You are on page 1of 4

Fruto

Ervilha (Pisum sativum): fruto seco deiscente.

O ovrio amadurecido da flor, geralmente aps a fecundao, d origem ao fruto. Nos casos em que no h fecundao, ele chamado de fruto partenocrpico, como o caso das bananas. A parede de um fruto denominada pericarpo. Ele dividido em epicarpo, que seria a sua casca; o mesocarpo, geralmente comestvel; e o endocarpo.

Os frutos podem ser do tipo: - Simples: quando so originrios de uma flor dotada de um nico ovrio. Ex.: berinjela. - Agregado: quando so originrios de uma flor dotada de vrios ovrios. Ex.: Framboesa. - Mltiplo: quando so originrios de ovrios de mais de uma flor. Ex.: abacaxi. Quanto consistncia de seu pericarpo, podem ser divididos em frutos carnosos e frutos secos. Frutos carnosos so classificados em: - Baga: vrias sementes, facilmente separveis do fruto. Ex.: laranja, berinjela e goiaba. - Drupa: formam caroo, geralmente em volta da nica semente contida no fruto. Ex.: azeitona, manga e coco-da-baa. Frutos secos so classificados em: - Deiscentes: quando maduros, abrem-se naturalmente e liberam as sementes. Ex.: vagens de feijo e ervilha. - Indeiscentes: no se abrem quando esto maduros. Ex.: girassol, arroz e tipuana. O fruto, alm de proteger a semente, uma vez que a recobre, exerce um papel fundamental em sua disperso. Isso porque muitos deles possuem adaptaes que auxiliam nesse processo, como as

estruturas dos carrapichos, que permitem, por exemplo, com que grudem nos pelos de animais e sejam levados a longas distncias. O coco-da-baa e sua capacidade de reter ar, facilitando seu transporte pela gua; e a presena de pericarpo suculento em frutos como a goiaba, atraindo animais que, aps se alimentarem, podem disseminar as sementes em novos locais; so outros exemplos. Fruto

Por Marilia Araujo Os frutos so estruturas que protegem as sementes nas Angiospermas. Derivam do ovrio das flores. Depois da fecundao dos vulos no interior do ovrio h um crescimento deste, que se d por ao dos hormnios vegetais. nessa fase que se inicia o processo de composio do fruto: estrutura, cores, consistncia e sabores.

Quando as sementes j esto prontas (maduras) pra germinar, o fruto se rompe liberando-as para o solo, ou ento esto prontos para serem ingeridos por outros animais. Sendo assim, pode-se concluir que a principal funo do fruto justamente proteger a semente enquanto ela se desenvolve. Mas tambm responsvel pela sua disseminao e pode ainda armazenar um reserva nutritiva. Todo fruto apresenta uma estrutura bsica: - Epicarpo: de fato a poro mais externa do fruto, oriunda da epiderme da folha carpelar. Normalmente uma camada membrancea e muito fibrosa. - Mesocarpo: a poro intermediria (entre o epicarpo e o endocarpo). s vezes armazena alguma substncia de reserva. Oriunda dos parnquimas da folha carpelar. - Endocarpo: a poro (camada) mais interna, geralmente mais rgida, envolve a semente. Oriunda da epiderme interna do ovrio.

Partes do fruto Existem muitos frutos e, portanto, muitas maneiras de classific-los. Abaixo segue alguns exemplos: Quanto composio: - Frutos simples: so frutos oriundos do desenvolvimento do pednculo ou do receptculo de uma nica flor. Ex.: Limo, pra, maracuj, ma, mamo.

- Frutos compostos: so frutos que se originam do desenvolvimento do receptculo de uma nica flor, porm com muitos ovrios. Ex.: Morango.

- Frutos mltiplos ou infrutescncias: neste caso estes frutos se originam a partir do desenvolvimento de ovrios de muitas flores de uma mesma inflorescncia, e crescem juntos, unidos. Ex.: figo, amora e abacaxi.

Quanto abertura: - Frutos deiscentes: so os frutos que se abrem aps a maturao para liberar as sementes. Quase sempre so secos. Ex.: Castanha. - Frutos indeiscentes: so os frutos que no se abrem. Podem ser secos, carnosos ou lenhosos. Ex.: Laranja. Frutos carnosos podem ser: - Baga: frutos que apresentam um ou mais carpelos, com uma ou mais sementes. Ex.: Tomate, uva, laranja, abbora. - Drupa: um s carpelo, uma s semente, concrescida com o endocarpo. Ex.: Ameixa, azeitona, pssego.

You might also like