You are on page 1of 16

Curso Tcnico Mecnica Manuteno Preventiva

Prof. Guto Verosa

Radiografia Industrial

Manuteno preventiva

Aula n 5 n

Ensaio por Radiografia

Radiografia Industrial

Manuteno preventiva

Por que radiografar?


Imagine as seguintes situaes: - um gasoduto transportando gs combustvel a alta presso entre refinarias, ou mesmo entre equipamentos dentro da refinaria; - uma caldeira fornecendo vapor a alta presso em uma indstria ou hospital.

Radiografia Industrial

Manuteno preventiva

Em 1895, quando o professor Wilhelm K. Rentgen pesquisava a fluorescncia causada por raios catdicos numa folha de papel recoberta com uma pelcula de sal de brio, ele acidentalmente esqueceu de retirar uma caixa de papelo preto que protegia a ampola de raios catdicos. Raios catdicos Feixe de eltrons que partem do ctodo. acelerados a alta velocidade por uma fonte externa de alta tenso, em direo a um alvo, o nodo.

Radiografia Industrial

Manuteno preventiva

Gerao de Raio x: Consiste numa ampola de vidro com alto vcuo, que contm um ctodo feito de um filamento aquecido e um nodo feito de metal duro, com alto ponto de fuso (tungstnio). As tenses utilizadas na produo de raios X so da ordem de 80.000 a 500.000 Volts (80 a 500 kV).

Radiografia Industrial

Manuteno preventiva

Gerao de Raio : Henri Becquerel, Pierre e Marie Curie constataram a emisso de raios, semelhantes aos raios X, por metais pesados, como o urnio, o polnio e o rdio, surgindo da a denominao radioatividade. Radioatividade: emisso espontnea de radiao por elementos qumicos, naturais ou artificiais. Diversos experimentos nucleares levaram descoberta do raio . Esta descoberta deu origem gamagrafia, inspeo por meio de raios gama.

Radiografia Industrial

Manuteno preventiva

As partculas e as radiaes eletromagnticas emitidas pelos istopos radioativos so de trs tipos: alfa (), beta () e gama (). As partculas alfa so formadas por dois prtons e dois nutrons. As partculas beta so semelhantes aos eltrons. Na gamagrafia utilizam-se istopos artificiais. Os mais usados so o irdio 192, o csio 137, o tlio 170 e o cobalto 60.

Radiografia Industrial

Manuteno preventiva

A quantidade de radiao que atravessa a pea varivel e depende da espessura, densidade do material naquele ponto e da freqncia de radiao quanto maior a freqncia, maior sua capacidade de penetrar pea.

Essa variao de radiao que atravessa a pea captada e registrada em filme radiogrfico que, aps a revelao, mostra uma imagem da pea com regies claras, referentes s maiores espessuras, e escuras, referentes s menores espessuras.

Radiografia Industrial As principais propriedades das radiaes X e gama so: - Propagam-se em linha reta, velocidade da luz -Produzem luz em substncias fluorescentes; - Provocam o escurecimento de filmes fotogrficos; -Tornam o ar e outros gases condutores de eletricidade; - So mais absorvidas pelos elementos pesados; - No so desviadas por campos magnticos; -Possuem vrios comprimentos de onda; - Causam danos s clulas do corpo humano e modificaes genticas.

Manuteno preventiva

Radiografia Industrial O filme

Manuteno preventiva

A diferena para os filmes comuns est na cobertura dos dois lados por uma emulso de sais de prata (brometo de prata - AgBr). Depois que o filme exposto radiao, os gros dos sais de prata reagem quimicamente em contato com o revelador, transformando-se em prata metlica enegrecida. essa prata escurecida que forma a imagem na chapa radiogrfica.

Radiografia Industrial O filme

Manuteno preventiva

O filme radiogrfico escolhido em funo do ensaio a ser realizado. Suas caractersticas so: -Densidade radiogrfica: o grau de enegrecimento registrado no filme em funo da exposio; - Contraste da imagem: dado pela diferena de densidade entre as regies do filme; - Velocidade do filme: a taxa em que ocorre a sensibilizao dos gros de sais de prata. Filmes com gros maiores necessitam de menor tempo de exposio; - Granulometria: o tamanho dos gros nos sais da emulso. Quanto menores os gros, maior a nitidez.

Radiografia Industrial O filme

Manuteno preventiva

A radiografia de qualidade requer nitidez e definio da imagem. Consegue-se isso controlando o contraste, ou seja, a densidade da imagem. Alm disso, necessrio evitar falhas de processamento do filme (arranhes, manchas etc.). A sensibilidade radiogrfica tambm precisa ser controlada, devendo ser ajustada aos requisitos da inspeo. O grau de sensibilidade, que pode ser alto, mdio ou baixo, determinado pelo uso a que se destina a pea. Quem faz essa definio a engenharia de fbrica, segundo normas especficas.

Radiografia Industrial O filme

Manuteno preventiva

Para controlar a sensibilidade radiogrfica, basta colocar penetrmetro sobre a face da pea metlica voltada para a fonte de radiao . Os penetrmetros ou indicadores de qualidade de imagem IQI so dispositivos colocados em evidncia sobre a pea, para verificar a sensibilidade radiogrfica. Em geral, o IQI deve ter 2% da menor espessura da pea analisada e precisa necessariamente ser visvel na radiografia.

Radiografia Industrial

Manuteno preventiva

Geometria da exposio - Ampliao da imagem; - Nitidez da imagem; - Distoro da imagem

Radiografia Industrial Equipamento para o ensaio de raio - x

Manuteno preventiva

Radiografia Industrial Equipamento para o ensaio de raio -

Manuteno preventiva

You might also like