You are on page 1of 2

Doena Trofoblstica

Neoplasmas de origem trofoblstica que podem seguir gravidez intra ou extra-uterina. A mola hidatidiforme o estgio final de uma gravidez degenerativa, na qual os vilos se tornaram hidrpicos e os elementos trofoblsticos sofreram quantidades variveis de proliferao. A doena trofoblstica persistente (corioadenoma destrutivo oumola invasiva) uma invaso local do miomtrio pelos vilos da mola hidatidiforme. Em contraste, a doena trofoblstica metasttica (DTM, coriocarcinoma, oucorioepitelioma) um tumor invasivo em geral amplamente metasttico composto somente de elementos sinciciotrofoblsticos e citotrofoblsticos. A mola mais comum em pacientes mais velhas. Gestaes molares ocorrem em aproximadamente 1/2.000 gestaes nos EUA; no entanto, por razes desconhecidas, a incidncia em pases asiticos aproxima-se de 1/200. Mais de 80% das molas hidatiformes so benignas. Todavia, 15% levam invaso local caracterstica da doena trofoblstica persistente; 2 a 3% so seguidas de DTM. A variante localmente invasiva pode causar perfurao uterina, hemorragia, e sepse. Uma mola sempre precede a doena trofoblstica persistente, mas precede somente 50% das DTMs. A DTM ocorre em aproximadamente 1/25.000 a 1/45.000 das gestaes.

Sintomas, Sinais e Diagnstico A mola hidatidiforme manifesta-se, com freqncia, logo aps a concepo, atravs de um rpido aumento do tamanho do tero, que freqentemente maior do que deveria ser naquele estgio. Sangramento vaginal, falta de movimento fetal, falta dos sons cardacos fetais no tempo apropriado (12 semanas com ultra-sonografia Doppler) e nuseas e vmitos intensos devem levantar suspeita clnica. A sada do tecido molar tpico, semelhante ao sagu, sugere o diagnstico e o exame histolgico o confirma. Sem tal prova diagnstica, pode ser difcil a diferenciao de outras complicaes da gravidez que envolvam um possvel feto normal. O ultra-som oferece um teste diagnstico sensvel que, embora no infalvel, geralmente demonstra a ausncia de um saco amnitico com um feto dentro. A gonadotrofina corinica humana (HCG) produzida pelo tecido trofoblstico proliferativo, e os altos nveis de HCG encontrados em radioimunoensaios so valiosos na avaliao do tratamento. Os nveis sricos e urinrios de HCG so elevados durante os primeiros 100 dias de gestao (mesmo os mais elevados na gravidez mltipla); portanto, o valor do teste precoce na gravidez menor. O radioimunoensaio para subunidades b da HCG usado para diagnstico e manejo de doena trofoblstica, sendo um teste mais especfico para a gonadotrofina de origem corinica e mais til na avaliao do tratamento. Complicaes de uma mola incluem infeco intra-uterina e septicemia, hemorragia, toxemia da gravidez (a nica condio na qual se observa verdadeira toxemia na primeira metade da gravidez, e desenvolvimento de DTM. A doena trofoblstica persistente, uma vez que intramural, tende especialmente a causar sangramento; pode infiltrar o tecido adjacente e,

ocasionalmente, metastatizar para locais distantes. A DTM metastatiza precoce e amplamente por via venosa e linftica e altamente maligna. Tratamento essencial o esvaziamento da mola hidatidiforme. O tratamento de escolha a curetagem por suco, seguida por estimulao com ocitocina e curetagem do tero. A histerectomia no tem sido utilizada para esvaziamento. A histerectomia pode ser escolhida, dependendo da idade, paridade, e possveis planos de gestaes futuras da paciente. Aps o esvaziamento, deve-se fazer uma srie de raios X de trax e devem ser feitas determinaes dos ttulos sricos de b -HCG. O ttulo deve cair progressivamente para o nvel normal em 8 semanas. Se no houver diminuio ou ocorrer aumento aps uma primeira queda, devem-se fazer estudos da progresso maligna. A paciente deve usar contraceptivos por 1 ano, pois a deteco de alterao maligna comprometida pela gravidez. Pacientes com nveis persistentes ou crescentes de HCG podem ter doena trofoblstica persistente (mola invasiva) ou DTM e devem receber quimioterapia com metotrexate, dactinomicina, ou uma associao de drogas, dependendo dos rgos envolvidos, dos ttulos de b -HCG e da durao ps-esvaziamento. A quimioterapia tem substitudo a histerectomia amplamente em ambas as condies; os resultados so bons, preserva-se a capacidade reprodutiva e evita-se uma cirurgia maior. Entretanto, pode-se considerar a histerectomia em pacientes > 40 anos ou naquelas que desejam esterilizao e pode ser necessria para aquelas com infeco, sangramento incontrolvel, ou invaso da doena atravs da parede do tero. Para pacientes com tumor maligno trofoblstico, o ndice de remisso global de 75 a 85%.

Fonte: Manual Merck Luan Diego Marques Teixeira Acadmico de Medicina da Escola Superior de Cincias da Sade ESCS

http://luandiegomarques.blogspot.com/

You might also like