You are on page 1of 1

Rubens Silva(1,2), Emerson de Lima(1), W. D. Gin(1) e P. C. de Oliveira(1).

(1) Universidade Federal da Paraba e (2) Universidade Federal do Par

e-mail: rubsilva@ufpa.br

Introduo
O cido olico (AO) e o Beta-Caroteno (BC) so substncias presentes em muitos leos vegetais amaznicos. O alto percentual de AO, encontrada numa determinada substncia, explica diversas propriedades pticas exibidas pela mesma, dentre elas a degradao natural e a fotodegradao que so objetos de estudos deste trabalho.

Metodologia
Uma soluo de 50 mL de AO recebe uma cpsula de 25.000 IU de betacaroteno a qual corresponde a 0,132 g, formando assim uma concentrao de 2,64 g/L de AO + BC. A partir desta soluo, fizemos estudos de degradao em torno de 40 dias. Na figura 1, mostramos a soluo de AO + BC com caractersticas de uma colorao forte vermelho alaranjado produzida no mesmo dia de preparao, depois de vrios dias de degradao da mesma, ela fica com colorao transparente tpica do AO. Estes estudos foram realizados utilizando dois sistemas: O primeiro consiste em medir o espectro de fluorescncia da soluo com o uso de um LED branco com potncia de 1mW sob tenso de 3 V. Os espectros foram captados por uma fibra ptica acoplada a um espectrmetro com resoluo de 0,7 nm conectado a um microcomputador, cujos dados foram capturados pelo software Ocean Optics 2000. As amostras foram colocadas em cubetas plsticas com espessuras de 10 mm. Os dados foram tratados utilizando o software Origin 7.5. No segundo processo foram realizadas medidas de absoro de uma soluo mais diluda, pois a soluo de 2,64 g/L (bsica) apresenta alta absorbncia muito acima da capacidade de deteco do aparato utilizado, portanto utilizamos uma concentrao de 0,165 g/L de AO + BC. Com est soluo conseguimos efetuar as medidas de absoro ao longo de vrios dias. O aparato experimental utilizado foi um espectrmetro de alta resoluo modelo HR 4000 CG-UV-NIR, com o uso de cubetas de quartzo de 10 mm. Ambos processos experimentais foram realizados em temperaturas ambientes.

H duas questes importantes quando estudamos o fato de que as solues de AO + BC mudam de cor com o passar dos dias. A primeira saber se h ou no reao qumica entre o BC e o AO. A segunda saber quais so os possveis produtos das interaes entre os radicais do beta-caroteno entre si e entre ele e o cido olico que possam justificar a alterao de cor na soluo. Com relao primeira questo, podemos afirmar podemos afirmar que no acontece nenhuma reao imediata entre o BC e o AO. Com relao segunda questo, queremos colocar o seguinte: j bastante conhecido que carotenides perdem a sua cor quando expostos a radicais ou a materiais ricos em oxignio. Esta inclusive uma forma de se avaliar a sua capacidade antioxidante. Existem pelo menos 3 possveis mecanismos de reaes de carotenides com radicais: a) Incorporao de um radical ao beta-caroteno. So reaes do tipo: ROO* + CAR ROO-CAR* b) Transferncia de eltrons para o radical. c) Perda de um hidrognio para o radical.

Fig.2. Espectros de emisso da soluo de AO + BC, obtidos com o LED branco.

Fig.1. Soluo de AO + BC

Resultados e Discusses
As solues preparadas de AO + BC foram mantidas a 22o C e em ambiente escuro, protegido da luz por meio de papel alumnio. Mesmo assim, observamos que, com o passar dos dias, as solues que originalmente apresentam cor vermelho-alaranjado forte, perdem essa cor caracterstica, at atingirem praticamente a transparncia com um suave tom amarelo claro. Fizemos um estudo sistemtico para monitorar o processo de degradao da soluo AO + BC, medindo-se, diariamente, a absorbncia de uma soluo preparada durante 40 dias. Esses estudos revelaram ainda que a degradao pode seguir duas rotas diferentes: Se a soluo tiver uma concentrao acima de 0,330 g/L, ela apresentar bandas de absorbncia deformadas (quando comparadas com as bandas de solues de baixa concentrao). Nesta situao, no possvel identificar bandas centradas em funo do comprimento de onda. Essa estrutura toda vai diminuindo de uma forma irregular com o passar dos dias. Neste processo que os espectros permanecem deformados at desaparecerem completamente, ficando apenas a banda relativa ao cido olico que no degrada neste perodo. A figura 2 apresenta um conjunto de espectros de absorbncia para uma mesma amostra, que foi obtido durante 40 dias, tempo esse suficiente para a observao de praticamente todo o processo de degradao. Uma segunda rota que observamos para a degradao da soluo AO + BC acontece quando a soluo preparada inferior a concentrao de 0,330 g/L. Neste tipo de soluo, conseguimos identificar as intensidades de pico, como mostra a figura 3.

Fig.2. Espectros de absoro das solues de AO + BC, obtidas com o espectromtro HR 4000 CG-UV-NIR

Referncias Bibliogrficas
SILVA, Rubens. Estudo das Propriedades pticas de Absoro e Fotoluminescncia do cido Oleico Diludo com Beta-Caroteno. Belm: UFPA, 2004. COLMANO, G. Visible Absorption Spectrum of Chlorophyll A, B, and BetaCarotene Molecules Mixed in Monolayers at a Water-Air Interface. NATURE 193 (4822): 1287-& 1962. YARIV A. Quantum Eletronics. Third Edition, John Wiley & Sons. New York, 1989.

Agradecimentos

You might also like