDICE

1 RESUMO 2 HISTRIA COMERCIAL 3 TECNOLOGIA 4 COMPOENTENS ESSENCIASI

2 2 4 5

1. RESUMO

A principal funo do Pen Drive transportar dados digitalizados de forma prtica, rpida e a baixo custo, como existem Pen Drives com vrias capacidades, a escolha pelo modelo ideal no fica difcil, sem contar que o preo despencou nos ltimos tempos. Existem Pen Drives com capacidades de armazenamento de 64 MB a 128 GB, a velocidade de transferncia de dados varia dependendo do tipo da porta USB de entrada.

2. HISTRIA COMERCIAL

Trek Tecnologia e IBM comearam a vender as unidades flash USB comercialmente pela primeira vez em 2000. A Singapura Trek Tecnologia vendeu um modelo com a marca "ThumbDrive" e IBM, comercializados primeiro na Amrica do Norte com produto chamado de "DiskOnKey", que foi desenvolvido e fabricado pela israelense empresa M-Systems . Uma unidade flash USB IBM tornou disponvel em 15 de dezembro de 2000 com capacidade de armazenamento de 8 MB , mais de cinco vezes a capacidade dos ento comuns disquetes . A Memria USB Flash Drive chamada simplesmente de Pen Drive, o Pen Drive um dispositivo de armazenamento constitudo por uma memria flash, a fisionomia de um Pen Drive semelhante um chaveiro e sua ligao na porta USB do computador. A principal funo do Pen Drive transportar dados digitalizados de forma prtica, rpida e a baixo custo, como existem Pen Drives com vrias capacidades, a escolha pelo modelo ideal no fica difcil, sem contar que o preo despencou nos ltimos tempos.

Existem Pen Drives com capacidades de armazenamento de 64 MB a 128 GB, a velocidade de transferncia de dados varia dependendo do tipo da porta USB de entrada. Nas portas USB 1.1 a velocidade de transferncia varia de 1.5 a 12 Mbits/s, parece pouca velocidade, mas para muitos casos j o suficiente, melhor que instalar um CD-ROM ou at mesmo gravar um CD-RW, um Pen Drive colocado no bolso, no chaveiro, enfim, no ocupa praticamente lugar algum, e pode ser conectado em qualquer computador com porta USB. As portas USB 2.0 podem transferir at 480 Mbit/s, mas apesar do USB 2.0 poder transferir dados em at 480 Mbit/s, as flash drives esto limitadas pela largura de banda da memria nelas contida, por isso a velocidade mxima real de aproximadamente 100 Mbits/s. Em condies ideais as memrias flash podem armazenar informaes digitais durante 10 anos. Aparncia interna do USB Flash Drive semelhante a um mdulo de memria. Os fabricantes mais conhecidos de memrias flash so: Kingston, Corsair, SanDisk, HP, Sony, Markvision, Extralife , LG e Toshiba. Quando um Pen Drive encaixado na porta USB, ele se comporta como se fosse um disco removvel, fazendo a mesma funo de um disco rgido ou disquete. Nos computadores com sistema operacional Windows XP ou com as verses recentes do Linux ou MacOS, o Pen Drive reconhecidos automaticamente como dispositivos de armazenamento removvel. Nos sistemas operacionais mais antigos necessrio instalar um pacote de software chamado device driver, que um pacote especfico para o dispositivo utilizado, e que permite ao sistema operacional reconhec-lo cada vez que conectado.

Existem alguns device drivers anunciados como genricos ou universais para Windows 98, mas nem sempre funcionam bem com qualquer dispositivo, por isso, o certo utilizar o software especfico. Existem modelos de Pen Drive que podem reproduzir msica no formato MP3 e at sintonizar FM. Mas tudo tem preo, esses modelos so bem mais caros, volumosos e mais pesados, e utilizam uma pilha interna geralmente no tamanho AAA, o que um inconveniente, j pensou se a pilha termina quando est transferindo dados?

3. TECNOLOGIA

Drives flash USB usam o armazenamento em massa USB padro, suportado nativamente pelos modernos sistemas operacionais como Linux , Mac OS X , Windows e outros Unix-like sistemas. Drives USB com suporte a USB 2.0 armazenam mais dados e possuem taxa de transferncia maior que muitos drives de discos pticos como CD-RW ou DVD-RW e pode ser lido por muitos outros sistemas como o Xbox 360 , PlayStation 3, DVD players e em alguns mveis smartphones programados. Nada se move mecanicamente em um flash drive, o termo drive persiste porque os computadores leem e escrevem dados em um drive flash usando os comandos de sistema idntico ao de um disco mecnico Um flash drive consiste de uma pequena placa de circuito impresso carregando os elementos do circuito e um conector USB, eletricamente isolados e protegidos dentro de um plstico, metal, ou no caso de borracha que pode ser levado no bolso ou em um chaveiro, por exemplo. O conector USB pode ser protegida por uma tampa removvel ou retrtil para dentro do corpo da unidade, embora no seja susceptvel de ser danificado se desprotegido. A maioria dos drives flash utilizam o padro USB tipo A conexo que permite conectar a uma porta em um computador pessoal, mas unidades para outras interfaces tambm existem, drives flash USB consumo de energia a partir do

computador via conexo USB externo. Alguns aparelhos combinam a funcionalidade de um leitor de udio digital USB com memria flash, pois eles exigem uma bateria somente quando usado para tocar msica. Muitos de baixo custo MP3 players basta adicionar um software extra e uma bateria para um padro de controle de microprocessador de memria flash para que ele tambm pode servir como um decodificador de reproduo de msica. A maioria destes jogadores tambm pode ser usado como um flash drive convencional, para armazenar arquivos de qualquer tipo. 4. COMPONENTES ESSENCIAIS 1 2 Conector USB Controlador de Armazenamento 3 4 5 6 7 Pontos de Teste Chip de Memria Flash Oscilador de Cristal LED Comutador de proteo(opcional) 8 Espao p/ segundo chip de Memria Flash

You might also like