You are on page 1of 6

SIMULADO COBIT 4.

1 - 40 QUESTES
1. As organizaes requerem uma abordagem estruturada para gerenciar seus desafios. Qual o desafio mais significativo no gerenciamento de TI ? 1. Comprar a melhor soluo tecnolgica. 2. Resolver problemas tcnicos. 3. Gerenciar a complexidade do ambiente de TI. 4. Recrutar o pessoal certo. 2. Qual dos seguintes a melhor forma de garantir que as competncias esto disponveis para atender a estratgia de TI ? 1. Garantir que o pessoal foi treinado no COBIT. 2. Garantir que os funcionrios tenham um salrio alto. 3. Executar um recrutamento efetivo, programa de reteno e treinamento. 4. Contratar pessoal treinado nas ltimas tecnologias. 3. Usando os modelos de maturidade do COBIT possvel fazer benchmarking (comparar com outras empresas) dos processos atuais. Quando se sabe qual a maturidade de um processo, voc pode : 1. Definir aes para melhorar o processo. 2. Definir indicadores de meta. 3. Definir a matriz RACI. 4. Definir Prticas de Controle. 4. Onde dentro do COBIT voc ir achar ajuda para medir o desempenho? 1. Management Guidelines (Diretrizes de Gerenciamento). 2. Guia de Validao (IT Assurance Guide). 3. Prticas de Controle. 4. Framework. 5. Qual dos seguintes um componente das Diretrizes de Gerenciamento (Management Guidelines) ? 1. Metas de TI e mtricas. 2. Objetivos de Contrle. 3. Nveis de Maturidade. 4. Critrios de Informao. 6. Melhorar o nvel de maturidade reduz riscos e melhora a eficincia (qualidade). 1. Verdadeiro 2. Falso 7. Como podemos gerenciar os riscos? 1. Aceitar os riscos. 2. Tomar os riscos? 3. Transferir os riscos para um terceiro. 4. Mensurar os riscos e seus impactos potenciais. 8. Qual das seguintes opes a melhor forma de uma organizao alinhar TI com o negcio? 1. Fazendo terceirizao da TI com um provedor externo com maior experincia. 2. Garantindo que a TI interaja com o negcio para entregar valor. 3. Treinando a equipe de TI nos processos de negcio. 4. Colocando os executivos de negcio para serem encarregados da funo de TI. 9. Medidas de Resultado (Outcome Measures) so tratadas frequentemente como indicadores de lag (atraso) porque elas so apenas medidas... 1. Aps o fato. 2. Como um grupo de metas.

3. Em uma base contnua. 4. Antes do resultado estar claro. 10. O Framework Val IT est alinhado com o COBIT. 1. Verdadeiro 2. Falso 1. 2. 3. 4. 12. 1. 2. 3. 4. Como o COBIT pode orientar uma organizao? Define a execuo de cada processo e controle de processo. Determina a estratgia do negcio. Define todas as instrues de trabalha para a execuo do processo. Ajuda a estabelecer um gerenciamento de TI estratgico e controle de processos. Quais so os passos corretos para implantar a Governana de TI? Identificar necessidades, visualizar a soluo, planejar a soluo, implantar a soluo, operacionalizar a soluo. Definir o escopo, executar e implementar a soluo. Planejamento, Escopo, Execuo. Planejamento, Definir o Escopo, Definir o Projeto, Implantar a governana.

11.

13. No PO10-Gerenciar Projetos, quando os processos e metodologia de gerenciamento de projetos de TI esto formalmente estabelecidos, isto indica qual nvel de maturidade? 1. Nvel 1 Inicial. 2. Nvel 2 Repetvel. 3. Nvel 3 Definido. 4. Nvel 4 Gerenciado. 14. A medida de Nmero de reclamaes de usurios devido aos servios contratados um exemplo de um(a): 1. Objetivo de Controle. 2. Prtica de Controle. 3. Medida de Resultado (Outcome Measure). 4. Nvel de Maturidade. 15. 1. 2. 3. 4. Qual dos seguintes pode ser feito benchmarking (comparao) no COBIT Online ? Uso de Prticas de Controle. Indicadores de Performance. Relevncia dos recursos de TI. Importncia dos processos.

16. Todos os processos no COBIT tem entradas e sadas. Todas as entradas e sadas tem origem de dentro do framework do COBIT. 1. Verdadeiro. 2. Falso. 17. 1. 2. 3. 4. O framework do COBIT baseado na premissa de que a: TI precisa entregar a informao que a empresas necessita para alcanar os seus objetivos. TI precisa entregar valor para o negcio. TI precisa Implantar processos de controle. TI precisa de controles para atender requisitos regulatrios.

18. Qual dos seguintes um benefcio gerado pelo alinhamento estratgico entre TI e negcio? 1. Produzir software com alta qualidade. 2. Entregar projetos no prazo. 3. Aumentar o valor dos produtos e servios do negcio.

4. Resolver incidentes mais rpido. 19. 1. 2. 3. 4. Qual dos seguintes um benefcio chave da Governana de TI ? Maior transparncia sobre a TI. Maior entendimento das solues tcnicas. Aumento dos Investimentos em TI. Habilidade para se tornar um lder em TI.

20. Qual produto relacionado com o COBIT fornece uma base de conhecimento interativa? 1. COBIT Online. 2. IT Assurance Guide. 3. COBIT Quickstart. 4. COBIT Security Baseline. 21. Qual domnio do COBIT foca em certificar que as mudanas devem ser feitas sem afetar as atividades do negcio? 1. Planejar e Organizar. 2. Adquirir e Implementar. 3. Entregar e Suportar. 4. Monitorar e Avaliar. 22. No necessrio adaptar o COBIT para a sua organizao para definir como melhorar os processos. 1. Verdadeiro. 2. Falso 23. 1. 2. 3. 4. Qual o benefcio de usar o COBIT Quickstart? Foca em elementos mais importantes do COBIT. uma viso executiva do COBIT. uma lista de verificao para fcil implementao. Oferece uma ferramenta de avaliao.

24. Qual nvel de maturidade nos processos do COBIT usualmente associado com a adoo das melhores prticas? 1. Nvel 2 Repetvel. 2. Nvel 3 Definido. 3. Nvel 4 Gerenciado. 4. Nvel 5 Otimizado. 25. 1. 2. 3. 4. O que o COBIT Security Baseline? Um mapa de implementao pra profissionais de segurana. Lista de verificao para auditoria de segurana. Guia de segurana para profissionais que no so da rea de segurana. Guia para especialistas de segurana.

26. Percentual dos principais fornecedores atendendo aos requisitos e nveis de servio claramento definidos uma medida de resultado (outcome measure). 1. Verdadeiro. 2. Falso. 27. 1. 2. 3. 4. 28. Qual dos seguintes um estgio no IT Assurance Guide (Guia de Validao) ? Avaliao. Identificao. Execuo. Sada. O critrio de informao preocupado com a proviso de informao apropriada para

a gerncia operar a organizao e exercer suas responsabilidades fiducirias e de governana : 1. Confiabilidade. 2. Conformidade. 3. Disponibilidade. 4. Confidencialidade. 29. 1. 2. 3. 4. Qual dos seguintes um recurso de TI no COBIT ? Infraestrutura. Servidor. Banco de Dados. Software.

30. Qual dos seguintes um passo no mapa de validao definido no IT Assurance Guide (Guia de Validao)? 1. Definir usurios. 2. Escopo. 3. Definir partes interessadas. 4. Medir o desempenho. 31. Metas de TI so mapeadas a partir de um conjunto de metas de negcio. De onde estas metas de negcio se originam? 1. De pesquisas de organizaes que esto implantando o COBIT. 2. Balanced Scoredard. 3. Avaliao lgica das metas de negcio. 4. De pesquisas para identificar as metas usadas na maioria das organizaes. 32. O Framework do COBIT declara que, para satisfazer os objetivos do negcio, a informao precisa estar em conformidade com critrios de informaes especficos, incluindo: 1. Entrega. 2. Integridade. 3. Continuidade. 4. Segurana. 33. Qual recurso de TI do COBIT inclui tecnologia e facilidades, tais como hardware, sistemas operacionais e redes, que habilitam o processamento de aplicaes? 1. Aplicaes. 2. Informao. 3. Infraestrutura. 4. Pessoas. 34. Qual estgio no roadmap de execuo do IT Assurance Guide (Guia de Validao) foca na avaliao de controles? 1. Testes de Desenho do controle. 2. Comunicar as recomendaes. 3. Testar os resultados dos controles. 4. Documentar o impacto. 35. 1. 2. 3. 4. 36. Uma vantagem primria ao adotar o framework do COBIT que ele: Foca na Segurana. compatvel com outros frameworks. baseado em controles de prestao de contas. Foca em operaes. Qual dos seguintes processos de TI endeream contratos de terceirizao?

1. 2. 3. 4. 37. 1. 2. 3. 4.

PO10 Gerenciar Projetos DS2 Gerenciar Servios de Terceiros AI5 Contratar recursos de TI. AI3 Adquirir e manter infraestrutura tecnolgica. Qual dos seguintes uma caracterstica de um framework de controle? Limites mandatrios. Trilhas de Auditoria. Reporta excees. Ajuda a atender requisitos regulatrios.

38. Para satisfazer objetivos de negcio a informao precisa estar em conformidade com critrios especficos, para os quais o COBIT se refere como? 1. Objetivos de Controle. 2. Medidas de Resultado (Outcome Measures). 3. Critrios de Informao. 4. Prticas de Controle. 39. Quais dos seguintes processos de TI endeream a entrega de resultados dentro do prazo, oramento e qualidade acordados? 1. PO10 Gerenciar Projetos. 2. P)8 Gerenciar Qualidade. 3. DS2 Gerenciar Servios de Terceiros. 4. AI5 Contratar Recursos de TI. 40. Como o COBIT pode ser utilizado em conjunto com outros padres, como ITIL e ISSO 27001? 1. Funciona como um integrador das melhores prticas. 2. Pode ser utilizado como um mtodo de implementao. 3. Serve para validar a implementao destas padres. 4. Serve como suporte da mesma rea de conhecimento dos outros frameworks, apresentando uma viso diferente.

GABARITO SIMULADO A COBIT 1C 2C 3A 4A 5A 6A 7D 8B 9A 10 A 11 D 12 A 13 C 14 C 15 D 16 B 17 A 18 C 19 A 20 A 21 B 22 B 23 A 24 D 25 C 26 A 27 C 28 A 29 A 30 B 31 D 32 B 33 C 34 A 35 B 36 C 37 D 38 C 39 A 40 A

You might also like