You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE QUMICA

Equilbrio Qumico
Prtica V de Qumica Geral Experimental

Dupla: Hellen Aparecida Andrade e talo Esteves Coutinho. Curso: Qumica Diurno. Turma: C2. Data de Realizao da Prtica: 10 de Maio de 2011. Data de Entrega do Relatrio: 17 de Maio de 2011.

Qumica Geral Experimental 1 EQUILBRIO QUMICO

Equilbrio Qumico
Trabalho apresentado para avaliao da disciplina Qumica Geral Experimental, a qual ministrada pela Professora Cynthia Peres Demicheli no curso de Qumica Diurno da Universidade Federal de Minas Gerais.

Belo Horizonte 2011

Qumica Geral Experimental 2 EQUILBRIO QUMICO

NDICE
Introduo ..................................... ............................ ............................................................ ................................ 3 Objetivo ..................................................................... ............................ ................................. .............................. 3 Recursos Necessrios ............................ ............................ ............................ .............................. ........................ 3 Metodologia ........................................................................ ............................ ............................. ......................... 4 Resultados e Discusso ............................................................ ............................ ............................................... 5 Concluso .............................. ............................. ............................................................................ ...................... 6 Referncias ............................................................. ............................ ........................................... .............. ........ 7

Qumica Geral Experimental 3 EQUILBRIO QUMICO

INTRODUO
A condio na qual as concentraes de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo chamada de equilbrio qumico. O equilbrio qumico acontece quando as reaes direta e inversa acontecem a velocidades iguais. (BROWN, 2005) O equilbrio dinmico para o qual todas as reaes tendem um aspecto muito importante da cincia em geral. Precisa-se conhecer a composio de uma mistura de reao no equilbrio porque ela diz a quantidade de produto que se deve esperar. Para se controlar o rendimento de uma reao, necessrio entender a base termodinmica do equilbrio e como a posio do equilbrio afetada por condies como a temperatura e a presso. A resposta do equilbrio mudana de condies tem grande importncia econmica e biolgica: a regulao do equilbrio afeta o rendimento dos produtos dos processos industriais, por exemplo; e as clulas vitais esforam-se para evitar chegar a um equilbrio dinmico. (ATKINS, 2007) No difcil perceber que o estudo dos equilbrios qumicos fundamental para as cincias em geral. menos difcil ainda assimilar sua presena e fundamental importncia em aes cotidianas.

OBJETIVO
Analisar macroscopicamente de Le Chtelier. sistemas em equilbrio qumico, bem como verificar

experimentalmente e reconhecer os fatores que influenciam o equilbrio qumico segundo o princpio

RECURSOS NECESSRIOS
Materiais Reagentes e Indicadores p Soluo 0,05 mol L-1 de K2CrO4; p Soluo 0,05 mol L-1 de K2Cr2O7; p Soluo 0,5 mol L-1 de NH4OH;

Qumica Geral Experimental 4 EQUILBRIO QUMICO p Suporte para tubos de ensaio; p 4 tubos de ensaio; p 6 bqueres: (4) 50 mL, (1) 100 mL e (1) 250 mL; p Tela de amianto; p Trip; p Bico de Bunsen; p Pina de madeira; p 4 pipetas graduadas (10,00 mL); p 1 proveta (5,0 mL)

METODOLOGIA
Na primeira prtica, encheram-se dois tubos de ensaio com 2 mL da soluo de dicromato de potssio (K2Cr2O7)1 e um terceiro tubo com 2 mL da soluo cromato de potssio (K2CrO4)1.
Feito esse primeiro passo, realizaram-se trs diferentes reaes, que so: a) Em um dos tubos que contm a espcie dicromato (Cr 2O72-), adicionaram-se 0,5 mL da soluo de

NaOH, o que corresponde, aproximadamente, a dez gotas. Ento se comparou a colorao adquirida pela soluo desse tubo com a dos outros e anotaram-se as variaes observadas.
b) Ao mesmo tubo adicionou-se 1 mL de HCl. O tubo foi ento agitado e as variaes macroscpicas

foram comparadas com as dos outros tubos e anotadas.


c) No tubo de ensaio que continha a espcie cromato (CrO 42-) adicionaram-se 2 gotas da soluo de

Ba(NO3)2. Ento agitou-se o tubo de ensaio e as mudanas visuais observadas na soluo foram tomadas em nota. Esse procedimento foi reproduzido no tubo de ensaio que continha a soluo de K2Cr2O7. Na segunda prtica adicionaram-se 2 mL de gua em tubo de ensaio, bem como 3 gotas da soluo de amnia (NH4OH) e uma gota da soluo alcolica de fenolftalena. Essa soluo resultante foi despejada sobre um pano branco. O pano embebido com a soluo foi ento agitado ao ar por cerca de trs minutos. Os resultados observados foram devidamente anotados. Na terceira prtica, adicionaram-se 2 mL da soluo vermelha a um tubo de ensaio. Foram adicionadas ainda gotas de HCl concentrado2 at que alguma variao visual fosse observada. Ento, ao mesmo tubo adicionou-se gua destilada at que alguma mudana macroscpica fosse registrada. Aps anotarem-se os resultados observados nas duas etapas anteriores, levou-se o mesmo tubo de ensaio ao fogo, para ser aquecido em banho-maria. Posteriormente, resfriou-se o mesmo tubo em gua

Qumica Geral Experimental 5 EQUILBRIO QUMICO corrente. Novamente, os resultados notados entre cada um dos dois ltimos passos foram registrados e interpretados.
1Observao:

tanto o dicromato de potssio quando o cromato de potssio devem ser

manipulados com cuidado, uma vez que so fortes oxidantes. Devem ser mantidos longe de produtos combustveis, sob risco de incndio. Os dois compostos so ainda nocivos por possurem cromo(VI) em suas estruturas, um agente cancergeno potencial em humanos.
2Observao:

o cido clordrico (HCl) um cido extremamente forte e deve ser manuseado

com cautela, preferencialmente com o auxlio de luvas e culos de segurana. Por ter alto poder de corroso, pode causar severos danos a qualquer tecido vivo. Seus vapores tambm so altamente prejudiciais sade, uma vez que podem causar edema pulmonar e dive rsas irritaes s vias respiratrias.

RESULTADOS E DISCUSSO
Devido fcil observao da mudana, o equilbrio cromato-dicromato frequentemente utilizado como exemplo no estudo do deslocamento de equilbrios qumicos. Uma soluo que contm ons cromato (CrO42-) amarela, enquanto a que contm dicromato (Cr2O72-) alaranjada. Na prtica, quando se adicionou soluo de NaOH no tubo contendo dicromato de potssio, observou-se que a soluo se tornou amarela. Para se explicarem as alteraes que um sistema pode sofrer ao ser perturbado, deve-se ter como fundamento o princpio de Le Chtelier, enunciado em 1888 pelo qumico francs Henri Louis Le Chtelier, o qual diz que se um sistema em equilbrio for submetido a uma perturbao, haver um deslocamento nesse equilbrio no sentido de neutralizar o efeito da mudana. O fenmeno do primeiro experimento pode, ento, ser explicado atravs da observao da seguinte equao qumica: 2 CrO42-(aq) + 2 H+(aq) Cr2O72-(aq) + H2O(l)

Assim, ao se adicionar NaOH ao tubo contendo dicromato, os ons H+ do equilbrio acima representado foram consumidos para a formao de gua (H+(aq) + OH-(aq) p H2O(l)), ocasionando o deslocamento do equilbrio para a esquerda e produzindo ons cromato (CrO 42- ), de colorao amarelada. Ao se adicionar cido clordrico ao mesmo tubo, observou-se o retorno da colorao alaranjada, pois o equilbrio foi deslocado para a direita e houve produo de ons Cr 2O72-.

Qumica Geral Experimental 6 EQUILBRIO QUMICO A rigor, a mudana de cor per se no prova que o dicromato passou a cromato. A comprovao pode ser feita a partir da reao representada abaixo: Ba2+(aq) + CrO42-(aq) p BaCrO4(s) A solubilidade do BaCrO 4 de 8,5 x 10-11 mol L-1, enquanto o BaCr2O7 solvel. De fato, quando se adicionou nitrato de brio ao tubo contendo a soluo de cromato de potssio, observou-se a imediata precipitao de BaCrO4; no tubo contendo dicromato, no houve turvao. No segundo experimento, despejou-se uma soluo aquosa fortemente rsea de amnia e fenolftalena sobre um pano branco. Observou-se a mancha desaparecendo completamente aps alguns minutos. O fenmeno pode ser explicado atravs da anlise, luz do princpio de Le Chtelier, do equilbrio qumico representado pela equao a seguir. NH3(aq) + H2O(l) NH4+(aq) + OH-(aq) H < 0

A amnia (NH3) uma substncia voltil. Quando o pano foi agitado ao ar, ela se volatilizou, deslocando o equilbrio para a esquerda, ou seja, consumindo os ons OH -, responsveis, juntamente fenolftalena, pela colorao rsea. Um experimento vivel para corroborar essa hiptese consiste em adicionar sobre o local onde estava a mancha mais soluo de amnia. Assim pde-se ver a colorao rsea voltando. Isso ocorre porque a fenolftalena continua depositada sobre o pano, j que no voltil como a amnia. No terceiro experimento, ao se adicionar cido clordrico soluo de cloreto de cobalto(II) hidratado, a soluo, antes vermelha, tornou-se azul. O equilbrio qumico envolvido pode ser expresso pela equao qumica abaixo: [CoCl4]2-(alc) + 4 H2O(l) [Co(H2O)4Cl2](alc) + 2 Cl-(aq) H < 0

A adio de cido clordrico introduziu ons Cl -(aq) no sistema, fazendo com que o equilbrio se deslocasse no sentido do consumo de cloreto, ou seja, para a esquerda. Dessa forma, predominou em soluo o complexo [CoCl4]2-(alc) , responsvel pela colorao azul notada. Quando se diluiu a soluo azul, a cor vermelha inicialmente observada retornou. De fato, quando molculas de gua foram adicionadas ao equilbrio, esse foi deslocado para a direita, produzindo cloreto de cobalto(II) hidratado, uma espcie vermelha. Ao se aquecer o tubo, a soluo lentamente tornou-se azul. O acrscimo de calor desloca o equilbrio no sentido da reao endotrmica, ou seja, para a esquerda (como indicado pelo H),

Qumica Geral Experimental 7 EQUILBRIO QUMICO produzindo [CoCl 4]2-(alc) , a espcie azul. Quando o tubo foi resfriado, a cor vermelha foi voltando aos poucos, o que, por um racioco anlogo, indica que o equilbrio foi deslocado para produzir mais [Co(H2O) 4Cl2]. importante ressaltar que, nos equilbrios estudados, uma determinada cor indica a predominncia de uma espcie qumica sobre a outra, e no que h em soluo somente a espcie responsvel pela cor.

CONCLUSO
Na prtica relatada por este trabalho, puderam-se analisar macroscopicamente sistemas em equilbrio qumico, verificando-se experimentalmente alteraes nos fatores temperatura e concentrao, os quais ocasionam o deslocamento dos diversos equilbrios luz o princpio de Le Chatelier. Ainda h o fator presso, o qual no foi estudado nos experimentos realizados, pois provoca alteraes significativas apenas em sistemas gasosos.

REFERNCIAS
DEMICHELI, Cynthia Peres [et al]. Prticas de Qumica Geral. Belo Horizonte: DQ - UFMG, 2006, p. 3640. Ficha 20h40. ATKINS, P.W.; LORETTA, J. Princpios de Qumica: Questionando a Vida Moderna e o MeioAmbiente. Porto Alegre: Bookman, 2007, p. 425, 426. BROWN, T.L. [et al]. Qumica: A Cincia Central. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, p. 531. de segurana do cido clordrico. Disponvel no site

http://www.higieneocupacional.com.br/download/ac-clor-braskem.pdf. Acesso em 16 Maio 2011, s

You might also like