You are on page 1of 5

O SIGNIFICADO DA CEIA DO SENHOR Adaptado de Teologia Sistemtica de Wayne Grudem Ed.

Vida Nova I INTRODUO: Como sabemos, o Senhor Jesus instituiu duas ORDENANAS (ou sacramentos) a serem observadas pela IGREJA: o BATISMO e a CEIA DO SENHOR. Enquanto a ordenana do batismo deve ser observada uma nica vez na vida de cada cristo, como sinal do incio da sua vida crist, a Ceia do Senhor, por sua vez, uma ordenana que deve ser celebrada repetidamente por toda a vida de um cristo, como sinal de comunho contnua com Cristo. A Ceia foi instituda, conforme texto de Mateus 26.26-29, da seguinte forma: 26 Enquanto comiam, tomou Jesus um po, e, abenoando-o, o partiu, e o deu aos discpulos, dizendo: Tomai, comei; isto o meu corpo. 27 A seguir, tomou um clice e, tendo dado graas, o deu aos discpulos, dizendo: Bebei dele todos; 28 porque isto o meu sangue, o sangue da nova aliana, derramado em favor de muitos, para remisso de pecados. 29 E digo-vos que, desta hora em diante, no beberei deste fruto da videira, at aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. O apstolo Paulo ainda acrescenta as afirmaes da tradio que recebeu, conforme I Co 11.25: 25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou tambm o clice, dizendo: Este clice a nova aliana no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memria de mim. Embora possamos encontrar no Antigo Testamento, algumas cerimnias em que se come e se bebe na presena de Deus (Ex. 24-9-11; Dt 14.23-26), mesmo depois de interrompida a comunho com Deus em razo do pecado, verificamos que todas estas cerimnias sacrificiais apontavam continuamente para o fato de que os pecados ainda no haviam sido pagos, porque os sacrifcios se repetiam anualmente e apresentavam a necessidade da vinda de um Messias. Hebreus 10 versos 1-4, confirma isso: 1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, no a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifcios que, ano aps ano, perpetuamente, eles oferecem. 2 Doutra sorte, no teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, no mais teriam conscincia de pecados? 3 Entretanto, nesses sacrifcios faz-se recordao de pecados todos os anos, 4 porque impossvel que o sangue de touros e de bodes remova pecados. A Ceia do Senhor aponta para uma refeio de comunho na presena de Deus, no futuro, maravilhosa, quando a comunho quebrada no Edem ser restaurada definitivamente, porque todos os que comero naquele dia tero seus pecados definitivamente perdoados e no mais pecaro outra vez e sua alegria ser completa.

Este o encontro maravilhoso que Jesus se refere em Mt 26.29: E digo-vos que, desta hora em diante, no beberei deste fruto da videira, at aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. O Apostlo Joo, em Apocalipse 19.9, assim declara: Ento, me falou o anjo: Escreve: Bemaventurados aqueles que so chamados ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: So estas as verdadeiras palavras de Deus. Portanto, vemos que de Gnesis Apocalipse, o propsito de Deus sempre foi trazer o seu povo comunho consigo mesmo, e uma das grandes alegrias de experimentar tal comunho o fato de que podemos comer e beber na presena do Senhor. II O SIGNIFICADO DA CEIA DO SENHOR: Vamos examinar o significado da Ceia do Senhor, que extremamente rico de smbolos e complexo em seu contedo. Em primeiro lugar a Ceia do Senhor aponta para a morte de Cristo. Na Ceia do Senhor temos o smbolo visvel da morte de Cristo. Quando partido, o po significa o partir do corpo de Cristo, e quando derramado (bebido), o clice simboliza o derramar do sangue de Cristo em nosso favor. Essa a razo porque participar da Ceia do Senhor uma forma de PROCLAMAO, conforme I Co 11.26: Porque, todas as vezes que comerdes este po e beberdes o clice, anunciais a morte do Senhor, at que ele venha. Em segundo lugar, representa nossa participao nos benefcios da morte de Cristo. Mt. 26.26: Tomai, comei; isto o meu corpo. Quando individualmente pegamos o clice e ns mesmos o tomamos, cada um de ns est proclamando atravs daquele ato: Eu estou tomando os benefcios da morte de Cristo para mim mesmo. Neste procedimento apresentamos um smbolo do fato de que participamos dos benefcios conquistados em nosso favor pelo morte de Cristo. Em terceiro lugar, a Ceia do Senhor nosso alimento espiritual. Assim como o alimento comum nutre o nosso corpo fsico, o po e o vinho da Ceia do Senhor nos alimentam espiritualmente. Os elementos da Ceia do Senhor representam o refrigrio espiritual que Cristo concede a nossa alma. Este o sentido da cerimnia instituda por Jesus. Veja Joo 6. 53-57: 53 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se no comerdes a carne do Filho do Homem e no beberdes o seu sangue, no tendes vida em vs mesmos. 54 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ltimo dia. 55 Pois a minha carne verdadeira comida, e o meu sangue verdadeira bebida.

56 Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, tambm quem de mim se alimenta por mim viver. Com certeza Jesus no estava falando em comer da sua carne e beber do seu sangue de uma forma literal. Jesus tem em mente uma participao espiritual nos benefcios da redeno por ele conquistada. Tal alimento espiritual, to necessrio a nossa alma, simbolizado e experimentado quando participamos da Ceia do Senhor. Em quarto lugar, a Ceia aponta para a unidade dos cristos. Quando os cristos participam juntos da Ceia do Senhor do tambm um sinal ntido de unidade de uns para com os outros. Na verdade, Paulo diz em I Corntios 10 verso 17: Porque ns, embora muitos, somos unicamente um po, um s corpo; porque todos participamos do nico po. Quando olhamos para esses quatro significados da Ceia, j vemos um pouco da riqueza que representa para ns: a) quando participo dela entro na presena de Cristo e lembro-me de que Ele morreu por mim; b) participo de todos os benefcios da sua morte: perdo dos meus pecados, pecados lavados no seu sangue precioso, justificao eterna pelo meu pecado; c) recebo alimento espiritual, que me permite viver por eles; d) finalmente, me sinto unido aos meus irmos de todos os lugares que participam da Ceia comigo. Mas, alm dessas verdades visveis presentes na cerimnia instituda por Cristo, quando participamos da ceia do Senhor devemos ser lembrados constantamente das seguintes afirmaes que Cristo est nos fazendo: Em quinto lugar, no fato de eu poder participar da ceia, Cristo afirma seu amor por mim. A ceia do Senhor um convite constante que Ele me faz, para que participe do seu amor por mim, amor em que eu posso estar totalmente seguro. Por sua vez, quando eu venho tomar a ceia, eu reafirmo a segurana que tenho neste amor pessoal de Cristo por mim. Em sexto lugar, na Ceia Cristo afirma que todas as bnos da salvao esto reservadas para mim. Quando atendo ao convite de Cristo para participar da ceia do Senhor, o fato de que Ele me convidou sua presena assegura-me de que tm abundantes bnos para mim. Na ceia estou de fato participando de um antegozo da mesa do grande banquete do Rei. Venho a sua mesa como membro da sua eterna famlia. Quando Ele me recebe nesta mesa, me assegura que igualmente me receber para desfrutar de todas as outras bnos da terra e dos cus tambm, especialmente da grande ceia das Bodas do Cordeiro, para a qual est reservado um lugar para mim.

Finalmente, em stimo lugar, pela Ceia eu afirmo minha f em Cristo. Quando tomo o po e o clice, por este ato estou declarando: Preciso de ti em em ti confio Senhor Jesus, para perdoar os meus pecados e dar vida e sade minha alma, pois somente pelo teu corpo partido e teu sangue derramado eu posso ser salvo. Na participao da ceia estou proclamando que os meus pecados e os meus sofrimentos se constituram o motivo do sofrimento e da morte de Cristo. Assim, tristeza, alegria, gratido e profundo amor por Cristo so ricamente mesclados na beleza da ceia do Senhor. III CONCLUSO: Para concluir, gostaria de examinar com os irmos COMO CRISTO EST PRESENTE NA CEIA DO SENHOR? A posio catlica prega a transubstanciao. Isto , o po e o vinho tornam-se realmente o corpo e o sangue de Cristo. Isso acontece quando o padre diz isto o meu corpo, durante a celebrao da missa. Diante dessas palavras o po elevado (levantado) e adorado. Esse ato de elevar o po e pronunci-lo corpo de Cristo s pode ser feito por um sacerdote. Segundo a doutrina catlica, quando isso acontece, concede-se graa aos presentes ex opere operato, isto , realizada por obra. A Igreja catlica cautelosa em afirmar que se trata de um sacrifcio real, embora no corresponda ao sacrifcio de Cristo na cruz. Ainda para os catlicos, uma vez que os elementos po e vinho tornam-se literalmente o corpo e o sangue de Cristo, por muitos sculos a igreja no permitiu que os leigos bebessem do clice da ceia do Senhor, por temer que o sangue de Cristo fosse derramado, reservando-lhes, apenas que comessem do po. J a posio Luterana, rejeitou a posio catlica sobre a ceia do Senhor, mas insistiu em que a frase isto o meu corpo tinha de ser entendida, em algum sentido, como uma declarao literal. Embora concluisse que o po no era o corpo, diante da declarao isto o meu corpo, tinha-se de concluir que o corpo fsico de Cristo est presente em, com e sob. Seria como a gua numa esponja, ou seja, a esponja esponja, mas contm gua. Finalmente, o restante das igrejas protestantes, preferiu adotar os ensinos de Calvino e de outros reformadores, que declaravam a respeito da PRESENA SIMBLICA E ESPIRITUAL DE CRISTO na Ceia. Estes declaravam que o po e o vinho da ceia do Senhor no se transformam no corpo e no sangue de Cristo, nem contm de modo algum o corpo e o sangue, mas que simplesmente o simbolizavam, como sinal visvel do fato de que o prprio Cristo verdadeiramente estava presente. Em acrscimo, a maioria dos evanglicos declaram que alm do po e do vinho simbolizarem o corpo e o sangue de Cristo, que Cristo tambm est espiritualmente presente de modo especial quando participamos da ceia do Senhor, at porque Ele prometeu estar presente sempre que os

Cristos o adorem, conforme Mateus 18.20: Porque, onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. H, portanto, uma presena simblica, como verdadeiramente h uma presena espiritual e, com certeza, h tambm uma bno espiritual real e verdadeira nesta cerimnia. Quero, ento concluir, examinando sobre quem deve participar da ceia do Senhor? Mesmo tendo alguma divergncias sobre alguns aspectos da ceia, a maioria dos cristos concordam com alguns pontos bsicos. 1) Somente os que crem em Cristo devem participar da ceia, porque trata-se de um sinal de converso e de permanncia na f crist. Paulo adverte que os que comem ou bebem indignamente enfrentaro sria conseqncias: Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do po, e beba do clice; 29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juzo para si. 30 Eis a razo por que h entre vs muitos fracos e doentes e no poucos que dormem. I Co 11.28-30 2) Em segundo lugar, muitos evanglicos argumentam com base no significado do batismo e da ceia do Senhor que, normalmente, somente os que j foram batizados devem participar da ceia do Senhor. A razo disso que o batismo um smbolo do incio da vida crist, enquanto a ceia claramente um smbolo da permanncia na vida crist. A nossa posio como igreja tem sido a seguinte: se algum j participa da ceia do Senhor e com isso d pblico testemunho de que est permanecendo na vida crist, tal pessoa deve ser inquirida: No seria bom voc ser batizada agora, mostrando por meio de um smbolo que est comeando a vida crist? Se voc est disposto a participar de um smbolo externo da sua converso a Cristo, no h razo para no participar de outro smbolo que marca o incio da sua vida crist e que, corretamente, deve vir primeiro. 3) A terceira qualificao necessria para se participar da ceia o AUTO-EXAME. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do po, e beba do clice; 29 pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juzo para si. I Co 11.28-29 O problema da Igreja de Corinto no que no soubessem a respeito do significado do po e do vinho. O problema era sua conduta egosta, sem discernir que eram um corpo, sem dar ateno aos irmos, e sem entender que aquela cerimnia exigia unidade. preciso nos lembrarmos a respeito do ensino de Jesus como devemos nos portar quando vamos adorar, conforme Mt. 5.23-24: 23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmo tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmo; e, ento, voltando, faze a tua oferta. Por isso, antes de cearmos devemos nos examinar a ns mesmos. Pr. Benoni Kraul de Miranda Pinto/ Outubro-2008

You might also like