You are on page 1of 7

Prova 3 Biologia

QUESTES OBJETIIVAS QUESTES OBJET VAS


o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IINSTRUES PARA A REALIIZAO DA PROVA NSTRUES PARA A REAL ZAO DA PROVA


o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 20 questes objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2 h aps o incio da resoluo da prova. 6. No tempo destinado a esta prova, est includo o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta ser a soma dos nmeros associados s proposies verdadeiras. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das proposies 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir-lo hoje, nesta sala, no horrio das 13h15min s 13h30min, mediante apresentao do documento de identificao do candidato. Aps esse perodo, no haver devoluo. 9. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas.
Corte na linha pontilhada.

.......................................................................................................................
RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS PROVA 3 RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS PROVA 3
o N. DE ORDEM:

NOME: 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

01

02

03

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

BIOLOGIA
Questo 01
Uma nica clula, por divises sucessivas, pode originar todas as demais clulas de um organismo, mesmo que o nmero delas atinja trilhes, como no organismo humano. A respeito da diviso celular, assinale o que for correto. 01) A citocinese nas clulas animais centrpeta e nas clulas das angiospermas centrfuga. 02) Quando uma clula diploide (2n) sofre mitose, formam-se duas clulas-filhas haploides (n). 04) Nos animais, a meiose ocorre imediatamente aps a formao do zigoto, sendo denominada de meiose zigtica. 08) Nas clulas das bactrias, no ocorre o processo da mitose. 16) A permutao ou crossing-over um fenmeno que ocorre na prfase I da meiose.

Questo

03

O ciclo do nitrognio consiste na passagem de tomos de nitrognio de molculas inorgnicas do meio fsico para molculas orgnicas constituintes dos seres vivos, e viceversa. Com relao ao ciclo abaixo, identifique o que for correto.

Questo

02

Identifique o que for correto em Ecologia, a cincia que estuda as relaes dos organismos com os componentes biticos e abiticos dos ecossistemas. 01) O conjunto das perobas e dos ips-roxos presentes no Horto Florestal Dr. Lus Teixeira Mendes, em Maring-PR, constituem uma populao heterognea de vegetais. 02) As pirmides ecolgicas podem ser de nmeros, de biomassa ou de energia. Qualquer que seja o ecossistema analisado, a pirmide de energia no pode ser invertida. 04) A sucesso que ocorre em uma duna (primria) demora menos tempo do que a observada em uma floresta recm-derrubada (secundria), para o estabelecimento de uma comunidade estvel ou comunidade clmax. 08) A radiao solar, ao contrrio da umidade e dos ventos, no considerada um componente abitico dos ecossistemas da Terra, visto ter origem fora da nossa biosfera. 16) A relao entre uma orqudea e o tronco de uma rvore, onde a epfita estiver crescendo, representa um caso de inquilinismo.

01) O processo A realizado por todos os organismos clorofilados, dotados de clulas procariticas ou eucariticas. 02) O processo D conduzido por bactrias desnitrificantes. 04) O processo E mostra a transformao do nitrognio orgnico para uma forma de nitrognio inorgnico (NH3). Tal processo ocorre pela ao de bactrias e de fungos decompositores. 08) O processo B ocorre nas razes das leguminosas, desde que estas estejam associadas a bactrias formadoras de ndulos. 16) O processo C ocorre em meio anaerbico, pela ao de bactrias do gnero Nitrosomonas.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2009 Prova 3 Biologia

Questo

04

Questo

06

Sobre fungos e plantas, correto afirmar que 01) apenas as pteridfitas, dentre as plantas vasculares, dependem da gua para o processo de fecundao. 02) nas samambaias e nas gimnospermas o esporfito (2n). 04) angiospermas, as nicas plantas com flores e frutos, no apresentam reproduo assexuada. 08) rizoide, filoide e cauloide fazem parte do gametfito dos musgos. 16) fungos no estabelecem relao de parasitismo com organismos clorofilados.

Questo

05

Com relao aos animais protostmios, assinale o que for correto. 01) Nos porferos do tipo leuconoide, a digesto extracelular ocorre no trio ou espongiocele, que uma cavidade digestria. 02) Nos platelmintos de vida livre, como a planria, a respirao ocorre por meio de clula-flama, que realiza tanto a captao do oxignio quanto a eliminao do gs carbnico. 04) Os cnidrios, tanto os plipos quanto as medusas, so carnvoros e, geralmente, capturam suas presas por meio dos tentculos localizados ao redor da boca. 08) Nos moluscos, na cavidade do manto ou palial, abrem-se o nus e os poros excretores, e se localizam as estruturas relacionadas com as trocas gasosas. 16) Os aneldeos, animais exclusivamente marinhos e de vida livre, apresentam o sistema nervoso difusamente espalhado pela camada interna da epiderme.

Considerando os processos fisiolgicos dos animais, assinale o que for correto. 01) Os sucos digestivos que participam da digesto so basicamente enzimas, produzidas pelas paredes do tubo digestrio ou por glndulas especiais associadas ao sistema digestrio. 02) Nos artrpodes, o exoesqueleto, que constitudo principalmente pelo polissacardeo quitina, envolve totalmente o corpo do animal e o crescimento s ocorre por meio de muda. 04) Na respirao humana, o O2 difunde-se dos tecidos para o sangue, e parte dele une-se hemoglobina livre, formando um composto, tambm instvel, denominado carboemoglobina. 08) Nos mamferos prototrios, a placenta propicia que o embrio receba nutrientes e oxignio da me e que passe para o corpo materno os resduos de seu metabolismo. 16) No organismo humano, a desaminao de aminocidos ocorre principalmente no fgado, onde os grupos amina so utilizados na produo da ureia.

Questo

07

Sobre os agentes causadores de doenas e suas relaes com a espcie humana, assinale o que for correto. 01) A gripe uma doena causada por variedades do vrus Influenzavirus, que so altamente mutagnicos e, por isso, as vacinas contra gripe devem ser tomadas todos os anos. 02) No ciclo do Plasmodium, causador da malria, o mosquito o hospedeiro intermedirio e o ser humano o hospedeiro definitivo, pois nesse que o parasita se reproduz sexuadamente. 04) As riqutsias so bactrias que vivem no interior ou na superfcie de artrpodes e de vertebrados. Uma das doenas que elas causam em seres humanos o tifo epidmico. 08) Os protozorios flagelados, causadores da giardase, da tricomonase e da leishmaniose, so transmitidos pelo mesmo mosquito. 16) O nematdeo Taenia saginata, um parasita do sistema muscular, desenvolve todo o seu ciclo de vida no interior de um nico hospedeiro, o homem ou o boi.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2009 Prova 3 Biologia

Questo

08

Questo

10

Sobre as clulas, tecidos e rgos que constituem os organismos, assinale o que for correto. 01) Nas bactrias, as funes essenciais vida, como captura de alimento, digesto, excreo, percepo do ambiente, so realizadas por clulas que se diferenciam e se especializam. 02) Os tecidos epiteliais desempenham funes diversas, dependendo do rgo onde se localizam. As principais funes so: proteo, absoro e secreo de substncias. 04) O tecido adiposo um tipo especial de tecido conjuntivo frouxo no qual h clulas especializadas no armazenamento de gordura. Sua principal localizao no corpo sob a pele. 08) Os linfcitos, os plasmcitos e os rgos linfoides, como o timo, o bao, as tonsilas e os linfonodos, fazem parte do sistema de defesa do organismo humano. 16) O tecido muscular estriado esqueltico, que constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados, tem contrao involuntria, ou seja, contrai-se independente de comando.

A qumica da vida conduzida por molculas que permitem a organizao e a funcionalidade das clulas. Identifique o que for correto sobre algumas dessas molculas. 01) A semipermeabilidade da membrana plasmtica a gases, como o O2 e o CO2, atribuda ao carter hidroflico dos componentes da sua dupla camada lipdica. 02) Frutose, ribose e sacarose so carboidratos classificados como dissacardeos. 04) Apesar de a gua ser o componente qumico mais abundante na matria viva, a sua quantidade varivel nas diferentes partes de um organismo. Nos humanos, as clulas nervosas, por apresentarem maior atividade metablica, contm mais gua do que as clulas sseas. 08) Aminocidos, amido e clorofila exercem funes distintas nas clulas. Porm, todos apresentam os tomos de C e de H em suas molculas. 16) Cada enzima apresenta um pH timo para a sua atividade. Assim, uma enzima X qualquer pode apresentar o pH timo igual a 2,0 (meio cido) e outra enzima Z pH 8,0 (meio bsico).

Questo

09

Considere que a composio gentica de uma populao pode ser conhecida calculando-se as frequncias de seus alelos e as frequncias de seus gentipos. Analise os dados de duas populaes hipotticas, fornecidos na tabela, e assinale o que for correto. Populao 1 Gentipos N AA 3.200 Aa 5.000 aa 1.800 Total 10.000 Populao 2 Gentipos N AA 2.400 Aa 4.000 aa 3.600 Total 10.000

N= nmero de indivduos, A = alelo dominante, a = alelo recessivo.

01) A frequncia do alelo a da populao 1 de 36%. 02) A frequncia do alelo A da populao 1 maior do que a frequncia do alelo A da populao 2. 04) A frequncia dos gentipos AA, Aa e aa da populao 1 de 32%, 50% e 18%, respectivamente. 08) A frequncia do gentipo heterozigoto da populao 2 de 60%. 16) Na populao 2, a frequncia do alelo recessivo 12% maior do que a frequncia do alelo dominante.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2009 Prova 3 Biologia

Questo

11

Questo

12

Vitaminas so substncias orgnicas necessrias ao funcionamento adequado do organismo humano. Assim, identifique o que for correto sobre os seus sintomas de deficincia e as suas fontes alimentares. 01) A coagulao do sangue prejudicada pela carncia da vitamina K, cuja fonte alimentar so os vegetais verdes, entre outros exemplos. 02) O escorbuto surge no organismo humano em consequncia de alimentao deficitria em vitamina C. 04) Vegetais vermelhos, como a beterraba e o pimento, so as principais fontes alimentares da vitamina D. 08) A vitamina E previne a doena conhecida como pelagra. 16) A doena conhecida por beribri surge em decorrncia da deficincia de vitamina A.

No mapa abaixo, esto demarcados trs biomas brasileiros. Sobre eles, identifique o que for correto.

01) O bioma 1 apresenta maior diversidade biolgica do que o bioma 2. 02) O bioma 2 apresenta vegetao arbrea esparsa formada por pequena rvores e arbustos, vrios deles com caules tortuosos e casca grossa, sendo que essas caractersticas so mais influenciadas pela composio do que pela disponibilidade de gua do solo. 04) Uma das caractersticas de vrios animais e de plantas do bioma 3 a dependncia que apresentam em relao ao regime anual de cheia e de seca dos seus rios. 08) O bioma 1 localiza-se apenas nas regies Norte e Centro-Oeste do Brasil. 16) Castanheira, mandacaru e tuiuis so organismos caractersticos, respectivamente, dos biomas 1, 2 e 3.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2009 Prova 3 Biologia

Questo

13

Questo

15

Identifique o que for correto sobre tecidos e rgos das plantas. 01) No caule de uma dicotilednea de porte arbreo, o floema secundrio ocupa posio mais interna do que o xilema secundrio. 02) As folhas das plantas xerfitas, como medida de economia de gua, apresentam o tecido denominado de sber com grande espessura. 04) Colnquima um tecido de sustentao com paredes constitudas de celulose e impregnadas de lignina. 08) Clulas com paredes finas, citoplasma denso, ncleo volumoso e com grande capacidade de diviso constituem os tecidos meristemticos. 16) Os elementos frteis das flores so os carpelos (formam os gros de plen) e os estames (formam os vulos).

Com relao aos animais vertebrados, assinale o que for correto. 01) Nos peixes, incluindo os cartilaginosos e os sseos, a nica forma de reproduo a ovpara com fecundao externa e desenvolvimento direto. 02) Presena de membros locomotores e hbito alimentar onvoro so caractersticas comuns s trs classes de anfbios: Anura, Urodela e Gymnophiona. 04) Com relao alimentao, a diferena entre as serpentes venenosas e as no venenosas que as primeiras usam os dentes para a inoculao do veneno, e as segundas usam os dentes para a mastigao de suas presas. 08) Os pulmes das aves so compactos, mas expandemse em bolsas de ar, os sacos areos, que contribuem para reduzir o peso, alm de servir como reservatrio de ar. 16) Na pele dos mamferos, existem anexos de origem epidrmica que no ocorrem nos demais vertebrados, como as glndulas sebceas e as glndulas sudorparas.

Questo

14

O crescimento e o desenvolvimento das plantas so regulados por um grupo de compostos denominados de fitormnios. Identifique o que for correto sobre eles. 01) Num caule iluminado unilateralmente, o decrscimo na concentrao de auxina no lado no-iluminado faz com que o caule se volte para a fonte de luz. 02) As auxinas, assim como as citocininas, promovem a partenocarpia nos mesmos frutos. 04) O etileno transportado, dos locais de sua sntese para os locais de sua ao, sempre acompanhando o fluxo da seiva do xilema ou do floema. 08) O cido abscsico um fitormnio no orgnico, por isso controla, por inibio, os processos de crescimento e de desenvolvimento. 16) Giberelinas so sintetizadas por plantas e por fungos.

Questo

16

Com relao origem e evoluo dos animais, assinale o que for correto. 01) Umas das hipteses filogenticas que os animais tenham derivado de um grupo ancestral formado por protistas flagelados hetertrofos. 02) Nos animais chamados eumetazorios, ocorre a gastrulao. Nesses animais, desde o surgimento da gastrulao, o ectoderma e o endoderma esto presentes. 04) Um dos caracteres evolutivos dos animais o celoma, comum aos moluscos, aneldeos, artrpodes e deuterostmios. O celoma uma cavidade delimitada pelo mesoderma. 08) A notocorda uma caracterstica evolutiva dos cordados e que persiste em todos os grupos desde a fase embrionria at a fase adulta. 16) A independncia da gua foi um marco na evoluo dos animais e foi conquista das aves, que foram os primeiros a apresentar o ovo amnitico.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2009 Prova 3 Biologia

Questo

17

Questo

19

Com relao reproduo e aos ciclos de vida, assinale o que for correto. 01) Os animais apresentam ciclo de vida haplobionte diplonte, em que um novo ser surge pela fuso dos gametas, duas clulas haploides, com formao do zigoto diploide. 02) No ciclo haplobionte haplonte, que ocorre em certos protozorios, os adultos so indivduos haploides e os zigotos so diploides. 04) Certos fungos e certas algas formam clulas especializadas, os esporos, que so liberados no ambiente e germinam ao encontrar condies favorveis. 08) Alguns animais e algumas plantas reproduzem-se por brotamento, ou seja, o indivduo forma brotos que, ao se separarem, passam a ter vida independente, constituindo um novo indivduo. 16) As plantas e diversas algas apresentam ciclo de vida diplobionte, em que se alternam geraes de indivduos haploides e de indivduos diploides.

Apesar de a herana biolgica desafiar a curiosidade das pessoas desde a pr-histria, a Gentica desenvolveu-se de maneira expressiva apenas no sculo XX. Sobre essa cincia, assinale o que for correto. 01) Na ausncia de dominncia ou dominncia incompleta, a proporo genotpica resultante do cruzamento entre dois heterozigotos ser de 1:2:1. 02) Pleiotropia o fenmeno de muitos genes condicionar ou influenciar apenas uma caracterstica no indivduo. 04) Em interao gnica do tipo epistasia dominante, a proporo esperada de gentipos de 2:2:2. 08) A determinao da cor da pele na espcie humana um exemplo de herana quantitativa; herana essa de que participam dois ou mais pares de genes, com ou sem segregao independente. 16) H quatro tipos de alelos no gene envolvido na herana dos grupos sanguneos do sistema ABO; por isso, existem quatro grupos sanguneos.

Questo Questo 18
Com relao evoluo biolgica e especiao, assinale o que for correto. 01) Um dos princpios bsicos das ideias evolucionistas por seleo natural que os organismos com variaes favorveis s condies do ambiente onde vivem tm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variaes menos favorveis. 02) As mutaes podem ocorrer em clulas somticas ou em clulas germinativas, sendo estas ltimas de fundamental importncia para a evoluo, pois so transmitidas aos descendentes. 04) A resistncia de bactrias a antibiticos e de insetos a inseticidas, por terem a interferncia humana na fabricao dessas substncias, no podem ser exemplos de seleo natural. 08) A cladognese um processo envolvido na especiao que, pela ruptura da coeso original em uma populao, gera duas ou mais populaes que no podem mais trocar genes entre seus indivduos. 16) O desenvolvimento de mecanismos que determinam o isolamento reprodutivo importante na especiao. A inviabilidade do hbrido e a esterilidade do hbrido so mecanismos ps-zigticos de isolamento reprodutivo.

20

Identifique o que for correto sobre a organizao e o funcionamento das clulas. 01) Os cloroplastos apresentam organizao interna que lembra pilhas de moedas, local das reaes que convertem o CO2 em glicose. 02) Por apresentarem a capacidade de autoduplicao, as mitocndrias das clulas humanas so descendentes daquelas que estavam tanto no gameta masculino quanto no feminino. 04) Glicoclix, um envoltrio externo membrana plasmtica, constitudo por glicoprotenas e glicolipdios. 08) Em algumas reaes metablicas, ocorre a formao de H2O2 que, apesar de no ser txico para as clulas, rapidamente transformado em gua e oxignio. A degradao dessa molcula ocorre no vacolo da clula vegetal e no peroxissomo da clula animal. 16) Nos vulos humanos, o complexo golgiense origina a estrutura denominada de acrossomo, importante para permitir a penetrao do espermatozoide.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Vero/2009 Prova 3 Biologia

You might also like