You are on page 1of 6

::Baixa estatura

Veja tambm: O endocrinologista Geraldo Santana entrevistado no MGTV sobre crescimento e baixa estatura. Inibidores de aromatase no tratamento da baixa estatura. Dr. Geraldo Santana - Mdico endocrinologista Porque o crescimento importante? A fase de crescimento de um indivduo comea no momento da fecundao e vai at por volta dos vinte anos de idade quando se completa o processo de maturao dos sistemas e crescimento estatural, ma rcando o incio da fase adulta. Apesar de no existirem evidncias de que uma maior estatura esteja relacionada a sucesso profissional e nos relacionamentos, a estatura um dos atributos fsicos valorizados pela sociedade e freqentemente motivo de preocupao dos pais, da criana e do prprio indivduo quando adulto. Quais so os principais hormnios do crescimento? Embora vrios hormnios, nutrientes, condies fisiolgicas e psicolgicas participem do crescimento podemos destacar dois hormnios princi pais: 1) Hormnio de crescimento: produzido pela hipfise, uma glndula localizada na base do crebro do tamanho de uma ervilha. 2) IGF1: produzido pelo fgado sob estmulo do hormnio de crescimento. o IGF1 que vai at a cartilagem do osso e promove o crescimento. Quem possui baixa estatura? A baixa estatura ou crescimento deficiente pode ser caracterizada por uma destas trs situaes: 1) uma ALTURA abaixo da esperada quando comparada populao geral; 2) uma ALTURA abaixo da esperada quando comparada ao seu potencial familiar; 3) um CRESCIMENTO abaixo do esperado para a faixa de idade. Na primeira situao, uma pessoa tem alt ura abaixo da esperada quando sua altura est abaixo do percentil 3 do grfico de altura da populao para aquele sexo. Estar abaixo do percentil 3 significa estar entre os trs menores quando comparado a outras 99 pessoas do mesmo sexo e idade. Veja, na t abela abaixo, que altura aproximada corresponde ao percentil 3 para cada sexo e idade.

Idade 2 anos 3 anos

Masculino 82 cm 89 cm

Feminino 82 cm 89 cm

4 anos 5 anos 6 anos 7 anos 8 anos 9 anos 10 anos 11 anos 12 anos 13 anos 14 anos 15 anos 16 anos 17 anos 18 anos

96 cm 102 cm 108 cm 114 cm 119 cm 124 cm 128 cm 133 cm 137 cm 144 cm 152 cm 160 cm 164 cm 165 cm 166 cm

96 cm 102 cm 108 cm 113 cm 117 cm 123 cm 128 cm 133 cm 142 cm 148 cm 151 cm 153 cm 154 cm 154 cm 154 cm

Na segunda situao, uma pessoa tem altura abaixo da esperada quando sua altura est abaixo do canal de crescimento familiar. De acordo com a estatura dos pais, toda criana possui uma faixa de estatura final esperada. Se a altura de uma criana est abaixo do canal familiar que conduz o crescimento para a sua faixa de estatura final esperada, a baixa estatura deve ser investigada. Para calcular a Estatura-Alvo na idade adulta de acordo com a altura dos pais, clique aqui. Na terceira situao, uma pessoa que esteja com uma altura adequada do ponto de vista populacional e familiar, mas que nos ltimos doze meses tenha crescido abaixo do esperado para a sua idade e sexo, j possui um crescimento deficiente e as causas devem ser avaliadas mesmo antes que ela apresente uma baixa estatura. Veja na tabela abaixo, qual o velocidade de crescimento MNIMA esperada para cada sexo e faixa de idade. Esses valores podem variar se houver atraso ou avano da idade ssea e dependendo da poca da primeira menstruao.

Idade 2 a 3 anos 3 a 4 anos 4 a 5 anos 5 a 6 anos 6 a 7 anos 7 a 8 anos 8 a 9 anos 9 a 10 anos 10 a 11 anos 11 a 12 anos 12 a 13 anos 13 a 14 anos 14 a 15 anos

Masculino 5,7 cm/ano 5,1 cm/ano 4,7 cm/ano 4,5 cm/ano 4,2 cm/ano 4,1 cm/ano 3,8 cm/ano 3,7 cm/ano 3,7 cm/ano 3,8 cm/ano 4,9 cm/ano 7,1 cm/ano 4,1 cm/ano

Feminino 5,9 cm/ano 5,2 cm/ano 4,7 cm/ano 4,5 cm/ano 4,4 cm/ano 4,3 cm/ano 4,1 cm/ano 4,3 cm/ano 4,8 cm/ano 6,1 cm/ano 3,7 cm/ano 1,4 cm/ano

15 a 16 anos

1,2 cm/ano

Quais so as causas da baixa estatura? A causa da baixa estatura multifatorial, ou seja, vrios fatores podem estar participando da deficincia de crescimento. A desnutrio uma causa importante e pode estar relacionada a alteraes do apetite, maus hbitos alimentares ou problemas de absoro intestinal. Um aspecto preocupante a ingesto deficiente de leite e protenas freqentemente encontrada mesmo em crianas de classes sociais mais altas por descuido ou desinformao. Outro ponto de preocupao a alimentao deficiente observada em adolescentes, sobretudo do sexo feminino, com receio de desenvolver obesidade. Doenas genticas, respiratrias, renais, intestinais e cardacas alm de fatores comportamentais como sedentarismo, carncia afetiva e sono inadequado tambm podem contribuir para a baixa estatura. Entre as causas hormonais, as principais so o hipotireoidismo e a deficincia do hormnio de crescimento.

Como a avaliao de uma criana ou adolescente com baixa estatura? Neste tipo de avaliao, sempre que possvel, recomendvel que a me ou o pa estejam presentes pois sero solicitadas informaes sobre os perodos da gestao, do nascimento e da infncia. Aspectos ligados alimentao, medicamentos, exerccios, sono e comportamento psicossocial tambm sero discutidos. No exame fsico, a avaliao deve ser completa, inclusive no que se refere ao desenvolvimento da puberdade. essencial que a estatura do paciente seja medida com estadimetro de preciso com escala em milmetros para evitar erros de clculos e diagnstico.

Se um dos pais no puder comparecer consulta, dever enviar sua altura atualiz potencial familiar. Para isto, deve conferir a medida em casa, pela manh, sem sa parede e colocando um livro sobre a cabea para f azer uma marca que dever se fita mtrica. Os valores de altura, peso e velocidade de crescimento so avaliados em grficos ou em um programa especfico de computador que facilita os clculos e a visualizao dos resultados. Alm do peso em uma balana confivel, a comparao das medidas das dobras cutneas com o adipmetro so teis para avaliar se a criana est engordando ou emagrecendo.

O que um adipmetro? uma aparelho usado para medir dobras de pele com alto nvel de preciso. Sua escala dividida em dcimos de milmetros e refletem a gordura subcutnea. O peso corporal uma varivel importante para se avaliar o grau de nutrio, mas e um tratamento de crescimento, quando uma criana aumenta o peso na balana, no significa que a gordura dela aumentou, pois o aumento dos ossos, dos rgo dos msculos tambm interferem no seu peso. O uso do adipmetro permite, portanto, estimar em cada consulta as reais variaes do tecido gorduroso independentemente do crescimento.

So necessrios muitos exames? Depende do grau da baixa estatura, das informaes colhidas durante a consulta e o exame fsico. Se a baixa estatura confirmada, um exame de idade ssea sempre solicitado. Exames de sangue, urina e fezes tambm podem ser necessrios de acordo com os achados da avaliao clnica.

O que a idade ssea? um exame de Raio X da mo e punho esquerdo para se avaliar em que idade est o nvel de maturao dos ossos dando uma boa noo do potencial que o paciente ainda tem para crescer. Uma idade ssea de 19 anos, por exemplo, indica que as cartilagens de crescimento j esto consolidadas e a pessoa j est em sua estatura adulta. Por outro lado, se um adolescente de 19 anos tiver uma idade ssea de 14 anos, indica que ela ainda tem, do ponto de vista radiolgico, potencial para um crescimento que pode chegar a 10 cm com tratamento adequado. Uma idade ssea atrasada mostra que o potencial de crescimento maior do que se estivesse semelhante idade cronolgica, mas deve-se investigar qual a causa deste atraso. Uma idade ssea adiantada, por si s, no um problema desde que a estatura esteja compatvel com este achado.

O que estiro puberal? uma fase que se inicia geralmente antes da primeira menstruao nas meninas e por volta dos 12 aos 14 anos de idade ssea nos meninos quando ocorre uma acelerao na velocidade de crescimento. Nesta fase, a necessidade de nutrientes costuma aumentar bastante e uma grande oportunidade para recuperar atrasos de crescimento que aconteceram na infncia. verdade que aps a primeira menstruao a menina pra de crescer? No. Quando ocorre a primeira menstruao, a menina geralmente est na fase final do estiro puberal e a partir da ocorre uma diminuio da velocidade de crescimento. Embora varie de pessoa para pessoa, as meninas ainda crescem, em mdia, 6 cm aps a primeira menstruao. E como o tratamento da baixa estatura? O tratamento varia muito de acordo com as causas que foram encontradas. O tratamento de suporte muito importante e envolve a correo de hbitos alimentares errados, a orientao de uma alimentao balanceada para a idade com estmulo atividade fsica e ao sono adequado. Quando se confirmam certos tipos de doenas ou carncias nutricionais o uso de medicamentos ou suplementos alimentares podem tambm estar indicados. Os hormnios so usados nos casos em que existe uma deficincia hormonal ou para corrigir alguns casos de atraso de desenvolvimento. O maior objetivo de um tratamento para a baixa estat ura identificar e tratar os fatores que estejam perturbando o processo normal de crescimento, e criar condies para que a criana aproveite ao mximo todo o seu potencial gentico.

Como o tratamento com hormnio de crescimento? O hormnio de crescimento humano est disponvel comercialmente desde 1986 e est formalmente indicado para os casos em que existe a deficincia deste hormnio. O tratamento injetvel, feito com aplicaes dirias no subcutneo atravs de canetas aplicadoras e praticamente indolor. Apesar de ser relativamente caro, o governo dispe de programas que fornecem o medicamento para muitos casos.

O hormnio de crescimento pode ser usado em quem no tem deficincia deste hormnio? Alguns estudos cientficos bem conduzidos, demonstraram que o uso do hormnio de crescimento por um perodo que variou de 2 a 10 anos em crianas sem dficit deste hormnio proporcionou um aumento na altura final em torno de 5 cm. Algumas crianas podem apresentar respostas normais aos testes provocativos de hormnio de crescimento, mas apresentam velocidade de crescimento muito baixa, sem resposta ao tratamento convencional. Nesses casos, se a criana tiver uma melhora do crescimento aps 6 meses de hormnio, o tratamento deve ser fortemente considerado . Como agem os inibidores de aromatase? Sabemos que o avano da idade ssea depende do estrognio, que embora seja um hormnio tipicamente feminino est presente em meninos e meninas

e produzido pela transformao de andrgenos (hormnios masculinos) em estrognio por uma enzima chamada aromatase. Nos ltimos anos, vrios estudos foram desenvolvidos com o objetivo de se avaliar o efeito dos inibidores de aromatase em meninos com baixa estatura. Os resultados foram claros em mostrar sua eficcia em retardar a idade ssea e aumentar a previso de estatura final com segurana e boa tolerabilidade por parte dos pacientes. Quando bem indicado e com as devidas precaues, os inibidores de aromatase representam uma importante alternativa de tratamento quando se deseja alcanar um aumento da estatura final. Obs: Os inibidores de aromatase j so usados h algumas dcadas como tratamento coadjuvante do cncer de mama em mulheres pois este rgo possui grande quantidade desta enzima e seu uso foi til para retardar a evoluo da doena. Inibidores de aromatase podem ser usados em meninas com baixa estatura? Provavelmente devido ao importante papel do estrgeno no desenvolvimento do sexo feminino e pelo possvel risco de formao de cistos ovarianos, os inibidores de aromatase no tem sido estudado em meninas com baixa estatura e portanto no esto indicados para este grupo de pacientes. Que fatores influenciam no tratamento? O sucesso do tratamento da baixa estatura depende de trs fatores principais: 1) potencial gentico 2) disciplina da criana e da famlia em seguir as orientaes 3) poca do incio do tratamento. Como no possvel modificar o potencial gentico da criana, temos que investir nos dois outros fatores. O tratamento da baixa estatura geralmente implica na adoo de vrios novos hbitos como tempo de sono, atividade fsica, alimentao balanceada e, alguns casos, uso de medicamentos. necessrio portanto que o paciente e a famlia estejam dispostos a estas mudanas, pois disso depende grande parte do nosso sucesso. Outro aspecto fundamental a poca de iniciar o tratamento. Uma vez identificada baixa estatura, quanto mais precoce iniciarmos o tratamento maiores sero as possibilidades de alcanarmos os resultados desejados. Embora alguns sinais da baixa estatura sejam percebidos na infncia, comum os pais e o paciente s procurarem orientao especializada na puberdade, quando o adolescente comea a perder sua auto-estima em funo da demanda social da estatura. Nessa poca, entretanto, as possibilidades de tratamento ficam muito reduzidas, pois as epfises sseas j se encontram com processo de fechamento muito adiantado devido ao dos hormnios da puberdade (exceto aqueles casos em que existe um atraso significativo da idade ssea). Na baixa estatura constitucional, o ideal que o paciente inicie o tratamento pelo menos dois a trs anos antes do estiro puberal. Com tratamento endocrinolgico, meu filho poder cheg ar altura que desejamos? Embora vrios avanos j tenham sido alcanados no tratamento da baixa estatura, infelizmente as pessoas no podem escolher sua altura final, tendo em vista que grande parte dela ainda depende do potencial gentico herdado no apenas dos pais, mas tambm das geraes anteriores. Os tratamentos modernos permitem estimular a produo do prprio hormnio de crescimento, melhorar os fatores nutricionais, corrigir eventuais deficincias hormonais, bloquear hormnios que estejam acelerando o fechamento das epfises sseas e at neutralizar uma parte da expresso gentica de algumas sndromes relacionadas baixa estatura (ex: sndrome de Turner). Se o paciente tiver predisposio para alta estatura mas no a estiver alcanando por alguma situao clnica ou deficincia hormonal, o tratamento endocrinolgico lhe permitir aproveitar todo o seu potencial. O papel do endocrinologista criar condies para que o paciente alcance o mximo de desenvolvimento estatural para o qual est programa do geneticamente. Tenho 20 anos mas estou insatisfeito com minha altura. O que posso fazer para crescer? Quando os ossos j atingiram sua maturao completa que geralmente ocorre por volta de 18 a 19 anos no homem e em torno de 3 anos aps a primeira menstruao da mulher, tratamentos com medicamentos ou hormnios no trazem mais benefcios para ganho de estatura. Em casos raros de deficincia de hormnio de crescimento a pessoa pode chegar idade adulta com atraso significativo de idade ssea que ainda responderia a hormnio de crescimento. Estes casos so facilmente identificados pois h um visvel atraso na puberdade sem a ocorrncia da primeira menstruao na mulher e ausncia

de desenvolvimento dos plos nos homens. Se houver suspeita de atraso o exame de idade ssea deve ser realizado. Se a idade ssea mostrar que todas epfises j esto calcificadas (idade ssea adulta) a nica forma de crescimento seria a cirurgia, mas ela s est indicada em casos especiais de baixa estatura severa (ver abaixo). Exe rccios de alongamento e RPGReeducao Postural Global com fisioterapeutas especializados podem proporcionar ganho de alguns centmentros principalmente em pacientes com desvios de coluna ou problemas de postura.

Existe cirurgia para crescer? O tratamento cirrgico da baixa estatura com alongamento sseo est indicado pa aqueles casos em que a baixa estatura limita a vida da pessoa ou cria srias dificuldades de convvio social; no sendo recomendada naqueles casos de demanda puramente esttica. Em princ pio, podem ser indicados homens abaixo 160 cm e mulheres abaixo de 150 cm. Estes limites entretanto podem variar dependendo de vrios outros fatores, como aspectos psicolgicos, padro familia perfil profissional etc. Consiste em aparelhos externos com fixadores metlicos inseridos nos ossos que promovem o alongamento do osso em at 1 mm por dia durante o tratamento, podendo alcanar um aumento de 5 a 7,5 cm em 3 meses. O tempo total de cade de rodas de 4 a 5 meses.

Apesar das complicaes serem pouco freqentes, importante que se pese os r procedimento ortopdico de razovel complexidade e alto custo para se obter alg Obs: Esta cirurgia NO realizada em nossa clnica.

You might also like