You are on page 1of 7

Pintando com tintas acrlicas Vallejo

O uso de tintas acrlicas no plastimodelismo no novidade. Dentre as marcas mais conhecidas existem algumas muito boas como Tamiya, Gunze, ModelMaster, Polly`s e mais recentemente a marca Vallejo. O meu primeiro contato com essa marca foi em 1997, quando li um artigo feito por Chris Mrosko que havia acabado de receber um lote de tintas para testar.Nessa poca ainda no havia um representante nos Estados Unidos e aps test-las ele sugeriu na matria que algum importador se prontificasse a distribu-las em seu pas. Na Europa essa marca j era conhecida dos modelistas, principalmente os de figuras que puderam contar com Raul Latorre para divulgar e ensinar as tcnicas de uso das tintas Vallejo. No Brasil s pudemos ter quantidade e variedade aproximadamente um ano e meio atrs, quando a loja Horiginal se props a representar a marca em nosso pas. Apesar das tintas acrlicas parecerem iguais, na verdade existem grandes diferenas entre elas e na minha opinio a marca Vallejo a que possui mais vantagens; a embalagem econmica com conta gotas que evita desperdcios e impede a entrada de ar na embalagem, o pigmento mais fino e em maior quantidade o que possibilita uma cobertura e acabamento excelentes, a gama de cores a mais extensa e sem dvida o custo benefcio o melhor. Possui trs linhas diferentes que somadas podemos contar com mais de 300 cores diferentes, vernizes, mediuns, glazes e cores metlicas com pigmentos igualmente finos (o que raro em se tratando de tintas acrlicas). Como todo produto novo possui sua tcnica de aplicao, essa matria visa esclarecer as dvidas sobre diluio, aplicao (com pincel e aergrafo)e efeitos. PREPARANDO A TINTA -Minha figura ficou brilhante e demorou para cobrir a superfcie. uma das dvidas mais comuns sobre as tintas Vallejo. Como foi dito anteriormente, essa tinta possui uma concentrao maior de pigmento, por isso necessrio misturar muito bem a tinta batendo com o tubo na palma da mo para ter certeza de que a tinta foi bem misturada; caso contrario o pigmento ficar em sua maior parte no fundo e ento a cobertura ser mais demorada e o acabamento ser muito brilhante, pois nesse caso h mais resina que pigmento na mistura.

Bata vigorosamente a tinta antes e durante o trabalho de pintura, para manter a uniformidade do acabamento.

DILUIO A aplicao de vrias demos bem diludas a essncia da pintura com tintas Vallejo.Usando a tinta direto do tubo, ela estar grossa demais para a maioria das aplicaes sendo que diferentes graus de diluio podem ser utilizados para se obter diferentes efeitos.Como j sabido, as tintas acrlicas so solveis em gua enquanto lquidas; aps secas apenas lcool ou mesmo thiner automotivo podem ser usados na dissoluo da tinta.O fabricante possui um diluente prprio que indicado para uso em aergrafo.Esse diluente alm de proporcionar uma maior aderncia superfcie tambm permite uma secagem um pouco mais lenta, mas mesmo assim a tinta tende a secar na ponta da agulha principalmente na pintura de detalhes e camuflagens; portanto necessrio ter por perto um copinho com lcool e um pincel para limpar a ponta da agulha periodicamente.J na pintura com pincel pode-se usar gua destilada para diluio. Aqui vo as propores bsicas de diluio em pincel e aergrafo: Model Color: 1:1 Diluio mnima para cobertura de reas maiores com pincel. 1:2 Pintura de detalhes e linhas finas com pincel sem ficar transparente. 1:5 Diluio mnima para whashes. A tinta ficar transparente. Model Color e Model Air: 1:1 Diluio para Model Air com solvente em aergrafo. 1:3 Diluio para Model Color com solvente em aergrafo. importante saber que essas propores no so absolutas, mas apenas um comeo.Prtica e experincia so indispensveis para afinar o seu prprio estilo de pintura. PREPARANDO A SUPERFCIE Quanto preparao existem dois pontos fundamentais: desengordurar a superfcie e aplicar uma demo de primer. Eventualmente acontecem problemas na aderncia da tinta no modelo, devido ao manuseio no preparo do modelo algumas reas tendem a engordurar com o suor da mo; por isso sempre aconselhvel limpar o modelo com um algodo com benzina retificada. mais prtico do que lavar o modelo. Feito isso aplicar uma demo de um bom primer indicado para cada tipo de material(existem primers para poliestireno, resina e metal). Esses pequenos cuidados proporcionaro uma perfeita aderncia da tinta. Um terceiro passo opcional mas importante, seria a aplicao de uma demo de uma base branca antes da pintura propriamente dita( tinta branca, primer branco ou White Base da Gunze).Se o fundo a ser pintado for branco, sempre precisaremos de menos camadas de tinta e as cores sero mais fiis e intensas. APLICANDO A TINTA Como foi dito no incio da matria, a regra de ouro da pintura : sempre prefervel diluir bem a tinta e aplicar vrias demos, do que ter pressa e querer cobrir a superfcie na primeira demo com uma tinta mais grossa; de outra forma o nico prejudicado ser o acabamento.Para isso preciso treinar bastante no uso com pincel, que alis pea primordial do processo, pois a tinta sozinha no faz milagres.

Para isso outra regra importante : prefervel ter poucos pincis, mas bons, do que ter muitos de baixa qualidade. Quando se trabalha com a tinta muito diluda, tenha o cuidado de no deixar o pincel muito carregado.Tire o excesso de tinta para no escorrer no trabalho.

No caso da pintura com aergrafo, seguimos o mesmo padro de no cobrir o modelo na primeira demo.A regra a mesma, aplicar 2,3 ou mais demos de tinta diluda para se ter um bom acabamento.Limpar o bico do aergrafo sempre para manter a preciso e o fluxo contnuo de tinta e observar a distancia e presso corretas. BLENDING A pintura de figuras envolve diferentes tcnicas com aplicaes especficas, mas talvez a mais importante de todas seja fazer com realismo a transio de cores do tom mais escuro ao mais claro.Essas transies de cores fazem parte de um processo usualmente chamado blending, que tem apenas um objetivo: criar uma fuso entre duas cores adjacentes, fazendo com que a transio de uma para a outra seja o mais suave possvel.Quando se usa tintas a leo e enamels, esse efeito conseguido pela mistura das duas cores na rea de fuso; fisicamente elas se fundem formando a transio.

rea Difusa Cor 1 Cor 2

Figura 1
Blending com leos e enamels Em se tratando de tintas acrlicas como Vallejo, o processo de blending se torna um efeito predominantemente visual e no fsico.Uma vez aplicada, as tintas acrlicas secam muito rpido e no podem ser mixadas to bem quanto os leos ou enamels.Essa a principal diferena entre os acrlicos e as outras tintas.Apesar de poder ser feito em algumas poucas situaes com a adio de um retardador que estende um pouco o tempo de secagem e tambm facilita a aplicao com pincel do efeito blending.

Cor Base

Luz Mais Intensa

Sombra Mais Escura Figura 2


Blending com acrlicos LUZES E SOMBRAS O domnio da tcnica do blending crucial nessa fase onde se d o volume figura, realando as partes onde a luz incide(highlighting) e aprofundando as sombras(shading). Highlighting Como regra geral ns clareamos as reas onde a luz incide com mais intensidade.Quando usamos acrlicos, devemos nos lembrar de comear pelas reas mais claras.O motivo para isso que mais fcil cobrir algum erro com os tons escuros.
4 tom 3 tom 2 tom 1 tom

Base

Figura 3
Highlighting com acrlicos Esse clareamento (highlighting) obtido adicionando cor base, quantidades cada vez maiores de cores primrias que clareiam sem perder a intensidade; Ex.1: Para clarear a maioria dos tons verdes usamos amarelo, pois com branco a cor perderia a intensidade e se tornaria apagada(pastel).Ex.2: No caso do vermelho a mesma coisa, se usarmos o branco a cor muda para cor de rosa; ao passo que com amarelo o vermelho passa a tons alaranjados at chegar ao amarelo puro e finalmente branco se necessrio.

Importante observar que na preparao dos tons necessrio adicionar um pouco de retardador para facilitar a aplicao e ter mais tempo para espalhar a tinta(nos dias de vero especialmente, os acrlicos secam rpido demais). Shading Na maioria dos casos, ns escurecemos (shading) as reas de sombra onde a luz no incide ou incide pouco e vamos escurecendo a medida que o relevo vai aprofundando. usado tambm para ajudar a definir os contornos e normalmente feito aps o highlight estar definido.
3 tom 1 tom 2 tom

Base

Figura 4
Shading com acrlicos A aplicao do processo similar quela usada no highlighting, mas nesse caso ns aplicamos tons escuros sobre a cor base de maneira que o escurecimento seja progressivo. Tanto para clarear quanto para sombrear a regra : quanto mais claro o tom do highlight e mais escuro o tom de shading, menor a rea de aplicao. Da mesma forma que na passagem anterior, importante o uso do retardador e a diluio aproximada de 1:3. importante entender que na aplicao de luzes e sombras, apesar de contarem tambm o estilo pessoal(alguns gostam mais contrastado, outros mais suave), experincia e um bom conhecimento de teoria de cores, os fatores que realmente contam para um resultado de sucesso so trs: A seleo correta das cores. Aqui temos uma das dvidas mais freqentes, pois para a escolha das cores corretas para clarear e escurecer necessrio um certo conhecimento de cores, para que o resultado seja coerente e harmonioso. O segredo manter a cor base sempre presente em todas as misturas para clarear e escurecer.

O nmero de passos para clarear ou sombrear sobre a cor base. Essa quantidade determinada pelo tamanho e configurao de uma rea especfica.Em reas maiores ou com dobras mais espaadas necessrio um nmero maior de passos para clarear(2,3 ou mais) e para sombrear(2,3 ou mais) a cor base(. J em reas menores e mais profundas no so possveis tantos passos. Tenha sempre em mente que so exigidos pelo menos trs tons: a cor base, um claro e um escuro.A partir desses fica tudo por conta da rea ser pintada. O posicionamento adequado das luzes e das sombras ao redor da figura. Parece difcil mas no . A melhor maneira de se mapear as reas de luz e sombra, sempre estudar a figura posicionando-a abaixo da sua luminria.Observe e voc ver que todas as dobras e relevos estaro definidos, portanto aps alguns minutos de estudo s seguir as indicaes e clarear onde a luz incide e sombrear da mesma forma. Tcnicas complementares Outlining: Consiste em preparar uma cor escura e bem diluda (1:8) e aplic-la com um pincel fino justamente na juno de relevos diferentes, com o objetivo de separar, definir e realar os detalhes da figura ex.: bolsos,golas, botes, emendas, etc.Pode-se usar uma cor genrica que seria algo como um chocolate bem escuro ou para cada cor prepara-se um tom mais escuro da mesma. Edging: No to evidente quanto o outlining, mas muito importante quando bem aplicado.So similares porm a diferena que usa-se uma cor mais clara que a base e aplica-se na beirada de alguns detalhes para aumentar a definio ex.: costuras, bordas de casacos, cadaros,etc.A diluio pode ser 1:3. Concluso possvel escrever um livro inteiro sobre o uso de acrlicos em figuras, mas essa matria uma boa introduo aonde o modelista ir descobrir que pintar com tintas acrlicas mais fcil do que parece. A persistncia e a pratica faro com que se torne cada vez mais interessantes e gratificantes os resultados.Espero que os procedimentos e dicas contidos nesse artigo ajudem ao modelista que pretende melhorar o nvel do trabalho e ao mesmo tempo aprender a usar as tintas acrlicas Vallejo.

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like