You are on page 1of 14

Estratgias alternativas de desenvolvimento

Desenvolvimento e alteraes estruturais no processo de crescimento econmico

Introduo

Foi solicitado na Disciplina de Economia de Desenvolvimento, um relatrio sobre um dos temas constantes do programa lectivo de Administrao Publica (pslaboral), unidade curricular ministrada pelo Senhor Professor Doutor Antnio Rebelo de Sousa, para tal resolvi abordar o Ponto V Estratgias alternativas de desenvolvimento. O elemento fulcral deste relatrio foi o suporte terico que utilizei, o livro Manual de Economia e Desenvolvimento Apontamentos do professor desta unidade curricular editado em 2009 pelo I.S.C.S.P. o qual serviu de base de consulta e elemento orientador das varias pesquisas efectuadas sobre o tema.

Resumo

Pretendeu-se com este relatrio analisar as estratgias alternativas de desenvolvimento para tal e para melhor compreenso do tema comeou-se por abordar as teorias de desenvolvimento que vigoravam at meio do sculo XX, passando-se a analisar os modelos alternativos de desenvolvimento, compostos: pelo modelo de especializao primria, modelo de substituio de importaes, modelo de desenvolvimento equilibrado e modelo de especializao industrial e de diversificao de servios.

As diversas teorias de desenvolvimento O conceito de crescimento distingue-se do de desenvolvimento econmico, na medida em que este implica saltos quantitativos e modificaes qualitativas no processo econmico, as quais derivam por sua vez de inovaes introduzidas nesse processo por agentes interiores. Antnio Rebelo de Sousa (2009)

O Modelo de Lewis

Existem diversas teorias sobre crescimento econmico, entre outros, o modelo de Lewis de desenvolvimento (Arthur Lewis - 1954), o modelo de desenvolvimento de Ranis e Fei (Ranis e Fei 1964), o modelo de desenvolvimento de Schumpeter (1982), o modelo estruturalista, a teoria de base de exportao de Richardson (1973),o modelo das vantagens competitivas dinmicas e o modelo de Harrod-Domar. Para Lewis uma economia subdesenvolvida consiste em dois sectores, um sector pequeno ao qual chamou de moderno e um sector muito grande que apelidou de tradicional; este modelo de dois sectores tornou-se a principal teoria do processo de desenvolvimento nos pases menos desenvolvidos que tinham uma excesso de mo-deobra durante as dcadas de 60 e 70. O processo de crescimento econmico baseia-se no desenvolvimento do sector moderno atravs da transferncia de mo-de-obra proveniente do sector tradicional e da reaplicao dos lucros gerados pelo sector tradicional. O modelo dualista de Lewis, parte do pressuposto de que a mo-de-obra ilimitada no sector tradicional, pelo que o salrio real iguala o salrio de subsistncia, a transferncia de trabalhadores de um sector para o outro no implica qualquer tipo de reduo de produo no sector tradicional e ainda considera o sector moderno de insuficiente composto por comrcio, administrao publica e industria.

Para pases pobres, o crescimento lento porque o sector de transformao pequeno ou inexistente no existindo uma fonte de investimentos nem a possibilidade de haver poupana. Apesar do modelo de desenvolvimento de Lewis ser conforme a experincia histrica do crescimento econmico do ocidente, a realidade contempornea dos pases do terceiro mundo no a mesma.

O modelo de Ranis & Fei

O modelo de Ranis e Fei foi desenvolvido a partir do modelo de Lewis embora os autores tenham efectuado diversas criticas aos pressupostos usados. Ranis e Fei utilizam os seguintes pressupostos: recursos parcos e pouco diferenciados, grande parte da populao activa est na agricultura, existe uma taxa de crescimento demogrfico muito elevada, elevado desemprego oculto na agricultura e o comercio externo praticamente inexistente. Ao sector moderno fazem corresponder o sector industrial e o sector tradicional corresponder ao sector tradicional, consideram que a reafectao da mo-de-obra o fulcro do processo de desenvolvimento e dividem em trs fases. A primeira fase quando surge o sector moderno ou industrial podendo designar-se de fase de pr-arranque, na fase de arranque efectivo concretizando-se o big-push ou esforo mnimo critico, nesta fase inicia-se o processo de transferncia de mo-de-obra do sector agrcola para o sector industrial, formando-se neste ultimo grandes lucros, que sendo reinvestidos, do origem a um desencadeamento do processo de industrializao, e estando criadas as condies para o big-push, que origina a materializao do arranque econmico acentuado pelo surgimento de uma classe mdia com algum significado. A segunda fase o perodo em que a produtividade marginal do factor produtivo de trabalho na agricultura comea a ser superior a zero at igualar o salrio institucional acompanhado pela diminuio de emprego no sector tradicional que conduz a uma

reduo do produto agrcola, esta quebra d origem a uma diminuio de emprego dado a produtividade marginal passar a apresentar-se crescente. A transferncia de mo-de-obra no afecta o total de excedente agrcola, em virtude do consumo da populao transferida (produo agrcola) ser superior produo agrcola, registando-se at um aumento do excedente de produo agrcola total, no entanto este aumento no proporcional ao incremento do volume de mo-deobra empregue no sector industrial o que d origem a uma diminuio da capitao do produto agrcola disponvel para este sector, provocando ao subida dos preos dos produtos provenientes da agricultura. Segundo estes autores a subida dos preos dos produtos agrcolas provoca o aumento dos salrios reais na industria atingindo-se o shortage point, ao chegarmos a esta fase de influncia endgena, esto criadas as condies para a existncia de uma economia com um sector moderno que apresenta uma dimenso critica que lhe permite ser competitiva escala internacional. Por fim pode ou no surgir uma terceira fase que inicia-se no ponto ao partir do qual a produtividade marginal atingida no sector primrio iguala o salrio institucional, chegando a ser superior a este, passando os salrios deste sector a ser alvo de comportamento concorrencial o chamado commercialization point ou ponto de capitalizao total. Esta economia que a manter um ritmo adequado de acelerao nas taxas de produtividade, poder transformar-se, a curto mdio prazo, numa economia desenvolvida com um crescimento auto-sustentado, no pressuposto dessa evoluo ter sido acompanhada do progresso tecnolgico graas aos lucros gerados acumulados em cada perodo atingindo-se aquilo que alguns autores designam de fase de amadurecimento, ao qual correspondem estruturas produtivas e organizacionais de qualidade superior.

O modelo de Schumpeter

Para Schumpeter a produo consiste no essencial da combinao de foras produtivas materiais e imateriais, o qual resulta um produto especifico em cada unidade

produtiva (produto social), os produtos materiais so o trabalho, os recursos naturais e os meios de produo; os produtos imateriais so a tecnologia e a organizao que condicionam a natureza e o nvel de actividade econmica. O desenvolvimento pode resultar dos seguintes casos distintos: o surgimento de um novo bem ou de uma nova qualidade de mercadoria; a adopo de um novo mtodo de produo (progresso tecnolgico); conquista ou abertura de um novo mercado; a conquista de uma nova fonte de suprimento das matrias-primas ou produtos semiindustrializados e a execuo de uma nova organizao. Este modelo considerava que a capacidade de criatividade e inveno do homem eram inesgotveis, com especial enfoque no empresrio na tecnoestrutura. Schumpeter acreditava no advento socialista, ao qual ele caracterizava como um sistema institucional, em que uma autoridade central tem o controlo dos meios de produo e da prpria produo, adaptando regras de funcionamento de uma economia de mercado, podendo chegar a um rendimento superior ao do capitalismo, este modelo aproxima-se mais de um modelo de socialismo de produo do que um modelo colectivista.

O modelo estruturalista

O modelo estruturalista pretende chegar sntese de convergncia de vrias escolas do pensamento econmico compatibilizando mtodos e esquemas de integrao racionalizada de diversos tipos de politicas econmicas1 Para se poder aferir da abordagem estruturalista devemos caracterizar o conceito de estrutura: As estruturas no so apenas econmicas porque anteriormente correspondem a um conjunto social mutvel no tempo. As estruturam no se limitam ao quadro de agentes sociais e das redes de fluxo criadas ou transmitidas por esses mesmos agentes mas tambm aos mecanismos que explicam a orientao e a dimenso desses fluxos.

As estruturas no so fechadas sobre si mesmas, antes apresentam-se ligadas entre si. O processo de desenvolvimento deveria comear por concentrar-se em sectores

estratgicos, no fundo aqueles com maior nvel de produtividade e de desenvolvimento tecnolgico e em regies prioritrias, com a possibilidade de maximizao de externalidades resultantes de investimentos estruturais, podendo ser desequilibrado e assimtrico mas que no longo prazo tenderiam para uma situao de equilbrio. Numa fase inicial parte do investimento seria concentrado em sectores de suporte do desenvolvimento e outra parte para infra-estruturas que abarcariam a mode-obra liberta, conciliando a obteno de elevados nveis de produtividade, com o incremento de produo e acumulao de excedente, criando condies para um consumo endgeno e absoro de mo-de-obra liberta pelo sector tradicional. Os modelos estruturalistas sem a associao do processo de internacionalizao e de globalizao da economia mundial, podem conduzir eternizao da adopo de politicas proteccionistas ou a excessiva interveno do estado no mercado. A aposta no desenvolvimento sustentado implica a conciliao entre a analise estrutural e a aplicao de politicas conjunturais com a gradual liberalizao do comrcio e dos movimentos de factores, o que faz com que este modelo no contenha muitas dessas caractersticas.

A Teoria da Base de Exportao de Richardson

A Teoria da Base de Exportao considera as exportaes como a principal fora do processo de desenvolvimento, o crescimento nesta teoria depende da dinmica das actividades econmicas bsicas que, por sua vez, incentivam o desenvolvimento de actividades complementares, as actividades bsicas vendem a sua produo a outras regies, sendo, portanto, a fora motriz da economia. O rendimento de uma regio ou pas aumentaria desde que inserido num espao de integrao ou de pelo menos de liberalizao de trocas, com o acrscimo de gastos pblicos, com o aumento da propenso marginal a consumir e a investir e diminuiria

com o aumento da regio ou pas em consumir bens importados tudo isto partindo do principio de que no existe alteraes, tudo mantm-se constante ceteris paribus. O crescimento econmico teoricamente falando positivo para todos, embora possa suceder que uns beneficiam mais do que outros, da se poder aferir que a globalizao poder ser benfica para todos embora com diferentes intensidades. O modelo das vantagens competitivas dinmicas a tendncia para a criao de blocos de integrao regional, entre pases que j conseguiram atingir um certo grau de desenvolvimento. Este modelo surgiu em funo das limitaes dos modelos convencionais, tal significou privilegiar uma dinmica desenvolvimentista suportada pelas novas tecnologias e mo-de-obra qualificada bem como o aumento do coeficiente de intensidade capitalista, neste modelo importa analisar os blocos de integrao econmica.

O modelo de Harrod-Domar

O modelo de Harrod-Domar (1930) sugere que poupanas provejam de fundos que so emprestados para propsitos de investimento. Para Harrod-Domar a taxa de crescimento da economia depende: do nvel de poupana e relao/razo das poupanas e da produtividade do investimento; isto , da relao ou razo de capital-produo da economia. Este modelo analisa os ciclos empresariais, sendo adaptado depois para se compreender o crescimento econmico dependente da quantidade de trabalho e capital, pases em desenvolvimento tm uma proviso abundante de trabalho, o que falta um capital fsico que retarda ou detm o crescimento econmico e consequentemente o seu desenvolvimento. Mais capital fsico gera crescimento econmico, investimento lquido (isto , investimento tanto alto como baixo, necessrio para substituir o capital desgastado depreciao) conduz a mais bens de produo (apreciao do capital) que gera maior produo e renda. Renda mais alta permite nveis mais altos de poupana.

O crescimento econmico requer polticas que encorajam poupana e ou gerem avanos tecnolgicos que mais baixa relao razo de capital-produo. Crticas ao modelo: difcil de estimular o nvel desejado de poupanas domsticas, resolver o hiato de poupana pedindo emprestado exgenamente que causa mais tarde problemas de reembolso de dvida, a existncia de lucros marginais decrescentes em relao ao equipamento de capital. Assim cada unidade sucessiva de investimento menos produtiva e a razo relao entre capital e produo eleva-se aumenta, o crescimento econmico uma condio necessria mas no suficiente para desenvolvimento e a estrutura de sector da economia importante (isto agricultura, indstria, servios)

Estratgias alternativas de desenvolvimento

Para Hollis Chenerey (1979) a transio das economias subdesenvolvidas para as industrializadas passa por um conjunto de caractersticas comuns de transio de todas as economias e de factores de diversidade resultantes dessas mesmas transies. Os factores comuns seriam: variaes semelhantes na funo consumo resultante do aumento do rendimento, a acumulao de capital fsico e humano fruto do aumento per capita do factor produtivo de trabalho, um acesso a tecnologias idnticas e o acesso ao comrcio mundial. Os factores de diversidade so: a existncia de diversos objectivos sociais e diferentes politicas, a existncia de diferentes recursos naturais, as diferentes dimenses dos pases, existncia de diferentes acessos ao capital externo e s prprias variaes nos factores de uniformidade ao longo do tempo. Para a anlise dos padres alternativos de especializao deve-se considerar dois conceitos: o de Trade Orientation, orientao do comrcio e o de Production Orientation, orientao de produo. Para um TO>0,10, constata-se que o pas em causa est primariamente orientado para as exportaes, para um TO entre -0,10 e 0,10, o pas em causa est orientado para o comrcio e para um TO <-0,10, ser um pas de cariz industrial.

No caso da produo temos se o PO >0,07 um pas orientado primariamente, se o PO estiver entre -0,07 e 0,07 um pas normalmente orientado e se o PO for <-0,07 ento estamos perante um pas industrialmente orientado. Com esta anlise de Chenery, tenta-se definir os principais traos caracterizadores de experincias alternativas de transio, considerando uma grande multiplicidade de variveis explicativas do processo de desenvolvimento.

Os modelos alternativos de desenvolvimento

Do modelo de especializao primria

O modelo de especializao primria caracteriza-se por ser orientado primariamente quer do ponto de vista do comrcio quer do ponto de vista da produo ou seja TO <0,10 e PO >0,07. As economias que assentam a sua estratgia de desenvolvimento num modelo de especializao primria, baseiam a expanso da sua actividade produtiva no aproveitamento de recursos naturais, como o caso dos pases produtores de petrleo. Existem pases que tambm adoptaram esta estratgia no produtores de petrleo, so claramente mais dbeis. Estas economias so muito dependentes do investimento externo, constatando-se um grande desfasamento entre o desenvolvimento primrio e o industrial, dado o desenvolvimento primrio estar associado a recursos naturais e o desenvolvimento do sector moderno resulta da acumulao de capitais e ou de investimento externo. Neste modelo a diversificao da oferta interna apresenta-se reduzida e o mercado interno restrito, dificultando o aumento do sector industrial; raros foram os modelos que conseguiram ir alm do big-push, nem em caso algum foi possvel chegar ao commercialization point. Em suma, os modelos de especializao primria tm uma oferta interna pouco diversificada, so muito dependentes do exterior e o mercado endgeno inexistente, no sendo possvel atingir o shortage point na perspectiva de Ranis & Fei.

Alguns dos pases que aplicaram este modelo so: a Nigria, a Tanznia, o Iro, a Venezuela e Angola.

Do modelo de substituio de importaes

Os modelos de substituio de importaes, esto em muitos casos historicamente ligados a experincias de nacionalismo exacerbado, do ponto de vista do comrcio, so primariamente orientados e no que respeita produo so o industrialmente ou normalmente orientado TO >0,10 e PO <0,07. A principal preocupao deste modelo de fazer surgir um sector industrial, recorrendo-se a capitais externos, procurando criar condies para atrair esses mesmos capitais atravs de politicas de proteccionismo no se optando pela liberalizao do comrcio, no fundo como as importaes no so permitidas, originando a instalao no pas de empresas estrangeiras, gerando riqueza, atravs de formao de mais-valias e da criao de postos de trabalho. Este tipo de modelo assenta em mecanismos como: os direitos aduaneiros, restries quantitativas e incentivo no investimento com esquemas de iseno de impostos e de outros incentivos econmicos e ou financeiros. Este modelo quando aplicado temporariamente tem permitido, em alguns casos uma fase de arranque econmico com um crescimento acelerado, verificando-se em simultneo alteraes significativas da oferta e da procura e o surgimento de um sector moderno competitivo a nvel internacional, chegando a atingir o shortage point, no entanto estas economias tm grande dificuldade em passas deste ponto devido ao impacto negativo da politica proteccionista que em virtude das politicas aduaneiras, provocam a subida dos preos dos bens importados originando uma inflao importada, esta situao provoca um efeito em cadeia nos salrios, afectando as estruturas de custos das empresas em geral, deste modo os preos dos bens tendem a subir, afectando tanto a economia domstica como o sector exportador, para manter a competividade desvaloriza-se a moeda o qual ir novamente induzir a uma inflao importada. Em suma o modelo de substituio de importaes proteccionista, enfoca no apoio a uma industrial nacional, podendo gerar uma dinmica favorvel a um ciclo

infernal de inflao, desvalorizao e inflao novamente. Houve exemplos de pases que atingiram o commercialization point embora no tenham chegado ao uma economia auto-sustentada, na perspectiva de Ranis & Fei. Alguns dos pases que o adoptaram: Brasil, Unio Indiana, Uruguai e Chile.

Do modelo de desenvolvimento equilibrado

As economias sem recursos naturais e sem procura externa seguiram por um desenvolvimento equilibrado, por um lado sem recursos naturais significativos no esto em condies de optar pelo modelo de especializao primrio, por outro lado no existe dotao de factores (falta de capital), no permitindo a implementao de uma estratgia para a expanso do sector industrial, mas sim uma especializao deste sector sendo o TO entre -0,10 e 0,10 e o PO entre -0,07 e 0,07. Muitos pases optaram por este modelo embora tenham passado pelo modelo de substituio de importaes, o modelo de desenvolvimento equilibrado, orientado tanto no comrcio como na produo, conduzindo a um crescimento homogneo de uma forma moderada, permitindo evitar o agravamento de assimetrias e criando condies para um ulterior desenvolvimento sustentado do economia em causa. A aplicao deste modelo suscita as mesmas questes do modelo de HarrodDomar, em regra o modelo de desenvolvimento equilibrado apresenta-se como, uma preparao de um modelo de especializao industrial e de diversificao de servios. Exemplo de pases que adoptaram este modelo: Marrocos, Peru, Irlanda, Grcia e Sria.

Do modelo de especializao industrial e diversificao de servios

O modelo de especializao industrial o qual se caracteriza por ser industrialmente orientado quer do ponto de vista comercial como industrial, TO <0,10 e PO <0,07.

As economias que optaram por este modelo, apresentam de um modo geral um sector industrial competitivo escala internacional, verificando-se a utilizao mais eficiente dos meios dos factores produtivos. Algumas das economias optaram por um modelo de especializao industrial os chamados NICs (New Industrialized Countries), designadamente os chamado Gang of four constitudo pela Coreia do Sul, por Hong-Kong, por Singapura e Taiwan, os quais caracterizavam-se simultaneamente por apresentarem uma grande quantidade de mode-obra bem como o acesso ao capitais externos, todavia este conjunto de pases no conseguiram atingir o desenvolvimento auto-sustentado porque no atingiram o commercialization point. As economias que utilizam este tipo de modelo so abertas ao exterior chamadas de pequenas economias abertas. Numa fase inicial baseavam a sua especializao em vantagens comparativas decorrentes dos baixos custos de produo, passando depois a apostar na qualidade dos produtos de exportao acompanhado de uma estratgia de marketing visando atingir novos mercados. Casos houve em que se passou do modelo de especializao primria para o modelo de substituio de importaes e mais tarde, para o modelo de desenvolvimento equilibrado, tambm noutros se transitou de um modelo de substituio de importaes para um modelo de especializao industrial, existindo at a passagem do modelo de especializao primria, para um modelo de especializao industrial como o caso do Egipto. Em suma o modelo de especializao industrial e de diversificao de servios apresenta-se aberto, competitivo, com enfoque na especializao nos sectores intra e inter sectorial, com o objectivo de aumentar a produtividade, acompanhada de uma politica de marketing, associando aos produtos uma boa imagem nos mercados de consumidores potenciais. Alguns dos pases que adoptaram este modelo so: os j referidos NICs, Egipto, Portugal e Israel.

Consideraes Finais

Na anlise dos processos de transio tem que se analisar o facto de o crescimento sustentado implicar sempre um alargamento do mercado consumidor interno, com crescente sofisticao e diversificao da procura, o que origina uma expanso do sector de bens transaccionveis a par da expanso do sector de bens no transaccionveis. De todos os modelos alternativos, o de especializao industrial e de diversificao de servios o que apresenta numa perspectiva de longo prazo com o objectivo de atingir o commercialization point no fundo o crescimento autosustentado.

Joseph Alois Schumpeter (Triesch, 8 de Fevereiro de 1883 Taconic, Salisbury, Connecticut, 8 de Janeiro de 1950) foi um dos mais importantes economistas da primeira metade do sculo XX.

Ranis G. & Fei J. em 1964 escreveram "Development of the Labor Surplus Economy: Theory and Policy," uma extenso do modelo de Lewis. William Arthur Lewis (Castries, 23 de Janeiro de 1915 Bridgetown, 15 de Junho de 1991) foi um economista britnico. Foi laureado com o Prmio de Cincias Econmicas em Memria de Alfred Nobel de 1979.

You might also like