You are on page 1of 3

Vrus Vrus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") so pequenos agentes infecciosos (20-300 m de dimetro) que apresentam genoma

constitudo de uma ou vrias molculas de cido nuclico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os vrus tambm so classificados dentro de grupos taxonmicos, assim como os seres vivos, porm, seguindo uma regra particular de classificao. Vrus no so agrupados em domnio, reino, filos ou classes. Desta maneira, a estrutura geral da taxonomia dos vrus a seguinte: Ordem (-virales) Famlia (-viridae) Subfamlia (-virinae) Gnero (-virus) Espcie A nomenclatura para ordens, famlias, subfamlias e gneros sempre precedida pelos sufixos apresentados acima. J a nomenclatura de espcies no possui um padro universal. Cada ramo da virologia (vegetal, animal, bacteriana, mdica) adota um padro de nomenclatura especfico. Partcula viral Os vrus so formados por um agregado de molculas mantidas unidas por foras secundrias, formando uma estrutura denominada partcula viral.Uma partcula viral completa denominada vrion. Este constitudo por diversos componentes estruturais (ver tabela abaixo para mais detalhes). 1. 2. 3. 4. 5. 6. cido nuclico: molcula de DNA ou RNA que constitui o genoma viral. Capsdeo: envoltrio protico que envolve o material gentico dos vrus. Nucleocapsdeo: estrutura formada pelo capsdeo associado ao cido nuclico que ele engloba. Capsmeros: subunidades protecas (monmeros) que agregadas constituem o capsdeo. Envelope: membrana rica em lipdios que envolve a partcula viral externamente. Deriva de estruturas celulares, como membrana plasmtica e organelas. Peplmeros (espculas): estruturas proeminentes, geralmente constitudas de glicoprotenas e lipdios, que so encontradas ancoradas ao envelope, expostas na superfcie. Bactrias Bactrias (do grego bakteria, basto) so organismos unicelulares, procariontes (no possuem envoltri nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser encontrados na forma isolada ou em colnias e pertencem ao Domnio homnimo Bacteria. Podem viver na presena de ar (aerbias), na ausncia de ar (anaerbias), ou ainda serem anaerbias facultativas. As bactrias so um dos organismos mais antigos, com evidncia encontrada em rochas de 3,8 bilhes de anos. Segundo a Teoria da Endossimbiose, dois organelos celulares, as mitocndrias e os cloroplasto teriam derivado de uma bactria endossimbionte, provavelmente autotrfica, antepassada das atuais cianobactrias.

Estruturas da clula procariota: 1. Os pili so microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espcies Gram-negativas. Tm funes de ancoramento da bactria ao seu meio e so importantes na patognese. Um tipo especial de pilus o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactrias, de modo a trocarem plasmdeos. 2. Os plasmdeos so pequenas molculas de DNA circular que coexistem com o nucleide. So comumente trocados na conjugao bacteriana. Os plasmdeos tm genes, incluindo frequentemente aqueles que protegem a clula contra os antibiticos. 3. H cerca de 20 mil ribossomos em um citoplasma bacteriano. Os ribossomos procariotas so diferentes dos eucariotas e essas diferenas foram usadas para desenvolver antibiticos que s afectam os ribossomos bacterianos. 4. O citoplasma preenchido pelo hialoplasma, um lquido com consistncia de gel, semelhante ao dos eucariotas, com sais, glicose e outros acares, RNA, protenas funcionais e vrias outras molculas orgnicas. 5. A membrana celular uma dupla camada de fosfolpidos, com protenas imersas. 6. A parede celular bacteriana uma estrutura rgida que recobre a membrana citoplasmtica e confere forma s bactrias. uma estrutura complexa composta por peptidoglicanos - polmeros de carboidratos ligados a protenas. alvo de muitos antibiticos, incluindo a penicilina e seus derivados, que inibem as enzimas transpeptidase e carboxipeptidase, responsveis pela sntese dos peptidoglicanos. Contm em espcies infecciosas a endotoxina lipopolissacardeo (LPS). 7. Algumas espcies de bactrias tm uma camada de polissacardeos que protege contra desidratao, fagocitose e ataque de bacterifagos, chamada de cpsula. 8. O nucleide consiste em uma nica grande molcula de DNA com protenas associadas, sem delimitao por membrana - portanto, no um verdadeiro ncleo. O seu tamanho varia de espcie para espcie. 9. O flagelo uma estrutura proteica que roda como uma hlice. Muitas espcies de bactrias movem-se com o auxlio de flagelos. Os flagelos bacterianos so completamente diferentes dos flagelos dos eucariotas. Alm dessas estruturas h tambm:

 Vacolos bacterianos: no so verdadeiros vacolos, j que no so delimitados por dupla membrana lipdica como os das plantas. So antes grnulos de substncias de reserva, como acares complexos.  Algumas bactrias podem enquistar, formando um esporo, com um invlucro de polissacridos mais espesso e ficando em estado de vida latente enquanto as condies ambientais forem desfavorveis.

Questes:
01. Em relao a dengue, responda: a) Qual o agente transmissor do vrus da dengue? ________________________________________________________________ b) Cite trs sintomas causados pelo vrus da dengue? ________________________________________________________________ ___________________________ _____________________________________ c) Cite trs medidas profilticas para se combater a dengue? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2. O PULSO letra: Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto. O pulso ainda pulsa O corpo ainda pouco O pulso ainda pulsa O corpo ainda pouco Peste bubnica cncer pneumonia Reumatismo raquitismo cistite disritmia Raiva rubola tuberculose anemia Hrnia pediculose ttano hipocrisia Brucelose febre tifide arteriosclerose miopia Rancor cisticercose caxumba difteria Catapora culpa crie cimbra lepra afasia O pulso ainda pulsa O pulso ainda pulsa O pulso ainda pulsa Hepatite escarlatina estupidez paralisia O pulso ainda pulsa Toxoplasmose sarampo esquizofrenia lcera trombose coqueluche hipocondria Sfilis cime asma cleptomania Observando a letra da msica responda: a) Cite trs viroses: ___________________________________________________________________ b) Cite trs infeces bacterianas: ___________________________________________________________________ c) Existe alguma patologia que prevenida com vacinas? Caso exista qual(is)? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 3. (FUVESTSP) Um organismo unicelular pode se reproduzir de duas maneiras: cissiparidade e por conjugao. Qual desses processos possibilita variabilidade gentica? Por qu? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 4. Cite duas importncias ecolgicas das bactrias? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 5. (PUCSP) - O vrus da AIDS deprime o sitema imunolgico, porque: a) fagocita as hemoglobinas b) fagocita os leuccitos c) parasita os linfcitos d) inibe a diaspedese e) confere resistncia as bactrias 6. (UNIPSP) O esquema a seguir mostra, de maneira simplificada, a replicao do vrus da AIDS (HIV), atravs da seqncia de cidos nuclicos:

Sabe se que o AZT, que o empregado no tratamento da AIDS, inibe a transcriptase reversa que, no esquema proposto, est representada em:

a) 1 b) 2 c) 3 d) 1 e 2 e) 2 e 3 7. (UFRNRN) As tentativas de desenvolvimento de vacinas contra o vrus da AIDS tem sido infrutferas porque: a) Ele formado apenas por DNA b) O seu material gentico altamente mutagnico c) O vrus um parasita intracelular obrigatrio d) Ele formado apenas por RNA e) O retrovrus usa o RNA como molde para a sntese de DNA 8. SURTO DE CLERA ATINGE CENTENAS DE PESSOAS NA CIDADE PARANAENSE DE PARANAGU. Revista poca, 12 de abril de 2001 Em relao clera, responda: a) Agente patolgico causador da infeco? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ b) Cite duas formas de proteo contra esta doena. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 9. Cite duas caractersticas morfofisiolgicas das bactrias? _________________________________________________________________ _ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

You might also like